Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 48 (quarenta e oito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 28 (vinte e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 17 e 47 anos e 20 (vinte) pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 76 anos. Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 210 (duzentos e dez) resultados, sendo que 107 (cento e sete) testaram negativo e 103 (cento e três) testaram positivo.

Os 107 (cento e sete) casos que testaram negativo trata-se de 58 (cinquenta e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 85 anos e 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 77 anos. Já os 103 (cento e três) casos que testaram positivo, trata-se de 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 84 anos. Destas, 28 (vinte e oito) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 15 (quinze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 09 (nove) preencheram os requisitos para coleta.

E 51 (cinquenta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 e 84 anos. Destes, 22 (vinte e dois) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 16 (dezesseis) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (um) profissional de saúde e 13 (treze) preencheram os requisitos para coleta. Dos 103 (cento e três) casos positivos, 67 (sessenta e sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 60 (sessenta) dos 107 (cento e sete) que testaram negativo, totalizando 127 (cento e vinte e sete) que não foram diminuídos dos 518 (quinhentos e dezoito) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 2.376 (dois mil trezentos e setenta e seis) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.201 (um mil duzentos e um) estão recuperados, 1.118 (um mil cento e dezoito) estão em isolamento domiciliar, 15 (quinze) estão internados e o município registra 42 (quarenta e dois) óbitos.

Já os casos que aguardam resultado somam 483 (quatrocentos e oitenta e três). Barreiras contabiliza hoje 7.893 (sete mil oitocentos e noventa e três) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 2.645 (dois mil seiscentos e quarenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais. Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados.

A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

Nesta quarta-feira (12), a 83ª CIPM e a BCS/Santa Luzia realizaram a doação de 500 máscaras descartáveis aos transeuntes do centro comercial de Barreiras.

Diante do número crescente de casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus no município de Barreiras, o Comando da Unidade entende que o uso de máscaras por toda a população, como forma de proteção, e a educação quanto à necessidade dos hábitos de prevenção e profilaxia são necessários e cada vez mais devem ser fomentados.

Polícia Militar da Bahia - "PM e Comunidade na Corrente do Bem!"

83ª CIPM/Barreiras

A Paz é Fruto da Justiça

Fonte: BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ Barreiras

Até o dia 22 de agosto, continua em vigor a restrição da locomoção noturna nas ruas de Barreiras

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 12, na sede do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) destacou a continuidade das ações fiscalizatórias no Município de Barreiras, para garantir o respeito às medidas restritivas do Decreto 161 de 07 de agosto de 2020. Dentre elas, o impedimento da locomoção noturna em vias públicas, equipamentos e praças, das 19h às 5h. As restrições em vigor fazem parte do enfrentamento ao novo Coronavírus.

Além da colaboração mútua entre os integrantes das forças de segurança, Guardas Civis Municipais, Cootrans e Fiscais que trabalham todos os dias em pontos específicos e estratégicos com o objetivo de coibir irregularidades que possam prejudicar a saúde da população, neste período de pandemia. Segundo o secretário Júnior Sampaio, a restrição de locomoção tem sido mais respeitada a cada dia. “Somos um município com um fluxo intenso de veículos diariamente, principalmente pelas rodovias que cortam Barreiras, mas desde o decreto da restrição de locomoção, o número de veículos circulando à noite caiu muito. Notamos também que os pedestres são os que mais estão alertas em relação aos horários”, pontuou o secretário.

Além do secretário municipal de segurança cidadã e trânsito, participaram da reunião o comandante do CPRO, Cel. Osival Cardoso e o subcomandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) Ten. Cel. Camilo Uzêda.

“A Polícia Militar através do Comando Regional e suas Companhias presentes no município tem feito um trabalho de apoio e parceria nas ações de combate ao novo Coronavírus, desde o início da pandemia, como nas barreiras sanitárias, fiscalizações ao comércio, do cumprimento dos decretos municipal e estadual. As ações têm surtido um resultado muito positivo, a população tem se conscientizado e acolhido nossas recomendações sem grandes problemas. Pretendemos melhorar ainda mais esse trabalho, com a implantação ainda hoje de ações e estratégias que discutimos na reunião”, destacou o comandante da CPRO.

Outro ponto importante abordado foi a conduta dos entregadores de estabelecimentos comerciais em vias urbanas no período noturno. “É importante que os entregadores dos aplicativos de delivery e estabelecimentos comerciais, mantenham a prudência ao conduzir. Com as ruas vazias, muitos veem a oportunidade de abusar da velocidade, e todos que forem flagrados desrespeitando as leis serão punidos conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito”, reforçou Júnior Sampaio.

Fonte: DIRCOM

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, 63, afirma que é factível o estado de São Paulo iniciar a vacinação contra o coronavírus em janeiro de 2021. O Butantan, instituição pública ligada ao governo paulista, fez acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac para testar e produzir em larga escala a vacina. Os ensaios clínicos acontecem em seis estados e vão envolver 9.000 voluntários em 12 centros de pesquisa. "Tem muita gente dizendo que é otimismo demais. Isso pode ser relacionado a outras vacinas, não a essa [chinesa]", diz o médico, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

Nesta terça (11), a Rússia aprovou a sua vacina e disse que pretende usá-la em grande escala até outubro. O governo do estado de São Paulo afirmou que não deve participar da pesquisa ou da produção com os russos. "O instituto [Butantan] já está totalmente empenhado na pesquisa da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac Biotech", diz a nota.

A entrevista de Covas à reportagem foi feita antes do anúncio russo. O diretor do Butantan acredita que o estudo chinês é atualmente o mais avançado do mundo. "É a vacina que pode chegar mais rapidamente ao mercado", afirmou.

A vacina depende de resultados positivos de eficácia e segurança para obter registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na China, ela já está sendo produzida e aguarda autorização de uso emergencial.

"A vacina da chinesa Sinovac já está em processo de produção. Chegou muito rapidamente nessa fase porque eles já tinham iniciado o seu desenvolvimento lá atrás, quando teve a epidemia de Sars [Síndrome Respiratória Aguda Grave]. A China tem hoje quatro vacinas em fases adiantadas com base nisso. Com o coronavírus, foi uma adaptação, simplesmente mudou o vírus. Por isso que ela foi feita em três, quatro meses. É uma vacina que já está pronta, esperando autorização para uso emergencial. Existem outras sendo usadas emergencialmente por lá. O Exército chinês já está vacinando. Demonstrada a segurança, o procedimento [na China, em relação às normas regulatórias] é diferente", declarou.

O diretor ainda fez a previsão que o Brasil terá, em outubro 5 milhões da vacina chinesa. Em novembro, 5 milhões e em dezembro mais 5 milhões. O registro na Anvisa ainda é a grande incógnita: "De qualquer maneira, essas 15 milhões de doses estarão produzidas e há uma grande probabilidade de os resultados esperados aparecerem."

Fonte: Bahia Notícias

Equipes da Vigilância em Saúde desenvolvem diariamente ações de prevenção e controle a Covid-19 na sede e zona rural de São Desidério. O trabalho na cidade se concentra nas filas das agências bancárias, praças, estabelecimentos comerciais e em pontos mais movimentados da cidade.

As orientações são de alerta sobre a necessidade do uso da máscara para proteção própria e dos outros cidadãos. As ações continuam enquanto houver movimentação de pessoas para recebimento do auxílio, aposentadorias e realização de outros serviços bancários.

As equipes também realizam visitas às pessoas que estão chegando na cidade para orientar sobre o cumprimento da quarentena e cobram o isolamento domiciliar das pessoas que estão suspeitas ou positivas para a Covid-19.

“Esse é um trabalho constante, estamos visitando estabelecimentos para ver se estão cumprindo as medidas estabelecidas em decreto, orientando sobre o uso obrigatório e correto da máscara, ajudando na organização das filas bancárias e pedimos a todos que se conscientizem para que possamos passar por esta pandemia da melhor forma possível”, revela a coordenadora da Vigilância, Luzeni Alves.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Postos da rede SAC retomaram a emissão de passaporte. O serviço está disponível nos postos SAC Barra e Salvador Shopping, na capital, além de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista, no interior do Estado. O procedimento para solicitar o documento continua o mesmo. É preciso acessar o site da Polícia Federal (PF) (www.gov.br/pf) e preencher o cadastro. A entrega do documento em um dos postos SAC disponíveis deve ser previamente agendada através do SAC Digital.

Para ter acesso à plataforma, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem às unidades com atendimento especial, praticando a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizando máscaras de proteção e buscando atendimento nos postos apenas se já tiverem realizado o agendamento, no dia e horário pré-estabelecidos.

Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção; e controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários, como determinado pelo Decreto Estadual 19.529/20.

Fonte: Ascom/Saeb

Ibipitanga, Palmeiras, Santana e Serra do Ramalho terão o transporte suspenso a partir de quinta-feira (13). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12).

Fica suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibitiara, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 350 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Foi identificado na manhã desta quarta-feira (12), o corpo encontrado no canteiro da rua Enedino Alves da Paixão no bairro Santa Cruz na madrugada da última segunda-feira (10).

Trata-se de Irlon Francisco de Souza de 60 anos, natural de Baixão do Aleixo/Barra-BA.

Fonte: Polícia Militar da 85 CIPM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 35 (TRINTA E CINCO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município. Os casos se referem: quinze pacientes do gênero masculino, entre 02 e 68 anos; vinte pacientes do gênero feminino, entre 01 e 61 anos. Quatro dos pacientes tem história de contato com caso positivo.

Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo. Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica. Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.631 (mil, seiscentos e trinta e um) casos confirmados da Covid-19 e 15 (quinze) óbitos. Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 50 (CINQUENTA) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: dezenove pacientes do gênero masculino, entre 05 e 45 anos; trinta e um pacientes do gênero feminino, entre 06 e 63 anos. Cinco dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo. 

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.  

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.596 (mil, quinhentos e noventa e seis) casos confirmados da Covid-19 e 15 (quinze) óbitos. 

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. 

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

 

Tem início nesta segunda-feira (10), a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no município de Barreiras, que será referência para 36 cidades do oeste baiano, abrangendo cerca de 1 milhão de habitantes. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que estava representando o governador Rui Costa.

De acordo com o secretário, o investimento em obras é superior a R$ 16,7 milhões, com uma intervenção superior a 2,6 mil metros quadrados, e prazo de execução de 12 meses. Outros R$ 16 milhões serão investidos em equipamentos de ponta, a exemplo de um acelerador linear.

“Este é mais um passo no fortalecimento da saúde pública na Bahia, com a ampliação e descentralização de serviços de alta complexidade. Os pacientes oncológicos da região Oeste terão serviços como quimioterapia, cirurgia oncológica, além de radioterapia”, afirma Vilas-Boas.

Ainda segundo o titular da pasta estadual da Saúde, “a construção da Unacon, que estará localizada ao lado do Hospital do Oeste, evitará que pacientes oncológicos tenham que se deslocar, por exemplo, de Barreiras para Salvador, percorrendo mais de 800 km a fim de realizar o tratamento”, ressalta o secretário.

Os municípios contemplados com o serviço de oncologia são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Hospital do Oeste

Esta é a terceira etapa do projeto de ampliação da unidade, que contempla ainda 36 novos leitos, distribuídos da seguinte forma: 20 novos leitos de UTI adulto, três leitos de UTI Neonatal, dez leitos de quimioterapia e três leitos no Centro Obstétrico.

Na primeira fase foram construídos dois blocos de enfermarias com 62 leitos, que foi entregue em fevereiro deste ano. A segunda etapa, que ainda encontra-se em execução, prevê a implantação da hemodinâmica e construção de um novo necrotério.

 

Fonte: Sesab
12
Ago / 2020

AGOSTO LILÁS:


Durante o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o Agosto Lilás. A campanha busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. Em Barreiras, a Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, devido à pandemia do Coronavírus está desenvolvendo uma programação online e visita direcionada às instituições que atendem mulheres.

Este ano em especial, o Agosto Lilás comemora também os 14 anos de sanção da Lei Maria da Penha, reforçando a ampla divulgação dos direitos femininos e as formas de denúncia mesmo durante a quarentena. A coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim explica que o atendimento e monitoramento as assistidas acontecem por telefone, whatsapp e redes sociais. “Infelizmente o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, no ranking de violência doméstica, então o debate deve permanecer sempre em pauta, reforçando ações o tempo todo, mas durante o Agosto Lilás reforçamos o debate, com foco na conscientização e divulgação dos serviços disponíveis para denúncias e atendimento em Barreiras”, relatou Fabíola.
Os atendimentos entre fevereiro e julho deste ano foram afetados pelo distanciamento social, havendo aumento nas procuras por telefone, tanto pelo 180, quanto pelo telefone da unidade. "Estamos conseguindo atender as mulheres assistidas de forma remota, e houve um aumento nas denúncias anônimas por telefone", pontuou Fabíola.
A secretária de assistência social, Adriana de Souza chamou atenção para as palestras, rodas de conversa e capacitação que estão sendo realizadas no modo online, além de atendimentos. “O Agosto Lilás nos trouxe a oportunidade de interagir com todas as instituições da rede de proteção feminina nas redes sociais, compartilhando lives, capacitação e palestras. A violência contra a mulher é uma fragilidade social que merece ser discutida em todos os lugares, felizmente em Barreiras temos conseguido sensibilizar, envolver e mobilizar o engajamento pelo fim da violência contra a mulher, então seguimos com uma programação online e educativa”, ressaltou a secretária.
Canais de denúncia em Barreiras. A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.

O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Ligue 190, em situação de flagrante e denúncias de violência a mulher.

CRAM – 3611-0264 atendimento horário comercial e 77 99956-8240 em qualquer horário
Ronda Maria da Penha – 3611-3646
DEAM- Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher – 3611-9860
Defensoria Pública – 0800-071-3121 e 129

Fonte: DIRCOM/PMB

Ficam sem transporte intermunicipal a partir desta quarta-feira (12) as cidades de Brejolândia, na Bacia do Rio Corrente, no Oeste; Iramaia e Itaetê, na Chapada Diamantina; Mulungu do Morro, no Centro Norte; Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá, e Pindaí, no Sertão Produtivo, no Suodeste.

A medida visa conter a propagação do novo coronavírus em território baiano. Com as seis cidades, a Bahia tem 347 municípios sem transporte intermunicipal, o que equivale a 83,2% dos 417 do estado. Segundo o decreto, transporte intermunicipal é qualquer coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

RETORNO

No mesmo decreto desta terça-feira (11), o governador Rui Costa autorizou o retorno do transporte intermunicipal nas cidades de Matina, na região do Velho Chico, Oeste baiano; Palmeiras, na Chapada Diamantina; e Ribeirão do Largo, no Sudoeste. A justificativa é que nesses municípios não ocorreram casos novos de Covid-19 nos últimos 14 dias. O tempo é considerado para a recuperação bem como para a não transmissão do coronavírus.

No último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desta segunda-feira (10), a Bahia tinha ultrapassado a marca de quatro mil óbitos pelo novo coronavírus. Foram 4.011. Já o número de casos positivos da Covid-19 é de 194.097

Fonte: Bahia Notícias
Até o momento, 72,1% dos pacientes conseguiram se recuperar da doença



A atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada hoje (11), mostra que o Brasil tem 3.109.630 casos confirmados de covid-19 acumulados desde o início da pandemia. Desse total, 103.026 evoluíram para óbito (3,3%); 2.243.124 pacientes se recuperam da doença (72,1%); e 763.480 estão em tratamento (24,6%). 

Nas últimas 24 horas, passou a fazer parte dessa estatística 52.160 novos casos confirmados e 1.274 mortes. Atualmente, 3.580 óbitos estão em investigação. 

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 49. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1.479,7.

Desde o início da pandemia, São Paulo soma 639.562 casos acumulados de covid-19. É o estado com o maior registro da doença, seguido por Bahia (198.767), Ceará (190.550), Rio de Janeiro (182.563) e Pará (169.613). 

São Paulo também lidera o maior número de óbitos causados pela covid-19 (25.571). Em seguida estão Rio de Janeiro (14.212), Ceará (8.011, Pernambuco (7.008) e Pará (5.901).

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Dando continuidade às testagens realizadas diariamente nas Unidades de Saúde e em domicílio das pessoas sintomáticas, que se enquadram nos prazos e critérios clínicos, bem como através das demandas da Central de Teleatendimento Covid-19, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (10) testes da Covid-19 na modalidade drive-thru, em pacientes que estavam na lista de espera aguardando a coleta do exame. A ação cujo objetivo foi de realizar o procedimento com acesso rápido, aconteceu no pátio do Centro de Especialidades Leonídia Ayres, no Bairro Morada Nobre.

Nesse primeiro momento foram realizados 50 testes RT-PCR, método que identifica a presença de fragmentos genéticos do vírus em secreções respiratórias, e mais 30 testes rápidos no Laboratório da Unidade de Saúde. De acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, os testes em RT-PCR serão analisados no LACEN em Salvador e o resultado deve sair em até 72 horas.

José Afonso, morador do Bairro Santa Luzia, compareceu bem cedo na Unidade de Saúde e garantiu a testagem. “Acho uma ação válida, é muito importante para nós que estamos com sintomas realizar esse exame, uma vez que irá nos tranquilizar e saberemos como proceder após o resultado. Meu bairro é um dos que apresenta mais casos da Covid-19, por isso a população também deve se cuidar, evitando principalmente aglomerações”, destacou José.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, a ampliação dessas testagens realizadas hoje, dará mais celeridade nos resultados dos exames e contribuirá no estudo do perfil epidemiológico do município.

“As ações no combate a Covid-19 têm sido constantes desde o início dessa pandemia que se alastrou em todos os continentes. Somente hoje pela manhã, foram realizados 80 exames para o diagnóstico do novo Coronavírus, assim que os resultados ficarem prontos, as equipes da VIEP entrarão em contato com os pacientes para iniciar o monitoramento e/ou o tratamento. É importante frisar que no início desse mês de agosto, a Prefeitura de Barreiras anunciou novas ações no controle e combate à Covid-19, além das Centrais de Teleatendimento e de Triagem foram ampliados os horários de funcionamento de unidades de saúde, e ainda autorizou a aquisição de 20 mil testes rápidos, o que irá possibilitar maior eficácia no controle epidemiológico do novo Coronavírus em nosso município”, pontuou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |