Blog Santo Antônio
Notícias

O governador Rui Costa entregou, no último sábado (21), a BA-225, no trecho que liga a BR-135 ao distrito da Coaceral, totalmente restaurada. A via é umas das mais importante para o escoamento da produção agrícola da região, mas há tempos não passava por manutenção, dificultando a logística e onerando o frete dos produtos, além de colocar em risco a vida de quem por ela trafegava. A intervenção é uma reivindicação antiga da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ao governo do Estado.

Ao todo, aproximadamente 215 mil pessoas foram beneficiadas com a obra, que custou cerca de R$ 13 milhões aos cofres públicos. A recuperação deste trecho vai melhorar a vida de gente como Nivan Santiago, motorista do transporte escolar, que passa diariamente pelo local. “Eram tantos buracos na pista que sempre tinha carreta quebrada. Agora, a realidade vai ser outra, vai melhorar muito, além de representar uma economia de tempo e dinheiro para os donos de veículos, pois não tem mais negócio de pneu estourado, carro quebrado, e o trecho que a gente fazia em mais de três horas, agora se faz em 50 minutos”, relatou.

Os quase 80 quilômetros da rodovia receberam Tratamento Superficial Simples (TSS), mas o governador já anunciou que, ainda neste ano, o mesmo trecho vai ganhar uma pavimentação mais resistente: o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), um pavimento com uma durabilidade maior. “É um compromisso que temos com o Banco Mundial para fazer várias estradas com vida útil maior. Como aqui transita muitos caminhões pesados vale à pena. Para tanto, pedimos aos produtores que nos ajude no controle das cargas para que não exceda o máximo permitido”, disse.

Novas Demandas

O evento foi palco, ainda, de novas reivindicações. Os produtores rurais aproveitaram o encontro com o governador para apresentar a ele mais demandas da categoria. Os dirigentes da Aiba, Abapa, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Aprochama e Cooperfarms entregaram um ofício a Rui Costa.

O documento, assinado conjuntamente, solicita atenção especial do governador no que diz respeito ao combate à grilagem de terras, ao reforço à segurança pública, ao déficit de energia elétrica e à construção do rodoagro – um corredor viário que ligará a BA-459 (Anel da Soja) à BA-225 (Coaceral), cujo convênio já foi assinado entre a Aiba e o governo do Estado.

“A intenção deste documento entregue pelas cinco entidades representativas do agronegócio local é solicitar a ajuda do poder público no enfrentamento a sérios problemas que o setor enfrenta, além de viabilizar a execução de uma importante obra de infraestrutura, que precisa apenas sair do papel. Entregamos essas reivindicações ao governador e vamos marcar uma audiência nos próximos dias para aprofundar as discussões”, explicou o presidente da Aiba, Celestino Zanella.

Fonte: AIBA

A família Odebrecht não terá nenhum membro participando da administração nem dos conselhos da companhia homônima. A informação é do portal Valor Econômico, segundo o qual a decisão é um esforço para a organização sobreviver aos desdobramentos da Operação Lava Jato. Emílio Odebrecht deixará a presidência da empresa dentro de dois anos e a família terá papel de investidor, não mais de gestor. O grupo planeja abrir o capital da Odebrecht Engenharia em 2018, opção que o ex-presidente Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba, rejeitava. 

Fonte: Bahia Notícias

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) encaminhou ao poder público, na última semana, um documento contendo as principais reivindicações da categoria para a área rural do município. Dentre as demandas emergenciais apresentadas à administração municipal, estão questões como energia elétrica, comunicação, infraestrutura, impostos, segurança e órgãos governamentais.

Conforme explica a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, a elaboração deste documento é resultado de uma reunião junto ao secretário de Agricultura, Franco Bosa, que solicitou a apresentação das ações que os produtores consideram prioritárias. “Esperamos que esta lista de prioridades possa nortear as ações do poder público municipal para, efetivamente, melhorarmos a vida do produtor rural. Muitas dessas ações até não dependem de uma ação exclusiva do poder público, mas acreditamos que uma vez solicitadas pelo gestor municipal, teremos maiores chances de sermos atendidos”, disse.

Para melhorar a vida dos produtores rurais, de acordo com a presidente, é preciso resolver assuntos que são problema há tempo considerável.  “Precisamos aumentar a oferta da energia na região. Por isso, pedimos a implantação, pela Chesf, de uma linha de transmissão paralela e a construção de novas subestações. A comunicação no município de Luís Eduardo é outro problema que afeta diretamente o agronegócio. São muitas as dificuldades e prejuízos em virtude das constantes quedas de sinal, deixando o produtor sem telefone e sem internet – instrumentos essenciais nas empresas para diversos procedimentos, como por exemplo, a emissão de notas fiscais eletrônicas”, evidencia.

A presidente destaca ainda que o precário estado em que se encontram as estradas é de conhecimento notório e público, devendo esta questão ser resolvida ou amenizada, com a máxima urgência. “Em vista das constantes ações de criminosos na zona rural, o policiamento mais ostensivo mostra-se indispensável, bem como a implantação de um serviço de inteligência que leve à desarticulação das quadrilhas que estão agindo na região. Também pedimos que haja intervenção do município para que a unidade da Secretaria da Fazenda tenha mais autonomia, para que o produtor não precise, por exemplo, se deslocar ao município vizinho para obter autorização para impressão do bloco de notas fiscais de produtor rural. Além disso, pedimos também a instalação de um escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)”, informa.

Outra reivindicação importante diz respeito ao Imposto Territorial Rural (ITR), na qual se pede a definição do Valor da Terra Nua, respeitando-se os critérios estabelecidos na instrução normativa RFB n° 1562, de 29 de abril de 2015, bem como o estabelecimento da contrapartida do município em infraestrutura para a zona rural.

Fonte: Ascom Sindicato Rural

Fonte: Grupo Santo Antonio

O presidente eleito nos EUA, Donald Trump, nem iniciou seu mandato como presidente e já pediu para seu advogado para registrar o slogan de sua campanha eleitoral em 2020. Trump não perdeu tempo após a eleição presidencial em 2012 para escolher seu slogan para 2016 e agora também não esperou muito tempo para escolher seu slogan para sua reeleição em 2020: "Keep America Great" ou, na tradução livre, "Mantenha a América Grande", disse ele em uma entrevista ao Washington Post. O slogan de sua campanha presidencial no ano passado foi: "Fazer a América grande de novo".

Apesar de todo político já pensar sobre uma possível reeleição, Trump foi mais além. Ele praticamente continuou sua campanha,mesmo depois de ter terminado, realizando um "tour de agradecimento". Antes mesmo de tomar posse, Trump já havia falado sobre sua intenção de manter um escritório de campanha aberto durante todo o seu primeiro mandato para trabalhar em sua reeleição. "Estou muito confiante de que seremos grandes, e isso vai ser incrível...eu não falaria sobre isso se eu não tivesse a certeza sobre o que vai acontecer. O país será grande", disse o presidente eleito.

Fonte: Bahia Notícias

O Prefeito Oziel Oliveira está promovendo juntamente com a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, em parceria com a Associação de Moradores da Vila I - Assentamento Rio de Ondas, a criação de um Projeto de Agricultura Irrigada de 10 (dez) hectares de extensão. O objetivo principal do projeto é incentivar a construção de uma agricultura sustentável, que considere os fatores sociais e ambientais, além dos aspectos econômicos.

A tríade parceria – Agricultura/Meio Ambiente/Associação dos Moradores estabelece papéis definidos para cada parte. A Secretaria de Agricultura está estudando a viabilidade do solo, verificando aspectos como: fertilidade, textura, sustentabilidade e profundidade, para asseverar um plantio de qualidade e bons resultados na colheita.

“O que queremos com esse projeto é incentivar o pequeno agricultor na produção, encorajá-lo a adotar ações ecologicamente equilibradas, e gerar renda e emprego.” Comentou Franco Bosa, Secretário de Agricultura do município.

A participação da Secretaria de Meio Ambiente se justifica pela necessidade de definir as diretrizes e instrumentos que garantam a proteção ambiental, desenvolver ações educativas que suscitem senso crítico de responsabilidade dos envolvidos e garantir os trâmites de regularização ambiental do projeto, sem agressões ao meio ambiente.

“Essa gestão preocupa-se veementemente com aspectos ambientais. Sabemos que a não preservação do solo, das águas, da flora e fauna trazem prejuízos colossais para a própria população. Caminhamos no sentido de orientar o pequeno agricultor a adotar práticas sustentáveis na agricultura familiar e a manejar corretamente o seu território rural.” Explicou Izabel de Paula, Secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária.

A Associação dos Moradores do Assentamento Rio de Ondas – Vila I, através do seu Presidente - Sr. Otacílio de Sá e os 20 (vinte) produtores familiares que compõem o projeto terão a atribuição de estudar e definir as melhores culturas a fim de identificar quais delas são capazes de render resultados satisfatórios para essa política de fomento, tendo em mente a intenção do poder executivo em garantir a compra da produção para utilização na merenda escolar.

ASSENTAMENTO SEMPRE ESTEVE EM PAUTA PARA OZIEL OLIVEIRA

Oziel Oliveira, enquanto Deputado Federal alocou recursos destinados à Vila I do Assentamento Rio de Ondas, colocando fim ao longo sofrimento das famílias que ainda conviviam com a falta de água nessa localidade.

Uma Emenda Parlamentar do então Deputado, disponibilizada para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF; garantiu abastecimento de água para comunidades em vários municípios da Bahia, inclusive para a Vila I por meio da perfuração de um poço artesiano. Na ocasião, a Vila I contava com mais de 80 (oitenta) moradores e cerca de 30% (trinta por cento) deles, não contavam com a água encanada em suas residências.

“Sempre mantive o compromisso de lutar pelo progresso da cidade e bem-estar da população. Tenho muito carinho pelos moradores do Assentamento Rio de Ondas. Nossa equipe levará aos agricultores, assistência técnica, orientação e capacitação para que parte da produção seja destinada para a merenda escolar dos alunos da rede pública de ensino. Dessa forma, estaremos garantindo alimentação nutritiva e variada para os nossos alunos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis e ainda intensificando a economia local, sobretudo na zona rural. O nosso olhar e ações estão voltados para o bem de todos.” Destacou o Prefeito Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A ACELEM recebeu nesta quinta-feira, 19, algumas denúncias informando que há um senhor que está ligando nas empresas fazendo um orçamento de um determinado produto e fala que o funcionário dele que trabalha na fazenda vai retirar na empresa, só que antes de retirar os produtos ele fala que vai fazer um depósito na conta da empresa, faz um depósito no valor bem mais alto e liga na empresa falando que foi um erro da pessoa que trabalha no financeiro da fazenda, daí ele pede para estornar o valor que depositou a mais, só que o depósito é feito em um envelope vazio.

Comerciantes fiquem atentos, alertem a todos sobre este golpe.

Fonte: ACELEM

Na manhã desta quinta-feira, 19, a Guarda Municipal de LEM recebeu uma informação de um corpo encontrado na BR 242, próximo a chácara da empresa Galvani, na saída para Barreiras.

Segundo informações, um motorista parou uma guarnição da GM e informou o fato. Os guardas municipais se deslocaram até o local, confirmaram a informação e acionaram a PM.

Pelo que tudo indica, o corpo é da jovem Jhenyfer Santos, de apenas 15 anos desaparecida desde o último dia 04.

A família da jovem recebeu via Whats App, há alguns dias, imagens do corpo da adolescente e informações de que o mesmo estaria entre as cidades de LEM e Barreiras.

Se confirmada a informação de que o homicídio aconteceu na cidade, Luís Eduardo Magalhães registra o seu 4º homicídio do ano.

Fonte: Douglas Batista





Na tarde de ontem, quarta-feira, 18, no auditório do Hotel Paranoá, centenas de empresários de micro e pequeno porte, assistiram a palestras proferidas por representantes da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, SEBRAE e ACELEM. 

O tema: Capacitação para Participação em Processos Licitatórios do Município.

O prefeito Oziel Oliveira foi pessoalmente reafirmar o compromisso da gestão na capacitação dos fornecedores locais para a participação nos processos de compras públicas.







“Estamos empenhados em fazer com que o dinheiro do município fique dentro do próprio município. Este é o primeiro passo para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado local. Comprar dos luiseduardenses assegura um bom faturamento nas nossas empresas e por consequência, geração de emprego e renda. Esta ação também fortalece a arrecadação do município e cria condições de reinvestimento na própria cidade. É um ciclo vicioso positivo! Crescem as empresas, se estabelecem as famílias, o município cresce de forma sustentável. Esse foi um dos compromissos assumidos no nosso plano de governo e temos a satisfação de estar colocando-o em prática agora.” Afirmou o prefeito Oziel Oliveira.





A Pregoeira da prefeitura, Dra. Lorena Brogliatto, explanou sobre o que estabelece a lei 8.666/93 (dispõe sobre as licitações) e as correlatas, falou sobre a documentação necessária, sobre produção de orçamentos, certidões exigidas e sobre cada modalidade de seleção de fornecedores. A pregoeira também capacitou os presentes para utilizarem o portal da prefeitura – onde são disponibilizados todos os processos de compra e o andamento de cada um, com uma demonstração didática de sua navegação.

“Todos os processos de compra do município obedecerão à risca o que determina a lei. Atendendo ao pleito do prefeito, a modalidade adotada para seleção de fornecedores será o PREGÃO PRESENCIAL, sempre que a lei assim permitir. A publicidade de cada licitação é dada pelos veículos oficiais – Diário Oficial da União, do Estado e do Município, além do portal na internet. Ainda assim, o Pregão Presencial garante ampla competitividade, especialmente para o comércio local, que estará apto a efetuar seus lances dentro de seu limite de atendimento e exequibilidade do fornecimento.” Esclareceu a pregoeira.

Na plateia o que se viam eram olhos e ouvidos atentos e mãos ágeis que transcreviam todas as orientações rapidamente para o papel. Ao final, o otimismo podia ser medido pelos sorrisos espontâneos vistos nos rostos dos luiseduardenses, que há tanto tempo ansiavam por esta oportunidade.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES FOI ASSINADO

Na ocasião, as três partes envolvidas no propósito: a ACELEM – Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, representada por seu Presidente, Sr. Jother Lopes Arcanjo; o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, representado por seu Gerente Regional, Sr. Emerson Cardoso; e a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, representada pelo Prefeito Oziel Oliveira, assinaram o Protocolo de Intenções que registra o que foi dito nesta matéria.

A ACELEM e o SEBRAE se colocaram à disposição para acompanhar a preparação cotidiana e detalhada dos empreendedores para participação nos processos licitatórios que devem se iniciar muito brevemente. O Prefeito Oziel colocou a prefeitura e os servidores à disposição para auxiliar no que for necessário.

Agora é fato: Luís Eduardo vai voltar a crescer.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

O governo federal estuda restringir os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), menos de um mês depois de ter autorizado o resgate do montante para contas inativas e sem novos depósitos após 31 de dezembro de 2015.

Depois de analisar os números, o governo descobriu que cerca de 2% dessas contas inativas concentram um montante expressivo do volume total de recursos que poderia ser sacado. A autorização liberaria R$ 30 bilhões do fundo.

O governo considera restringir apenas as contas com saldo muito alto, possivelmente de pessoas com maior renda. Nesse caso, o governo de Michel Temer (PMDB) cogita que os trabalhadores apenas transfiram o dinheiro do FGTS para aplicações financeiras, ao invés de consumi-lo. Empresários envolvidos nas conversas do governo federal afirmam que liberar os saques em todas as contas debilitará a capacidade do fundo sustentar empréstimo para compra da casa própria.

Ainda segundo a Folha, aliados ensaiam o discurso de que, se a restrição vier, deverá incidir um número pequeno de pessoas. Segundo a estratégia para blindar Temer, os trabalhadores endividados e de baixa renda serão preservados. 

Fonte: Bahia Notícias

Na tarde de terça-feira, 17, mesmo estando a Casa de leis em recesso o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Reinildo Nery e o vice Presidente Victor do Ferro Velho juntamente com os demais Edis, Silvano Santos, Cledi Bosa, Kelmuth Maclarem, Kenni Henke, Dr. Marcio Rogério, Santil, e Carlos Koch, receberam  o Sindicato e a Associação dos taxistas, para dar continuidade as revindicações propostas anteriormente  pela classe.

Os  Taxistas em comum acordo decidiram que realmente precisa ser feita algumas emendas ao Projeto de Lei nº048/2016, para assim atender melhor a população luiseduardense.

Ficou decidido entre o Presidente Reinildo Nery e demais Vereadores que haverá um estudo minucioso sobre as diretrizes deste problema, onde analisarão a real necessidade apresentada pelos taxistas. Caso seja necessário e juridicamente sustentável, será regulamentado o projeto de lei supracitado que “Estabelece normas para exploração de serviço  de transporte de passageiros por táxi no municipio de Luís Eduardo Magalhães Bahia”.

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de LEM

O programa “CIDADE QUE TE QUERO LIMPA” e o Mutirão de Limpeza continuam firmes e fortes em Luís Eduardo Magalhães.

Essa importante ação já chegou a vários bairros da cidade, que se encontrava em situação de total abandono, com grande quantidade de lixo e entulhos espalhados pelas ruas e terrenos baldios, expondo a risco constante a saúde e a qualidade de vida dos luiseduardenses.

Durante o mutirão, que pode ser encarado como uma grande faxina, os logradouros recebem serviços manuais e mecanizados, que compreendem varrição, coleta de lixo e entulhos de pequeno e grande porte, capinação, limpeza de canais e valetas, entre outros.

Nessa quarta-feira (18), quem recebeu a equipe da Secretaria de Infraestrutura e os voluntários foi o bairro Santa Cruz.

“O programa “CIDADE QUE TE QUERO LIMPA” não para. Vamos continuar limpando cada rua, cada esquina, cada bairro, cada avenida, a BR, até vermos o nosso município transformado, livre da sujeira. É importante que nossos esforços estejam aliados à conscientização da nossa gente, que deve adotar práticas e hábitos que contribuam para a conservação do serviço, cuidando da limpeza da nossa linda cidade, como cuidam de suas próprias casas, colocando o lixo fora de casa, corretamente acondicionado, apenas nos dias de passagem do caminhão de coleta, não jogando lixo nas ruas, zelando pelo patrimônio público, que afinal, pertence a todos nós. Juntos, podemos alcançar uma cidade mais limpa, sustentável! E voltaremos a ter orgulho ao dizermos que moramos em Luís Eduardo Magalhães.” Disse o Prefeito Oziel.


Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Homens fortemente armados, a bordo de uma Toyota SW4, atacaram um carro forte da empresa Prossegur no final da manhã desta quarta-feira, 18, na BR 242, próximo ao povoado do Cerradão, no município de Barreiras. 

O carro forte retornava da cidade de Luís Eduardo Magalhães, quando foi abordado pelos bandidos. Houve intensa troca de tiros. O carro forte foi atingido por tiros de armas pesadas como ponto 50 e fuzil.
Em meio a troca de tiros, o motorista do carro forte conseguiu fazer o retorno a voltar para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, onde pediu ajuda na delegacia de polícia.

Policiais da CIPE/Cerrado estão se deslocando para o município de Barreiras, onde de acordo com informações, Os bandidos abandonam o veículo usado na tentativa de assalto.

A caminhonete Toyota SW4, de cor branca, utilizada na tentativa de assalto ao carro forte da Prosegur no final da manhã desta quarta-feira, na BR 242, na região do Cerradão, zona rural de Barreiras, foi localizada, por policiais militares da 85 CIPM e da CIPE/Cerrado, incendiada a cerca de 30 km de LEM, atrás de uma área de eucaliptos longe do alcance de quem trafega pela rodovia.



O local também já foi utilizado para bandidos abandonar veículos em fugas, como ocorrido alguns meses atrás aonde bandidos abandonaram um Honda Civic utilizado em um homicídio na cidade de LEM.

No interior do veículo dá para notar que os bancos traseiros não existiam e que no local havia uma proteção na parte traseira feita de ferro com pelo menos três furos, onde as armas dos assaltantes eram postas para efetuar os disparos.

Policiais Militares da CIPE/Cerrado e da 85 CIPM estão no encalço dos bandidos. Policiais de Barreiras também estão em deslocamento para a região para reforçar as diligências.

Fonte: SigiVilares

O piloto do voo 6409 da companhia aérea Azul, que saiu de Salvador com destino a Aracaju, solicitou emergência no pouso no Aeroporto Santa Maria, na capital sergipana. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave pousou sem complicações às 9h57 (horário local) desta quarta-feira (18).

Infraero informou que cumpriu os procedimentos do plano de emergência de rotina e que acionou equipes de salvamento em solo. A Azul disse que não há feridos e que todos os passageiros já desembarcaram. A aeronave passará por uma avaliação técnica.

Uma funcionária do aeroporto, que preferiu não ser identificada, contou que por medida de segurança o avião foi resfriado com Líquido Gerador de Espuma (LGE).

Leia abaixo a nota enviada pela companhia aérea:

"A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que, o voo 6409, que partiu de Salvador para Aracaju nesta manhã, declarou emergência ao pousar na capital do Sergipe, devido a um problema técnico na aeronave que fazia o trajeto. Os clientes foram desembarcados em segurança e a aeronave está sendo inspecionada pela equipe de manutenção da companhia. 

O voo 6410, que faria o trecho inverso na mesma aeronave, precisou ser cancelado e os clientes serão reacomodados em outras operações da companhia ou de empresas congêneres. A Azul informa ainda que os clientes estão recebendo toda assistência necessária, de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e reforça que medidas como esta são necessárias para conferir a segurança de suas operações."

 

Fonte: g1

 

No início da madrugada desta terça-feira, 17, pouco depois da meia noite um grave acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Bandeirante e um Toyota Corolla, ambos de placas de Brasília, deixou um total de 5 mortos e quatros feridos. O acidente ocorreu no km 158 da BR 020, cerca de 15 km do distrito de Roda Velha, município de São Desidério.



De acordo com informações de uma das sobreviventes, que estava na caminhonete Bandeirante, o veículo Corolla seguia sentido Brasília quando o condutor Luciney Alves de Campos, de 37 anos, que não usava cinto de segurança, teria dormido ao volante, invadido a pista contrária e colidido frontalmente contra a caminhonete. "Meu marido parou em um dado momento para fazer necessidade e pedi para ele colocar o cinto, mais ele não quis colocar", contou a única sobrevivente do Corolla, dona Jomara Ferreira da Silva, que perdeu os quatro filhos no acidente.

O SAMU de Luís Eduardo Magalhães foi acionado e enviou duas equipes ao local do acidente, porém ao chegar no local quatro dos seis ocupantes do Corolla já estavam mortos, sendo o condutor, e três crianças, todas filhas do casal. Uma quarta criança morreu quando era socorrida pelo SAMU para a UPA.

A mãe das crianças chegou caminhando na UPA, para onde foi levada pelo SAMU. Ela estava em choque. De acordo com informações, a família voltava para a cidade de Brasília, após passar férias no nordeste. As quatro crianças mortas foram identificadas como sendo Pedro Paulo Ferreira Campos, de 04 anos, Antonia Luiza Ferreira Campos, 07 anos, Antonia Luiza Ferreira de Campos, de 11 anos e Laura Thauyne Ferreira de Campos, de 09 anos.

Na caminhonete haviam três ocupantes, o condutor Arizomardem Gama Reis, de 51 anos, seu irmão Jeferson Gama os Reis e sua filha Audemis Gama dos Reis. Eles deram entrada na UPA e foram atendidos pelos médicos de plantão e não correm risco de morte.

A polícia militar da 85 CIPM de Roda Velha controlou o trânsito e sinalizou o local afim de evitar outros acidentes até a chegada da PRF e do rabecão, que após perícia removeu os corpos para o IML de Barreiras.

Fonte: SigiVilares

O boletim divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais registrou um total de 152 casos suspeitos de febre amarela no estado, 19 a mais que os registrados no último levantamento veiculado pela pasta na última sexta-feira (13).

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, o número de mortes que podem estar relacionadas à enfermidade também subiu de 38 para 47 óbitos, dos quais 22 estão provavelmente relacionados ao vírus. Devido à situação, que já atinge 26 municípios mineiros, o governo mineiro decretou estado de emergência em saúde pública em quatro unidades regionais de saúde que compreendem 152 cidades do município.

Ainda de acordo com a publicação, a Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo informou que investiga os dois primeiros casos suspeitos de febre amarela no estado, ambos em cidades próximas à divisa com Minas Gerais, São Roque do Canaã. A confirmação, ou não, será divulgada entre 20 e 30 dias.

Fonte: O Globo

Katerine Rios, arquivo Blog Douglas Batista 

O Centro de Controles e Operações (CCO) será integrado a secretaria de Segurança Ordem Pública e Trânsito. A secretária de Governo, Katerine Rios, confirmou essa informação na última semana, quando aconteceu um café da manhã com a imprensa local.

A ex-vereadora afirmou ainda que provavelmente a secretaria de Ciência e Tecnologia deixará de existir, integrando as ações já desenvolvidas à outras secretarias do governo de Oziel.

Fonte: Douglas Batista

Policiais Rodoviários Federais (PRFs) flagraram, na noite de sexta-feira (13), o transporte ilegal de carvão vegetal em Itaberaba/BA. A ação ocorreu por volta de 21h30, no KM 235 da BR 242.

Durante abordagem a um caminhão com placas de Itatim/BA, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização no veículo e na carga de aproximadamente 36m³ de carvão vegetal de origem nativa. 
Indagado pelos policiais, o condutor informou que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), certificado exigido pela legislação ambiental. Ainda segundo o motorista, o caminhão foi carregado com o carvão na cidade de Andaraí/BA e iria descarregar em Salvador/BA, onde a mercadoria seria empacotada para venda.

Além do crime ambiental, foi constatado também o crime de uso de documento falso, uma vez que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) apresentado era falsificado. Em consulta ao banco de dados, verificou-se que o caminhão não poderia circular em decorrência de uma decisão judicial da esfera trabalhista. 
 O veículo e o carvão foram apreendidos e estão à disposição do Ministério Público para providências. O motorista foi conduzido à delegacia por uso de documento falso e teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo transporte do carvão.

Fonte: PRF

Luís Eduardo Magalhães sai na frente nos esforços de contenção do possível surto de febre amarela que vem deixando em alerta as autoridades de saúde pública no Brasil, sobretudo no oeste baiano.

Considerando os seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no oeste da Bahia, por prevenção, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas e Luís Eduardo Magalhães é uma delas.

Antes mesmo de qualquer caso suspeito seja identificado, Oziel Oliveira, prefeito de Luís Eduardo, reuniu ainda no fim de semana, sua equipe de governo responsável pela área da saúde para desenvolver o planejamento das ações de prevenção e combate à doença, através da imunização da população do município.

“Não vamos esperar que a saúde de nenhum cidadão de Luís Eduardo seja afetada ou ameaçada para tomarmos providências. Saúde se faz também e quem sabe, principalmente com prevenção. Agir rápido e de forma planejada é cuidar da saúde da nossa gente e garantir o melhor aproveitamento dos recursos públicos. Isso é gestão, o resto é pantomima.” Afirmou o prefeito, Oziel Oliveira.



A campanha de vacinação terá início amanhã, terça-feira (17). A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica informa a população, os locais de vacinação e as orientações quanto à administração da vacina.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:


ESF OSCAR DOERNER
Bairro: Santa Cruz

ESF FAMÍLIA NAIR IDITE POGANSKI
Bairro: Santa Cruz

ESF ANTÔNIO CARLOS FAEDO
Bairro: Florais Léa

ESF JARDIM DAS ACÁCIAS
Bairro: Jardim das Acácias

ESF MOACIR MARCHEZAN
Bairro: Mimoso II

ESF LUIZ YOSHIO SHIRABE
Bairro: Cidade Universitária

ESF FAMÍLIA JARDIM DAS OLIVEIRAS
Bairro: Jardim das Oliveiras

COLÉGIO MODELO
Bairro: Santa Cruz

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CARDOSO DE LIMA
Bairro: Centro

ESCOLA MUNICIPAL CESAR PELISSARI
Bairro: Jardim das Acácias


QUEM DEVE SE VACINAR: Toda a população.

QUEM NÃO PODE SE VACINAR: Gestantes; Mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses de idade.

QUEM NÃO NECESSITA SE VACINAR: Pessoas que receberam 2 doses da vacina e já estão imunizadas.

O QUE DEVO LEVAR:Cartão de vacinação. Caso o tenha perdido, um novo cartão será emitido no momento da vacinação.

ATENÇÃO: Pessoas com 60 anos e mais (nunca vacinadas ou sem comprovante de vacinação) só poderão ser vacinadas após avaliação médica.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |