Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realiza nesta sexta-feira (17), às 10h, na Escola Municipal Ivanilde dos Santos Cedro, localizada na Comunidade da Muriçoca, o lançamento oficial do Programa Coleta Seletiva Solidária Rural.

De acordo com o secretário da pasta e biólogo, Alcides Meira, o principal objetivo da implantação da Coleta Seletiva Solidária na zona rural do município, é proporcionar aos moradores das comunidades a oportunidade de também reciclarem o seu lixo.

“O programa Coleta Seletiva Solidária já atende a zona urbana da nossa cidade, e agora, vamos expandi-la para a zona rural. A primeira comunidade que será atendida é a da Muriçoca e em breve, vamos realizar o lançamento nas demais localidades”, comentou o secretário.

Durante o lançamento que acontecerá nesta sexta-feira, técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realizarão palestras educativas para conscientizar a população sobre a importância de reciclar o seu lixo e contribuir com o programa, como também, irão instruir os moradores a como separar e acondicionar o lixo adequadamente e quais materiais são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem.

“Conforme a população aumenta, cresce também a quantidade de lixo produzido. Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são a economia e a preservação. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e a vida humana. Além disso, também é fundamental para a geração de renda para muitas famílias, seja durante a coleta, na linha de produção ou mesmo para os artesãos”, finalizou Alcides.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No dia 14/01/2020 na cidade de Santa Rita de Cássia o Ten PM Danillo, Comandante da cidade, realizou uma Palestra para os colaboradores do hospital municipal Eurides Santana.
Na oportunidade, o oficial tratou sobre os índices de violência na Cidade em 2019: causas e consequências e, ainda, sobre implemetação e finalidade do policiamento comunitário do 3° Pelotão.

  

Fonte: 86ª CIPM

Uma reunião realizada na Embasa nesta quarta-feira (15) selou a iniciativa da Prefeitura da Barreiras junto à concessionária, na busca de evitar desperdícios e reduzir o valor das contas de água das secretarias e setores da Prefeitura. Estavam presentes, secretários de governo, o gerente da Embasa, Francisco Andrade e técnicos das duas instituições. Desde o início de 2018, a pedido da gestão municipal, a Embasa deu início a um levantamento e acompanhamento dos valores das contas de água de todos os setores da Prefeitura. Paralelo a este trabalho, a administração pública também fez o dever de casa.



“Realizamos um amplo trabalho de identificação de cada hidrômetro cadastrado, confirmando a quê secretaria pertencem, este relatório será apresentado à Embasa para que a empresa possa comparar aos que estão no seu cadastro. Isso é o primeiro passo para evitar divergências, por exemplo. A administração está preocupada em reduzir os gastos e também, evitar o desperdício da água, nós vamos ajudar a Embasa no trabalho de fiscalização e controle. Será o início da solução de um problema histórico”, disse a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa.



A Prefeitura de Barreiras mantém cadastrados 238 imóveis consumidores de água, junto à Embasa, considerando logradouros como praças, Parque de Exposições, escolas, unidades de saúde e prédios administrativos. “A Prefeitura é o maior cliente da Embasa, é o poder concedente, precisamos alinhar ações e trabalhar juntos para a redução do consumo da água. O levantamento realizado dá um norte tanto para a administração quanto para a Embasa sobre as medidas que devem ser tomadas para alcançar resultados satisfatórios”, destacou o gerente da concessionária, Francisco Andrade.

A avaliação das matrículas da Prefeitura de Barreiras foi iniciada em 2019 e a planilha com números e dados, apresentada aos presentes pela gerente comercial da Embasa, Jany Neves. Já em uma análise prévia, os representantes do poder público e técnicos da empresa adiantaram estratégias que poderão ser colocadas em prática com foco na redução das contas e do desperdício. Dentre as ações, está a possibilidade de criar uma equipe de profissionais no quadro da administração municipal capaz de detectar problemas em hidrômetros, por exemplo. A Embasa ficará responsável pelo treinamento e capacitação destas pessoas.

Ações educativas nas escolas de Barreiras também estão no rol das estratégias, com a mobilização de alunos no controle dos gastos com água nas sedes escolares, ainda, um controle mensal das contas de água, em cada secretaria, função realizada até então, pela controladoria, mas que com o apoio de profissionais das pastas específicas, poderá obter maior eficiência.

“Essa é uma preocupação de todos os secretários, mas principalmente, do nosso prefeito Zito Barbosa que constantemente cobra de cada um, o compromisso na redução das contas e no consumo. Desde 2017 a administração realizou uma série de desligamentos e desmembramentos de hidrômetros de imóveis alugados anteriormente e que ainda estavam ligados à Prefeitura, e agora, trabalhando em parceria com a Embasa certamente trará um ganho muito grande para o Município”, finalizou a chefe de gabinete, Marileide Carvalho.

As secretarias de governo foram representadas pelos secretários João Sá Teles (Infraestrutura), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), José Marques (Agricultura), Cátia Alencar (Educação), Anderson Vian (Saúde) e pelos técnicos das secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente.

Fonte: DIRCOM/PMB

Começa no dia 20 de janeiro a matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020, que traz como novidade a realização do processo 100% on-line pela internet e dispositivos móveis, através do SAC Digital. O processo terá início nessa data com a transferência dos estudantes que tiveram frequência regular em 2019 e que estejam em uma destas situações: a escola não oferece a série/ano subsequente; não fizeram a renovação da matrícula; ou em mudança de domicílio.

Com a matrícula digital, todo o processo poderá ser realizado através de tablets e celulares, entre outros dispositivos conectados à internet. Para isso, basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play ou façam o cadastro através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente.

O calendário da matrícula segue nos dias 21 e 22 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Entre 24 e 27 também deste mês, poderão efetuar a sua matrícula o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro. 

Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após efetuar a matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.

Documentação
 
Os documentos exigidos são os seguintes: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).

 

Sobre o SAC Digital
 
Trata-se de uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços digitais do Estado em um único portal na internet, também acessível por dispositivos móveis através de aplicativo. A matrícula on-line foi incluída na plataforma graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se”, no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar correio eletrônico que o usuário costuma acessar e do qual lembre a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.

Cronograma

 
20/01/2020 - Transferência na Rede Estadual para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2019, ao qual se aplique uma das seguintes situações:


- A escola não oferece a série/ano subsequente;

- O estudantes não fez a renovação da matrícula;

- Mudança de domicílio

21 e 22/01/2020 - Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente

23/01/2020 - Matrícula Nova para Ensino Fundamental

- Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental

24/01 e 27/01/2020 - Matrícula Nova para Ensino Médio


Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio

30 e 31/01/2020 - Confirmação da Matrícula dos estudantes inscritos na Pré Matrícula da Educação Especial
Fonte: Blog Douglas Batista/Secom BA
Treinamento inclui utilização de roupas secas e equipamentos específicos para buscas em águas escuras e contaminadas.



Militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia participam, nesta quarta-feira (15), de uma instrução de mergulho no balneário de Prainha, em Barreiras. A aula integra o cronograma do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), que tem etapa realizada na região Oeste.



No treinamento, os alunos recebem instruções práticas sobre padrões de busca, cujo objetivo é capacitar os militares para resgate de vítimas de incidentes aquáticos em áreas que tem pouca visibilidade.

Além disso, os bombeiros também poderão experimentar roupas secas e máscaras Full Face, que são específicas para buscas em águas contaminadas. Em Barreiras, o CMAUT segue até a próxima semana.

Fonte: 17 GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Está subindo de forma considerável o nível da água no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, como mostra a régua de leitura instalada no Velho Chico.

vista do morro e da ponte Gercino Coelho da Barrinha/Foto: Notícias da Lapa/José Hélio

De acordo com o monitoramento feito por Dona Maria Alice Alves, que é a responsável pelas leituras para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, na última sexta-feira(10), o nível chegou a quase 5 metros, e neste final de semana voltou para os 4 metros

Dona Maria Alice destaca, que o rio já chegou a quase o mesmo nível registrado no final de 2018,  quando subiu 4,75 metros. E com esse último aumento o São Francisco já começou a vazar para algumas lagoas da região de Bom Jesus da Lapa, no entanto, o nível está baixando.

Parte desse aumento das águas é resultado das chuvas na cabeceira do rio em Minas Gerais somadas as chuvas na região neste mês de janeiro.

Fonte: Notícias da Lapa

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os números de 2019 da segurança pública baiana foram apresentados na manhã desta segunda-feira (13), pelo titular estadual da pasta, Maurício Barbosa, durante entrevista coletiva no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho (COI), em Salvador. Entre os destaques estão a redução de 26% nos roubos contra instituições financeiras, a queda de 9,4% no índice de crimes violentos letais e o registro de 110 prisões de criminosos foragidos viabilizadas pelo sistema de reconhecimento facial.

Barbosa lembrou que a consolidação da tecnologia em prol da segurança pública rendeu projeção nacional à Bahia. “A Secretaria da Segurança Pública do Estado [SSP] saiu na frente, em âmbito nacional, ao colocar a tecnologia do reconhecimento facial como uma ferramenta importante na prisão de pessoas procuradas com mandado de prisão. Conseguimos finalizar o ano com 110 capturas, um número extramente satisfatório. Em 2020, o parque de câmeras deve ser ampliado, alcançando, inclusive, municípios no interior”, detalhou o secretário.

Também participaram da apresentação o sub-secretario da SSP, Ary Pereira; o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão; o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, coronel Francisco Telles; e o diretor em exercício do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Alexandro Fiscina.

Detalhamento

Em 2019, os roubos a banco tiveram uma redução de 26% em todo o território, atingindo a menor média desde 2015, dando sequência à queda consecutiva, ano após ano. De janeiro a dezembro, a redução foi de 42% no interior e de 14% na capital. Também houve diminuição no número de assaltos a estabelecimentos comerciais, chegando a uma queda de 34%, representada por 665 ocorrências a menos que em 2018.

Já a queda de 9,4% no número de crimes violentos letais intencionais — homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte — representou a preservação de 531 vidas. Os crimes contra o patrimônio também perderam força, no comparado com 2018. No total, a SSP registrou 465 casos a menos de roubos de veículos, o que representa 8,6% de declínio.

O número de assaltos praticados dentro de coletivos também caiu, chegando a 3,6%, uma vez que, de janeiro a dezembro de 2019, 73 casos foram registrados. Ao longo dos doze meses, foram abordados 150 mil coletivos e 392 mil pontos de ônibus.

Feminicídios

Um dos desafios a serem enfrentados em 2020 é o combate ao feminicídio. Em 2019 foram 101 casos, 25 a mais que o registrado em 2018. “Em conjunto com outras secretarias, estamos finalizando um protocolo de enfrentamento às causas do feminicídio, um dos maiores desafios do segmento para este ano. Em 2019, foram 10 mil fiscalizações de medidas protetivas pela Polícia Militar e outros inúmeros inquéritos executados pela Polícia Civil. Uma das ações de repressão e combate a este tipo de crime em 2020 é o lançamento de nove novas unidades da Ronda Maria da Penha”, informou Barbosa.



Outras ações

Operações preventivas e ostensivas, aliadas à análise criminal, resultaram em mais de 25 mil detenções, sendo 17.355 em flagrante, 3.444 ocasionadas por mandados de prisão e mais de 4,8 mil encaminhamentos de adolescentes infratores. Em 2019, ainda foram apreendidas mais de 4,1 mil armas e 34 toneladas de entorpecentes, como maconha e cocaína.

Somente em 2019, a SSP contou com um orçamento de R$ 5,3 bilhões. Incluídos neste montante estão a aquisição de 10 mil pistolas Glock e 200 fuzis e espingardas e a garantia de 786 novas viaturas para renovação da frota em todas as regiões do estado.

Fonte: Secom BA
Sorteio foi realizado na manhã desta segunda (13). Matrículas devem ser feitas nos dias 14 e 15 de janeiro, nas escolas de Salvador e entre 14 e 17 deste mês, nas unidades do interior.

A Polícia Militar da Bahia divulgou, na tarde desta segunda-feira (13), as primeiras listas de sorteados no processo seletivo para os colégios e a creche da instituição. Os nomes dos contemplados estão disponíveis no site da PM.

As matrículas devem ser feitas nos dias 14 e 15 de janeiro, nas escolas de Salvador, e entre 14 e 17 deste mês, nas unidades do interior, das 8h às 17h. A lista de documentos necessários também está no site da instituição.

Os responsáveis pelos candidatos que não foram contemplados na primeira lista devem ficar atentos às outras chamadas, que devem ser divulgadas no decorrer dos próximos dias.

Ao todo, foram sorteadas 3.269 vagas para os 15 colégios da capital e interior e para a creche Nossa Senhora das Graças, que fica em Salvador.

Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), o CPM tem unidades nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié e Barreiras.

Entre as vagas oferecidas em Salvador, 70% são para filhos de policiais militares do estado, professores e demais servidores públicos civis da PM e da Secretaria Estadual de Educação (SEC).

Os 30% restantes são para o público externo. Nas unidades do interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de policiais militares estaduais, professores e demais servidores públicos civis da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino ou creche, e 50% para o público externo.

Fonte: G1.com

Fonte: Grupo Santo Antonio

Por causa do atraso do ciclo chuvoso no oeste baiano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ampliou o prazo para os produtores da região plantarem soja. A mudança foi publicada na Portaria 313, no Diário Oficial do Estado.

Inicialmente, a data limite era 31 de dezembro. Agora, os produtores têm até 20 de janeiro para trabalhar a cultura. A Bahia lidera o ranking de área plantada no país com 1 milhão e 600 mil hectares e a medida atende à solicitação das entidades do agronegócio.

Segundo a Adab, o mês de novembro, quando se inicia a janela de plantio da soja de sequeiro, teve índice pluviométrico muito abaixo da média para o período. Como o clima melhorou no final do ano, foi decidido ampliar o período para plantio.

“Questões climáticas motivaram a publicação do documento que valida a ampliação do prazo de semeadura, no entanto, estamos atentos e vigilantes para acompanhar o processo”, disse o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

Fonte: G1-BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |