Blog Santo Antônio
Notícias

A macrorregião centro-norte do estado, que envolve municípios como Capim Grosso, Irecê e Jacobina, está com 100% dos seus leitos de terapia intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 ocupados. A informação foi publicada pelo governo estadual nesta segunda-feira (20).

Toda a região possui apenas cinco unidades de UTI, concentradas no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Dos cinco pacientes ocupando esses leitos, três estão respirando com auxílio de ventilação mecânica.

O centro-norte baiano tem ainda 55 leitos clínicos reservados para o tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Apenas oito dessas unidades clínicas estão ocupadas.

OESTE

A macrorregião oeste, que alcançou 100% de ocupação dos leitos de UTI (veja aqui) na última quinta-feira (16), chegou a ter um alívio nos números durante o final de semana, com a abertura de mais quatro unidades de terapia intensiva no Centro Hospitalar de Barreiras. Entretanto, a região voltou a ter todos os seus leitos ocupados por pacientes com Covid-19 nesta segunda.

As regiões sul (93%), norte (83%) e extremo-sul (81%) também possui taxas de ocupação altas em seus leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19, mesmo com as recentes contratações de unidades hospitalares pelo governo do estado nessas localidades.

No leste (74%), onde fica Salvador, e no sudoeste (72%), de Vitória da Conquista, as gestões públicas também contrataram leitos de terapia intensiva nos últimos dias e os números são um pouco melhores. Isso pode favorecer o início da primeira fase da retomada comercial na capital ainda nesta semana. 

Já as regiões centro-leste e nordeste possuem uma folga nos seus sistemas de saúde, com 43% e 58% de ocupação dos leitos de UTI, respectivamente

Fonte: :Bahia Notícias







A rotina das fiscalizações se intensificou em Barreiras, com a publicação do Decreto 135 https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2020/diario3236.pdf na quinta-feira (16). As equipes compostas pela Guarda Civil Municipal e órgãos das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura, Indústria e Comércio com o apoio da Polícia Militar, estão nas ruas, fazendo cumprir as normativas do documento. Dentre as novas medidas de combate ao coronavírus vigentes, estão o fechamento pelo período de 15 dias, de bares, distribuidoras de bebidas, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, pastelarias, quiosques, trailers e lojas de conveniências. Também, academias de ginástica, lutas, musculação, estúdios de danças, treinamentos funcionais, crossfit, natação, hidroginástica e áreas afins. Outra medida é a proibição da permanência e trânsito de público em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 05h até o próximo dia 31.





Neste domingo (19) sob a vigência do novo decreto, os profissionais percorreram o centro, bairros e zona rural da cidade, fiscalizando pontos de venda de bebidas alcoólicas e confirmaram o fechamento de bares e restaurantes, estes, poderão comercializar seus produtos com entregas em domicílio até às 20 horas. “Realizamos algumas interdições por descumprimento do novo Decreto e ontem foi o primeiro dia do toque de recolher. Tudo transcorreu na normalidade, principalmente no centro da cidade e bairros mais próximos. Nos bairros periféricos tivemos pouca dificuldade com os pequenos estabelecimentos e na zona rural, foi bem tranquilo. Durante o dia foi mais complicado e a noite, mais calmo”, avalia o diretor da vigilância sanitária, Canuto Ayres.

Antes de iniciar as diligências da noite, fiscais e coordenadores se reuniram com o secretário de Saúde Anderson Vian para os últimos detalhes sobre a atuação durante as fiscalizações. O trabalho prosseguiu nas ruas, praças e pontos que normalmente são considerados de encontros e de maiores aglomerações. Após as 21h, Barreiras estava com ruas vazias, as pessoas se recolheram em suas casas, conforme orientações dos órgãos em saúde pública, sob as orientações do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) que propôs medidas restritivas considerando a ocupação dos leitos hospitalares a análise de especialistas sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus.

“A nossa maior preocupação é com a preservação das vidas, as pessoas precisam entender que estamos vivendo um momento muito delicado. A Prefeitura de Barreiras e os profissionais que estão na linha de frente, estão arriscando as próprias vidas para proteger as nossas. Por isso, pedimos que todos colaborem, fazendo a sua parte, respeitando as medidas restritivas e as preventivas, fazendo distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão ou álcool gel. Estas fiscalizações serão mantidas, mas, mais importante é as pessoas entenderem que são fundamentais no combate ao vírus”, diz o secretário Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 106 (cento e seis) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 57 (cinquenta sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 86 anos e 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 19 e 97 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 73 (setenta e três) resultados, sendo que 11 (onze) testaram negativo e 62 (sessenta e dois) testaram positivo. Os 11 (onze) casos que testaram negativo trata-se de 07 (sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 25 e 41 anos e 04 (quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 31 e 42 anos.

Já os 62 (sessenta e dois) casos que testaram positivo, trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 83 anos. Destas, 26 (vinte e seis) são sintomáticas, sendo 20 (vinte) profissionais de saúde, 10 (dez) tiveram contato com casos confirmados, sendo 08 (oito) profissionais de saúde e 08 (oito) preencheram os requisitos para coleta, destas, 02 (duas) profissionais de saúde e 01 (uma) evoluiu para óbito. E 17 (dezessete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 64 anos. Destes, 10 (dez) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 06 (seis) preencheram os requisitos para coleta, sendo 03
(três) profissionais de saúde. Dos 62 (sessenta e dois) casos positivos, 07 (sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 338 (trezentos e trinta e oito) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 869 (oitocentos e sessenta e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 478 (quatrocentos e setenta e oito) estão recuperados, 364 (trezentos e sessenta e quatro) estão em isolamento domiciliar, 15 (quinze) pessoas estão internadas e o município registra 12 (doze) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 382 (trezentos e oitenta e dois).

Barreiras contabiliza hoje 5.732 (cinco mil setecentos e trinta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.340 (mil trezentos e quarenta) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 20 de julho de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

A Secretaria de Saúde de Barreiras registrou na noite desta segunda-feira, 20, o 12º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no Hospital Central. A paciente do sexo feminino, de 54 anos, estava internada desde o dia 17 de julho no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, e foi transferida nesta segunda-feira para o Hospital Central, apesar de todo o empenho e dedicação da equipe médica, não resistiu e veio a óbito.

A Secretaria de Saúde se solidariza neste momento com os familiares e amigos da paciente e reafirma o compromisso com a defesa intransigente da vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas as pessoas que venham necessitar de atendimento acometido pela Covid-19.

Devido ao crescente número de casos positivos nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde reforça o pedido à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, mantendo sempre que possível o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e o cumprimento dos decretos municipais na perspectiva que diminuem a propagação do vírus.

Barreiras-BA, 20 de julho de 2020

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A equipe multiprofissional de saúde, que integra o Pronto Atendimento Coronavírus, celebrou nessa quarta-feira (15) mais quatro altas médicas de pacientes curados da Covid-19, no Hospital Municipal Eurico Dutra. A comemoração quadruplicada foi confirmada após os pacientes terem cumprido o internamento na unidade e seguido os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

Logo pela manhã a alegria de retornar ao lar curados estava estampada nos sorrisos dos barreirenses Joilson Bento Lima, de 46 anos que testou positivo após exame RT PCR, queixando desconforto leve e dor associada a febre, e também Valmício de Oliveira, de 50 anos, que ficou internado devido aos sintomas gripais como febre, cefaleia e tosse seca. Os dois foram liberados após cumprirem os protocolos da unidade de saúde.

À tarde foi a vez de Joana Rodrigues dos Santos, de 72 anos, e de Germano Corado de Souza, de 75 anos, deixarem o Pronto Atendimento curados da Covid-19. Dona Joana, natural de Riachão das Neves, deu entrada na unidade com síndrome gripal, e diagnóstico Covid-19 por meio de teste rápido. Já o senhor Germano, natural de Santa Rita de Cássia, foi encaminhado à unidade com relato de tosse produtiva, mas sem febre. Ambos passaram pelo tratamento e não apresentaram outras queixas.

No último sábado (11) outras duas altas já haviam sido registradas no Pronto Atendimento Coronavírus. Conforme o secretário de saúde, Anderson Vian, o município contabiliza nessa quarta-feira, 29 altas de pessoas que estiveram internadas no P. A. Coronavírus.

“Combater a Covid-19 tem sido uma ação constante da Prefeitura de Barreiras. As ações que seguem desde a lavagem de pontos estratégicos alcançam também atividades de orientação educativa nos bairros com maior incidência de casos testados positivo para o novo coronavírus. Toda nossa equipe que trabalha na linha de frente no Hospital Municipal Eurico Dutra comemora muito a cada alta de paciente curado, e hoje a comemoração foi multiplicada por quatro”, disse o secretário que ainda salientou a importância que cada um tem ao assumir a sua responsabilidade nesse momento, evitando aglomerações, fazendo a higienização das mãos e evitando sair de casa, ou usando a máscara conforme determinado.

Fonte: DIRCOM/PMB
15
Jul / 2020

NOTA OFICIAL

o período em que Luís Eduardo Magalhães adquiriu as máscaras N95, o mundo inteiro passava por uma crise de desabastecimento de equipamentos de proteção individual.

O aumento abusivo dos preços foi enfrentado por gestores públicos na área da saúde do país inteiro, como amplamente noticiado pela mídia.

Entretanto, nada justificaria expor nossos profissionais de saúde ao risco de trabalhar sem proteção.

Toda a situação foi exposta na reunião do Conselho COVID-19, para que a comunidade ali representada, tivesse ciência da necessidade de uma decisão administrativa excepcional.

Para não deixar margem para segundas interpretações, e na intenção de proteger nossos profissionais, a Prefeitura oficiou ao Ministério Público Estadual, por meio de expediente daquele Orgão, sobre o aumento abusivo nos preços das máscaras N95 e outros itens, em abril de 2020, e confiantes de que seriam acionados meios que coibissem a prática do abuso de preços, a Secretaria de Saúde adquiriu uma quantidade mínima de EPIs naquele momento.

Responsabilidade e transparência têm sido o norte das ações da Gestão Municipal de Luís Eduardo Magalhães, que nestes três anos e meio primou por garantir a melhoria da qualidade de vida da população, realizando extraordinária transformação em todas as áreas com planejamento e projetos definitivos e que na surpresa proporcionada pela pandemia do COVID-19, soube como poucas reagir de forma firme, corajosa e acima de tudo, democrática e transparente.

Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 21 (VINTE E UM) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: doze pacientes do gênero masculino, entre 20 e 55 anos; nove pacientes do gênero feminino, entre 17 e 52 anos. Nenhum dos pacientes refere história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 540 (quinhentos e quarenta) casos confirmados da Covid-19 e 06 (seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |