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A Campanha de Vacinação Antirrábica teve início na zona de Barreiras dia 03 de julho e se estende nas comunidades afastadas da sede até 08 de agosto. Na zona urbana o dia D de vacinação será no sábado, 28 de julho em 37 postos de vacinação instalados nos diversos bairros da cidade. A campanha é uma parceria com o Ministério da Saúde e a imunização antirrábica em cães e gatos é gratuita.

O Centro de Controle de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um trabalho preventivo em toda cidade no intuito de atingir a meta de vacinar 28 mil animais entre cães e gatos. A equipe do Zoonoses esteve na manhã dessa terça-feira (10) na comunidade Barreiras Sul. O produtor rural Edivaldo de Oliveira aproveitou a oportunidade e levou seus cães “Negão” e “Bille” para tomarem a vacina. “Essa é uma ótima oportunidade, meu cachorro, o Bille, é um pouco bravo, mas a equipe conseguiu aplicar a dose. Agora estão livres da doença, vacinar contra a raiva é muito importante, porque agora podem passear tranquilamente”, disse.

Em 2017, a campanha conseguiu atingir 98% da meta. Segundo a médica veterinária, Leonora Helena, é ideal o animal ser levado por um adulto, evitar os horários mais quentes e quem não conseguir vacinar o gato ou o cão no dia da campanha, pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses para essa vacinação de rotina. “Nossa meta é vacinar 23 mil cães e cinco mil gatos. As pessoas que por algum motivo não puderem levar seu animal para vacinar no dia da campanha, ou caso o animal esteja debilitado ou gestante, temos a vacina de rotina aqui mesmo no zoonoses. É importantíssimo levar a carteira de vacinação, colocar a focinheira nos animais mais agressivos e de preferência, serem guiados por um adulto”, frisou.

No bairro Cidade Nova (próximo ao Conjunto Habitacional Buritis), os integrantes da equipe de Zoonoses passarão nas residências no próximo sábado, 14.

Postos de vacinação no Dia D (28/07) em Barreiras:

Escola Municipal Orlando de Carvalho (Vila Amorim), Bar do Bode (Santo Antônio), Creche Nossa Senhora das Graças (Vila dos Funcionários), Escola Bento de Freitas (Cascalheira), Escola Municipal Cleonice Lopes (Vila Rica), CAIC (Cascalheira), Sede da Associação (Conj. Habitacional Barreiras I), Praça Sabino Dourado (Barreirinhas), Praça dos Sentidos (Vila dos Sas), Colégio Municipal Eurides Sant’anna (bairro São Pedro/Vila dos Soldados), Igreja São Pedro (bairro São Pedro), Praça Duque de Caxias (Centro), Estádio Geraldão (Centro), Memorial Dom Ricardo (Vila Dulce), Escola Municipal Juarez de Souza (Vila Brasil), Escola Municipal Paulo Freire (Conj. Habitacional Rio Grande), Praça João Durval (JK), Escola Municipal Santa Luzia (bairro Santa Luzia), PSF I, PSF II e PSF III (bairro Santa Luzia), Escola Municipal Euditon Miranda (bairro Vila Nova), Colégio Municipal Otávio Mangabeira (Loteamento Rio Grande), Igreja Nossa Senhora de Fátima (bairro Flamengo), Escola Municipal José de Castro (bairro Novo Horizonte), Posto de Saúde Ouro branco (bairro Jardim Ouro Branco), Igreja Perpétuo Socorro (bairro Sandra Regina), Praça da Maçonaria (bairro Sandra Regina), Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus (bairro Renato Gonçalves), Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel (bairro Renato Gonçalves), Escala Municipal Quininha de Melo (bairro Morada da Lua), Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva (bairro Morada da Lua), Campo de futebol (bairro Morada da Lua), SAMU (bairro Recanto dos Pássaros), Escola Municipal Padre Vieira (Lot. São Paulo), Escola Municipal Dona Maria de Castro e Silva (bairro Ribeirão), Posto de Saúde Jardim Vitória (bairro Jardim Vitória) e Posto Sabrina - “na curva do S” (Centro).

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras












O encontro se estende até sexta-feira (13) e tem como tema “Os novos Desafios Frente ao Segundo Recredenciamento” da instituição junto ao MEC

Teve início nesta segunda-feira (9) o Planejamento Educacional 2018.2 da Faculdade São Francisco de Barreias (FASB) direcionado aos mais de 50 profissionais ligados à docência e coordenação dos cursos da instituição. O tema central dos debates são os “Novos desafios frente ao Segundo Recredenciamento” que a instituição passará ainda este ano junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). O objetivo maior é manter a qualidade de ensino da maior instituição particular de educação superior do oeste da Bahia.

“Este é um processo que estamos trabalhando há algum tempo, e desde o ano passado estamos com a expectativa de receber uma equipe do MEC. Portanto, a ideia dessa semana é atualizar este processo para os colaboradores, de modo que a gente possa informá-los, orientá-los para juntos, alcançarmos todos os processos e requisitos legais e educacionais exigidos pelo MEC para o recredenciamento da instituição. Há mudanças a serem feitas, considerando a última visita da equipe em 2015”, destacou a diretora acadêmica Marilissa Dobrachinski.

Na abertura do planejamento o professor e coordenador do Programa de Assessoria ao Docente (PAD), Vandré Vilela, reforçou a importância do momento para consolidar a proposta pedagógica da instituição. “Todo semestre a gente faz este planejamento educacional durante uma semana para discutir temáticas que são relevantes e que serão trabalhadas durante o semestre. O trabalho do PAD é fazer a articulação da proposta pedagógica com a pesquisa educacional e capacitar também estes docentes para os instrumentos da proposta pedagógica. Para este ano, estamos com uma novidade, na quarta-feira (11) vamos receber estudantes que farão depoimentos e relatos de experiências vividas dentro da faculdade”, adiantou.

Durante os cinco dias de planejamento educacional, ainda será realizada uma mesa redonda sobre “Os desafios [e as oportunidades] de ancorar e de qualificar o processo educacional” com a participação do professor Dr. Pedro Bergamo e o professor Dr. Roberto Marden Lucena. O evento será encerrado na sexta-feira (13) com um bate papo entre o diretor presidente do IAESB professor Tadeu Bergamo e os professores e coordenadores. As aulas do segundo semestre da FASB terão início dia 23 deste mês.

Fonte: ASCOM/FASB
10
Jul / 2018

Há Vaga!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Os 33 jovens do Programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, polo Luís Eduardo Magalhães participam do curso Auxiliar Administrativo e Financeiro de Empresas Rurais no Sindicato dos Produtores Rurais. O programa objetiva incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural e capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho.

Durante o período de formação, os jovens aprendizes estão se preparando para o mercado de trabalho em busca do primeiro emprego. Na oportunidade, a turma 2018 está trabalhando o módulo “Rotinas de Departamento Pessoal” que visa aprender administrar as relações entre empregador e funcionário sob critérios da legislação trabalhista e tributária, através dos conteúdos: Legislação Trabalhista Básica; Documentações exigidas para admissão de funcionários e Preenchimento da Carteira de Trabalho e Previdência Social, ministrado pela instrutora, Raíssa Nunes.

Para a Instrutora, esta atividade desenvolvida é importante para que os jovens conheçam os seus direitos e deveres enquanto profissionais e simultaneamente aprendam sobre esses processos para quando forem trabalhar no setor.

De acordo com o jovem aprendiz, Victor Andrei, é necessário salientar a importância do curso oferecido pelo SENAR e desempenho dos jovens que nele ingressam.

“O mercado de trabalho busca cada vez mais empregados qualificados e capacitados para os devidos cargos. O curso vem como uma ferramenta que torna isso possível através do treinamento. Durante o processo de capacitação passam-se temas variados ligados ao negócio rural e empresarial. Atualmente o módulo tem como tema as Rotinas de Departamento Pessoal e registro trabalhista. Para os aprendizes, os quais boa parte iniciaram sua carreira profissional agora, age como uma noção da legislação trabalhista e entendimento dos setores de relação interpessoal. Uma forma de conhecer seus direitos e deveres para com a empresa, empregados e qualquer outro ente dessa relação.

Andrei destaca ainda que o módulo ensina sobre os dados necessários para admissão e registro da assinatura na Carteira de Trabalho e Previdência social (nome, cargo, número do CBO, respectivas datas, condições contratuais, etc.); a obrigatoriedade da carteira e as ocasiões em que esta não é possível e as funções e diferenças entres a área de RH e departamento pessoal.

“Os ensinamentos podem ser básicos, mas preparam os jovens aprendizes para o mercado que os demandam, desde conceitos do agronegócio à própria lei do trabalho. Uma oportunidade não só para empresa, mas também para os jovens que nelas desejam ingressar”, destacou.

Para a Jovem Aprendiz Luísa dos Santos de 18 anos, que teve sua carteira de trabalho assinada pela primeira vez, preparar futuros profissionais é uma ótima proposta oferecida pelo programa do SENAR e pelas empresas rurais, pois através do programa, se dá a oportunidade aos jovens de desenvolverem seus talentos, habilidades e competências.

“É importante tanto para o empresário como para o jovem entender a relação do colaborador/organização na parte burocrática. Atualmente estamos estudando o módulo de Departamento Pessoal que contribui para o melhor desenvolvimento desta ligação; o que dá abertura a uma nova visão de conhecimento no âmbito empregatício rural”, falou Luísa. 

Programa Jovem Aprendiz

Preparar futuros profissionais é a proposta desse programa que possui uma lei exclusiva (lei nº 10.097 de 2000) que garante a formação técnico-profissional e determina as características desse tipo de contratação.

A lei oferece garantias tanto para o jovem interessado em iniciar sua vida profissional, quanto para a empresa que irá contratá-lo oferecendo formação técnica, profissional e uma remuneração mensal.

Em contrapartida, o jovem se compromete com a empresa podendo se desenvolver como um profissional responsável que cumpre com suas tarefas tanto no curso profissionalizante que é oferecido, quanto nas atividades na empresa.

Fonte: ASCOM – SPRLEM

Aspirantes à soldados da Policia Militar da Bahia que participam do curso preparatório realizado em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, já estão nas ruas realizando rondas pelos locais de maior movimento na cidade.

“Vai ser comum o cidadão encontrar grupos de policiais fazendo patrulhamento a pé pelas ruas da cidade”. disse Giovani Castro, comandante da 85ªCIPM, em entrevista ao repórter José Bomfim.

Fonte: Douglas Batista

O Arraiá do Cidadão no bairro Jardim Alvorada, realizado pela Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães neste último sábado (07), foi marcado pelo sentimento de confraternização em noite de alegria contagiante.

O forró empolgante de Sávio Lima, a apresentação envolvente da Quadrilha Junina Cai Mas Não Cai, o Concurso de Dança - uma divertida brincadeira da comunidade do bairro - e o show de Chacal Alves e banda D'chau, fechando a noite, mostraram a que veio o Arraiá do Cidadão 2018.

O Arraiá do Cidadão encerra suas comemorações no próximo final de semana, dia 14, no assentamento Vila II.
Vem com a gente!

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Há cinco anos a empresária Meyres Rocha decidiu montar um negócio no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O intuito era conectar pessoas - foi quando criou a Contracta RH, hoje com o nome de Contrate BA. A empresária diz ainda que os primeiros anos da empresa não foram fáceis, mas de muito aprendizado. E com a implantação de inovações no negócio, o lucro da Contrate BA até julho de 2018 cresceu 365% em comparação com o mesmo período do ano passado, valor maior do que todo o lucro da empresa durante o ano de 2017.

A ideia de trabalhar no segmento surgiu após a formação da empreendedora em Gestão de Pessoas. “Inicialmente, atuávamos apenas com agenciamento, recrutamento e seleção, depois percebemos a necessidade de expandir nosso negócio e começamos a trabalhar com terceirização de mão de obra”, pontuou Meyres. Para que seu negócio desse certo, era necessário investir em inovação, deixando de lado alguns conceitos e experiências tradicionais, criando novidades e soluções. Foi aí que a empreendedora procurou a ajuda do Sebrae. “O Sebrae teve um papel importante nesse processo. Em 2017, eu fiz o Empretec, que mudou a minha percepção empresarial, e agora o programa ALI, que está me ajudando a organizar pontos importantes no meu negócio. Só tenho a agradecer”, finalizou.

Em julho do ano passado, a empresa foi selecionada para participar de um projeto nacional de inovação do Sebrae, que tem a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - o programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A partir daí, passou a ser acompanhada por uma agente do programa, Tatiana Nascimento, que avalia a empresa de Meyres como uma das mais inovadoras do Oeste da Bahia. “A inovação começou com a identidade visual da empresa, que foi modernizada para melhor atender seus clientes, colaboradores e parceiros. Dessa forma, a Contracta RH tornou-se Contrate BA, profissionalizando ainda mais a sua prestação de serviços, com o apoio do Sebraetec”, destacou.

Com o auxílio do ALI, a empresa fez várias ações. Dentre elas estão o pedido de registro de marca; pesquisa de mercado e estudos sobre o setor e inovação; elaboração do Planejamento Estratégico para 2018/2019 e de norteadores estratégicos (missão, visão e valores); desenvolvimento do modelo de negócios por meio do Canvas. As mudanças também incluíram investimento em divulgação em revista e rádio; confecção do uniforme novo; implementação de novos serviços; melhoria da experiência do cliente; cadastro em listas telefônicas digitais e no Portal de Negócios IEL; presença no Google e criação do WhatsApp Profissional.

A agente do Sebrae conta ainda que a Contrate BA fez planejamento para atuação em mídias sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e consultoria a distância para melhorar seu atendimento ao cliente. “Além de tudo isso, a empresa contratou a criação de um website, que já está quase pronto e, com isso, a empresária já vislumbra grandes oportunidades. E já existe um desejo de melhorar a experiência dos clientes com a consultoria de design de ambiente interno e externo, a implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), renovação dos Programas de Preveção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e entrada em novos mercados”, frisou Tatiana.

Projeto Cadastro Solidário - A empresa também criou o Projeto Cadastro Solidário, em que as pessoas faziam o cadastro do seu currículo para se candidatar a vagas de emprego no município, sem pagar a taxa de adesão. Para isso, levavam apenas 1 kg de alimento não perecível. As doações foram entregues a 30 famílias em vulnerabilidade econômica, indicadas pela Associação Desportiva Santa Geração, na véspera da Sexta-Feira Santa. Ações como essa levaram a coordenação estadual do ALI a visitar o empreendimento e parabenizar toda a equipe, elogiando a participação proativa, já que a empresa realiza todas as ações sugeridas pelo agente local de inovação, inclusive os cursos oferecidos pelo Sebrae.

Programa ALI - O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação gratuita e personalizada. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta orientação é realizada por agentes e bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia e diferencial de competitividade para pequenos negócios.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, explica que os agentes locais de inovação visitam os empreendimentos, apresentam soluções e criam oportunidades de mudanças que geram impacto direto na melhoria de produtos, em processos, na identificação de novos nichos de mercado e em oportunidades para a empresa inovar. “Há uma ideia de que inovação é só para os grandes empreendimentos, que é algo caro. Muito pelo contrário. Inovar, atualmente, é muito simples. É você criar ou modificar algo na empresa que gere divisas ou reduza os custos. Com os agentes locais de inovação orientando os empresários, isso fica muito mais tangível”, garantiu Emerson.

Mais informações sobre a adesão ao programa ALI podem ser consultadas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveiro, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Ascom Sebrae

Os empresários que ainda não aderiram ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT – SN, conhecido como Refis das micro e pequenas empresas) precisam correr. O prazo encerra na próxima segunda-feira, 9, e a adesão deve ser feita exclusivamente pelo Portal do Simples Nacional.

O programa abrange débitos apurados no Simples Nacional - tanto na Receita Federal, quanto na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional -, vencidos até novembro de 2017. Para aderir ao Refis, o empresário precisa fazer um pagamento inicial de 5% do valor total da dívida, que pode ser parcelado em até cinco vezes.

A partir daí, há três opções de pagamento do valor restante. A primeira é através de parcela única, com redução de 90% dos juros de mora, 70% das multas de mora e 100% dos encargos. A segunda opção pode ser feita em 145 parcelas, com redução de 80% dos juros de mora, 50% das multas de mora e 100% dos encargos. A terceira e última pode ser feita em 175 parcelas, com redução de 50% dos juros de mora, 25% das multas de mora e 100% dos encargos.

Confira no vídeo a palestra do analista tributário da Receita Federal Claudemir dos Santos, que esclarece todas as dúvidas sobre o Refis.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Fonte: Publicidade

Se você acha que a bomba de combustível, ou balança está medindo irregular ou o peso do produto descrito na embalagem (café, feijão etc) não está correto, o caminho é denunciar ao Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, para averiguação. A partir de agora, fazer a denúncia ficou ainda mais fácil com o lançamento do canal da ouvidoria do Instituto pelo WhatsApp: (71) 99704-2587.

“Facilitamos assim o acesso das pessoas ao serviço. Hoje 92% dos contatos com a nossa ouvidoria é pelo canal 0800. Ampliamos o acolhimento de denúncias através dessa ferramenta gratuita, favorecendo o alcance da população ao serviço”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
De onde estiver, o consumidor pode fornecer informações da possível irregularidade sofrida, tais como o relato da queixa e fotos comprovando a veracidade da mesma.

A denúncia é acolhida mediante a apresentação de dados pessoais como nome, telefone para contato e/ou e-mail, sendo garantido a resposta ao demandante num prazo máximo de 15 dias. Esses dados são mantidos em sigilo. Não existe a possibilidade de o denunciado saber a autoria da denúncia.

Após comprovada a irregularidade, o Ibametro aplica a penalidade adequada ao caso. Entre as sanções emitidas pelo órgão estão multas, apreensão ou inutilização do produto.

“Respondemos a 100% das demandas. E essa participação das pessoas é muito importante no combate as irregularidades. A nossa ouvidoria busca junto aos setores competentes do órgão as providências, como a fiscalização de um estabelecimento. E as soluções são informadas nas respostas aos demandantes da queixa”, acrescenta Leal.

A Ouvidoria atua de acordo com a Lei de Acesso à Informação - 12.527/2011 (federal), 12.618/2012 (estadual), que preconiza a transparência pública, essencial para o controle qualitativo dos serviços prestados, além de ser uma grande aliada na melhoria da gestão.

Canais para contato - Além do 0800 e WhatsApp, é possível ainda contatar a ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@ibametro.ba.gov.br, site do IBAMETRO ( www.ibametro.ba.gov.br) - link Ouvidoria, ou ainda presencialmente e por cartas. Confira abaixo os detalhes de cada canal: 

WhatsApp: (71) 99704-2587

Telefone: 0800 071 1888

E-mail: ouvidoria@ibametro.ba.gov.br

Site: www.ibametro.ba.gov.br

Fonte: ASCOM - Ibametro
05
Jul / 2018

Comunicado da SUTRANS

Fonte: Sutrans



No início da tarde desta quinta-feira (05), durante o evento de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Santa Luzia, na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, o vice-governador do Estado, João Leão, discursava longamente, tecendo elogios à equipe de trabalho do Estado, quando sofreu um mal súbito e veio a desmaiar. Ainda não se sabe ao certo o que ocorreu com João Leão, pessoas da sua equipe suspeitam que o mal estar tenha ocorrido devido à maratona que o vice governador enfrentou no dia de hoje sem se alimentar, desde às 6h da manhã que vem percorrendo o Oeste do Estado, tendo iniciado a jornada na cidade de Buritirama no início da manhã, se deslocando até a cidade de Mansidão, logo após Barreiras, quando chegou por volta das 11h30, e já se aproximava das 14h quando sofreu o desmaio.

Um médico presente ao evento socorreu o vice-governador e uns 10 minutos depois a viatura da SAMU chegou para prestar socorro a João Leão. Estava prevista para hoje à tarde, uma visita à pequena cidade de Catolândia, onde faria a inauguração de um campo de futebol.

Fonte: SigiVilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

O Arraiá do Cidadão chega ao Bosque dos Girassóis transformando o ambiente e levando muita alegria aos presentes. A festa realizada na noite de ontem encerra o mês de junho mas não as festividades do Arraiá do Cidadão, que se prolongam ainda até o dia 14 de julho.

Embalando a alegria de cima do palco, esteve o artista Ícaro Ricardo, que vem animando diversos outros arraiás no município.

Realizado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, o Arraiá do Cidadão é um sucesso porque envolve a comunidade local em cada um dos festejos. Festa popular é com a participação ativa do povo e assim, seguimos com o arrasta pé.

Confira a agenda das próximas festas: 
07/07 Sávio Lima ( Jardim Alvorada ) 
14/07 Sávio Lima ( Vila II do Assentamento Rio de Ondas )

O Arraiá do Cidadão é de todos nós, vem com a gente.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

As capacitações promovidas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT) estão sendo levadas para os moradores das cidades de Cocos, Correntina e Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia. Em parceria das prefeituras, a Abapa promoveu, ao longo deste mês de junho, cursos para aperfeiçoar a mão de obra local para trabalharem nas propriedades rurais da região. Foram beneficiados um total de 80 pessoas por meio de cinco turmas que foram capacitadas em Operação e Manutenção de Máquinas Beneficiadoras de Algodão, Operação e Manutenção de Trator Agrícola e NR 31.8 de Segurança do Trabalho para Aplicação de Defensivos Agrícolas.

Em Cocos, o curso de “Operação e Manutenção de Trator Agrícola”, com carga horária de 40 horas/aula, se encerra nesta sexta-feira (29). Parceiro da Abapa, o prefeito de Cocos, Marcelo de Souza, conferiu as atividades, que segundo ele, vai facilitar o acesso dos moradores da cidade ao mercado de trabalho. “Esperamos que seja o primeiro de uma série de cursos gratuitos apoiados pelos produtores rurais, por meio da Abapa, que vai facilitar o acesso ao emprego das pessoas em nossa cidade”, afirma. Já o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, entende que com a capacitação todos saem ganhando. “Ganha a empresa que passa a ter profissionais capacitados; o trabalhador que tem emprego; e toda população é beneficiada de forma geral. Agradeço a Abapa e o Senai por essa parceria”, afirmou o prefeito.

Em Correntina, foram formadas as duas primeiras turmas de operadores de máquinas, e os participantes já passaram por processos seletivos e começaram a trabalhar em propriedades e usinas de beneficiamento da região. É o caso de Zereinaldo Neiva de Souza, de Correntina, que ficou agradecido ao participar do curso, e hoje já está com emprego garantido em uma fazenda. “Foi uma ótima oportunidade. Antes, eu ficava mais ajudando na roça da família, e agora com um salário fixo vai ajudar muito a mim e a minha família, além de ser próximo de casa”, afirma. Os cursos foram realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O presidente da Abapa, Júlio Busato, afirma que os produtores rurais do oeste da Bahia estão fazendo a sua parte ao apoiar na capacitação a mão de obra para o setor agrícola, que exige condições técnicas e de segurança do trabalho para a operação dos equipamentos no campo. Criado em 2010 o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT) capacitou até o ano de 2018, cerca de 15 mil pessoas que participaram de um total de 558 cursos ligados às normativas de segurança do trabalho, operador de máquinas e colheitadeiras, produção e beneficiamento do algodão, dentre outros. Para saber mais sobre as ações da Abapa, acesse: www.abapa.com.brwww.facebook.com/abapaalgodao, ou www.instagram.com/abapa_algodao.

Fonte: ASCOM ABAPA

Fonte: Publicidade











Com a proximidade dos festejos em Cantinho do Senhor dos Aflitos, a Prefeitura de Barreiras por meio da Diretoria de Turismo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, ofereceu um curso de capacitação, na tarde desta quinta-feira, 28, aos barraqueiros que comercializarão seus produtos durante o período da romaria.

O curso teve como base temas relacionados ao atendimento ao público e turistas, orientação sobre imagem do vendedor e acolhimento aos clientes. Cerca de 19 espaços para barraqueiros foram disponibilizados no Cantinho do Senhor dos Aflitos para comercialização de comidas, bebidas e artigos religiosos. Cerca de 25 mil pessoas são esperadas durante a tradicional romaria da Igreja Católica.

“É possível entender o perfil do cliente com base na observação cotidiana, nas pessoas que entram no comércio, a fisionomia e a linguagem corporal. O atendimento não pode ser apenas mecânico, indiferente, a espontaneidade será sempre um diferencial”, disse a ministrante do curso Fran Morais.

A capacitação gratuita de empreendedores tem sido uma das bases da política do Governo Municipal por meio das parceria entre SENAI, SEBRAE e SENAC, o objetivo é fortalecer o comércio e a qualidade do atendimento aos turistas e consumidores locais.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras











Moradores assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS III comemoraram o dia de São Pedro em ritmo de muito forró. A festa organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho teve pipoca, paçoca, farofa, canjica, caldo, bolo de milho e amendoim, preparados especialmente para a comunidade e funcionários, que sob o comando do Teixeira do Forró caíram na animação na tarde dessa quinta-feira, 28, no bairro São Pedro.

Laurene dos Santos mora no bairro São Sebastião e curtiu a festa junto com os filhos. “Acho esse tipo de iniciativa muito importante para todos, meus filhos fazem acompanhamento aqui e esses momentos têm ajudado muito eles, principalmente em deixarem de ser tímidos”, falou.

A dona de casa Juliane de Almeida, moradora do bairro Vila Amorim, também aproveitou a tarde para se divertir. “Essa tarde está sendo bastante divertida, muita música, animação, e uma variedade de comida e meus filhos estão aproveitando para brincar”, disse.

Assim como os filhos de dona Juliana, as crianças e adultos entraram nas brincadeiras da dança do chapéu, pescaria, boca do palhaço e da dança do forró. A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, participou do evento acompanhada do vereador Otoniel Teixeira e da equipe do CRAS.

“Durante o mês de junho, os CRAS e o CRAM de Barreiras realizaram atividades com esse objetivo de promover a integração dos usuários desses programas, amanhã é festa de São Pedro e para fechar esse mês típico não poderia ser diferente. Esses eventos são importantes e buscamos inserir o contexto social, para que eles não vejam esses espaços somente como ambientes para resolver problemas, mas também para comemorar e festejar”, disse Karlúcia Macêdo.

Os festejos juninos invadiram também o CRAS II que fica no bairro Morada Lua, no dia 21 de junho, na semana do São João. Teve além do tradicional forró de São João, brincadeiras e comidas típicas.

Os Centros de Referência da Assistência Social é um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Nos CRAS, são oferecidos serviços sociais, como: os Serviços Assistenciais, Programa Brasil Alfabetizado e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientar sobre os benefícios assistenciais e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Fonte: DIRCOM
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