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Com o objetivo de um atendimento especializado, individualizado e ágil devido aos riscos que as situações de violência contra mulher ensejam, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu, em Barreiras, com o Poder Judiciário, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

A partir desta reunião, que ocorreu na segunda-feira, 05, foi criada uma Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. A formação da rede tem também o intuito de evitar a revitimização da mulher vítima de violência doméstica, a partir dos diversos encaminhamentos de uma instituição para outra.

O defensor público Gustavo Lívio acredita que a Defensoria Pública possui um papel central nesta rede de atendimento articulada, visto que a Lei Maria da Penha exige que a vítima esteja acompanhada de advogado ou defensor público em todos os atos judiciais que deva estar presente.

A lei prevê também o direito da vítima de ser atendida por toda a rede multidisciplinar da Instituição, que conta, em algumas comarcas que a Defensoria atua, com assistentes sociais e psicólogos, além de todo o acompanhamento jurídico necessário.

A unidade da Defensoria Pública em Barreiras funciona na Casa de Acesso à Justiça, Rua 21 de setembro, 197, Bairro Renato Gonçalves. Telefones (77) 3611-8833/ 3611-3444.

Fonte: Ascom Defensoria Pública da Bahia

Na próxima quinta-feira, dia 08 de março, haverá uma programação especial definida pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Quem comparecer à Policlínica poderá receber aplicação de vacina contra hepatite B, tétano, febre amarela, imunização contra a tríplice viral, além de ter a oportunidade de realizar testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, exames preventivos e participar de uma palestra sobre a importância da higiene bucal e escovação supervisionada. O atendimento se iniciará às 8 horas com previsão de término ao meio-dia.

“Aproveitaremos a importante data para ampliar ainda mais os serviços oferecidos à nossa população feminina. Montamos uma estrutura adequada para atender a todas as mulheres que comparecerem à Policlínica”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

Já a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, preparou uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. O evento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e terá duas etapas: das 8 às 11 horas e das 14 h às 17 horas. Os esclarecimentos serão prestados pela assistente social Celestiana Nunes. A partir das 10 horas, idosas participantes do PROMATI serão homenageadas com lembrancinhas, na sede do Programa. O gesto será estendido às médicas e enfermeiras da Policlínica. E às 18 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU’S), a médica ginecologista, Lenília Spaniol, fará uma palestra sobre Controle de Natalidade.

8 de Março

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã, Clara Zetkin, propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras. Assim, o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas da classe, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição do fim de semana do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de convocação de 209 candidatos aprovados no concurso público realizado pela empresa em julho deste ano. Os convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital nos próximos dias 12, 13 e 14, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Parque Deputado Paulo Jackson, localizado na Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia – Rio Vermelho.
 

Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, agente operacional, operador de processo de água e esgoto, técnico operacional-edificações, técnico em eletromecânica, engenheiro, engenheiro sanitarista e engenheiro eletricista. O concurso público da Embasa visa ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superio

Fonte: Ascom Embasa

Fonte: Grupo Santo Antonio



Foi assinada nesta tarde de segunda-feira, 05, a Carta de Intenções para reformulação no Novo Código Tributário Municipal. O prefeito Zito Barbosa recebeu na sala de reuniões do gabinete os membros da Comissão de Revisão do NCT e vereadores, para dar continuidade as tratativas que serão enviadas ao Poder Legislativo nos próximos dias. 

Acompanhado do secretário da fazenda, Arnon Lessa e do procurador geral do município, Dr. Tulio Viana, o prefeito Zito esclareceu sobre a revisão de todas as tabelas e Planta Genérica de Valores que incide sobre o valor de IPTU, pontuando que todas as medidas estão sendo tomadas para buscar o entendimento entre população e Administração Municipal.

“Nossa decisão é manter a cobrança do valor do IPTU de 2017, e construir a várias mãos com a participação da Comissão e instituições, o novo código para o exercício de 2019. Para isso contamos com a compreensão da população, dos empresários e contribuintes em geral e a parceria do Poder Legislativo, pois é consenso entre todos que necessitamos de uma profunda revisão na legislação tributária do município”, disse o prefeito Zito Barbosa.



Na carta de intenções assinada pela Comissão e Poder Executivo, foi assumido o compromisso de enviar a Câmara de Vereadores no prazo de 30 dias, o projeto de lei que altera a Lei 1.269/2017, apresentando a revisão de tabelas referentes as taxas municipais, restabelecendo assim, os valores cobrados em 2017 com aplicação do INPC acumulado no mesmo período. Além de manter a mesma cobrança para o ISS, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e IPTU.

Ao final, o presidente da CDL, André Braga e diretores manifestaram apoio e otimismo no andamento das decisões, confirmando a participação de todos os membros da comissão na construção do novo código que entrará em vigor em 2019.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras









Instalação de piso novo, reforma elétrica, hidráulica, pintura e reconstrução do telhado, essas são as intervenções estruturais que podem ser identificadas nas quatro unidades educacionais entregues à comunidade barreirense na manhã desta segunda-feira, 05, pelo prefeito Zito Barbosa e equipe de governo. Com o ano letivo em andamento, os alunos das escolas Municipais Dr. José da Costa Borges, Antônio Bento de Freitas, São João (no povoado do Riachinho) e o Centro Educacional Infantil Nossa Senhora das Graças, recepcionaram a comitiva da prefeitura em uma grande comemoração pelas melhorias na educação.

“Quando nos deparamos com a realidade em que se encontravam as escolas em nosso município, entendemos porque Barreiras perdia tantos recursos pro Fundeb, foram mais de 171 milhões, nos últimos anos. Estamos transformando essa realidade, ao priorizarmos a educação em nossa gestão com a reforma de 32 escolas de uma só vez, a construção de 10 a 12 novas unidades e tratamento digno dispensado aos professores, escreveremos uma novo página na educação da nossa cidade”, disse o prefeito Zito Barbosa.







O ciclo de entregas das unidades escolares reformadas foi iniciado na Vila dos Funcionários, onde 190 alunos entres dois e quatro anos de idade encontraram o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças totalmente repaginado. A dona de casa Maria Ferraz, mãe do aluno Gabriel, destacou a mudança no ambiente escolar. “Foi uma reforma muito boa, melhorou bastante, gostei muito das mudanças na sala, piso e rampa de acesso”, destacou.

Na Escola Antônio Bento de Freitas, no Bairro Cascalheira, a emoção tomou conta da comunidade escolar que atende a mais de 290 alunos, nos períodos matutino e vespertino. A programação de entrega também contou com a presença da Vice-prefeita Karlúcia Macêdo, de vereadores e secretários de governo.



“São 22 anos na educação, nesta escola trabalho há seis anos, e quando olho no olho dessas crianças meu coração quer sair pela boca. Isso é alegria, felicidade em ver meus alunos sentados em cadeiras novas, com piso limpo e ambiente climatizado. Esta é uma nova escola”, comentou a diretora da unidade escolar Tatyana dos Santos.

A comitiva seguiu ao Centro de Barreiras, onde houve um breve ato de descerramento da placa de entrega da reforma completa da Escola Dr. José da Costa Borges e seguiu para o Riachinho, na zona rural, onde o prefeito Zito Barbosa finalizou as atividades do dia na Escola Municipal São João. Só com as intervenções das quatro unidades, entregues nesta segunda-feira, cerca de 1000 alunos foram beneficiados.



“Nós sabemos da importância de um ambiente limpo, bonito e confortável no processo de aprendizagem das nossas crianças, mas quero destacar aqui os esforços dos professores que lutam para garantir que o ensino de qualidade aconteça. Não só investimos na estrutura como estamos adotando material didático de qualidade e que também é utilizado em muitas escolas particulares de Barreiras”, disse a secretária de educação Cátia Alencar.

Na sexta-feira, 09, os atos de entrega das escolas e creches seguirão conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Publicidade

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) prorrogou, até 9 de março, o período de inscrições para o concurso público da Polícia Civil. Com isso, o novo prazo para pagamento do boleto, procedimento que valida a inscrição do candidato, se estenderá, impreterivelmente, até o dia 12. A retificação foi publicada nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial do Estado (DOE). A prorrogação não altera o cronograma provisório de atividades do certame.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site da organizadora do certame, observando o horário de Brasília. O concurso público oferece mil vagas para a corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. A taxa é no valor de R$ 160 (delegado) e R$ 140 (investigador de polícia ou escrivão).

Aos candidatos à vaga de delegado será exigido diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Interessados nos cargos de investigador ou escrivão de polícia devem possuir diploma de conclusão de curso superior (qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores devem possuir também Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo.

A remuneração inicial para os delegados de polícia, com regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais. 

O edital de abertura de inscrições retificado, o link para inscrições e todas as publicações legais sobre o certame estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp e no Portal do Servidor.

Fonte: SSP/BA

74% do algodão plantado na Bahia recebeu certificação do Programa Algodão Brasileiro (ABR), que atua em benchmarking com o Better Cotton Iniciative (BCI), para a adoção sistemática de critérios socioambientais na produção.

Quando se trata de respeito às legislações ambiental e trabalhista, os produtores de algodão baiano estão fazendo a lição de casa e ganhando mais projeção internacional ao inserirem os critérios de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. De forma sistemática, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vem visitando as fazendas e garantindo aos agricultores uma certificação que comprova as melhores práticas socioambientais sustentáveis, por meio do Programa Algodão Brasileiro (ABR), que atua em benchmarking com a Better Cotton Iniciative (BCI).

Na última safra, 2016/2017, 74% da área plantada de algodão recebeu a certificação, que abrangeu um total de 140,4 mil hectares e que comprovam excelência com parâmetros mundiais na adoção de práticas sustentáveis no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalhador, legislação trabalhista, uso racional e preservação do meio ambiente e aplicação de boas práticas agrícolas na produção do algodão. Com estes selos, os agricultores baianos comprovam ações ambientalmente responsáveis e relações justas de trabalho. Eles também passam a ficar alinhados às demandas do mercado consumidor global, garantindo acesso irrestrito a novos nichos que prezam a qualidade da pluma e sustentabilidade em sua produção.

“Tivemos uma adesão em massa dos produtores de algodão baianos ao programa ABR, ou seja, quase a totalidade deles se interessaram e puderam avaliar as suas rotinas em todas as áreas, econômicas, ambiental e trabalhista, e 48 deles conseguiram passar pelos rigorosos critérios do programa  ABR/BCI. Isto mostra que os agricultores, principalmente do oeste da Bahia, já respeitam as legislações e se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade”, explicou a coordenadora do programa Sustentabilidade da Abapa, a agrônoma Bárbara Bonfim.

Desde o início dos trabalhos do ABR, em 2011, houve uma evolução considerável nos últimos seis anos, quando a certificação dos produtores baianos saiu de 21,1% para 74,1%. Segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, isto é também uma conseqüência do trabalho de sensibilização, apoio técnico e capacitação do programa ABR às equipes que assessoram diretamente ao produtor nas fazendas. “Nosso grande desafio nas próximas safras é certificar 100% da área plantada com algodão na Bahia, fazendo com que todas as propriedades estejam adequadas às normas vigentes, melhorando não só o método de produção de algodão, mas focando no bem estar e na segurança dos seus trabalhadores”, afirma.

O Brasil é hoje o quinto maior produtor de algodão mundo e o primeiro em fornecimento de fibra sustentável licenciada pela BCI.  O programa ABR derivou de uma iniciativa desenvolvida pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), em 2005, e foi replicado nacionalmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão a partir de 2009. Em 2013, teve início o benchmarking entre o ABR e a BCI. Só na safra 2016/2017, 76% da pluma produzida no Brasil e 74% da área plantada foram certificados.

Fonte: Ascom Abapa

Fonte: Publicidade

 

 

Consolidada como uma das maiores do Brasil em volume de negócios, a Bahia Farm Show traz, na edição de 2018 – de 29 de maio a 02 de junho -, o otimismo de uma região onde o agronegócio impulsiona e movimenta a economia. Realizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a feira, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizadora do evento, promete repetir o sucesso de 2017, quando atingiu a marca histórica de R$ 1,531 bilhão em intenções de negócios.

Há três meses do início da 14ª edição, a ocupação de áreas disponibilizadas é praticamente total. Os espaços oferecidos na área coberta estão 100% vendidos e a ocupação da área externa já atinge 85%. Serão mais de 200 expositores que estarão durante os cinco dias do evento representando mais de 900 marcas e produtos. A aposta deste ano é na internacionalização da feira iniciada em 2017, e já com a confirmação de expositores da Alemanha, Estados Unidos, Espanha e Argentina.

Ano passado o evento contou com 15% de novos expositores, nesta que se aproxima, estes números devem ser superados. “Ao continuar organizando a Feira para oferecer as melhores condições a expositores e público é natural que venham mais expositores tanto do Brasil quanto de outros países”, fala a coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato, que destaca que no ano passado houve um retorno de 10% de expositores que passaram por outras edições da Feira.

 

 

O público, estimado em 75 mil pessoas, além de conferir as novidades expostas, poderá participar de uma grade composta por eventos de transferência de conhecimento e debates, capazes de dar mais força às demandas e aumentar a produtividade de pequenos, médios e grandes produtores rurais. Palestras e mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum do Canal Rural transmitido, ao vivo, em rede nacional fazem parte da programação reservada aos participantes.

A estimativa da organização é que a Bahia Farm Show promova a geração de mais de 3.000 empregos diretos e indiretos, antes e durante o período oficial, o que contribui para o aquecimento da economia regional. A participação de agentes financeiros públicos e privados também está garantida. Eles prometem desembarcar na Feira com um “cardápio” de opções em financiamentos e linhas de crédito específicas para o setor agropecuário, taxas de juros convidativas, além de condições elásticas e facilitadas de pagamento.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Araticum

A UFOB está com processo seletivo aberto para contratação de dois professores substitutos para o campus de LEM. Acesse aqui o Edital.

Uma vaga é para a área de Matemática e a outra para Engenharia. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente até o dia 5 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria do Centro Multidisciplinar, que fica na Rua Itabuna, esquina com a rua Juazeiro, Quadra 97B, N 1278, Bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.

A prova acontecerá no dia 9 de março e o resultado será publicado no site da Universidade. O contrato do aprovado terá duração inicial de um semestre, com a possibilidade de renovação por até 18 meses.

Fonte: UFOB

 





A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, recebeu na manhã dessa sexta-feira, 02, 7.672 mudas nativas do cerrado oriundas de multas referentes à compensação ambiental. As mudas como Embaúba, Ipê Rosa, Aroeira, Canafístula, Ipê Amarelo, Angico, Ipê Branco, Jacarandá e Mutamba estão no Viveiro do Parque.

De acordo com o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, as mudas irão fortalecer as atividades do programa Barreiras Cidade Verde e Sustentável e serão plantadas na arborização da cidade. “Sabe-se que a presença de árvores no ambiente urbano traz muitas vantagens para a vida da população, porque melhoram a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, dessa forma, serão plantadas na arborização do meio ambiente da cidade e quando solicitado, poderão ser entregues à população”, disse Ronaldo Ursulino.

Entre os diversos benefícios de uma cidade arborizada, destaca-se o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre.

A SEMATUR preocupa-se em desenvolver projetos de arborização urbana em Barreiras realizando o plantio de mudas nativas em ambientes como praças públicas, escolas, jardins municipais, e entre outros espaços. Somente em 2017 entre plantio e distribuição, mais de 10 mil mudas de árvores nativas do cerrado foram plantadas.

Para conseguir uma dessas mudas o processo é simples, basta apenas ir até a SEMATUR que fica dentro do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, escolher a muda e assinar o termo de responsabilidade.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
03
Mar / 2018

CONVITE!!

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio





 


Entendendo a importância da merenda escolar na rotina dos mais de 23 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, as secretarias de educação e agricultura se uniram para discutir o fortalecimento da presença dos alimentos produzidos na região no cardápios das escolas e creches. Os representantes participaram de um encontro com técnicos do Sebrae voltado às ações do Plano Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, na tarde desta quarta-feira, 28.

Barreiras possui um grande potencial na produção de hortaliças, mandioca, frutas e biscoitos. A Prefeitura iniciou mapeando o perfil de cada comunidade onde a agricultura familiar é predominante, o objetivo é dar mais espaço aos pequenos agricultores nos editais da merenda. Segundo Cátia Alencar, secretária municipal de educação, em 2018, o número de agricultores interessados foi pequeno e o governo quer mudar essa realidade.

“Com o apoio do Sebrae, nós faremos as adequações necessárias ao edital, mas também atuaremos na mobilização dos pequenos produtores de Barreiras no intuito de mudar a cultura de resistência na participação das concorrências públicas. Nosso cardápio é muito vasto porque atende aos diversos perfis de aluno, essa diversidade permite incluir o que é produzido nas nossas comunidades e garantir o espaço do agricultor familiar”, disse Cátia.

Segundo dados apresentados por Sândalo Paim, analista do Sebrae, 43% dos agricultores do PNAE no estado estão no oeste da Bahia, divididos nos territórios do Rio Corrente, Rio Grande e Velho Chico. Entre os três territórios, os números na região do Rio Grande são inexpressivos. Este ano, o objetivo é atuar forte nas comunidades de Barreiras para aumentar esses percentuais.

“Esse programa é muito bom porque proporciona o diálogo entre as secretarias municipais de educação, agricultura, o setor de licitação e os produtores rurais. É muito bom que a Prefeitura tenha começado a trabalhar o PNAE nos primeiros meses do ano, porque muitas prefeituras não conseguem atingir as metas em outras épocas”, disse o analista.

A Secretária Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio está presente das comunidades rurais por meio do Programa Vale Produtivo, oferecendo apoio técnico e melhorias no preparo da terra para produção. De acordo com o secretário José Marques, a Prefeitura vem adotando medidas importantes na consolidação das atividades no campo.

“A ideia que temos com a implementação do PAA e do PNAE de forma efetiva no município de Barreiras é buscar alavancar a agricultura familiar, proporcionando ao agricultor local mais uma oportunidade de comercializar seus produtos de forma segura, organizada e escalonada, sem a intervenção de atravessadores, possibilitando a prática de preços justos e consequentemente o fomento da economia local”, concluiu José Marques.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras





A perfuração de um novo poço artesiano beneficiará cerca de 200 pessoas do Novo Paraná, em Luís Eduardo Magalhães. Os trabalhos já começaram e atendem a uma antiga reivindicação dos moradores, que enfrentam dificuldades no abastecimento. “Estamos nos empenhando para resolver esta situação o mais rápido possível. Além de aumentar a oferta de água, o novo equipamento vai proporcionar redução de custos para os moradores”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

De acordo com os especialistas em uso dos recursos hídricos, as águas subterrâneas são de ótima qualidade e têm um custo viável de captação. Outra vantagem é a cobertura total das necessidades das famílias próximas, que podem até se desvincular completamente ou parcialmente dos serviços prestados pela companhia local de fornecimento de água, além da garantia de abastecimento durante períodos de racionamento, seca e de maior consumo, como no verão por exemplo.

“Esta era uma intervenção esperada pela comunidade do Novo Paraná, que agora estamos concretizando. Em pouco tempo, ninguém mais vai se preocupar em saber se haverá ou não água disponível em casa”, comemorou Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade





Com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, os agricultores baianos assinaram na última sexta-feira (23), em Luís Eduardo Magalhães, um convênio de cooperação técnica para recuperar trecho de 50 km que liga as cidades de Cocos, na Bahia, a Mambaí, em Goiás. Por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o convênio foi fechado com a Prefeitura de Cocos, tornando-se mais uma ação dos produtores rurais para melhorar as vias para o escoamento de grãos das áreas agrícolas beneficiando também os moradores que precisam circular entre as cidades.

Para o prefeito de Cocos, Marcelo de Souza Emerenciano, esta parceria com os produtores rurais, via Abapa e Aiba, é essencial para recuperar esta estrada, que é uma importante via de acesso para a área agrícola e para o cerrado goiano e Brasília (DF). “Esta estrada estava intransitável há muitos anos travando o acesso das pessoas e o crescimento econômico local elevando os custos da produção agrícola, que poderia gerar ainda mais emprego e renda em nosso município”, afirma.

Os produtores rurais baianos também celebraram um convênio com a Prefeitura de São Desidério para a recuperação de 104 Km de estrada vicinal que liga a BA-463 a BR-020, conhecida como “Linha dos Pivôs”, e que deverá ser recuperada em aproximadamente três meses. “Já firmamos um convênio em que recuperamos a Rodovia da Soja e agora será beneficiada esta linha que concentra um grande número de empreendimentos agrícolas. Parcerias como estas são sempre bem vindas, pois todos ganham, seja o município ou os produtores”, afirmou o prefeito de São Desidério, José Carlos de Carvalho. A recuperação das estradas nos municípios de Cocos e São Desidério integram o programa Patrulha Mecanizada, realizado pela Abapa, que somente no último ano, revitalizou 223,2 quilômetros de estradas na região.

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, explica que a conservação das estradas é de interesse de todos que vivem e trabalham nas áreas agrícolas. “Os produtores vem se unindo e fechando as parcerias com as prefeituras para garantir mais facilidade e melhorias do acesso das pessoas que vivem na zona rural e na circulação de mercadorias e da safra agrícola”, afirma. Desde o início do Patrulha, em 2013, já foram recuperados em cinco anos mais de 1000 km de estradas, com um investimento aproximado de R$ 30 milhões para a aquisição de máquinas, manutenção e custeio das operações do programa, com recursos dos agricultores baianos, por meio do IBA, Prodeagro, Fundeagro e parceria com os municípios e com apoio dos próprios produtores.

Fonte: Araticum
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