Blog Santo Antônio
Notícias













Em clima de ansiedade e otimismo, vestibulandos de várias regiões da Bahia e de outros estados participaram na tarde deste domingo (21) do terceiro Vestibular de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Os inscritos no processo seletivo responderam 70 questões de múltipla escolha e foram testados no domínio da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática e Redação, Biologia, Física, Química, História e Geografia.

 Confiante na aprovação para uma das 80 vagas oferecidas, Clarrisa Souza, veio de Santa Maria da Vitoria (BA), para prestar o vestibular. “Estou bastante confiante. Sempre sonhei em cursar Medicina, em poder ajudar o próximo e cuidar de vidas¨. Já o jovem Diego Heman, apesar de reclamar do grau de dificuldade da prova, disse que a estrutura da faculdade foi um ponto alto na escolha. “Achei a prova difícil, mas tenho convicção que vou conseguir passar. O incentivo dos meus pais e a estrutura oferecida pela faculdade, me fizeram vir prestar o vestibular na FASB¨.

Tão entusiasmados quanto os estudantes estavam os pais que esperavam os filhos até o término das provas. Para ajudar o tempo passar mais rápido, este ano a FASB preparou um acolhimento especial, durante o horário do vestibular. Uma visita guiada pelas instalações da faculdade, acompanhada de bate papo com os professores do curso de Medicina fez parte da proposta. Durante todo o período em que os filhos estavam realizam a prova, os pais puderam conhecer as instalações, laboratórios e entender a função de cada um deles.

Silvio Bittencourt veio da cidade de Santos Antônio de Jesus (BA), para trazer a filha para o vestibular. ¨Tive a oportunidade de conhecer os laboratórios da faculdade, a estrutura em geral e, fiquei muito feliz com o que vi. A forma com que a faculdade cuida dos alunos e dos pais, também me surpreendeu, a faculdade prega uma valorização humana muito forte, isso é muito importante nos dias de hoje ¨.

Antônio Cruz, veio da cidade de Cariri (CE) e comentou a decisão de trazer sua filha para o vestibular da FASB. ¨Já tenho um sobrinho que estuda aqui na FASB, então, isso foi decisivo para mim ao trazer minha filha. Conheci a estrutura do curso, os laboratórios e me deu vontade também de cursar Medicina, algo fascinante¨.

Da região sudeste do Brasil, Josiane Forlan, veio com esposo, Eleandro Forlan, de São Paulo (SP) para acompanhar a filha no vestibular. ¨ Vimos de tão longe para garantir a nossa filha um ensino diferente, com novos métodos e em uma estrutura muito boa, mas, a metodologia de ensino da FASB, foi ponto decisivo para virmos a Barreiras¨, disse a mãe. 

Fonte: ARATICUM





Passando o período da colheita, chega a vez de comercializar os grãos produzidos. Pensando nisso, foi oferecido aos alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural, da Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, o curso extracurricular de classificação de grãos. Com duração de quatro dias, a formação é totalmente prática e tem foco nos grãos de soja e milho. O objetivo é fornecer aos participantes o conhecimento técnico necessário para auxiliá-los no momento da comercialização da safra, tornando-os avaliadores.

O curso é ministrado pelo engenheiro agrônomo da Aiba e classificador oficial homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vinicius Sampaio. “Com o conhecimento, eles poderão certificar ou discordar desse diagnóstico, podendo definir preço e valorizar o produto na hora da venda”, explicou.

O Jovem Aprendiz Mauro Serpa conta que não acreditava que pudesse fazer um curso tão específico. “Pensei que nunca teria acesso a esse universo, pois achava que fosse algo muito caro, realizado com equipamentos específicos, mas vejo que o resultado exige mais de nós, da nossa percepção do que dos aparelhos em si. O curso é muito bom, requer atenção e prática. Sem falar que é mais um pontinho positivo no currículo”, avalia.

Fonte: Ascom

A questão do lixão na Cidade não admite teatro ou palanque político.

Meu tempo é precioso e utilizo-o como todos sabem, para trabalhar muito, em prol do desenvolvimento do nosso município e do cuidado com a nossa gente.

Desde a primeira hora do nosso governo, como prometido, estamos trabalhando na solução do problema, que requer responsabilidade jurídica e ambiental. O assunto é complexo, temos sido transparentes e dado ampla publicidade a todas as etapas que vêm sendo concluídas.

Não empurraremos o problema com a barriga. Não varreremos para baixo do tapete, como é prática de alguns. Estamos trabalhando na resolução DEFINITIVA. Luís Eduardo Magalhães merece obras perpétuas, como são todas as que têm em suas placas de inauguração, de ontem e de hoje, o nome Oziel Oliveira.

Todas as informações que desenham a cronologia responsável para a retirada do lixão do local onde está instalado, e para a implantação do aterro sanitário, encontram-se à disposição da comunidade representada, para a qual sempre estivemos e sempre estaremos acessíveis.

Movimentos orquestrados para fins eleitoreiros não somam em nada para a administração pública ou para o desenvolvimento do município, logo, não serão considerados.

Oziel Oliveira
Prefeito de LEM

Fonte: Oziel Oliveira











Inserida definitivamente no calendário de eventos do município há três anos, a Festa Literária de Barreiras (FLIB), edição 2019, já tem data certa para ser realizada. O evento, que tem o objetivo de fortalecer valores literários e culturais, atraindo público dos municípios do Oeste e escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino, será de 23 a 25 de maio do próximo ano.

A data foi definida durante reunião realizada na sexta-feira (26) entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e instituições curadoras da FLIB, entre elas Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) Academia Barreirense de Letras (ABL) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Outra definição tomada durante o encontro foi o tema que norteará a FLIB em 2019.

‘Cultura dos Gerais desaguando nas literaturas’ será a temática da Festa Literária, realizada durante as comemorações do aniversário de Barreiras. “Inserimos a FLIB nos festejos de aniversário da cidade para integrar a Festa a uma data importante e significativa de Barreiras, além disso, esta junção garantirá uma redução de custos e contará com um grande show de encerramento, na noite de 25 de maio em homenagem aos 128 anos de emancipação política de Barreiras e à mais uma edição da FLIB”, explica a secretária de educação, Cátia Alencar.

Fonte: DIRCOM

Monique recebendo das mãos do empresário Sr. Tadeu Muterle a chave do carro

O BLogbraga está comemorando 6 anos de sucesso em Luis Eduardo Magalhães, e para celebrar este novo tempo realizou uma promoção em parceria com a ACELEM - Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães e os comércios locais.

As pessoas que comprassem nos comércios participantes da pomoção recebiam cupons para concorrerem. 

Os participantes concorreram aos prêmios: 3 veículos Fiat Mobi 0Km, 3 motocicleta Honda/CG 0km e os vendedores  dos cupons sorteados ganhariam R$ 500 reais.

O Sorteio aconteceu no último sábado (20), às 17h na Praça da Matriz, centro da cidade. Várias pressoas prestigiaram o evento.

Comércios participantes: Espírito Santo Supermercado, UNOPAR - POLO LEM/Barreiras, BSB, Global System, Restaurante Tropeiro, Posto Cristal e habbastesso, DU Pará Açaí, Farmácia Salvador, Pollo Materiais de Construção, Bell Modas, Casas Baiana e Baiana Baby, Colégio CMO, Casa de Carnes União, Supermercado Compre Bem, Papelaria Irmãos Ribeiro, Suport Car Centro Automotivo, Mimoaço Ferros e Aço, Beto Arigonny Dedetização, Pizzaria La Plaza, Luz Motos Honda, Grupo Santo Antônio, CISO Centro ondotológico, Bem Brasil Pastéis, Virtual PP, Casa das Embalagens JK, Empório Magazine, Madeirão Móveis, Auto Mecânica Evolução, Ótica Mineiros, Atacadão dos Forros, Formula I Auto Peças, Contabilidade RONDON, Sempre Lar Variedades, Mundo Verde, Adelmo e Salão Cabeleireiro, Rádio Mundial FM, Jaú Materiais de Construção, Planeta Pet, Pantanal Caça e Pesca: Apoio da Prefeitura Municipal e do Banco SICREDI.

Ganhadores das motos: 

Zélia Passos de Deus, bairro Santa Cruz - cliente do Super Santo Antônio

Fábio Batista, Faz. N. S. de Fátima - cliente da Luz Motos

Cícero Monte - Madeirão Móveis

Ganhadores dos carros: 

Maciel Dourado, bairro Santa Cruz - Cliente da Loja Bell Modas

Monique de Oliveira S. Silveira, Residencial 90 - Cliente do Super Santo Antônio

Edison da S. Santos, Avenida Salvador - Cliente do Posto Cristal e habbastesso

O Blogbraga e a ACELEM agradecem a todos os comerciantes pela parceria, o nosso muito obrigado e parabéns aos ganhadores.

Fonte: BlogBraga

Fonte: Grupo Santo Antonio





A quinta-feira (25) foi dedicada a troca de conhecimentos entre os guardas municipais de Barreiras que participaram do Treinamento de Combate a Incêndios e Técnicas de Primeiros Socorros promovido pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia.





Trinta guardas municipais participaram das atividades que abordaram conhecimentos teóricos e aulas práticas sobre combate a incêndios, técnicas de extinção de chamas, primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar. A programação aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros em Barreiras e os agentes foram orientados sobre as formas corretas de combater incêndios e procedimentos de primeiros socorros para cada tipo de situação.





O guarda civil municipal Brito fez questão de participar da aula prática de mobilização. Para ele, que integra a corporação há nove anos no município, os treinamentos reforçam os conhecimentos já adquiridos. “Essas capacitações são sempre bem-vindas, são momentos de aprender novas técnicas que podemos colocar em prática no nosso dia a dia no trabalho”, disse.





Segundo o comandante Gilmar Oliveira, a capacitação é importante porque os agentes patrimoniais que estão presentes em todos os prédios públicos de Barreiras, podem fazer o uso dessas técnicas quando necessário. “Reforçar o conhecimento é sempre muito importante, e estamos com a Secretaria de Segurança, Cidadã e Trânsito realizando ações como essa para aprimorar nosso efetivo. Tenho certeza que esse treinamento contribuirá para que nossa Guarda esteja cada vez mais apta a desempenhar seu papel junto à sociedade”, destacou.
Na aula prática, foram utilizados ainda bonecos para simulações de engasgo, materiais que mobilizam fraturas, manequins para fazer reanimação cardiopulmonar (RCP), talas, pranchas para conduzir a vítima, dentre outros materiais.

“Essas técnicas de primeiros socorros e combate a incêndios são importante, inclusive para aplicarmos em nossas residências. Essa aula terá uma relevância positiva no cotidiano dos GCMs de Barreiras, eles que trabalham diretamente cuidando do patrimônio público, poderão utilizar esse aprendizado para redobrar o cuidado dos imóveis e também salvar vidas”, destacou o SD BM Alonso.

Fonte: DIRCOM





No último sábado (20), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu, em Luís Eduardo Magalhães, a aula inaugural do Curso Técnico em Eletromecânica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Atividade ligada ao Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, o curso terá carga horária de 1200 horas/aula na modalidade de Educação à Distância (EAD), e tem previsão de contar com cerca de 30 estudantes inscritos, sendo, em sua maioria, profissionais das propriedades rurais ou indústrias de beneficiamento ligadas ao setor agrícola do oeste da Bahia.

Os concluintes do curso, ao final dos dois anos de curso, estarão treinados a inspecionar equipamentos de soldagem, manutenção de máquinas e equipamentos e desenvolvimento de projetos industriais. Inscrito no curso, Gerson Faustino de Souza Jr., 28, que trabalha na função de coordenador de manutenção em uma fazenda da região, acredita que o curso vai proporcionar uma formação completa o que vai contribuir com seu trabalho na oficina para manutenção dos veículos e equipamentos utilizados durante a safra. “Quis muito fazer o curso, porque o que aprendi foi na prática, mas sei a importância da teoria, o que vai ajudar a desempenhar cada vez melhor a função”, explica.

Embora seja semi-presencial, a gerente do Senai de Luís Eduardo Magalhães, Dalita Dutkievicz, reforça que o curso tem como diferencial a prática com as atividades presenciais a serem realizadas nos modernos laboratórios da entidade. “O curso reúne todas as condições, com conhecimento teórico, por meio da plataforma de interação online, e da parte prática nos laboratórios, para que os profissionais saiam devidamente preparados para atuar no mercado de trabalho ou aperfeiçoem a sua performance e habilidades exercidas em suas atuais funções nas fazendas e indústrias da região”, afirma.

Ao representar a diretoria da Abapa na aula inaugural, Paulo Schmidt, explica que a capacitação é uma dos pilares centrais das atividades desenvolvidas pelos produtores rurais baianos, por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Abapa. “Tenho certeza que ao final do curso, os participantes trarão um diferencial ao mercado de trabalho possibilitando trazer novas soluções e agregar o conhecimento contribuindo para o crescimento deles como profissionais, mas também para as fazendas ou indústrias onde eles estão trabalhando”, afirma.

Fonte: ASCOM ABAPA



A maioria das pessoas passa boa parte do seu dia no ambiente de trabalho, e o ambiente organizacional reflete diretamente na saúde mental do trabalhador bem como nos resultados das suas ações. Pensando na melhoria desse ambiente e com o 
objetivo de abordar ações que promovam o bem estar físico e emocional dos servidores e o bom rendimento nas atividades de trabalho, o Hospital da Mulher está desenvolvendo o Projeto Saúde do Colaborador.

As atividades desenvolvidas de promoção e prevenção da saúde dos servidores incluem o desenvolvimento de programas para alimentação saudável, exercícios físicos regulares, prevenção de doenças físicas e prevenção à saúde emocional.

O projeto conta com a participação de todos os servidores do Hospital da Mulher. Os profissionais que trabalham no setores do serviço social, recepção, portaria, regulação, internamento, recursos humanos e enfermaria tiveram ao longo da semana orientações sobre posturas laborais, importância do descanso e a interferência da alimentação saudável no seu cotidiano. Na manhã dessa quinta-feira (25) foi a vez da equipe que trabalha nos setores do laboratório, vacina, farmácia e os motoristas participarem de palestra motivacional com a psicóloga da unidade.  

De acordo com a diretora administrativa, a proposta do projeto é proporcionar reuniões mensais com os profissionais de psicologia, fisioterapia e nutrição, na formatação de prevenções e esclarecimentos no que se referem ao cotidiano do servidor.

“O Projeto Saúde do Colaborador está sendo devolvido justamente para trocar experiências, falar das angústias e expectativas no ambiente de trabalho. Cerca de 180 servidores estão sendo alcançados com abordagens que interferem diretamente em seus cotidianos. Essas propostas são trabalhadas com a psicóloga falando da saúde do servidor, com uma fisioterapeuta mostrando a importância do condicionamento físico e com uma nutricionista que relaciona a educação alimentar antes e no momento do trabalho, inclusive com orientações nutricionais”, destacou Marta Andrade.


A assistente social, Luzana Araújo, participou desse primeiro momento e acredita que projeto como esse que aborda a saúde do trabalhador é de fundamental relevância tanto para os momentos profissionais como também no dia a dia.

“Essas atividades são importantíssimas, temos diversos setores que contribuem com o bom funcionamento do Hospital da Mulher e cada um também tem as suas particularidades. Projeto como esse ajuda a reforçar o trabalho em conjunto, bem como a entender a importância de se cuidar para o nosso próprio bem-estar, a exemplo, das atividades laborais, o bom humor e a valorização pessoal e profissional”, disse.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras







Foco de alagamento todos os anos no período chuvoso, a Avenida Castelo Branco, no bairro Santa Luzia, está recebendo atenção especial em intervenções de infraestrutura executadas pela Prefeitura de Barreiras. Desta vez, as obras se concentram no cruzamento com a Avenida Ilhéus que já recebeu serviços de eliminação de um acentuado declive ao lado das residências que criava uma grande poça de água sem saída, bem como o rebaixamento da via, onde passará o canal. Agora, está sendo preparada a base para a nova pavimentação asfáltica.

O objetivo da Prefeitura é facilitar e diminuir o tempo de escoamento da água da chuvas. As obras também facilitarão a implantação do segundo canal de drenagem do Bairro Santa Luzia.





“A nossa cidade precisa de um amplo trabalho de drenagem em vários bairros e estamos fazendo um grande esforço para captar os recursos necessários para execução dessas obras. No caso da Santa Luzia, além do canal para a drenagem das águas pluviais, já realizamos a atualização do cadastro dos moradores que necessitarão de melhorias habitacionais e construção de banheiros”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Essa semana, as ações do Programa Pavimenta Barreiras concluíram também a pavimentação asfáltica da Rua Santa Helena e mais cinco travessas na Cascalheira, perfazendo um total superior a 9.000 metros quadrados de pavimentação. A prefeitura dará continuidade a pavimentação no bairro com a aplicação de bloquetes nas demais ruas.

Fonte: DIRCOM



O pátio da Escola Municipal Alberto Amorim localizada na Vila Amorim estava lotado de alunos nessa manhã de quinta-feira (25), curiosos para conferir os resultados dos projetos experimentais da Feira de Matemática. Jogos de raciocínio lógico, amarelinhas geométricas, desenhos de super-heróis simétricos, tabuleiros de xadrez, trilhas de matemática, maquetes de cidades com medidas e geometria foram algumas das atividades em exposição nas salas de aula.

O projeto “Matemática por Toda Parte” iniciou em agosto envolvendo 345 alunos da Escola Municipal Alberto Amorim, que gradativamente puderam perceber as operações matemáticas, teorias e formas no dia a dia, facilitando o ensino-aprendizagem. Com toda equipe pedagógica envolvida, a gestão escolar enfocou o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante o projeto, que culminou com a realização da feira.

“Agradecemos todo apoio que recebemos da Secretaria de Educação e o envolvimento de nossa equipe pedagógica, professores e alunos nessa feira de matemática. Podemos perceber que nossos alunos passaram a enxergar a matemática de forma diferente, e o mais interessante é a mudança no comportamento com os professores de matemática, eles deixaram de ser os ‘vilões’ para se tornarem os agentes facilitadores”, disse Rosimeire Barreto, coordenadora pedagógica. 

   

A Feira de Matemática recebeu a visita de alunos das escolas municipais São Francisco e Luzia Gonçalves, e ainda a presença das escolas Cantinho do ABC, Minha Infância e SESC, que visitaram os projetos experimentais elaborados pelos alunos e professores. O aluno do 5º ano, Watma Silva dos Anjos, 12 anos, gostou de participar de todo processo e garantiu que agora assimila a matemática com mais facilidade.

"Eu gostei muito de participar, porque além da matemática, os professores de outras disciplinas também ajudaram as turmas na produção dos trabalhos. Comecei a ver matemática em todos os lugares, com medidas e formas geométricas, e agora minha nota melhorou muito", comemorou Watma.

O trabalho de Graziela Soares de 10 anos, 5º ano, também recebeu muitos elogios, e a proposta envolveu outras disciplinas, tornando a feira um espaço multidisciplinar.

“Todos meus amigos e amigas também gostaram muito de participar, porque aprendemos a matemática brincando e pensando. Gostei muito de ajudar nos projetos, jogos, desenhos, e aprendi muitas coisas diferentes, principalmente com o livro ‘Os problemas da família Gorgonzola’, porque eles ensinam como resolver os problemas através da matemática, é bem engraçado”, disse Graziela.

As professores garantem que o projeto é contínuo, e que os trabalhos já fazem parte da rotina escolar. A partir de agora, todas as produções ficarão à disposição dos alunos em sala de aula, facilitando o estudo de aproximação e incentivando aliar a teoria da prática.

Fonte: DIRCOM

Sob as sombras das mangueiras, às margens do Rio de Ondas, com alegria, interação e muitas histórias para contar. Foi assim que egressos, acadêmicos do Curso de Agronomia e outros colegas de profissão passaram o dia, no último sábado (20), em Barreiras. A confraternização, que marcou o encerramento do 5º Encontro Agronômico (ENAGRO) da Faculdade São Francisco de Barreiras, lembrou também os dez anos de formação da primeira turma. Uma excelente oportunidade para rever os amigos, trocar ideias e comemorar o sucesso de cada um na profissão.

Na ocasião, o coordenador do curso de Agronomia, Jorge da Silva Júnior, falou sobre postura da instituição em relação aos alunos que concluíram o curso desde 2007 e migraram para outras regiões. “A gente mantém esse vínculo, sabe o que a pessoa está fazendo, isso é fundamental para nós sabermos o que está acontecendo na Agronomia em outras regiões. É uma importante forma de trocar informação”. Ele tratou também da necessidade do mercado por profissionais da área. “Além de estarmos na região do Matopiba [fronteira agrícola que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], que tem grande demanda por profissionais desta área, há uma nova realidade aqui no oeste baiano, onde muitos dos agrônomos que se formam, trabalham para empresários do agronegócio que também se formaram na FASB”, explicou.

Um dos muitos casos de egresso da instituição que hoje trabalha fora da região é o do engenheiro agrônomo Yann Pavão. Após a formatura, ele passou a residir em Belo Horizonte (MG), onde atua em projetos de agricultura orgânica e biodinâmica. “Para mim é uma alegria muito grande participar desse encontro. Eu estava há 11 sem vir para cá, e sem essa iniciativa eu demoraria muito mais. É gratificante rever os colegas, professores e ver como a faculdade cresceu e se desenvolveu. Hoje tem Agronomia forte e até curso de Medicina”, disse. O profissional falou também sobre o mercado de trabalho. “Aqui é o polo. Eu aconselho aos novos agrônomos a ficarem na região e criarem identificação com o lugar”, sugeriu.

“Minha família tem tradição na agricultura, trabalhamos com esta atividade desde os tempos em que morávamos no Rio Grande do Sul, de onde saímos 25 anos atrás. Na vida temos sempre um sonho. O meu era avançar, progredir e construir minha trajetória nesse ramo que tanto gosto, então fui estudar na FASB e hoje estou completando 10 anos de formação e atuação na Agronomia”, comemora Henrique Gheller, que trabalha em uma multinacional com forte atuação no cerrado baiano.

Um dos representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Bahia presentes ao evento, Antonio Grespan, aprovou a ideia de transformar a confraternização em um encontro anual. “Para nós é muito bom participar desse evento. São novos ventos que sopram na sociedade atualmente. Essa integração nos dá a oportunidade de juntar a energia do jovem que sai da faculdade trazendo inovações, mas questionando tudo no sistema, com o conhecimento adquirido por profissionais mais experientes”, comentou. Durante o encontro, que teve a animação da cantora Stefany Sabel e banda, as turmas de 2007 e 2008 foram homenageadas com uma placa comemorativa.

Fonte: ARATICUM

Vida digna e produtiva, com independência financeira, sem reincidir na criminalidade após a condição de liberdade. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional), que oferece qualificação a 950 detentos das unidades prisionais da Bahia.

No Conjunto Penitenciário de Lauro de Freitas, 30 internos fazem cursos de panificação e jardinagem e outros 122 trabalham em atividades como lavanderia, horta e fabricação de chinelos e sacolas. “Estou tendo a oportunidade de fazer um curso que eu não pude fazer lá fora, onde muitas vezes a formação é cara. É importante e gratificante essa oportunidade que eu e meus colegas estamos tendo de aproveitar esse tempo”, afirma o interno Cleiton Francis, 31 anos, que participa do curso de panificação.

Segundo o superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luis Antônio Fonseca, as 950 vagas oferecidas neste ano envolvem as unidades prisionais e também as da Central de Penas e Medidas Alternativas. “Nas unidades de regime fechado, aberto e semiaberto, nós temos 350 vagas em 24 turmas em todas as regiões da Bahia, com cursos de marceneiro, pedreiro, cabeleireiro, eletricista, avicultor, entre outros”, explica.

Para Fonseca, o importante não é apenas a remissão, já que o interno tem um dia de pena reduzida a cada três dias trabalhados. “Ele aprende como o trabalho vai dar condições de sobrevivência e de estreitar os laços familiares que foram cortados”, acrescenta.

Os cursos são realizados em duas etapas: teórica e prática. O diretor-geral da unidade de Lauro de Freitas, Arquimedes Benício, destaca que “essas atividades têm reduzido inclusive os problemas de disciplina. Todos os trabalhos são remunerados. Eles recebem 75% do salário mínimo, sendo que 50% desse montante vai para a família e 25% vai para uma conta pecúlio, a qual eles têm acesso quando terminam de cumprir a pena”.

Opções

Com carga horária de 200 a 500 horas, os cursos são realizados em municípios como Salvador, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Itabuna, Feira de Santana, Brumado, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

Entre as atividades oferecidas estão confecção de bolsas em couro em material sintético, estamparia de tecido, manutenção e reparo de computadores, instalação predial de baixa tensão, maquiagem, costura com máquinas overloque, marcenaria, agricultura orgânica, saúde bucal, cerâmica e avicultura.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia



Durante a sessão desta terça-feira, 23, os vereadores aprovaram os projetos 016 e 017/2018, de autoria do Poder Executivo, que solicitou autorização do Legislativo para que a Caixa Econômica Federal faça análise de risco junto ao município comprovando a capacidade de pagamento de valores a serem contratados para investimentos em obras de infraestrutura.

A Câmara considerou as matérias importantes para a melhoria da qualidade de vida da população que espera ansiosa por serviços de infraestrutura, a exemplo dos moradores dos bairros Santa Luzia, Morada da Lua e Loteamento Rio Grande, que vão ser beneficiados com obras de drenagem, pavimentação e calçadas. Este planejamento faz parte do projeto 017/2018 que será executado com a quantia de R$ 21 milhões. O dinheiro servirá também para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

Os recursos são disponibilizados pelo Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal, e a maioria dos vereadores disse que a Câmara estará sempre disposta a colaborar com o desenvolvimento da cidade - em prol de cada cidadão, e que os projetos votados vão alavancar o crescimento do município. Os R$ 21 milhões que serão destinados aos bairros Santa Luzia, Morada da Lua e Loteamento Rio Grande tiveram a aprovação de 17 vereadores, incluindo os votos dos vereadores Marcos Reis e Nereu do Gás, da oposição.

Já o projeto 016/2018 pede a contratação de empréstimo no valor de até R$ 70 milhões. É uma linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, destinada a obras de pavimentação nova, recapeamento de vias e drenagem em bairros e povoados, além da construção e recuperação de praças. A prefeitura vai poder investir, após aprovação da Caixa, aonde achar necessário. O projeto 016/2018 foi aprovado por 14 votos a favor e 05 contra.

“A população quer ser beneficiada com serviços e a Câmara não pode ser empecilho para o desenvolvimento, como já dissemos. Os projetos vão levar não só qualidade de vida, mas também vão gerar emprego e renda para a nossa sociedade, o que também estamos precisando”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

Fonte: Ascom, Câmara de Vereadores de Barreiras

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas do prefeito de Barreiras, João Barbosa Sobrinho, relativas ao exercício de 2017. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (24/10). O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel Andrade de Souza, aplicou uma multa de R$2,5 mil ao gestor pelas irregularidades apuradas durante a análise técnica dessas contas.

O município de Barreiras apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$534.881.056,35 e promoveu despesas no montante de R$355.393.724,93. A despesa total com pessoal representou 37,89% da receita corrente líquida do município, atendendo, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os recursos em caixa, no montante de R$208.844.161,00, foram suficientes para cobrir as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, no total de R$82.519.977,67, evidenciando a existência de equilíbrio fiscal nas contas do município.

O prefeito também cumpriu os percentuais mínimos de investimento em educação, saúde e na aplicação dos recursos do FUNDEB. Houve o investimento de 26,03% da receita resultante de impostos, – compreendida a proveniente de transferências – na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal e 15,86% dos recursos provenientes da arrecadação dos impostos nas ações e serviços públicos de saúde. Em relação aos recursos do FUNDEB, o gestor aplicou 75,66% no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério.

O relatório anual registrou como ressalvas a aquisição indevida de gêneros alimentícios por dispensa de licitação, falhas na publicação de três pregões presenciais, ausência de justificativa de preço nos procedimentos de inexigibilidade e aplicação no ano de 94,66% das receitas de transferência do FUNDEB, quando o mínimo legalmente exigido é de 95%.

Câmara – O pleno do TCM, na mesma sessão, também aprovou com ressalvas as contas da Câmara de Barreiras, da responsabilidade do vereador Gilson Rodrigues de Souza, relativas ao exercício de 2017. O conselheiro substituto Antônio Emanuel Andrade de Souza, relator do parecer, destacou entre as ressalvas o pagamento de diárias sem comprovação – no montante de R$4.875,00 – e a ausência de cotação de preços para compra de bens e serviços. O gestor foi multado em R$1 mil e terá que devolver aos cofres municipais a quantia paga por diárias sem comprovação, com recursos pessoais.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: Ascom, TCM BA





Conforme anunciado em julho pelo prefeito Zito Barbosa, durante a inauguração da primeira Praça do Esporte de Barreiras no Bairro Santa Luzia, a Prefeitura de Barreiras já deu início à construção de mais uma Praça do Esporte. Com a limpeza da área, alinhamento do solo e escavação para implantação dos alambrados em andamento, o local onde está sendo construída a segunda Praça do Esporte no Conjunto Habitacional Arboreto I já começa a ganhar forma.

O projeto está inserido dentro do Programa Brincar e Viver, coordenado pela Diretoria de Esportes, e contará com um campo de futebol society nas medidas oficiais de 40×60m e iluminação de LED, que possibilitará o uso da quadra também à noite. O espaço também receberá uma academia de ginástica ao ar livre, parque infantil produzido com madeira de eucalipto tratado, calçadão para caminhada e arborização do local, proporcionando a prática de esporte, lazer e cidadania aos moradores dos conjuntos habitacionais Arboreto I e II e também São Francisco.

A nova Praça do Esporte contará com uma quadra de areia para vôlei e futevôlei. Acompanhando de longe o início das obras, os amigos Cristiano, Otávio, Plínio e Maxsuel estavam ansiosos para a conclusão da obra.

“Gostamos de passear pelo bairro de bicicleta, mas também gostamos muito de futebol. Estamos felizes com todo esse movimento em nosso bairro, e queremos logo brincar aqui”, disse Plínio.

De acordo com o diretor de esportes, a nova Praça do Esporte garantirá melhor qualidade de vida através da prática esportivas nas modalidades de vôlei e futebol society, além de proporcionar diversão às famílias.

“O prefeito Zito Barbosa assumiu o compromisso de construir diversos equipamentos como este nas comunidades e estamos cumprindo esse compromisso. Já entregamos a primeira unidade na Santa Luzia e iniciamos a construção da segunda Praça do Esporte, desta vez para os moradores do Arboreto I, com intuito de ofertar lazer, esporte e cidadania. Esse equipamento segue as medidas oficiais e garantirá diversão e prática de esportes, com qualidade, seja vôlei ou futebol, para todas as idades. Aqui as famílias poderão ainda, realizar exercícios físicos e as crianças brincarem no parquinho”, disse Fernando Machado.

Fonte: DIRCOM





O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, pilar de atuação social e capacitação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), recebeu um reforço na área de informática com a doação, pela Agrosul Máquinas/John Deere, de 12 computadores que passam a integrar os equipamentos utilizados no treinamento e capacitação de profissionais ligados à cadeia produtiva do algodão no Oeste da Bahia. A doação foi entregue pelo diretor-geral da Agrosul, revendedora da John Deere para o oeste da Bahia, Olmiro Flores, e o coordenador regional da Jonh Deere, Tiago Oliveira, ao diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais.

“Estes equipamentos irão ampliar e potencializar os atendimentos do Centro de Treinamento em cursos destinados a utilização dos softwares da Jonh Deere voltados à agricultura de precisão”, revela Morais. Ele acrescenta que existe uma preocupação social muito grande inserida no trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento e estes investimentos em capacitação se revertem em mais produtividade, segurança e bem estar para quem trabalha no campo e nos escritórios das fazendas.

“Somos parceiros da tecnologia junto ao Centro de Treinamento e contribuímos com a formação e qualificação de profissionais repondo e atualizando os laboratórios com equipamentos de última geração. Essa é a essência do CT qualificar e formar pessoas capazes. Inclusive, já estamos com uma nova remessa de computadores que em breve serão entregues no Centro”, adiantou Olmiro Flores.

Com sede em Luís Eduardo Magalhães, o Centro oferece infraestrutura com modernos laboratórios e salas de aulas para cursos e treinamentos de curta e longa duração aos profissionais em todo o Oeste da Bahia. O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com a parceria da Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, SPRB/SENAR, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Universidade Federal de Viçosa (UFV), além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa



A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, realizou no último sábado (20), o mutirão de pesagem e atualização da caderneta de vacinação dos beneficiários do Programa Bolsa Família, referente à 2ª vigência de 2018, nas Vilas II, III e IV do Assentamento Rio de Ondas.

Na Vila II a pesagem foi realizada na Unidade de Saúde Décio Marques Dias. Já na Vila III a ação aconteceu na sede da Associação dos Moradores do Assentamento Rio de Ondas e na Vila IV, na escola municipal Henrique de Freitas Moreira.

A iniciativa que visa a medição de peso em crianças de zero a sete anos, gestantes e mulheres com idades entre 14 a 44 anos é obrigatória, sendo uma das condicionalidades para que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família mantenham o benefício em dia.

O gestor do Bolsa Família no município, Nelton Castro, frisou a importância do procedimento para as famílias não perderem o benefício. “A prefeitura realiza essas avaliações para facilitar o acesso e evitar que as famílias percam o benefício”.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Levantamento divulgado hoje (23) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que o Brasil perdeu, nos últimos dez anos, mais de 41 mil leitos hospitalares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2008, o total de leitos na rede pública era de 344.573. Em 2018, o total chegava a 303.185.

Já os leitos classificados como não SUS aumentaram de 116.083 em 2008 para 134.380 este ano. De forma geral, portanto, o sistema de saúde brasileiro passou de 460.656 leitos em 2008 para 437.565 em 2018, totalizando 23.091 leitos a menos – o equivalente a seis leitos fechados por dia durante um período de dez anos.

“O estudo mostra comportamentos diferentes se compararmos quantitativos de leitos SUS e não SUS. Enquanto o primeiro teve mais fechamentos que habilitações, o segundo grupo mostrou um aumento de aproximadamente 18.300 unidades. Isso significa que os leitos públicos diminuíram mais drasticamente”, destacou a CNM que usou a base de dados do próprio Ministério da Saúde para lançar o estudo. 

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2008, o Brasil contava com 2,4 leitos (SUS e não SUS) para cada mil habitantes, caindo para o índice de 2,1 leitos na mesma proporção de pessoas em 2018.

“Considerando a quantidade de leitos hospitalares segundo especialidade, identifica-se que os leitos denominados ‘outras especialidades, pediátricos e obstétricos’ apresentaram uma redução considerável”, apontou o levantamento.

Regiões

Os números mostram que, atualmente, nenhuma das regiões do país atinge o índice recomendado pelo próprio Ministério da Saúde – entre 2,5 e 3 leitos para cada mil habitantes. As regiões Sul e Centro-Oeste são as que mais se aproximam, com 2,4 e 2,3 respectivamente. A pior situação é no Norte, com 1,7. Já Nordeste e Sudeste têm, ambos, 2 leitos para cada mil habitantes.

Estados

Ao analisar o quantitativo de leitos por unidade federativa nos anos de 2008 e 2018, o estudo constata que 25 estados apresentaram queda nos índices de leitos por mil habitantes. Somente Rondônia e Roraima conseguiram obter um pequeno avanço na disponibilidade de leitos hospitalares.

“Vale ressaltar que, em 14 estados, identifica-se a abertura de leitos. No entanto, esta ação não satisfaz ao aumento populacional ocorrido para a área no período. Isto é, mesmo com a abertura de leitos hospitalares, houve queda no índice de leitos por mil habitantes em razão do aumento populacional expressivo”, informou o estudo.

Alagoas, por exemplo, tinha 6.146 leitos em 2008 para atender 3.127.557 pessoas. Dez anos depois, o estado passou a contar com 6.424 leitos, um crescimento de 4%. A população alagoana, entretanto, cresceu 8% e passou a contabilizar 3.375.823 pessoas. Nesse caso, o aumento populacional superou a abertura de novos leitos no estado e, consequentemente, diminuiu o índice de leitos por mil habitantes.

Governo

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a redução de leitos públicos, predominantemente psiquiátricos e pediátricos, não afetou a oferta assistencial e a produção aprovada nos sistemas de informação do SUS. A quantidade de internações aprovadas no sistema em 2008, segundo a pasta, foi de 11,1 milhões e, em 2017, de 11,6 milhões. Nesse mesmo período, a produção ambulatorial, de acordo com o documento, cresceu 34%, passando de 2,9 bilhões de procedimentos ambulatoriais para 3,9 bilhões.

“A redução de leitos de internação segue tendência mundial de desospitalização – com os avanços tecnológicos, tratamentos que exigiam internação passaram a ser feitos no âmbito ambulatorial e domiciliar, com ampliação da atenção básica e de ações de prevenção e promoção. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que o Reino Unido e Canadá, países que servem como referência para o SUS, apresentaram quedas de leitos hospitalares de 26% e 20,5%, respectivamente”, informou o ministério.

Ainda de acordo com o governo federal, dos 7.580 estabelecimentos de saúde com leitos que apresentaram produção no Sistema Único de Saúde, 4.146 apresentaram taxa de ocupação menor que 50%, considerando capacidade instalada de leitos e produção aprovada. A baixa ocupação dos leitos, segundo a pasta, está mais concentrada nos hospitais de pequeno porte, com menos de 50 leitos.

O ministério informou investir na habilitação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), que exigem maior estrutura e esforço profissional, assegurando recursos federais para ampliação da oferta no SUS. Em dez anos, de acordo com a nota, o número de leitos de UTI no país aumentou 66,4%, passando de 26.725 em 2008 para 44.484 em 2018. Dessa forma, do total de leitos exclusivamente SUS (332.089), 21.658 são de terapia intensiva, representando mais de 50% do total de leitos de UTI habilitados no país.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA





O curso de Formação Técnica de Arbitragem Esportiva foi realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras, sob o comando da Diretoria de Esportes. A primeira etapa foi em setembro, formando 120 árbitros e mesários para atuarem nas competições de jiu-jitsu, tênis de mesa, Fut 7 e Futsal. No último final de semana, mais 200 profissionais de educação física, recreadores e desportistas receberam instruções teóricas e práticas sobre técnicas inerentes às regras aplicadas durante competições de futebol, vôlei, basquete e handebol.

As aulas teóricas iniciaram na sexta (18) e sábado (19) no Colégio Luiz Vianna Filho. Os árbitros de cada modalidade esportiva passaram informações necessárias à aquisição de conhecimento, regras, metodologia, novidades do esporte, autonomia e comportamento mediante situações dúbias durante as competições. No domingo (21), os participantes foram a campo para aulas práticas com acompanhamento de jogos e os novos árbitros já apitaram o Campeonato Rural Rio Branco de Futebol, sendo acompanhados pelo árbitro profissional Arilson Bispo da Anunciação, que faz parte do quadro da CBF.



As modalidades de voleibol e handebol tiveram as aulas práticas na quadra do Colégio Luiz Viana Filho, e o basquetebol, durante a disputa de jogos no Ginásio de Esportes da FASB. O professor de vôlei, Paulo Feitosa que orienta os estudantes da Escola Municipal Iazinha Pamplona, avaliou como uma formação de qualidade e que valoriza os profissionais.

“Foi uma iniciativa inédita em Barreiras e proporcionou uma formação abrangente com conhecimentos técnicos de arbitragem, abordando áreas como saúde ocupacional, relações interpessoais, treinamento esportivo, psicologia, além de ampliar o quadro de mediadores e árbitros em todas as modalidades esportivas, incentivando ainda mais o esporte e lazer em nosso município”, disse.



De acordo com o diretor de esportes Fernando Machado, a iniciativa atendeu às expectativas na formação de profissionais. “Concluímos esta última etapa com a certeza de termos atingido nossos objetivos. Tivemos um bom número de participantes que receberam uma capacitação de altíssimo nível e agora Barreiras conta com mais de 300 árbitros capacitados para atuar em competições realizadas em nossa cidade”, explica o diretor de esportes, Fernando Machado.

Fonte: DIRCOM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |