Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade


Vereador Carlos Koch


Vereador demonstrou forte aliança com a pré-candidata a Deputada Estadual

Na noite do ultimo sábado 14/07, no auditório do Hotel Solar, no bairro Jardim Paraíso em Luis Eduardo Magalhães, aconteceu o lançamento das pré-candidaturas de Jusmari Oliveira (deputada estadual) e Otto Alencar Filho (deputado Federal).

O evento que foi comandado por Katerine Rios, presidente municipal do partido PSD e também secretária de Governo, contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

Durante o evento, o vereador Carlos Koch pediu perdão a Jusmari Oliveira, a todos os presentes e disse ter certeza da vitoria de Jusmari Oliveira nas eleições que acontecerão no dia 07 de outubro. O vereador ainda disse que no dia 08 de outubro é seu aniversario e ele gostaria de estar comemorando junto.

“Hoje eu posso dizer que esse governo é o governo do bem, quando eu criticava eu esquecia que criticava vocês e eu olho aqui eu não consigo nomear a quantidade de amigos que tenho aqui, quando eu falava o que falava, eu falava de vocês” disse o vereador Carlos Koch, fazendo referência a todos os presentes no evento.

Resposta da pré-candidata Jusmari Oliveira ao vereador Carlos Koch: “Deus sempre tem algo de surpresa pra mim, quando eu penso que Deus é misericordioso na minha vida, ele me mostra que eu ainda não vi nada, o que eu vi hoje aqui, e o que eu presenciei aqui, que já me fez rolar lagrimas por três vezes, ouvir aqui do vereador Carlos Koch um pedido de perdão publico, não pode ter nada melhor e mais gostoso do que você poder perdoar. Nós erramos, nós somos humanos, as vezes o desejo do poder nos faz falar coisas que magoa os outros, o pior para o homem é não querer conhecer, falar do desconhecido, agora você pode dizer que está conhecendo como conduzimos a nossa politica, eu não te perdoo não, por que acho que não tenho o que te perdoar, eu quero te dizer que a partir de hoje você faz parte do meu coração” disse Jusmari Oliveira, em resposta ao Vereador Carlos Koch.

Fonte: DESTAQUE NOTÍCIAS









Agentes da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães receberam os certificados de conclusão de mais uma etapa do curso de capacitação promovido por integrantes da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Luís Eduardo Magalhães. O programa do curso, ministrado pelo enfermeiro Flávio Neves e o socorrista Alessandro Couto sob a coordenação de Leonardo Ramos, teve a duração de 8 horas e proporcionou aos agentes orientações sobre suporte básico de vida em cardiologia, atendimento inicial às vítimas de trauma e o funcionamento do SAMU 192. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, foi um treinamento importante para o desenvolvimento das atividades de rotina. “Muitas vezes enfrentamos situações em que precisamos dessas noções, agora, estamos prontos para atuar da forma correta nesse tipo de ocorrência”, destacou Gandis Lopes.

Para o prefeito Oziel Oliveira a qualificação da Guarda Civil Municipal é importante para a prestação de um serviço cada vez melhor à população de Luís Eduardo Magalhães. O gestor ressaltou a importância do trabalho dos agentes na redução dos índices de violência na cidade e comemorou a conclusão de mais uma etapa do treinamento.

“É muito gratificante entregar os certificados para essa equipe que vem se dedicando muito à melhoria na qualidade de vida da nossa população”, encerrou o chefe do executivo municipal.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Pensando no conforto do atendimento ao público, a Prefeitura de Barreiras mudou a data e o local de realização da primeira Caravana da Cidadania, que acontecerá no próximo domingo, 22. Na última sexta-feira, 13, a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo, juntamente com as secretárias de saúde, Marisete Bastos e educação, Cátia Alencar, visitaram as instalações do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho que sediará o evento e fizeram os últimos ajustes.

Após passar por uma ampla reforma e requalificação, o Colégio oferece as condições adequadas para recepcionar a caravana. A estrutura levará uma gama de serviços, possibilitando atendimentos de qualidade aos moradores do Loteamento Rio Grande, Antônio Carlos Magalhães, Alphaville, Bandeirantes, Flamengo, Novo Horizonte, Vila Nova, Buritis, Correios, Santa Luzia, São Miguel, Jardim Vitória, Sobra da Tarde e Mimoso, que fazem parte da abrangência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I.



Segundo a secretária de assistência social, as ações da Caravana da Cidadania acontecerão uma vez por mês, contemplando a zona urbana e rural, e possibilitará aos moradores conhecer e usufruir dos programas da Assistência Social, da Procuradoria Geral, do Procon, da Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, bem como da Saúde, Segurança e da Educação.

“Esse projeto foi pensado para todos os moradores de Barreiras. Na primeira proposta tínhamos escolhido realizar o evento na Praça São Francisco de Assis, mas devido às inúmeras ofertas de serviços que serão disponibilizados nesse dia, tivemos que mudar o local para um espaço mais adequado. Nossa expectativa é receber mais de duas mil pessoas, que além de serem atendidos pelos serviços disponibilizados pele Secretaria de Saúde e pela Assistência Social, promoverá a integração das comunidades de Barreiras”, falou Karlúcia Macêdo.



A Caravana começa a partir das 8h e dentre a extensa programação, os moradores que estão incluídos na abrangência do CRAS I, terão a oportunidade de conhecer como é feito a produção de compostagem, hortas e vasos, arborização, receberem mudas nativas do cerrado e ainda participar das atividades de educação para o trânsito.

A equipe da Procuradoria Geral estará informando sobre a Regularização de Imóveis. Já a equipe da Sala do Empreendedor juntamente com os serviços do Procon estarão presentes na Caravana, levando informações aos empreendedores e direitos do consumidor. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho disponibilizará atendimento do Bolsa Família e demais serviços ofertados aos barreirenses, como carteirinha do idoso, oficinas de pintura, Credibahia, dentre outros.

A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizarão atendimento com médicos, ortopedista, cardiologistas, nutricionistas, pediatra, dentista, realização de testes rápidos de sífilis, H.I.V, Hepatite e ultrassonografia.

A diversão também estará garantida para crianças e adultos na Caravana da Cidadania. A programação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, fará até as 16 h jogos de xadrez, tênis de mesa, damas, peteca, vôlei, capoeira, bets, contação de histórias e apresentação do coro e coral.

Documentação: é necessário para atualizar dados do Programa Bolsa Família, levar o Cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos menores de idade. Para todos os demais atendimentos devem levar os documentos pessoais, como RG e CPF.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Os produtores da Bahia têm muito a comemorar. O estado está colhendo safra recorde de grãos em 2018: são 9,7 milhões de toneladas, segundo o boletim mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse resultado apresenta um crescimento de quase 20% com relação à safra de 2017.

A Bahia ocupa o 7º lugar no ranking nacional dos estados produtores do Brasil, com 4,2% da safra nacional, e é líder no Nordeste, onde responde por 45,5% da produção. A soja tem contribuído significativamente para esses números, sendo carro-chefe do agronegócio baiano.

Para essa temporada, a Bahia deve produzir 6 milhões de toneladas do grão, o que garante um crescimento de 16,3%, consagrando a região oeste como um dos principais polos produtivos de soja do país.

Segunda cultura mais importante entre os grãos produzidos no estado, a cultura de milho deve fechar a safra em 2,6 milhões de toneladas, número 29,1% superior à colheita de 2017. A Bahia é o maior produtor do Nordeste e responde por 34% da produção da região.

A safra de algodão é de 1,2 milhão de toneladas - 36,7% superior à safra do ano passado. A Bahia é responsável por 24% da produção nacional de algodão, ocupando o segundo lugar na cotonicultura do Brasil e atrás apenas do Mato Grosso.

Já a produção de feijão deve fechar o ano com uma colheita de 296,5 mil toneladas, sofrendo uma redução 1,3% em relação à safra de 2017, devido à diminuição da área plantada na safra de verão.

Fonte: SECOM/BA



















Um festival de adrenalina, assim foi o final de semana dos amantes do esporte automobilístico na Avenida Kiichiro Murata nos dias 14 e 15, com a realização do Festival de Arrancadas, evento assinado pela Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães que reuniu milhares de espectadores tanto nos treinos livres quanto nas competições oficiais.

O evento contou com trinta e dois pilotos competindo em dez categorias abertas a todo o público interessado. Aproximadamente oito mil pessoas vibraram com as competições e puderam acompanhar os pilotos do município, amadores e profissionais, competindo junto às equipes que vieram de outras sete cidades, a citar Palmas e Gurupi do Tocantins, Uruçuí e Bom Jesus do Piauí, Barreiras, Salvador e o distrito de Roda Velha.

“Apoiar o esporte automobilístico é um compromisso desta gestão. Vamos continuar investindo e valorizando para que pessoas que como eu, que gostam deste esporte, tenham um espaço adequado e seguro para levar suas famílias e se divertir entre amigos”, afirmou o prefeito municipal Oziel Oliveira.

Os pilotos luiseduardenses representaram bem a cidade-sede pontuando entre as três primeiras colocações em oito das dez categorias disputadas tendo faturado a primeira colocação nas categorias Dianteira - Original, Super e Turbo - e Importados e pontuando entre os três primeiros nas categorias Força Livre, Traseira (Original e Turbo) e Drag Bike. As demais categorias foram Traseira Super e Desafio.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) a inauguração das novas instalações da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Correntina. A obra só foi possível por causa da contribuição dos agricultores do oeste da Bahia, que através do Fundesis desenvolvem responsabilidade social.

A sede da APAE teve o pátio reformado com a instalação do playground (brinquedos infantis), passarelas e calçadas adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A APAE já teve três projetos aprovados pelo Fundesis, que buscam sempre melhorar o atendimento da instituição para as pessoas que precisam. “O Fundesis é uma contribuição valiosíssima para nós e faz muita diferença, porque nos ajuda a crescer, a melhorar o atendimento e dar retorno a comunidade. Temos cinco cadeirantes e o acesso ajudará muito a eles”, disse a diretora da APAE, Miriam de Araújo Lopes.

Dalva Passos do Nascimento, tem um filho portador de Síndrome de Down e adorou a reforma. “Eu tenho orgulho do meu filho e agradeço muito a Deus por ter pessoas que ajudam a APAE, porque sabemos da discriminação que nossos filhos passam. E meu filho adora vir aqui”, disse Dalva.

A obra só foi possível graças à parceria entre os produtores rurais associados à Aiba e o Banco do Nordeste, que destina parte do valor das operações de crédito de custeio das lavouras para financiamento destes projetos através do Fundesis.

“As doações são voluntárias e feitas pelos clientes do BNB que também são associados da Aiba. Com isso, percebemos o quanto os agricultores são preocupados com a comunidade. Não tenho dúvidas que ainda iremos participar de muitos eventos como esse, que além de tudo nos deixou emocionados”, declara o gerente do Banco do Nordeste de Correntina, Ronaldo Oliveira.

Ao lado da coordenadora do Fundesis, Makena Thomé e representando o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhofer, agradeceu a contribuição dos agricultores e informou a abertura do novo edital. “Hoje comprovamos que quando é bem administrado o resultado é fantástico. Olha, fiquem atentos que dia o novo edital n° 01/2018 será lançado no dia 13 de agosto e esse ano será destinado aos projetos mais de 1 milhão”.

Fonte: Ascom Aiba

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira e o Secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (12) com o gerente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), José Mariano Neto, com o Diretor Executivo do Grupo Laccheng, Paulo Jr. de Freitas e engenheiros da empresa responsável pela construção das passarelas.

Visando aumentar a segurança dos nossos pedestres, bem como melhorar o trânsito na rodovia, o prefeito Oziel Oliveira fez algumas solicitações ao DNIT, que já foram incluídas no projeto. Entre elas a instalação de guard rail nas imediações das passarelas, a implantação de rotatórias sinalizadas nas entradas da cidade, a instalação de novos radares e a manutenção dos redutores de velocidade. Na região do Rio de Pedras, a recente solicitação de guard rail já foi atendida e a instalação concluída.

Oziel Oliveira vistoriou ainda as obras das três passarelas, ocasião em que foi feita a revisão de todo o cronograma das obras, reforçando a parceria entre o Grupo e o Município e obtendo a previsão de entrega da obra, que segundo a empresa responsável, será até o final do mês de setembro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



Já engajados na recuperação de nascentes do Oeste da Bahia, os produtores rurais da região, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) promoveram, nesta segunda-feira (9), no auditório das entidades em Barreiras (BA), o lançamento de uma nova etapa do Projeto de Recuperação de Nascentes. Os agricultores vão investir, por meio de recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), R$ 500.000,00 ao longo deste ano, para realizar ações de sensibilização por meio de capacitação de técnicos e moradores das áreas rurais, além da aquisição de insumos, mudas e equipamentos para revitalizar as nascentes de rios de onze municípios que abrangem as bacias hidrográficas do Grande, Corrente e Carinhanha.

Ao participar do evento de lançamento, a secretária de meio ambiente de Correntina, Regina de Castro, acredita ser necessário avançar na questão ambiental e inovar nas práticas de uso e manejo do solo para que todos tenham água por muito mais tempo. “Não basta apenas economizar, estamos aprendendo a produzir água para a vida”, afirma. Correntina recebe, entre os dias 11 e 13, o curso de recuperação de nascentes. Já o secretário de meio ambiente de Formosa do Rio Preto, Leanderson Barreto, explica que a ação já foi realizada no município quando foi recuperada a nascente da localidade do Arroz. “O curso promovido durante a Semana do Meio Ambiente foi um diferencial das ações da área ambiental da nossa cidade ao ampliar o número de multiplicadores das técnicas de recuperação de nascentes e envolver mais pessoas em uma rede de proteção ambiental”.

Um dos incentivadores do projeto, o presidente da Abapa e produtor rural, Júlio Cézar Busato, explica que o aporte de recursos deverá multiplicar as ações realizadas nos municípios por meio das parcerias das secretarias municipais de meio ambiente, técnicos e consultores dos produtores rurais e das universidades da região. “Os agricultores com este aporte de recurso vão montar, por meio destes treinamentos, um verdadeiro exército de pessoas engajadas a diagnosticar, recuperar e proteger as nascentes da região, garantindo também as condições materiais para que as prefeituras possam executar os serviços nos municípios”, explica.

Para Busato, o lançamento desta nova etapa do projeto também apóia no diálogo que deve ser permanente entre produtores, municípios e entidades socioambientais. “Dependemos mais do que ninguém da terra e da água, e por vivermos aqui na região, também estamos engajados na preservação ambiental”, ao apontar estudo da Embrapa que mostra que 52% do cerrado da oeste da Bahia estão preservados, sendo a maioria em área dos próprios agricultores.

Para a diretora de meio ambiente da Aiba, a bióloga Drª Alessandra Chaves, a ideia é fomentar uma rede que também integre as instituições de ensino e pesquisa para montar uma estrutura com viveiro de mudas e associações e entidades de comunidades que coletam as sementes nativas. “Estamos em contato com todos os produtores para montar esse elo entre prefeituras, agricultores, entidades de ensino e pesquisa e sociedade civil para manter um trabalho permanente”, afirma ela, cuja previsão é de recuperar e proteger, ainda este ano, cerca de 100 nascentes de rios em todo o oeste da Bahia. Dentro do projeto incentivado pelos agricultores rurais, já foram recuperadas este cerca de 23 nascentes dos municípios de Barreiras, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, São Desidério e Wanderley, onde também já foram realizados os treinamentos práticos com os técnicos da Prefeitura e dos povoados.

Fonte: ARATICUM

Após uma vistoria técnica intermediada pela coordenadora administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no Município de Seabra, Veronica Oliveira Batista, a comissão organizadora da segunda edição da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem, recebeu nesta terça-feira, 10, a confirmação do espaço do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Luís Eduardo Magalhães como local da iniciativa.

A campanha liberada pelas cooperativas agrícolas de Luís Eduardo Magalhães: Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia) e Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a de crédito, Sicredi, acontecerá nos dias 14 a 17 de agosto, 7h30min às 15h, com o apoio da Hemoba, prefeitura municipal de Luís Eduardo Magalhães e Clínica São Camilo.

A iniciativa integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) - uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, que tem como objetivo executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2017, foram coletadas 265 bolsas de sangue e o cadastro de 75 novos doadores de medula óssea. Neste ano, a comissão organizadora, além de aumentar a meta de doação para 350 bolsas, incentivar o cadastro de medula óssea e ofertar os serviços gratuitos de aferição da pressão arterial e de tipagem sanguínea, também abraçará mais uma causa: a campanha de doação de órgãos - Coopere com a Vida, liderada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Sistema OCEB).

Fonte: ASCOM/Cooperfarms

Barreiras - Visando incentivar a atividade cooperativista e contribuir para o seu desenvolvimento na região Oeste da Bahia, o Sebrae está realizando uma série de capacitações voltadas para o segmento. São oficinas com o tema “Gestão e administração de associações e cooperativas”, que já foram realizadas em abril no município de Brotas de Macaúbas e, em junho, em Santana. Neste mês de julho, a ação acontecerá nas cidades de Igaporã, São Félix do Coribe e Ibotirama, nos dias 12, 13 e 20, respectivamente. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia e local de cada evento.

Em Igaporã, a palestra será conduzida pelo engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae Sândalo Paim. Já em São Félix do Coribe, a palestrante será Ângela Maria, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Goiás. Por fim, em Ibotirama, a palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo e pós-graduado em Gestão do Agronegócio, Itamar Souza.

O técnico do Sebrae Jocelino França explica que a ação é voltada para associações e cooperativas que participam ou tenham potencial para participar das políticas públicas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e dos editais do Bahia Produtiva, e visa melhorar a gestão desse setor. “As oficinas trarão dicas e técnicas que vão ajudar os participantes a realizar uma abordagem mais profissional e a dar respostas mais objetivas durante negociações”, destacou.

Para Emerson Cardoso, gerente da unidade regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, estes eventos têm o objetivo de promover um espaço de debates para contribuir com o desenvolvimento da região. “Além disso, a troca de experiências estimula o aprendizado, a profissionalização do setor, novas oportunidades de negócio e fomento aos conceitos de sustentabilidade, gestão e inovação, além de fortalecer a agricultura familiar”, frisou.

A ação é uma realização do Sebrae e conta com a parceria das prefeituras de cada cidade participante. Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (11), o Secretário de Educação de Luís Eduardo Magalhães falou sobre a possível paralisação dos professores da rede municipal de ensino, prevista para quinta-feira, dia 12 de julho. Leandro dos Santos explicou que não há motivos legais para o movimento, que muitas reivindicações apresentadas pelo sindicato da categoria não têm fundamento jurídico e outras dependem de um estudo de impacto financeiro no orçamento do município.

“A atual gestão se baseia na legislação vigente e nenhum profissional da educação de Luís Eduardo Magalhães deixará de receber o que é de direito”, afirmou o titular da pasta.

Leandro dos Santos disse que foi surpreendido pela iniciativa do SINPROLEM e respondeu a vários questionamentos. Perguntado sobre o piso salarial dos professores, Leandro dos Santos enfatizou que o reajuste de 7% concedido pelo governo municipal, retroativo ao mês de janeiro, é superior a reposição estabelecida pelo Ministério da Educação que foi de 6,81% e que o salário base dos professores de Luís Eduardo Magalhães com carga semanal de 20 horas, que é de R$ 2.499,52, ultrapassa o piso nacional estabelecido em R$ 2.455,35.

O secretário explicou ainda os motivos da publicação de uma portaria no final do ano passado, que regulamenta a concessão de licença prêmio para os professores. O secretário explicou que até o início deste mês, foram solicitadas 110 licenças, que uma vez autorizadas, inviabilizariam o sistema de ensino durante o benefício.

“Até agora já concedemos 24 licenças. As outras serão concedidas de uma forma organizada e que não comprometa o desempenho nas salas de aula”, frisou Leandro.

Leandro dos Santos complementou a entrevista comemorando uma grande conquista proporcionada pela atual administração. Após quatro anos os professores contratados voltaram a receber o 13º salário no mês de dezembro.

“Estas são demonstrações claras do respeito e do reconhecimento que o poder público de Luís Eduardo Magalhães tem pelos professores. Não tenham dúvida que muitos benefícios ainda virão para a nossa categoria”, encerrou o secretário.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
12
Jul / 2018

Há Vaga!

Fonte: Grupo Santo Antonio

A plantação dourada de longe chama a atenção. Reluz como ouro, e desperta cada vez mais investimentos dos produtores rurais concentrados no Oeste da Bahia. A previsão é de que a safra de trigo, em três municípios da região, chegue a 15 mil toneladas este ano.

O cultivo irrigado é mantido por 6 produtores rurais, que expandiram a área plantada para 3.300 hectares este ano. “A qualidade do trigo é muito boa. Os produtores conseguem comercializar toda a safra, principalmente para moinhos de Brasília. A tendência é que os agricultores passem a plantar ainda mais”, diz o assessor de Agronegócio da AIBA, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Luiz Stahlke.

O cereal, cultivado na entressafra da soja, ocupa fazendas nos municípios de Riachão das Neves, São Desidério, Luís Eduardo e Barreiras. “O plantio é nesta época, quando a temperatura na região gira em torno de 14 a 16 graus. Ideal para o plantio. Plantamos agora e começamos a colher a partir de agosto”, explica Stahlke. A AIBA não confirma os dados, mas de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, divulgado esta semana, a produção de trigo na região Oeste, em 2018, deve ser 400% maior do que em 2017. Segundo o Instituto, ano passado, a produção não passou de 3 mil toneladas.

Crescimento - Nem a soja, nem o algodão, tampouco o milho. Apesar do bom desempenho destas culturas este ano, o trigo é a lavoura que mais tem crescido na Bahia, segundo o IBGE.

Os dados apontam um crescimento de 8,5% na produção de soja, 35,4% nas plantações de algodão, 25% nas lavouras de milho. Outros dois cultivos se destacam na pesquisa: o amendoim e o fumo. O amendoim deve ter variação positiva de 162% na primeira safra. Já o fumo deve registrar variação de 123% em 2018. 
 
Os agricultores baianos que passaram a cultivar o grão, estão de olho num mercado crescente de trigo no mundo, com grandes possibilidades de ampliação.

Entre os cereais, o trigo é o segundo mais consumido, depois do milho. Estima-se que o consumo mundial de trigo é de 67 kg por pessoa. Em alguns países, como a Dinamarca, o consumo per capita ultrapassa os 100 kg. Boa parte da produção de trigo é direcionada para a fabricação de cervejas.

Os especialistas também apontam que o cultivo do trigo traz benefícios para o solo. A gramínea ajuda a suprimir doenças como o mofo branco. O trigo teria a capacidade de quebrar o ciclo destas doenças, viabilizando o cultivo de outras plantas no mesmo terreno. 

Fonte: Correio 24 horas

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas da Bahia deve totalizar este ano 9.113.562 toneladas, o que representa um aumento de 12,80% em relação à safra de 2017 (8.078.077 toneladas). No país como um todo, a previsão é de uma queda de 5,3% na produção de grãos, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ciclo, beneficiaram, principalmente, as lavouras do Oeste baiano. Resultado: pela primeira vez neste ano, a previsão é de que a safra de soja na Bahia, fortemente concentrada no cerrado, seja maior que a de 2017: 5.572.800 toneladas - 436.800 toneladas a mais que no ano passado.

Vale destacar que a soja é o produto de maior representatividade dentre os investigados na Bahia. O estado responde por 4,8% da produção nacional do grão.

Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, a Bahia deve colher este ano 1.128.904 de toneladas de algodão herbáceo - 35,4% a mais que em 2017 (833.490 toneladas). O estado é o segundo maior produtor de algodão do país e deve responder por 23,9% da safra nacional em 2018. Mato Grosso lidera, representando 66,1% da estimativa da produção.

Já a estimativa para a primeira safra de milho é de uma colheita de 1.897.740 toneladas - 25,1% a mais em relação à safra de 2017. A lógica de mercado, de que quanto maior a oferta menor é o preço do produto, não se aplica ao milho baiano, ao menos no momento atual. O aumento da safra 2018 em relação a 2017 tem significado este ano alta de preços de até 54% na saca de 60 quilos.

Lógica - A inversão da lógica de mercado tem explicações: o preço nacional de milho é regulado com base na produção dos estados de Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, os principais produtores do grão.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), em junho houve reajustes negativos para a segunda safra de milho de 5,8% no Paraná (-5,8%), Goiás (-4,2%) e em São Paulo (-13,6%), em relação a maio passado. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não tiveram variação entre maio/junho, enquanto que na a Bahia o crescimento da produção está sendo calculada em 380.860 toneladas.

De acordo com o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o problema maior nesses estados com queda na produção é a estiagem, que afetou primeiro a lavoura da soja na Argentina e depois atingiu o Sul do Brasil.

“No Paraná , foram 40 dias sem chuvas”, disse Guedes, informando em seguida que houve ainda uma retração de 7,3% na área plantada, uma vez que os produtores deram prioridade a cultivar a soja, que possibilita maior rentabilidade. “Já a Bahia, voltou a crescer com chuvas melhores”, acrescentou.

Na Bahia, a produção de milho ocorre nas regiões Oeste (maior concentração) e do Sertão (na área de Ribeira do Pombal, Adustina e Irecê). No Oeste, onde a produção maior ocorre nas cidades de São Desidério, Correntina e Formosa do Rio Preto, em julho de 2017, a saca de 60 quilos do milho era comercializada por R$ 22, este ano sai por R$ 32. Melhor preço está no sertão: de R$ 40 em 2017 para R$ 50 em 2018.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) Humberto Miranda destacou que a regularidade das chuvas está sendo fundamental para esses bons resultados, garantindo aumento da participação baiana na produção brasileira de grãos neste ano, subindo de 3,6% (previsão de maio), para 4%.

Fonte: Correio 24 horas
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |