Blog Santo Antônio
Notícias

Sendo em vista a expansão das atividades agrícolas na Bahia e a maneira como a sociedade enxerga a produção alimentícia em grande escala, representantes da Aiba, Abapa e Faeb se reuniram, em Salvador, para debater o assunto. Um dos temas mais polêmicos, a pulverização aérea, entrou na pauta do dia. Esta prática é injustamente vilanizada, uma vez que, quando respeitada todas as normas de aplicação, se mostra a maneira mais eficaz e segura de combater pragas e doenças que afetam as lavouras.

Desmistificando o vilanismo deste recurso, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, esclareceu que ela é a única forma de manter saudável a produção em larga escala, uma vez que a aplicação terrestre seria menos eficiente, mais lenta e onerosa, além de exigir o uso de mais produtos quí micos. “Com o passar dos anos foram realizadas muitas pesquisas e a tecnologia tem melhorado, o que ainda não melhorou foi a burocracia na liberação de defensivos mais estudados. Nos Estados Unidos, por exemplo, a demora é de dois anos, aqui leva-se de oito a dez anos para se obter a liberação”, pontua.

O presidente da Abapa, Júlio Busato, rebateu as críticas sofridas pelo setor. “Muito se fala contra os defensivos agrícolas, mas pouco se sabe sobre o tempo de ação dele. Daí cria-se um terrorismo psicológico que não corresponde com a realidade. Para se ter uma ideia, nos anos 70 a expectativa de vida do brasileiro era de 45 anos, e hoje é de 75 anos, o melhoramento nas lavouras só traz benefícios”.

De acordo com o deputado estadual Eduardo Salles, líder da Comissão da Agricultura na Assembleia Legislativa, não existe produção em larga escola sem a utilização de defensivos. “Temos que mostrar para nossa sociedade, começando pelas nossas crianças, que os defensivos ajudam a produção a se livrar das pragas. Não existe outra maneira de produzir alimento para a humanidade se as pragas tomarem conta das lavouras”, disse.

Também participaram da reunião o presidente da Faeb, Humberto Miranda; a vice-presidente, Carminha Missio; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt; o presidente do Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), Jones Yasuda; a deputada estadual Jusmari Oliveira, além de representante das secretarias de Meio Ambiente, e Indústria e Comércio.

Fonte: Ascom Aiba

Neste final de semana Jusmari Oliveira retornou aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Correntina e Jaborandi, reencontrou lideranças, agradeceu e planejou ações para Seu futuro Mandato!

“O simples ato de agradecer é capaz de aumentar nosso nível de felicidade pessoal e mudar nosso destino!” Com estas palavras a Deputada Eleita Jusmari Oliveira anunciou o seu retorno aos Municípios de Bom Jesus da Lapa, Correntina e Jaborandi onde ela reencontrou as lideranças e correligionários que, segundo ela, ajudaram-na a conduzir os companheiros que construíram a conquista do Mandato.

Bom Jesus da Lapa, Jaborandi e Correntina foram responsáveis por uma significativa votação para Jusmari Oliveira e os compromissos de campanha também foram relembrados nos encontros deste final de semana.

“Ela nos deixa muito feliz quando reafirma os compromissos com cada comunidade.” Disse a Líder Correntinense, Vanusia.

Sérgio do Bandeira se manifestou desta forma:” Aqui para nós isto é novidade, nossa comunidade nunca mais viu nenhum Deputado em quem votou.”

Em Jaborandi os Vereadores Poeirinha, Edson Queiroz, Edson Galego, o Vice-Prefeito Danúbio e sua Esposa Marcia receberam Jusmari com muito entusiasmo.

“Este gesto de gratidão e esta forma humilde dela nos encontrar nos anima demais. Acreditamos que teremos coisas muito boas para nosso Município no decorrer deste Mandato que como ela diz, é de todos nós.” Disse Márcia

Fonte: Blog Douglas Batista/Ascom Jusmari Oliveira

Com início do ano letivo 2019 previsto para 11 de fevereiro, a Secretaria de Educação de Barreiras abriu o cronograma de matrículas para alunos da casa e novos estudantes que pretendam frequentar as escolas da rede municipal. Desde o dia 26 de novembro até a próxima sexta-feira (7), é o período de renovação interna, para os estudantes que já estudam em escolas municipais. De 02 até 11 de janeiro será o prazo destinado para as transferências internas, entre escolas do Município. Finalmente, a partir de 21 de janeiro serão abertas as matrículas para novos alunos.

Segundo a secretária de Educação, Cátia Alencar, a quantidade certa de vagas disponíveis aos novos alunos, somente será divulgada após essa movimentação interna dos alunos da casa, porém serão oferecidas vagas em todas as séries/anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Nossa média é de 23 mil alunos na Rede Municipal, para 2019, este número não deve sofrer grandes alterações. Vamos priorizar os estudantes que já estão na casa, porém, todos que buscarem uma vaga, serão atendidos, mesmo que em unidades mais distantes de suas residências, no caso de não haver mais vagas em escolas próximas”, esclarece.

Uma novidade para 2019 é a criação de cinco núcleos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona no período noturno. Estes núcleos serão distribuídos em pontos estratégicos de Barreiras, visando atender clientelas existentes em todos os bairros. Para se matricular no Programa, os interessados devem apresentar cópia do RG ou registro civil, CPF, duas fotos 3X4, histórico escolar ou Declaração do Estudante e comprovante de residência.

Para os alunos da casa, basta apresentar a carteira de vacinação atualizada, no ato de renovação da matrícula. É importante, para os novos alunos, apresentar a documentação conforme a série pretendida. Para a Educação Infantil é necessário levar cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF (se tiver), duas fotos 3X4, cópia do cartão de vacina atualizado, comprovante de residência com data não superior a 90 dias, número de NIS se o aluno receber benefício da Bolsa Família e cartão do SUS. Para as matrículas no Ensino Fundamental: cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF (se tiver), duas fotos 3×4, comprovante de Residência com data não superior a 90 dias, cópia do Cartão Bolsa Família quando cadastrado, histórico ou declaração escolar (validade de 90 dias); exceto para o 1º ano.

Fonte: Dircom/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, informa que as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no município, têm até o dia 21 de dezembro para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A inscrição é obrigatória e pode ser realizada na sede do Programa Bolsa Família localizado na Prefeitura Municipal e nas Unidades Descentralizadas do Programa localizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no bairro Conquista e no Centro de Capacitação do Residencial Vista Alegre.

O coordenador do Bolsa Família no município, Nelton Castro, explicou que o benefício mensal no valor de um salário mínimo é voltado para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência e renda familiar de até um quarto de salário mínimo por pessoa.

“Caso o beneficiário do BPC tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta ele ser maior de 16 anos, que tenha a capacidade de prestar as informações e deve apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário. Outras informações como o RG e comprovante de residência, também podem ajudar no momento da inscrição”, comentou Nelton Castro.

Sobre o Cadastro Único – É a porta de entrada para mais de 20 programas sociais e instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

 

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: Publicidade

Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Grande, em Barreiras, na região Oeste do Estado, produziram um bioetanol de banana. A ideia de fazer um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação dos resíduos da fruta surgiu a partir da observação do descarte durante o processo produtivo, do transporte e do armazenamento. A experiência, desenvolvida por meio do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, tem chamado a atenção no cenário nacional e será apresentada no 9º Movimento Científico Norte Nordeste (MOCINN), realizado de segunda a sexta-feira (3 a 7), no município de Abaetetuba, no Pará.

A professora orientadora Daiana Silva Rocha destaca o alcance social do projeto: “Ao aproveitamos bananas que seriam descartadas, damos uma opção aos pequenos agricultores da bananicultura de agregar valor a esses resíduos. Trabalhamos com banana madura, mas queremos testar com a fruta verde para ver qual estágio terá maior rendimento de álcool”.

O estudante Jefferson Pereira fala de sua satisfação de participar do MOCINN, evento criado em 2009 por professores que sentiram a necessidade da existência de uma feira itinerante entre os Estados do Norte e do Nordeste, com o projeto intitulado “Gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da produção de banana para desenvolvimento bioetanol de segunda geração”. “Estou muito feliz e com alta expectativa de apresentá-lo mais uma vez fora do nosso Estado. Todas as viagens que já fizemos em prol deste trabalho foram de muito aprendizado em relação ao mundo acadêmico e da pesquisa. Graças à oportunidade de demonstrar o que a gente aprendeu me vejo cada vez mais pesquisador e me sinto realizado”.

Uso racional de energia - Outro projeto igualmente sustentável, “Uso consciente de energia no ambiente escolar”, realizado pelos estudantes do curso técnico de Informática, João Lucas Batista e Levi Villa Flor, do Colégio Estadual Rubem Nogueira, no município de Serrinha, também será apresentado no evento no norte do país. Este trabalho foi realizado a partir do uso racional da energia elétrica na escola, conforme explica a diretora da unidade e professora orientadora, Judite Sant’Anna Lima. “Os estudantes da disciplina Intervenção Social sugeriram a troca das lâmpadas por LED em todos os ambientes e o resultado foi impressionante na redução do consumo de energia. Na última sexta-feira, experimentamos a placa solar no interior da escola e vamos demonstrar no Pará que é possível um resultado positivo a partir de intervenções sociais”, relatou a educadora, que segue com a delegação da Bahia para Abaetetuba.

Fonte: ASCOM da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

O policiamento em áreas rurais também foi discutido na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2018), em Salvador. O evento, que vai além de exposições de toda cadeia produtiva, também tem seu momento de troca de conhecimento. Durante palestra realizada nesta quinta-feira (29), o Tenente-coronel PM Camilo Uzêda deu dicas de segurança pessoal e ensinou como identificar situações suspeitas, a fim de não se tornar um alvo da violência. As dicas se aplicam tanto no âmbito rural, como urbano.

O objetivo, segundo ele, é alertar a sociedade de modo que ela possa identificar e até evitar possíveis ocorrências. “O dever da polícia é garantir a segurança do cidadão, seja no campo ou na cidade, e uma sociedade bem instruída nos ajuda a reduzir e combater o crime”, observou.

Para ele, a participação da sociedade é muito importante para os resultados dos trabalhos. Ele citou como exemplo a Operação Safra realizada no Oeste da Bahia, e que conta com o apoio de produtores rurais da região. “Quando a comunidade se envolve e se conscientiza que devemos unir força a ação é bem sucedida”.

A produtora rural Rosi Cerrato destacou que os agricultores facilitam o trabalho do efetivo, recebendo os policiais em suas fazendas, quando necessário.

Fonte: Blog Douglas Batista/Ascom AIBA
Equipe mobilizada no centro da cidade no dia D. Foto: Divulgação 

Luís Eduardo Magalhães reduziu significativamente o número de notificações sobre infestação do mosquito transmissor da dengue. Dados da coordenadoria de Endemias do município, mostram que em 2015, foram 2 mil 724 notificações, contra 61 em 2018, e até agora com nenhum caso confirmado.

Segundo Cristina Barreto, isso se deve as campanhas de conscientização realizadas pela secretaria de Saúde e também no comprometimento da população.

Na última sexta-feira, dia 30, Dia D de combate ao aedes aegypti, a equipe de endemias realizou ações no centro da cidade. Nesse período chuvoso, é época ideal para o desenvolvimento das larvas. Segundo o agente de Endemias Florisval Teles, estão sendo encontrados larvas do mosquito em caixas de ovos e também em tampas de garrafas. 

A coordenadora de Endemias, Cristina Barreto explicou que em semanas temáticas as ações são intensificadas, mas que diariamente as equipes estão mobilizadas com o objetivo de combater o mosquito.

Cristina Barreto e Florisval Teles no estúdio da Moderna FM. Foto: Raquel Santana
Fonte: Por Raquel Santana/ Blog Douglas Batista

As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 foram aplicadas no  domingo (25) em diversas cidades do País. Em Barreiras, os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) tiverem uma recepção acalorada pelos professores dos cursos com muito incentivo e um kit especial montado para eles.

Para Juliana de Carvalho Rodrigues, que cursa o 8º semestre de Ciências Contábeis foi uma alegria encontrar com os professores e coordenadores antes de entrar para a sala da prova. “É um estimulo a mais por causa do carinho e o ‘boa sorte’ de todos esses professores, é muito bom receber este incentivo antes da prova. Estou muito tranquila”. O mesmo sentimento foi destacado por Amanda Bretano, que cursa o último ano de Direito na FASB. “A recepção foi maravilhosa, com a entrega do kit, com caneta, bolsa, água, pode parecer simples, mas é extremamente importante pra gente. Agora, o nosso papel é obter um bom resultado na prova do Enade”, falou entusiasmada.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes teve quatro horas de duração com prova composta por 40 questões de Formação Geral, comum a todas as áreas, e de Componente Específico do curso. O Enade é voltado para estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins.

“A mobilização dos coordenadores e o esclarecimento sobre a prova são muito importantes, sentimos que os estudantes estão mais engajados. Mas o principal é que eles encarem este momento como se fosse um concurso. É uma avaliação da instituição e os estudantes avaliam também, seus conhecimentos. Nós desenvolvemos este conjunto de ações integradas entre a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo de Marketing e apoio da IAESB. É um dia para dizer que estamos apostando nestes estudantes que traçaram uma caminhada na instituição”. Evidenciou o professor Marden Lucena, coordenador da CPA.

Para a Cristiane Pacheco, coordenadora de Direito a acolhida é um incentivo a mais para a realização da prova. “Nós fizemos uma recepção, um acolhimento dos alunos, e também destacamos a importância deles fazerem a prova com seriedade. É importante a instituição apoiar esses alunos nessa reta final. A gente sente que eles estão acolhidos, isso é o mais relevante nesse momento”, ressaltou.

 

Fonte: ARATICUM Comunicação

Sete jogos movimentaram mais uma rodada da Copa Vento em Popa Society, realizada em Luís Eduardo Magalhães. Destaque para os times do Maclarem e Santa Cruz que venceram com goleadas os seus confrontos.

No sábado, 01, dois jogos, Redbull 2 x 2 MEC e Maclarem 5 x 0 Novo Paraná.

No domingo, 02, mais cinco Jogos. O Ajax perdeu o segundo jogo na competição, desta vez para o Bahêa por 3x2. Honórios e RG também empatam na rodada (2x2). O time do ARD passou fácil pelo Celtic 3x0, outro time que venceu foi o Caroço que bateu o Milk Shaik da Praça por 3x1.

Já o Santa Cruz aplicou mais uma goleada, a equipe já tinha vencido o Ajax por 5x1 na última rodada, neste final de semana goleou o Gigantes de Aço, por 7x2.

Prestigie o esporte local, visite o Clube Vento em Popa localizado próximo ao centro comunitário da igreja católica e leve sua família

Fonte: Blog Douglas Batista

Os 280 pequenos estudantes da Escola Municipal São José, na Vila Brasil, passaram um ano inteiro mergulhados em textos e conhecendo as particularidades de autores brasileiros. Trata-se do Projeto “Para gostar de Ler”, implantado em 2015, que propõe uma viagem pelo mundo da literatura. Nesta quinta-feira (29), o conhecimento adquirido pelos pequenos, com idades entre 3 a 5 anos, foi socializado para familiares, durante uma mostra de literatura, realizada durante todo o dia.

Pela manhã, o comando da exposição ficou por conta das seis turmas do Maternal II ao Pré II, à tarde, as outras seis turmas assumiram a função de mostrar o que aprenderam no decorrer do ano. “Cada turma desenvolveu atividades a partir de textos de um autor específico, assim, trabalhamos um total de seis autores e suas obras, com atividades de conto e reconto de histórias, como forma de despertar nas crianças o prazer pela leitura”, explica a coordenadora pedagógica, Luzimar Santos.

Os autores, selecionados a partir de suas produções literárias infantis foram: Elias José, Bartolomeu Campos de Queiróz, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Vinícius de Moraes e José Paulo Paes. E, o resultado desse estudo, foi uma mostra recheada de personalidade e imaginação. “Nossos alunos apresentaram poemas, música e produções gráficas que traduziram um aprendizado de muita aproximação e intimidade com a nossa literatura, certamente, com esse estímulo, estaremos formando futuros leitores”, avalia a diretora da escola, Maria Verônica Porto.

A visitação é direcionada, principalmente para os pais e familiares das crianças que podem conferir de perto os trabalhos desenvolvidos e assistir as apresentações. Tudo foi organizado com capricho pela equipe pedagógica composta por sete professores, 12 monitores, coordenação e direção da Escola São José.

A secretária de educação, Cátia Alencar fez questão de viajar com os alunos e destacou a importância dos momentos lúdicos como forma de facilitar o aprendizado. “A literatura proporciona ao público de todas as idades um modo mais prazeroso de crescer como ser humano, torna o leitor mais criativo, sensível, além de contribuir diretamente no aprendizado do aluno. Por isso a Secretaria de Educação se faz presente dando todo o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Dircom/ PMB

No início da tarde da sexta-feira (30), o prefeito Oziel Oliveira conferiu o início das obras das unidades do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), que estão sendo construídas às margens da BR 242, na saída para o estado do Tocantins, em Luís Eduardo Magalhães. “Com a construção dessas unidades, atenderemos a uma antiga reivindicação da população, principalmente dos trabalhadores ligados à área de transporte de cargas e passageiros”, comemorou o chefe do executivo municipal.

O prefeito Oziel Oliveira destacou ainda que a cidade de Luís Eduardo Magalhães será a primeira da região oeste da Bahia a receber as unidades do SEST/SENAT. Ele afirma que a conquista é resultado de uma parceria das entidades com o governo municipal, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e a Imobiliária TERRAMAC, que viabilizou a aquisição da área.

“Em meu primeiro mandato, eu trouxe o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Agora trago mais duas importantíssimas entidades, que ofertarão benefícios para esses profissionais, que fortalecem ainda mais esta categoria tão relevante, que movimenta boa parte da economia do nosso município”, destacou.

Sobre o SEST/SENAT – Presentes em todos os estados brasileiros, com unidades operacionais localizadas principalmente nos grandes centros urbanos, o SEST e SENAT são entidades civis, sem fins lucrativos, que tem como finalidade o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e qualificação de profissionais para o mercado. Para a preparação, a promoção do emprego e renda, sobretudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos voltados para o transporte de cargas e passageiros, que visam capacitar os motoristas para uma condução segura e econômica, aperfeiçoamento em condições de risco, manobras e orientação acerca do uso correto das tecnologias embarcadas nos veículos.

Para auxiliar no aprendizado, os profissionais de Luís Eduardo Magalhães também poderão aprimorar as técnicas utilizando um simulador de direção de última geração, considerado o mais moderno da América Latina, que permite o treinamento adequado, porque cria ambientes semelhantes aos encontrados nas estradas de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A iniciativa reconhece a conduta ética e as práticas de governança e gestão de empresas do agronegócio

A Bunge recebeu o Selo Agro+ Integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como reconhecimento por suas práticas de governança e gestão, voltadas à prevenção de desvios de conduta e à promoção da agricultura sustentável e com responsabilidade social. A entrega do Selo ocorreu durante evento em Brasília na terça-feira, dia 27.

Na ocasião, Fernando Zanetti, Diretor Jurídico e Compliance da Bunge South America, celebrou a conquista da companhia e destacou que a iniciativa reconhece empresas que adotam práticas de governança e gestão que vão além do que está previsto nas leis. Dessa forma, o selo está alinhado com os esforços da Bunge em produzir com menor impacto ambiental, promovendo as relações sociais e trabalhistas em um ambiente institucional saudável.  A Bunge também assinou um pacto pela integridade, ética, sustentabilidade e uso adequado do selo, que pode ser usado em produtos, sites comerciais, propagandas e publicações. 
 
Sobre a Bunge South America

Há dois séculos, a Bunge tem ajudado a alimentar o mundo ao conectar pessoas, mercados, países e culturas ao redor do mundo. Há 134 na América do Sul, a empresa conta com cerca de 16 mil funcionários na região, dedicados a aprimorar a cadeia do agronegócio e a produção de alimentos, tornando-os cada vez mais saudáveis e acessíveis para uma população em constante crescimento. Com operações em mais de 150 instalações entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, a Bunge South America está presente em 5 países da região - Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Posicionada entre as líderes em seus segmentos de atuação, que incluem agronegócio, alimentos, açúcar e bioenergia, e fertilizantes, a empresa é a terceira maior exportadora da América do Sul. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Valderey, Sol Mix e Salsaretti fazem parte da vida de milhares de pessoas e da história de uma empresa global com 200 anos de atuação.

Fonte: Assessoria de imprensa Bunge

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste próximo sábado (1º), testes rápidos e gratuitos para diagnosticar o HIV, vírus causador da Aids. A ação acontece a partir das 8h em frente ao LACEN, localizado na Praça Arnaldo Horácio Ferreira, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo a Diretoria de Promoção à Saúde, a ação marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro e inicia os trabalhos de mobilização da Campanha do Dezembro Vermelho em Luís Eduardo Magalhães, que objetivam reforçar a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença e a conscientizar a população sobre a prevenção ao HIV e à Aids.

“Reserve um minuto para cuidar mais de você neste sábado! Como o nome já diz, os testes rápidos para a detecção do HIV são realmente rápidos para se fazer! É muito importante que todos entendam que o diagnóstico tardio da Aids, traz várias implicações para a vida das pessoas, como a diminuição da qualidade e do tempo de vida!”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, só este ano, 24 novos casos de Aids foram diagnosticados em Luís Eduardo Magalhães e atualmente 114 pacientes estão sendo acompanhados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e realizando o tratamento contra a doença.
Sobre o Dezembro Vermelho – Batizado de Dezembro Vermelho, a campanha tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.

A Aids (abreviação de Acquired Immune Deficiency Syndrome) é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV. Este vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções.

Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral; de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado com o HIV e instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Segundo o UNAIDS, o Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Publicidade

O Programa Mãe e Filho com Amor, executado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, atendeu ao longo deste ano, mais de 400 gestantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social no município, realizando um trabalho diferenciado na região Oeste da Bahia.

As gestantes que participam do programa são orientadas por profissionais das áreas da saúde e da assistência social, a exemplo de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, que realizam uma série de palestras informativas e preventivas com as mamães, além de prestarem atendimentos individualizados com as participantes, que muitas vezes necessitam de orientações especiais devido a sua condição social, familiar e de saúde.

Alguns dos temas abordados pelas palestras ao longo do programa, tratam sobre as alterações mais comuns que acontecem no corpo durante a gravidez; como ter uma alimentação saudável durante o período gestacional; os cuidados especiais com a higiene bucal; os principais cuidados com o recém-nascido; a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; os direitos das gestantes; planejamento familiar e tira dúvidas sobre o parto e o período de puerpério.

Além das orientações, a Secretaria Municipal de Saúde realiza junto às gestantes um trabalho particularizado de encaminhamentos médicos e marcação de exames para a Rede Pública de Saúde, onde as mulheres recebem toda a atenção, carinho e cuidado nesse período especial de suas vidas.

Segundo o Secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha, o governo municipal também auxilia as mamães com os primeiros cuidados com os seus bebês, através da doação de um kit-bebê na culminância do programa.

“O enxoval doado para as gestantes contém os itens básicos que muitas vezes, por conta da sua situação social, as famílias não têm condições de comprar. Banheira, macacão, touca, luvas, sapatinhos, toalha, lençol, manta e bolsa maternidade, são alguns dos itens que compõe o kit que ofertamos gratuitamente às gestantes”, explicou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
Foto: iBahia

O governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC e pelo Conselho Estadual de Cultura, reconheceu nesta quinta-feira (29), a expressão Zambiapunga, característica do Baixo Sul e Recôncavo baiano, como Patrimônio Imaterial da Bahia.

A Zambiapunga fica agora inscrita no Livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas, juntamente com a Capoeira. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (30).

 O zambiapunga é uma herança africana, trazida da região do Congo-Angola. Na África, até hoje há festas de mascarados com este mesmo nome, feitas para homenagear os ancestrais. E Zambiapunga é um grupo de caretas, que faz um cortejo de madrugada, dançando e acordando a cidade com sons de enxadas, tambores, cuícas e búzios.

A presença de mascarados nas festas populares da Bahia remonta, pelo menos, ao século XVII.

Fonte: Por Raquel Santana/ Blog Douglas Batista

O curso Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade ofertado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM reuniu de 19 a 23 de novembro profissionais da área para capacitação e conscientização desses trabalhadores.
A segurança das instalações e serviços elétricos é regido pela norma regulamentadora NR10, que explica as exigências protetivas dos trabalhadores, instalações e consumidores de energia elétrica.

Durante os dias de capacitação foram vistos os temas: manutenção e instalações elétricas sobre os riscos da função, a importância do uso de EPIs, uso de ferramentas apropriadas da profissão, o uso de dispositivos de segurança como o disjuntor termomagnético, interruptor diferencial residual e dispositivos de proteção contra surtos.
Além das aulas teóricas, aconteceram nas instalações do SPRLEM, aulas práticas para análise preliminares de riscos, criação de procedimentos operacionais padrão, planos de ações e técnicas de primeiros socorros. Para o desenvolvimento do curso houve também a parceria com a Fazenda Joha, onde foram realizadas aulas práticas, sendo possível aplicar no campo os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.



Na visita técnica a fazenda produtora de café, foi trabalhado o conhecimento adquirido, aplicando a pedagogia técnica recomendada pelo SENAR, Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV, onde os treinandos trazem seus conhecimentos adquiridos pelo tempo para dentro do curso.
De acordo com instrutor do SENAR, Erick Amorim, essa semana de treinamento foi uma experiência ímpar.
“Esta é a minha primeira vez nesta região, gostei muito de tudo que pude ver aqui e fico feliz com a interação e o interesse desses profissionais que estiveram comigo durante esta semana. Trazer esse treinamento para o Oeste da Bahia através do SPRLEM e poder conhecer uma cultura mista de vários povos vindos de vários cantos do Brasil foi muito bom. Com certeza esse curso ajudará bastante as empresas a se adequarem as exigências do Ministério do Trabalho e principalmente a diminuir os acidentes em riscos com instalações elétricas na região”, afirmou o instrutor.

Fonte: ASCOM – SPRLEM

Em sua primeira edição, realizada no início de setembro em Barreiras pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Cotton Bike Barreiras conquistou a terceira colocação na categoria “Melhor Evento” na 2ª edição do Trófeu Papo de Pedal 2018. Promovido no último sábado (24), em Vitória da Conquista, o evento premiou os melhores do ciclismo baiano e reuniu atletas, técnicos, promotores e patrocinadores.

A Cotton Bike também ficou entre os três primeiros nas categorias “Evento Revelação” e “Melhor Premiação”. Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, a expectativa foi atingida na promoção do evento ao aliar o esporte com a sustentabilidade na produção agrícola e valorizando a fibra de algodão por meio da campanha “Sou de Algodão”. A edição da Cotton Bike está confirmada para o próximo ano.

Sucesso de crítica entre os atletas e de público, a Cotton Bike levou a categoria do XCO para o calendário de Ciclismo Nacional sendo ranqueado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O evento distribuiu R$ 10 mil e levou uma infraestrutura inédita para o público presente com música, gastronomia, paredão de escalada, slackline e um trajeto especifico para crianças com a categoria race kids.

Cada categoria é disputada por 03 representantes, com nomes em comum, à indicação de 12 conselheiros do evento, e disponibilizados posteriormente para votação do público na internet. Esse ano, a premiação promovida pelo programa de rádio “Papo de Pedal”, totalizou cerca de 21 mil votos.

Realizada pela Abapa, a Cotton Bike teve o patrocínio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), CRD Capital, Gotemburgo Volvo, Aço Center, AlfaTrans, CCAB Agro, Ciaseeds, Fazenda Sete Povos, Mineração do Oeste, Oeste Cotton, Sicred Barreiras, UBahia, Veneza Equipamentos, com o apoio do Fundeagro, Instituto Brasileiro do Algodão e Prefeitura de Barreiras

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa



A Praça das Corujas, no Centro de Barreiras, receberá uma série de atividades no primeiro dia de dezembro, das 8h às 12h. A Feira de Ciência e Educação em Saúde no Cerrado Baiano é um evento organizado pelos professores do Núcleo Docente de Saúde Coletiva (NUDOC-SC), em parceria com o Centro de Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET) e Secretaria de Saúde de Barreiras.

A programação contará com orientações sobre hipertensão arterial sistêmica; diabetes; anticoncepção; vírus do papiloma Humano (HPV); HIV/AIDS; amamentação; saúde mental; tabagismo; apresentações dos experimentos de Física, Química, Biologia, Matemática e Geologia do Caminhão da Ciência. Também haverá a oferta de serviços de saúde, como realização de testes para HIV, hepatite B e C, sífilis, aferição da tensão arterial, glicemia, dentre outros. As atividades da área de saúde terão como público-alvo crianças, adolescentes, adultos e idosos e serão realizadas por estudantes das disciplinas Educação em Saúde e Práticas em Saúde Coletiva I.

O evento faz parte da II Jornada de Ciência e Tecnologia do Oeste da Bahia, vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom UFOB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |