Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio



A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou, nessa última quarta-feira (12), por meio da sua secretaria de Saúde, mais uma “Ação do Bem”, iniciativa que tem como objetivo promover a descentralização de diversos serviços à população, dentre estes, atendimento médico e emissão de documentos.



A Ação do Bem realizada nesta semana levou atendimentos na área da saúde até a comunidade da Muriçoca e atendeu mais de 650 pessoas. O mutirão fez cerca de 10 de coletas de preventivo, proporcionou aproximadamente 100 consultas, entre clínicas e pediátricas e aplicou quase 80 testes rápidos (HIV, hepatites C e B e Sífilis). No setor odontológico, perto de 120 atendimentos com entrega de kits de higiene bucal. Foram realizadas ainda, mais de 20 pesagens para a segunda vigência de 2018 do programa Bolsa Família e feitas visitas domiciliares.



Com o intuito de levar conscientização até a população, a prevenção é parte importante da Ação do Bem, neste sentido aconteceram ações educativas que reuniram centenas de pessoas. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou um trabalho de promoção acerca do Setembro Amarelo no combate ao suicídio para 120 pessoas, orientando também sobre hábitos mais saudáveis na alimentação. Já o Núcleo de Endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde orientou aproximadamente 140 pessoas sobre formas e cuidados no combate a dengue.







As atividades tiveram início às 7h e foram concluídas às 15h, envolvendo as diretorias de Promoção a Saúde e de Vigilância em Saúde, além da Gerência de Atenção Básica. “O projeto leva saúde, educação e qualidade de vida às comunidades carentes, oferecendo melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. A comunidade Muriçoca recebeu com grande entusiasmo e alegria a equipe de profissionais multidisciplinares da Secretaria Municipal de Saúde, pois nunca antes receberam uma ação como esta. Este é um reflexo da preocupação do gestor municipal em cuidar do seu povo”, afirmou a Diretora de Assistência à Saúde, Charlene Queiroz Pereira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio













O ambiente escolar é um importante espaço que contribui na formação das crianças e adolescentes em várias vertentes, dentre essas, a interação com o meio ambiente. Pensando nessa formação social, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, estão desenvolvendo ações de interação no ambiente escolar através do Projeto Horta na Escola.

O projeto é implantado nas escolas municipais com o intuito de promover conhecimento interdisciplinar através da participação da gestão escolar e estudantes, desde a implantação da horta, plantio até a colheitas dos produtos, como a cebolinha, coentro, alface, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, entre outras. De acordo com as coordenadoras do Projeto, Lucy Lopes e Ingrid Karen, a área média dos canteiros é de 200m² propício para o plantio de hortaliças.

“Nosso principal objetivo é fazer com que os estudantes do município tenham o sentimento de cuidar, seja do meio ambiente através das plantações na horta, ou com o cuidado também do próximo. Em 2017 implantamos o Projeto Horta na Escola em 04 escolas municipais e esse ano mais dez escolas foram contempladas, e aqui eles plantam, cuidam, colhem e se alimentam das hortaliças”, disse Lucy.

Na tarde dessa segunda-feira, 10, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo, bairro São Pedro, colher o coentro e a cebolinha da horta. A Escola que também foi contemplada com a reforma e requalificação do espaço esse ano, conta agora com as hortaliças na merenda escolar.

“Essa é outra ferramenta pedagógica dentro da escola que contribui muito no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que eles têm a oportunidade de sair da sala de aula e saber o passo a passo o processo dos produtos, que normalmente são consumidos em seus lares. É um momento muito importante, que contribui de forma positiva no dia a dia de cada um”, destacou Sheila Maria, diretora da Escola.

Além da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo, o Projeto Horta na Escola já foi implantado nas Escolas Municipais: Santa Luzia, Presidente Médici, Maria Castro e Silva, Alcyvando Liguori da Luz, Cleonice Lopes e Paulo Freire. E já estão em fase de implantação nas escolas Pedro Cavalcante, São João do Riachinho, CAIC, Santa Luzia no povoado Rio de Pedras, Luzia Gonçalves e Manoel Rocha Filho no km 32.

Segurando a bacia cheia de coentro, o estudante Juliedson de Oliveira, afirma que esse é um dos melhores momentos nas tardes de aula. “Gostei demais dessa horta na escola, estava ansioso pelas primeiras colheitas. A gente vêm toda semana fazer a limpeza e regar as hortaliças, e acompanhar o crescimento é muito bom”, disse.

Ainda segundo as coordenadoras, o Projeto Horta na Escola, conta com a parceria da Aiba, Arroz Barreiras e o Grupo Porto Brasil.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Utilidade Pública





A noite dessa segunda-feira, 10, foi de aprendizado e início das aulas. De acordo com professor que é o idealizador e coordenador do curso, Marcelo Cortez, os inscritos no projeto social Cursinho Pré Enem Popular participaram da aula inaugural ministrada por ele, juntamente com a participação dos professores voluntários da UFOB e UNEB, que aproveitaram esse primeiro momento para fazer a integração na semana de adaptação, momento considerado importante para orientações de estudo e dicas de como ganhar ritmo e rotina nos estudos.

O cursinho será ministrado na nova sede do CRAS I (Santa Luzia), na Avenida Clériston Andrade, em espaço adequando e climatizado. Totalmente gratuito, terá aulas de segunda a sexta-feira até o início de novembro, mês da aplicação das provas do Enem. As aulas ministradas pelos professores voluntários contemplam as disciplinas de matemática, português, física, biologia, química, inglês, atualidade e redação, sempre à noite, das 18:30h às 21:15h.



A secretária de assistência social e trabalho também fez questão de participar da acolhida aos egressos na aula inaugural. “Nosso principal objetivo é oferecer aos jovens e adultos a possibilidade de ingressar em uma universidade, inclusive nas que temos em Barreiras. Em alguns casos, muitas pessoas não possuem condições econômicas suficientes para custear um cursinho particular, e aqui no CRAS I através do trabalho voluntário dos professores da UFOB e UNEB oferecemos uma boa base para o Enem, e pela primeira vez também ofereceremos lanche, uma vez que alguns dos inscritos vêm direto do trabalho para estudar”, destacou a secretária Karlúcia Macêdo.

O projeto assiste cerca de 40 alunos de baixa renda e que já confirmaram a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. Todos os inscritos terão ainda, a oportunidade de participar das aulas com exposições teóricas e práticas de simulados.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, anunciou na manhã desta terça-feira (11), que vai ingressar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida provisória do governo que retirou R$ 200 milhões do orçamento da instituição para a criação da Agência Brasileira de Museus (Abram). O corte de recursos afetará o atendimento de mais de 608 mil pequenos negócios ao ano, o que corresponderia a toda região Norte do país, por exemplo. O Sebrae também estuda entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra a MP.

“Os recursos do Sebrae são oriundos de uma contribuição de domínio econômico, cuja finalidade de aplicação está no artigo 170 da Constituição Federal”, afirmou o presidente do Sebrae. “A exploração de museus está fora desta finalidade e não podemos pagar a conta sozinho”, acrescentou Afif, explicando que foi surpreendido com a informação de que a verba seria retirada do Sebrae. A instituição chegou a sugerir como alternativa o investimento de R$ 100 milhões no setor, por meio de projetos de economia criativa com a finalidade de atender as micro e pequenas empresas e de melhoria da gestão em museus, acordo semelhante ao feito, recentemente, com o Ministério do Turismo.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, os recursos retirados do Sebrae podem causar grave prejuízo à instituição e aos pequenos negócios. “Representa a diminuição de 608,6 mil atendimentos no Sebrae. Seria como excluir o Norte da atuação da instituição. É como se toda a região ficasse sem atendimento de uma hora para outra”, afirmou a diretora, ressaltando que são os pequenos negócios que seguram o emprego no Brasil. “Eles responderam por 93% dos empregos com carteira assinada no primeiro semestre”, ressaltou. “A MP gera uma insegurança institucional e nos preocupa, pois temos acordos e metas a cumprir. O déficit público nunca vai caber no orçamento do Sebrae”, acrescentou o diretor de Administração e Finanças, Vinicius Lages.

Guilherme Afif ressaltou, durante entrevista coletiva, que a recuperação dos museus é uma causa importante, devido à situação atual de alguns deles, mas que os recursos do Sebrae não são para essa finalidade. “Todos são solidários com o que aconteceu, mas só quem deu o dinheiro foram os pequenos negócios, únicos a terem a verba cortada”, disse o presidente do Sebrae.

Fonte: Ascom Sebrae

Baião, alegria e muita afinação não vão faltar na comemoração de um ano do projeto de extensão “Canto Coral”. Para comemorar a data, haverá uma apresentação em homenagem ao Nordeste e ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, nesta quarta (12), às 20h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, em Barreiras.


A entrada é gratuita. Prestigie

Fonte: UFOB

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na tarde dessa segunda-feira, 10, um encontro com os gestores e coordenadores escolares para entrega da devolutiva do Simulado ANA e Prova Brasil, realizado nos 3º, 4º e 8º anos de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Ao todo 6.109 alunos da zona urbana e rural participaram do simulado no mês de julho, para avaliar a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos, elencando um diagnóstico e indicadores da aprendizagem em toda rede. Com os resultados em mãos, agora os gestores escolares poderão aperfeiçoar as práticas docentes para melhorar o desempenho em todos os índices de avaliação do MEC para 2019.

A apresentação dos resultados foi coordenada pelo assessor técnico Aparecido Freitas, que expôs a realidade de municípios do Ceará, como Sobral, que após aplicação de ferramentas pedagógicas e envolvimento da docência, mudou totalmente os indicadores do município, sendo destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB.

“Nosso objetivo é a qualidade educacional, o resultado da Prova Brasil, ANA e IDEB serão uma consequência de toda a transformação que estamos realizando em nossa estrutura educacional, motivando os nossos professores para que isso reflita diretamente em nossos alunos”, disse Freitas.

A secretária de educação, Cátia Alencar, apontou os simulados como ferramentas eficazes no processo para melhorar os indicadores da aprendizagem, disse ainda, que a Secretaria de Educação tem procurado manter a boa qualificação de seus professores, com permanente acompanhamento e apoio as gestões escolares.

 “Temos mantido prognóstico curricular e de ensino baseado nesse estreitamento entre a gestão escolar e a equipe pedagógica, com o objetivo de ampliarmos as ferramentas pedagógicas para assegurar excelentes resultados, e essa é nossa meta. Com esses resultados dos simulados, conseguiremos a partir de agora, medir o conhecimento dos alunos em matemática e língua portuguesa, e buscar reforçar conteúdos ainda não fixados, incentivando melhores resultados de forma contextualizada e interdisciplinar”, explicou a secretária de educação, Cátia Alencar.

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio







O chefe do executivo municipal recebeu na manhã da última terça-feira (28/08), representantes da sociedade civil organizada, integrantes do movimento popular que reivindica melhorias nos serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, a diretoria da empresa e o Procon, para não apenas entregar os relatórios e estatísticas das reclamações da comunidade, como também cobrar celeridade nas soluções das mesmas. Representaram a Embasa, o gerente regional Francisco Andrade e o gerente municipal Vagner Santos; já a sociedade civil organizada foi representada por Noelma Soares e Luciano Soares. A diretora do Procon de Luís Eduardo Magalhães, Samara Rocha, representou o órgão de proteção ao consumidor.

Na reunião, o prefeito Oziel Oliveira esclareceu que a empresa não pode mais ignorar as demandas da comunidade, suas categorias ou volume, uma vez que através da Ouvidoria Municipal e do Procon, todas estão sendo registradas e inventariadas, gerando relatórios que traçam panorama claríssimo para elaboração de um plano de ação eficiente, que permita o atendimento das mais urgentes e mais recorrentes reclamações.

“Como chefe do poder executivo, me coloco em defesa da população, por isso entramos formalmente com diversas solicitações junto a EMBASA, para que possam ser suprimidas as carências no atendimento da empresa e ajustadas as cobranças das taxas de serviços”, afirmou o prefeito Oziel Oliveira.

Outros pontos importantes foram discutidos, como a notificação da EMBASA, feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dando conta da urgente e necessária vedação da rede de esgoto próxima ao cemitério, para evitar o vazamento de gases naquela região; e sobre a necessidade de um planejamento mais cuidadoso na execução do serviço de novas ligações de residências à rede de esgoto, especialmente quando há necessidade de “quebra” de asfalto.

“Nossa cidade continua crescendo, com diversas novas construções em locais antes não habitados, sabemos disso. O que estamos exigindo da Embasa é a fiscalização junto à empresa contratada para a execução das novas ligações, para que se faça a manutenção correta, rápida e de qualidade do asfalto que precisa ser quebrado, após a conclusão dos serviços”. Ressaltou o gestor.

O prefeito afirmou ainda que para novas ligações em ruas que não receberam asfalto, o trabalho está sendo executado em conjunto com a concessionária de forma planejada, primeiro acontecendo ligações de água e esgoto, para só depois passar com o asfalto.

Ao final da reunião todos, sociedade civil e EMBASA, puderam compreender que a Prefeitura Municipal está empenhada em acompanhar de perto, cobrar e tomar todas as providências legítimas, para que a população possa usufruir de serviços de qualidade, para os quais sejam cobrados preços justos.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

A Festa Literária de Barreiras – FLIB, já faz parte do calendário de eventos do município e com o objetivo de agregar ainda mais os valores literários e culturais, atraindo de forma mais abrangente o público dos municípios do Oeste, além de reunir escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino, a equipe de curadoras da FLIB já iniciaram os preparativos para 2019.

A reunião dessa vez aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a participação da secretária municipal de educação, Cátia Alencar, subsecretária, Emília Moreno, diretora de cultura, Diva Bonfim, representando as Instituições curadoras da FLIB participaram também a diretora de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, Maria Conceição, diretora do Núcleo Territorial de Educação – NTE/11, Maria Aparecida Vasco e a Presidente da Academia Barreirense de Letras, Ananda Lima.

Até o início do próximo mês, o Ministério da Cultura está com o edital aberto para inscrições de Projetos Culturais, e as Instituições Curadoras da FLIB estão na fase final da elaboração de um projeto que contempla uma prévia do que será a FLIB 2019. A proposta é de inserir os espaços públicos culturais de Barreiras nessa 4ª edição, tendo nas temáticas o regionalismo e o cerrado baiano, que serão temas nas mesas redondas, palestras, oficinas e nos diálogos literários, é o que explica a secretária municipal de educação.

“Estamos finalizando um projeto para submeter ao Ministério da Cultura, com o objetivo de pleitear um financiamento junto com as outras instituições para a FLIB 2019. Iremos indicar nesse projeto, a nossa pretensão para o próximo ano com base no que realizamos em 2018, pensando em utilizar os equipamentos de cultura que temos em Barreiras como rotas”, disse Cátia Alencar.

A Festa Literária está programada para acontecer no mês de maio de 2019 e as proposições que serão encaminhadas ao Ministério da Cultura, estão sendo discutidas pelas Instituições Curadoras. A FLIB 2019 também terá investimento com contrapartida da Prefeitura e Instituições parceiras.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |