Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM







No Dia do Trabalho (1º), cerca de 1000 funcionários da cadeia agrícola de Barreiras e do oeste da Bahia se mobilizaram em defesa dos seus empregos e pediram mais apoio do Estado e da sociedade civil para permitirem maior desenvolvimento do setor que mais emprega no campo e na cidade. Com ‘apitaço’ e gritos de “Defendemos os nossos empregos” e “Não queremos ser um dos 13 milhões de desempregados”, eles se manifestaram em frente a órgãos estatais como Ibama, Inema, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, contra o que eles chamaram de “abusos” e “rigor burocrático” durante as ações de fiscalização e licenciamentos.

Segundo os funcionários do setor agrícola durante a mobilização, “da forma como vem sendo realizada, estas ações somente penalizam aqueles que, na prática, produzem com eficiência, tecnologia e garantem condições dignas de trabalho com respeito às legislações trabalhista e ambiental”. Para Jeferson Souza, da Agrícola Xingu, esta mobilização foi fundamental para reforçar, para toda a sociedade, que quem trabalha na área agrícola é respeitado e se dedica a um setor que faz a nossa região e o Brasil crescerem. “Muitas vezes, a área agrícola é penalizada pela burocracia e por uma lei ineficiente, mas é o setor que mais investe em qualificação dos seus trabalhadores”, afirma.

Para João dos Santos Araújo, que trabalha em uma associação de produtores, é perceptível o compromisso das empresas e agricultores no cumprimento da legislação, mas eles são vencidos pelos entraves gerados pela burocracia. “É preciso ser herói para se plantar no Brasil, diante de tantas licenças, protocolos e outorgas, fiscalizadas muitas vezes ao mesmo tempo por órgãos das diferentes esferas - municipais, estaduais e federais. “Nós, que trabalhamos na área, percebemos essa burocracia que pune, muitas vezes, somente para arrecadar e embargar áreas. Em muitos casos, medidas mais brandas e educativas, surtiriam o mesmo efeito sem prejudicar o negócio e os nossos empregos”, afirma.

Ao integrar a mobilização, a diretora do Núcleo Oeste da Bahia da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Márcia Gama, defende o setor por acompanhar de perto as exigências e o quanto as empresas respeitam a legislação. “Fiz questão de entrar na manifestação por entender que existe um exagero nas cobranças durante as fiscalizações. É um rigor que existe no campo, mas não acontece com as empresas dentro da cidade”, compara. O segmento, segundo as entidades do setor agrícola, gera cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos no oeste da Bahia, com uma média salarial acima do mercado absorvendo funções de todos os níveis de formação, como agrônomo, administrador, contador, eletricista, operador de máquina agrícola, motorista, dentre outros.

Fonte: ARATICUM









O último final de semana foi de muito futebol. A abertura da Copa Oeste de Seleções aconteceu na tarde desse domingo, 29, no Estádio Municipal Geraldo Pereira com o jogo da Seleção de Barreiras contra a Seleção de Riachão das Neves, que terminou empatado com o placar de 1x1.

Grande público acompanhou a abertura do Campeonato realizado pela SODESF com o apoio da Liga Barreirense de Futebol e Prefeitura de Barreiras através da Diretoria Municipal de Esportes. O diretor de esportes, Fernando Machado, acompanhado dos vereadores Otoniel Teixeira e César da Vila, recepcionou o Prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo que veio acompanhar o desempenho da seleção do município e ressaltou a importância das competições esportivas.

“Temos como objetivo além de integrar os atletas do Oeste da Bahia, avaliar o profissionalismo e promover novos talentos”, disse o diretor Fernando Machado na abertura do evento.

A Copa Oeste de Seleções será disputada nos próximos três meses com a participação da seleção de Barreiras, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Morpará, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, Cocos e Corrente-PI, que foi especialmente convidada por integrar a região do MATOPIBA.

O segundo jogo acontecerá no domingo, 06, no município de São Desidério, entre a seleção da casa e a seleção de Barreiras.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras









A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) apresentou na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizada na quinta-feira (26), uma proposta para criação de duas Unidades Municipais de Conservação de Proteção Integral (UCs). As unidades em pauta de criação ficam localizadas dentro da poligonal da APA da Bacia do Rio De Janeiro, que abrigam as Cachoeira do Acaba Vida e do Redondo.

O pré-projeto foi construído com base em estudos realizados por técnicos da Diretoria de Unidade de Conservação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos por solicitação da Prefeitura de Barreiras. As informações disponíveis sobre a área de interesse, apontaram através da Nota Técnica INEMA 027/2017 que existe um claro potencial para criação de Unidades de Conservação de Proteção Integral, fundamentalmente nas áreas das cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo, onde em sua análise, sugerem a criação de unidades de conservação na categoria Monumento Natural ou Parque Natural Municipal.
 
A apresentação foi realizada pelo o biólogo e analista ambiental da Sematur, Valmir Dâmaso que, destacou que o pré-projeto atende a Lei Federal 9.985 de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e seguirá todos trâmites legais baseados na realização de estudos técnicos até a consulta pública capazes de identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.

O secretário municipal de meio ambiente Demósthenes Júnior ressaltou que a criação dessas unidades de conservação, além de preservar os ecossistemas da Cachoeira do Acaba Vida e Cachoeira do Redondo, propiciará condições para pesquisa científica e atividades de educação ambiental e de lazer e trará um novo modelo de desenvolvimento econômico.

“A proposta visa oferecer um novo modelo econômico para a região através do turismo ecológico e de aventuras, permitindo às comunidades envolvidas o desenvolvimento social e econômico através da inserção no processo turístico e pela busca de novas alternativas, gerando emprego e renda nos diversos setores da economia, promovendo o desenvolvimento sustentável na região através de um modelo exemplar”.

A proposta que foi aprovada por unanimidade no Comdema será encaminhada para apreciação do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro que é o fórum qualificado para tratar das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas da área ambiental, dentro do polígono da APA, constituído por representantes dos órgãos públicos, de organização da sociedade civil, do setor produtivo e pela população residente.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



Quem esteve presente na praça Aldo de Grandi e Escola Municipal Onero Costa da Rosa, pode sentir e ver de perto os investimentos feitos em programas e projetos sociais pelo Governo Municipal.

Um dia dedicado a muita prestação de com a realização da Ação do Bem. Durante todo o dia foram realizados atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura, indústria e comércio, esportes e cultura, em uma união de todas as secretarias do município. Um dos serviços mais procurados foi a emissão de RG. Desde as primeiras horas do evento centenas de pessoas foram em busca do documento e todas foram atendidas com agilidade e eficiência.



No pátio da escola, grupos de diversos segmentos realizavam atividades ao mesmo tempo. Entre eles, a turma da Capoterapia, incluindo os idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento a Terceira Idade, que utiliza a dança afro para estimular a atividade física entre pessoas de diversas idades.

Dona Maria Soares tem 62 anos e ficou satisfeita em participar das atividades na Ação do Bem. "Dessa maneira nós podemos mostrar um pouco do que fazemos nas nossas aulas", comentou.



As salas de aulas se transforam em consultórios médicos, onde os profissionais realizavam consultas e davam orientações. Dentistas também aproveitaram o evento para atender na unidade móvel e orientar sobre as formas corretas de escovação. Na Sala do Empreendedor montada pela Secretaria de Indústria e Comércio muitas pessoas foram em busca de informações sobre os procedimentos corretor para a formalização de uma empresa.

Na quadra de esportes totalmente reformada da Praça Aldo de Grande, um torneio de futsal reuniu times. Pedro Silva tem 12 anos e aprovou a iniciativa. "O torneio foi muito bem disputado e a quadra está excelente para a gente brincar", comemorou.

Muitas mulheres aproveitaram o dia para cuidar do visual, fazendo maquiagem, sobrancelhas e cores de cabelo. Dona Vanilda Sena resolveu mudar o penteado. "Além de aumentar a autoestima, a gente fica mais bonita", vibrou a comerciária.

O espaço kids reuniu meninos e meninas que se divertiram com os desenhos e com a pintura nos rostos. A dona de casa Maria Amélia Pereira trouxe o filho Lucas, de 3 anos, que ficou empolgado com a brincadeira. "Ele gosta muito de desenhar e hoje ele está fazendo muitos trabalhos aqui", explicou.

O aulão de zumba atraiu homens e mulheres de diversas idades que dançaram ritmos variados. Márcia Domingues participou pela primeira vez e agora pretende praticar regularmente. "É muito divertido e desestressante. Aqui nós conseguimos esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia", comemorou.

Durante todo o dia também houve atendimentos do Programa Borboleta, que presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, Bolsa Família, vacinação, testes rápidos para o diagnóstico de doenças, apresentações de capoeira, artes marciais, música e balé, além de distribuição de mudas, exposição de piscicultura, sorteio de centenas de brindes e passeio ciclístico.



O prefeito Oziel Oliveira destacou a importância de proporcionar cada dia mais acesso das pessoas ao serviço público. " A comunidade responde à nossa ação e pelo tempo que se praticou a exclusão desse povo, precisamos priorizar ainda mais as ações de inclusão. A Rede do Bem que une uma série de programas de todas as secretarias, acontece diuturnamente em diversos locais do município, mas o chamamento do evento torna tudo mais viável e mais acessível. Estamos muito felizes com o resultado desse evento”. Frisou o prefeito.

Durante a Ação do Bem, Oziel Oliveira também assinou a Ordem de Serviço para ampliação e reforma da Escola Onero Costa que terá cinco novas salas de aulas. "A partir dessa obra teremos condições de atender um número muito maior de alunos. Sabemos da importância da educação para uma sociedade mais justa e é por isso que temos dado tanta atenção a essa área em Luís Eduardo Magalhães", encerrou.

O encerramento da Ação do Bem foi com a apresentação da cantora Katê, no Trio Elétrico Barretão. Foram três horas de apresentação com um repertório variado que foi do axé ao sertanejo.

De acordo com a secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, não houve registro de ocorrências e a festa transcorreu num cima de absoluta tranquilidade. “Aqui estavam famílias e pessoas de todas as idades, com o único objetivo de se divertir com a nossa programação. Não houve brigas, agressões e nenhum tipo de ocorrência que prejudicasse o evento e isso é muito positivo”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.

BALANÇO - De acordo com a equipe de organização da Ação do Bem, o resultado superou todas as expectativas. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 200 consultas médicas, 140 testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, 187 testes de glicemia para avaliar o nível de açúcar no sangue, além de 241 atendimentos odontológicos e 174 aplicações de vacinas antirrábicas em cães e gatos. Nas outras áreas o atendimento também foi elevado.

O balcão de Justiça e Cidadania prestou apoio jurídico a 68 pessoas. Houve emissão de 50 carteirinhas de idosos, 51 atendimentos do Programa Bolsa Família, 168 homens e mulheres cortaram o cabelo, fizeram maquiagem e sobrancelha no salão de beleza, 150 pessoas deram entrada no RG e Carteira de Trabalho no Ponto Cidadão, e a equipe do CRAS realizou mais de 300 pinturas faciais com as crianças.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

As ações voltadas a levar água para todos os moradores das zonas rurais da Bahia deram mais um passo importante no município de Serra Dourada, na região oeste do estado. Na manhã desta terça-feira (1º), o governador Rui Costa inaugurou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai atender à localidade de Charco, e outros sistemas de abastecimento que vão beneficiar os moradores dos povoados de Traíra, Morrinhos e Lagoa da Onça.

“Hoje, aqui, no oeste baiano, temos entregas de praça, ginásio de esportes, uma estrada, que vamos iniciar, diversos equipamentos de abastecimento de água, que estou inaugurando e também vou autorizar o início das obras, porque água é vida. Um abraço para todos de Serra Dourada”, afirmou o governador, que ainda autorizou a construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Jurema e Poço do Mato. Ao todo, somente em abastecimento, as ações representam um investimento superior a R$ 3 milhões.

 

Na área de saúde, foi constituído, na ocasião, o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente, composto por 10 municípios da região, para a construção do Hospital Regional da Bacia do Rio Corrente, na cidade de Santa Maria da Vitória. O prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, presidente do Consórcio informou que a reunião das prefeituras “nasceu da necessidade dos municípios se organizarem por meio dessa ferramenta para a construção desse hospital".

Segundo ele, o hospital será construído pelo Estado, que também entra com os equipamentos, e os municípios, em parceria com o Estado, vão bancar o funcionamento. “Será o primeiro Hospital Regional implantado com este modelo na Bahia”. A proposta é que a unidade atenda aos municípios de Cocos, Coribe, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, São Félix do Coribe, Canápolis, Tabocas do Brejo Velho, Jaborandi, Correntina e Brejolândia.

Ainda na área de Saúde, Rui anunciou a entrega ao município, até o próximo dia 28, de três kits, um para um Centro Cirúrgico, um para Ambulatório Geral e outro para a Rede Cegonha, investimento que ultrapassa os R$ 320 mil. Já para o fortalecimento da Agricultura Familiar, Rui entregou 631 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento que regulariza as propriedades dos pequenos agricultores, possibilitando o acesso deles a financiamentos.

Infraestrutura e outras ações

Quem trafega pela BA-172 vai ter mais segurança na estrada, ao chegar pelo Acesso Sul a Serra Dourada. Rui autorizou também a publicação de Edital de Licitação para a pavimentação do trecho do acesso sul da estrada, que liga a sede do município à rodovia. As empresas interessadas em participar da licitação devem ficar atentas, pois a previsão é que o edital seja publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (3).

A agenda do governador em Serra Dourada contou ainda com ações da prefeitura, como as inaugurações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da praça do bairro Serra Douradinha, em frente à (UBS), e de uma quadra poliesportiva no Colégio Municipal ACM. A UBS vai contar com mobiliário e equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, que deverão ser entregues nos próximos dias 28 e 29.

Curiosidades sobre a região

A região de Serra Dourada foi habitada pelos índios acroás, conhecidos por pimenteiras, que, no século 17, vindos de Goiás, ocuparam o Rio das Éguas (hoje Correntina), Santana dos Brejos e Angical, e se estenderam ao Rio Corrente até Carinhanha. Registros de sua passagem, encontram-se em inscrições pictográficas gravadas nas abas dos penhascos e nas urnas funerárias encontradas na região.

Fonte: Secom-BA

 

Garantir a Bahia o status de zona livre de Febre Aftosa, para isso começou ontem (01) e segue até 31 de maio a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em todo o Estado da Bahia. Bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias deverão ser vacinados e declarados nesta etapa. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) é que 9,8 milhões de cabeças sejam vacinadas, representando 96% de taxa de vacinação do rebanho. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a ADAB pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos escritórios da agência distribuídos pelo Estado. 

O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente, cadastrada na ADAB. A Bahia possui 21 anos livre da Febre Aftosa e busca a manutenção do status de zona livre de febre aftosa concedido ao Estado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 17º ano consecutivo. Com esse status, o objetivo agora é evoluir o Estado e todo país para zona Livre de Febre Aftosa, sem vacinação, à partir do ano de 2021. Este é o compromisso junto com o produtor, buscando a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes.

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose. O produtor deverá declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.

Ao manter o cadastro atualizado, o produtor pode ter acesso aos programas do Governo, com distribuição de animais, milho e financiamentos bancários.

 

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, “a enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico”, enfatizou. As consequências do alastramento de uma enfermidade como a Febre Aftosa em um país é calculado em bilhões de dólares por ano.

Declaração via web

Inserindo o login e senha, o produtor terá acesso à tela da declaração, onde irá gravar a evolução do rebanho, informar os nascimentos e mortes, e declarar o rebanho existente e vacinado. Além disso, o sistema permite consultas à Ficha Sanitária e a emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA, desde que o produtor cadastre antes, junto ao Escritório da ADAB, um valor pré-pago para emissão da GTA.

O produtor que ainda não dispuser da senha de acesso ao sistema, deve se dirigir a um dos Escritórios da ADAB, munido do Documento de Identidade e CPF; comprovante de residência; e documento que comprove a titularidade da propriedade; conforme estabelecido na Portaria ADAB N° 115/2014. No caso de arrendatário, apresentar o Contrato de Arrendamento, Aluguel de Pasto, Comodato ou Parceria. 

Mais informações estão disponíveis no tutorial online existente na parte superior da própria tela de vacinação ou entrando em contato com a equipe de suporte do Sistema, pelos números (71) 3116-7861/7824/8427.

Fonte: Ascom ADAB

Fonte: Publicidade



A Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, inicia nesta semana o fornecimento de insulinas para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Os primeiros lotes do medicamento, usado para controle da Diabetes, devem chegar aos postos de saúde nos próximos dias. O procedimento marca a primeira etapa do processo de transferência de tecnologia que vai tornar o Brasil um dos poucos países a dominar o processo de fabricação de insulina, um dos medicamentos mais utilizados no mundo – e considerado estratégico pelo Ministério da Saúde.

A compra do medicamento, por parte do ministério, foi publicada no dia 16 deste mês, no Diário Oficial da União, concretizando a redistribuição dos projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para produção de insulina no País, que havia sido definida por meio da Portaria número 551, publicada no DOU em 21 de fevereiro de 2017. Pelo documento, a Bahiafarma passa a ser responsável pelo abastecimento de 50% da demanda de insulinas do ministério, fornecendo para o SUS as insulinas de maior uso - a Regular (R) e a de ação prolongada, NPH.



Para a produção das insulinas, a Bahiafarma tem como parceiro tecnológico o laboratório ucraniano Indar, dentro do regime de PDPs. “É uma empresa que atua exclusivamente em pesquisa e produção de insulinas há mais de 15 anos e é reconhecida por utilizar tecnologias inovadoras, além de realizar operações em diversos países”, ressalta o diretor presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

A PDP entre Bahiafarma e Indar prevê a instalação da fábrica de insulinas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Uma fábrica de insulinas é uma unidade de alta tecnologia, que poucos laboratórios detêm, e estamos dando todos os passos para atingir a excelência na instalação desta unidade”, afirma o executivo, enfatizando que “a Indar tem todo o know-how para auxiliar-nos neste processo, que vai resultar na mudança de patamar da indústria farmacêutica no Norte-Nordeste brasileiro, com atração e formação de mão de obra altamente qualificada”.

Fábrica - O protocolo para a instalação da fábrica na Bahia foi assinada entre o governador Rui Costa, a presidente da Indar, Liubov Viktoriyna Vyshnevska, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e Ronaldo Dias, em agosto do ano passado. “É um acordo bom para a saúde dos brasileiros e bom para a economia brasileira”, disse Rui, à época. “Com a fábrica, o Ministério da Saúde passa a fazer a aquisição [da insulina] por um preço muito menor, facilitando assim o acesso a esse medicamento para milhares de portadores de Diabetes.”

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros diagnosticados com Diabetes cresceu 61,8% entre 2006 e 2016, passando de 5,5% para 8,9% da população. Somente os portadores de Diabetes tipo 1, dependentes regulares de insulina, são mais de 600 mil brasileiros.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, no mundo, cerca de 10% dos adultos têm a doença. “A construção dessa fábrica fará história na saúde pública do Brasil”, avalia o secretário Fábio Vilas-Boas, ressaltando a possibilidade de ampliação do acesso à insulina pelo povo brasileiro.

Para Ronaldo Dias, a parceria internacional “concretiza a política do governador Rui Costa de promover a industrialização do Estado”, e amplia, ainda mais, a oportunidade de produtos que podem ser acessados pelo SUS. A previsão é que a planta industrial comece a operar em 40 meses. “Além disso, a unidade produtiva vai poder dar segurança de fornecimento e estabilidade de preços das insulinas ao sistema”.

Segurança - A maior estabilidade de preços futuros e a segurança no abastecimento são considerados fatores estratégicos para o esforço público brasileiro de adquirir a tecnologia para a produção própria de insulinas, por meio das PDPs. “Como um dos maiores mercados consumidores do medicamento no mundo, o Brasil não pode ficar dependente do fornecimento internacional – nem pode ficar exposto às variações de preços praticados pelos grandes controladores globais da produção de insulina”, pondera Dias.

As PDPs promovidas no Brasil pelo Ministério da Saúde baseiam-se em projetos nos quais foram avaliados, prioritariamente, a qualidade da insulina produzida, a capacidade de atender a demanda do SUS pelo medicamento e os processos de transferência de tecnologia. No caso da parceria entre Indar e Bahiafarma, o projeto deriva da parceria entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Indar, iniciada em meados da década de 2000, na qual tanto a qualidade do produto quanto a logística de entrega já foram comprovadas após dez anos de fornecimento contínuo de insulina pelo laboratório ucraniano ao SUS.



Além disso, durante o período, a Indar cumpriu todos os requisitos regulatórios vigentes no Brasil, a exemplo das renovações regulares tanto do certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF) quanto dos registros de produto. Os documentos são emitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é mundialmente reconhecida pelos altos padrões regulatórios adotados. A Indar também conta com reconhecimento internacional de suas atividades, exportando seus produtos para mais de 15 países.

“A redistribuição das PDPs de insulina e a consequente construção de uma fábrica do medicamento no Nordeste brasileiro também representam um marco para a saúde pública do Brasil, por incorporar ao sistema fábricas de altíssima tecnologia, dominada por poucos países, e pelo potencial de reconfigurar o Complexo Industrial da Saúde do Brasil, ao incentivar a descentralização produtiva de medicamentos e insumos para a saúde”, explica Ronaldo Dias.

A planta de fabricação de insulinas da Bahiafarma passará a ser a primeira unidade de produção de imunobiológicos no Nordeste, levando tecnologia e desenvolvimento para uma região historicamente negligenciada pelas indústrias do setor e fomentando tanto a formação de mão de obra altamente qualificada quanto a atração de outras empresas da cadeia produtiva de insumos para a saúde. A fábrica marcará também a reentrada do Brasil no rol de países produtores de insulina, o único do Hemisfério Sul.

Fonte: Ascom/Bahiafarma

 

AJUDANTE GERAL (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino fundamental completo
Não exige experiência
01 VAGA

TÉCNICO DE INFORMÁTICA
Formação técnica na área
Experiência na função
CNH AB
01 VAGA

EMPREGADA DOMÉSTICA
Ensino fundamental incompleto
Experiência na função
01 VAGA

JARDINEIRO
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE CAMINHÕES
Ensino fundamental incompleto
Experiência em solda
01 VAGA

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Ensino fundamental incompleto
Experiência na função
CNH AB ou AD
02 VAGAS

AUXILIAR DE MECÂNICO
Ensino fundamental incompleto
Experiência em pintura automotiva
01 VAGA

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO
Formação em RH, Administração, Psicologia ou áreas afins
Experiência na função
01 VAGA

TÉCNICO ELETRICISTA
Ensino médio completo
Experiência na função
CNH AB
01 VAGA

ANALISTA DE LOGÍSTICA
Desejável formação superior na área
Experiência na função
01 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio completo
Experiência na função
01 VAGA

ANALISTA FINANCEIRO
Formação superior em Administração ou Ciências Contábeis
Experiência na função
01 VAGA

Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM















O feriado de Tiradentes, 21, foi de muito trabalho no Conjunto Habitacional São Francisco. A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo reuniu colaboradores, voluntários e moradores para realizarem juntos a recuperação de dois Centros de Convivência que foram depredados e estavam sem condições de funcionamento.

O esforço conjunto em mutirão promoveu a reposição de portas, janelas, pias, toda restruturação dos banheiros feminino e masculino, telhado, pintura e uma nova caixa d´água, uma vez que os equipamentos existentes sofreram danificações ou foram subtraídos dos Centros. Segundo a secretária de assistência social, o espaço é propício para o desenvolvimento de atividades sociais, incluindo atendimento de assistência social, reuniões, palestras e outras atividades solicitadas pela comunidade, como também atividades esportivas.

“Hoje foi um dia importante, contamos com a participação dos moradores no mutirão para reestruturar esses dois Centros de Convivência que estavam inutilizados. O anseio dos moradores é que o local voltasse a funcionar para as atividades sociais, e esperamos contar com a colaboração de todos para manter o espaço limpo e conservado. Tenho certeza que aqui beneficiará não somente os adultos quando for necessário, como também as atividades esportivas realizadas com as crianças e jovens”, disse Karlúcia Macêdo.

O professor de Capoeira do bairro, Marcelo Oliveira, conhecido como Professor Ninja, tirou o sábado para colocar a mão na massa. Pedreiro nos momentos oportunos, ele ajudou a trocar janelas e portas.

“Essa reforma era muito esperada, sempre busquei autorização para trabalhar com a capoeira nesse espaço com mais de 70 crianças. E esse local reformado irá com certeza, contribuir no desenvolvimento desse esporte em um local mais seguro, limpo e coberto”, disse satisfeito o professor.

No Conjunto Habitacional São Francisco além da Capoeira, crianças e jovens também praticam o Jiu-Jitsu através do trabalho voluntário do professor Wylk Leandro. Ele trabalha com 53 crianças entre quatro e quinze anos, e garante que o Centro agora reformado, dará mais segurança a todos.

“Hoje o tema da nossa atividade foi sobre a valorização do patrimônio público. Essas novas condições realizada através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, beneficiará bastante aos alunos e todos aqueles que precisam do espaço no desenvolvimento dos trabalhos sociais. Praticar atividades esportivas no sol não é confortável, nesse novo espaço teremos mais conforto e comodidade”, ressaltou.

Fonte: Dircom

Fonte: Publicidade











A abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e H1N1 teve início em Barreiras nesta segunda-feira, 23, no Abrigo dos Idosos, bairro Vila Dulce. Cerca de 38 idosos e 10 cuidadores tomaram a vacina que protege contra dois subtipos da Influenza A – H1N1 e H3N3, e um subtipo da Influenza B.

Segundo a Coordenadora do Programa de Imunização, a meta é vacinar pelo menos 90% das pessoas a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, funcionários de presídios e presidiários, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores da rede pública e privada e a população indígena.

“Temos uma meta de vacinar 36.800 pessoas, para serem protegidas contra o vírus da Influenza, em Barreiras. O Ministério da Saúde elencou a população de maior risco que possa contrair o vírus, dessa forma todas as 25 salas de vacina estão abastecidas para mais uma campanha”, explicou Isabel dos Apóstolos.

Trazendo como principal objetivo reduzir internações hospitalares, complicações e mortes causadas por infecções respiratórias, a Campanha se estenderá até o dia 30 de maio, tendo como Dia “D”, Dia de Mobilização Nacional, 12 de maio.

Francisco Barros tem 67 anos e não ficou com medo de receber a dose da vacina. “Todos os anos participo dessa campanha, estou cuidando da saúde e quero ficar livre da gripe”, disse.

Fonte: Dircom Barreiras

O Programa AGTER – Terra Livre faz as suas primeiras ações  de campo. Nessa quarta (18), realizou nas micro comunidades de Barroca, Juá, Caroá, Riacho, Baixa Preta e Jatobá, todas localizadas no distrito de Jupaguá em Cotegipe, os primeiros cadastramentos de pequenos produtores rurais. É o primeiro passo no processo de regularização fundiária e ambiental de mais de 2.000 famílias no Oeste da Bahia. Manoel Alves de Oliveira, da fazenda Samaritana foi o cadastro no 01 do projeto  e dona Renilde Valeriano a primeira produtora cadastrada. Os trabalhos começaram por  Cotegipe, onde 200 famílias serão beneficiadas.



Também serão atendidos, nessa primeira etapa, Barra, Muquém do São Francisco e Buritirama. Termosires Neto, prefeito de Formosa do Rio Preto e presidente do Consórcio Intermunicipal do Oeste – CONSID, anunciou uma nova etapa do projeto com a inclusão de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, “É muito bom poder anunciar a inclusão de mais famílias nesse projeto tão importante para o Oeste da Bahia. Permitiremos a milhares de famílias o acesso ao credito bancário, e assim impulsionaremos a economia regional”.

Fonte: ASCOM/UMOB

 

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, lança na próxima segunda-feira (23), na Escola Angelo Bosa, a 5ª Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase. A iniciativa é voltada para estudantes de cinco a 14 anos da rede municipal de ensino das áreas urbana e rural.

O lançamento da Campanha Nacional na Escola Angelo Bosa vai acontecer às 9 horas. A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, acontece em parceria com os municípios e prossegue até o dia 30 de maio em todo o país.

A expectativa da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde é de que ao menos 13 mil estudantes da rede municipal sejam atingidos pela campanha. A finalidade é a busca ativa de casos novos de hanseníase em menores de 15 anos, utilizando o método espelho e a quimioprofilaxia para as verminoses com o tratamento com Albendazol.

Apesar do nome científico complicado, a geo-helmintíase é a ocorrência e a proliferação de bicho-de-pé, lombrigas e correlatos, conforme a região sem condições adequadas de higiene e infraestruturas adequadas para sua erradicação.

A campanha nacional envolve também o tratamento de Tracoma, uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada a tempo e adequadamente, pode prejudicar a visão e causar cegueira.

No entanto, a diretora de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Arisleide Bispo de Souza, explicou que o município de Luís Eduardo Magalhães “não é endêmico para a doença e, por isso, não há necessidade para envolver o Tracoma na campanha local”.

A proposta do tratamento dos escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o tratamento periódico como uma medida preventiva e efetiva para a redução da carga parasitaria e de suas consequências.


A campanha será realizada por profissionais das unidades básicas envolvendo enfermeiros, agentes comunitários de saúde e também profissionais da Educação municipal.

A diretora de Vigilância em Saúde, disse ainda que as campanhas contra doenças são imprescindíveis para estimular a população a buscar esclarecimentos sobre formas de contagio e preconceitos. “Além disso, o tratamento oferecido pela rede municipal é gratuito”, finalizou Arisleide.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Depois da Audiência Pública realizada na segunda-feira (16), os vereadores fizeram uma reunião interna para discutir os pontos levantados tanto pelo público quanto pelos representantes da Comissão que representou a sociedade civil durante a revisão do Código Tributário. A Câmara também recebeu de outro grupo, denominado de Nova Ordem, formado por empresários e comerciantes, um relatório com estudos das tabelas.

O encontro já estava previsto no cronograma de análise do Código Tributário e serviu para traçar novos encaminhamentos referentes à matéria. O projeto 002/2018 está tramitando na Casa desde o dia 28 de março. Além do presidente Gilson Rodrigues, participaram da reunião os vereadores, Cezar da Vila, Marcos Reis, Nereu, Otoniel Teixeira, João Felipe – Relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e Eurico Queiroz Filho – Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Contas e Fiscalização.

Os vereadores fizeram uma avaliação positiva da Audiência Pública. O diálogo aberto entre o Legislativo, público, prefeitura e representantes da sociedade, possibilitou um grande avanço no andamento dos trabalhos. Ficou decidido que depois da conclusão dos estudos, as Comissões vão dar os pareceres e serão estabelecidos prazos para que sejam apresentadas Emendas ao projeto.

Fonte: Ascom Câmara

Na última quinta-feira, 19, no auditório do Colégio Estadual Nemisia Ribeiro Santos, o prefeito Lelei Barreto, o Secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Natalito Ribeiro, o Secretário da Saúde, Edilton Tita, o Coordenador do Esporte, Dumingos Rodrigues, o técnico da Seleção, Edivaldo (Chito), os Vereadores Cristiane Barbosa, Sodré O Amigão Sodré, Alcemir Alves Torres Cemir, o Diretor da Diurb, Marilton Queiroz e demais lideranças do governo municipal, participaram do ato de entrega do uniforme da Seleção Morparaense, que volta a participar da COPA DO OESTE.

Mais uma vez o prefeito Lelei e sua equipe coloca Morpará no cenário do esporte regional. A última participação do município na competição, ocorreu justamente no 1° governo de Lelei, a 9 anos.

Fonte: Ascom Morpará

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a Operação Deméter (deus grega da agricultura e colheita) na última sexta-feira (20). A operação busca combater o uso ilegal de agrotóxicos por produtores rurais e empresas de aviação agrícola. 

De acordo com a entidade, foram 7,7 mil litros de produtos com validade vencida apreendidas em propriedades rurais do Oeste baiano. Manter agrotóxicos em depósito é crime ambiental, sujeito a multa de R$ 500 a R$ 2 milhões, de acordo com o Ibama.

Os agentes também embargaram ou suspenderam atividades em 22 aeródromos, que são espaços utilizados por aviões de pequeno porte que realizam pulverização de agrotóxico nas lavouras; além de dois postos de abastecimento que funcionavam sem licença ambiental ou sem as exigências necessárias e uma aeronave, que operava sem pátio de descontaminação, que são obrigatórios.

No total, foram 12 notificações que exigem a comprovação e destinação ambiental adequada dos agrotóxicos mantidos em deposito pelas empresas vistoriadas.

Fonte: BH Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |