Blog Santo Antônio
Notícias
A fiscalização contou com apoio da PRF, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal



A Secretaria de Saúde de Barreiras vem desenvolvendo uma série de ações no combate à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, em todo o município. No último sábado (16) as fiscalizações, através da barreira sanitária, realizadas de maneira integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, foram intensificadas na BR 020, nas mediações do KM 30, com orientação aos condutores de vans e ônibus que fazem rota interestadual.

De acordo com o coordenador das barreiras sanitárias, Dorimar Almeida, foram realizadas a aferição da temperatura corporal de condutores e passageiros, observação de sintomas de Covid-19 e orientações sobre a doença. Já a PRF e a Polícia Militar garantiram a segurança durante a inspeção, com sinalização da via e parada de veículos.



Adotadas pela Prefeitura de Barreiras há mais de dois meses, a implantação das barreiras sanitárias é uma das medidas preventivas que tem se revelado extremamente positiva no enfrentamento à disseminação do novo coronavírus. Nas fiscalizações alcançadas diariamente pelas equipes de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses, são realizadas orientações, aferição de temperatura nas rodovias que dão acesso ao Município, bem como o acompanhamento e monitoramento de casos suspeitos de Covid-19.

“Em nosso município os transportes de ônibus intermunicipais foram temporariamente suspensos pelo governo estadual, mas os transportes interestaduais continuam acontecendo, dessa forma estamos monitorando e orientando os motoristas e passageiros sobre os locais adequados para desembarcarem, bem como realizando a fiscalização de ônibus e vans com orientação de retorno ao local de origem. Esse monitoramento faz parte do controle do novo coronavírus adotado pela Prefeitura de Barreiras e que tem surtido efeitos positivos, agradecemos também a colaboração da PRF e PM nesse combate”, pontuou Dorimar Almeida.

Fonte: DIRCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar o SEXTO caso positivo de COVID-19 (novo coronavírus), no município.

Trata-se de uma pessoa do gênero masculino, com 64 anos, autônomo, que trabalha com o transporte de cargas, tendo chegado no município há 90 dias e sem história de contato com caso suspeito ou confirmado da doença.

Após melhora do quadro sintomático, o paciente realizou o teste rápido (TR) em um laboratório particular do município no último dia 12 de maio, com resultado positivo. O paciente está sem sintomas.

Seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e SESAB, os casos confirmados por TR IGG e IGM positivo + Clínica e a epidemiologia, são classificados como COVID-19.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do distanciamento social para que continuemos mantendo o controle do novo coronavírus no município.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio



Reaberta na segunda-feira (11), a Policlínica Regional de Barreiras atendeu em três dias um total de 227 pacientes em nove especialidades médicas e exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética e eletroencefalograma. A unidade foi a primeira a retomar os serviços desde que as policlínicas foram fechadas em toda a Bahia no início da pandemia de covid-19, como forma de conter o avanço da doença no Estado.

Em alinhamento com os gestores municipais, o Governo do Estado iniciou o processo de abertura gradual dos equipamentos. Como critério estabelecimento, apenas as cidades que não tiverem registro de novos casos do coronavírus durante 14 dias poderiam retomar as atividades. As unidades de Teixeira de Freitas e Senhor do Bonfim estão previstas para abrir na próxima segunda-feira (18). As policlínicas de Valença, Irecê e Guanambi também estavam previstas para abrir na mesma data, mas por conta do aumento de casos positivos de covid-19, os prefeitos optaram por um adiamento.

"Os prefeitos se reuniram e decidiram que irão aguardar a diminuição do número de casos confirmados de coronavírus entre os municípios consorciados. Eles voltarão a realizar assembleias no final de maio para reavaliar a situação e debater a possibilidade de fazer a abertura das unidades em junho", explica Joana Molesini, coordenadora de gestão regionalizada da Secretaria da Saúde (Sesab).

As unidades de Jacobina, Juazeiro, Alagoinhas, Itabuna, Jequié, Paulo Afonso e Vitória da Conquista não possuem previsão de reabertura, pois ainda apresentam casos confirmados recentemente. A Bahia conta com 16 policlínicas regionais, que atendem a cerca de dois milhões de pessoas.

Critérios de segurança

A Sesab também estipulou a testagem das equipes como critério para a reabertura dos serviços e atendimentos das policlínicas. As equipes médicas e de apoio administrativo, incluindo agentes de segurança e motoristas, que atuam nas policlínicas estão sendo submetidos a exames para detecção da Covid-19 e a cada 15 dias os exames serão repetidos. Os funcionários que tiverem o diagnóstico confirmado ficarão em isolamento domiciliar.

Além destas ações, para diminuir o risco de contaminação, as unidades deverão reduzir o fluxo de pessoas, manter os assentos das recepções organizados de modo que os pacientes se acomodem intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro, minimizando o possível contato entre os pacientes. Também será reduzido o acesso de pessoas nos refeitórios simultaneamente para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, com manutenção do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Transporte

Os pacientes transportados nos micro-ônibus das policlínicas passarão por uma triagem no seu município de origem antes de entrar no veículo. As pessoas que apresentarem mais de um sintoma compatível com a doença, como temperatura acima de 37.8, não poderão embarcar e serão encaminhadas a uma unidade de referência. A lotação máxima do micro-ônibus será reduzida para 50%. As janelas devem ficar abertas para circulação do ar e o uso do ar-condicionado evitado. Os usuários do veículo devem ficar distantes uns dos outros, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa.

Fonte: Secom BA

Fonte: ASCOM, prefeitura de Cristópolis

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das Secretarias de Saúde e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e Vigilância,iniciou na manhã desta quinta-feira (14), barreiras sanitárias nas entradas e saídas do município.

Os pontos de abordagem foram montados na entrada do bairro Tropical Ville (vindo de Barreiras), no Posto Mimosão (vindo do Tocantins) e na BR 020 (vindo de Brasília).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo, a operação terá o apoio da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), Guarda Municipal e Polícia Militar.

"Todos estão envolvidos para evitar o aparecimento de novos casos da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães", explicou Arisleide Bispo.



A diretora de Vigilância em Saúde explicou ainda que não haverá testes rápidos nos locais. Todos os veículos serão parados, motoristas e passageiros terão a temperatura verificada e quem apresentar possíveis sintomas do novo coronavírus, será encaminhado para o isolamento domiciliar e monitoramento.

No caso de pessoas de outras cidades, todas as informações serão encaminhadas para as autoridades sanitárias do município de destino.

"Estamos prontos para adotar os procedimentos necessários para ajudar na luta contra a Covid-19. Não mediremos esforços para garantir o bem estar e a saúde de nossa população", complementou Arisleide Bispo.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje foram identificados 07 (sete) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de três pessoas do sexo masculino de 19, 33 e 41 anos e quatro pessoas do sexo feminino, de 44, 51; e duas de 20 de anos.

Informa ainda que dos 39 (trinta e nove) casos suspeitos que aguardavam resultados, 04 (quatro) foram concluídos. Destes, dois testaram negativo e dois testaram positivo. Os casos negativos tratam-se de uma pessoa do sexo feminino de 33 anos, que teve contato com caso confirmado de Brasília e uma pessoas do sexo masculino, de 21 anos, que teve contato com suspeito.

Já os casos positivos, tratam-se de uma pessoa do sexo masculino, de 33 anos, sem histórico de viagem recente que iniciou os sintomas no dia 08 de maio, foi atendida no PA Coronavírus (HMED) no dia 12 e passou por coleta. E, uma pessoa do sexo feminino, de 50 anos, moradora da zona rural, que teve contato com caso suspeito de São Paulo, iniciou os sintomas no dia 06 de maio e foi atendida na UBS dia 12, notificada e encaminhada ao PA Coronavírus (HMED), onde realizou a coleta para exame.

No momento, a Secretaria de Saúde está monitorando 128 (cento e vinte e oito) casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos exames dos demais casos suspeitos para divulgação. Assim como manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 13 de maio de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Equipes de limpeza da Secretaria de Infraestrutura de Barreiras estão redobrando os trabalhos de poda de árvores, recolhimento de entulhos e higienização de ruas e espaços públicos da cidade. Tudo, para, além de combater o novo Coronavírus, evitar a proliferação das chamadas arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela). Os trabalhos contam com os esforços de mais de 160 homens e mulheres que integram as equipes de limpeza, divididas em diferentes pontos da cidade.



Nesta terça-feira (12) as ações estão no bairro Novo Horizonte e na BR 135, mas recentemente passaram pela praça do Flamengo, bairro Morada Nobre, BR 242 (próxima a barreira sanitária), Recanto dos Pássaros, além de higienização da feira da Vila Rica e todos os becos do Centro Histórico da Cidade. Estes trabalhos são ininterruptos, porém, neste período, considerado de maior incidência de novos casos das arborivores, são intensificados.



O secretário municipal de infraestrutura que traz detalhes sobre os trabalhos, também chama a atenção dos munícipes para o cuidado com a limpeza pública. Para que a cidade fique limpa a contribuição da população deve ser ativa através de atitudes simples e eficazes como: manter lotes limpos e murados, fazendo a capina sempre que necessário, evitar jogar lixo em calçadas, ruas, praças, terrenos e até mesmo dentro dos Rios, bem como fazendo o descarte correto de resíduos sólidos, evitando colocar materiais de construção nos passeios, o que prejudica o trânsito de pedestres e pessoas com deficiência.



“Cumprimos um cronograma de ação que abrange toda a cidade, este ano, além de combater a disseminação das doenças já conhecidas, lutamos contra um novo inimigo: o coronavírus. Para isso, nossas equipes estão se desdobrando nas varrições e capinas diárias, inclusive aos sábados e domingos. O trabalho não para e conta com 10 pessoas nas roçagens de matos, 40 nas capinas e 110 varredores. Além disso, contamos com as equipes fixas de coleta de lixo”, diz o secretário João Sá Teles.



Covid-19 – Desde o início da pandemia do coronavírus a Prefeitura de Barreiras adotou ações estratégias de combate e controle. O município adotou as barreiras sanitárias no aeroporto, terminal rodoviário e rodovias, vacinação em domicílio e “drive thru”, higienização de pontos estratégicos, distribuição de medicamentos para idosos em domicílio, assim como a emissão de decretos com medidas de prevenção e controle para enfrentamento à doença, tendo o isolamento social como principal recomendação da autoridade sanitária.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |