Blog Santo Antônio
Notícias
Jovem diz que amor por cachorros ajudou a superar estado depressivo (Foto: Tainã de Oliveira Silva/ Arquivo Pessoal)

A enfermeira obstetra Tainã de Oliveira Silva, 26 anos, viu sua vida ser tomada pela tristeza profunda há cinco anos. Acometida por um quadro de depressão, ela tomou uma alta dose de tranquilizantes, desmaiou e foi internada em um hospital de Salvador. “Eu não quis tirar minha vida, mas me livrar da dor do que estava sentindo”, relata a jovem, que foi diagnosticada com depressão moderada.

O problema vivido por Tainã representa a realidade de um cenário acompanhado por meio de dados pelo Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Nos primeiros seis meses do ano de 2016, o órgão registrou 14 casos de suicídios por uso de intoxicantes, como medicamentos e raticidas clandestinos. Os dados foram divulgados, que publica a reportagem sobre o assunto neste sábado (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, parte da campanha Setembro Amarelo.

O Ciave recebe as informações de hospitais em toda a Bahia e do Hospital Roberto Santos, em Salvador. Não foram detalhadas as cidades que correspondem às mortes registradas. Além dos óbitos, também foram computadas 503 tentativas de suicídio no período.

As intoxicações intencionais correspondem a 12,4% do total de 4.041 casos de intoxicação gerais atendidos no centro, que também atende casos acidentais. Os principais agentes de intoxicação são os medicamentos e os raticidas clandestinos, com destaque para o conhecido como “chumbinho”.

O Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, que funciona em anexo do Hospital Roberto Santos, oferece entre 400 e 500 atendimentos por mês para pacientes que já tentaram suicídio ou tenham risco de fazê-lo. Uma equipe de duas psicólogas, três psiquiatras, duas terapeutas ocupacionais, uma enfermeira e quatro estagiários de psicologia fornecem o serviço. Os pacientes participam de atividades terapêuticas, com oficina de produção de jornal e exibição de filmes.

No caso da enfermeira Tainã, foi também a ajuda especializada que representou o resgate possível de livrá-la da ideia de pôr fim à própria vida.

Ao ser diagnosticada com depressão, ela foi acompanhada por um psiquiatra e passou a tomar medicamentos antidepressivos durante três meses. Também voltou a frequentar o centro espírita, buscando apoio de uma psicóloga comportamental e espiritual.

“Vivia no escuro, não me sentia feliz no dia-a-dia. Saía para os lugares e ficava recuada. É uma angústia muito forte, uma dor na alma. Você pede socorro sem saber o que está sentindo”, conta. O fim de um relacionamento amoroso é apontado como o “gatilho” para piorar a situação.

Para diminuir a sensação de dor que sentia, Tainã ingeriu os comprimidos e "apagou". No hospital, ao recobrar a consciência e ver os familiares, ficou constrangida de estar naquele estado. “Me senti com vergonha de ter que encarar o mundo. Eu não quis morrer, mas sim chamar atenção dos meus pais e das pessoas em geral. Eu queria a cura”, relembra a jovem.

“Eu busquei na minha fé o preenchimento do vazio. Senti medo de passar por isso de novo”, comenta.

Após o estado depressivo, a enfermeira voltou a enxergar o sentido da vida. “Eu tive muito apoio da minha família e amigos, e muito amor. É importante que as famílias das pessoas que passem por isso tentem escutar. As sensações ficam reprimidas. É uma situação muito angustiante. A pessoa se sente pior por estar sentindo aquilo”, define.

A coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, do Centro Antiveneno da Bahia, a psicóloga Soraya Carvalho ressalta que um dos pontos mais importantes do trabalho que desempenha é estimular o apoio da família ao tratamento do paciente. “A pessoa precisa ser acolhida e respeitada. Tudo que não precisa é ser julgada. A pessoa está precisando de carinho e atenção. A família se informando sobre isso está mais apta para lidar”, indica.

Os familiares devem ficar atentos a sinais de que a pessoa tem pensamentos suicidas, que podem estar disfarçados. “Prestar atenção se a pessoa tem mudado de comportamento, se está triste e desmotivado, isolada, reduz o contato social e está sem ânimo”, alerta a psicóloga.

Soraya diz que a família tem que estar aberta para escutar o paciente, sem julgamentos. “Tem que perguntar se sabe escutar. É preciso suportar a resposta e perguntar o que pode fazer para ajudar. Se não tiver muito que fazer, leve para psiquiátrica e psicólogo", resume.

Ela diz que a prevenção ao suicídio também passa pelo controle de meios que podem causar a morte intencional, como de armas de fogo, venenos, produtos tóxicos e acesso a estruturas que impliquem risco à população, como prédios e pontes.

Recuperada, Tainã casou e hoje celebra a vitória de conseguir viver tranquilamente. Ela não toma mais medicamentos antidepressivos  e mantém um amor incondicional aos cachorrinhos de estimação, que também a ajudaram a recuperar a vontade de viver. 

“A pessoa que tem depressão muitas vezes perde um pouco da vontade de viver e buscar certas coisas, de caminhar e dar sentido. Depois que vai passando, há uma renovação e uma vontade de viver maravilhosa, de justamente fazer tudo ao contrário: de fazer muita coisa, de viver com mais intensidade, de buscar potenciais, tanto no profissional quando na vida sentimental”, ensina.

Apoio
Quem precisa de apoio pode procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV), em Salvador, por meio de telefone, site, e-mail e Skype. Voluntários atendem os números 141 e (71) 3322-4111.

”Nessa cidade em que todo mundo é feliz, da festa, tem uma cidade triste e solitária esperando ser ouvida”, diz a vice-coordenadora da instituição, Josiana Rocha. Ela diz que a função do serviço não é de substituir terapia. “O voluntário é um amigo provisório, alguém que pode conversar. O contato é sigiloso e anônimo. A pessoa não precisa se identificar para a pessoa dizer ser o que sente”, explica.

Por mês, são atendidas de 1.500 a 2.000 pessoas no CVV. O serviço fica disponível 24h, todos os dias da semana. Vinte e oito voluntários se revezam para conseguir realizar os atendimentos. “Somos pessoas comuns e para ser voluntário basta ter tempo e vontade de servir”, diz Josiana.

Os voluntários passam por treinamento para aprender a lidar com as pessoas que procuram o serviço. As inscrições para quem quer se voluntariar estão abertas e podem ser feitas por telefone ou pelo site do centro.

Fonte: G1
12
Set / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

Um carro-bomba foi detonado nesta segunda-feira (12) perto de escritórios do governo local na cidade turca de Van, ferindo diversas pessoas, um dia após duas dúzias de prefeitos de municípios liderados por curdos serem retirados do poder.

A explosão ocorreu a cerca de 200 metros do escritório do governador da província de Van, disseram fontes da segurança, se espalhando pelo distrito central da cidade e incendiando prédios e carros. Autoridades disseram que 48 pessoas ficaram feridas, mas ninguém morreu.

Cidadãos iranianos podem estar entre os feridos, relatou a rede CNN Turk. Van fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com o Irã.

O sudeste da Turquia sofreu diversos ataques a bomba desde que o grupo militante Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que busca maior autonomia ao povo curdo na região, abandonou um cessar-fogo em 2015.

Fontes da segurança disseram suspeitar que o PKK esteja por trás do ataque em Van e que uma operação foi iniciada para encontrar os possíveis militantes. Não houve reivindicação de imediato de responsabilidade.

Fonte: G1

O BNDES apresentará em breve uma lista de empresas estatais de saneamento que serão incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Entre os estados que já formalizaram interesse junto ao banco estão Rio de Janeiro, Pará e Rondônia.

De acordo com a consultoria GO Associados, Bahia e Espírito Santo podem ser contemplados em uma segunda etapa. Atualmente, 58% dos municípios brasileiros não têm coleta nem tratamento de esgoto ou não repassam os dados ao Ministério da Cidade, segundo informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Caso o ritmo de investimento se mantenha, a consultoria prevê que apenas em 2053 será alcançada a meta definida no Plano Nacional de Saneamento Básico, que é 2033.

"É uma proporção muito grande de cidades sem acesso. O desafio de universalizar o tratamento até 2033 é muito grande", afirmou o economista da GO Associados, Pedro Scazufca, ao jornal O Globo. Durante a primeira reunião do PPI, que acontece nesta terça-feira (13), será proposto, a pedido dos governadores, que as empresas de saneamento Cedae (Rio de Janeiro), Cosanpa (Pará) e Caerd (Rondônia) sejam contempladas.

Em nota, o BNDES informou que se reunirá com representantes de outros estados até o fim de setembro "para apresentar o apoio que poderá oferecer nos processos de concessão de saneamento". Serão realizadas também reuniões com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal. 

Fonte: Secom

Duas pessoas morreram em uma colisão de uma moto com um carro em um trecho da BA-142 entre Barra da Estiva e Ibicoara, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor da moto, identificado como Eliseu Oliveira dos Santos, de 32 anos, e o passageiro Jhones de Moura Cassin, de 27, morreram na hora. Após a colisão, o motorista do carro, que teve a frente destruída, fugiu do local. De acordo com o G1, os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Téc

Fonte: Bahia Notícias

A Associação dos Delegados de Polícia Civil dos estados quer carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a categoria sem a realização do exame. De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, as seccionais da OAB estão recebendo pedidos formais das associais para que os agentes obtenham a carteira ao final da carreira. As seccionais estão encaminhando os pedidos ao Conselho Federal da OAB.

Fonte: OAB

Fonte: Grupo Santo Antonio

A loja de atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) abrirá excepcionalmente amanhã, sábado (10), das 8h às 12h, a sua loja de atendimento do Centro, em Barreiras, localizada na rua Aníbal Barbosa (nas imediações da Feira Livre), para atendimento à população. Os atendentes estarão disponíveis para que os moradores possam solicitar serviços como religação, segunda via de conta, reparo de vazamentos e revisão da conta de água e esgoto, dentre outros.

Em caso de dúvidas ou outras informações, os moradores também podem entrar em contato no 0800 0555 195 ou acessar www.embasa.ba.gov.br.

Fonte: Ascom Embasa


Projeto Ideia Fixa beneficiou a mais de 100 crianças atendidas pelo CRAS de LEM


A secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada, representou o prefeito na ação

Enquanto pilotos e equipes da edição 2016 do Rally dos Sertões preparavam suas máquinas para iniciar a quinta etapa da competição, 113 crianças participaram na manhã desta quinta-feira, 08, do Projeto Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome, na sede do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU´s) do bairro Santa Cruz. Participaram da entrega a secretaria de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz e as responsáveis pelo projeto Tânia Mara Carvalho e Ana Paula Moreno.

As atividades do Projeto Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome englobam apresentação de fantoches, e a entrega dos kits de higiene bucal, pessoal e de educação e cultura, composto por livros de histórias infantis atendendo as crianças do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), sediado no CEUs.

“O objetivo da visita é deixar para as crianças uma lembrança substancial da passagem do Rally. Afinal, muitos deles solicitam bonés, camisetas ou adesivos, objetos que não agregam nenhum valor a educação deles, nosso maior foco. Com a doação dos nossos kits, eles recebem bem mais que lembrancinhas. Deixamos um legado através dos livros, das histórias que contamos, dos exemplos que apresentamos. Mexemos com o sentimento e isto é o que importa”, observa a idealizadora do projeto, a jornalista Tânia Mara Carvalho.

Sobre o Projeto - O Projeto Ideia Fixa é um dos mais antigos e contínuos trabalhos sociais dentro das provas de rali no Brasil. São 14 anos de existência com números que impressionam. Até o momento, o Ideia Fixa já beneficiou, mais de 137 mil pessoas em 16 Estados foram beneficiadas com doações, que somam 206 toneladas. As ações incluem ainda a distribuição de 156.800 livros novos e usados.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM





Os estudantes do curso ‘Trilhas do Cerrado’, desenvolvido pelo Centro Juvenil de Barreiras, no oeste da Bahia, participaram de uma aula especial. Por meio de trilha realizada no distrito de Val da Boa Esperança, localizado a 30 quilômetros do município, eles puderam identificar e catalogar espécies nativas da região conhecidas durante as aulas do curso, além de coletar sementes, frutos e folhas, no último sábado (27).

“Os estudantes tiveram acesso a um documento que trazia as características das espécies. Então, através dele, identificavam as árvores e foram registrando os aspectos relacionados a elas. Foi um passeio de dois quilômetros de muito aprendizado e conhecimento para os alunos, que puderam ter esse contato direto com o bioma da sua região” explica a diretora do Centro Juvenil de Barreiras, Laísa Brandão.





Maria Eduarda Araújo, 16 anos, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Prisco Viana, aprovou a atividade. “Além do que foi aprendido em sala de aula, pudemos conhecer novas espécies que foram sendo encontradas durante o percurso. Também levamos placas para identificar as árvores com o nome popular e científico e realizamos o registro fotográfico das espécies, para criarmos um álbum contendo todas as informações da trilha. Ainda colhemos sementes, folhas e frutos para usarmos com exemplares de estudo no Centro Juvenil”, conta.

Educação complementar - Os Centros Juvenis são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas.

Eles oportunizam também que os estudantes descubram a vocação profissional a partir das experiências vivenciadas. Para atender a 11 mil estudantes, em 2016, o Estado possui Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista.

Fonte: Secretaria da Educação

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Live Produções











Os funcionários do Super Santo Antônio organizaram uma reunião na noite desta quinta feira (08/09), confirmando seu apoio ao Vereador Jarbas Rocha e ao candidato a Prefeito Werther Brandão.

O Prefeito Humberto Santa Cruz expressou seu sentimento de gratidão ao Vereador Jarbas e da importância de tê-lo como Líder do Governo na Câmara, firmando seu compromisso com Jarbas Rocha e seu desejo de vê-lo reeleito.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Humberto Santa Cruz, Werther Brandão e Érika Fidélis, Candidatos a Prefeito e Vice e o Senhor Marino, Gerente do Super Santo Antônio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do candidato Jarbas Rocha


Estudantes do projeto Agente Ambiental Mirim e equipe da SEMAES na Praça da Bíblia


Equipe da SEMAES durante plantio de mudas em lembrança pelo Dia do Cerrado


Estudantes da rede municipal que participam do projeto Agente Ambiental Mirim durante ação da SEMAES pelo Dia do Cerrado


A Praça da Bíblia foi um dos pontos da cidade que recebeu a ação da SEMAES

A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMAES) realizou na manhã desta sexta-feira, 09, o plantio de mudas de árvores nativas em diversos pontos da cidade.

O plantio contou com a participação de estudantes das escolas da rede municipal de ensino, do projeto Agente Ambiental Mirim. Ao todo foram plantadas mudas de Ipê Rosa, Amarelo, Branco e goiabeiras.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

O atleta Ricardo Costa conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Ele foi o campeão da prova de salto em distância T11, nesta quinta-feira (8). Ricardo liderou a prova na maior parte do tempo, mas perdeu a liderança para o norte-americano Lex Gillete no penúltimo salto. No entanto, o brasileiro revirou o jogo ao saltar 6,52m na última tentativa e abocanhar a medalha mais cobiçada dos Jogos. Ruslan Katyshev, da Ucrânia, ficou com o bronze. Ricardo ficou cego por conta da doença de Stargardt, que causa perda da visão de forma degenerativa. Ele nasceu em Três Lagoas-MS.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: YouTube
08
Set / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube


Prefeito Humberto Santa Cruz, o subcomandante do 4º BEC, Tenente Coronel Luiz Vidal e o Major PM Jailson Santos Amâncio no hasteamento do pavilhão nacional


A banda de música da Secretaria de Cultura e Turismo executou o Hino Nacional e outros temas durante o desfile


Um bom público acompanhou o desfile cívico de 7 de setembro na manhã desta quarta-feira

No tradicional pronunciamento de encerramento do Desfile Cívico de Independência, o prefeito Humberto Santa Cruz disse que a data é importante, também para se valorizar a liberdade da população de Luís Eduardo Magalhães. “Hoje todos nós temos essa garantia e o direito de viver em uma cidade que respeita esse valor aparentemente simples, mas de grande significado. É isso que essa data representa. a Independência do Brasil é, antes de tudo, a nossa independência, e ela tem que ser celebrada”, observou o prefeito, logo após o desfile na Avenida Salvador.

“Comemoramos a independência do nosso país e, por que não, da jovem cidade que, a partir de janeiro de 2009, com apenas nove anos de emancipada, iniciou definitivamente sua caminhada para se tornar a cidade modelo que é hoje, referência de gestão e crescimento. Pujante e independente. Decente. Livre”, continuou.


Passaram pela Avenida Salvador, unidades de ensino entre escolas municipais, estaduais e privadas


Batalhão de Engenharia e Construção na abertura do desfile cívico em LEM


Guarda Municipal durante o desfile de 7 de setembro


O grupo PEBAs também participou do desfile cívico de LEM


O prefeito Humberto Santa Cruz ainda destacou a importância da união de todos para continuarmos a transformação que todos almejam. “Hoje, o município de Luís Eduardo Magalhães não precisa de falsos heróis. Precisa de união de todos, como aqui estamos, para celebrar esse momento e todo o seu significado. É necessário termos consciência que somos responsáveis pela transformação que queremos. e por isso, tenho absoluta certeza, não há mais espaço para o retrocesso. Temos responsabilidade sobre o nosso futuro”, pontuou .


Após desfile, Prefeito Humberto diz ser necessário termos consciência que somos responsáveis pela transformação que queremos

Após cumprimentar e parabenizar a todos que participaram, direta ou indiretamente, da realização do Desfile Cívico de Independência, o prefeito Humberto Santa Cruz finalizou seu pronunciamento dizendo: “Nossa independência é construída no dia a dia com trabalho, responsabilidade e igualdade”.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM


Em seu pronunciamento, o prefeito Humberto Santa Cruz destacou a importância do projeto da Guarda Mirim para a sociedade como um todo


Ao todo, 26 novos Guardas Mirins foram formados em Luís Eduardo Magalhães

O município ganhou na noite da última terça-feira, 06, véspera do feriado de Independência, 26 novos guardas mirins, parte do projeto de formação de Agentes e Guardas Mirins, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. A cerimônia de formatura foi realizada no anfiteatro do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU´s) do bairro Santa Cruz. A terceira turma de Guardas Mirins prestou homenagem ao prefeito Humberto Santa Cruz.
 
Prestigiaram a cerimônia, além do homenageado o comandante da Guarda Mirim e representante da CIPE Cerrado, Gilmar Rocha de Araújo; a secretária de trabalho e assistência social, Maira de Andrada Santa Cruz; o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Agnaldo Antunes; o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Jimmy Gregório; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marçal Tsukamoto e a secretária de Saúde, Fernanda Fischer.


O prefeito Humberto Santa Cruz recebendo a placa como homenageado da terceira turma da Guarda Mirim
 
Ao falar para os presentes, o prefeito Humberto Santa Cruz, homenageado da noite, disse que o projeto de Agentes e Guardas Mirins foi assumido de coração pela prefeitura. “É uma satisfação muito grande ser o homenageado dessa terceira turma, a mais numerosa das três formadas até aqui. Desde o início do projeto sabíamos de sua importância para a sociedade, por isso, só tenho a agradecer a todos que se doaram ao longo do curso e todos os 26 formandos que estão ajudando a fazer de Luís Eduardo Magalhães uma cidade cada vez melhor”

O projeto atende adolescentes com idade entre 16 e 16 anos tendo como função a guarda do patrimônio público e do meio ambiente. A primeira turma foi formada em abril de 2014 e homenageou o Tenente Josérrise Mesquita de Barros Nascimento, da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (CIPE-Cerrado). A segunda turma homenageou o então comandante da Guarda Municipal, Gilmar Rocha de Araújo, atualmente, comandante da Guarda Mirim.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM


A ESF Décio Marques Dias está equipada e totalmente preparada para prestar atendimento médico, de enfermagem e saúde bucal à população assentada

Foi reinaugurada na manhã desta terça-feira, 06, na Vila II do Assentamento Rio de Ondas, a unidade Estratégia Saúde da Família Décio Marques Dias, 17ª em funcionamento em Luís Eduardo Magalhães. A solenidade contou com a presença do prefeito Humberto Santa Cruz e da secretária de Saúde, Fernanda Fischer, demais secretários do governo municipal e representantes das quatro vilas do assentamento.

A secretária Fernanda Fischer destacou o esforço da atual gestão para entregar a unidade à população do assentamento, mesmo sem recursos federais. A ESF Décio Marques Dias está equipada e totalmente preparada para prestar atendimento médico, de enfermagem e de saúde bucal à população das quatro vilas do Assentamento Rio de Ondas.



O prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária Fernanda Fischer durante a cerimônia de reinauguração da ESF Décio Marques Dias


“Precisamos trabalhar com as atenções voltadas à promoção da saúde. A equipe que atuará nesta unidade vai trabalhar em parceria com a população para que possamos diminuir, cada vez mais, o número de pessoas doentes”, observou Fischer, destacando também os avanços obtidos na área de saúde nos últimos anos como a Policlínica Municipal no bairro Santa Cruz, com mais de 24 especialidades médicas e não médicas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Hospital e Maternidade Gileno de Sá Oliveira, com 40 leitos, duas salas cirúrgicas, sala de parto e cinco leitos de unidade semi-intensiva neonatal.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz reinaugurar a unidade ESF do Assentamento Rio de Ondas é motivo de orgulho e grande satisfação. “O assentamento faz parte da história deste município, com seus 19 anos de existência e sempre estará presente no coração deste prefeito”, pontuou, antes de pontuar as muitas transformações pelas quais o assentamento passou nos últimos anos, como a melhoria no fornecimento de energia, reforma da Escola Henrique Moreira de Freitas, projeto de Piscicultura e agora, a ESF, totalmente equipada e preparada para prestar o melhor atendimento.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |