Blog Santo Antônio
Notícias

Reunidos para a 56ª edição da Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Bispos da ativa, eméritos e demais religiosos do país se encontram a partir desta quarta-feira (11) no município paulista de Aparecida – SP, noencontro anual do episcopado. Com o tema “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, a assembleia geral da igreja católica se estende até o dia 20 de abril. Serão dez dias de reuniões, retiros, celebrações onde também serão debatidosassuntos relacionados à igreja e a sociedade.


Antes de viajar para Aparecida, Dom Josafá Menezes, que participa da sua 13ª Assembleia dos Bispos, falou sobre o evento. “Estaremos reunidos nesses dias em Aparecida para tratar sobre temas que são importantes para a sociedade civil; tais como: os grandes problemas – a crise política; a crise institucional; a crise econômica e seguramente esses temas dizem respeito também a realidade aqui de Barreiras e do oeste baiano. Peço aos fiéis que rezem em comunhão e nos ajudem a encontrar condições para organizar a igreja, e assim possamos também nos fortalecer, enquanto espiritualidade, renovar a nossa vocação para um ministério tão importante que é coordenar as paróquias e as dioceses”, evidencia.




Da região oeste e do médio São Francisco, participarão do encontro, além do bispo de Barreiras, Dom Josafá Menezes, os bispos Dom Frei Luís Flávio Cappio (Barra) e Dom João Santos Cardoso (Bom Jesus da Lapa). Ainda de acordo com Dom Josafá, este também é um momento de também para diálogo. “Essa é uma oportunidade de encontrar Bispos de outras regiões para trocarmos experiências. Falar sobre o que está acontecendo em nossa diocese, pedir conselhos aos outros bispos. A assembleianão é somente um momento de trabalho, mas é também um encontro de irmãos, pois compartilhamos temas da igreja”, destaca.


A assembleia dos Bispos chama atenção pela grandiosidade e atrai também a cobertura da mídia nacional com transmissões ao vivo e reportagens nos canais de tv, impresso e online, além dos canais católicos. Para se ter uma ideia, a Assembleia Geral Ordinária da CNBB vai ocupar três espaços principais, sendo o primeiro o Santuário Nossa Senhora Aparecida (orações), Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional (reuniões) e as hospedagens no hotel construído especialmente para receber os bispos, que também se dedicarão a um Retiro Espiritual.



Informações adicionais da Assembleia 2018 (informações CNBB) - Episcopado reunido como CNBB: 476 pastores, sendo 308 bispos na ativa e 168 bispos eméritos (aposentados). Os bispos oriundos do clero diocesano são 279 pessoas, ou seja, 58,6% do episcopado e os que pertenceram a uma ordem ou congregação de vida consagrada são 198 pessoas, ou seja, 41,4% do episcopado brasileiro. por função institucional temos: Cardeais: 6 diocesanos + 3 religiosos. Arcebispos: 42 diocesanos + 29 religiosos. Bispos: 231 diocesanos + 165 religiosos.


Episcopado atual

Há 308 bispos ativos na hierarquia católica no Brasil (com voz e voto na CNBB):

105 nomeados pelo papa São João Paulo II;

122 nomeados pelo papa Bento XVI, hoje emérito;

81 nomeados pelo atual papa Francisco.

Há 168 bispos eméritos: 2 nomeados pelo papa São João XXIII;

39 nomeados durante o papado de Paulo VI;

124 nomeados pelo papa São João Paulo II;

3 nomeados pelo papa Bento XVI;

Nenhum nomeado pelo atual papa Francisco.


Ouça a mensagem do Bispo Dom Josafá Menezes aos fiéis católicos de Barreiras e região oeste.

Fonte: ASCOM



 

Em reunião na Escola Municipal de Informática, na tarde dessa terça-feira, 10, gestores escolares, conselhos, sindicatos e representantes da Secretaria Municipal de Educação, debateram sobre a implantação de um calendário que atenda à necessidade de reposição de aulas em algumas unidades escolares da rede que tiveram atraso no início do ano letivo, em função das intervenções de reforma e requalificação.

Segundo a secretária de educação Cátia Alencar, o objetivo é que as datas se alinhem de modo democrático, cumprindo a obrigatoriedade dos 200 dias letivos, sem prejuízo na prestação de serviços como transporte e fornecimento de merenda escolar, também durante os dias de reposição.

“Fizemos nossa proposta de calendário que será apreciada pelos professores em suas unidades de ensino, agiremos para que todos os alunos e profissionais sejam atendidos em suas demandas também no calendário de reposição”, disse Cátia.

A Prefeitura de Barreiras assumiu o desafio de reformar 32 escolas de modo simultâneo. Com a extensão do período chuvoso, algumas unidades foram entregues dentro do período letivo, daí a necessidade de reposição. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que até o dia 20 o calendário seja aprovado.

“Estamos executando o maior programa de recuperação de escolas da Bahia. Além das unidades entregues completamente reformadas e requalificadas, outras dez serão construídas, a educação é prioridade em nossa gestão e os nossos alunos terão o direito a uma escola de qualidade respeitado”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: Dircom Barreiras

 





A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, juntamente com a diretora do Departamento de Proteção Básica de Barreiras, Jane Lúcia Pimentel, participaram do Seminário Diálogos sobre a Primeira Infância no SUAS, promovido pela Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS. O evento aconteceu em Salvador nessa terça 10, e quarta-feira, 11.

O seminário foi voltado aos profissionais da assistência social dos 417 municípios da Bahia, com o objetivo de promover o diálogo sobre o papel da família, o fortalecimento dos vínculos, além do cuidado e a promoção do desenvolvimento infantil.

O Programa Primeira Infância no SUAS materializa a participação da política de Assistência Social no Programa Criança Feliz, de natureza intersetorial, potencializando as atenções já desenvolvidas pela política de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas família, trazendo novos elementos para fortalecer o enfrentamento da pobreza além da questão da renda e reduzir desigualdades.

De acordo com a secretária municipal de assistência social, essa foi uma grande oportunidade para discutir questões envolvendo projetos relevantes aos municípios. “Tivemos a oportunidade de conhecer importantes projetos e suas aplicabilidades. Nas palestras, discutimos sobre a primeira infância e sua relação com as políticas públicas, o desenvolvimento social e econômico dos municípios, dentre outras temáticas irão contribuir na implantação do Projeto Primeira Infância Criança Feliz, em Barreiras ainda esse ano”, disse Karlúcia Macêdo.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras





Além dos grãos e fibras cultivados na região, o agricultor do oeste baiano também é responsável por plantar esperança e solidariedade. Prova disso é o projeto da sede própria da Pastoral da Criança em Roda Velha, distrito de São Desidério. A entidade acaba de inaugurar o seu endereço na comunidade, graças à ajuda dos produtores rurais, que financiou a obra através do Fundesis (Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia).

O projeto da nova sede foi contemplado pelo edital 01/2017 e saiu do papel amparado por um acordo de cooperação técnica e financeira firmada com o Instituto Aiba, responsável pela gestão do Fundesis. Após meses de muita obra, a nova sede foi entregue nesta terça-feira (10), em uma cerimônia marcada por muita emoção. “É muito bom saber que há quem se preocupe com os mais necessitados. Na medida do possível, a Pastoral tenta nos dar suporte, mas à distância fica complicado. Agora, com a sede aqui, esse apoio será ainda melhor e mais eficaz”, comemora a dona de casa Raquel dos Santos, moradora da localidade beneficiada.

A equipe da Pastoral há cinco anos vinha desenvolvendo trabalhos com a comunidade, mas por não ter um “porto seguro”, tinha suas atividades limitadas. A coordenadora da Pastoral da Criança, Jocicleia Fernandes explicou como o projeto irá melhorar o trabalho realizado no local. ”Aqui na sede própria as ações da Pastoral serão ampliadas. Com esse espaço, poderemos realizar nossas atividades em ambiente adequado, com mais segurança para as famílias e para as crianças, além de poder proporcionar lazer, brincadeiras e até promover eventos para levantar fundos para própria Pastoral da Criança. Antes não tínhamos e fazíamos em órgãos particulares ou no meio da praça. Agora temos o nosso espaço e isso vai gerar muita segurança e o trabalho será 100% aproveitado”, avalia.

Com a inauguração da sede própria, já são 205 famílias cadastradas para serem contempladas com as atividades realizadas pela entidade de ação social da CNBB, que atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários para assumirem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, estendendo às famílias e a toda comunidade.

Missão, aliás, muito parecida com a do Fundesis, que em quase 12 anos vem promovendo uma verdadeira transformação social em toda região, financiando projetos em áreas essenciais como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, sustentabilidade, entre outros que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos em vários municípios da região.

“Ao todo, já foram aplicados quase R$ 4 milhões em todos os 14 municípios do oeste da Bahia. As pessoas devem entender que o produtor rural se preocupa com o meio ambiente e com o ser humano, praticando a sua responsabilidade social, ou seja, o agronegócio não é apenas lavoura, é também ações socioambientais”, ponderou Romildo Nascimento, gerente da agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Luís Eduardo Magalhães. O BNB é parceiro dos produtores rurais no Fundesis, funcionando como agente catalisador dos recursos.

Doadores ativos do Fundesis, os agricultores Célio Zuttion e Marcelino Flores participaram de forma ainda mais engajada na realização da construção da sede da Pastoral em Roda Velha. “Eu fico emocionado não só em ver essas paredes levantadas, mas em constatar a união de todos que ajudaram a realizar essa importante obra. Isso aqui prova que não fazemos nada sozinhos e a comunidade de Roda Velha está de parabéns”, declarou Zuttion. 

De acordo com a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, a confiança dos associados da Aiba, do Banco do Nordeste, dos representes do município e da própria comunidade faz toda a diferença, pois não só acreditaram no projeto como também nutrem a esperança de uma sociedade melhor.“Acredito que a criança não é o futuro, a criança é o presente. Precisamos realmente acreditar nisso e proporcionar coisas boas para nossas crianças para que elas possam crescer e se desenvolver em prol de potencialidades humanas com capacidade de mudar sua comunidade, sua vida familiar e sua vida profissional. O Fundesis ajudou a dá o pontapé, mas quem faz isso aqui acontecer são vocês”, disse.

Fonte: Ascom AIBA



Nesta segunda-feira (9), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) fechou um convênio de cooperação técnico com o Serviço Social do Comércio (Sesc) com o objetivo de compartilhar as instalações e os treinamentos desenvolvidos mutuamente pelas entidades. A partir de agora, os colaboradores e associados da Abapa poderão ter acesso à infraestrutura de lazer, recreação, e turismo e hospedagem nas unidades do Sesc em Salvador e no interior.

Para o gerente do Sesc Barreiras, Ismael Donato, o objetivo é que o Sesc maximize o potencial das suas instalações para que possa beneficiar cada vez mais pessoas em Barreiras e região. “Embora o Sesc seja destinado aos comerciários, prestadores de serviços e empregados das empresas de turismo, estamos ampliando por meio dos convênios com outras entidades a abrangência de atendimento do seu público”, afirma. Inaugurado em 2013, o Sesc Barreiras conta com uma estrutura de atendimento odontológico, ensino infantil e fundamental, e de um teatro com 310 lugares, galeria para exposições, biblioteca, parque aquático, quadro poliesportiva, dentre outros.



Dante a assinatura do convênio, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, reforçou a importância das parcerias para o desenvolvimento socioeconômico do oeste da Bahia. “Temos no Centro de Treinamentos um dos nossos principais pilares de atuação e estamos montando uma rede de parceiros para disponibilizar cursos e treinamentos aos colaboradores dos nossos associados. E o Sesc é mais uma que vem a somar nesta rede para levar mais atividades socioculturais e de lazer ao nossos funcionários e associados”, afirma. Também participaram deste encontro para o fechamento do convênio, o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, e a assistente da gerência do Sesc, Remila Paz.

Entidade Pública – Diante dos serviços prestados pela Abapa em Barreiras, a Câmara de Vereadores vai conceder nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, o título de entidade pública possibilitando a renovação e o fechamento de novos convênios e parcerias com o município. Como instituição sem fins lucrativos, a entidade vem, desde a sua fundação em maio de 2000, desenvolvendo ações e estratégias para garantir o crescimento sustentável da produção de algodão gerando emprego e renda para a cidade e para o Oeste da Bahia. Destacam-se os programas fitossanitário de prevenção e combate a doenças do algodoeiro, proteção de nascentes, a recuperação de estradas vicinais e cursos e treinamentos para colaboradores da cadeia do algodão.

Fonte: Ascom Abapa







 

Na quinta-feira (5) e sexta-feira (6), Barreiras integrou, juntamente com outros 379 municípios baianos, o grupo de participantes do Fórum Extraordinário da Undime-Bahia, realizado em Salvador. A secretária municipal de educação, Cátia Alencar, acompanhada pela diretora pedagógica da secretaria, Aldeci Moreira, a vice diretora do Colégio Padre Vieira, Elisângela Gomes e Tatiana dos Santos e a diretora da Escola Antonio Brito, fez parte dos dois dias de discussões e debates que tiveram como prioridade apresentar o Plano de Trabalho de Educação para a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo o estado da Bahia.

Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento mobilizou e integrou dirigentes municipais para a defesa da educação pública de qualidade na Bahia. “O encontro foi bastante produtivo porque vai nos ajudar a implementar a base comum curricular cumprindo as metas do Plano Municipal de Educação além de termos tido a oportunidade de esclarecimentos de vários projetos que temos com os governos estadual e federal, como o novo Mais Educação, o Escola Conectadas, entre outros”, disse a secretária Cátia Alencar.

O evento contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que realizou, por meio de representantes, atendimentos aos municípios presentes esclarecendo dúvidas e orientando sobre todos os programas e políticas públicas em andamento.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras





Está aberto desde segunda-feira (09), e se estende até 09 de maio, o credenciamento para jornalistas e demais profissionais da área interessados em fazer a cobertura da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste brasileiro, a Bahia Farm Show. Durante um mês, os profissionais de imprensa podem acessar o site oficial do evento www.bahiafarmshow.com.br e se cadastrar, preenchendo o formulário com dados pessoais e nome da empresa. O credenciamento é limitado a dois profissionais por veículo, obrigatoriamente maiores de 18 anos.

“Este ano abrimos o credenciamento com antecedência justamente para facilitar a organização e a distribuição das credenciais, agilizando, assim, o acesso dos profissionais ao evento. É um processo simples e rápido, basta preencher o formulário no site. Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas terão um mês para isso. Depois, retira as credenciais na entrada da feira, apresentando documento de identidade. Os que perderem esse prazo não ficarão de fora, pois também será possível realizar o credenciamento na chegada da Bahia Farm, porém, é sempre bom antecipar para evitar filas e agilizar o processo”, explica a coordenadora de Comunicação da Bahia Farm Show, Catiane Magalhães.

Durante os dias da Bahia Farm Show 2018, de 29 de maio a 02 de junho, os profissionais de comunicação contarão com o apoio da Sala de Imprensa, onde uma assessoria própria da feira estará à disposição com sugestões de pautas, fontes e informações. O espaço estará equipado com computadores, impressoras, rede wi-fi, estúdio de TV, lounge para descanso e contará com link exclusivo para o envio de vídeos, fotos e matérias.

No ano passado a feira recebeu mais de 85 profissionais de veículos locais, regionais e nacionais, com ênfase aos especializados no segmento do agronegócio. A cobertura foi divulgada por emissoras de TV’s, rádios, além de jornais, internet, revistas e agências de notícias, sendo 41 da Bahia (capital e região oeste) e 44 de abrangência nacional. A TV Globo é o veículo oficial da Bahia Farm Show.

Fonte: Araticum


A indicação da Tribuna Popular foi feita pelo vereador Otoniel Teixeira

Hoje, quarta-feira, às 19h30, será realizada mais uma Tribuna Popular na Câmara de Barreiras. Desta vez, o foco é a atuação e as ações desenvolvidas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, em Barreiras e região. O diretor da ABAPA, João Carlos Jacobsen é quem vai fazer a explanação.

A indicação da Tribuna Popular foi feita pelo vereador Otoniel Teixeira (PDT), autor do projeto 003/2018, que está tramitando na Casa. A proposta torna a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, de Utilidade Pública.

A ABAPA tem como objetivo promover o algodão produzido na Bahia. O trabalho desenvolvido, já em duas décadas, tem alcançado bons resultados. O algodão é uma cultura forte que tem contribuído para o fortalecimento da economia do estado, em especial, da região Oeste.

Fonte: ASCOM, Câmara de Vereadores de Barreiras







 

Na última quarta-feira (4), na localidade de Alto da Boa Vista, zona rural de Barreiras, foi protegida a nascente que beneficia diretamente 20 famílias que dependem dessas águas para as atividades básicas e para a irrigação das lavouras. A recuperação da nascente marcou o fim de um curso sobre o tema realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para capacitar técnicos, sociedade civil e entidades representativas da área.

A nascente recuperada na comunidade é a primeira da parceria que prevê ainda a intervenção em outras 25 a 50 nascentes. O método ‘Caxambu’ abordado durante o curso, foi aplicado na parte prática, na Boa Vista.  Ele consiste em uma limpeza do local da nascente e logo depois, a construção de uma espécie de caixa protetora com pedras e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo.

“Diante da emergência dessa temática, a recuperação da nascente na comunidade da Boa Vista, é uma realidade que provoca mudanças e impactos positivos na qualidade de vida da população e conservação do meio ambiente. Além de medidas de proteção e isolamento da área para evitar o acesso de animais nas proximidades também realizou-se a conscientização ambiental dos moradores, que participaram de todo o processo de recuperação, proteção e preservação da nascente”, explica o secretário de meio ambiente, Demósthenes Júnior.

Integraram a ação, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Aiba, Abapa, UFOB, Ong’s ambientais, Inema, Centro de Zoonoses, Bahiater e Embasa.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

A Semana do Autismo terminou com uma grande conquista. Na Sessão desta terça-feira, 10, a Câmara de Barreiras aprovou por unanimidade o projeto 026/2018, de autoria da vereadora Graça Melo que desde o ano passado colabora de maneira efetiva com o fortalecimento das ações em prol dos autistas da cidade.

O projeto 026/2018 institui a inserção do símbolo do Autismo em órgãos públicos e privados. Todos aqueles que disponibilizam de atendimento prioritário devem colocar nas placas de indicação a fita “quebra-cabeça” – símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista. Com isto, a vereadora pretende igualar os Autistas aos demais beneficiários do atendimento prioritário.

“Estou muito feliz com esta aprovação, e agradeço aos colegas pela parceria. É necessário buscarmos, sempre, meios que facilitem a vida dessas pessoas e, acima de tudo que garantam os direitos de cada uma. A realização da Semana do Autismo em Barreiras foi muito importante para o crescimento de todos nós, que saímos ainda mais conscientes de que a luta em benefício dos Autistas, é diária”, disse Graça Melo.

A Semana do Autismo foi realizada de 02 a 08 de abril e teve uma programação bem diversificada. Contando com a participação da vereadora, aconteceram: Tribuna Popular na Câmara de Vereadores sobre o tema; roda de conversa com adolescentes autistas; tarde no cinema; trilha solidária em prol da Associação dos Amigos dos Autistas; formação para a equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho –debatendo Autismo e Diagnóstico Precoce; entrevistas em rádio, e também foi realizado um Bazar.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores em Barreiras





Foi ao som de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, na flauta doce do aluno Eric Rian da Silva do 6º ano, que a comunidade do Bairro Ouro Branco comemorou junto com a comitiva do prefeito Zito Barbosa a entrega da Escola Municipal Iazinha Pamplona, completamente reformada. Na tarde desta segunda-feira, 09, a programação de entregas passou também pela Escola Alcyvando Liguori da Luz II, no Bairro Flamengo, e Escola Maria Castro e Silva, no Bairro Ribeirão. Com as aulas em andamento normal, as unidades educacionais receberam intervenções no piso, telhado, pintura, rede elétrica, banheiros, acessibilidade e móveis novos.





“Hoje vemos a mudança da estrutura física que nós tanto almejávamos durante tantos anos, a escola estava em uma das situações mais caóticas que existia. Eu trabalho aqui há dez anos, mas tem colegas com 20 anos de serviços prestados, e só agora vimos essa transformação”, disse Sônia Escobar, diretora da Escola Municipal Iazinha Pamplona.

Na Escola Alcyvando Liguori da Luz II, o clima de alegria não foi diferente. Os alunos sofriam com a má qualidade da estrutura, principalmente no período chuvoso. “Quando chovia, tinha que mandar os alunos embora ou ligar para não virem à aula, o medo era que o teto desabasse, mas acreditamos que tudo tem o seu momento e o nosso chegou”, destacou a diretora Ivanilde dos Santos.



O momento foi de homenagem à contribuição de Alcyvando Luz e sua família no desenvolvimento da escola pública. “É uma grande honra representar a família, é uma homenagem muito bacana a um filho dessa cidade. Esperamos que os vereadores aprovem cada vez mais projetos importantes para a educação e que o município abrace esses projetos”, comentou Fátima Liguori, psicoterapeuta voluntária da escola.   

O prefeito Zito Barbosa, vereadores e secretários de governo finalizaram a programação do dia, na Escola Municipal Maria Castro e Silva. No local, a comunidade preparou uma grande festa com apresentações de música e dança para comemorar a requalificação do prédio, onde um incêndio havia danificado a cantina. “Nós somos gratos pela nova escola, cada aluno que vem aqui sai com o sorriso no rosto. A nossa comunidade ficou muito feliz, sabemos da dificuldade até aqui, o dia da nossa vitória chegou”, disse Adriana Brito, moradora do Bairro Ribeirão.



Após receber homenagens da comunidade escolar, o prefeito Zito destacou que “educação tem que ser prioridade de qualquer governo, principalmente aquele que quer ver a sua cidade, o seu estado e o seu país crescer e desenvolver, é isso que temos feito em Barreiras, nos comprometemos com as mudanças e assumimos o desafio de transformar a educação em nosso município e estamos fazendo em um curto espaço de tempo”, declarou Zito Barbosa. 

O prefeito ainda anunciou que a prefeitura fará melhorias nas ruas do entorno da Escola Iazinha Pamplona e cobertura da quadra de esporte da Escola Alcyvando Liguori da Luz II.  Segundo Zito, a prefeitura está finalizando o planejamento da construção de uma grande escola que servirá de referência às comunidades do Ribeirão, Boa Sorte e Conjunto Habitacional Boa Sorte.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



Começou nesta segunda-feira (09/04), na região Oeste da Bahia, a 42ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), operação coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e em conjunto com mais de 30 órgãos estaduais e federais, num total de 220 agentes. A força-tarefa fiscaliza as cidades banhadas pelo Velho Chico e localidades vizinhas, com o objetivo de evitar atividades de degradação no rio considerado da integração nacional.



No primeiro dia de ações, o Ibama apreendeu, em uma cerâmica no município de Serra Dourada, 50,5 m3 de toras de angico, que equivalem a três caminhões cheios de madeira nativa. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 15.150,00 ao proprietário da cerâmica.



Durante a fiscalização de estabelecimentos que comercializam agrotóxicos, em Santa Maria da Vitória, a equipe da FPI interditou 15 quilos de um produto formicida. O proprietário foi autuado em R$15 mil reais de multa.  Também houve apreensão de um caminhão adulterado e a prisão de uma pessoa. Mais de 60 animais silvestres, entre eles, pássaros e 04 jabutis, ainda foram resgatados.



A FPI continua nos próximos dias. Mais de 10 municípios estão sendo fiscalizados.

Participam da fiscalização os seguintes órgãos: Adab, Crea-BA, ANM, Funasa, Ibama, Inema, MPE-BA, MPF-BA, MPT - 5ª Região, Divisa, Polícia Militar (Coppa e Cipa), PRF, Seagri, Sefaz, Sema, Sesab, SSP-BA, SRTE, SFPA, PF, CRMV, Ipac, Sudec, SPU, Sepromi, Incra, Funai, CBHSF, Agência Peixe Vivo, OAB, Marinha e Graer.

Fonte: MP

A Prefeitura de Angical, em parceria com a Policia Militar do estado da Bahia, está oferecendo aos alunos da rede municipal, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, (PROERD). O projeto acontece pelo segundo ano consecutivo e tem como principal objetivo, orientar os estudantes do ensino infantil e fundamental, que estão em fase de vulnerabilidade, pois é um período onde esse jovem tem uma curiosidade aguçada para muitas situações e com isso, o risco do envolvimento em coisas erradas aumenta.

O projeto está sendo oferecidas as turmas de 1º, 2º, 5º e 7º ano, na sede do município. No segundo semestre, os alunos do distrito de Missão do Aricobé, serão beneficiados.



Durante os encontro, o policial militar, fala sobre comportamento na sociedade, problemas causados pelas drogas, desobediência em família e vários assuntos que despertam a curiosidades dos alunos nesta faixa etária.

O Projeto atualmente é um dos instrumentos mais plausível e de fácil acesso aos estudantes. A SD/PM Calazans, comentou a atuação do projeto na cidade de Angical.

¨ Proteger as crianças contra diversos perigos é de fundamental importância, e o PROERD representa a união de esforços entre Polícia Militar, Entidades Educacionais, Famílias e Comunidades com o objetivo de desenvolver habilidades para a saúde e segurança das crianças. O PROERD é mais uma ação preventiva desenvolvida pela PMBA, que imbuída de sua missão institucional, vem trabalhando em prol da valorização da vida e do desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e feliz¨. disse Calazans.

Para a Secretaria de educação, Anísia Aparecida, o PROERD não é apenas um projeto, mas sim, a uma formação diferenciada



A gestão municipal, nunca mediu esforços para oferecer qualquer projeto que venha beneficiar aos estudantes e a população em geral. Desde o segundo semestre do ano passado, nós conseguimos implantar o projeto em Angical e com apoio do Prefeito Gilsão, a parceria foi renovada. Esse ano, contando com uma profissional da casa, e com isso, temos a condição de oferecer o projeto para um número maior de alunos. O Proerd, não é apenas um projeto, é uma formação, que qualifica o aluno e queconsequentemente, retransmite esse conhecimento aos pais, amigos e familiares, ¨disse Anisia Aparecida. Em 2017, o Proerf, formou 79.555 alunos em todo o estado da Bahia.

O que é o PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do Programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O PROERD é o PROgrama Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de Angical









Na última semana, os produtores rurais baianos, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), continuaram avançando na recuperação de nascentes pelo oeste da Bahia. No último sábado (7), foi revitalizada a nascente na sede municipal de Wanderley, contribuindo para garantir a vazão de água para o riacho Tijucuçu, que passa na cidade. Na última quarta-feira (4), na localidade de Alto da Boa Vista, na zona rural de Barreiras, foi protegida a nascente que beneficia diretamente 20 famílias que dependem dessas águas para as atividades básicas e para a irrigação das lavouras. Nas duas cidades, a recuperação das nascentes foi o marco do fim de um curso realizado juntamente com as prefeituras, para a capacitação de técnicos do poder público, sociedade civil e entidades representativas do meio ambiente locais.

Em Barreiras, a moradora Darilene Maria de Jesus de Oliveira, 55, acompanhou de perto as ações, e ficou agradecida com este trabalho. “Usamos a água desse riacho para tudo, tem uma bomba que puxa a água para encher as caixas. É importante para que tenhamos muita água e limpa direto”, afirma ela, que planta no quintal, uma hortaliças, verduras e frutíferas para o consumo do dia-a-dia. A moradora cita dois principais benefícios levados pela proteção da nascente com o método “Caxambu”, aplicado nesta intervenção durante o curso. “Depois da limpeza do local, foi feita uma espécie de caixa protetora com pedra e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo”, afirmou o engenheiro agrônomo, Renato Rios, responsável pela intervenção e pelo curso.

Para o diretor do departamento de agricultura de Wanderley, Luís Carlos Araújo, a iniciativa visa ser o início do piloto para revitalizar o riacho Tijucuçu e o curso vai garantir que mais pessoas estejam engajadas neste compromisso. “Agora, com este grupo montado serão definidas as próximas ações. Já tem muitas pessoas que querem ver as nascentes dentro das suas propriedades protegidas ou recuperadas”, afirma. Para o técnico responsável pela área de educação ambiental da Sematur Barreiras, Ronaldo Ursulino, a capacitação disseminou o conhecimento adquirido para apoiar a recuperação em novas intervenções.

“O curso aprimorou o olhar em relação à identificar as técnicas que devem ser utilizadas em cada caso, seja para proteger, ou para recuperar a área da nascente degradada”, afirmou Ursulino. A previsão é que sejam protegidas e recuperadas de 25 a 50 nascentes em Barreiras. Além de Barreiras e Wanderley, a parceria entre os agricultores baianos, por meio da Aiba e Abapa, e as Prefeituras, também vem acontecendo em São Desidério, onde já foram protegidas e revitalizadas seis nascentes de rios desde o início de fevereiro.

Fonte: ASCOM ABAPA

O secretário de meio ambiente e turismo de Barreiras Demosthenes Jr. participou nesta quinta-feira, 05, no Hotel Solar das Mangueiras do diálogo com a sociedade civil e instituições sobre a Etapa de Prognóstico e Subsídios à Implementação do Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Bacia Hidrográfica do São Francisco – BHSF, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. Além de Barreiras, a programação também será realizada em mais três cidades estratégicas da bacia hidrográfica: Belo Horizonte, Petrolina e Maceió.

“O intuito do Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE é valorizar as particularidades ambientais, sociais, econômicas e culturais, além das vulnerabilidades e potencialidades existentes no território estabelecendo, a partir daí, alternativas de uso e gestão que oportunizam as vantagens competitivas do território, qualificando a atuação do poder público e do setor privado, gerando maior segurança e eficiência às ações e investimentos feitos”, disse o secretário de meio ambiente e turismo de Barreiras Demosthenes Jr.

De acordo com coordenador-geral de gestão ambiental territorial e urbano do MMA, Salomar Mafaldo, essa fase de discussão servirá para definição de zonas e diretrizes a serem estabelecidas para o desenvolvimento da bacia. “Essa etapa se materializa na definição de zonas e diretrizes de ação a serem adotadas, visando garantir o uso sustentável nos recursos naturais a médio e longo prazo para a Bacia Hidrográfica do São Francisco”, explica o coordenador.

A elaboração do ZEE é realizada em quatro etapas com ações pré-definidas. Na etapa de Planejamento, pretende-se estruturar as instâncias de gestão e definir os temas e questões estruturantes. A segunda etapa é o Diagnóstico, que contempla a análise integrada da situação atual do território, suas vulnerabilidades e potencialidades. A próxima etapa é o Prognóstico que prevê a construção de cenários prospectivos e a definição de diretrizes de gestão. Por fim, a etapa de Implementação define os planos de ação, os indicadores de monitoramento e avaliação e as estratégias de comunicação e capacitação.

 

 

 

Segundo o secretário Demósthenes Júnior, o ZEE é um instrumento de gestão para a sustentabilidade. “O Zoneamento busca contribuir para racionalizar o uso e a gestão do território, reduzindo as ações predatórias e apontando as atividades mais adaptadas às particularidades de cada região, garantindo o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, acrescentou.

 

 

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu suspender por tempo indeterminado a Resolução nº 716, de 30 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornaria obrigatória a Inspeção Veicular para renovação do licenciamento anual de um automóvel em todo o Brasil.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial da União (DOU).

Pela resolução, os carros deveriam passar pelas inspeções como parte do processo de renovação do licenciamento, e para obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV).

Elas teriam dois anos de validade. O início do processo era previsto para o próximo 1º de julho, data limite para que os departamentos de trânsito estaduais (Detrans) enviassem ao Denatran o cronograma necessário para realização dos procedimentos.

De acordo com o diretor do Denatran, Maurício Alves, a definição dos requisitos para criação do cronograma é um dos motivos que dificulta a implementação dessa resolução.

"Estamos sempre atentos às demandas dos Detrans, que são nossos parceiros na fiscalização das leis de trânsito,e entendemos que esse processo precisa passar por um debate mais aprofundado, para que possamos aplicá-lo da melhor maneira possível, com o mínimo de transtorno à população", explicou.

Ainda não há data ou previsão para que o tema volte a ser discutido.

Fonte: Uol







Os próximos dias deverão ser de mais chuvas em Luís Eduardo Magalhães, onde chove ocasionalmente desde a última sexta-feira (6). Mesmo não sendo constante, a quantidade foi suficiente para tirar o sossego de moradores em alguns bairros da cidade, segundo vem apurando a Prefeitura Municipal.

De acordo com o site AccuWeather, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias em Luís Eduardo Magalhães. De terça à quinta-feira próxima, por exemplo, deverão acontecer aguaceiros com trovoadas. As pancadas de chuvas prosseguirão até o próximo domingo, dia 15.

O site informa que o pico em milímetros aconteceu no domingo, com 3 mm. A mesma medida será deverá ser registrada na quarta e na quinta. Já as temperaturas mínimas ficarão limitadas a 18 graus, enquanto os picos variando entre 25 e 28 graus Celsius. O

O serviço de drenagem feito pela Prefeitura Municipal tem sido feito diariamente e graças a ele provavelmente uma nova tragédia, como a de 2017, tenha sido evitada por várias vezes nesse período chuvoso.

Na manhã desta segunda-feira (9), por exemplo, as equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham arduamente nos bairros Mimoso I, II e Jardim das Acácias. O cronograma de terraplanagem nos bairros foi alterado para priorizar as localidades onde a chuva tem caído com mais intensidade nos últimos dias.

O prefeito Oziel Oliveira afirma que o Município continua trabalhando para que a obra continue melhorando a qualidade de vida da população. As equipes de manutenção e limpeza da Prefeitura trabalhavam nas ruas, com a finalidade de manter, sob o máximo controle possível, a situação em meio à tempestade.

O prefeito tem acompanhado diretamente os transtornos vividos pela população e, desde a tarde do último domingo (8), tem percorrido a cidade, juntamente com parte da sua equipe de governo, também com a finalidade de mapear as áreas de alagamento.

“A mesma chuva que proporciona o crescimento da nossa cidade também causa danos, mas estes, graças aos investimentos da gestão com recursos próprios, são bem menores agora que em 2017”, pontuou ao relembrar que as chuvas registradas ano passado deixaram cerca de 200 famílias desabrigadas na cidade.

Oziel Oliveira lembra que as obras de drenagem e desobstrução do canal do Rio dos Cachorros são feitas com recursos próprios do município. “Graças a essa atenção dada, nossa cidade está aguentando a força das chuvas deste ano”, finalizou.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |