Blog Santo Antônio
Notícias



Os associados e moradores realizaram um multirão para implantação de lixeiras da coleta seletiva no residencial Cidade Nova.

Para o Sr. Jose Pereira conselheiro fiscal da associação ``Esta ação é importante para o residencial e também para as crianças em forma de educação ambiental que os moradores cuidem e zelem pela limpeza do bairro.´´

Neste sábado dia 14 de abril a associação de moradores instalou 06 (seis) lixeiras de 03 (três) compartimentos cada uma. Onde os moradores mais próximos vão ficar responsáveis pela limpeza e troca de sacos de lixo.

Fonte: ASCOM

O Ministério Público estadual e o Ministério Público Federal ajuizaram, nesta sexta-feira (13), ação civil pública contra a São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda. e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) devido ao fato do aeroporto de Barreiras não atender aos padrões mínimos de segurança contra incêndio e pânico.

Administrado pela empresa, sob concessão da agência reguladora, o local não conta com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Além disso, o projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) elaborado somente no final de 2017 ainda não foi executado.

Em caráter liminar, o promotor de Justiça André Garcia de Jesus e o procurador da República Rafael Borba Costa solicitam que a Justiça etermine a regularização de todas as áreas do aeroporto, com obtenção do AVCB e execução do projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), como também das certificações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fonte: SigiVilares

Quem disse que sexta-feira, 13, é sinônimo de azar? Para os moradores de Luís Eduardo Magalhães, no extremo-oeste do estado, o dia foi de sorte e de oportunidade de buscar a solução para os mais diversos tipos de  conflitos! Pelo segundo dia consecutivo, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve em ação na cidade e atraiu, ao todo, 202 moradores.

“Foi sorte mesmo vocês estarem aqui. Passei ontem, tirei todas as dúvidas sobre o reconhecimento espontâneo de paternidade e, hoje, trouxe meu pai e um dos meus irmãos aqui. Chegou a hora de preenchermos o espaço [do nome dele] em nosso registro”, comemorou a auxiliar de serviços gerais Valdelice Francisca da Silva, 50 anos. “Semana que vem, o último sobrenome vai ser o Souza”, adiantou o pai, o lavrador Miguel de Souza, 70 anos, que vai ao cartório com os dois filhos na próxima segunda-feira, dia 16.

Assim como a Unidade Móvel, que não mede distância para levar a Defensoria para mais perto de quem precisa, quem também não mediu esforços quando foi chamado para fazer o exame de DNA junto com seu suposto sobrinho foi o lavrador Nilson Machado Lima, 24 anos. O irmão dele faleceu em um acidente de moto dois meses antes do nascimento da criança. O lavrador saiu de Xique-Xique, no norte do estado, às 19h de ontem e chegou às 5h da manhã de hoje. “Foram dez horas de viagem que valeram a pena. Assim que vi o menino disse logo que é a cara do meu irmão”, observou ele, que realizou a coleta com a mãe, a cunhada e o suposto sobrinho, que moram em Luís Eduardo Magalhães.

Além de exames de DNA e reconhecimento de paternidade, esta edição da itinerância da Unidade Móvel registrou, também, divórcios consensuais, acordos de alimentos, retificações de registros de nascimento e casamento e orientações jurídicas sobre inventário, herança, questões trabalhistas, revisionais de contratos, regularização imobiliária, dívidas e consultas processuais.

Nos dois dias, os atendimentos foram realizados pelo coordenador Marcus Vinícius Lopes de Almeida, pelo defensor público Manuel Portela Junior, que atua em Feira de Santana, pelas defensoras públicas Laís Santos Oliveira e Nathiele Ribeiro, de Barreiras, e pelos servidores de Salvador e Barreiras.

Crime e Execução Penal

Sem saber o paradeiro do pai do seu filho de 12 anos, que a abandonou com oito meses de gravidez, a doméstica Adriana Silva, 29 anos, também considerou uma sorte a visita da Unidade Móvel e teve a chance de, finalmente, descobrir onde ele está e também saber os direitos do menino como filho dele. “Levei ele para conhecer o pai em Irecê e, quando cheguei lá, fiquei sabendo que estava preso em Salvador, mas não tive mais detalhes”, contou. “Ele está custodiado na Penitenciária Lemos de Brito”, informou o coordenador da Unidade Móvel e defensor público da área Criminal e de Execução Penal, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, que também deu orientações sobre os direitos da criança.

E esta área de Crime e Execução Penal foi um dos destaques durante o atendimento em Luís Eduardo Magalhães. A todo instante, chegavam mães em busca de orientações jurídicas sobre o que fazer para resolver os casos dos filhos que estão custodiados. O filho de uma profissional da área de saúde, que preferiu não se identificar, é suspeito de tentativa de homicídio e está custodiado em um presídio de outro estado. “Só recebi a ligação: mãe, estou sendo preso e vou para o presídio. Me ajuda”, lembrou ela, que foi até à Unidade Móvel em busca dessa ajuda.

Também foi através de uma ligação, no dia 13 de junho de 2014, que outra mãe ouviu seu filho, que foi procurar trabalho em outra cidade, dizer que estava sendo acusado de um crime. “Lembro como hoje, ele ligou e disse: estou na delegacia, estou preso”, recordou a mãe, que sempre vai visitar o filho. “Um dia isso tudo vai ter fim. Não tem coisa pior do que a pessoa pagar pelo que não fez. Ele está sofrendo de lá e eu daqui”, acrescentou. “A partir de 2019, ele terá progressão do regime da pena, do fechado para o semiaberto”, informou o defensor Marcus Vinícius, durante consulta do processo.

“Já diz o ditado: ‘filhos criados, trabalho dobrado’. Ele estava passando dificuldades, pois não está trabalhando, mas não tinha o direito de tirar o que é do outro”, disse outra mãe, que também preferiu não se identificar. O filho dela está sendo acusado de ter roubado um celular em Luís Eduardo Magalhães. “Não tivemos dinheiro para pagar a fiança, não tivemos dinheiro para pagar advogado e eu já tinha entregue o caso a Deus, que não desampara seus filhos. Hoje, uma porta se abriu para ele”, disse ela, referindo-se à presença da Defensoria Pública na cidade.

Micareta de Feira

Com o término da itinerância em Luís Eduardo Magalhães, agora, a Unidade Móvel de Atendimento retorna para Salvador e, na próxima quinta-feira, dia 19, segue para a cidade de Feira de Santana, onde atuará no Plantão da Defensoria na Micareta 2018 até domingo, dia 22.

Fonte: Ascom

O Professor e Diretor de Estudos Sociais José Carlos Silva, esteve palestrando para os funcionários e colaboradores do Grupo Santo Antonio.

Veja mais fotos no: https://www.facebook.com/pg/grupostoantonio/photos/?tab=album&album_id=1927051177305671

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com o objetivo de debater políticas públicas de desenvolvimento econômico e fortalecer a parceria entre os municípios da região Oeste da Bahia, o Sebrae realiza na próxima terça-feira, dia 17, o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, que será realizado no auditório da instituição, em Barreiras, das 9h às 12h. A ação tem o intuito de conectar os secretários e dirigentes municipais para permitir a capacitação continuada, a troca de experiência, o fortalecimento da representação municipalista e a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, produtores rurais e microempreendedores individuais.

A proposta do evento é discutir temas voltados para inserções de políticas públicas municipais de desenvolvimento, além de tratar da estruturação do Fórum em âmbito regional. Será realizada também a eleição da comissão executiva regional e dos representantes (titular e suplente) para comissão executiva estadual.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o Fórum será um momento importante, em que os agentes públicos poderão definir prioridades e colocar no papel as principais demandas de cada município. “Por entendermos a importância dos entes públicos para desenvolver projetos e fazer valer leis que estimulam o crescimento do empreendedorismo, estamos realizando o Fórum, que será uma etapa importante na concepção de políticas públicas de desenvolvimento econômico para os pequenos negócios do Oeste da Bahia”, destacou.

O Fórum é voltado para secretários municipais de desenvolvimento econômico, indústria, comércio, serviços ou da agricultura. Os interessados devem efetivar sua inscrição antecipadamente e/ou tirar dúvidas na unidade do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, centro, Edifício Portinari, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Ascom Sebrae









Visitas técnicas são rotina na FASB, que recebe alunos de escolas públicas e privadas para conhecer a estrutura e os modernos laboratórios da instituição.

Um grupo de alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras, visitou os laboratórios de TV e rádio da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) na tarde desta quarta-feira (11) e participou de uma palestra com o tema “Criatividade”.

A visita técnica teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento da “Oficina Vizoom”, projeto voltado para a produção audiovisual, que está em andamento na escola estadual.

A primeira etapa da visita ocorreu no auditório da FASB, onde o coordenador e professor do curso de Produção Audiovisual da faculdade, Vandré Vilela sobre os fatores que influenciam no processo criativo. Inovação, brainstorming, exposição do consumidor a mensagens publicitárias e dicas para desenvolver a criatividade também fizeram parte da pauta.

“O Centro Juvenil faz uma complementação do que os alunos estudam nas escolas regulares. Lá eles formam uma turma por oficina – há diversas modalidades -, pegam os conteúdos que aprenderam na teoria em cada escola e colocam em prática nas aulas de fotografia, produção de roteiro, edição de sons e imagens.”, explicou a professora Kaline Hora, responsável pelo grupo.

“No final da oficina, que dura três meses, eles produzem vídeos, documentários abordando temas de relevância social e disponibilizam em canais, na internet, e no canal da própria secretaria da Educação”, finalizou.

Os visitantes seguiram, na segunda etapa, para o laboratório de TV. No espaço, tiveram contato com câmeras, iluminação, teleprompter e o estúdio de gravação. O professor, José Carlos Silva, do curso de Produção Audiovisual da FASB, explicou sobre a dinâmica das gravações e os recursos mais comuns utilizados na produção e na edição. “Eu não queria vir, não sabia que seria tão interessante. Mas decidi vir e gostei bastante da atividade. Aprendi muito aqui hoje, ampliei meu conhecimento nesta área”, afirmou a estudante Lavínia Macedo, do 2º ano do Colégio Estadual Antonio Geraldo.

Para concluir a visita, os alunos participaram da simulação de uma entrevista no laboratório de rádio. Joice Kelly, estudante do Colégio Estadual Duque de Caxias, aprovou a realização da visita técnica. “Gostei muito porque a gente aprendeu a desenvolver a criatividade, interagir com pessoas e com os meios de comunicação e teve um contato maior com o mundo da produção audiovisual. Esse aprendizado vai colaborar bastante para o trabalho que temos desenvolvido no Centro Juvenil”, enfatizou.

Fonte: ASCOM





O CONSID – Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia, finalizou na última segunda (09), em Jupaguá, Cotegipe, o ciclo de audiências publicas que trataram da implantação do programa AGTER – Terra Livre nos municípios de Muquém do São Francisco, Buritirama, Barra e Cotegipe. Nesta primeira etapa, o AGTER – Terra Livre fará a regularização fundiária e ambiental de 2.000 pequenos produtores rurais, possibilitando segurança jurídica e acesso ao crédito bancário a todas estas famílias. “Estamos começando um modelo totalmente novo de regularização fundiário para os pequenos produtores, pela primeira vez está sendo feita uma ação conjunta de regularização fundiária e ambiental. Isto poupa tempo e recursos públicos, trazendo celeridade e racionalidade para o processo de licenciamento. Ganham todos: O governo, os pequenos produtores e a economia da região! E está é somente a primeira etapa, breve esperamos avançar mais, em novos municípios.” Disse Erika Seixas, secretária executiva do CONSID.

O AGTER – Terra Livre é uma parceria entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Meio Ambiente, INEMA, Secretaria de Desenvolvimento Rural , CDA – Coordenação de Desenvolvimento Agrário, UFOB, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e CONSID.

Fonte: Ascom UMOB













Após solicitação do Prefeito Gilsão junto a Secretaria de Infraestrutura do estado da Bahia e ao Consorcio Intermunicipal de Infraestrutura do Oeste, foram iniciadas as intervenções nas BA  447 que liga Barreiras/Angical. Estão sendo realizados os serviços de tapa-buraco e roçagem das margens da rodovia. Esse mesmo trabalho será feito na BA 465, que liga Angical/Missão do Aricobé.

 Os trabalhos foram iniciados sentido Barreiras/Angical. Quem passou pela rodovia essa semana, já se deparou com homens e maquinas trabalhando no local.   Essa é uma ação emergencial e preventiva, uma vez que as duas rodovias se encontram em péssimas condições, com vários buracos e o mato alto, colocando em risco a vida as pessoas que trafegam.

Fonte: ASCOM Angical





Os frutos da parceria firmada, em dezembro de 2016, entre a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continuam surgindo à medida que as duas instituições avançam nos trabalhos de pesquisa e criam formas de aproximação. O acordo, que tem como objetivo promover a produção de conhecimento científico-educacional, ganhou mais um meio facilitador: a internet.

Na tarde desta terça-feira (10), foi realizada uma videoconferência entre membros do Grupo de Pesquisa-Ação CONSER/FASB. A transmissão foi gerada no auditório João Altivo Bergamo e acompanhada pelos pesquisadores da UEPB, em Campina Grande, na Paraíba. “Estamos estreando nossa aula dentro da programação que vem sendo desenvolvida conjuntamente. Passo a passo os laços vão se estreitando cada vez mais, propiciando condições para o fortalecimento da parceria entre essas duas grandes instituições”, declarou Roberto Marden Lucena, assessor especial do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), mantenedora da FASB.

Durante a transmissão, o pesquisador da FASB, Dr. Pedro Bergamo, ministrou aula sobre o caráter reflexivo da referencial-fundamentalidade do Estudo Contributivo e o prólogo da Economia Propedêutica e Interdisciplinar para os estudantes do programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, conteúdo vinculado à disciplina Tópicos em Educação II: práxis educativo-coletiva.

“Estamos lançando mão desta ferramenta tecnológica que vai favorecer o diálogo entre a FASB e a UEPB na perspectiva de aprofundarmos, ainda mais, a práxis educativo-coletiva, que é a grande proposta da interlocução entre as instituições. A partir desse teste, abrimos a possibilidade de empreendermos outras experiências”, comemorou Vandré Vilela, coordenador do Programa de Assessoria ao Docente, desenvolvido na FASB.

Dentro da parceria também estão previstos encontros presenciais, na Bahia e na Paraíba

Fonte: Ascom Fasb













A Polícia Rodoviária Federal participa desde segunda-feira (09/04) da 42ª FPI - Fiscalização Preventiva Integrada, esta é uma operação coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, e tem como objetivo coibir os crimes de natureza fiscal e ambiental na região da Bacia do Rio São Francisco, no oeste do Estado, nos municípios de Santa Maria da Vitória, Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada, e Tabocas do Brejo Velho.

Nesta primeira semana da Operação, as equipes formadas pela PRF intensificaram o combate à criação ilegal e ao tráfico de animais silvestres, sendo apreendidos um total de 609 animais, sendo uma arara vermelha entregue de maneira voluntária por sua proprietária. Já em Coribe, uma arara canindé também foi resgatada. É crime ambiental manter animal silvestre em cativeiro sem autorização, cuja pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.

Durante as ações 80 m³ de carvão vegetal e um veículo adulterado foram apreendidos, diversos fornos de carvão foram destruídos, dois veículos recuperados, além de nove pessoas presas em flagrante por crimes diversos.

Participam da fiscalização os seguintes órgãos: ADAB, CREA-BA, ANM, FUNASA, IBAMA, INEMA, MPE-BA, MPF-BA, MPT - 5ª REGIÃO, DIVISA, POLÍCIA MILITAR (COPPA E CIPA), PRF, SEAGRI, SEFAZ, SEMA, SESAB, SSP-BA, SRTE, SFPA, PF, CRMV, IPAC, SUDEC, DNPM, SPU, SEPROMI, INCRA, FUNAI, CBHSF, AGÊNCIA PEIXE VIVO, OAB, MARINHA E GRAER.

Fonte: infomação PRF





Entre 10 e 12 de abril, gestores municipais da área de segurança pública participaram da edição 2018 da Feira Latino Americana de Defesa e Segurança – LAAD Security. O evento traz o que há de mais moderno na área, além de promover o encontro de autoridades no assunto. O secretário de segurança cidadã e trânsito Luiz Vidal, acompanhado do comandante da Guarda Municipal, Gilmar Rodrigues, e do subsecretário, Júnior Sampaio, aproveitou a programação para interagir e trocar experiências com secretários de governo de todo o país.

“Estar na feira nos deu a oportunidade de participar do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança – Consems, o que facilita o ingresso de nossa cidade no Sistema Único de Segurança, que prevê ações integradas na administração da segurança”, disse o secretário Luiz Vidal.

Barreiras também se fez representar no Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM, com o ingresso do Comandante Gilmar Rodrigues. Segundo ele, é preciso estar atento às evoluções e as novas estratégias de defesa da segurança pública.

“A Guarda Municipal tem uma atuação importante na proteção ao patrimônio público e promoção da segurança dos cidadãos, esse é um momento importante de aprendizado e debate, que também viabilizará o acesso às ações e convênios do Conselho Nacional”, disse o comandante da Guarda Municipal.

Os representantes da Prefeitura de Barreiras também puderam conversar com o ministro de estado da defesa General Silva e Luna e participar de um encontro com o secretário nacional de segurança pública General Santos Cruz.     

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

O Campeonato Municipal de Futebol de Luís Eduardo Magalhães será lançado na tarde deste sábado (14), no Centro Cultural, a partir das 17 horas. O maior evento esportivo do município, que reunirá 1.200 atletas, divididos em 40 equipes, sendo 16 da primeira divisão e 24 da segunda.

Para os times da primeira divisão, os jogos começarão no próximo dia 28. O término da etapa está programado para o dia 13 de junho. Os jogos da segunda divisão começarão no dia 31 de maio.

O prêmio para o primeiro lugar da primeira divisão é de R$ 8 mil. O vice, receberá R$ 4 mil. Na segunda divisão, o campeão terá R$ 5 mil, enquanto o vice ficará com R$ 2,5 mil.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM





 



Na manhã desta sexta-feira, 13, oDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Unidade de Barreiras, deu continuidade à operação para notificar as ocupações irregulares em todo perímetro urbano e faixas de domínio das rodovias federais em Barreiras.

Os agentes fiscalizadores do DNIT realizaram notificações nas proximidades da Rodoviária e na saída para Salvador. Em todo perímetro urbano, foram notificados 05 comerciantes ilegais, que além de não obedecerem à faixa de domínio também não possuíam nenhuma autorização municipal para o comércio. Os fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de postura, COOTRANS e Guarda Municipal, acompanharam a operação.

A primeira etapa foi iniciada na BR-020, saída para Brasília, e notificou comerciantes, motoristas estacionados em local irregular e pessoas que mantinham moradias provisórias às margens da BR ou áreas de domínio da União. Os notificados têm o prazo de 15 dias para regularizar a situação e desocupar a área.

 “Essa operação é de extrema importância para preservamos o patrimônio público. A população precisa se conscientizar de que o uso do solo nas áreas próximas às rodovias federais é ilegal e causa insegurança no tráfego da rodovia. Nossa meta é realizar um trabalho permanente de fiscalização em todas as rodovias que cortam o município”, disse o analista de infraestrutura do DNIT, Eli Nunes.

Ainda segundo informações do DNIT, as operações serão contínuas e a próxima área vistoriada será as margens da BR 135, saída para o Piaui.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Hoje e amanhã a Defensoria Pública do Estado da Bahia está atendendo pessoas que precisam de orientações jurídicas. O atendimento é gratuito. Os interessados devem se dirigir ao posto de atendimento montado em frente à sede da Prefeitura Municipal, das 8 h às 12h e das 14h às 16 h.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães e está garantindo assistências nas áreas da família, execução penal, cível, infância e juventude, direitos humanos, violência doméstica, consumidor e fazenda pública.

De acordo com a secretária Rose Sanderson, esta é uma excelente oportunidade para quem depende dos serviços do judiciário baiano. “A vinda da Unidade Móvel da Defensoria Pública é uma esperança de solução em outras esferas judiciais, como na vara Criminal e Civil, que resultará em grandes benefícios para o município, pois a pacificação de conflitos é essencial para o desenvolvimento social”, comentou.

Dona Cleusa foi uma das primeiras a ser atendida e precisava de apoio jurídico para comprovar a paternidade da filha de 8 anos. Para a dona de casa, a oportunidade proporcionada pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e Defensoria Pública pode resgatar a dignidade da criança, que não tem o nome do pai na Certidão de Nascimento.

“Todo mundo precisa ter o nome do pai e da mãe e um sobrenome completo. E é isso que estou buscando para a minha filha. Tenho fé em Deus que agora realizarei esse sonho”, comemorou.

Os interessados em obter atendimento devem comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Equipes do DNIT intensificam trabalhos nas obras de construção das passarelas, em Luís Eduardo Magalhães.

Estão sendo construídas três passarelas, ao longo do trecho duplicado da BR 242, no perímetro urbano de LEM.

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Publicidade

Representantes da indústria e do comércio varejista de moda no Oeste da Bahia já podem se inscrever para o Encontro com o Especialista, oferecido pelo Sebrae, que traz o tema “Varejo de moda para um novo mundo: a transformação das pessoas e dos valores”. A ação, faz parte do Sebrae Conecta, uma solução empresarial desenvolvida para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas (MPE). O evento acontece nos dias 18 e 19 de abril, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (LEM), respectivamente, às 19h. As inscrições já estão abertas na Loja Virtual do Sebrae Bahia e são gratuitas.

A capacitação traz como palestrante a especialista em marcas e varejo de moda Luciane Robic, e tem o objetivo de orientar os participantes através de conceitos e práticas voltados para o tema, com exposições teóricas e exercícios de estudos de casos do segmento. Luciane é também consultora do Sebrae, professora em cursos de MBA, doutoranda em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Empresas e de Marcas no Varejo de Moda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, o Encontro com o Especialista vai auxiliar empresários do varejo da moda a orientar seus clientes na definição de sua imagem, por meio do planejamento de vestuário e acessórios, criando um estilo personalizado para eles e selecionando looks que se encaixem e atendam às suas necessidades.

“O objetivo é fortalecer a competitividade das empresas que produzem moda na região Oeste, disseminando o conceito de inovação nessa cadeia produtiva, sobretudo nas de produto e processo. A ideia é apresentar o design como elemento estratégico para os pequenos negócios do segmento, baseando-se em pesquisas de comportamento e consumo e prospecções tecnológicas”, pontuou Emerson.

Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, pelo telefone (77) 3611-3013.

Sebrae Conecta - A solução é composta por seis etapas: Encontro com o Especialista; aplicação do Sebrae MEDE (Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial); missão empresarial; ações do Sebraetec (programa de inovação para micro e pequena empresa); showroom de negócios; e fórum de avaliação das ações. O objetivo é fortalecer e tornar os pequenos negócios do mesmo segmento mais competitivos, através de ações customizadas e inovadoras.

O Encontro com Especialista de Varejo de Moda tem o apoio das Prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras e Associação Comercial de LEM.

Programação

Barreiras -  18 de abril (quarta-feira) - 19h às 23h
Local: Auditório São Paulo – Prédio Kerigma - Rua Marechal Hermes, 238 - Centro.

Luís Eduardo Magalhães - 19 de abril (quinta-feira) - 19h às 23h.
Local: Sala do Empreendedor - Rua José Cardoso de Lima, 425 (Extensão Prefeitura).

Fonte: Ascom Sebrae

Durante ações de combate ao furto de água no município, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) identificou e retirou, entre janeiro e março deste ano, cerca de 50 ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, na rede distribuidora de água de Barreiras.

Foram encontrados diversos tipos de fraude, desde a ligação clandestina comum, feita por pessoa que nunca solicitou ligação de água para o seu imóvel ou que teve a água cortada por falta de pagamento, até o by pass, desvio de água a partir de um ponto instalado indevidamente antes do hidrômetro, para impedir que o aparelho meça o consumo real. “Outra irregularidade bastante comum é a violação do hidrômetro que mede o consumo do imóvel. Identificamos oito casos, tornando necessária a substituição do equipamento danificado”, informou a gerente da Embasa de Barreiras, Daryanne Mascarenhas.

Juntas, as fraudes resultaram em 393 mil litros de água a menos na rede distribuidora, volume que seria suficiente para abastecer 65 imóveis, com um consumo de 6 mil litros de água cada, durante um mês.

Em Barreiras, a Embasa mantém duas equipes que trabalham diariamente em campo para identificar os furtos de água, com o apoio logístico do escritório local. A empresa também aciona a Polícia Militar para emissão de boletins de ocorrência, o que permite que o autor do dano seja civil e criminalmente responsabilizado. “As irregularidades vem sendo identificadas por meio de denúncias de vizinhos prejudicados e pela identificação, em nossos sistemas, de mudanças repentinas do hábito de consumo nos imóveis”, explica Daryanne.

Os furtos de água, segundo ela, acontecem de maneira pulverizada em bairros centrais e periféricos de Barreiras e independem de situação econômica. “Além de residências, grandes consumidores como comércios, escolas e hospitais também são comumente flagrados. Além do constrangimento de uma ação criminal por furto de água, é aplicada multa e calculado uma média do que o imóvel furtou de água”, explica a gestora. “Contamos com o apoio de denúncias da população, que é diretamente prejudicada com a redução da vazão e com picos de falta de água ao longo do dia. Quem faz gato não se preocupa com a conta, com o desperdício e nem com a coletividade”, reforça.

ALERTA |  A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. Ligações clandestinas de água devem ser denunciadas pela população pelo telefone 0800 0555 195.

Fonte: Ascom Embasa

Fonte: Adventista
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |