Blog Santo Antônio
Notícias

A Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da  Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) e o projeto Escolas Culturais da Secretaria de Cultura (Secult), de Educação (SEC) e de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através do Novembro das Artes Negras, Trazem a Luis Eduardo Magalhães o  Circuito Luiz Orlando de Exibição, que homenageia o ativista e cineclubista negro. 

A ação acontecerá no dia 30 de novembro, às 19h, no Colégio Estadual Mimoso do Oeste. Na ocasião será exibido o longa-metragem 1798: Revolta dos Búzios, do diretor Antonio Olavo, que conta a história do levante dos negros baianos que marcou importante episódio de luta pela independência e pelo fim da escravidão.

Circuito Luiz Orlando de Exibição se constitui como uma política de acesso ao cinema através da constituição de pontos de exibição gratuitos voltados para exibição de obras brasileiras, em especial, baianas.  

A ação pretende difundir a produção baiana no segmento, ampliar o acesso e estimular reflexões e diálogos em torno de temas relevantes da agenda contemporânea a partir da perspectiva audiovisual. 

Em Luis Eduardo, o projeto Escolas Culturais e coordenado pelo coordenador cultural Shaolin Barreto.

Maiores informações (77) 99873-9429

Serviço: Exibição do filme "1798: Revolta dos Búzios", através do Circuito Luiz Orlando de Exibição
Quando: 30 de novembro, às 19h
Onde: Colégio Estadual Mimoso do Oeste

Fonte: Ascom/ Blog Douglas Batista

Considerado o prêmio show do Oeste Baiano, a ACELEM está promovendo a 15ª Edição dos Destaques do ano que acontecerá dia 08/12/2018 no Quatro Estação Hall. O Prêmio Destaques do Ano tem por finalidade, expressar ainda mais o reconhecimento às empresas, profissionais liberais e personalidades que se destacaram através de seu trabalho com produtos/serviços, e também para a continuidade do seu negócio.

Para os demais uma possibilidade de analisarem onde e como podem melhorar, ou seja, usar de estratégias para se destacar melhor. "Esse reconhecimento vem para coroar o trabalho de quem está sendo destacado”.

A eleição dos Destaques do Ano foi feita em sua primeira fase com a pesquisa de campo através da opinião de empresas e público em geral com um total de 1.350 formulários, dando seguimento com a pesquisa ON-LINE através de votos pelo CPF e e-mail com 2.470 votos válidos.

Para a ACELEM, a ética, a competência, a transparência entre outros pré-requisitos são fatores que se destacam para homenagearmos e agraciarmos com o Prêmio DESTAQUES DO ANO.

Não percam!!!

Fonte: ACELEM





Aconteceu na manhã e tarde da quarta-feira (28), no auditório do SENAR, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve como principal objetivo debater, avaliar e deliberar as prioridades para a política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

Para o secretário de Trabalho e Assistência Social e presidente do CMDCA, Fábio Rocha, a conferência é uma das melhores formas de engajar a população a participar e contribuir para o aperfeiçoamento das politicas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes no município.



“Casos de trabalho infantil, abuso sexual, abandono de incapaz, violência física, drogas, entre outras mazelas que atingem as nossas crianças e adolescentes, esse é o momento de você se perguntar: o que eu posso fazer para mudar essa situação? Esse é o momento da população se engajar e contribuir com o poder público dizendo: eu acredito que o caminho pode ser esse! Minha proposta é essa! Hoje é o dia que você pode fazer a diferença e mudar a nossa sociedade”, comentou em seu discurso o secretário Fábio Rocha.

Para o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Alvarez, que na oportunidade representou o prefeito Oziel Oliveira no evento, é necessário que os órgãos públicos continuem trabalhando em rede para seguir forte na luta contra a violência e a proteção integral das crianças e adolescentes no município.





“Nenhuma criança nasce delinquente. As crianças nascem puras! As crianças e adolescentes que se tornam traficantes, por exemplo, é por culpa dos desajustes sociais que existem e dos homens corrompidos que ensinam a maldade para elas. São essas pessoas que nós precisamos combater todos os dias, pois a responsabilidade é nossa e de todos nós! Por conta disso, nós precisamos continuar trabalhando em rede: Conselho Tutelar, CMDCA, Assistência Social, Educação e Segurança. Todos unidos para proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, frisou Daniel.

A palestrante convidada Antônia Luzia Silva Santos, apresentou a proposta da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que este ano teve cinco eixos temáticos que trataram sobre a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; a prevenção e o enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas; participação, comunicação social e o protagonismo de crianças e adolescentes e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

Também participaram da conferência o secretário de Educação, Leandro Santos; a coordenadora do Conselho Tutelar, Shirley Bernardes; a representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Giselly Aquino Medeiros, representantes da sociedade civil e profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente em Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: ASCOM/PMLEM

Fonte: ACELEM

Fonte: Publicidade



Maior feira agrícola do Norte Nordeste, a 15ª Bahia Farm Show foi lançada nesta terça-feira (27), no auditório da Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador. A Bahia Farm Show será realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2019, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, e deve movimentar R$ 2 bilhões em negócios. A última edição alcançou mais de R$ 1,8 bilhão, em um cenário de retração da economia. A secretária estadual da Agricultura, Andrea Mendonça, participou do lançamento.


 
Segundo o chefe de gabinete da Seagri, Eduardo Rodrigues, a Bahia Farm Show é muito importante pelo seu tamanho e pelos equipamentos que são comercializados. “Todos nós estamos muito felizes. O oeste baiano tem grande importância em diversas culturas. É o celeiro para toda a economia da Bahia. O agronegócio representa 25,8% do PIB baiano e também um quarto, ou seja, 25% do agronegócio nacional”.
 
O presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, afirmou que, com o passar dos anos, a Fenagro tem crescido, progredido e melhorado. “É uma oportunidade que nós temos de falar com o governo, com secretários, empresários e com bancos. Por isso é um momento oportuno para fazermos o lançamento da Bahia Farm Show”.


 
Zanella informou ainda que a safra do ano passado foi excelente em todas as áreas do oeste baiano e que obteve uma condição boa de preço e encontrou uma demanda internacional aquecida. “Eu acredito que teremos uma expansão gradativa, com uma tecnologia aplicada de primeira, e ainda a oportunidade de softwares, maquinários e fertilizantes cada vez mais adequados à nossa agricultura”.
 
Desenvolvimento regional


Para o diretor da Bahia Farm Show, Luiz Antônio Pradella, além do agronegócio, o evento movimenta a economia de toda a região. “Temos toda a cadeia de hotéis, restaurantes, a estrutura toda da cidade, e isso gera muitos empregos diretos e indiretos, inclusive com a montagem e desmontagem do parque. Todos os estandes, bilheterias, tudo isso envolve o trabalho de muita gente”.


 
Convênio
 
Ainda durante o evento de lançamento, foi assinado um convênio entre a Aiba, a Adab e a Polícia Militar da Bahia. O diretor-geral da Adab, Bruno Alves explicou que o convênio de cooperação técnica  tem o objetivo de que a PM acompanhe de forma mais ostensiva as ações de fiscalização da Adab. “A Bahia tem se notabilizado pela importância da agricultura e a Adab tem ajudado a garantir a sanidade dessas culturas. Nós, por meio da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal, fazemos ações de fiscalização e precisamos desse apoio para garantir a segurança dos fiscais e também na questão relativa ao transporte e ao armazenamento de agrotóxicos”.

Fonte: Camila Souza/GOVBA

A realização da 2ª Feira de Arte e Cultura Afro-brasileira, organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, através do Programa Rede do Bem – Cuidando no Nosso Povo, no último sábado (24), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), foi um sucesso!

Além de proporcionar à comunidade de Luís Eduardo Magalhães momentos de reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, o evento também levou muita arte, cultura, música e diversão para todos que participaram da ação.

Para o prefeito Oziel Oliveira, que prestigiou a feira ao lado da primeira-dama do município, Jusmari Oliveira, é de extrema importância a realização de eventos que valorizam a arte e a cultura Afro-brasileira no município. “Além de combater o preconceito racial e estimular o respeito mútuo entre as pessoas, a realização de eventos como este, levam mais conhecimentos para a população sobre a sua própria cultura e valoriza os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes que participam da Rede do Bem”, comentou.

“Muitas vezes, os pais não imaginam todo o potencial que os seus filhos tem e que são aprimorados nas oficinas. Hoje eles puderam desfrutar orgulhosos de belíssimas apresentações de dança, música, teatro e poesia realizadas pelos seus filhos, além da exposição dos trabalhos manuais realizados por eles ao longo do ano aqui no CRAS”, continuou o prefeito.

Além dos shows de música e apresentações de dança e capoeira, a feira também contou com a realização da segunda edição do concurso Beleza Negra. De acordo com a organização do evento, a proposta do concurso é estimular a autoaceitação e a valorização da afrodescendência. “Nesse concurso a gente trabalha a autoestima das candidatas, estimulado a autodeclaração, além de quebrar a timidez e lutar contra preconceitos, destacando a beleza negra e renovando conceitos pré-estabelecidos na sociedade”, comentou a Coordenadora do CRAS, Gilliane Carvalho.

Este ano, a grande vencedora foi a candidata Ana Cleia Oliveira Silva, de 13 anos. O segundo e o terceiro lugares foram para as candidatas Nadkelen Santos Carneiro, de 16 anos e Cleidiane Santos da Silva, de 14 anos, respectivamente.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM

Funcionários da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), estão participando de um treinamento para melhorar ainda mais o atendimento em Luís Eduardo Magalhães.

Durante dois dias, eles discutiram temas como noções gerais sobre as normativas nacionais e internacionais dos direitos das crianças e dos adolescentes, os tipos de violência, atribuições e competências dos órgãos que compõem a rede de proteção.

De acordo com o secretário de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães, a capacitação tem como objetivo principal subsidiar tecnicamente os conhecimentos na área da infância e adolescência. “Na oportunidade, estão sendo discutidos os fundamentos, os papéis, os atores, as atribuições, os conceitos e os valores que permeiam toda a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente em nosso município”, destacou Fábio Rocha.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM
A nota diz ainda que a mudança vai aumentar a cobertura na atenção básica do município. O Pronto Atendimento do Eurico Dutra e Pediatria noturna do Emilly serão transferidos para a UPA

Diante da ampla capacidade de atendimento, oferta de equipamentos, leitos, equipe médica e técnica adequada, disponibilizados pela UPA, para cumprir seu objetivo que é o pronto atendimento, a Secretaria de Saúde de Barreiras ampliará a capacidade de atendimento do Centro de Saúde Emilly Raquel, que será elevado à condição de Unidade Básica de Saúde – UBS.

Nesta condição, a unidade passará a atender várias outras especialidades, além da pediatria hoje ofertada. Com essa mudança, a nova UBS disponibilizará atendimento diurno, das 7:00h às 18:00h, o atendimento noturno na especialidade pediatria a partir de sábado, 1º de dezembro será direcionado à Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Santa Luzia, que conta com todas as condições para ofertar um atendimento de qualidade e com resolutividade das demandas.

Segundo o secretário de saúde, a mudança busca ampliar a cobertura na atenção básica, atualmente ofertada nessa região da cidade pela UBS Albert Sabin e pela UFS XXIV recém inaugurada, além de aproveitar melhor os profissionais e insumos da UPA.

“Nenhuma criança ficará sem atendimento, temos unidades em pleno funcionamento que suprirão com facilidade essa demanda noturna. Com essa adaptação do horário, ampliaremos a oferta de especialidades e disponibilizaremos profissionais de saúde, onde há maior procura dos pacientes pelos serviços”, disse Anderson Vian.

A Secretaria de Saúde informa ainda que todos os tipos de atendimentos oferecidos no Centro de Saúde da Criança Emilly Raquel, no período diurno permanecerão inalterados. Outra mudança que será colocada em prática na saúde do município é a transferência das demandas do Pronto Atendimento do Eurico Dutra para a UPA. Com isso, o hospital que tem se tornado referência pelo atendimento humanizado terá sua capacidade de atendimento ambulatorial ampliada e funcionará também como suporte da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Fonte: DIRCOM/PMB

Teve início nesta quinta feira, 22, a solenidade de inauguração do curso de ODONTOLOGIA da Sulamérica Faculdade.

O evento contou com a presença de grandes autoridades, toda a equipe de colaboradores da Sulamérica Faculdade e convidados ilustres, tais como: Deputado Federal Drº Damião Feliciano, Deputada Estadual Jusmari Oliveira, Prefeito Oziel Oliveira, Secretário de Saúde Drº Felipe Melhlem, Secretário da Educação Leandro dos Santos e Secretária de Governo Katerine Rios.

Com o objetivo de promover os cursos da instituição, foi anunciada a abertura do VESTIBULAR 2019, o qual se realizará em 09/12/2018 às 9h.

As inscrições para os cursos da Sulamérica Faculdade já estão abertas.

ODONTOLOGIA chegou a Luís Eduardo Magalhães através da Sulamérica Faculdade com CONCEITO SUPERIOR. Alcançamos “nota máxima” do MEC. Investimos em desenvolvimento de estudos, pesquisas e sistemas adequados as necessidades atuais, isso é tecnologia absorvida pelo aluno, promovendo melhorias nas formas de aprendizado e aplicação.

Trouxemos os melhores campos de prática. Firmamos convênio com a rede SUS, com o objetivo de utilizar os serviços de saúde municipal na educação, aprimorando a qualidade do ensino.

Durante a cerimônia, nossa mantenedora discursou sobre a importância do ensino Superior para a qualificação e como nos esforçamos para congregar ainda mais valor à cidade de Luís Eduardo Magalhães, acrescentando inovação, auxiliando seu crescimento e desenvolvimento.

Se você sonha com a graduação, saiba como funcionam os cursos e o que vai precisar para estudar: faça-nos uma visita. Agende pelo telefone (77) 3628-0165 ou (77) 998660404.

Fonte: Ascom
Uma das obras mais esperada pelos moradores dos bairros Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim, será concluída em tempo recorde.

As obras de ampliação da capacidade de drenagem do canal de captação de águas pluviais, que margeia a BR 135, em frente aos bairros Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim, estão em ritmo acelerado e as aduelas que formam a galeria já foram instaladas. Após a intervenção no leito da rodovia, as equipes de trabalho finalizaram nessa manhã de sexta-feira (23), a concretagem e colocação de 24 metros de peças de concreto, que vai ampliar significativamente a capacidade de escoamento das águas das chuvas que se precipitam no canal ao longo da Avenida Barão do Rio Branco e que provocavam sérios alagamento na região.

Com essa intervenção, a Prefeitura espera resolver os problemas das inundações no canal e áreas próximas, já que a antiga tubulação não tinha capacidade suficiente de drenagem no período das cheias, promovendo assim o represamento das águas e consequente alagamento da avenida e ruas próximas. Além disso, toda estrutura já estava comprometida em decorrência de erosões e com a nova galeria, a capacidade de escoamento será maior, aprimorando o sistema de drenagem.

O trabalho segue durante o fim de semana, e a expectativa do subsecretário Enoque de Souza é que na próxima semana a obra seja finalizada. “A determinação do prefeito Zito Barbosa é que trabalhemos diuturnamente para dar celeridade na obra, que demanda tempo para compactação. Dependemos apenas do clima, caso as obras não sejam paralisadas em função de chuva nesse fim de semana, estaremos finalizando e liberando a BR 135 até a próxima semana”, disse.

A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito informou ainda que a BR 135 continua interditada e o tráfego no local requer atenção redobrada dos motoristas e pedestres, devido o fluxo de carretas nas avenidas laterais.

Fonte: DIRCOM



A sexta edição da Feira Oeste Genética e o XVI Fórum de Pecuária foram abertos nesta sexta-feira (23), com o propósito de apresentar novas tecnologias para a pecuária do Oeste da Bahia e incentivar os pecuaristas regionais a investiram na profissionalização da gestão dos seus negócios. A cerimônia que abriu os trabalhos aconteceu no Tatersal Deputado Sebastião Ferreira, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e contou com a presença de organizadores, estudantes, pesquisadores e técnicos do setor agropecuário.

Representando o prefeito Zito Barbosa, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo destacou que pelo fato do Brasil concentrar o maior rebanho comercial do mundo, necessita do apoio e de parcerias para fazer da atividade pujante e sustentável, com profissionalização. “A tecnologia é fundamental para fazer da pecuária, que há tempos deixou de ser uma atividade de subsistência, em um negócio capaz de gerar bons resultados econômicos para os criadores. Para a Prefeitura, participar desta parceria que busca uma pecuária cada vez mais fortalecida com sustentabilidade, é uma honra. Estaremos sempre presentes e apoiando inciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

O presidente interino da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) – entidade realizadora do evento junto com a Prefeitura de Barreiras -, José Maria de Albuquerque Júnior, foi direto ao ponto de destaque do evento. “Nosso maior desafio hoje não é tecnologia, isso temos junto às Universidades e empresas de pesquisas, tampouco fatores climáticos porque nossa região possui um clima favorável para a atividade. Nossa meta é fazer com que o produtor acredite nesta tecnologia e mude sua forma de administrar os negócios, essa sim é nossa proposta com este evento. Sabemos que gerir o negócio com profissionalismo é imprescindível para o fortalecimento e a eficiência da pecuária regional”, disse.

O pecuarista com tradição na atividade no Oeste baiano e diretor de eventos da Acrioeste, Antônio Balbino de Carvalho Neto, reforçou as palavras de José Maria destacando que a Oeste Genética nasceu pela necessidade de oferecer este apoio técnico aos criadores. “Esta parceria entre Prefeitura e a Acrioeste é pela melhoria da pecuária regional, e assim como a agricultura no Oeste se fortaleceu e hoje é destaque mundial, a Oeste Genética quer oferecer aos pecuaristas locais um espaço de apoio e troca de experiências para fazer da atividade, tão forte quanto a agricultura”, destacou.

Ao destacar a importância da agropecuária para o Oeste baiano, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt reforçou a importância das parcerias e da realização de eventos como o Oeste Genética. “O que temos observado é que a pecuária também vem adotando as tecnologias esperada e hoje no Oeste da Bahia temos excelentes representantes. Esse evento é sem dúvida necessário e vem pra contribuir com a pujança desse setor”, comentou Schmidt.

Após a abertura oficial, a programação teve sequência com a palestra “Eficiência Alimentar”, proferida pelo médico veterinário, Frederico Bessa. Até o domingo (25), o evento oferecerá aos interessados, um cardápio de palestras, eventos técnicos, mesas redondas e debate. Destaque ainda para o Leilão Acrioeste Bezerras, Bezerros para Cria, Recria e Engorda, no sábado (24) e o 13º Leilão da Prova de Ganho de Peso à Pasto, no domingo (25) e transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

Além da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do diretor de eventos da Acrioeste, Antônio Balbino de Carvalho Neto, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moises Schimdt, presidente interino da Acrioeste, José Maria de Albuquerque Júnior, o secretário de agricultura de Barreiras, José Marques, o subsecretário Rider Castro e a vereadora Beza compuseram a mesa de abertura.

Fonte: Dircom/PMB

Com o fim do período do vazio sanitário, encerrado nesta quarta-feira, 21, tem início a nova safra de algodão do oeste da Bahia. Os produtores já podem começar o plantio, depois do fim da restrição de 60 dias, que visa a eliminação de plantas vivas do campo. A medida, estabelecida por meio da portaria Nº 253/2018, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é uma das mais eficientes estratégias para a prevenção e combate às principais pragas na lavoura do algodão, principalmente o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis).

Para a safra 2018/19, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prevê o crescimento de 25,8% na área plantada de algodão, com a previsão total de 331,9 mil hectares, sendo 319,6 mil no oeste, e 12,3 mil no sudoeste baiano. Na safra passada, a Bahia produziu um total de 1,270 milhão de toneladas de algodão (caroço e pluma) em uma área de 263.692 mil hectares. A Bahia é o segundo maior produtor da fibra no Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, o momento é de otimismo para quem decidiu investir no aumento da área de algodão. “Estamos vindo com uma produtividade média de 322,6 arrobas/hectare na Bahia, chegando a 330,3 arrobas/hectare no oeste do estado. Com a retomada da regularidade das chuvas e dos preços, com o maior interesse e valorização da fibra natural no mercado nacional e internacional, o que pode trazer preços mais vantajosos para os agricultores”, afirma.

Busato também cita como fundamental o trabalho desenvolvido pelo programa fitossanitário da Abapa, que vem trabalhando na orientação dos produtores para o manejo adequado na prevenção e combate ao bicudo do algodoeiro. A expectativa da Abapa é que, neste ritmo de crescimento de área e produtividade, seja retomada a capacidade já instalada no oeste da Bahia de 400 mil hectares, levando os agricultores a investirem na cadeia produtiva, gerando mais renda, emprego e desenvolvimento socioeconômico para o Oeste da Bahia.

Fonte: Blog Douglas Batista/Ascom ABAPA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) garantiu, nesta segunda-feira (19), que vai cumprir a liminar da Justiça que suspende a remoção de veículos em operações de fiscalização, por causa do atraso no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O Detran acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para recorrer da decisão.

O órgão de trânsito esclarece que a quitação do IPVA, tributo de competência da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), é uma das exigências legais para o licenciamento anual do veículo, que inclui ainda taxa administrativa, seguro obrigatório DPVAT e multas, se houver.

Segundo o departamento, o licenciamento atesta se os veículos estão em condições de trafegar nas vias, de acordo com as normas de segurança, e a atualização do documento é obrigatória, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A liminar, na prática, nos impede de checar se o documento do veículo está em dia. A fiscalização coíbe infrações e evita acidentes, trabalho que será prejudicado pela possibilidade de o cidadão dirigir sem o licenciamento, já que a emissão do documento depende do pagamento do IPVA. Por isso, confiamos na revisão da decisão judicial”, explicou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Fonte: Detran-BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social através do Programa Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo, realiza neste sábado (24), a partir das 14h, a 2ª Feira de Arte e Cultura Afro-brasileira, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs).

A Feira foi criada em novembro de 2017 em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro, com o objetivo de combater o preconceito racial, trabalhar a questão de valores com a comunidade, estimular o respeito mútuo e a igualdade e valorizar a cultura afro-brasileira em Luís Eduardo Magalhães.

O evento que é gratuito e aberto à participação de toda a população, contará com diversas apresentações de capoeira, teatro, dança, música e poesia com docentes e alunos das oficinas do Programa Rede do Bem e estudantes da Rede Municipal de Ensino e o tão esperado desfile da Beleza Negra, que elegerá a representante da cultura Afro-brasileira deste ano.

“Além disso, quem prestigiar o evento também poderá conhecer um pouco mais sobre o artesanato e a culinária local, os trabalhos realizados pelos alunos dos grupos socioeducativos do CRAS através da exposição de obras artísticas sobre o tema e poderá participar também das pinturas faciais e da sala de brinquedoteca com os alunos do Curso de Formação de Brinquedistas da UNOPAR”, comentou a coordenadora do CRAS, Gilliane Carvalho.

Fonte: Ascom.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS), realizaram na manhã e tarde desta quarta-feira (21), um trabalho de combate, prevenção e investigação sobre os casos de aparecimento de escorpiões nos bairros Cidade Alta e Tropical Ville II.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, terrenos abandonados com mato e restos de construção são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, além de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais, para evitar a proliferação.

“Os escorpiões são mais ativos no período noturno e aparecem mais nos meses quentes e úmidos do ano. É neste período que eles encontram maior abundância de alimento, sobretudo, baratas e outros insetos atraídos por lixo e alimentos expostos e mal acondicionados” comentou a Coordenadora de Controle de Endemias, Cristina Barreto.

A Secretaria de Saúde também esclarece a população que o controle químico (uso de pesticidas) não é eficaz como medida de combate aos escorpiões. A aplicação de pesticidas pode apenas desalojar os escorpiões, afugentando-os para o interior das residências, o que aumenta a possibilidade de acidentes.

“Por esse motivo devemos priorizar a eliminação de condições que ofereçam abrigo e alimento a estes animais”, explicou Barreto. “Manter os lotes limpos, além de contribuir para o não aparecimento de mais animais peçonhentos, também evita as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a exemplo da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus” alertou Barreto.

Os animais encontrados pelos agentes de combate às endemias e pela equipe da DIRES foram capturados e encaminhados para Barreiras para a verificação do gênero e da espécie dos mesmos. Durante a procura e captura dos escorpiões, os agentes orientaram os moradores sobre a importância de manter os lotes limpos e sem acúmulo de entulhos.

Outras recomendações são: manter armários, mesas, camas e outros móveis afastados pelo menos um palmo das paredes; verificar roupa de cama antes de usá-las, além de roupas e sapatos, antes de vesti-los; vasculhar frestas em rodapés e paredes e providenciar o reparo, se houver; usar tampa 'abre e fecha' ou outra cobertura para manter ralos tapados quando não estiverem em uso; manter gramados bem aparados; ao entardecer, utilizar 'cobrinhas de pano' ou rodinhos em frestas de portas.

Nos casos de aparecimento de escorpiões – mesmo quando não há ocorrência de picadas – a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do telefone (77) 3628 3099.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal LEM

Fonte: Publicidade

Nesta sexta-feira, (23), das 13h às 17h, acontece na Policlínica, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães um mutirão para ações do Novembro Azul, que visa a saúde do homem. Segundo o secretário de Saúde do município, Felipe Melhem, urologistas e clínicos farão a triagem dos pacientes. “Nós vamos atender todos os homens que chegarem e fazerem a sua triagem”, pontuou. Ainda segundo Melhem, serão realizados exames complementares, como o PSA, que se faz a partir do sangue do paciente. O exame serve para identificar alterações na próstata, e será coletado pela equipe do Laboratório Central, o Lacen. Lembrando que homens a partir dos 50 anos devem fazer o exame físico, e a idade diminui para 45 se ele estiver nos grupos de risco (casos na família, pai e irmão).

Fonte: Blog Douglas Batista

Resultado de insistente reivindicação de sua atuação política , a chegada da Delegada Especial da Mulher e a instalação do NAM- Núcleo de Atendimento a Mulher no DISEP de Luís Eduardo Magalhães significa para a Deputa Eleita Jusmari Oliveira uma grande vitória .

Jusmari que em toda sua vida pública dedicou-se á luta no combate á violência contra a mulher e pela efetivação da lei Maria da Penha sendo , inclusive destacada no Congresso Nacional no acompanhamento de casos de repercussão nacional e que é a idealizadora do Projeto Borboleta que tem sido destaque no atendimento a mulheres agredidas e/ou violentadas no Municipio ,comemorou com entusiasmo a chegada da Dra. Elizangela .

A Delegada foi recepcionada oficialmente pelo Prefeito Oziel Oliveira , o Delegado Regional Rivaldo Luz e os Delegados Joaquim Rodrigues, Leonardo Mendes de Almeida por Jusmari Oliveira e pela Secretaria de Governo do Município Katerine Rios .

Na oportunidade Jusmari afirmou com a Dra Elizangela o compromisso de apoio irrestrito à sua atuação e agradeceu de forma especial o apoio do Delegado Regional Dr Rivaldo e do Prefeito Oziel Oliveira.

“ Sem estes não teríamos realizado este intento . Nossa reivindicação junto ao Governador só pode ser viabilizada com o apoio dos dois , o Delegado Regional Dr Rivaldo Luz e do Prefeito Oziel Oliveira .”

Jusmari destacou também a atuação da Ex - Vereadora e atual Secretária Katerine Rios que fez varias indicações na busca da instalação da Delegacia da Mulher em Luís Eduardo Magalhães .

“ O importante é termos os serviços especiais seja através do Núcleo ou de uma Delegacia . Dra Elizangela é um alento na nossa luta e na parceria do Projeto Borboleta . A Delegacia vira em breve , não temos dúvida .” Afirmou Jusmari .

 

Fonte: Ascom Jusmari

A reconstrução do Anel da Soja (BA 460) com recapeamento em CBUQ foi autorizada pelo Governador Rui Costa em atendimento às solicitações do Prefeito Oziel Oliveira juntamente com os produtores da região. A obra ja está sendo executada e tem tranquilizado seus usuários. Mas, o Prefeito Oziel Oliveira ouvindo os produtores, levou ao Governador algumas solicitações para melhorar ainda mais as condições da estrada que é tão importante para a região produtora, não só da Bahia como dos estados limítrofes.



Hoje, 22 de novembro, o prefeito recebeu o Engenheiro do Governo do Estado, Dr. Jader Coelho, e engenheiros da Construtora Jurema que comunicaram o atendimento das solicitações do prefeito pelo Governador e serão executadas na continuidade da obra:
-Construção de rotatória entre as BAs 460 e 469 nas Placas.

A reconstrução dos 10 Km que vão do posto fiscal á divisa com Tocantins.
- Construção de refúgios de drenagem ao longo da estrada, evitando a umidade do solo e consequente deterioração da malha viária.



“Já agradecemos ao Governador Rui Costa pela obra de qualidade que vem sendo executada, agora com estas melhoras ficamos ainda mais tranquilos pois teremos mais segurança na nossa estrada ,” disse o prefeito Oziel Oliveira que acertou com os engenheiros os últimos detalhes dos andamentos das obras.

O encontro contou com a presença de xeputada Estadual eleita Jusmari Oliveira que acompanhava com os engenheiros a evolução das obras.

Fonte: Assessoria de Comunicação
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |