Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Geni pretende chegar em Mato Grosso do Sul

Na manhã desta terça-feira(18), pouco depois das 10h, a reportagem do blog do Sigi Vilares esteve na área onde funcionava a antiga Rodoviária de LEM, atrás do posto 90, na Avenida Enedino Alves da Paixão,  no bairro Santa Cruz, atendendo solicitações de moradores que presenciaram uma mulher Identificada como Geni de Fátima Camargo da Silva, de 60 anos, natural de Campinas/SP, vivendo em situação de rua após chegar de Manaus no início da tarde de ontem, segunda-feira (17), por volta das 13h.

De acordo com informações de Geni, ela residia em um sítio chamado Vera Cruz, que fica na região de Manaus, de propriedade de um fazendeiro chamado Paulo. A mulher morava de favor no sítio com outras pessoas onde além de cuidar da área,  matava porco, galinhas e recebia do empresário parte do porco e algumas galinhas, para se manter. Paulo informou a Geni que tinha vendido o sítio e um caminhão iria buscar as mudanças dela. O sítio fica na região ribeirinha de Manaus. Ela foi residir em outra casa, de outro empresário, há 6 km de Manaus e depois foi mandada embora mais uma vez. Após passar por várias cidades e pegar várias carretas, ela rodou mais de 1000 km com um caminhoneiro, que segundo ela, reside na cidade de Paulo Afonso e estava indo para o Porto de Aratu, em Salvador, carregar o veículo.

Geni informou a nossa reportagem que os pais morreram e que não tem familiares, apenas 8 cachorros e alguns pássaros acompanha a senhora.  Geni pretende chegar em Goiás, Minas Gerais ou Mato Grosso do Sul, onde já residiu alguns anos atrás, mas também pretende ficar em Luís Eduardo Magalhães caso encontre alguém que disponibilize uma residência, chácara ou fazenda para ela ficar. Geni não sabe ler nem escrever, é beneficente do BPC LOAS, mas também sobrevive catando latinhas. Geni desembarcou na cidade com os cachorros, pássaros, três bicicletas, botijões de gás, geladeira, cama, mesa, ventilador, roupas, pratos, talheres, bolsas, vasos, baldes, carrinho usado para pegar reciclagem.

Uma equipe do POP RUA, programa da Prefeitura Municipal de LEM, também esteve no local colhendo informações referente a vida de dona Geni e procurando soluções de encaminhar a mulher até o seu destino. De acordo com informações de um dos agentes, o POP RUA não atende pessoas nas condições de dona Geni, pois o cidadão tem que estar residindo pelo menos há 1 ano na cidade. Também não tem como encaminhar a mulher para o local de acolhimento devido à mudança que a mulher carrega. O programa segue buscando soluções para a atender a cidadã.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares


Na última segunda-feira (17), a Superintendência de Trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e ROMU, realizaram mais uma “Operação Kadron”, no bairro Santa Cruz, mais precisamente na Avenida Tancredo Neves.

Após varias denúncias recebidas pela SUTRANS, relacionadas à perturbação de sossego por motociclistas que ainda insistem em utilizar esse tipo de equipamento nas ruas da cidade, a SUTRANS montou uma operação para combater o barulho gerado por essas motocicletas e logrou êxito.

Ao todo, foram retirados 4 equipamentos de circulação, proporcionando mais tranquilidade e qualidade de vida aos nossos moradores.

A “Operação Kadron” teve início há dois anos e vem rendendo ótimos resultados na cidade, que já apreendeu mais de 200 escapamentos ilegais com o trabalho diário dos agentes de trânsito.

O Superintendente de Trânsito Adê Cerrado afirma que a operação continuará e que conta com as denúncias dos cidadãos para continuar combatendo as irregularidades.

Quando for necessário, realize sua denúncia através do telefone 156 ou 3628-0689.

Fonte: SUTRANS

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, informa que os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 24, após finalização da reforma em suas instalações.

A Secretaria lembra ainda, que em caso de emergência o paciente deve dirigir-de a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Bombeiros militares do 17º GBM resgataram um enxame de abelhas que se instalou em um semáforo de pedestres no centro de Barreiras, na noite desta terça-feira (18). O caso foi registrado no cruzamento da Avenida Benedita Silveira com a Rua Abílio Farias.

Agentes da Coontrans deram apoio à ocorrência e o local precisou ser isolado durante o trabalho dos bombeiros. Os militares utilizaram roupas específicas para realizar a captura.

Após o resgate, as abelhas foram transportadas numa caixa e o cruzamento voltou a ficar seguro. Em situações do tipo, é recomendável procurar vias alternativas, desde que seguras, e acionar o 193, em vez de tentar resolver o problema por conta própria.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

O sábado (15), foi dia de aproveitar a superestrutura montada no Complexo Esportivo Deputado Luís Braga para receber o Deliave BBQ Festival, considerado como o maior evento de Churrasco da Bahia e que foi realizado em Barreiras com o apoio da Prefeitura e suas Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços, Infraestrutura, e Cultura e Turismo. O festival reuniu centenas de pessoas para uma experiência gastronômica liderada por grandes chefs e assadores do Brasil como Edvaldo Caribé, Flávio Trombino, Pedrão Bruno, Bruno Salomão, Paula Labaki, Fernando Tadeu, Letícia Croce, a barreirense Marina Sabino, dentre outros.

Acompanhado do vice-prefeito e secretários, o prefeito Zito Barbosa prestigiou o festival e conferiu a grande estrutura montada com espaços cobertos, mesas e cadeiras, redário, área kids e palco, onde se apresentaram atrações como a Opera Queen. “Receber um evento deste porte nos orgulha e só reforça a posição de Barreiras como a Capital do Oeste. Apoiamos esta e qualquer proposta que vise divulgar e promover Barreiras, este é um dos principais eventos gastronômicos do Brasil que temos o privilégio de sediar. Parabéns aos organizadores, pelo total sucesso desta primeira edição”, disse o prefeito.

Nas quatro estações montadas foram oferecidas, entre outras iguarias, costela fogo de chão, cordeiro fogo de chão, varal de short Rib, comida vegana, paella campeira, frutos do mar, brisket defumado, grelhados, hamburguês defumado, panceta pururuca e sobremesas. “Que a gente possa aproveitar esta iniciativa como novas oportunidades de lazer, entretenimento e, principalmente, de fortalecimento da economia local”, destacou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho.

Presentes ainda no festival a secretária de Administração, Gislaine Barbosa; os secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; e da Fazenda, Celso Lessa; as subsecretárias de Infraestrutura, Luzeni Santos e de Cultura, Emília Moreno. Também os vereadores Valdimiro José, Tetéia Chaves e Dra. Graça Melo.

Fonte: Dircom PMB

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (17), no 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic) em Barreiras, a Polícia Militar formou 111 novos soldados que atuarão no Oeste da Bahia. Outros 1.503 soldados foram formados simultaneamente em outras cidades do Estado, totalizando 1.614 novos policiais militares.

A formatura reuniu os formandos dos núcleos de Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa. Familiares acompanharam de perto a formatura após 11 meses de curso interno e se emocionaram com o rito da solenidade, que contou com a presença do comandante do 10º Beic Ten. Cel. Camilo Uzêda; Ten. Cel Soares Marinho, subcomandante do CPR-O; Ten. Cel. Normanha de Carvalho, comandante da 30ª CIPM Santa Maria da Vitória; também do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Júnior Sampaio; o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, os vereadores Silma Alves e Valdimiro José, demais autoridades militares e civis.

“Parabenizamos a Polícia Militar da Bahia por mais essa formatura realizada em Barreiras na sede do 10º Beic. Tenho certeza que nosso município e toda região Oeste terá mais essa garantia no reforço da segurança pública, assim, desejamos aos novos policiais muito sucesso e um longo caminho de grandes conquistas na plena atuação e combate à criminalidade”, ressaltou Júnior Sampaio.

As aulas dessa formação tiveram início em maio de 2022 e durante o curso, os formandos cursaram as disciplinas de Armamento e Tiro, Direito Aplicado, Defesa Pessoal e Uso Diferenciado da Força, Direitos Humanos, Relações Interpessoais, dentre outras, que totalizaram a carga de 1.300 horas, incluindo atividades complementares.

A proposta finalizada com a formação desses novos policiais militares, conforme o comandante do 10º Beic, foi a de melhor formação no contexto de excelência realizada em Barreiras, seguindo os mesmos critérios e doutrinas dos demais locais de formação, a exemplo de Salvador, Teixeira de Freitas e Juazeiro.

“Parabenizamos todos os formandos por mais essa conquista e que iniciam hoje a carreira na segurança militar da Bahia. Foi com muita alegria e satisfação que recepcionamos todos os familiares, especialmente por nos permitir transformar esses homens e mulheres em novos guerreiros militares, que Deus os abençoe e os conduza ao caminho certo. Para este ano, já ocorreu um novo chamamento para a formação de mais policiais e em meados do mês de agosto, daremos início a mais um ciclo de formação, melhorando ainda mais a nossa segurança”, pontuou Camilo Uzêda.

Fonte: Dircom PMB

O volume das atividades turísticas na Bahia, no acumulado do ano de 2022, expandiu 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, após avançar 47% em 2021, na mesma base de comparação. Esse resultado é a segunda maior variação já registrada em toda série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação, e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 29%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado trimestralmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, o consumo ativo faturado (kWh) de energia elétrica nas Atividades Características do Turismo (ACTs) na Bahia cresceu 1,6% no ano de 2022 contra 2021, puxado, principalmente, pelo excelente desempenho em outros alojamentos não especificados anteriormente (83%).

Seguindo a mesma análise, mais de 8,7 milhões de passageiros (de voos doméstico e internacional) passaram nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) no ano de 2022. O fluxo expandiu 21,7% contra 2021, o que representa um aumento de mais de 1,6 milhão de passageiros. Esse comportamento foi resultado da aceleração observada tanto nos embarques (22%) quanto nos desembarques (21%). É importante destacar que todos os aeroportos mancaram expansão.

Em 2022, aproximadamente 71 milhões de veículos passaram nos pedágios das rodovias da Bahia. Em relação a 2021, cerca de 1,1 milhão de veículos a mais passaram nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia, o que representa uma ampliação de 1,5%, impulsionado pela ampliação observada em duas das três concessionárias.

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 3,2 bilhões nas ACTs no ano de 2022, com queda nominal de 49% em relação ao ano de 2021, puxado principalmente, pelas reduções nas atividades de Transporte por navegação de travessia intermunicipal, interestadual e internacional (-99%).

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 59% no ano de 2022, resultado superior àquele observado no ano anterior (48%). Esse resultado é superior 10,5 p.p em relação ao ano de 2021, um reflexo da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana.

Perto de 64 mil veículos passaram a mais pelo Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no ano de 2022, isso representa uma expansão de 8% em relação ao ano de 2021. Pelo mesmo sistema, passaram quase 727 mil passageiros a mais, com expansão de 17%, na mesma análise.

O setor de Turismo incorporou 9.736 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2022, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, Hotéis e similares e Locação de automóveis sem condutor, que geraram mais 4.353, 1.427 e 1.315 novos vínculos formais, respectivamente

No âmbito das zonas turísticas do estado, houve saldo de 8.408 postos no ano e todas as 13 regiões exibiram resultados positivos. Os maiores saldos foram observados nas zonas Baía de Todos-os-Santos (+4.129 postos), Costa do Descobrimento (+1.133 empregos) e Costa do Cacau (+730 postos).

Nesse contexto, é importante ressaltar que o setor do turismo na Bahia no ano de 2022 foi motivado, principalmente, pela ampliação das rotas de voos, pela atração dos grandes congressos, pelo fomento ao empreendedorismo e pela redução da informalidade. O aumento da competitividade dos destinos turísticos contribuiu positivamente para o resultado significativo do setor.

A expectativa é de manutenção do crescimento no 1º trimestre de 2023, com taxa ainda expressiva, com a realização das festas populares, religiosas e o carnaval. Os cruzeiros marítimos para a temporada de 2023 estão a pleno vapor. E, o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria do Turismo da Bahia, vem reunindo esforços na promoção do estado baiano nos eventos em todo o território brasileiro.

Acesse o boletim completo no site da SEI.

Fonte: Ascom/SEI

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No início da noite desta quinta-feira (13), pouco depois das 18h, policiais militares da 85 CIPM realizaram uma blitz na Avenida Ayrton Senna, mais precisamente na praça Léa Cordeiro, no bairro Santa Cruz, em LEM.

Vários veículos foram abordados, entre eles motocicletas irregulares, com motociclistas sem habilitação ou documentação atrasada. Alguns deles conseguiram realizar as pendências no local da blitz e foram liberados. Uma moto teve que ser removida para o pátio por estar irregular. Ninguém foi preso.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Visando cumprir o estabelecido no cronograma de Rondas Escolares no município, a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito segue reforçando a segurança e proteção nas escolas seguindo a rotina já adotada pela Guarda Civil Municipal. A atividade ostensiva é voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e do perímetro escolar, tanto na cidade como na zona rural.

Em Barreiras, as rondas escolares foram criadas há 12 anos e a partir de um cronograma pré-estabelecido, nesse mês de abril foram intensificadas em horários estratégicos, na entrada e saída dos alunos e com visitas aos gestores. Conforme o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, mais de oito homens se reservam nessa ação diariamente e exclusivamente na ronda escolar.

“Em momentos como esses em que estamos tendo bastante “fake news” de criminalidade nas escolas, garantimos total apoio à integridade dos estudantes e profissionais da educação com demandas extras na oferta de reforços. Estamos realizando rondas internas e no interior dos prédios escolares. Pedimos a população de modo geral, que evite a disseminação dessas informações falsas, essa atitude contribui para a tranquilidade das aulas nos espaços escolares”, pontuou João Oliveira.

Conforme o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, a Ronda Escolar é um importante serviço oferecido aos cidadãos pela Guarda Civil Municipal e em casos que demandam uma atenção redobrada, atuam com o apoio da Polícia Militar. “A Prefeitura de Barreiras trabalha para a prevenção às violências na comunidade escolar, dessa maneira, diariamente, temos guardas civis municipais que realizam esse trabalho preventivo e de cuidado. Além do patrulhamento de rotina, a partir desta sexta-feira (14), estaremos com uma viatura exclusiva para a Ronda Escolar. Durante todo ano, esse trabalho é realizado seguindo um cronograma cuidadosamente elaborado para proporcionar segurança aos nossos estudantes e tranquilidade às suas famílias”, ressaltou Junior Sampaio.

Fonte: Dircom PMB
O objetivo é levar segurança a estudantes, professores e demais profissionais

Diante do cenário nacional que tem ocorrido ameças e ataques nas escolas, diariamente, viaturas e agentes da Guarda Civil Municipal de Baianópolis fazem rondas para levar mais segurança aos estudantes, professores e demais profissionais que atuam nas escolas da rede municipal.

Os guardas civis municipais, fazem rondas escolares em horários estratégicos, na entrada e saída dos alunos, bem como, em horários também de aula nas escolas de Baianópolis. Áreas próximas às escolas também são monitoradas pelos guardas civis municipais para inibir a criminalidade e o tráfico de drogas.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio





No início da noite desta quarta-feira (12), pouco depois das 18h30, uma mulher Identificada como M.A.G, de 44 anos, ficou ferida após atropelar um cachorro que atravessou na frente de sua moto quando ela trafegava pela Avenida Cinco, no bairro Nova Brasília, em LEM.

O SAMU socorreu a mulher para a UPA, com contusão no membro inferior.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Fenômeno de votos na disputa pelo Senado nas eleições de 2022, a médica bolsonarista Dra. Raíssa Soares pode deixar o PL por discordâncias com a condução da legenda no estado, hoje nas mãos do ex-ministro João Roma. A instatisfação foi confirmada pelo Política ao Vivo, que consultou nomes ligados a Raíssa e ao partido.

Uma das fontes afirma que Raíssa está indignada com o fato do PL ter se aliado ao governo Jerônimo Rodrigues, do PT, o que vai na contramão da atuação da legenda bolsonarista, que tem o partido do presidente Lula como principal adversário no cenário político. A avaliação é de que as práticas da sigla continuam as mesmas no estado, mesmo com a guinada com a direita conservadora. A aliança com o Solidariedade dentro da Assembleia Legislativa (Alba) também é um dos motivos da insatisfação de Raíssa.

Na condição de vice-presidente do PL baiano, Raíssa não tem sido consultada sobre as decisões tomadas por Roma, o que tem feito a doutora pensare em uma mudança de legenda. A alternativa, caso deixe o partido, ainda é desconhecida. Vale lembrar que em 2022, quando foi candidata ao Senado, a médica ‘bolsonarista raiz’ obteve 1.057.085 votos, um total de 14,61%. A votação foi maior que a de João Roma, que ficou com 738.311 votos (9,08%).

Fonte: Do Política Ao Vivo
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |