Blog Santo Antônio
Notícias









Nesta segunda-feira, 13, a 85ª CIPM iniciou a 2ª semana do Ciclo de Instruções Continuadas para a requalificação de seu efetivo. Pela manhã, o Tenente Franciel, da Rondesp Oeste, ministrou instruções teóricas com conceitos e princípios da abordagem. 

A tarde a tropa realizou a prática de abordagem a pessoas a pé e embarcadas em veículos duas e quatro rodas.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE



A Secretaria de Trabalho e Assistência Social recebeu na manhã desta segunda, 13, a doação de diversos alimentos não perecíveis, arrecadados pela Associação de Bombeiros Civis de Barreiras, em prol das vítimas da última enchente que deixou centenas de famílias desabrigadas em Luís Eduardo Magalhães.

A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson, recebeu a diretoria da Associação: Flávia Luciano, Diretora Administrativa; Nelice Ferreira, Diretora de Marketing e Audelito Rodrigues, Vice-Presidente, que vieram pessoalmente fazer a entrega dos alimentos e empenhar mais uma vez, sua solidariedade.



A CAMPANHA - Para arrecadar os alimentos, a Associação de Bombeiros Civis de Barreiras realizou três “Aulões de Oratória”, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Baianópolis. A inscrição do curso foi efetuada com um quilo de alimento não perecível.

SITUAÇÃO DOS DESABRIGADOS - Desde o dia 10 de fevereiro, quando o primeiro grande volume de chuvas atingiu o município de Luís Eduardo Magalhães, fazendo transbordar o Rio dos Cachorros e causando grandes inundações, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, tem envidado esforços no sentido de garantir o restabelecimento do conforto às centenas de famílias desabrigadas.



Diante da calamidade, a Secretaria colocou em prática um plano de ação para organizar os trabalhos necessários frente à situação emergencial do município: acionou os órgãos setoriais da prefeitura; compôs equipes para acolhimento, avaliações e intervenções necessárias; implantou ponto de apoio, recebimento e distribuição de donativos na Escola Vânia Aparecida; removeu a população das áreas afetadas, de alto risco e risco iminente; efetuou visitas técnicas com engenheiros para avaliação de danos; organizou atendimentos em saúde e alimentação para os desabrigados; distribuiu colchões, cobertores, alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal para os mesmos; providenciou moradia e auxílios moradia para aqueles que perderam suas casas.



A extensão do problema fez com que o Prefeito Oziel Oliveira decretasse Estado de Emergência, prontamente acolhido pelos governos estadual e federal. Os esforços continuam sendo empregados para que tudo volte ao normal no município. Ainda serão disponibilizados cerca de 100 auxílios moradia e liberados reparos estruturais para residências danificadas, de acordo com os laudos emitidos pelos engenheiros responsáveis pelo levantamento.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
11
Mar / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube



Tecnologia, sustentabilidade e rentabilidade, foram as palavras de ordem da Passarela da Soja e do Milho 2017, realizada pela Fundação Bahia e Embrapa, no sábado, 04 de março em Luís Eduardo Magalhães, que reafirmou que é a força do agronegócio na região, reunindo mais de 700 participantes, entre eles, produtores, consultores, tradings, associações de classe, instituições de ensino e pesquisa, além de outros participantes ligados ao agronegócio.

“Há 20 anos, independente de todas as crises, o agronegócio tem sido positivo na região. Precisamos continuar essa história, e para isso, é indiscutível a necessidade de pesquisas. Graças à parceria com a Embrapa conseguimos evoluir e podemos ir muito mais longe. Com pesquisa é possível trazer cada vez mais tecnologia, sustentabilidade e rentabilidade para o agronegócio da região, gerando emprego e distribuição de renda”, disse o produtor e presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal.

Com quatro estações técnicas os participantes tiveram a oportunidade de ouvir, logo na primeira estação, sobre o ‘Grande potencial Produtivo das BRS na Cultura da Soja’, com os palestrantes Dr. André Ferreira (Embrapa) e o Engº. Agrº Eugênio Pires (Fundação Bahia). Na segunda, o tema foi ‘Arranjo de Plantas de Soja e suas Interações Fisiológicas’, com Dr. Leonardo Campos (Embrapa). Já na terceira, os participantes ouviram sobre ‘Sistemas de cultivo VS Nematoide’, com Dr. Fabiano Perina (Embrapa) e Dr. Júlio Bogiani (Embrapa). Por último, e quarta estação, foi abordado sobre ‘Enfezamento em Milho’, com Dr. Rodrigo Veras (Embrapa).

Nos plot’s demonstrativos foram apresentados as novas cultivares da Fundação Bahia/Embrapa, Fertilidade do solo e Manejo Nutricional e Fisiológico na Cultura da Soja e do Milho, Sistema de cultivo VS Nematóide, Vitrines tecnológicas/variedades comerciais de soja e do milho e a grande novidade que foi o Minilaboratório para identificação de nematóides.

“O resultado da região é a soma de esforços individuais com objetivos comuns. Ciente disso, eu tenho um objetivo que é plantar todo o refúgio com as sementes da Fundação Bahia/Embrapa. Nessa última safra, já colhemos cerca de 200 ha, e o meu conselho como produtor é que usemos o que as nossas entidades tem pesquisado, façamos o nosso refúgio, de preferência, com essas variedades, e isso dará sustentabilidade à Fundação Bahia a longo prazo”, enfatizou o produtor e presidente da Aiba, Celestino Zanella, que relatou sobre a sua experiência com a escolha das variedades da Fundação Bahia/Embrapa.

Pela primeira vez na Passarela, os professores da área de Química da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), falaram sobre as primeiras impressões sobre o evento. “Vimos aqui um poder muito grande de disseminação do conhecimento. Existe, naturalmente, uma dificuldade de se passar conhecimento científico, e o que podemos presenciar, foram pesquisadores fazendo isso com muita facilidade.

Conseguimos enxergar que todas essas novas tecnologias são muito importantes tanto para a região, quanto para os produtores que buscam lucratividade e sustentabilidade, e isso é muito importante”, ressaltou o professor, Douglas Ferreira. Para a professora, Cristine Carneiro, foi interessante ver a participação de outras empresas.

“É muito bom ver essas empresas participando e contribuindo com o agronegócio regional. Somos novos na região e pudemos observar que há uma parceria muito forte em toda a cadeia produtiva. Isso é importante.

A UFOB também começa a se sobressair e aqui estamos para mostrar a participação da universidade nesse processo de desenvolvimento e, para isso, saímos em busca de parcerias também, com foco no desenvolvimento tecnológico da região”, disse a professora.

Além do apoio das entidades, como: Prodeagro, Abapa, IBA, Aiba, Grupo Fitossanitário, Sindicato Rural de LEM, Sindicato Rural de Barreiras, FAEB, FAAF, UNEB, UFOB, FASB, UEG, AEAB, ADAB,Governo da Bahia, Prefeitura de LEM e os agentes financeiros público e privado, o evento contou com o apoio dos seguintes patrocinadores nacionais e multinacionais com estandes, são eles: Arysta, Biovida, Bayer, Basf, JCO, Du Pont, Ihara, Louxembourg/Amasolo, Syngenta, Yara,Maxum Case , Agrosul-John Deere, Jaraguá /New Holand, os sementeiros da Fundação Bahia , Morinaga Sementes, Celeiro Sementes e Ponto Sementes.

O próximo evento da entidade será o Encontro Técnico do Café, que acontecerá dia 08 de abril no Campo Experimental da Fundação Bahia em parceira com o Abacafé e os seus parceiros. Mais informações sobre esse evento ligue no telefone: 77 3639-3132.

Fonte: Virgilia Vieira Assessoria de Comunicação

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Carlos Koch, Santil, Kenni, Keumuth, Cleide Bosa, Luciano, WGS, Reinildo, Filipe, Silvano e Raimundo

Aconteceu ontem, quinta-feira, 9 de março, na Câmara Municipal, mais uma reunião para tratar sobre Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do município. A reunião foi presidida pelo Vereador Reinildo Nery.

Na elaboração desse projeto, o principal desafio municipal será organizar a ocupação urbana, o sistema viário básico, a demanda por infraestrutura e ainda controlar o impacto ambiental, promovidos pelo acelerado ritmo de crescimento do município a médio e longo prazo.

O plano Diretor e as Leis que o complementarão, tem como vertente, estimular o desenvolvimento econômico no território municipal, atendendo as necessidades básicas da população em relação aos bens e serviços, bem como articular e mediar os interesses que agem neste mesmo local.

E é visando isso, que a Casa de Leis deste município está incansavelmente estudando e buscando informações técnicas e sociais para que o Plano Diretor deixe de ser para “alguns” e passe a ser de todos. “O que nós, representantes do Povo queremos é que o PDDS passe a ser conduzido de forma mais justa, igualitária e passe a ter a participação legítima de todos os setores da sociedade luiseduardense”. Disse Reinildo.

Durante a reunião, foram analisadas as questões dos novos perímetros urbanos, parâmetros construtivos e zoneamento.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



A Ilha Grande recebeu ontem (9), na Associação das Mulheres, a visita de técnicos da Secretária Municipal de Agricultura, Comércio e Abastecimento, para tratar de assuntos relacionados ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), onde o município de Ibotirama, em parceria com o governo do estado, garante a compra da produção de alimentos, que são distribuídos para as famílias de baixa renda e merenda escolar.

A Associação das Mulheres da Ilha Grande, já é conhecida regionalmente pelos trabalhos de artesanato com a palha do milho, o que, além de gerar renda, acresce e muito o patrimônio cultural de Ibotirama. “Aqui na Ilha, além do cadastramento dos produtores do PAA, estamos revitalizando todo o processo artesanal, que é um dos fatores principais de geração de recursos para estas famílias”.  Afirmou o Secretário José Rodrigues.

Fonte: CECOMM IBOTIRAMA

Os candidatos que concorreram a uma vaga para a Prefeitura Municipal de Barreiras já podem consultar o resultado da seletiva divulgado na noite da última quarta-feira, dia 8. Para verificar todos os cargos e os classificados basta acessar pelo endereço eletrônico clicando AQUI.

O certame contou com aproximadamente 7 mil inscritos na seletiva, onde serão efetivados profissionais em vários cargos por um período de um ano, podendo ser prorrogado por até mais um ano, conforme a necessidade da prefeitura.

O prazo para divulgação do concurso teve que ser modificado tendo em vista a grande demanda de inscritos. A previsão é que seja publicado o edital de convocação nesta quinta-feira, dia 9, e amanhã está previsto a apresentação da documentação para contratação. Caso sejam confirmados esses trâmites os novos servidores deverão ser empossados a partir da segunda-feira, dia 13, suprindo assim as necessidades do município, conforme publicado no Diário Oficial.

Fonte: Ascom Prefeitura de Barreiras


Vereador Reinildo Nery

Realizou-se terça-feira, 07 de Março, a 2ª Sessão Ordinária da 5ª Legislatura do ano de 2017, na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães. Durante a sessão foram apresentadas 57 indicações, aprovados três projetos de lei, nove requerimentos, uma moção e uma emenda modificativa. A Sessão foi presidida pelo vereador Reinildo Nery dos Santos. Todos os Edis estiveram presentes.

O Presidente da Câmara, vereador Reinildo Nery, relatou em seu discurso inúmeras insatisfações em relação a atual gestão, uma delas é sobre o PDU (Plano de Desenvolvimento Urbano) “Existem grupos com interesses particulares aqui na cidade, inclusive tenho recebido ligações e mensagens com interesse de serem realizadas ´reuniões particulares`, no entanto deixei bem claro, que, todas as decisões desta Casa de Leis serão tomadas entre os 15 parlamentares e não individualmente”, disse Reinildo.

O vereador também ressaltou sobre a “submissão” dos Secretários Municipais em relação as suas pastas “Será mesmo que os secretários têm ‘tinta na caneta` para resolverem as demandas diárias? Pois o que estamos vendo é um poder centralizado e servidores sem autonomia nenhuma”. Indagou o Presidente da Câmara.

Reinildo ainda parabenizou a Associação de Amigos do Autista de Luís Eduardo Magalhães, que se fez presente na Sessão de ontem, com participação de tribuna livre. Para a Câmara Municipal iniciativas solidárias como esta devem ser apoiadas, com toda a atenção possível, pois são diagnósticos ainda desconhecidos o que dificulta o tratamento, principalmente para as famílias sem recursos. Os vereadores se colocaram a disposição da AMALEM para dar continuidade a essa luta por direitos e recursos que está apenas começando.


Vereador Keumuth Maclarem

O Vereador Keumuth, com o uso da palavra, agradeceu a todos os presentes e parabenizou em nome de sua esposa Naiara Lopes, todas as mulheres pelo dia Internacional da Mulher. Na oportunidade o Edil solicitou a atual gestão que se atenha ao momento presente e não fique fazendo comparações, e sim que trabalhe para que a cidade continue nos trilhos do desenvolvimento. “Ficar denegrindo a gestão passada não resolve, o que a cidade precisa é de soluções eficazes, como por exemplo, a questão do asfaltamento que está sendo executada de maneira incorreta”. Disse Keumult.

Vereador Márcio Rogério

No uso da tribuna o Edil agradeceu mais uma vez a presença assídua da população nas sessões: “As pessoas estão vindo aqui em razão dos trabalhos que, nós, nobres colegas vereadores estamos fazendo, tenhamos absoluta certeza de que, enquanto estivermos trabalhando em prol da comunidade essa casa estará sempre assim com a presença do povo. Povo este que sim são os donos desta cidade, não um casal de políticos que vêm se dizendo donos de Luís Eduardo Magalhães”.

O vereador ainda destacou a importância da presença de todos os Secretários Municipais - através de pedido de requerimento - para prestarem esclarecimentos sobre a real situação que se encontra o poder Executivo e quais são os projetos futuros para o município. Por fim agradeceu ao Presidente da Casa, Vereador Reinildo Nery, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo junto aos demais Edis “Estou muito orgulhoso em fazer parte dessa legislatura, a minha vontade é que pudesse haver reeleição para a presidência dessa casa”. disse Márcio Rogério.

Vereador Raimundo Nacional Motos

Na sua fala, o parlamentar fez questão de agradecer ao Prefeito, Senhor Oziel Oliveira, que atendeu algumas das suas indicações e pedidos. “Todos me conhecem e sabem que se houver a necessidade de cobrar, eu cobro, como fiz na Sessão passada, mas hoje eu só quero agradecer ao executivo no nome da Senhora Katerine Rios e demais servidores que têm me atendido muito bem ali na Prefeitura", disse Raimundo.


Vereador Kenni Roberto Henke

Em seu terceiro pronunciamento oficial na Câmara Municipal, Kenny vem fazendo várias denúncias a pedido da população e uma delas é sobre as contratações relacionadas aos professores do município “Tenho recebido inúmeras pessoas com dúvidas relacionadas ao edital deste processo seletivo e diante da situação, procurei o Ministério Público para que assim todas essas dúvidas e supostos erros sejam esclarecidos para a população e que fique claro que não estou aqui como oposição para `travar´ as contratações e sim como fiscalizador eleito pelo povo, pois esse é o nosso papel”, concluiu Kenni Henke

 

ORDEM DO DIA

EM SEGUNDA VOTAÇÃO PROJETO DE LEI

- Projeto de Lei nº 067/2016, que “Dispõe sobre a concessão de direito real de uso de área publica do Loteamento Mimoso do oeste para o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e dá outras providências”.

- Projeto de Lei nº 068/2017, que “Dispõe sobre a concessão de direito real de uso de área pública do Loteamento Mimoso do Oeste para o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e dá outras providências”.

- Projeto de Lei nº 069/2017, que “Dispõe sobre concessão de direito de área pública do Loteamento Mimoso do Oeste para Igreja Evangélica Pentecostal o Brasil para Cristo e dá outras providências”. Em segunda votação, todos os projetos foram aprovados por unanimidade. Foram apresentados também nove requerimentos e 36 indicações.

Em segunda votação, todos os projetos foram aprovados por unanimidade. Foram aprovados também nove requerimentos e 21 indicações.

Fonte: Ascom Câmara

Fonte: Grupo Santo Antonio
09
Mar / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da SUTRANS, iniciou a retirada de diversos painéis e placas de propaganda instaladas irregularmente às margens da BR.

A medida atende à normatização do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que determina que às margens de rodovias federais – como a BR 020 e a BR 242, que cortam o município, as únicas placas de devem estar afixadas são as de sinalização e orientações de trânsito.

A ação faz parte do Programa CIDADE QUE TE QUERO LIMPA e tem o objetivo de trabalhar a despoluição visual do município, harmonizar a comunicação que integra o espaço urbano da cidade – praças, canteiros, ruas, avenidas e rodovias, disciplinando o que já é permitido, orientando correções necessárias e fiscalizando o cumprimento das regras.

Além do aspecto estético, a ação também visa compatibilizar as modalidades de comunicação visual com as normas e sinalização de trânsito, de forma a facilitar o acesso às placas informativas, inclusive de serviços de saúde, ambulâncias, Corpo de Bombeiros e polícias.

“Nossa ideia é a de reduzir a poluição visual, ordenando os muitos elementos que compõem a paisagem urbana, e valorizar o patrimônio ambiental e o planejamento urbano da cidade.” Destacou o Prefeito Oziel Oliveira.

Empresários, comerciantes e prestadores de serviço que queiram preservar suas placas e outras modalidades de anúncios, devem retirá-las e consultar a SUTRANS para informações sobre os locais permitidos para uso de propaganda.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

No próximo dia o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá o lançamento do projeto de enfrentamento à violência vivenciada pelo público feminino no município de Luís Eduardo Magalhães, que tem como finalidade o amparo, a segurança, a proteção da mulher e a preservação da sua família por meio da oferta de uma rede de serviços.  

A implantação do projeto, que será multissetorial com o envolvimento de várias secretarias da Prefeitura, se fundamenta pelo alto índice de mulheres vítimas de agressão, muitas vezes ocorrida em seus próprios lares. É sabido que os atos violentos, que não se resumem tão somente ao abuso físico, mas psicológico, moral, sexual e patrimonial erefletem em toda família, gerando problemas devastadores de difícil solução. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), principal legislação brasileira para enfrentar esse tipo de violência – representa um importante avanço; contudo ainda é insuficiente para mitigar o impasse, que cresce assustadoramente. Medo, vergonha, ausência de apoio familiar e de amigos, dependência financeira, inexistência de um lugar humanizado para registrar a denúncia, temor de um possível desfecho de impunidade do agressor são alguns fatores comumente evidenciados nesses casos e que impedem as vítimas de procurar ajuda para mudar este cenário cruel e de dor.  Por isso, a relevância de se desenvolver um trabalho com sinergia e a participação de vários seguimentos da sociedade, amplificando o debate sobre o tema com as instituições, organizações e a própria comunidade. 

O empoderamento, a construção de autonomia, a elevação da autoestima, a conscientização de seus direitos, a responsabilização e ressocialização dos agressores são alguns dos resultados esperados. Entende-se por ressocialização no contexto da violência doméstica, a criação de meios que possibilitem a mudança de atitude do agressor através da reflexão, a ser conquistada, por exemplo, por meio da participação em grupos de apoio com suporte de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e acompanhamento de outros profissionais da saúde, quando identificado que o fator gerador da agressão é o álcool ou drogas, não se pretendendo com essa ação, o restabelecimento da convivência conjugal.

Outra importante meta é a criação de uma sede do Instituto Médico Legal por desempenhar um papel essencial no atendimento à mulher em situação de violência, principalmente às vítimas de abuso físico e sexual. Sua função consiste na coleta de provas imprescindíveis ao processo judicial e à condenação do agressor e facilitará a realização e continuidade dos procedimentos, considerando que as vítimas muitas vezes desistem de prosseguir com os trâmites legais por terem de se deslocar até Barreiras.  

Faz parte ainda dessa importante política pública, direcionar um tratamento especial para as mulheres que se encontram no estágio da menopausa. Nesse período ocorrem transformações no organismo feminino, que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças em razão do desequilíbrio na produção de hormônios, portanto a atenção e o cuidado devem ser redobrados nessa etapa. 

Oziel Oliveira designou uma comissão composta pelo o Secretário Municipal de Segurança – Daniel Alvares, pelas Doutoras Gabriella Moreira, Clécia Durval, Sônia Portella e a consultora, Dra. Flávia Rizkalla, para a criação, elaboração e implantação do projeto que envolverá também a captação de recursos e parcerias com organizações governamentais e não governamentais. 

“Toda mulher tem direito à vida, à dignidade, à segurança, à liberdade, ao respeito, a uma convivência familiar e comunitária tranquila. Nenhuma mulher pode ser subjugada, nem sofrer quaisquer tipos de agressão física, psíquica, sexual ou verbal. O projeto de enfrentamento desse problema visa criar uma rede de serviços com mecanismos capazes de amparar, preservar e proteger a mulher vítima da violência e sua família, ofertando assistência humanizada e qualificada com acolhimento e encaminhamento do caso. É nosso foco também, intensificar ações que garantam a responsabilização e o acompanhamento ao agressor.” Salientou o Prefeito Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

Um incêndio atingiu pelo menos 40 barracos na região de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (1º). O incidente acontece na Rua Pasquale Galupe, que fica na segunda maior favela do Estado. O Corpo de Bombeiros já está no local e, segundo informações do G1, 40 equipes com mais de 100 homens trabalham para conter o fogo. Capitão da corporação e porta-voz dos bombeiros, Marcos Palumbo informou que uma pessoa já foi atendida por inalação de fumaça. Imagens da Globo News mostraram os moradores nos telhados tentando apagar as chamas. As causas do incêndio ainda não são conhecidas.

Fonte: TV Globo

Na última sexta feira, 24, Na sede da 85ª CIPM, foi realizada uma reunião sobre o Projeto de enfrentamento de violência contra a mulher, com previsão para ser lançado pela Prefeitura de LEM no dia 08 de Março, dia Internacional da Mulher.

O projeto tem como finalidade o amparo, a segurança, a proteção da mulher e a preservação da sua família por meio da oferta de uma rede de serviços. Contará com o envolvimento de várias secretarias da Prefeitura, dentre elas, Saúde, Segurança Pública e Ação Social.

Durante a reunião, o Capitão Giovanni, Comandante da 85ª CIPM, orientou a equipe técnica que encabeça o projeto, formada por Dra. Flávia Riskala, a policial civil, Clécia Durval, cedida especialmente para tal fim, Daniel Alvarez, Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Também estiveram presentes, contribuindo para esta importante causa: o Capitão Marcelo e a Tenente Isis Borges, ambos da 85ª CIPM.

Fonte: 85ªCIPM

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |