Blog Santo Antônio
Notícias















Na tarde de ontem, segunda-feira (27), o prefeito Oziel Oliveira assinou contratos com a Caixa Econômica Federal que liberam a construção de duas novas escolas municipais, num investimento total de sete milhões de reais.

As escolas atenderão diretamente três comunidades, sendo uma no residencial Vista Alegre e outra no residencial Sol do Cerrado, atendendo também ao Solar dos Buritis. A expectativa da secretaria de Educação com a instalação destas escolas é de atender a novos 2.000 alunos.

A unidade de ensino no Vista Alegre abrigará 6 salas de aula possibilitando 630 vagas nos três turnos. Já no residencial Sol do Cerrado, serão 1.260 alunos em 12 novas salas. Ambas as escolas terão quadra de esportes.

O prefeito Oziel Oliveira, destacou a importância da construção das unidades escolares para a vida de milhares de famílias luiseduardenses: “Este é mais um dos compromissos assumidos e registrados em nosso plano de governo, que temos a satisfação de ver cumprido. Uma cidade só cresce de verdade quando tem a educação priorizada, e temos nos empenhado para que todas as nossas crianças tenham acesso à educação de qualidade, perto de casa, com toda estrutura para um melhor rendimento escolar, e para maior tranquilidade dos pais". Disse o gestor.

Além destas duas novas escolas, a gestão ampliou uma unidade educacional no bairro Santa Cruz, está assumindo uma obra abandonada no Mimoso II e a reforma de outra no Novo Paraná.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade





Para reforçar a importância da qualidade de água na saúde da população, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na quarta-feira (22), uma palestra para os estudantes da Escola Municipal Luiz de Freitas Lima, na localidade do Barrocão, na zona rural de Barreiras. Cerca de 80 estudantes do ensino fundamental aprenderam como funciona um sistema de abastecimento, com os processos de captação, tratamento e distribuição, além de dicas de consumo racional no uso cotidiano da água. A atividade integra a mobilização social da Embasa nas escolas, que contempla, ao final, a distribuição de material educativo como suporte à disseminação das informações sobre a prestação do serviço de água tratada para os pais, familiares e toda a comunidade.

Nascida na localidade do Barrocão, a estudante Nalanda Clara Silva Soares, 8º ano, disse que a palestra educativa trouxe informações importantes a respeito do tratamento de água. “Achei interessante saber como é todo o processo dentro da estação para deixar a água limpinha”, afirma. A estudante Isabella Carvalho, do 9º ano, não sabia que a água passa por análises constantes de qualidade. “É todo um trabalho que existe até a água chegar na torneira e temos que valorizar quando chega em nossas casas”, comenta.

A diretora da escola, Lucinélia Araújo, explica que a palestra também ajuda a reforçar o entendimento pela população do quanto é fundamental ter acesso à água tratada e de qualidade. “Mesmo com a grande quantidade de água no rio Grande, perto da escola, precisamos evitar desperdícios para o bem do meio ambiente, por isso as dicas de economia são tão importantes”. Para a assistente social Geisa Mendes, que promoveu a ação, a palestra nas escolas ajuda a despertar a consciência do cuidado com a água tratada. “Ao ter acesso a essas informações, as crianças e adolescentes passam a ser uma influência positiva também dentro de casa, com familiares e amigos, levando a mensagem da manutenção da qualidade e do consumo racional de água para a frente”, afirma.

Fonte: Ascom Embasa



Buscando aperfeiçoar ainda mais as condições de segurança da comunidade acadêmica da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), a direção da instituição criou um importante dispositivo: a Brigada de Combate a Incêndios. Nos últimos meses foram realizados treinamentos, com simulação de situações reais para estabelecer um plano de ações preventivas que possam minimizar as perdas e evitar risco a integridade física de estudantes, funcionários e diretores, em caso de incêndio. Dentro desse plano estão incluídas as técnicas de utilização de extintores, hidrantes e evacuação da edificação.

Uma das etapas mais importantes da implantação da Brigada de Combate a Incêndio da FASB foi concluída na tarde de sexta-feira (24), no auditório João Altivo Bergamo, com a solenidade de entrega dos certificados aos 44 funcionários da faculdade submetidos ao treinamento. Tadeu Sérgio Bergamo, diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (Iaesb), mantenedor da FASB, disse torcer para que não haja a necessidade de utilização dos serviços da Brigada, mas enfatizou a confiança da direção nos brigadistas. “A instituição deposita nesse grupo a maior confiança na condução dessa tarefa. A equipe que ministrou o curso ficou impressionada com a qualidade dos recursos humanos que nós temos. Esse momento foi organizado para a entrega do certificado mas, principalmente, para que nós pudéssemos dizer isso a eles”, disse.

A coordenadora da Brigada de Combate a Incêndio é a Técnica de Segurança no Trabalho, Daiana Santos Ferreira. Ela foi indicada, de acordo com a direção, por ter perfil adequado para a função de liderança. “Estou pronta para esse trabalho. Foram muitas semanas de treinamento teórico e prático. Fui escolhida para coordenar, sei que será um grande desafio, mas vou fazer o melhor possível”, comentou a jovem. “Esse trabalho exige que a gente tenha calma, domínio da situação, mas que seja ágil. Ao mesmo tempo que se apresenta como uma grande responsabilidade, também se transforma em um grande prazer, por nos dar a missão de contribuir para a segurança da comunidade fasbiana”, finalizou.

A instituição vai montar uma sala com a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), fardamento e outros itens necessários para a realização da atividade. Está previsto ainda, um encontro com o Corpo de Bombeiros, quando o conhecimento recebido pelos brigadistas será colocado à prova. A Brigada de Combate a Incêndio da FASB terá relação estreita com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) que já funciona há alguns anos na unidade de ensino superior.

Fonte: ARATICUM



Moradores de Barreiras reclamam que no dia 05 de julho deste ano, o vice-governador João Leão esteve em Barreiras para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, até o momento a unidade ainda não está em funcionamento.

A redação do Fala Barreiras entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que esclareceu não haver quaisquer pendências do ponto de vista de infraestrutura e equipamentos referentes à unidade.

Em entrevista exclusiva ao Fala Barreiras, o prefeito Zito Barbosa afirmou: “Quando foram inaugurar a unidade, o vice-governador me procurou e eu disse que o município não iria receber porque não estava pronta. Eu mesmo fui lá pessoalmente e constatei que nem a parte física, tampouco a parte de equipamentos tinham condições de funcionamento. A prova do que estou falando é que, 20 dias após a inauguração, o município, recebeu da SESAB um comunicado pedindo mais 30 dias para entregar a unidade, porque o compromisso do Governo do Estado é de entregar a unidade equipada”, disse.

Quanto à importância da Unidade de Saúde para Barreiras e data de início dos trabalhos, o prefeito Zito Barbosa relatou: “Sem dúvidas que é um benefício muito grande na área de saúde para o município, mas em contrapartida onera bastante o orçamento municipal, haja vista que para manter uma UPA funcionando, gastaríamos em torno de 500 mil reais mensais, o Ministério da Saúde repassa em torno de 180 mil reais. Sairão dos cofres do município mais de 300 mil reais”. Esclareceu Zito Barbosa, que complementou: “Portanto, provavelmente no início de Setembro, como já temos uma equipe de trabalho formada, a unidade será entregue para a população e entrará em funcionamento”.

Fonte: SigiVilares

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Nesta quarta-feira, 22, foi realizada mais uma palestra para capacitação e inspiração dos Colaboradores do Grupo Santo Antonio. A palestra teve como tema "VOCÊ no comando do SEU SUCESSO" e foi ministrada pelo profissional Coach e Palestrante Bruno Nere.

Veja mais fotos, clique AQUI!.

Fonte: Grupo Santo Antonio
22
Ago / 2018

Documentos Encontrados!

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Câmara de Vereadores realiza na próxima quinta-feira, 23, às 19h30, Sessão Especial em homenagem aos cinco anos de implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia em Barreiras. A propositura é do vereador João Felipe de Melo Lacerda. A Sessão Especial é um reconhecimento da Câmara de Vereadores aos serviços prestados pela Universidade à sociedade de Barreiras e toda região Oeste. A UFOB contribui de forma direta para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Fundada em 2013, dispõe de trinta cursos de graduação distribuídos nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Oferece quatro cursos de mestrado, três especializações e residência média. No total são 3.342 estudantes de graduação e 174 de pós-graduação.



A UFOB completou cinco anos de implantação no mês de junho. Durante este tempo já formou 399 profissionais. Além da Câmara de Vereadores participam da Sessão Especial, a Reitora Iracema Veloso, o vice-reitor, Jacques Antônio de Miranda, componentes da Administração central, servidores, estudantes, e representantes da sociedade civil organizada.

Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores de Barreiras













Em noite que representou um grande salto para a cultura de Luís Eduardo Magalhães, dezenove agentes culturais do município foram certificados depois de dois dias de oficinas do processo de Formação para Formadores, curso preparatório que integra a primeira etapa de implantação da Escola de Dança da Funceb na cidade. Foram conferidos certificados em quatro modalidades de dança: ballet clássico, afro, contemporânea e popular, sendo que o processo de formação aos agentes que conquistarão seu lugar no quadro de formadores da Escola será continuado, contemplando aulas à distância e presenciais, tanto aqui no município quanto na capital Salvador.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (20) no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães e contou com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos com os alunos nestes dois dias, mostrando ao público presente que a Escola proporcionará uma verdadeira transformação no movimento da dança em nossa cidade. Este momento, possibilitado pelo entendimento mútuo entre poder público municipal e Funceb de que o investimento em cultura se faz necessário e interage com diversos setores da sociedade, já está marcado na história do município e na memória de todas e todos que ousaram se entregar à arte.

Esta entrega, à disciplina, ao estudo, à pesquisa e a novas experiências durante todo o fim de semana (18 e 19), apresentou-se fisicamente na forma de certificados que lembram as dores no corpo, o suor, os obstáculos vencidos, a quebra de paradigmas e inclusive, lágrimas. Enfim, uma gama de sentimentos que representam o processo de aprendizagem vivenciado pelos formadores locais, que em breve estarão ensinando aos nossos jovens luiseduardenses.

No dia de hoje (21), a primeira etapa de implantação do núcleo da escola de dança da Funceb no município chega ao fim, outras virão, mas acompanhadas da alegre certeza que Luís Eduardo Magalhães caminha, salta e dança rumo a uma nova realidade cultural, uma nova história. Esta nova história é escrita para todos, e a arte, com seu poder de transformação social, ambiciona um espaço sem preconceitos e luta, por igualdade de direitos e oportunidades.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães anunciou ainda o planejamento realizado, mediante profundo diagnóstico, onde as duas instituições envolvidas neste processo entendem que a escola de dança deverá acontecer em um formato similar ao projeto já em execução Rede do Bem, uma vez analisadas uma série de questões sociais e econômicas. Assim, três importantes secretarias, que convergem diretamente entre si, serão parceiras na implantação da escola de dança, as secretarias de Cultura e Turismo, da Educação e do Trabalho e Assistência Social.

A Escola de Dança da Funceb, em Luís Eduardo Magalhães, estará sediada no Centro Cultural com atuação descentralizada no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEUs no bairro Santa Cruz, na Academia da Saúde no bairro Mimoso II e na Praça da Juventude no bairro Vereda Tropical.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade











O sábado, 18, foi dia das crianças entre um ano de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias se imunizarem contra a Poliomielite e o Sarampo nas 26 salas de vacinas distribuídas nas Unidades de Saúde de Barreiras. No total 2.901 crianças tomaram as doses no dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, o que corresponde 79,90% da meta estipulada para Barreiras pelo Ministério da Saúde em 2018, que é 95% do público alvo.

Mantendo na ordem do dia sua campanha de erradicação da Poliomielite no mundo, os integrantes do Rotary Club Barreiras Rio de Ondas participaram da campanha de forma voluntária, contribuindo com o serviço público do município. Com carro de som, “Zé Gotinha” personalizado, balões e pirulitos, os rotaryanos acompanharam a equipe da Secretaria de Saúde em visita as salas de vacina, fazendo a alegria das crianças que compareceram para imunização. Ana Beatriz, de quatro anos, fez questão de tirar fotos.

A enfermeira Milena Vidal, passou em todas as salas de vacina fazendo o monitoramento e reabastecimento necessário, avaliou como positiva a mobilização do dia “D”.

“Através da Secretaria Municipal de Saúde fizemos uma campanha antecipada e importante para que os pais levassem seus filhos para vacinar nas unidades de saúde do município, ficamos satisfeito com essa adesão das famílias nesse sábado e seguiremos com a campanha até o final do mês nas unidades da cidade e da zona rural”, disse Milena.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo teve início dia seis de agosto e se estenderá até o dia 31.

Fonte: Dircom/PMB

Com cerca de 70% da colheita do algodão finalizado, em meados de agosto, os produtores de algodão da Bahia estão bastante satisfeitos com os resultados em produtividade e qualidade da fibra. De acordo com a Abapa, o estado deve colher nesta safra mais de 1,2 milhão de toneladas de algodão (caroço e pluma), 300 mil a mais que na última safra. Nesta safra, os produtores plantaram em uma área total de 263.692 mil hectares plantados em toda a Bahia. O que representou um incremento de área de 30,77% em relação à safra passada. A região oeste planta 96% da produção de algodão da Bahia, que é o segundo maior produtor da fibra no Brasil, atrás somente do Mato Grosso. A colheita na Bahia deve acontecer até o prazo limite do dia 20 de setembro, quando tem início o período do vazio sanitário do algodão, e os cotonicultores já devem ter eliminados todos os restos culturais do campo para evitar a proliferação do bicudo do algodoeiro.

Por causa das chuvas regulares e do trabalho consistente desenvolvido em campo no combate a pragas, por meio do programa fitossanitário da Abapa, a produtividade média das lavouras é considerada recorde pela segunda safra consecutiva, acima das 320 arrobas/hectare. O presidente da entidade, Júlio Busato, conta que há dois anos vem acontecendo esse encontro entre grande produção e bom preço, o que ajuda os agricultores a recuperarem os prejuízos dos anos de estiagem. “Felizmente, pelo segundo ano consecutivo, há o encontro entre produção e do preço, e a oportunidade de reduzirmos nosso endividamento, voltando a crescer, trazendo de volta para a região os empregos e a renda momentaneamente perdidos”, afirma.

Com a previsão da regularidade do ciclo de chuvas e da cotação do mercado, a próxima safra de algodão já prevê um crescimento de área, saindo dos 263 para 313 mil hectares, em um incremento de 20%. A expectativa, segundo Busato, é que gradualmente no prazo das três próximas safras, a região possa retornar à capacidade instalada para a produção da fibra, que era de 400 mil hectares, antes da crise de chuvas e de pragas que reduziram a produtividade gerando uma descapitalização e o aumento no endividamento dos produtores. A atual safra de algodão da Bahia deve abastecer principalmente a indústria têxtil brasileira, sendo o restante dela, cerca de 40%, destinada para o mercado externo para os países asiáticos.

Fonte: ASCOM ABAPA



Com apoio total da prefeitura de Municipal de Luís Eduardo Magalhães, 
comercio local e empresários, LEM  e Brumado se enfrentaram na tarde desse domingo, 19, de casa nova em função da reforma do estádio Municipal Coronel Aroldo em Luís Eduardo Magalhães, foi o primeiro jogo com mando de campo no Estádio Municipal Duduzão, no município de Riachão das Neves uma bela parceria em jogo válido pela segunda rodada da primeira fase do campeonato Intermunicipal de seleções 2018.

Era o chamado jogo de seis pontos, o selecionado de LEM precisava da vitória para buscar a liderança do grupo,  Luís Eduardo estreou recepcionado pela torcida riachãoense que pela primeira vez assistiu em seus domínios uma partida do Intermunicipal, a melhor chance para LEM foi a cabeceada forte do atacante Luzinho que colocou a bola rente a trave do lado direito do boleiro brumadense, mais como diz o ditado quem não faz leva o selecionado luiseduardense foi castigado no segundo tempo, após escanteio o goleiro Bruno que vinha fazendo boas defesas, deu azar na jogada e espalmou a bola que pegou no zagueiro de Brumado e morreu no fundo do gol, e sacramentou a vitória para a equipe de Brumado.

LEM estreou empatando em 0 a 0 contra São Desidério, nos domínios do adversário. O selecionado está no Grupo 11 da competição ocupando a terceira colocação, na tabela de classificação. Brumado lidera a chave com seis pontos, enquanto Paratinga é o vice lider com três na lanterna São Desiderio com um ponto e menos saldo que LEM. Nos próximos quinze dias é confronto de 180 minutos contra a seleção de Paratinga. Dia 26 fora e dia 2 de setembro LEM retorna a Riachão das Neves.

Fonte: ASCOM - LDLEM













Mais de 100 famílias participaram da 3ª edição do Projeto “Vida Saudável, Saúde, Esporte e Educação de Mãos Dadas” proporcionado pela Escola Municipal São Francisco de Assis. O evento que aconteceu na manhã desse domingo, 19, reuniu estudantes e familiares no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes e o desenvolvimento de atividades saudáveis no cotidiano dos estudantes e familiares, a Escola realizou ao longo da manhã várias dinâmicas interativas que envolveram todos os presentes. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, o Projeto Vida Saudável, contou com profissionais realizando testes de glicemia, sífilis, H.I.V, Hepatite B e C, aferição da pressão arterial, brincadeiras recreativas e atividades físicas, como jiu-jitsu.

Derivaldo Alves acompanhou a filha Isadora que estuda no 1º ano e fez questão de participar da brincadeira “corrida do ovo”. “Desde que ela entrou na escola que nos programamos para esse dia, é um momento em que podemos interagir com professores, os coleguinhas e conhecer outros pais, fiquei muito satisfeito nessa manhã”, disse.

A mesma sensação foi mencionada por Edivaldo Ribeiro, pai de Eric, também do 1° ano. “Essas brincadeiras nesse espaço deixam a gente mais livre, o ambiente espontâneo e contribuem na interação com os nossos filhos e com a escola”, relatou.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Florimar de Oliveira, O Projeto “Vida Saudável: Saúde, Esporte e Educação de Mãos Dadas”, já faz parte do calendário escolar e a cada ano fica maior. “A ideia é justamente essa, de fazer a integração da família com a escola, trazendo parceiros profissionais que orientam a todos sobre a importância da prática esportiva e a valorização dessa participação com os integrantes da escola. Nos últimos três anos realizamos o evento no Parque de Exposições, é uma atividade que já faz parte do calendário da nossa escola e nessa terceira edição conseguimos atender cerca de 100 famílias”, disse satisfeita.

A aula mais esperada foi a de Zumba, coordenada pelo professor Leandro Braga que promoveu a interação de crianças, jovens e idosos com muita música e dança ao ar livre. Dona Izaldina Ribeiro acompanhou a aluna da escola, Leninha. Ela fez questão de participar das dinâmicas e realizar os exames ofertados. “A mãe de Leninha não pôde acompanhá-la, e ela muito carinhosa, me convidou. Eu vim, dancei, brinquei e realizei alguns exames. Foi uma manhã divertida e emocionante”, disse a senhora de 69 anos.

Antes de encerrar a 3ª edição do Projeto Vida Saudável, os estudantes fizeram uma apresentação especial para os pais com música e encenação em celebração pelo dia dos pais, comemorado em agosto.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras











No fim de semana, a Praça Gerson Hoffman, ao lado da Escola Municipal Ottomar Schwengber, recebeu milhares de pessoas para o Torneio Início do Campeonato Varzeano de Luís Eduardo Magalhães. A competição reúne 60 equipes de todos os bairros da cidade e conta com a participação de cerca de 1.200 atletas. Durante a abertura, o prefeito Oziel Oliveira destacou o apoio que o poder público municipal tem dado ao esporte em todas as categorias. Em relação ao futebol, o chefe do executivo municipal destacou o sucesso dos Campeonatos Municipais da 1ª e 2ª divisões, que atraíram um grande público ao Estádio Coronel Aroldo.

“O futebol está no sangue dos brasileiros e aqui em Luís Eduardo Magalhães a paixão pelo esporte é muito intensa. Por isso movimentamos o calendário durante todo o ano envolvendo a maior quantidade possível de atletas”, destacou o gestor.

Durante o Torneio Início foram realizadas partidas no sábado e domingo. A equipe campeã foi a do Tamandaré e em segundo lugar ficou o Red Bull. A partir do próximo fim de semana os jogos serão realizados nos campos dos bairros. Além da visibilidade para os atletas, a premiação do campeonato varzeano é outro atrativo. A equipe vencedora receberá R$ 3mil. O time vice-campeão ganhará R$ 1,5 mil, o terceiro colocado R$ 1 mil e a quarta melhor equipe R$ 500.

“Grandes jogadores de futebol do nosso país foram revelados em torneios desse tipo, espero que em Luís Eduardo Magalhães não seja diferente e que daqui saiam atletas para os grandes times do estado e também do Brasil”, encerrou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |