Blog Santo Antônio
Notícias

O deputado federal Marco Feliciano utilizou suas redes sociais, neste domingo (3), para fazer críticas ao papa Francisco por não ter se manifestado sobre a legalização do aborto na Argentina. Em sua conta do Twitter, o parlamentar compartilhou uma reportagem sobre o papa criticando pessoas que ignoraram a pandemia nas festas de fim de ano e lamentou o silêncio do líder da Igreja Católica sobre os “bebês indefesos”.

O projeto de lei que autoriza o aborto em toda a Argentina foi aprovado pelo Senado do país na madrugada de quarta-feira (30) após mais de 12 horas de debate. O placar final ficou em 38 votos pela legalização e 29 contra. Um dos senadores se absteve.

Pela proposta, mulheres poderão interromper voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este prazo, o procedimento será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou quando a concepção for fruto de um estupro.

Ao criticar o pontífice, Feliciano ressaltou que o papa não deve ter ficado triste com a aprovação do aborto na Argentina.

– O Papa Francisco ficou triste por pessoas viajarem em meio à quarentena. Mas pelo seu silêncio, não ficou triste com a legalização do aborto na Argentina, sua terra natal. Talvez pra ele, adultos precisam mais de proteção do que bebês indefesos – escreveu.

Fonte: Pleno News

O governo federal restringiu a exportação de seringas e agulhas após a primeira tentativa de compra destes produtos feita pelo Ministério da Saúde. A decisão foi publicada em 31 de dezembro por meio de portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

Como revelou o Estadão, a Saúde só conseguiu encaminhar o contrato de 7,9 milhões dos 331 milhões de conjuntos destes produtos, procurados por meio de pregão eletrônico feito na terça-feira (29). A pasta pediu ao Ministério da Economia para que agulhas e seringas fossem inseridas no rol de itens essenciais para o combate à Covid-19, ou seja, que podem ter a exportação impedida.

Pela decisão da Economia, a venda destes produtos para outros países passa a exigir “licença especial de exportação de produtos para o combate à Covid-19”. Respiradores pulmonares, máscaras, luvas e outros equipamentos usados na resposta à pandemia já exigiam este tipo de aval do governo para serem exportados.

No último dia 31, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disse que o mercado está inflacionado ao falar sobre a compra de agulhas.

– Vocês sabem para quanto foi o preço da seringa? Aqui é Brasil. Sabem como está a produção disso? Como o mercado reagiu quando souberam que vão comprar 100 milhões ou mais de seringas? – afirmou.

Em ofício enviado à Economia, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirma que proibir a exportação visa evitar “prejuízo” ao plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

O ministério tenta ainda a compra destes produtos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A expectativa de aquisição por meio desta organização subiu de 40 milhões para 190 milhões de seringas e agulhas.

Segundo edital do pregão, o ministério desejava receber a primeira parcela de 10 milhões de unidades de seringas e agulhas 30 dias após a assinatura dos contratos. Os produtos também serviriam para a campanha contra o sarampo.

A data máxima planejada para a chegada dos insumos era 28 de fevereiro. Se os preços estimados pelo ministério fossem seguidos, a compra de todas as 331 milhões de unidades somaria cerca de R$ 60,7 milhões.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Um tribunal federal de apelações decidiu restabelecer a data de execução de Lisa Montgomery, a única mulher no corredor da morte nos Estados Unidos (EUA). Com a medida, ela será executada no dia 12 de janeiro.

A execução inicialmente estava marcada para o dia 8 de dezembro, mas foi adiada após dois advogados de Lisa Montgomery serem infectados com Covid-19. No dia 24 do mês passado, um juiz de primeira instância negou a remarcação da data por considerar que ela não seguia um cronograma adequado. Esta foi a decisão derrubada pelo tribunal de apelações.

Lisa Montgomery, de de 52 anos, foi condenada por assassinar, em 2004, um grávida de 23 anos. Após o crime, ela usou uma faca para retirar o bebê de dentro do útero da mãe e sequestrou a criança. O bebê sobreviveu ao crime e foi entregue ao seu pai biológico.

Ela será a primeira mulher a ser executada desde 1953.

Fonte: Pleno News

A prefeita recém eleita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro, após ele interagir com uma multidão de apoiadores na praia paulista.

A tucana destacou o fato de que há aglomerações sobre as quais as muitos parecem fazer “vista grossa”.

– A gente tem outras aglomerações que ninguém comenta. Se você entrar nesses bailes que tem em várias cidades, bailes funks, que não pararam nunca, eles continuam, ninguém quer enfrentar isso. Aglomerações imensas, literalmente. Pessoas bebendo, dançando, em ambiente fechado, galpão – disse ao jornal Folha de S.Paulo .

Rachel também afirmou que não é cientista e, por isso, não poderia “avaliar como se contamina na água salgada, se contamina”.

– Acredito que se tiver contato com uma pessoa que esteja contaminada eu estou correndo risco, independentemente de estar com 10, 15, 20 ou 100. Uma pessoa basta para a gente já ter contato, se o contato for próximo – disse.

Fonte: Pleno News

A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, determinou que Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da deputada federal Flordelis, seja levado a júri popular pela morte do padrasto, o pastor Anderson do Carmo. Flávio é acusado de ter atirado contra o líder religioso no dia 16 de junho de 2019 na casa da família, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Além de Flávio, outro filho de Flordelis também irá a júri popular por participação no crime. Lucas Cézar dos Santos, que é acusado de ter ajudado o irmão Flávio a ter comprado a arma do crime, teve a definição da modalidade de julgamento determinada também pela juíza Nearis dos Santos em novembro de 2019.

A decisão de submeter Flávio a julgamento popular foi tomada pela juíza em 18 de dezembro de 2020, último dia antes do recesso do Judiciário. A defesa do filho de Flordelis ainda pode recorrer da sentença da magistrada, mas já há data, horário e local previstos para o julgamento dos dois irmãos: o dia 23 de novembro de 2021, às 13h, no Fórum de Niterói. Eles responderão por homicídio triplamente qualificado (por meio cruel, motivo torpe, e com recurso que impossibilitou defesa da vítima).

Flávio e Lucas foram denunciados pelo Ministério Público estadual no fim da primeira fase das investigações, concluída pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo um mês após o crime. Um novo inquérito foi aberto para continuar apurando a participação de outras pessoas no crime. Em agosto do ano passado, Flordelis, outros quatro filhos e uma neta também foram denunciados por envolvimento com o assassinato.

Fonte: Pleno News

De folga no Brasil, Neymar aproveitou o período para retirar os moldes que vão eternizá-lo no Maracanã. O jogador, antes de retornar para a França, recebeu uma equipe de profissionais do estádio, que obteve a sua “pegada” para exibi-la na sua calçada da fama. Ainda não há uma data para a inauguração da homenagens.

Na ação, Neymar estava com o seu pai, Neymar da Silva Santos. E eles foram acompanhados pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, e pelo secretário de Esportes do estado do Rio de Janeiro, Leandro Alves.

Neymar atuou cinco vezes no Maracanã, tendo marcado quatro gols e sido campeão duas vezes, ambas pela seleção brasileira: faturou a Copa das Confederações de 2013 e o torneio de futebol da Olimpíada em 2016.

O registro da “pegada” de Neymar foi um dos últimos atos do craque antes da sua viagem de volta para Paris, registrada por ele em seu perfil no Instagram. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando para casa”, escreveu.

A declaração está relacionada com as polêmicas em que seu nome esteve envolvido nos últimos dias, em função de uma festa de ano-novo, que estaria presente em Mangaratiba (RJ), no litoral sul do Rio de Janeiro, organizada com a ajuda de uma agência, que estaria preparando um evento com shows, 150 convidados.

A informação sobre o evento causou repercussão negativa nas redes sociais e levou até o Ministério Público do Rio de Janeiro a notificar Neymar para prestar esclarecimentos. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do jogador informou que ele não iria organizar nenhuma festa para a virada de ano.

Na noite de quinta-feira (310, publicou dois vídeos no recurso stories do Instagram para mostrar que sua festa de foi apenas para familiares e amigos.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Equipes da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram, neste domingo (3), a Wuhan, na China. Eles foram enviados pelo órgão para investigar as origens da pandemia de Covid-19.

O primeiro foi surto de novo coronavírus foi identificado na cidade há mais de um ano.

Os pesquisadores irão analisar provas coletadas por pesquisadores da China.

A missão da OMS é composta por 10 cientistas de vários países.

Fonte: Pleno News

Ampliando seu programa de imunização contra a covid-19, o Reino Unido deu início nesta segunda-feira (4) à utilização da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A aplicação inaugural foi feita durante a manhã em um idoso de 82 anos.

Os britânicos já têm sido vacinados contra a Covid-19 desde dezembro com os profiláticos das farmacêuticas Pfizer e BioNTech. No último dia 30, o Reino Unido também autorizou o uso emergencial da vacina da AstraZeneca, na tentativa de frear a pandemia. O país, primeiro do mundo a confirmar contágio por nova cepa do coronavírus 70% mais transmissível, registrou recorde de 57.725 novos casos no dia 2 de janeiro.

A vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford é a principal aposta do governo Jair Bolsonaro para imunizar a população brasileira contra a Covid-19. No último dia 2, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação de duas milhões de doses do imunizante, que será fabricado e distribuído no Brasil pela Fiocruz. (Com agências internacionais).

Fonte: Pleno News

Em uma publicação no Instagram, a atriz Rosamaria Murtinho, atualmente na TV Globo, compartilhou um “desejo” para o ano de 2021, pedido esse que vai justamente na contramão da prática jornalística utilizada pela emissora para a qual trabalha: que o número de mortes pela Covid-19 pare de ser divulgado e que apenas o total de pacientes recuperados seja exibido pela mídia.

– Parem de falar no número de mortos, falem do número de recuperados, nós idosos iríamos agradecer – diz a breve mensagem divulgada pela artista.

Atriz Rosamaria Murtinho pediu que número de mortos não seja exibido Foto: Reprodução

 

A publicação da artista, que é casada desde 1959 com o também ator Mauro Mendonça, dividiu opiniões. Apesar disso, diversos seguidores concordaram com a atriz, entre eles o ator Oscar Magrini que publicou palmas e corações.

Ironicamente, o pedido de Murtinho parece se voltar justamente para a Globo, que diariamente, e em todos os seus telejornais, faz questão de divulgar o número de casos confirmados e de mortes pela doença e, justamente ao contrário do que pede a artista, pouco exibe o número de recuperados do vírus.

Fonte: Pleno News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma solicitação feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca contra a Covid-19.

A vacina é a segunda a ter a importação autorizada para o país. No dia 23 de outubro, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

Na solicitação feita pela Fiocruz, a previsão é que as vacinas cheguem ao país ainda em janeiro. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário.

A Anvisa informou que a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesmo dia que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz, que é a responsável pela produção da vacina.

De acordo com a agência, por se tratar da importação de imunizante que ainda não foi aprovado no país, a entrada do material no país deve seguir algumas condições. O principal é que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país.

Fonte: Pleno News

Uma mensagem levantada pela bancada feminista do PSOL durante a cerimônia de posse da Câmara dos Vereadores de São Paulo, na última sexta-feira (1°), virou alvo de deboche nas redes sociais.

Na frase, escrita em folhas de papel e compartilhada no perfil da parlamentar Silvia Ferraro, as novas integrantes da legenda socialista no Parlamento municipal pediam “vacina para todes já”, utilizando o famigerado pronome neutro para substituir o termo todos ou todas.

Além de Silvia, o ato foi acompanhado pelas vereadoras Paula Nunes, Dafne Sena, Natalia Chaves e Caroline Iara. A repercussão do uso da palavra “todes” foi quase imediata. Nas redes, diversos internautas ironizaram o termo e fizeram referência ao chocolate Toddy, dizendo que seria para ele que as parlamentares estariam pedindo a vacina.

Alguns usuários das redes sociais também brincaram pedindo que as vereadoras repetissem o protesto para que a vacina chegasse também aos “nescais”, em referência ao Nescau, produto concorrente do Toddy. Veja abaixo algumas das postagens ironizando a faixa do PSOL:

 
Fonte: Pleno News

Neste domingo (3), um médico do hospital Umberto I, na cidade italiana Siracusa, foi diagnosticado com a Covid-19. O profissional foi um dos primeiros a serem imunizados no país, que faz uso da vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer, em parceria com o laboratório BioNTech.

As autoridades sanitárias da Sicília, o médico, cuja identidade não foi revelada, foi hospitalizado no sábado (2), porém assintomático e está sendo acompanhado.

Foi levantada a hipótese de que o vírus já estava incubado antes da imunização. Desta forma, a contaminação não está correlacionada com a eficácia da vacina.

Segundo as autoridades sanitárias locais, o médico foi hospitalizado no sábado e está sendo acompanhado, mas não apresenta sintomas. A hipótese é de que a contaminação não esteja correlacionada com a eficácia da vacina, porque a suspeita é de que o vírus já estava incubado antes da imunização.

O presidente do Conselho Superior de Saúde da Itália, Franco Locatelli, explicou que a proteção imunológica contra a infecção pelo vírus Sars-CoV-2 “só está completa após a administração da segunda dose da vacina anti-Covid-19“.

– Em artigos científicos é claramente relatado que mesmo em estudos clínicos as pessoas que foram infectadas após a primeira dose, precisamente porque a resposta imunológica ainda não é completamente protetora. E só se torna assim após a segunda dose. Esse é um dos motivos para não abandonarmos o comportamento responsável após a vacinação – informou.

Até o momento, não foram registrados outros casos semelhantes entre os profissionais de saúde da região.

As pessoas que tiveram contato com o médico recentemente estão sendo monitoradas para acompanhar se desenvolverão os sintomas ligados à Covid -19.

Fonte: Pleno News

Um paciente de Covid-19, de 82 anos, que estava internado no hospital Hospital Antelope Valley em Lancaster, na Califórnia (EUA), morreu após ser espancado com um tanque de oxigênio por outro paciente.

Segundo informações do Buzzfeed News, os dois dividiam um quarto e Jesse Martinez, de 37 anos, teve um acesso de raiva quando o idoso começou a orar.

Agressor e vítima não se conheciam antes de serem internados. O prefeito da cidade onde ocorreu o crime se mostrou estarrecido:

– Essas famílias já estavam passando por um momento difícil, e agora mais isso. Não faz sentido – declarou.

Martinez foi detido sob fiança de US$ 1 milhão (R$ 5,26 milhões), com acusações de assassinato, crime de ódio e abuso de idoso.

Fonte: Pleno News

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, foi eleito o presidente de Banco Central do ano pela revista britânica The Banker, especializada em finanças. O anúncio foi feito na quinta-feira (31). O prêmio Central Banker of the Year, em sua sétima edição, homenageia os funcionários que mais conseguiram estimular o crescimento e estabilizar sua economia.

Campos Neto foi premiado na categoria Global e Américas. A publicação cita que poucos países foram afetados pela pandemia do novo coronavírus da mesma forma que o Brasil. Autoridades como o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, já cumprimentaram Campos Neto pelas redes sociais.

– Parabéns ao melhor presidente de Banco Central do mundo!!!!!!!! Roberto Campos Neto é craque, está revolucionando o sistema financeiro. Não apenas nossa reação de política monetária foi exemplar, a agenda PIX, contas digitais, e open banking é estrutural – escreveu nesta manhã Sachsida.

Conforme Rogério Marinho, o reconhecimento internacional ao “trabalho de excelência” de Campos Neto é a ratificação do excepcional trabalho de um dos melhores economistas do mundo que brilha na equipe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Campos Neto é graduado em economia, com especialização em finanças pela Universidade da Califórnia, tem um perfil liberal e acredita em medidas que limitem o tamanho do Estado na Economia. Executivo do mercado financeiro, atuou por 18 anos no Banco Santander.

O atual presidente do BC é neto de Roberto Campos, ministro do Planejamento do governo de Castelo Branco (1964-1967). Além do Santander, também atuou no Banco Bozano Simonsen. Em novembro de 2018, foi indicado pelo então presidente eleito Jair Bolsonaro para o lugar de Ilan Goldfajn na presidência do Banco Central.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antônio

O novo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Maraba (DEM), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 17 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Ondumar Ferreira Borges Junior tem 30 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.270.000,00. Já o vice Filipe Fernandes (Filipe Carneiro Araujo), do DEM, tem 30 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 104.500,00.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PSD, com 4 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Luís Eduardo Magalhães vão representar 90.162 habitantes. A cidade baiana tem um PIB de R$ 4.804.729.451,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,716, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:


Dé do Sol do Cerrado, do PTC, tem 32 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de recepcionista e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 74.500,00.
Fabio Rocha, do PTC, tem 38 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 68.000,00.
Adelar Cappellesso, do PSDB, tem 67 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 117.068,00.
Lisvan Vasconcelos, do PSDB, tem 29 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 125.000,00.
Zadinho Motinha, do PSD, tem 45 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de motoboy e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 189.642,65.
Raimundo Nacional Motos, do PSD, tem 46 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de mecânico de manutenção e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 63.167,95.
Renildo Neri, do PSD, tem 46 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 352.461,82.
Cristiano Reis, do PSD, tem 31 anos, é casado e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 131.876,05.
Sandra da Ong, do PSC, tem 53 anos, é solteira e tem ensino médio completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 29.090,00.
Fabio Lauck, do Podemos, tem 45 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 9.574.000,00.
Victor do Ferro Velho, do PDT, tem 29 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 111.000,00.
Irmão Deusdete, do PDT, tem 55 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 299.000,00.
Daiana Faedo, do Patriota, tem 38 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de administradora e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 170.000,00.
Fernando Fernandes, do DEM, tem 31 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 155.500,00.
Nei Vilares, do DEM, tem 29 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 185.000,00.
Silvano Santos, do DEM, tem 41 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 335.500,00.
Zezilia Martins, do Avante, tem 38 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de produtora de espetáculos públicos e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 50.000,00.

Vereadores de partidos da coligação do prefeito: 0 de 17.

Veja o número de vereadores por partido


PSD: 4
DEM: 3
PDT: 2
PSDB: 2
PTC: 2
Avante: 1
Patriota: 1
Podemos: 1
PSC: 1

Fonte: G1

Os desembargadores da 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiram manter decisão que condenou o estado a indenizar uma doadora de sangue em razão de suposto tratamento discriminatório.

Os magistrados, no entanto, acolheram parcialmente o recurso do governo e reduziram o valor da reparação por danos morais a ser paga, de R$ 10 mil para R$ 5 mil.

 

Segundo os autos, a doadora de sangue entrou com a ação após lavrar boletim de ocorrência afirmando que por três vezes foi ao Hospital Geral de Guarulhos para doação de sangue, 'mas foi impedida de fazê-lo, tendo sido tratada com discriminação por ter-se declarado adepta do Espiritismo e praticar relações sexuais sem ser casada'.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Edson Ferreira, considerou que as doações foram recusadas sem que fosse informada a causa para tanto, restando configurado descumprimento da regulamentação do Ministério da Saúde que estabelece que 'o doador deverá ser informado sobre os motivos de inaptidão temporária ou definitiva para doação de sangue, identificados na triagem clínica' e que 'a inaptidão identificada na triagem laboratorial será comunicada ao doador com objetivo de esclarecimento e encaminhamento do caso'.

"O Estado deixou de apresentar a ficha de triagem, que deveria consignar o motivo da recusa, certamente extraído do que a autora declarou na triagem, sendo que a falta de informação constitui gravame ao património moral da autora, passível de indenização, por fazê-la sentir-se discriminada, pela sua opção religiosa ou vida sexual, sem compreender em que isso a desqualificaria para doação de sangue, tanto que por três vezes tentou e por três vezes foi recusada, no mesmo hospital, o que a fez procurar uma unidade policial e lavrar um boletim de ocorrência", escreveu o magistrado no acórdão publicado no último dia 16.

Governo do estado

Até a publicação desta matéria, a reportagem buscou contato com o governo do estado, mas sem sucesso. O espaço permanece aberto a manifestações.

Hospital

Até a publicação desta matéria, a reportagem buscou contato com o hospital, mas sem sucesso. O espaço permanece aberto a manifestações.

Fonte: CNN Brasil

O Ministério da Saúde registrou nesta sexta-feira (1º) 462 mortes por Covid-19. No total, o Brasil já soma 195.411 óbitos causados pela doença.       

A pasta também confirmou 24.605 novos casos de Covid, o que eleva o total de infectados para 7.700.578 pessoas.

Os números dizem respeito aos casos registrados junto ao governo federal pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao longo de um prazo de 24 horas, contadas a partir das 16h do dia anterior, independentemente da data das ocorrências.

Aos sábados, domingos e feriados, esses números costumam ser menores em função do funcionamento de Secretarias de Saúde e laboratórios.

Variante da Covid-19

A chegada da variante do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, encontrada primeiramente no Reino Unido pouco antes do Natal já foi confirmada em 31 países.

Estudos indicam que ela é mais transmissível, mas especialistas afirmam que ainda não há indícios de que seja mais perigosa. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a análise inicial da nova cepa indica que ela pode se espalhar mais facilmente entre as pessoas, mas que estudos estão em andamento para determinar se ela está associada a mudanças na gravidade dos sintomas, resposta dos anticorpos ou mesmo eficácia das vacinas. 

Até 30 de dezembro, a mutação denominada VOC-202012/01 (Variante de preocupação, ano 2020, mês 12, variante 01) foi registrada em 31 países: 

  1. Reino Unido (origem)
  2. Austrália
  3. Dinamarca
  4. Alemanha
  5. Japão
  6. Líbano
  7. Singapura
  8. Irlanda
  9. Israel
  10. Bélgica
  11. Holanda
  12. Suécia
  13. Espanha
  14. França
  15. Canadá
  16. Noruega
  17. Coreia do Sul
  18. Finlândia
  19. Índia
  20. Chile
  21. Estados Unidos
  22. Emirados Árabes Unidos
  23. China
  24. Brasil
  25. Suíça
  26. Jordânia
  27. Itália
  28. Portugal
  29. Paquistão
  30. Islândia
  31. Malásia
  32. Taiwan *
  33. África do Sul **
  34. Nigéria **

    * Não entra na conta pois não é reconhecido como país pelo Brasil.

         ** Trata-se de uma cepa diferente, porém apresenta similaridades com a do Reino Unido.

Fonte: cnn brasil

No primeiro dia de despachos após ser empossado como prefeito do Rio, Eduardo Paes ainda não deu certeza a respeito do pagamento do décimo terceiro salário dos servidores do município. Segundo o prefeito, não há dinheiro no caixa da prefeitura. No centro administrativo, Paes afirmou que o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, ainda está “tomando pé” das finanças municipais, com possível retorno até segunda-feira, dia 4.

— Que não tem, eu tenho certeza. É muito difícil distribuir contra-cheque e não deixar o dinheiro em conta. A nossa realidade é que o governo Crivella deixou duas folhas de pagamento, o décimo terceiro e a folha de dezembro descobertos. Nós vamos fazer todo o esforço do mundo e o secretário Pedro Paulo deve dar mais detalhes até a segunda-feira. Agora estamos tendo acesso às contas da prefeitura para ver como vai ser esse pagamento. É prioridade absoluta. O fato é que não deixaram qualquer recurso em caixa — afirmou Paes.

No dia 30 de dezembro, o então prefeito em exercício Jorge Felippe (DEM) anunciou o pagamento do 13º salário a servidores municipais do Rio, com rendimentos entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, na virada de ano. O anúncio foi feito após um repasse de R$ 50 milhões feito pela Câmara de Vereadores ao Poder Executivo.

Eduardo Paes baixou um pacote de 74 decretos em seu primeiro dia de governo em que prevê uma série de medidas que vão do corte de despesas à criação de grupos de trabalho para estudar propostas de reforma tributária e previdenciária no município. Além disso, uma série de determinações publicadas numa edição extraordinária do Diário Oficial na sexta-feira, dia 1º, estabelece uma devassa em contratos e na folha de pagamento herdados da gestão anterior, de Marcelo Crivella.

Durante o período de transição, o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, estimava um rombo fiscal de R$ 10 bilhões. Agora, entre as determinações baixadas, diante de um quadro em que a prefeitura tem ultrapassado o teto de gastos com o pagamento de servidores, ficam suspensos os concursos públicos, assim como a convocação de concursados, até que sejam normalizados os limites legais da despesa com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Fonte: extra

Um homem identificado como Marcos de Oliveira Silva, 24 anos, natural de Barreiras/BA, foi encontrado sem vida em uma calçada na rua Dr. Roberto Prado no bairro São Pedro em Barreiras/BA.

A Polícia recebeu o comunicado bem cedo na manhã deste sábado (02), e uma guarnição do PETO da 84 CIPM e uma equipe da Polícia Civil com o DPC Dr. Francisco Carlos de Sá compareceram no local.

Marcos de Oliveira estava com a camisa suja de sangue, mas de acordo com o levantamento cadavérico feito pela Polícia Científica, não encontrou marcas de violência como perfuração de arma de fogo e nem de arma branca no corpo.

De acordo com os primeiros exames, Marcos Oliveira teria tido um ataque cardíaco e o estado de rigidez cadavérica em que se encontrava, coincidem com o horário do crime que aconteceu nesta madrugada onde o indivíduo Fabiano Alves Sousa foi morto com golpes de canivete. Veja link abaixo.

Analisando detidamente o local, foi encontrado do outro lado da calçada um canivete com vestígios de sangue que provavelmente teria sido dispensado por Marcos.

Com todo esse cenário, a Polícia trabalha com a hipótese que Marcos Oliveira seria o indivíduo que estava envolvido na briga que resultou na morte de Fabiano Alves Sousa.

O DPC Dr. Francisco Carlos de Sá disse à reportagem do BlogBraga, que expediu guia para o Departamento de Polícia Técnica para analisar os vestígios de sangue na roupa e canivete, comparando com o sangue de Marcos de Oliveira isso poderá ser decisivo para elucidar todo o caso.

Fonte: Blog Braga
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |