Blog Santo Antônio
Notícias

No início da tarde de ontem, 25, policiais militares do PETO da 83 e 84 CIPM realizavam patrulhamento urbano no bairro Vila Amorim, quando se depararam com uma pessoa em frente a uma residência segurando uma sacola transparente e que ao avistar a viatura empreendeu fuga para o interior da casa. Os policiais foram ao seu encalço e o mesmo acabou sendo alcançado e verificado que aquilo que carregava consigo tratava-se de uma porção de 20 gramas de maconha.

Ao ser interpelado sobre a proveniência daquela droga ilícita o indivíduo informou que tinha acabado de pegar com uma mulher e ela estava no quintal. No local observou-se uma pessoa suspeita escavando algo, que após verificação foi localizado um "bunker" enterrado contendo 37 tabletes de maconha.

Prosseguindo as buscas naquele itinerário foram encontrados dentro de uma bolsa mais quatro tablets da mesma substância ilícita, bem como uma balança de precisão, 13 papelotes de maconha, 03 rolos de papel fIlme e uma fita adesiva.

Desta forma foram dada voz de prisão em flagrante aos indivíduos suspeitos e em seguida foram conduzidos até a DP para as medidas cabíveis da autoridade policil competente.

Fonte: ASCOM/83ª CIPM.

 

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 13 (treze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 25 e 62 anos e 05 (cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 80 anos.

 

Informa, ainda, que no dia de hoje foram concluídos 219 (duzentos e dezenove) resultados, sendo que 170 (cento e setenta) testaram negativo e 49 (quarenta e nove) testaram positivo. Os 170 (cento e setenta) casos que testaram negativo trata-se de 97 (noventa e sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 80 anos e 73 (setenta e três ) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 76 anos.

 

Já os 49 (quarenta e nove) casos que testaram positivo trata-se de 27 (vinte e sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 08 e 75 anos. Destas, 14 (quatorze) são sintomáticas, sendo 02 (duas) profissionais de saúde, 12 (doze) tiveram contato com casos confirmados e 01 (uma) preencheu os requisitos para coletas. E 22 (vinte e duas) pessoas do sexo masculino, com idades entre 14 e 52 anos. Destes, 08 (oito) são sintomáticos, 12 (doze) tiveram contato com caso confirmado e 02 (dois) preencheram os requisitos para coleta. Dos 49 (quarenta e nove) casos positivos, 42 (quarenta e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 92 (noventa e dois) dos 170 (cento e setenta) que testaram negativo, totalizando 134 (cento e trinta e quatro) que não foram diminuídos dos 220 (duzentos e vinte) que aguardavam resultado.

 

A Secretaria de Saúde registra atualmente 3.317 (três mil trezentos e dezessete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.941 (um mil novecentos quarenta e um) estão recuperados, 1.299 (um mil duzentos e noventa e nove) estão em isolamento domiciliar, 18 (dezoito) estão internados, e o município registra 59 (cinquenta e nove) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 148 (cento e quarenta e oito).

 

Barreiras contabiliza hoje 9.159 (nove mil cento e cinquenta e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 3.939 (três mil novecentos e trinta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

 

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados, a Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

 

Barreiras – BA, 25 de agosto de 2020.

 

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

 

Fonte: DIRCOM/PMB

A Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 59º óbito, ocorrido nesta terça-feira (25), por consequência da Covid-19. O paciente de 76 anos, era hipertenso e estava internado desde o dia 05 de agosto na ala de leitos contratados junto à Americas Health Especialidades – AMH pela Prefeitura de Barreiras, no Hospital Central, mas apesar de todo o zelo e empenho da equipe multidisciplinar não resistiu ao agravamento da doença.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde se solidariza com os familiares e amigos do paciente, reafirmando a defesa pela vida e mantém todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas às pessoas que venham necessitar de atendimento específico para Covid-19 no município de Barreiras.

Em tempo, reforça o apelo à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus, com o cumprimento dos decretos municipais, distanciamento social, evitando aglomerações, fazer o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos sempre que necessário.

Fonte: DIRCOM

Depois de atuar em um derramamento de óleo em um trecho da BR-242, em Barreiras, na tarde de segunda-feira (24), um sargento do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM) deu dicas importantes sobre a condução de veículos diante de ocorrências do tipo.

De acordo com o sargento BM Ericson André, há pelo menos duas situações distintas que exigem do condutor posturas diferentes. “Antes de entrar na mancha de óleo, ainda na parte seca, caso não seja possível buscar uma via alternativa, o ideal é frear gradualmente e diminuir a velocidade. Do contrário, se o condutor for surpreendido e não tiver mais o que fazer, é importante manter a velocidade do veículo, sem pisar em nenhum pedal, mas com o carro engrenado”, explica o sargento.

O sargento também orienta que o condutor não deve usar os freios na pista molhada, já que o líquido é viscoso e pode fazer com que os pneus percam a aderência ao solo.

“A orientação é segurar firme ao volante, com as duas mãos, mantendo as rodas do carro retas. Se o veículo jogar pro lado, não adianta tentar consertar, porque o carro fica solto, correndo o risco de rodar na pista”, continua o bombeiro.

O militar também recomenda que é prudente informar aos outros condutores, por meio do pisca alerta ou sinal de luz, e avisar imediatamente a autoridade competente para evitar acidentes.

Fonte: 17° GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No inicio da noite de ontem, dia 24, por volta das 18h30, na cidade de Barreiras, a RONDESP realizava policiamento tático na rua Nova Brasília, no bairro Vila Brasil, quando avistou uma pessoa com uma mochila nas costa a qual, ao notar a presença das viaturas policiais, em uma atitude suspeita correu e adentrou em uma residência onde foi encontrado com outra pessoa, tendo um deles tentado evadir pulando muros de residências vizinhas, porém sendo alcançado e após busca no local foi encontrado a referida mochila contendo dois tabletes de cocaína e maconha, duas balanças de precisão, um caderno com anotações de vendas e uma certa quantia em dinheiro.

Diante dos fatos os dois abordados e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na delegacia de policia.

Fonte: RONDESP

Fonte: Grupo Santo Antonio

O domingo (23), foi dia de alta médica para os pacientes Maria Selma do Nascimento, 79 anos e Raimundo Celestino Romão, 77 anos. Após permanecerem internados recebendo os cuidados das equipes médicas do Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Eurico Dutra, estão curados da Covid-19 e liberados para o retorno ao lar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Barreiras registra 3.214 casos confirmados com Coronavírus, destes 1.725 estão curados e 1.407 pessoas estão em isolamento domiciliar. A proliferação do vírus está diretamente associada às aglomerações e à falta de cumprimento das orientações dos órgãos em saúde pública. Usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel e praticar o distanciamento social são formas de evitar a disseminação da doença.

Fonte: Dircom/PMB

As 09h00 do dia 24/08/2020 aconteceu a cerimônia de despedida e agradecimento aos policiais militares transferidos para outras unidades da Bahia. Em destaque no evento, o Major PM Diz Pazos (comandante da 86 CIPM) se pronunciou sobre a ação honrosa e dedicada ao labor policial que os quatro (4) policiais transferidos obtiveram durante o tempo em que fizeram parte do efetivo da 86ª CIPM.





Como reconhecimento, o Tenente PM Paulo Ricardo e os Soldados PM Nunes, Alexandre e Isacson, foram agraciados com elogios publicados em ficha funcional, e receberam uma lembrança pelos bons serviços prestados na unidade. A 86ª CIPM deseja boa sorte na nova missão desses guerreiros!

86ª CIPM é em Formosa do Rio Preto

Fonte: 86ª CIPM

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.158 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.433 curados (+0,7%). Dos 237.208 casos confirmados desde o início da pandemia, 219.941 já são considerados curados e 12.286 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 440.173 casos descartados e 84.172 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (24).

Na Bahia, 18.929 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 76 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.



O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 4.981, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 56,05% ocorreram no sexo masculino e 43,95% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 51,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 15,80%, preta com 15,34%, amarela com 0,84%, indígena com 0,12% e não há informação em 16,10% dos óbitos. O percentual de casos com

Fonte: BA.GOV

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 78 (setenta e oito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 19 e 61 anos e 41 (quarenta e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 80 anos.

Informa, ainda, que no dia de hoje foram concluídos 113 (cento e treze) resultados, sendo que 59 (cinquenta e nove) testaram negativo e 54 (cinquenta e quatro) testaram positivo. Os 59 (cinquenta e nove) casos que testaram negativo trata-se de 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 15 e 87 anos e 35 (trinta e cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 09 meses e 70 anos.

Já os 54 (cinquenta e quatro) casos que testaram positivo trata-se de 33 (trinta e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 72 anos. Destas, 22 (vinte e duas) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 07 (sete) tiveram contato com casos confirmados e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coletas. E 21 (vinte e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 71 anos. Destes, 15 (quinze) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 05 (cinco) preencheram os requisitos para coleta. Dos 54 (cinquenta e quatro) casos positivos, 31 (trinta e um) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 35 (trinta e cinco) dos 59 (cinquenta e nove) que testaram negativo, totalizando 66 (sessenta e seis) que não foram diminuídos dos 189 (cento e oitenta e nove) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 3.268 (três duzentos e sessenta e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.844 (um mil oitocentos e quarenta e quatro) estão recuperados, 1.342 (um mil trezentos e quarenta e dois) estão em isolamento domiciliar, 24 (vinte e quatro) estão internados, e o município registra 58 (cinquenta e oito) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 220 (duzentos e vinte).

Barreiras contabiliza hoje 9.065 (nove mil e sessenta e cinco) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 3.841 (três mil oitocentos e quarenta e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados, a Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 35 (TRINTA E CINCO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: treze pacientes do gênero masculino, entre 08 e 68 anos; vinte e dois pacientes do gênero feminino, entre 10 e 60 anos. Dois dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 2.105 (dois mil, cento e cinco) casos confirmados da Covid-19 e 21 (vinte e um) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Entre os meses de março e julho, a Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realizou 392 blitzes em Salvador e região metropolitana e municípios do interior, com medidas de prevenção à Covid-19. O teste de alcoolemia foi aplicado somente em condutores que apresentavam estado de embriaguez, para reduzir a utilização do bafômetro. Mais de 10 mil motoristas fizeram o teste, com 786 enquadrados na Lei Seca e 12 encaminhados à delegacia pelo crime de trânsito.

No período, o Detran-BA abordou 48.107 pessoas e 32.007 veículos, em ações que tiveram a participação da Polícia Militar. Houve 11.369 autuações, com 2.515 veículos irregulares retirados de circulação. Na checagem da documentação, 1.076 carteiras de habilitação e 309 certificados de licenciamento foram recolhidos pelo órgão.

De acordo com o coordenador de Fiscalização do Detran-BA, Márcio Santos, a operação vai continuar, com o objetivo de garantir a segurança no trânsito para as pessoas que não podem ficar em casa durante a pandemia. “  Mesmo nesse momento difícil de crise sanitária, muitos condutores ainda insistem em não respeitar as regras. Por isso, não podemos deixar de coibir as ações dos infratores, para evitar acidentes e dar tranquilidade aos cidadãos que precisam sair de casa para trabalhar ou ir ao médico".

Fonte: Detran-BA

Muitos motociclistas foram flagrados fazendo os chamados “corredores”, passando com alta velocidade entre os veículos. Além disso, os policiais identificaram situações como não uso do capacete, excesso de passageiros, condução sem habilitação e manobras perigosas. 

 

Desde a última terça-feira (18), quando foi iniciada a segunda fase da Operação Nacional de Segurança Viária, a PRF na Bahia flagrou diversas irregularidades praticadas, principalmente, por motociclistas. Em 5 dias de operação, 70 motos já foram recolhidas.

O objetivo da operação é direcionar as ações de policiamento e fiscalização com foco na segurança viária, em especial, na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito, além de aumentar a percepção de segurança nos trechos onde mais ocorrem acidentes graves nas rodovias federais.

As ações de policiamento e fiscalização estão sendo intensificadas nos trechos críticos, com o reforço do efetivo policial, inclusive com participação do Grupo de Motociclistas da PRF na Bahia, a fim de reduzir o número de acidentes graves (com mortos e feridos). Na Bahia, estes pontos críticos estão nas BR 324 e BR 116.

Em relação às motocicletas, importante a intensificação das fiscalizações. Apenas em 2020 foram 667 acidentes envolvendo motocicletas nas rodovias federais baianas e destes, 274 foram acidentes graves (com ferido grave ou morte). Ainda, as colisões transversais, na traseira e laterais são os principais tipos de acidente envolvendo os ciclos, o que está diretamente relacionado às manobras arriscadas e ao tráfego entre veículos, os chamados “corredores”.

A PRF busca, através das fiscalizações, não apenas reforçar o policiamento, prevenir e realizar o atendimento dos acidentes, mas sobretudo conscientizar o condutor do seu papel fundamental para a redução da letalidade do trânsito, com a adoção de condutas positivas e preventivas na condução do veículo.

Fonte: PRF - BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

 Neste sábado, 22, mais dois pacientes comemoraram alta hospitalar, após internamento e cumprir os protocolos nos leitos específicos para o tratamento da Covid-19, contratados pela Prefeitura de Barreiras junto à Americas Health Especialidades – AMH, no Hospital Central.

Ambos são idosos e tem 79 anos de idade. Uma paciente foi internada no dia 19 de agosto, já o outro paciente ingressou na unidade no dia 21 de agosto. Os dois seguirão as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde, além de manter os cuidados necessários para manter o bom estado de saúde e evitar a propagação do vírus.

Fonte: DIRCOM

 No cenário da pandemia do novo Coronavírus, todas as altas médicas são motivo de comemoração e alegria. Nessa sexta-feira, 21, seis pacientes que passaram pelo internamento no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, receberam alta, após cumprirem os protocolos do Ministério da Saúde que são seguidos pela unidade especializada.

Após receber as orientações médicas, os pacientes de 30, 43, 45, 47, 64 e 68 anos de idade deverão seguir em casa as recomendações feitas pelos profissionais do Pronto Atendimento.

Para evitar a disseminação da Covid-19, é importante que a população redobre o cuidado, utilizando máscara, álcool gel, fazendo a higienização das mãos, evitando visitação ou reuniões com aglomeração. A doença pode ser ainda mais perigosa em idosos, obesos e pessoas com doenças crônicas diversas como diabetes e hipertensão.

Fonte: Dircom
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |