Blog Santo Antônio
Notícias






 

A área social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, nos dias 19 e 20 deste mês, uma série de 16 palestras sobre o uso racional da água em nove escolas da rede pública e privada de ensino de Ibotirama, no oeste da Bahia. Foram mobilizados cerca de mil estudantes que participaram das palestras que integraram as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na última quinta-feira (22). Durante a ação socioeducativa, que também integra o “Programa Municipal de Uso Eficiente de Energia e Água Potável”, os estudantes puderam saber mais sobre o processo de produção da água tratada, captada em Ibotirama no rio São Francisco, e que atende cerca de nove mil imóveis.

 

A assistente social da Embasa Geisa Mendes apresentou a palestra “Cuide da Água: Proteja a Vida”, e levou dicas de uso racional da água para os estudantes de ensino fundamental. “Com essa ação, levamos informação direcionada para que os estudantes percebam a importância dos recursos hídricos, principalmente na necessidade de usar racionalmente a água, que sai tratada das torneiras. Existe um custo de energia elétrica, produtos químicos e de pessoal. Portanto, reduzir o consumo pode contribuir para que mais pessoas tenham acesso à água de qualidade”, afirma.

 

Esgotamento sanitário - Na oportunidade, a assistente social apresentou o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário que atende atualmente 6,5 mil imóveis com a coleta e o tratamento dos esgotos domésticos, evitando o lançamento de carga poluidora no rio São Francisco pelos moradores. “Neste caso, alertamos para a importância dos imóveis serem ligados efetivamente à rede coletora de esgoto” , afirma.

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte: Ascom Embasa









Na manhã desta segunda-feira, 26, Barreiras sediou a abertura da Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) com os Conselhos Municipais dos 4 territórios que compreendem o Oeste Baiano. Durante dois dias, 26 e 27, os 14 municípios do território da Bacia do Rio Grande, 11 municípios da Bacia do Rio Corrente, 09 municípios da Bacia do Paramirim e 16 municípios da Bacia do Velho Chico, vão discutir os desafios, organização, controle e plano de ação e aplicação de 2018.

A abertura do encontro, realizada no auditório Dom Ricardo Werberberger no IFBA, contou com a participação de conselheiros e secretários municipais. Compuseram a mesa inicial da reunião o vice presidente do CEAS, Rodrigo Alves; a Secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras, Marilia Machado; o Conselheiro Estadual Mailson Pereira representando os trabalhadores do SUAS; o Conselheiro Estadual Pedro Reis representando os usuários e representantes das Secretarias Estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Planejamento.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo agradeceu a presença dos municípios, exaltando a importância de discutir as políticas públicas, a relação trabalhador e usuários e os desafios da rede SUAS no âmbito municipal.

“Esse encontro, discussão e compartilhamento de informações é um momento muito importante para os trabalhadores e conselheiros municipais. Aqui em Barreiras, estamos em processo de reconstrução e fortalecimento do Conselho Municipal, e com o empenho da presidente Marilia com certeza obteremos bons frutos. Sabemos dos desafios, mas em nossa Secretaria temos como propósito oferecer aos cidadãos um serviço de qualidade, com responsabilidade, clareza e acima de tudo acessibilidade, pensado sempre na humanização no atendimento”, disse a secretária Karlúcia na abertura do evento.

Programação - A programação foi iniciada com o painel “O Sistema Único de Assistência- SUAS” com uma mesa redonda. Em seguida, aconteceram duas oficinas simultâneas abordando temas como: Organização e Funcionamento da Secretaria Executiva dos Conselhos e Orientação para Inscrição de Entidades Socioassistenciais nos CMAS’s. No período da tarde, os conselheiros retornaram para assistirem a apresentação e deliberação do Plano de Ação e Aplicação 2018, a Minuta do Código de Ética do CEAS e informações do Kit Conecta SUAS.

Amanhã, 27, dando continuidade ao cronograma proposto, a parte da manhã será destinada a execução de mais duas oficinas discutindo o “Controle Sociais no SUAS” eBarreiras “Orientação sobre Processo Eleitoral da Sociedade Civil”. Finalizando o encontro com a reunião Ordinária e Descentralizada CEAS e CMAS´s, que discutirá os mecanismos e modelos de mobilização para a participação de usuários, o controle social no Programa Bolsa Família e emendas parlamentares no âmbito da Assistência Social.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

A segunda edição do Páscoa no Parque terá a abertura oficial nesta quarta-feira (28), porém já nesta terça-feira (27), um workshop sobre piscicultura será realizado durante todo o dia, envolvendo produtores de peixe, técnicos e profissionais da área. A partir das 8h até 11h30min, um dia de campo na Propriedade WR (Projeto Barreira Sul), inicia os trabalhos que se estendem à tarde, com um minicurso de filetagem e subprodutos de peixe, na Fazenda Modelo Paulo Mizote, no Projeto Barreiras Norte.

“Consideramos o Páscoa no Parque um evento principalmente de negócios, claro que existe a parte de entretenimento, porém, nosso foco é oferecer capacitação, palestras e informações para nossos mais de 350 piscicultores que estão em franca produção do pescado em nosso município, queremos fortalecer e expandir a atividade”, explica o secretário de agricultura de Barreiras, José Marques.

Durante o dia de campo será oferecida aos participantes uma palestra sobre nutrição e manejo de tanque escavado. Informações sobre licenciamento ambiental, linhas de crédito disponíveis à piscicultura e as formas de controles zootécnicos na atividade. Já no período da tarde, na Fazenda Modelo, será realizado o minicurso de filetagem e subprodutos de peixes, para duas turmas, uma das 14h às 16h e a outra, das 16h às 18h.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Devido à interrupção da energia elétrica na captação e na estação de tratamento, a Embasa informa que o abastecimento está suspenso em toda a sede e nos povoados atendidos de Barreiras na manhã de hoje, sexta-feira (23).  A concessionária de energia prevê que o serviço seja retomado até o final da tarde.  A Embasa recomenda que os moradores utilizem a água reservada nas caixas d´água dos imóveis somente para as atividades mais básicas e sem desperdícios. Para outras informações, a população pode acionar o 0800 0555 195 ou se dirigir a uma loja de atendimento.

Fonte: Ascom Embasa









O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado todos os anos no dia 24 de março e na manhã dessa quinta-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde Jardim Ouro Branco, mobiliou pacientes e moradores do bairro para alertar sobre as consequências e o tratamento da Tuberculose.

Segundo a Coordenadora da Unidade, Enfermeira Maira Fernanda, o trabalho foi desenvolvido durante todo mês de março através das visitas domiciliares dos agentes comunitários e finalizado nessa manhã com uma ação conjunta dos acadêmicos de enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB e de toda equipe da unidade.

Mais de 50 pessoas fizeram triagem médica e participaram da palestra sobre a Mobilização e Luta Contra a Tuberculose.  A doença acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro.

O principal sintoma é uma tosse seca insistente que se prolonga por mais de três semanas, com perda de peso e cansaço fácil, febre baixa. A transmissão é feita pelo ar, por meio de tosse ou espirro da pessoa doente.

Em Barreiras atualmente há 28 pacientes em tratamento. Somente esse ano, oito pessoas foram notificadas com Tuberculose. A doença tem cura, o tratamento dura de seis a doze meses e não pode ser interrompida, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas. As pessoas que tiverem suspeitas ou dúvidas sobre a doença podem procurar orientações nas unidades de saúde mais próxima das suas residências.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras









A Escola Municipal da Santa Luzia foi a escolhida para sediar as ações comemorativas ao Dia Mundial da Água. O evento teve início na manhã desta quarta-feira (22), se estendendo durante todo o dia e será encerrado à noite, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades integram a programação da Semana da Água, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Embasa, Universidade Federal do Oeste (UFOB), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).

Além da escola, as atividades socioeducativas - que contemplam palestras educativas sobre o uso consciente dos recursos hídricos, distribuição e plantio de árvores e blitz educativa sobre a importância das ligações de esgotamento domiciliares, - se estendem também, a todo o bairro Santa Luzia. “Escolhemos este bairro como piloto do projeto porque está 100% saneado e agora precisa que os moradores façam a as ligações de esgoto até a rede coletora. A escola também está toda reformada e precisava de árvores, aí juntamos as demandas”, explica o coordenador e biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Ursulino.

Os alunos do Ensino Fundamental realizaram o plantio de 50 mudas de ipês rosa em toda a extensão da escola, tanto no pátio, quanto na entrada no prédio. Além de assistirem palestras com Ronaldo Ursulino e a assistente social da Embasa, Geisa Mendes sobre a importância de economizar a água, de não jogar o lixo nas ruas e calçadas e de realizar as ligações domiciliares, como parte de um projeto de combate às perdas de água.

Para a diretora de meio ambiente da AIBA, Alessandra Chaves, o ambiente escolar é o local de transformação, daí a importância de estar presente e participando de ações como esta. “A escola é um grande agende transformador e a gente só consegue trabalhar sustentabilidade a longo prazo, então, a escola tem esse dever, de levar as informações para alunos, principalmente do Ensino Fundamental”, que estão em fase de formação de ideias e conceitos”.

Mais eventos - Nesta sexta-feira (23) os eventos têm sequência com uma blitz educativa no bairro Santa Luzia. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente terão o apoio de 25 homens do 4º BEC para percorrer as ruas, abordando os moradores sobre a importância de realizar as ligações domiciliares de esgotamento sanitário.  Já entre os dias 2 a 4 de abril será realizado o Curso de Capacitação para Recuperação de Nascentes ofertado pelas associações ABAPA e AIBA como parte da Parceria Pública Privada (PPP) que visa a recuperação de 25 a 50 nascentes em Barreiras. O evento terá aulas teóricas no auditório da ABAPA e práticas, na nascente na comunidade do Alto da Bela Vista, zona rural de Barreiras. Serão ofertadas 20 vagas com emissão de certificado para os participantes.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Barreiras - O apresentador Zeca Camargo, do programa É de Casa, da Rede Globo, visitou o Oeste da Bahia para conhecer a história do chocolate produzido na região pela família Veloso. O cacau é plantado no sitio Jacarandá, Barreiras Norte, em uma área de quatro hectares desde 2002, pelo produtor Antônio Veloso. O fruto se tornou a base de renda de toda a família, que começou a produzir, com a matéria prima, licor de cacau, brigadeiro, amêndoas de cacau cristalizadas e chocolates, criando a marca “Cacau do Oeste”, empreendimento apoiado desde o início pelo Sebrae.

O chocolate produzido na propriedade é feito pela filha do cacauicultor, Ana Paula, que há quase dez anos vem se qualificando para uma melhor fabricação de chocolates e derivados, utilizando o cacau produzido pelo pai. Ana conta que o Sebrae foi muito importante na construção do empreendimento familiar e que, por meio da instituição, participou de várias capacitações, como o Empretec e consultorias de gestão financeira, além de missões comerciais e feiras.

A empresária destaca o Programa Sebraetec, que criou a marca e desenvolveu as embalagens dos produtos. “As mudanças foram necessárias para que o produto ficasse mais atrativo e apresentasse todas as informações da composição”, pontuou.

Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo Oeste da Bahia, a contribuição da instituição foi importante na capacitação dos produtores e na prospecção de mercados, mas o que faz a diferença é o comportamento empreendedor. “Acreditamos na iniciativa e apoiamos a formatação do negócio. Eles estão de parabéns pela persistência e determinação”, frisou.

O Oeste baiano é conhecido mundialmente como o celeiro de grãos, onde são produzidos soja, milho, algodão e café. Agora, com a divulgação nacional do cacau e chocolates produzidos na região, são abertas novas perspectivas e oportunidades para os empreendedores locais. A marca “Cacau do Oeste”, por exemplo, é uma homenagem à região e divulga mais uma vocação do cerrado da Bahia.

O programa "É de casa" que vai mostrar a história da família Veloso vai ao ar no próximo dia 31 de março, especial Páscoa. Sábado a partir das 9h na Rede Globo de televisão.

Mais informações sobre os programas oferecidos pelo Sebrae podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Centro, Edifício Portinari, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio





Uma vaca deu à luz bezerros gêmeos idênticos em uma fazenda da zona rural do município de Baianópolis, localizado na região oeste da Bahia. O caso é considerado raro por especialistas.

"A ocorrência de nascimento de gêmeos, sendo idênticos ou não, varia na faixa de 0,3% a 0,9% dos nascimentos na espécie bovina. Não é uma coisa comum. É um fato raro. E sendo gêmeos idênticos é mais raro ainda. É apenas 5% desses casos de partos duplos. Então, seria em torno de 1 para cada 100 mil a 200 mil nascimentos", afirma o coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Danilo Gusmão.

O comerciante e produtor rural Dalvino Rocha, proprietário dos animais, contou que os bezerros são cria de uma vaca de quatro anos e de um touro de nove, ambos da raça nelori.

Dalvino afirmou que os bezerros já estão com dois meses e nasceram a saudáveis. A vaca não teve nenhum problema na gestação e está amamentando normalmente.

Ainda segundo o produtor rural, não é a primeira vez que o fenômeno acontece na fazenda. Dalvino já teve, há quatro anos, uma vaca que deu à luz bezerros gêmeos.

"Interessante que eu costumo dizer que as bençãos são tantas, que nessa fazenda até as vacas produzem de dois em dois . E eu já estou torcendo para que todos os partos das nossas vacas sejam de dois", diz.

Fonte: g1







Durante mesa redonda de abertura da Semana da Água, nesta quarta-feira (21), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reforçou as ações de combate a perdas em Barreiras, no oeste baiano. Dentre as principais irregularidades identificadas estão os furtos de água com as ligações clandestinas, by pass (desvio do ramal) e violações do ramal que prejudicam o sistema de abastecimento.

Durante a apresentação na mesa redonda do evento, no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o gerente operacional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, garantiu os esforços para que sejam reduzidos os índices de perdas. “Nos últimos cinco anos, a empresa avançou na setorização da cidade, que hoje é dividida em áreas que são monitoradas por macromedidores. Neste modelo, é possível identificar em quais áreas a perda é maior e montar uma estratégia coordenada para reduzir as perdas”, explica.

A empresa conta atualmente com equipes fixas que verificam em campo as fraudes na rede de água. “Quem pratica este tipo de irregularidade, não se preocupa com o uso racional e desperdiça água porque não há registro de consumo real com o hidrômetro e a cobrança pelo serviço”, explica Moreira. A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Programação – No Dia Mundial da Água, quinta-feira (22), a área social da Embasa lança o Projeto de Combate a Perdas na Escola Municipal Santa Luzia, que vai contar com a formação de agentes de combate a perdas mirins. Na sexta-feira (23), os técnicos da Embasa entram em ação juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e o 4º Bec, que farão uma blitz educativa no bairro Santa Luzia para sensibilizar os moradores para a importância da destinação correta de esgoto doméstica.

Com o tema “Soluções naturais para a água – desafios atuais na gestão de recursos hídricos”, a Semana da Água é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Embasa, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Fonte: Ascom Embasa

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, Carminha Missio, apresentou na terça-feira, 20, no estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília a palestra: “Água um universo de desafios e oportunidades na produção de alimentos no Oeste da Bahia”.

Durante sua explanação, Carminha mostrou como os produtores rurais no Oeste da Bahia se dedicam investindo em tecnologias e conhecimentos para um bom manejo da atividade, se tornando referência na gestão de recursos hídricos. Destacou como as boas práticas, adotadas pelos produtores de sequeiro e irrigado, como plantio direto sobre palhada, terraceamento, microbacias, rotação de culturas entre outros exemplos, tem contribuído para a preservação ambiental e recarga do Aquífero Urucuia, segunda maior reserva de água subterrânea da América Latina.

“Temos uma área de 150 mil hectares irrigados e estamos em busca de novas tecnologias e embasamento técnico/científico para formar uma base de dados que permita planejar a expansão da área irrigada com segurança. Nós produzimos alimentos com competência, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social’, enfatizou Carminha.



A região Oeste da Bahia está localizada, em grande parte, sobre o Aquífero Urucuia. Com o objetivo de conhecer e quantificar o potencial hídrico da região para irrigação, os Sindicatos dos Produtores Rurais incentivam e colaboram com a formação de um grupo de pesquisa composto pela  Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - AIBA e as Universidades Federais brasileiras e dos Estados Unidos, Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Secretaria de Agricultura e Secretaria de Infraestrutura e Hídrica e Saneamento (SIHS).

Durante sua apresentação Carminha mostrou as águas do Oeste da Bahia através dos rios da região, destacando a qualidade das águas, a vazão dos rios, as veredas preservadas e ressaltando que, com a natureza preservada, toda população terá contemplação garantida.

“No Oeste da Bahia você pode congregar produção, essa transformação de água em alimento com alta tecnologia, preservando os recursos naturais. Assim, podemos nos orgulhar de criar ativos ambientais valiosos que devem ser reconhecidos como mérito dos produtores e que beneficiam toda sociedade. Precisamos garantir que a água esteja disponível para as futuras gerações assim como a temos hoje, ao mesmo tempo que podemos oportunizar a toda população opção de emprego, renda, conhecimento e melhoria da qualidade de vida. Usufruímos desse recurso natural sem deixar de cuidar de nossas águas. O resultado obtido é um trabalho de conhecimento, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos produtores rurais da região”, destacou Carminha.

Fonte: ASCOM Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM

Fonte: Publicidade

Os servidores de Luís Eduardo Magalhães terão reajuste salarial acima da inflação em 2018. A confirmação foi dada pelo prefeito Oziel Oliveira, durante reunião com dirigentes sindicais na manhã desta terça-feira (20). A contraproposta oferecida pelo município foi de 3%.

Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães (SINSERPLEM) e do Sindicato dos Guardas Civis participaram da reunião, que foi antecipada a pedido do prefeito, em decorrência do término dos estudos de impacto na folha salarial realizados pelo secretário municipal de Administração e Finanças, Ricardo Knupp.

Na abertura do encontro, o prefeito apresentou aos servidores a real situação do município, no que diz respeito a repactuações efetuadas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e também da auditoria realizada por técnicos da Receita Federal. Tudo referente às contas do ano de 2016.

Oziel informou que o município teve as contas sequestradas pelo INSS, ainda em 2017, por causa do não recolhimento de gratificações pagas, o que fere a lei. Como consequência das irregularidades praticadas por servidores e gestores até dezembro de 2016, o Município foi multado em milhões de Reais e os servidores tiveram que pagar novamente os valores descontados e não repassados.

DÍVIDAS MILIONÁRIAS
O secretário de Administração e Finanças afirmou que, por conta das irregularidades praticadas e pelo fato de ser um contribuinte de grande porte, o município é auditado 24 horas todos os dias pela Receita Federal. Além das dívidas milionárias geradas por irregularidades administrativas, as quais foram apresentadas pela Prefeitura aos servidores, o município ainda esbarra praticamente todos os meses com a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ricardo Knupp antecipou que o recolhimento do INSS neste mês vai passar dos R$ 2,5 milhões e que esse montante terá que ser pago. “Vocês não verão repactuações de dívidas, de irregularidades feitas a partir de 2017. Isso nós também garantimos. O preço que nós ainda pagamos por falhas no passado recente é alto”, ponderou.

Já o prefeito disse que a gestão toma todos os cuidados possíveis com a administração da folha salarial e o pagamento de impostos. “A auditoria da Receita Federal está em andamento e ainda pode trazer mais prejuízos para todos. Já os servidores envolvidos nas irregularidades deverão pagar pelas irregularidades praticadas”, frisou Oziel.

O ministério da Fazenda já informou na segunda-feira (19) que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios para a cidade terá uma redução de 40% em comparação a fevereiro. “Nunca pensamos que fossemos receber R$ 68 mil de FPM. Por isso, achamos importante que os servidores tomem conhecimento do que de fato ocorre com as contas da Prefeitura”, ponderou o prefeito.

“Para garantir o pagamento em dia dos salários e também esse reajuste enxugamos até onde podíamos nossas despesas. Por mim, o reajuste seria muito maior, mas infelizmente temos que trabalhar com os pés no chão. O importante é que garantimos um reajuste acima da inflação oficial”, justificou Oliveira.

Em 2017, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos principais indicadores brasileiros da variação mensal dos preços, foi de 2,07%. Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, o INPC é muito utilizado pelos governos federal, estaduais e municipais como parâmetro para o reajuste de salários em negociações trabalhistas.

SATISFEITOS
Após afirmar que um prefeito não administra sozinho, mas também junto com os servidores, Oziel Oliveira ouviu dos dirigentes sindicais, apoio no combate a irregularidades administrativas. Dirigente do SINSERPLEM, Marcelo Rufino, reconheceu o esforço da Prefeitura para valorizar os servidores também com a concessão de um reajuste salarial digno.

Já o dirigente do Sindicato dos Guardas e Vigilantes Municipais do Oeste Baiano (SINDGUARVIMOB), João Batista Alves Filho, agradeceu ao prefeito, pela abertura do canal de negociação com as categorias de forma espontânea e antecipada.

As categorias estarão reunidas em assembleias nos próximos dias para decisão sobre a aprovação ou não da contraproposta apresentada pelo governo municipal.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

O projeto cidadania feliz do Lions Clube Mimoso do Oeste em parceria com a associação dos amigos da bola laranja (ABL ), já começa a destacar jovens e incentiva-los cada vez mais a buscar novos horizontes para sua vida. O projeto social é desenvolvido na sede do Lions, onde oportuniza as crianças e jovens um estilo de vida saudável, longe da ociosidade, mundo das drogas e criminalidade. Além das aulas gratuitas de basquete, o projeto oportuniza aos jovens uma visão dos valores éticos e sociais através de palestras sócio educativas com diversos temas atuais de nossa sociedade moderna.

Marcelo Grade presidente da ABL salienta que “Este nosso trabalho ainda esta no inicio, estamos com nove meses de projeto e hoje que contamos com mais de 60 crianças sendo atendidas”, friza ainda que a semente está plantada e com muitas parcerias num futuro próximo colheremos ótimos resultados, não somente para a associação, mas para a sociedade com jovens conscientes e responsáveis cada vez mais com seu próximo. Podem esperar grandes projetos que serão lançados friza ainda.

O projeto atende crianças e jovens de 6 a 17 anos tanto no naipe masculino e feminino, sendo que os jovens destaques no projeto já integram a equipe sub-17 da ABL do qual representam em competições no município e na região. A diretoria da associação tem um cuidado grande com a continuidade do projeto após o jovem se tornar um adulto. Atualmente o jovem que completa 18 anos já integra a equipe adulta que vai até 30 anos, após os 30 anos até seus 80 ou mais integra a equipe máster. Sempre dando o suporte e orientação nesta sua nova fase da vida que é a entrada para o mercado de trabalho e escolhas para seu futuro.

A associação dos amigos da bola laranja recebeu no inicio do ano uma noticia que nos deixou ainda mais inspirados a continuar lutando pelo nosso trabalho e defendendo a bandeira do esporte, pois hoje podemos dizer que somos exemplos de gestão esportiva e social, e temos a convicção que o esporte muda com certeza a vida de muitas pessoas em diversas áreas de nosso município como saúde, educação, segurança, assistência social e outras.

Três jovens do projeto foram oferecidas bolsa de estudos pelo destaque em 2017 nas competições pela ABL e em especial nos jogos escolares OILEM organizados pela secretaria de educação do município. Parabéns aos jovens Guilherme Pereira, Adriel Leão Muniz e Carlos Correia dos Santos Junior pela indicação e reconhecimento de seus esforços. Agradecemos a ABAPA e SESI pelo reconhecimento de nosso projeto e a cada dia que passa estamos mais motivados a transformar a vida de nossa comunidade a qual estamos inseridos.

Maiores informações podem nos contatar no email: amigosdabolalaranja@gmail.com.

 

Fonte: ABL

A Associação comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, ACELEM, comprou a briga dos seus associados e conseguiu coibir a instalação irregular de uma feira de roupas que prejudicaria mais de 200 empresários do seguimento do Município.

Segundo o presidente da entidade, Jother Arcanjo, a organização da feira os procurou, mas não apresentou uma proposta viável: “eles tinham 40 stands, 38 já haviam sido ocupados, com valores acima de R$ 2 mil. Com certeza iria prejudicar os nossos comerciantes”, pontuou.

No entanto mesmo com a primeira negativa da ACELEM, os organizadores usaram o nome de Arcanjo indevidamente, dizendo que ele apoiava o evento.

“Eu não dei permissão para que usassem o meu nome e nunca concordei, fiquei de me reunir com os associados e ver o posicionamento deles, que foi unânime em não aceitar”, explicou.

Os organizadores não têm alvará e segundo Jother o prefeito não irá conceder, até porque eles estão fora da lei. “Uma lei de 2009 determina que as feiras aqui na cidade devem ser programadas e inscritas entre 15 e 30 de janeiro de todo ano, isso não aconteceu e os organizadores devem manter diálogo com as entidades que representam o setor, no caso a ACELEM. O prefeito Oziel não irá conceder o alvará. Essa batalha foi vencida”, disse.

Arcanjo destacou o período complicado que o comércio local vem enfrentando e de como essa disputa desleal iria afetar os comerciantes. “É impossível disputar com preços diretamente da fábrica, e além do mais muitos que vêm não pagam impostos e não têm outros custos”, finalizou.

Fonte: Douglas Batista



O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Unidade Local de Barreiras/BA, solicitou na tarde dessa quarta-feira, 21, o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras, para notificar as ocupações irregulares e não autorizadas, na faixa de domínio das rodovias federais BR 242 e 135.

A reunião aconteceu no auditório do gabinete da Prefeitura e contou com a participação além dos coordenadores da Secretaria de Infraestrutura e Obras, também da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Coordenadoria de Trânsito - COOTRANS, Diretoria de Cultura e Defensoria Pública.

As notificações decorrem dos regramentos previstos nos artigos 80 à 82 da Lei 10.233/2001, Lei 9.503/1997 e demais Normas e Procedimentos do DNIT que delimitam os espaços para construções nas proximidades das rodovias. Serão notificados todos os estabelecimentos que se encontram irregular. Segundo o analista de infraestrutura do DNIT, Eli Nunes, esse trabalho visa notificar, apreender e interditar estabelecimentos construídos e funcionando de forma inadequada, visto que em muitos casos, os ocupantes estão utilizando o acostamento da via.

“Essa iniciativa é do DNIT e iremos realizar esse trabalho tanto na BR 242 como na 135 tendo como objetivo regularizar a utilização da faixa de domínio, evitando acidentes no trânsito e problemas provenientes da utilização irregular nas rodovias”, explicou.

As fiscalizações acontecerão no próximo mês, e conforme o Coordenador de Vigilância Sanitária o órgão irá contribuir de forma positiva no cuidado com a saúde e também na segurança.

“No ano passado notificamos todos os vendedores ambulantes que trabalham nas rodovias, o risco é grande no trânsito e na saúde das pessoas, agora vamos acompanhar a equipe do DNIT dando suporte na efetivação da ação”, disse Canuto Ayres.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



A Prefeitura de Barreiras por meio do Programa Educa Barreiras que integra as ações do Projeto Desenvolve Barreiras, está mudando totalmente o panorama estrutural das escolas municipais. Os estudantes de todos os bairros e comunidades rurais comemoram a nova estrutura dos prédios, a ampliação dos espaços de convivência, com todos os ambientes restaurados e requalificados, banheiros, cantinas, estrutura elétrica e hidráulica, reformas do telhado e salas climatizadas, assinalam como o visual moderno contribuiu para a melhoria da autoestima da educação no município.

Nesta primeira etapa são 32 escolas que estão passando por reformas e requalificação. Em algumas unidades, as reformas exigiram grandes intervenções devido ao estado de depredação que os prédios apresentavam com mais de 12 anos sem receber manutenção. Após a entrega das primeiras 32 escolas totalmente reformadas, já está previsto para o recesso de junho a reforma das demais unidades escolares do município, o planejamento prevê ainda a construção de mais 10 novas escolas para consolidar a estrutura predial da educação na rede municipal de ensino. Os professores garantem que os novos espaços têm colaborado para a melhoria do aprendizado, principalmente pela qualidade dos novos ambientes.

Além das reformas, o novo cenário educacional foi aperfeiçoado com a aquisição de livros didáticos do sistema SIM/FTD para a educação infantil. Pela primeira vez, a Prefeitura fez a aquisição de módulos educacionais que atendem as diretrizes, parâmetros e referenciais curriculares, para desenvolver a criatividade, estimular o desenvolvimento intelectual e motor das crianças matriculados no maternal I e II, e pré-escolar I e II.

Com as reformas, 12.411 alunos já foram beneficiados. A Prefeitura de Barreiras continua entregando as unidades escolares, e nesse dia 20 de março fez a entrega de mais 03 escolas totalmente reformadas, na zona urbana e rural, que atendem mais de 500 estudantes.



“Estamos cumprindo o compromisso de mudar a educação de Barreiras. Nossa meta além de entregar todos os prédios escolares reformados, será de construir mais escolas. Já estamos em processo inicial de licitação, e em breve estaremos executando a construção de 10 novos prédios escolares na zona urbana e rural. Com o apoio da nossa população, vamos promover uma profunda transformação na estrutura e qualidade do ensino em nosso município”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Os produtores rurais do oeste da Bahia vão levar o projeto de recuperação e proteção das nascentes de rios para os municípios de Correntina, Cocos e Jaborandi, no oeste da Bahia. Na última quinta-feira (15), o diretor-executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Lidervan Morais, se reuniu com os secretários de meio ambiente para intermediar os acordos de cooperação técnica visando desenvolver o projeto nestes municípios. O projeto piloto, desenvolvido pelos agricultores por meio da Abapa e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) vem sendo desenvolvido em São Desidério, onde já foram recuperadas cinco nascentes, sendo a próxima agendada para esta quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água.

Ao participar da reunião, a Secretária de Meio Ambiente de Correntina, Regina de Castro, explica que foi bem positiva a reunião para que possa dar início aos trabalhos. “Depois da escolha e diagnóstico do local, a ideia é estabelecer o roteiro para executar a ação com o apoio das comunidades da zona rural que ficam no entorno destas nascentes. Este incentivo dos produtores é fundamental diante da grande de demanda para proteger as 327 nascentes mapeadas em Correntina”.

Ao representar o secretário Agenor Ribas, a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Cocos, Danielle Barbosa, também vê na parceria os agricultores baianos um pontapé para começar a recuperação das nascentes no município. “Quando fomos acionados, já estávamos trabalhando no levantamento, o que vai facilitar a escolha de algumas delas para fazer a recuperação”.

O secretário de meio ambiente de Jaborandi, Dalmir Alves das Neves, está ansioso para dar início ao projeto no município. “Começamos a catalogar as nascentes e há três anos fizemos um trabalho neste sentido. Com a parceria dos agricultores, e com a capacitação que vai acontecer, o trabalho acontecerá de forma mais rápida e contínua”. Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, o sucesso do projeto piloto de recuperação de nascentes em São Desidério vem trazendo o interesse de outros municípios do oeste da Bahia. “Visitamos no último domingo (18), uma das nascentes recuperadas em São Desidério, na localidade de Alegre, e ficamos ainda mais convictos da importância desse projeto, principalmente para quem precisa das águas dessa nascente para beber, para a dessendentação de animais, ou para tirar o sustento ao irrigar a sua plantação”, explica.



Ao, também, ver de perto os resultados do trabalho, a diretora de meio ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, entende que há o valor humano muito forte agregado na manutenção e recuperação das nascentes. “É claro que o ambiental é importante, mas é preciso perceber também o valor do serviço água para as famílias que dependem diretamente destas nascentes”, avalia. O trabalho de recuperação de nascentes será iniciado no início do próximo mês, em Barreiras com a realização do Curso de “Capacitação para a Recuperação de Nascentes”, realizado pela Aiba e Abapa, e o projeto prevê a recuperação de até 50 nascentes. O projeto também deverá ser desenvolvido em outras cidades do oeste da Bahia, a exemplo de Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e Wanderley. 

Fonte: Ascom Abapa
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |