Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio











Desde as primeiras horas da manhã do último sábado (18), milhares de crianças foram imunizadas contra o sarampo e a poliomielite nos doze postos de saúde montados pela secretaria municipal de Saúde em diversos bairros da cidade. Até o dia 31 de agosto, data de encerramento da campanha, a meta é vacinar 90% das 5.660 crianças de um a cinco anos em Luís Eduardo Magalhães e de acordo com a secretaria o índice já chegou a 55%.

Na unidade de saúde Yoshio Shirabe, no bairro Cidade Universitária, a dona de casa Marta Dias aproveitou a campanha para imunizar as filhas Seara e Paula Milena contra as duas doenças. A partir de agora a mãe está mais tranquila por saber que as meninas estão protegidas. “A gente sabe que existe o alto risco de retorno do sarampo e da poliomielite e não podemos deixar de cuidar da saúde das crianças”, comentou.

No posto de saúde Oscar Doerner, no bairro Santa Cruz, o pequeno Alan de dois anos de idade também recebeu as doses. A mãe fez questão de vacinar o filho para evitar prejuízos no futuro. “Se a vacina existe é para ser aplicada”, asseverou a comerciária Patrícia Vilela.

Este ano, a vacinação está sendo feita em todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida, inclusive as que já estão com o esquema vacinal completo. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, nos estados de Roraima e Amazonas e a intenção do Ministério da Saúde é evitar que apareçam casos em outras regiões.

“É muito importante que todos apliquem as doses nas crianças que precisam ser imunizadas. Esta é a única maneira de evitar o retorno dessas doenças perigosas e que no passado já prejudicaram muitas pessoas no Brasil”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Locais de vacinação (até 31/08)
Jardim das Acácias:
Unidade de Saúde Jardim das Acácias
Unidade de Saúde Paulo Rodolfo
Mimoso I:
Unidade de Saúde Mimoso I
Jardim das Oliveiras:
Unidade de Saúde Jardim das Oliveiras
Vereda Tropical:
Unidade de Saúde Vereda Tropical
Santa Cruz:
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz
Unidade de Saúde Oscar Doerner
Mimoso II:
Unidade de Saúde Moacir Marchezan
Unidade de Saúde Luís Gustavo Rosa
Cidade Universitária:
Unidade de Saúde Yoshio Shirabe
Florais Lea:
Unidade de Saúde Antônio Carlos Faedo
Unidade de Saúde Nair Edite

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Os moradores do bairro São Sebastião já vivem uma outra realidade com o novo visual das ruas que foram pavimentadas com bloquetes, recebendo intervenções de urbanização por meio do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana. Quem caminha pelas ruas do bairro, percebe claramente a mudança na mobilidade que teve um salto de qualidade, agora as crianças podem brincar, os veículos trafegam com segurança e as famílias comemoram o fim da poeira.

Para conferir a satisfação da comunidade e a qualidade na execução da obra, o prefeito Zito Barbosa esteve recentemente, caminhando pelas ruas e travessas do bairro, acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, dos vereadores Otoniel Teixeira, Silma Alves, Francisco Sobrinho, João Felipe, Eurico Queiroz e Hipólito dos Passos.

As obras já estão na etapa final, e as ruas ganharam tratamento especial com bloquetes assentados, meio fio e sarjetas. Os operários não param de trabalhar, já concluíram mais de sete mil metros quadrados de vias. Conferindo o passo a passo das equipes de trabalho, o prefeito Zito conversou com moradores e jovens que residem na terceira travessa. “Sinceramente, não acreditamos quando as máquinas e os operários começaram a chegar na nossa rua. Aqui era só poeira, esgoto, lama quando chovia, e sempre pedíamos a Deus que mudasse nossa realidade, e graças a Ele esse dia chegou. A prefeitura olhou por nós e agora temos ruas de verdade”, disse dona Maria Quitéria.

As ruas Gama, Portugal, do Lago, Asa Norte e Taguatinga, estão em fase conclusiva, agora as travessas Sobradinho, Planaltina e Guará recebem a cobertura em bloquetes, que é utilizado em áreas com ruas estreitas. As ações do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana já transformaram o Cantinho do Senhor dos Aflitos, está transformando o São Sebastião e seguirá melhorando a qualidade de vida de diversos bairros mais afastados e na zona rural.



“Acompanhamos de forma rotineira os avanço das obras nas diversas frentes de trabalhos que estamos executando, no campo e na cidade. Pavimentação, urbanização, construção de praças de esporte, reformas em escolas e postos de saúde, bem como a conservação das estradas vicinais e construção de pontes, e fazemos questão de contar com a companhia dos vereadores para que possam conhecer e fiscalizar as ações desenvolvidas pela prefeitura. A satisfação da população por onde possam as obras, nos impulsiona a trabalhar ainda mais pela melhoria da qualidade de vida dos barreirenses”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Mais de 120 inscrições do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais-CEFIR, foram entregues no último sábado, 11, aos proprietários de imóveis rurais das comunidades localizadas dentro do poligonal da APA da Bacia do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na sede da Associação dos Produtores Rurais da comunidade do Retiro, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, Demósthenes Júnior, o coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-INEMA, Saul Cavalcante, presidente da Associação de Produtores Rurais, Joacy Teixeira e do vereador Otoniel Teixeira.

O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, no estado da Bahia, corresponde ao Cadastro Ambiental Rural no âmbito Federal, criado pelo Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), que é um registro eletrônico de natureza declaratória e obrigatória para todos os imóveis rurais. “O principal objetivo do cadastro, é a formação de um banco de dados que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental econômico do estado”, disse, o coordenador regional do INEMA, Saul Cavalcante.

Pequenos produtores das Comunidades do Retiro, São Vicente, Vau do Teiú, Mangabeira, Lavras, Lamarão, Chico Preto e Riacho Dantas foram contemplados com o cadastro. No total foram realizados 2.500 cadastros no município de Barreiras em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, INEMA e a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, por meio do Programa Cerrado, onde foram realizados cadastro de imóveis com até 4 módulos fiscais.

Para o secretário Demósthenes Júnior, o Cadastro Ambiental constitui um importante avanço no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. “O cadastro consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das áreas de proteção permanente, reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com vistas no diagnóstico ambiental de todo o país”, disse.

“Além de buscar a regularidade ambiental das nossas terras, teremos mais facilidade em obter financiamentos junto aos bancos de crédito e programas de incentivo nas instituições públicas e privadas”, comemorou Joacy Teixeira, presidente da Associação de Produtores.

Fonte: Dircom PMB

O Grupo Gestor do Programa Fitossanitário da Soja, composto  pelas entidades que congregam os interesses e trabalham em defesa do agronegócio da região oeste da Bahia, Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA, Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano - Fundação Bahia, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado da Bahia – APROSOJA Bahia e Sindicatos dos Produtores Rurais do Oeste realizou na noite de segunda-feira, 13, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM um evento de iní ;cio das discussões para implementação do Programa Fitossanitário do Milho, que contou com a participação de produtores rurais e consultores da região.

Iniciando o evento a presidente do SPRLEM, Carminha Missio recepcionou a todos destacando a importância dos produtores estarem reunidos, iniciando este trabalho com a terceira mais importante cultura do Oeste da Bahia, que é a cultura do milho.

“Em nome do grupo gestor do Programa Fitossanitário, agradeço a presença de todos e ressalto a importância de estarmos reunidos para tratarmos do alinhamento e para adquirirmos mais conhecimentos da cultura do milho. Precisamos ficar atentos para que ela permaneça nos dando bons resultados, economicamente. Faço um chamamento para nos alinharmos e agirmos em conjunto, independente de sermos, produtores em regime sequeiros ou sermos irrigantes, pois a cultura do milho interessa a todos nós e é a ela que precisamos preservar e mantermos ativa”, falou Carminha.

Durante o encontro foram realizadas as palestras sobre a cultura do milho, com o foco na cigarrinha com o entomologista, José Magid Waquil e com o fitopatologista, Rodrigo Veras.

Após as palestras, o espaço foi aberto para perguntas dos participantes.

Fonte: ASCOM, SPRLEM

Um dos principais polos produtivos de soja, algodão e milho, o oeste da Bahia revela, agora, o seu potencial para a cadeia leiteira. A região atesta sua vocação não só para a agricultura, como também para a pecuária, através da integração com a lavoura. É o que pretende mostrar o 1º Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia, que já tem data marcada e acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras. Organizado pela Comissão da Cadeia Produtiva de Leite da Bahia, o evento será realizado pela Associação dos Criadores Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

O Encontro tem como objetivo unir a cadeia de produção do oeste da Bahia para mostrar que é possível agregar renda produzindo de forma integrada e sustentável. Além de reuniões e palestras, o evento contará com uma pequena feira, onde serão expostos os derivados do leite produzidos na região. “A ideia é mostrar a qualidade dos produtos feitos aqui. Essa região da Bahia tem um potencial incrível para agropecuária, assim como para agricultura”, analisa o consultor técnico da Acrioeste, Ubirajara Zapponi.

O presidente da Aiba, Celestino Zanella, destacou a relevância do evento para a região. “A integração lavoura-pecuária é uma tendência mundial, e aqui temos o cenário ideal para nos tornarmos referência também na produção de leite, uma vez que temos área e ração em abundância para o gado”, destacou.

Segundo Zanella, a importância de interligar agricultura e pecuária resultou na criação da Diretoria da Proteína Animal dentro da Aiba. A partir de agora, o setor também será representado e defendido pela Associação. “Esta é uma cadeia única, então, a ideia é unir forças para mostrar o potencial do oeste em produzir grãos, fibra e também se tornar uma grande bacia leiteira, agregando tudo que é produzido aqui na região. A nova diretora terá uma cadeira na presidência e participará das decisões pertinentes à sua área”, enfatizou.

Antônio Balbino, diretor de eventos da Acrioeste, ratifica a afirmação. “Os setores do agronegócio e pecuária estão unidos. A Aiba como a maior entidade do agronegócio da Bahia tem condições de enxergar que isso é fundamental para toda cadeia produtiva do agro. A Abapa, em particular, visto que trabalha diretamente com a produção de algodão, umas das fontes de alimentos do gado, é uma parceira excelente”, avalia.

Balbino acredita que, pelo fato de a região está se tornando um polo universitário, a formação de acadêmicos e técnicos pode favorecer o segmento, agregando mão de obra especializada. “São técnicos competentes que podem vir a trabalhar aqui no oeste da Bahia. Precisamos apostar nisso se quisermos essa cadeia mais desenvolvida e fomentar ainda mais produtividade da região”, destaca.

Comissão da Cadeia Produtiva de Leite - Em uma reunião realizada em abril de 2018, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), em Salvador, foi criada a Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite. A comissão tem como objetivo principal tornar a Bahia autossuficiente na produção de leite.

O trabalho realizado pela Comissão é coordenado pelo Sistema Faeb/Senar, com participação de representantes do governo do Estado, setor produtivo, universidades, entidades de classe e instituições privadas ligadas ao agro.

Fonte: ASCOM, AIBA







Cursando o 8º semestre de Biomedicina na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), a acadêmica Patrícia de Souza da Silva dedica grande parte do seu tempo de estudo no desenvolvimento de pesquisas, sob a orientação dos professores Leandro Dobrachinski (FASB) e Jaime Amorim (UFOB). Há algum tempo busca aperfeiçoar os conhecimentos tentando uma vaga para participar de eventos pelo Brasil a fora. E neste ano, após enviar carta de inscrição, currículo lattes e histórico de rendimento escolar, foi aprovada para participar com outros 50 estudantes da área da saúde de instituições de ensino do Brasil, na VIII Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Durante uma semana, de 23 a 27 de julho, participou de uma intensa programação, que contou com palestras no turno da manhã e aulas práticas de laboratório, à tarde. Ela conseguiu participar do evento gratuitamente, graças ao seu desempenho escolar e uma grande força de vontade. Esses quesitos renderam a acadêmica da FASB compartilhar conhecimento e aprendizado com pessoas de várias partes do Brasil e com palestrantes de outros países como o neurocientista do Albert Einsten College of Medicine, nos Estados Unidos, Michael Aschener.

Ela teve a oportunidade ainda de desenvolver experiências sobre um revolucionário método alternativo in vitro para detecção e quantificação de lesões de DNA, no laboratório de radiação ultravioleta e fotobiologia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O estudo foi comandado pelo professor André Passaglia Shcuch. “Foi uma experiência de muito conhecimento, principalmente nesse estágio que avalia os danos provocados ao DNA. Informações importantes que podem ser aplicadas na nossa região, considerando a grande incidência solar aqui existente”, diz Patrícia.

A oficina tem como objetivo maior propiciar aos alunos de graduação de diferentes instituições do país conhecimentos sobre as várias linhas de pesquisas realizadas pelo Programa de Pós Graduação em Bioquímica Toxicológica da UFSM, integrando módulos teóricos e práticos. E, neste ano, teve uma representante do oeste da Bahia integrando a equipe de estudiosos.

Fonte: ARATICUM



A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) está com inscrições abertas para aluno especial e regular em três áreas de mestrado. As oportunidades são para as áreas de Matemática, Química e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Para matemática são oferecidas 20 vagas. 70% são reservadas para professores de Matemática da Educação Básica, de escolas públicas ou privadas. As aulas serão ministradas em Barreiras. As inscrições custam R$ 76 e devem ser feitas até 17 de setembro, por meio de formulário eletrônico na internet. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da Ufob.

Para química pura e aplicada, são ofertadas oito vagas para aluno especial, sendo seis para estudantes brasileiros e duas para estrangeiros. Para concorrer, os candidatos devem se inscrever também no site da Ufob, preenchendo o formulário eletrônico, ou por e-mail posquipa@ufob.edu.br indicando no assunto “Aluno Especial”. As inscrições estão abertas até a quarta-feira (15). O edital está disponível no site da instituição.

Aluno Especial é o estudante que, após aprovação no processo seletivo específico, poderá cursar as disciplinas do mestrado, com a obrigação de cumprir todas as atividades da disciplina. Terá número de matrícula e histórico escolar com sua nota, carga horária e creditação ao final do semestre. Se futuramente vier a cursar o mestrado de forma regular, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos adquiridos.

Para a área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, os candidatos podem se inscrever até o dia 17 de agosto, exclusivamente na página do Profnit Nacional. Na Ufob, serão ofertadas 10 vagas, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Poderão participar portadores de diploma de qualquer curso de nível superior reconhecido pelo MEC. O exame consiste de prova nacional e análise curricular.

As inscrições custam R$ 250. O curso é gratuito e presencial, com duração de 24 meses. O edital está disponível na internet.

Fonte: g1 BA











A Prefeitura de Angical, por meio da Secretaria de Agricultura do município e o SEBRAE, realizou na última sexta-feira, 10, no clube Modão, um palestra sobre o cultivo da Palma para alimentação do rebanho bovino. O encontro, reuniu produtores rurais, fazendeiros e estudantes da Escola Família Agrícola. A palestra foi comandada pelo engenheiro agrônomo, Paulo Suassuna, primo do escritor Ariano Suassuna. Paulo, percorre o Brasil a fora, principalmente a região nordeste, apresentando sua técnica exclusiva de plantio de palma.

Durante todo o dia, com explicações técnicas e práticas, ele mostrou, como se faz o plantio de forma otimizada e eficiente. Para ele, a palma é um produto nobre e deve ser explorado com mais eficiência nas regiões semiáridas. “A palma é um alimento muito rico para os animais e pode ser produzido em alta escala, se for plantado de forma adequada. É o ouro do sertão, que pode ser oferecido para alimentar os animais durante o ano todo”, explica.

Para o Secretario de Agricultura do Município, Rosalvo Junior, o evento superou as expectativas.

¨ Quando o Sebrae fez a proposta em trazer Paulo Suassuna em Angical, não medimos os esforços em apoiar e promover o seminário. A Prefeitura concedeu total apoio logístico e estrutura para que pudéssemos receber o público e o palestrante. Foi um evento diferente, que chamou atenção não só dos produtores, mas também dos estudantes, que aqui estiveram. Mesmo com as nossas dificuldades, temos buscado apoio junto aos parceiros, para proporcionar momentos como este, que possa contribuir de uma forma significativa com o crescimento rural de Angical¨, disse Rosalvo.

A Palma, é uma produto de alta produtividade, fácil cultivação e rica em proteínas. O produtor que desejar plantar a Palma, terá condições de produzir a até 1000 toneladas em uma hectare. Para incentivar a produção no município, a Prefeitura de Angical, estará viabilizado nos próximos dias, a busca de raquetes de Palma na cidade de Senhor do Bonfim, para fazer a doação aos agricultores interessados, para que possam multiplicar a oferta do produto em Angical. Para encerrar o evento, a Filarmônica Angicalense, realizou uma linda apresentação para o público presente e o palestrante.

Fonte: ASCOM

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou o balanço do primeiro dia de atividades do Programa Amigo Pet. A iniciativa proporciona vacinação, consultas, controle de doenças, triagem e cadastro para o programa de castração de cães e gatos. O início das atividades foi no último fim de semana, no bairro Santa Cruz, com a realização de 70 consultas, 10 testes de leishmaniose (mais conhecida como calazar), aplicação de 250 doses da vacina antirrábica e o cadastramento de 180 animais para castração.

“Estamos muito felizes com o resultado desta primeira etapa que vai beneficiar todo o município”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

Dona Rute dos Santos aproveitou a oportunidade e levou o Rottweiller Drago para ser imunizado contra a raiva. Ela também fez o cadastro para a castração do animal que já tem 5 anos.

“Essa iniciativa do governo municipal é muito importante para evitar o crescimento desordenado da população de cães e gatos em Luís Eduardo Magalhães. Tem ainda a vantagem da isenção de qualquer custo com o procedimento”, comemorou a comerciária.

Apolo, um cão da raça Husky Siberiano, também recebeu a vacina contra a raiva. A proprietária do animal aprovou o Programa Amigo Pet, e garante que a partir de agora terá mais atenção com o calendário de vacinas para evitar doenças no animal de estimação.
“Está sendo muito bom. A equipe é atenciosa e bem rápida no procedimento”, encerrou a dona de casa.

 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da sua secretaria de Cultura e Turismo, recebe nesta semana um grande evento cultural. Intitulado “EmCena Brasil”, a caravana chega à cidade trazendo uma série de eventos gratuitos, incluindo apresentações de teatro adulto e infantil, circo, sessão de cinema, contação de histórias, oficinas artísticas, entre outros. A programação acontece nos dias 14 e 15 de agosto, sempre a partir das 16 horas, na Praça Sérgio Alvim Mota (Igreja Matriz), centro da cidade e é gratuita.

“O caminhão do palhaço chegou na cidade”, assim ficou conhecido o projeto EmCena Brasil pelas cidades que vem passando ao longo desta trajetória de dez anos levando arte e cultura pelas praças de diversos municípios brasileiros. “O teatro tem um poder agregador fantástico. É impressionante contemplar as praças lotadas de pessoas querendo assistir teatro. Formidável! Sem falar na comoção que os espetáculos causam no público”, destacou a produtora Luciana Marques.

O projeto EmCena Brasil já passou por mais de 350 cidades tendo atingido um público estimado de um milhão e meio de pessoas, só no ano de 2018, por exemplo, passarão por mais de sessenta cidades em seis diferentes estados. As apresentações em Luís Eduardo Magalhães marcam os dez anos do projeto na estrada e o grupo chega em ritmo de comemoração: “O EmCena Brasil está em festa, comemoramos 10 anos de projeto e celebraremos com muita arte e cultura na Praça da Igreja Matriz. Guardamos em nossas lembranças os olhos brilhantes e o riso dobrado do público por onde passamos, será assim também em Luís Eduardo Magalhães”, comentou um dos atores da companhia Abaré Teatro.

Dotada de uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema e uma grande tenda com acomodações para 500 espectadores, as atividades envolvem cerca de 30 artistas e técnicos que exibem suas habilidades para o público, com excelente nível artístico e interação com a plateia e que, aliados à tecnologia de luz e som, proporcionam um grande divertimento, em evento único, valorizando a cultura popular e o artista nacional, garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.

“Um container repleto de cultura, um palco que oferta teatro, dança, música, oficinas e muito mais, de forma gratuita. Assim é o EnCena Brasil, projeto que a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães recebe nesta semana, apoiando de maneira irrestrita para que o cidadão luiseduardense tenha cada vez mais opções de entretenimento cultural”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

O projeto é realizado pela Companhia Abaré Teatro, por meio da Lei de Incentivo – Lei Rouanet, apoio de Prefeituras e suas respectivas Secretarias de Cultura, e conta com o patrocínio da ADM do Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio do Brasil e que desenvolve atividades em Luís Eduardo Magalhães.

Serviço: EMCENA BRASIL – UM SHOW DE CULTURA PERTINHO DE VOCÊ
Local: PRAÇA DA IGREJA MATRIZ – LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BA
Dias: 14 e 15 de AGOSTO
Horário: 16 às 21h
Entrada: GRATUITA
Classificação: LIVRE

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



Agora você pode participar diretamente do Prêmio Destaques ACELEM, fazer o seu VOTO ON-LINE e colaborar para escolher as empresas que mais se destacaram em 2017/2018.

Para participar é muito fácil, só acessar www.acelem.com.br/destaquesdoano e deixar o seu voto.

Fonte: Publicidade



Localizada há quase 800 quilômetros da capital, Luís Eduardo Magalhães é a primeira cidade fora da Região Metropolitana de Salvador a receber o Núcleo.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) dá um longo passo na difusão da Dança no estado da Bahia. Nesta semana, entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá uma Formação para Formadores em Luís Eduardo Magalhães. A ação visa implantação do primeiro Núcleo da Escola de Dança da Funceb que ficará localizado fora de Salvador e Região Metropolitana.

A Escola de Dança da Funceb é vinculada ao Centro de Formação em Artes, instituição responsável pela formação artístico-educativa de jovens e crianças de comunidades de baixa renda, visando sua futura inserção no mercado de trabalho através da qualificação profissional por meio das artes, em especial a Dança.



O Núcleo ficará localizado no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, na avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz. Na próxima sexta-feira (17), a ação começará às 14h com a recepção dos interessados e apresentação da proposta da implantação do Núcleo. Na ocasião, serão entregues fichas de inscrição para professores de Dança interessados em ser Formadores, e alunos interessados em participar das oficinas.

No sábado e domingo (18 e 19 de agosto) haverá a Formação para Formadores com Oficinas de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro, das 8h às 17h. No domingo, após as Oficinas, acontecerá uma atividade de Reflexão, Avaliação e Diagnóstico que se estenderá até às 19h.



Na segunda e terça-feira (20 e 21 de agosto) as mesmas Oficinas (Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro) serão abertas para a comunidade e acontecerão entre às 8h e às 17h no Centro Cultural.

Após a Oficina de segunda-feira, às 18h, os Formadores farão o Planejamento Pedagógico e o Cronograma de Aulas do Núcleo de Extensão no município. Já na terça-feira, o encontro com os Formadores começará às 17h para Reflexão, Avaliação e Diagnóstico.



Essa atividade representa a primeira etapa da implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb, que ficará permanentemente no município de Luís Eduardo Magalhães. Além destes, o Centro de Formação em Artes da Funceb conta com mais dois Núcleos de Extensão localizados em Salvador: Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina; e o Núcleo Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador.

 

Serviço:

Primeira etapa de implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb em Luís Eduardo Magalhães

Quando: 17 de agosto (sexta-feira), das 14h às 17h – Recepção de gestores, professores e alunos e Apresentação da proposta de implantação do Núcleo

18 de agosto (sábado), das 8h às 17h – Formação para Formadores: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

19 de agosto (domingo), das 8h às 19 – Formação para Formadores (Oficinas) + Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

20 de agosto (segunda-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

Às 18h – Formação para Formadores: Planejamento Pedagógico + Cronograma de Aulas

21 de agosto (terça-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade

Às 17h – Formação para Formadores: Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

Onde: Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães (Avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz)
Gratuito

Sobre a FUNCEB – A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), criada em 1974, é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. A FUNCEB tem como missão criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.

Em sintonia com as diretrizes de um governo democrático, compete à FUNCEB promover a diversidade de expressões, criadores e públicos dos bens artístico-culturais, investindo na descentralização e na territorialização das ações e da distribuição de recursos. Além disso, a gestão da FUNCEB está alinhada à Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 30 de novembro de 2011), considerando a Política e o Sistema Estadual de Cultura, bem como as referências normativas e instrumentos que garantem a organização e o planejamento das políticas públicas para as Artes no estado.

Fonte: SECOM/BA









O sábado letivo nas escolas municipais de Barreiras foi marcado pela comemoração do Dia do Estudante – 11 de agosto. Gincanas, provas surpresas, encontros da família, momento musical e muita diversão foram os ingredientes da grande interação entre estudantes, professores e comunidade escolar.

Na comunidade do Buritis, a Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda iniciou a Gincana Estudantil na sexta-feira com continuidade durante a manhã do sábado, 11. Arrecadação de alimentos, escolha da garota e garoto estudantil, provas comunitárias e muita movimentação na comunidade, reuniram os pais, moradores e convidados que foram conferir de perto a criatividade e solidariedade dos estudantes.

A diretora, Cacau Miranda e sua equipe informaram que a gincana é realizada há 15 anos, e consideraram a prova da Solidariedade a mais importante. As equipes arrecadaram, no total de 422 quilos de alimentos não perecíveis, itens de higiene e material de limpeza, que serão doados as famílias carentes de Barreiras.

“Foram dois dias de interação, conhecimento e muita união. Os estudantes brincaram, comemoraram o dia do estudante e ainda vão doar alimentos e ajudar muitas famílias carentes. Valeu muito a pena, por isso agradeço a Secretaria de Educação e todos os moradores que contribuíram para nossa gincana estudantil”, disse a diretora.

Mais comemoração nas escolas

Muitas escolas municipais realizaram no sábado letivo as atividades comemorativas, esportivas e de conscientização ambiental, como a escola Manoel Rocha Filho no Km 30, que incentivou os estudantes com a Gincana Ecológica, com provas de roupa sustentável, paródias, brincadeiras, distribuição e plantio de mudas nativas do cerrado.

Na Baraúna, o passeio ciclístico Kids, gincana recreativa e atividades esportivas levaram centenas de estudantes até a Escola José Agostinho Porto, para comemorar o Dia do Estudante. As gincanas estudantis também foram realizadas nas escolas Antônio Bento de Freitas, Maria Castro e Silva, Octavio Mangabeira Filho, CAIC e Santa Luzia, que levou a musicalidade do coral e instrumentos para o pátio escolar.

“A sexta-feira e o sábado foram dias de muita alegria, interatividade e comemoração nas escolas municipais com dia letivo. Percorremos as unidades escolares, e conferimos toda a dedicação da gestão escolar, dos professores e estudantes que fizeram o sucesso das brincadeiras, provas surpresas e levaram a família para participar”, disse a subsecretária de Educação, Emília Moreno.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras







O sábado (11) foi dedicado às famílias dos estudantes das Escolas Municipais São José, Joaquim Neto e dos Cata Vento I e II do bairro Vila Brasil. Mais de 400 pessoas participaram da Festa da Família que é realizada na Escola Municipal São José desde 2015, com o objetivo de trazer para dentro do espaço escolar as famílias dos estudantes numa manhã de ação social.

Com o ambiente todo decorado, as famílias foram recebidas com café da manhã e muita música. Já os estudantes do maternal, pré I e II da Escola São José e os estudantes do ensino fundamental da Escola Joaquim Neto participaram da interação com a Capoterapia e dinâmicas recreativas realizadas no pátio da escola.

“Essa é uma parceria que tem dado certo, a cada ano nos reunimos e dedicamos muito tempo para a concretização dessa festa. As famílias já têm essa festa anotada no calendário escolar dos seus filhos, no final o resultado é gratificante”, disse Verônica Porto, diretora da Escola Municipal São José.

Esse ano as parcerias realizadas proporcionaram atendimento ao clínico geral, pediatra, ortopedista, atendimento jurídico, atualização do Bolsa Família e acompanhamento familiar através da equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS IV, além de aferição da pressão arterial e glicemia.

Silvia Almeida acompanhou sua filha Ana Beatriz de quatro anos, que também é aluna da escola, ao atendimento pediátrico. Aproveitou e fez consulta com o clínico geral junto com sua mãe Maria do Socorro.

“Essa é uma grande oportunidade, às vezes na correria do dia a dia não conseguimos ir ao médico, e hoje fiz minha consulta, junto com minha mãe e minha filha. Essa festa da família proporcionou muito lazer, enquanto eu estava na consulta minha filha brincou bastante”, disse satisfeita.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Joaquim Neto, a Festa da Família foi pensada na situação pessoal de muitas crianças na atualidade, ao invés das tradicionais festas de Dia das Mães ou Pais, seria realizada uma única festa para todos, incluindo a tia, as avós, avôs, madrinhas, padrinhos, todos que fazem parte do processo educativo da criança.

“Esse é o momento de todos interagirem com a família, permitindo que usufruam desse espaço no mesmo dia e se sintam também amados e responsáveis no processo educativo dos nossos estudantes”, explicou a diretora Silvana de Almeida.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Na noite da última quinta-feira (9), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) integrou mais uma das reuniões que vem sendo organizadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) como forma de verificar e atender novas demandas dos produtores rurais, além de informar sobre os projetos que vem sendo desenvolvidos pelas entidades. Desta vez, a reunião foi realizada na comunidade das Placas, em Barreiras, na divisa com o Tocantins, e que abrangeu também os produtores da área agrícola da Bela Vista.

Produtor da região, Celito Missio, reforçou a importância do envolvimento dos agricultores nas demandas das entidades representativas e dos sindicatos como forma de garantir mais força e união diante das adversidades. “Um dos exemplos é o programa fitossanitário da Abapa que vem trazendo ótimos resultados com ações que ajudam no combate e na prevenção de doenças como o bicudo, o que ajuda a reduzir a quantidade de aplicações no campo, e que ajuda todos os produtores”, afirma.

Na oportunidade, o coordenador do programa fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, levou informações sobre o andamento da colheita do algodão, que já atingiu 60% da área plantada, e que devem ser finalizada até o dia 20 de setembro, quando terá início o vazio sanitário do algodão. Já o coordenador do Centro de Análise de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, informou sobre os resultados da qualidade da fibra que vem sendo testada e classificada para garantir a comercialização e melhores preços nos mercados interno e externo. Sob a condução do presidente da Aiba, Celestino Zanella, também participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Valter Gatto, e os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, e de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

Fonte: Ascom Abapa

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |