Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Uma parceria bem sucedida entre a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Aiba está beneficiando pequenos agricultores do Perímetro Irrigado Barreiras Norte, em Barreiras, com um curso prático de manuseio adequado de alimentos. A primeira turma iniciou a formação, nesta terça-feira (15), no Complexo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Cozinha Industrial), na Fazenda Modelo Paulo Mizote. Com o intuito de qualificar pessoas e agregar valor ao produto comercializado pelos produtores rurais, o projeto Complexo de Alimentos vai capacitar os participantes em boas práticas de fabricação, processamento de frutas e de barras de cereais e também para o aproveitamento total dos alimentos, desde a casca até o caroço, que podem virar receitas deliciosas.

O objetivo é auxiliar os produtores da agricultura familiar no processamento dos alimentos para serem melhor utilizados e evitar o desperdício da produção. É o que explica o professor Adjunto da Ufob, Volnei Brito de Souza. “Nosso interesse é exclusivamente desenvolver pesquisas. O objetivo aqui é desenvolver a região, ajudar nesse processo. O curso é prático para que os participantes possam colocar a mão na massa, porque fixa melhor e entende como funciona”.

A produtora rural, Etiene Mota Veloso, se emociona ao falar dos benéficos que o projeto pode ofertar. “Já participei de outros projetos, mas por não terem apoio acabam se perdendo. Esse aqui é diferente, temos apoio, temos um ambiente adequado para aprender. E olha a maravilha: vamos poder produzir e saber que nosso produto pode ter outro destino que não será o desperdício”, avalia.

Durante o aprendizado, os participantes têm noções de higienização, dicas de como melhorar as embalagens dos produtos e como calcular o preço unitário para a comercialização. O curso será subdividido em quatro módulos, com duração de dois dias cada. Ao concluir a capacitação, os alunos receberão certificado e estarão aptos a aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades.

Fonte: Ascom AIBA



Durante a visita do governador Rui Costa, nesta segunda-feira, 14, para entrega do Hemocentro Regional de Barreiras e assinatura da ordem de serviço para construção da Policlínica Regional de Saúde, a cidade teve outra boa notícia. O governador entregou ao prefeito Zito Barbosa e a secretária de saúde, Marisete Bastos, uma ambulância.

O pedido foi feito pela vereadora Graça Melo (PTB), que desde o primeiro mandato trabalha com o objetivo de contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ao receber a solicitação da vereadora, o deputado federal Jorge Solla, por meio de emenda conseguiu a liberação.

“Estou muito satisfeita com o resultado da parceria com o deputado federal Jorge Solla e principalmente com o compromisso do governador Rui Costa, com a cidade de Barreiras. Somente assim, com trabalho conjunto e muita seriedade conseguiremos fazer o melhor pelo povo”, afirmou a vereadora Graça Melo.

O veículo recebido pela Secretaria de Saúde já está à disposição da Central Integrada de Regulação (CIR), que é responsável pela destinação das ambulâncias para o atendimento dos pacientes, seja para demandas dentro da própria sede, para outras cidades ou estados.

A vereadora Graça Melo parabenizou o governador Rui Costa pela entrega do Hemocentro e assinatura da ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional, pois, as obras representam grande avanço para a saúde de Barreiras e região. A Policlínica vai atender 655 mil moradores de 22 municípios do Oeste, que vão ter à disposição exames de ressonância magnética, raio-x e tomografia. No total serão 12 consultórios. A pretensão do governo é entregar a obra em 12 meses.

Outro grande anúncio feito pelo governador Rui Costa foi a ampliação do Hospital do Oeste. Ele disse que vão ser disponibilizados 60 novos leitos, além da oferta de serviços de oncologia e cardiologia, e finalizou afirmando que a Unidade de Pronto Atendimento de Barreiras –UPA, será entregue no próximo mês.

Fonte: Ascom

Na noite do último sábado (11), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou em parceria com a Prefeitura de Correntina e Senai, o Curso de Operadores de Máquinas de Beneficiamento de Algodão. Foi iniciado nesta segunda-feira (14), o primeiro dos módulos do treinamento, sobre segurança do trabalho, que vai abranger 30 moradores da zona rural do município. Com carga horária de 80 horas/aula, a serem ministradas ao longo do mês, o curso vai permitir a formação de novos operadores capacitando os participantes a ingressarem no mercado de trabalho nas fazendas de algodão próximas à sede de Correntina.



Selecionado para o curso, José Souza Cézar, 39, do povoado de Salto do Santo Antônio, vê no curso uma oportunidade de conseguir um emprego com uma renda fixa. “É uma boa oportunidade, hoje eu fico mais ajudando na roça da família, e um salário ia ajudar”. Morador da região da Busca Vida, também na zona rural de Correntina, Antônio Florêncio de Barros, 66, está esperançoso diante da possibilidade do filho Cleiton fazer o curso e garantir um emprego mais próximo. “A gente planta na nossa terra, mas ele precisa mesmo de um trabalho fixo, e aqui na cidade, não tem mais. Ele já saiu para trabalhar em Goiás e no Mato Grosso. Se conseguisse um trabalho na fazenda mais perto, ele conseguiria ir e voltar final de semana”, afirma.



Ao representar a diretoria da Abapa durante o lançamento do curso, o diretor-executivo da entidade, Lidervan Morais, reforçou que a ação é mais uma oportunidade de estreitar o relacionamento com a comunidade de Correntina. “O município planta 30 mil hectares de algodão. Por causa do beneficiamento realizado na própria região, a cadeia do algodão é a que mais gera renda, com cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos gerados na região. A depender da dedicação e absorção do conhecimento durante o processo de qualificação, estes profissionais podem ser absorvidos a partir de junho, quando está prevista a colheita, nas fazendas e algodoeiras próximas à cidade”, afirma.

O prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, acredita que este é o início de uma parceria entre os produtores rurais, independente da sua escala de produção, pequenos, médios ou grandes, para gerar mais emprego e renda para Correntina. “Tivemos mais de 60 pessoas interessadas o que mostrou o interesse dos nossos moradores. Agora lançamos o nosso desafio para a Abapa, para capacitar os outros 30 que ficaram na lista. Tenho certeza que esta parceria trará mais desenvolvimento e renda para a nossa cidade”, afirmou ele, que também lançou na oportunidade a Central de Associações de Agricultores Familiares.



O Curso de Operadores de Máquinas de Beneficiamento de Algodão é uma ação do Centro de Treinamentos Parceiros da Tecnologia da Abapa, com sede em Luís Eduardo Magalhães. No ano passado, foram capacitados cerca de 6,3 mil pessoas que participaram de 236 cursos e treinamento em todo o oeste da Bahia. Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, o Centro de Treinamentos proporciona a qualificação dos profissionais da cadeia agrícola do algodão, garantindo o suporte no pilar social para a adoção de critérios de sustentabilidade pelas fazendas. “Existe o compromisso da cadeia de algodão, por meio do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) para o cumprimento e respeito da legislação trabalhista e para a qualidade de vida para quem trabalha nas fazendas e nos escritórios”.

Fonte: ASCOM ABAPA



Uma das palestras mais aguardadas do 16º CIC foi realizada na manhã de sábado (12), no auditório João Altivo Bergamo, na FASB. O médico-legal Angevaldo Lima e o perito médico-legal Samuel Reis apresentaram uma ampla explanação sobre Medicina Legal, para alunos da área de saúde e do curso de Direito.

“Alguns consideram a Medicina Legal uma especialidade médica, outros consideram como uma área da medicina que responde aos quesitos legais. Não existe uma definição sobre isso. De fato, ela responde à polícia judiciária, mas não deixa de ser uma ciência médica, a interdisciplinaridade torna essa atividade muito relevante para a sociedade de modo geral”, explicou Dr. Angevaldo.

A acadêmica de Direito Tuany Vasconcelos, destacou a importância da palestra na complementação dos assuntos vivenciados no dia a dia da sala de aula. “A gente acaba tirando as dúvidas e se orientando para não ficar alheia ao assunto que é tão influente no Direito. Como futura advogada preciso conhecer a medicina legal para poder acompanhar casos com embasamento técnico. O curso contribuiu para minha formação”, disse.

“Há uma lacuna nos cursos de Direito, que é a ausência da disciplina Medicina Legal. Com ela nós podemos entender o que ocorre e como os procedimentos são realizados desde o primeiro momento, após um caso de violência. Com esse curso nós demos um grande passo para avançar nessa área que é tão relevante para a área jurídica”, avaliou Francisco dos Santos Neto, do 9º semestre do curso de Direito da FASB.

Fonte: Araticum Comunicação







A secretária de educação, Cátia Alencar, a chefe de gabinete Marileide Carvalho e a diretora municipal de cultura, Emília Moreno se reuniram nesta tarde de segunda-feira, 14, com a diretoria da União de Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia – UNIQJOB e componentes das quadrilhas Rosa de Ouro, Êta Lasqueira e Luar do Nordeste de Barreiras. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, com a pauta de entrega da documentação para inclusão das quadrilhas no processo de fomento cultural para o São João no Parque. A secretária Cátia foi enfática ao reforçar a importância de manter o diálogo de valorização das tradições nordestinas e principalmente solicitou a celeridade na entrega da documentação para dar seguimento aos tramites e liberação da ajuda de custo para participação no concurso municipal.

“O prefeito Zito Barbosa já sinalizou desde o ano passado, que estará apoiando todas as manifestações culturais de Barreiras. E com a proximidade do São João no Parque não podemos mais adiar a regularização das quadrilhas no que diz respeito a entrega da documentação inclusive da UNIQJOB. Todos sabem que desde outubro de 2017 já começamos os preparativos, por isso esse momento é de acelerar, para que possamos apoiar as quadrilhas de Barreiras que estarão participando do concurso municipal”, disse Cátia.

A diretora Emília Moreno apresentou o edital do concurso municipal de quadrilhas junina, e também foi enfática ao mencionar os mecanismos para viabilização de incentivo para as quadrilhas, e a inserção de novos grupos culturais.

“Não podemos perder o foco, porque já estamos em clima de São João. No ano passado, assinamos o Termo de Cooperação com a UNIQJOB, desde então aguardamos a documentação necessária para a regularização e formalização do incentivo, já nos reunimos e vamos continuar agindo dentro da legalidade e formalidade, para proporcionar o apoio seja as quadrilhas, seja a UNIQJOB”, afirmou Emília.

No final do encontro, os componentes das quadrilhas sinalizaram a entrega da documentação até a próxima semana, e o presidente da UNIQJOB, Saulo Martins convidou para o 1ª Festival Gastronômico de São João que acontecerá dia 01 de junho, com intuito de arrecadar fundos para a instituição.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS





Foram iniciadas as obras da Policlínica Regional de Saúde que vai atender a região oeste. O governador Rui Costa foi a Barreiras na manhã desta segunda-feira (14), e assinou a ordem de serviço que garante o início imediato das intervenções da unidade que vai atender o Consórcio Público Interfederativo da Região de Barreiras e Ibotirama.

Confira a matéria completa no link abaixo:
https://bit.ly/2IDvPx8

Fonte: Secom Bahia













Uma semana dedicada às mães com bastante interação social e conhecimento aconteceu no Centro de Atendimento à Mulher – CAM, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e no Hospital da Mulher, em Barreiras.

São mais de 400 atendimentos pré-natais realizados por mês em pacientes de Barreiras e região no CAM, e na semana das mães, grávidas que fazem acompanhamento receberam atendimento especial com orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da palestra ministrada pela Psicóloga Fabíola Bonfim e da Advogada Irenilta Castro do Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM.

Com o ambiente todo decorado em homenagem a semana das mães, o foco da palestra foi para alertar contra a violência doméstica e as consequências para o bebê. “Infelizmente há casos de violência contra à mulheres grávidas e hoje explanamos os direitos e meios que essas mulheres devem proceder em casos de violência, de romper relações de conflitos”, explicou.

No CAM, são realizados os procedimentos de consulta ginecológica, atendimento com mastologistas e psicólogo, ultrassons, procedimentos pré-operatórios e pré-natal de alto risco.

No Centro de Atenção Psicossocial, a tarde da última quinta-feira, 10, foi da beleza. As mães usuárias do CAPS tiveram atenção especial através do trabalho voluntário da Academia de Cabeleireiros Ângelo Patrício.

Dona Maria de Andrade, 56 anos, moradora do bairro Cidade Nova, aproveitou a tarde para ficar ainda mais bonita. “Vou passar o dia das mães com meus cabelos escovados, mais bonitos, estou me sentindo linda”, disse.

Já no domingo, 13, as mães que foram ganhar seus bebês no Hospital da Mulher foram recebidas com uma linda decoração que deixou o espaço mais harmonioso no dia dedicado às mães. A coordenação do Hospital aproveitou para tirar fotos das puérperas para fazer um cartão como lembrança do nascimento do bebê, justamente nesse dia especial.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras













Desde abril de 2017, Barreiras tem sido contemplada com o maior programa de pavimentação e requalificação asfáltica da história do município. Atualmente, o programa Pavimenta Barreiras já supera a marca dos 200 mil metros quadrados de ruas pavimentadas e requalificadas na zona urbana e rural.  Além da aplicação de massa asfáltica, as vias também recebem meios-fios, sarjetas e sinalização.

Este ano após o fim do período chuvoso, as atividades ganharam força nos Bairros Vila Rica e São Miguel. Só neste primeiro, serão mais de 71 mil metros quadrados de pavimentação, distribuídos em 37 ruas e travessas. No São Miguel, serão concluídas na próxima semana 13 ruas e 8 travessas, totalizando mais de 38 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica.

Nas avenidas Maia e Eduardo Catalão que dão acesso à Rodoviária, ao Hospital Eurico Dutra e Hospital do Oeste, no entorno do Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, estão sendo executados mais de 30 Mil metros quadrados de requalificação asfáltica, melhorando a trafegabilidade dos veículos e principalmente ambulâncias.

O programa Pavimenta Barreiras já executou obras de pavimentação e requalificação asfáltica com recursos próprios do município nos bairros, Santa Luzia, Novo Horizonte, Morada da Lua, Vila Amorim, Bela Vista, Cantinho do Senhor dos Aflitos e Baraúna. Promoveu a completa transformação da qualidade do asfalto das principais ruas e avenidas da cidade, incluindo grandes avenidas como Capitão Manoel Miranda, José Bonifácio, Castelo Banco. A Avenida Antônio Carlos Magalhães, também foi completamente pavimentada.

Segundo o prefeito Zito Barbosa, ao todo são 14 programas dentro do projeto Desenvolve Barreiras, cuja as ações são concebidas com base na gestão e planejamento, pautadas em um grande projeto de integração entre as áreas da administração, da infraestrutura à educação, o que possibilitou a atual administração executar a reforma e requalificação de 32 escolas da rede municipal de uma só vez.

“Nossa meta é tornar Barreiras referência na Bahia como a capital do desenvolvimento. Manteremos nosso foco no planejamento, gestão e desenvolvimento, com ações que contemplam saúde, educação, meio ambiente, turismo, agricultura familiar, agronegócio, infraestrutura, assistência social, segurança pública, cultura, esporte e lazer e ainda, geração de emprego e renda. Nestes 15 meses de gestão temos a convicção de que nunca a prefeitura fez tanto por Barreiras em tão pouco tempo”, avaliou o prefeito de Barreiras.

As intervenções de infraestrutura também incluem a pavimentação em bloquetes de mais de 7 mil metros quadrados e construção de 35 sanitários residenciais, no Bairro São Sebastião, onde o prefeito Zito esteve fazendo o lançamento na tarde de quinta-feira, 10. Em toda a cidade é possível identificar o trabalho da Prefeitura, incluindo a finalização de obras que serão entregues na programação comemorativa de 127 anos da cidade.

“No mês das mães e aniversário de Barreiras é desta forma que queremos presentear nossa cidade e nossa população, executando o maior conjunto de obras que esta cidade já viu. No próximo dia 26 de maio, dentre muitas obras que estaremos ordenando o serviço, queremos ampliar ainda mais as ações do programa Pavimenta Barreiras, para fazer frente a grande demanda reprimida de pavimentação existente em nosso município”, finalizou Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio















Cid Moreira, um dos maiores nomes da comunicação brasileira, esteve em Barreiras, a convite da Educação Adventista, no início desta semana. Com 73 anos de carreira, Cid tornou-se recordista mundial na bancada do Jornal Nacional, como o apresentar que ficou mais tempo num telejornal. Foram 27 anos.

O locutor e jornalista concedeu, ao lado da esposa, também jornalista, Fátima Moreira, uma entrevista coletiva à imprensa no dia 7 de maio. O casal respondeu perguntas a respeito da trajetória profissional, estilo de vida e projetos futuros. Cid mencionou o início de sua carreira na Rádio Difusora de Taubaté, onde começou tímido, como um contador e, ao brincar imitando locutores, acabou tendo seu talento constatado para o ofício.

Cid compartilhou com a imprensa presente na coletiva algumas de suas experiências marcantes e até engraçadas, vividas na bancada do JN, como a ocasião em que precisou apresentar o jornal vestido de maneira muito original: Camisa social, paletó e gravata, usando de maneira imperceptível para os telespectadores, uma bermuda esportiva.

Outros assuntos, como os hábitos que escolheu para obter longevidade e as profundas mudanças que a tecnologia trouxe à comunicação, foram alguns dos temas marcantes na entrevista. À noite, na Igreja Adventista Central de Barreiras, Cid Moreira recebeu um troféu luminoso e homenagem dos alunos da Educação Adventista de Barreiras.

Dia 8, no Espaço Fortiori, Cid Moreira fez sua apresentação completa, concedendo entrevista, lendo capítulos da Bíblia Sagrada e textos de alguns dos seus livros preferidos. O evento teve participação musical do Coral Infantil da Educação Adventista, do saxofonista de 12 anos, Davi Gabriel e do Coral Sintonia, que encerrou o programa de maneira apoteótica, após emocionante texto recitado por Cid.

No dia 9 o jornalista segue com sua equipe de assessores e para Luís Eduardo Magalhães, onde concederá entrevista coletiva, participará de reunião com empresários locais e se apresentará ao público em geral no 4 Estações Hall, às 19h30, no dia

10 de maio. O evento será aberto e o ingresso será a entrega de 1 kg de alimento. A arrecadação será entregue à instituições que prestam assistência social.

Em Luís Eduardo Magalhães, Cid Moreira participará do lançamento do projeto da Escola Adventista na cidade.

Fonte: ASCOM Educação Adventista

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM









Criado em 2011, na sede da Faculdade São Francisco de Barreiras, o Laboratório de Tecnologia de Alimentos passou por uma grande reforma e foi reinaugurado na quarta-feira (02), durante aula da disciplina ‘Nutrição e AtividadeFísica’, ministrada pela professora Lucinéia Cavalheiro Schneider. Na atividade, os estudantes do curso de Educação Física produziram receitas voltadas para o praticante de esportes e receberam dicas de como aproveitar os ingredientes para preparar uma variedade maior de alimentos

No início da aula, todos os alunos do 5º semestre higienizaram as mãos o mobiliário e os recipientes. A turma foi dividida em três grupos. O primeiro se encarregou da produção de um bolo nutritivo. A segunda equipe produziu conservas com legumes e o terceiro grupo fez uma bandeja de barras de cereais e uma porção de pasta de amendoim. Com as receitas prontas, a professora reuniu a turma para socializar o conhecimento adquirido em cada um dos processos.

“O laboratório ficou maravilhoso. Atualmente é utilizado pelos cursos de Educação Física e Agronomia. No nosso curso nós vamos trabalhar a composição dos alimentos e a quantidade nutricional que cada porção tem. Na parte prática,eles vão produzir alimentos que sejam importantes para cada fase da atividade física. Se o atleta vai treinar ou participar de uma competição, cada momento exige uma alimentação diferenciada”, disse a professora.

O amplo espaço e a organização da atividade permitiram que os 24 alunos e a professora trabalhassem de forma coordenada, com o aproveitamento pedagógico sendo bastante intenso. “Aulas teóricas são muito importantes, mas não podemos negar a eficácia de uma aula como essa, onde a gente aproveita para colocar tudo em prática. A nutrição é um processo que anda lado a lado com a Educação Física, então esse laboratório contribui muito para a nossa saúde e o nosso conhecimento”, afirmou a acadêmica Isis Andrade.

Quem também falou sobre o aproveitamento das aulas práticas foi o estudante Ismael Borges Cavalcante. Ele disse que “a participação em uma aula prática é uma experiência muito estimulante. Que dá ao aluno um algo a mais, que não seria possível na sala de aula”, ele disse ainda que “colocar em prática os processos de produção de alimentos nutritivos dá mais confiança, pois é o momento em que as dúvidas podem ser sanadas e os erros corrigidos”.

Antes do fim da aula, os participantes degustaram e aprovaram a qualidade dos pratos produzidos. Apenas as conservas não puderam ser avaliadas, pois dependem uma um período mais longo para atingir a maturação.

Fonte: ASCOM FASB



O Projeto de iluminação da BR \travessia da Cidade de Luis Eduardo Magalhaes teve sua avaliação final nesta semana, numa reunião entre o Prefeito Oziel Oliveira, o Secretário de Infra Estrutura Marciano Pauletti e técnicos da Superintendência de Energia do Estado e da COELBA.
A obra é um anseio de todos os moradores de Luis Eduardo Magalhaes, mas principalmente do Prefeito Oziel Oliveira que tem dedicado empenho especial na sua viabilização, pela qual já realizou reunião de reinvindicação com o Governador Rui Costa, que já teve desdobramento na SEINFRA e na Superintendência de Energia do Estado bem como na Diretoria da COELBA em Salvador.
O Projeto da Obra foi contratado pelo Município e analisado pela COELBA, agora recebe o orçamento final e será objeto de um termo de parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal.
“Estou cumprindo meu compromisso de integrar a Cidade lado a lado com a construção das passarelas e a iluminação da travessia. São investimentos altíssimos, mas que refletirão a justiça do emprego dos recursos públicos. Acabaremos com a segregação da Cidade tão lastimada por todos e para isto contaremos com a parceria do Governador Rui Costa mais uma vez.” Afirmou Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |