Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



A manhã dessa sexta-feira (01) foi considerada histórica para a comunidade barreirense. O prefeito Zito Barbosa, acompanhado do secretário de saúde, Anderson Vian, entregou à população, a Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel e o Sistema de Informatização da Saúde do município. As novas conquistas foram celebradas com a presença da sociedade civil organizada, da Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Profª Drª Iracema Veloso, presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (SINDACS), Luciano Pereira, do representante da PR Sistema, Luciano Damasceno, vereadores, secretários e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Após o período de reestruturação, a UBS Emilly Raquel, que fica no centro da cidade, continuará com o atendimento pediátrico e outras especialidades como: clínica médica, pré-natal, odontologia, preventivo, vacinas, enfermagem, e também acompanhamento ao nutricionista. Com a ampliação de serviços, a UBS irá atender além das crianças, os moradores dos bairros Renato Gonçalves, Aratu, Vila Jurí, Vila Regina, Sandra Regina I e II.

“Essa nova Unidade Básica de Saúde foi restruturada com o objetivo de ofertar um leque maior de especialidades, passando a atender além das crianças, seus pais e a população em geral. A oferta ampliada de especialidades com certeza irá diminuir as filas em outras unidades da cidade, evitando assim que as pessoas fiquem muito tempo à espera do atendimento básico de saúde”, disse o secretário Anderson Vian.

De olho na inovação e agilidade necessária aos serviços e atendimentos de saúde no município, a Prefeitura implantou o Sistema de Informatização da Saúde. Foram entregues aos 263 Agentes Comunitários de Saúde, tablets que serão usados a partir desse mês, como ferramenta principal de trabalho. O equipamento servirá para alimentar o sistema de monitoramento que será realizado continuamente nas residências.





Toda capacitação dos servidores da Secretaria de Saúde, dentre eles os Agentes Comunitários, está sendo realizada pela empresa PR Sistema, especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão em saúde. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Luciano Pereira, o aparelho eletrônico irá contribuir de forma positiva nos acompanhamentos realizados pelos agentes.

“Este ato representa hoje uma grande evolução na saúde pública de Barreiras, o SINDACS atende uma média de 40 municípios na nossa base territorial e tem acompanhado ativamente as reivindicações de melhoria no ambiente de trabalho. A entrega desse novo instrumento de trabalho que visa absorver os dados, sincronizar em tempo real todas as informações necessárias, irá contribuir para um melhor acesso à saúde pela população. A visita dos agentes de saúde estava perdendo a essência e agora as suas atribuições estarão integradas junto à equipe das unidades de saúde”, avaliou.

Destacando a prioridade com que a gestão vem cuidando da saúde no município, o prefeito de Barreiras, enfatizou o esforço desempenhado pela administração para reestruturar a atenção básica e ofertar uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade à população barreirense.



“Assumimos a Prefeitura em 2017 com apenas 39% da cobertura da atenção básica, já elevamos para mais de 60% e o nosso objetivo é chegar aos 90% ao final da nossa gestão. Com a implantação da Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel, ampliaremos nosso atendimento para mais de 15 mil pessoas por mês, sem deixar de priorizar o atendimento pediátrico as nossas crianças. Iremos iniciar a construção de mais 11 unidades de saúde em Barreiras, cinco na zona rural e mais seis na zona urbana, e assim iremos ofertar um serviço de qualidade e mais humanizado para aqueles que realmente precisam, esse é o nosso compromisso”, destacou Zito.

Fonte: DIRCOM/Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio





A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Conquista, realizou na manhã da quinta-feira (31), uma palestra sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da Hanseníase. A palestra ministrada pela técnica de enfermagem da Vigilância Sanitária, Ana Luiza dos Santos Lima, na sede da unidade, objetivou esclarecer as principais dúvidas dos pacientes sobre a doença.





Durante toda a semana, esses pacientes foram triados através de uma busca ativa realizada pelos agentes de saúde da UBS durante as visitas domiciliares. Além da palestra informativa, todos os moradores passaram por uma consulta clínica com o médico Itamar Rios e realizaram o teste de sensibilidade para o diagnóstico da doença.



De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os pacientes atendidos que foram diagnosticados com a hanseníase, já saíram da Unidade de Saúde com o tratamento em mãos. “A hanseníase é uma doença curável, cujo diagnóstico e tratamento precoces evitam sequelas e a transmissão para outros indivíduos. Além disso, o tratamento é gratuito, simples, indolor e eficaz” explicou o secretário da pasta, Felipe Melhem.



Sobre a doença - A hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Quem não concluiu os estudos, tem agora uma nova chance através do Programa EJA (Educação para Jovens e Adultos), que está com as matrículas abertas em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os interessados podem realizar suas matrículas em uma das seguintes escolas municipais: José Cardoso de Lima, Cezer Pelissari, Aldori Luiz Tolazzi, Marlei Terezinha Pretto e Vânia Aparecida Santos Ribeiro, que são as unidades onde serão ministradas as aulas do EJA, a partir do dia 06 de fevereiro.

Para realizar a matrícula o aluno precisa levar o documento de identidade, a certidão de nascimento, um comprovante de residência e duas fotos 3×4. A matrícula pode ser feita em qualquer horário, da manhã até a noite, enquanto a escola estiver aberta.

Segundo o Secretário de Educação, Leandro dos Santos, a idade mínima para ingressar no EJA e terminar o ensino fundamental é de 15 anos. “Esta é uma boa oportunidade para concluir os estudos e se qualificar para o mercado de trabalho. As aulas são gratuitas e realizadas no período noturno”, comentou o secretário Leandro.

Sobre o EJA – A Educação de Jovens e Adultos, antes conhecida como Supletivo, é uma modalidade educacional criada com o objetivo de democratizar o ensino do Brasil, possibilitando que pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional concluam seus estudos nos ensinos fundamental e médio.

A modalidade permite que os estudantes concluam a formação em menos tempo do que a educação regular. Ele é composto por módulos, e cada uma das etapas do EJA equivale a uma série ou ano do ensino tradicional, com duração de seis meses.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio



Com a missão de oferecer mais eficiência ao Sistema Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde de Barreiras implantou o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, com objetivo de verificar, avaliar e analisar todos os serviços ofertados à sociedade. O SGQ começou a ser implantado em dezembro e mensalmente os coordenadores e diretores das unidades de saúde do município se reúnem para discutir os resultados obtidos, como a produtividade, desafios, melhorias implantadas, problemas a serem superados, acessibilidade e inovações.

Através dessa nova metodologia adotada pela Secretaria será possível tomar decisões de forma mais segura, devido ao gestor e todos os colaboradores da rede, avaliarem juntos o desempenho em cada unidade.

Na tarde dessa terça-feira (29) a reunião aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no bairro Morada Nobre. Dessa vez, 34 coordenadores participaram do encontro e puderam conhecer as ações do Programa de Fibromialgia, CER II e Ouvidoria Pública.




De acordo com o secretário Anderson Vian, uma das principais metas do SGQ é garantir a qualidade dos serviços ofertados ao público no Sistema Municipal de Saúde, bem como na atuação dos profissionais, seja nas unidades básicas de saúde, na UPA, em programas sociais como o Idade Viva, CAPS, Farmácia Cidadã e até mesmo na Ouvidoria Pública.

“Todos os meses, iremos nos reunir para avaliar a produtividade de cada setor da Secretaria de Saúde, mostrando os pontos positivos e negativos. Essa também é uma oportunidade de todos ao mesmo tempo, conhecerem o que é realizado na rede de saúde pública de Barreiras. Para isso, cada coordenador e/ou diretor dispõe de um momento para relatar e tirar dúvidas para que possamos dessa forma garantir a satisfação no atendimento dos nossos munícipes”, destacou o secretário

Fonte: Dircom

Fonte: Publicidade

O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. As equipes estão percorrendo os bairros da cidade orientando a população sobre os riscos da doença e as formas corretas de evitar o aparecimento de focos.

De acordo com a coordenadora Cristina Barreto em 2019 foram registrados apenas dez casos da doença e a situação está controlada. “O trabalho tem surtido excelentes resultados e tenho certeza que a dengue não será mais um problema na nossa cidade”, comentou Cristina.



Um importante trabalho que está sendo realizado é o bloqueio, feito de acordo com a necessidade de cada região. O procedimento consiste na aplicação de inseticida e pulverização de uma determinada área, como um quarteirão, por exemplo.

Outro reforço importante no combate ao mosquito é o trabalho do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A equipe do NEPS ampliou o número de palestras e vistoria em pontos específicos, como bueiros e água acumulada em algumas ruas. Apesar de todo o esforço do poder público municipal no combate a dengue, a coordenadora do Núcleo de Endemias explica que todo o trabalho não apresentará resultados ainda melhores se a população não colaborar.



“Vamos evitar o acúmulo de água perto das plantas, em garrafas plásticas, pneus e vasilhas sem tampas. O armazenamento correto do lixo em sacos plásticos fechados também é fundamental. A falta de cuidados favorece o aparecimento de ambientes ideais para a proliferação do Aedes aegypti e qualquer descuido pode proporcionar sérios danos a saúde das pessoas próximas”, concluiu.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A geração de emprego e renda para Luís Eduardo Magalhães continua sendo um dos principais objetivos do prefeito Oziel Oliveira.

A implantação do polo têxtil que agregará valor à produção do algodão da região e otimizará os benefícios de geração de emprego e renda do setor, tem sido planejada juntamente à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que será a grande parceira do projeto.

Um dos maiores gargalos que impediam os avanços na busca de empresas parceiras, era a falta de capacidade em energia elétrica, o qual já está sendo superado pelo projeto de ampliação da oferta de energia a ser executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA) do Governo do Estado da Bahia.

Em visita aos estados de Pernambuco e Paraíba, o gestor mostrou as vantagens e as oportunidades que o município oferece para a implantação do polo têxtil.

“O encontro foi muito positivo e tivemos a oportunidade de mostrar a grandeza do agronegócio de Luís Eduardo Magalhães para proprietários de indústrias de fiação, tecelagem e confecções”, exclamou o prefeito.

Durante a viagem, Oziel Oliveira também conheceu o Centro de Tecnologia da Indústria Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e iniciou as tratativas para a capacitação e formação técnica de mão de obra para o polo. Além do prefeito, também estavam na comitiva, empresários do setor e a deputada estadual Jusmari Oliveira.

“Todos ficaram admirados com o potencial da nossa região e não tenho dúvidas que em pouco tempo colheremos os frutos do que foi semeado durante estas visitas”, complementou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, por meio do Programa Borboleta, realizou na tarde da segunda-feira (28) no Hotel LG, um treinamento para os novos alunos do Núcleo de Soldados da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O treinamento ministrado pela equipe do Programa Borboleta objetivou qualificar os novos policiais para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães.

Alguns dos assuntos abordados durante a capacitação foram a postura policial frente a uma situação de violência contra a mulher; o funcionamento e os protocolos do Programa Borboleta; os diferentes tipos de violência doméstica; especificações da Lei Maria da Penha e o descumprimento de medidas protetivas de urgência.

De acordo com a coordenadora do Programa Borboleta, Flávia Rizkalla, a Polícia Civil em grande parte dos casos, é a primeira forma de atendimento às mulheres vítimas de violência e por isso é de fundamental importância que esse organismo esteja preparado para realizar esse primeiro acolhimento.

Também participaram do treinamento, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares; a diretora de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Sonia Portela; a psicóloga Deuziene Cruz; a assistente social Celestiana Rocha e a advogada Dayse Garcia.

Reunião com a OAB – Ainda na manhã da segunda-feira, a equipe do Programa Borboleta também realizou uma reunião com o presidente da OAB de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Arthur Granich, objetivando firmar parcerias e realizar ações conjuntas para prevenir e coibir a violência doméstica no município

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |