Blog Santo Antônio
Notícias

Cartórios da Bahia registram alta de mortes maior que período anterior à pandemiaNa Bahia, o número de mortes em 2022 é maior que o contabilizado em 2019, período da pandemia. Os dados partem de levantamento inédito junto aos Cartórios de Registro Civil do estado, cujo documento foi acessado pelo BNews.

Os dados constam no Portal de Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e mortes.

A Bahia registra o crescimento de 5% no número de mortes este ano, na comparação com o que foi contabilizado em 2019.

Diante do avanço da vacinação e do maior controle da pandemia, o levantamento revela que a Covid-19 deixou de liderar o ranking de mortes por doenças no estado, apresentando queda de 83,2% entre janeiro e outubro de 2022 em relação ao ano passado.

O total de 14.966 mortes causadas pelo novo coronavírus foram contabilizadas em 2021, entre janeiro e outubro, contra 2.513 neste ano. No entanto, outras doenças, algumas delas relacionadas a sequelas da Covid-19, passaram a registrar alta que não era notada em momentos anteriores na Bahia.

“Por meio dos dados levantados, percebemos que mesmo com a queda de mortes causadas pelo coronavírus, ainda persiste o aumento das demais doenças, como septicemia, pneumonia e as doenças do coração, que podem estar relacionadas com as sequelas causadas pelo Covid-19”, avaliou Daniel Sampaio, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen-BA), em nota.

No levantamento feito junto aos cartórios, foi constatado o aumento no número de mortes de doenças como a pneumonia, que passaram de 4.523 entre janeiro e outubro de 2021 para 6.352 no mesmo período deste ano, um crescimento de 40,4%. Em 2020, foram 4.942 mortes pela doença nos 10 primeiros meses do ano, enquanto 2019 registrou 5.575 óbitos. Com isso, o número de mortes por pneumonia saltou 13,9% entre janeiro e outubro deste ano, na comparação o igual período de 2019, sem pandemia.

Fonte: BNews
Ministro Dias Toffoli pediu vista e paralisou andamento do processo

 

Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O ministro Dias Toffoli pediu vista ontem (19) e paralisou o andamento do processo.

O julgamento tinha começado na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior.

Em 2015, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a prisão especial para quem tem curso superior. Segundo ele, o grau de escolaridade não tem relação lógica com a distinção na forma de prisão nem com as finalidades buscadas pela Constituição.

No relatório, Moraes escreveu que o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Segundo o ministro, a prisão especial transmite a “inaceitável mensagem” de que pessoas sem nível superior "não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado, no caso, de uma prisão especial" e contrapõe-se aos objetivos da Constituição de construir uma sociedade justa e de reduzir as desigualdades sociais.

O STF não tem prazo para retomar o julgamento. Uma nova data dependerá de quando Toffoli devolverá o pedido de vista e apresentará seu voto.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
No caso do 2° turno, o prazo é 9 de janeiro de 2023; datas-limite são as mesmas para quem deixou de ir à seção por estar fora do Brasil

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2022, realizado no dia 2 de outubro, tem até 1° de dezembro para justificar sua falta na votação. No caso do segundo turno do pleito, ocorrido em 30 de outubro, o prazo é 9 de janeiro de 2023.

As datas constam no calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e obedecem à lei n° 6.091, de 1974. A norma do governo federal "dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais, e dá outras providências".

Para justificar, o eleitor deve acessar o Sistema Justifica ou enviar o Requerimento de Justificativa Eleitoral, chamado de RJE, à zona eleitoral competente. Também é possível explicar por que não votou pelo aplicativo e-título, plataforma que pode ser baixada gratuitamente no Google Play e na App Store.

A forma de justificativa para quem está fora do Brasil ou tem o título de eleitor cadastrado na Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) é a mesma.

Eleitor fora do Brasil

As datas-limite (1° de dezembro e 9 de janeiro) são as mesmas para quem não votou por estar fora do Brasil. No entanto, caso a volta ao país ocorra após um dos prazos, o eleitor tem "até 30 dias contados da data do retorno" para apresentar a justificativa, de acordo com o TSE.

"Caso queira justificar a ausência às urnas encaminhando o Requerimento de Justificativa Eleitoral diretamente ao cartório de inscrição, deverá enviá-lo por serviço postal, nos prazos legais", afirma o TSE.

Multa

De acordo com o TSE, quem não justificar a ausência nas Eleições 2022 pagará multa referente a cada turno, entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo, o equivalente a R$ 35,13. A quantia poderá ser multiplicada em até 10 vezes em função da situação econômica do eleitor.

Fonte: R7

A Rede de Alerta das Variantes do Sars-CoV-2 liderada pelo Instituto Butantan divulgou, nesta quinta (17/11), a descoberta de mais duas subvariantes da Ômicron no Brasil. As variantes XBB.1 e CK.2.1.1 foram identificadas pela primeira vez no território nacional, e foram encontradas na cidade de São Paulo e em Ribeirão Preto, respectivamente.

A XBB.1 foi gerada a partir das sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75. A cepa foi detectada em 35 países, e é monitorada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante sob monitoramento. A entidade diz que as informações até o momento mostram que a XBB.1 pode trazer risco maior de reinfecção.

A CK.2.1.1 é considerada mais rara — só foram registradas 342 casos no mundo, na Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Espanha e Áustria. Ainda não há dados suficientes para determinar se ela é mais perigosa do que as outras cepas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Fonte: Metropoles
17
Nov / 2022

Há Vagas para Fazenda!

Fonte: VAgas

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Consulado também avisou o Hotel Sofitel, cujo orçamento para reforçar segurança teria sido recusado e acionou o Departamento de Polícia

Uma semana antes da chegada dos ministros para o evento da empresa Lide, de João Doria, o Consulado Geral do Brasil em Nova York avisou ao Supremo Tribunal Federal sobre a mobilização nas redes sociais das manifestações. O Itamaraty confirmou também que, apesar do caráter privado da viagem dos ministros, o Consulado Geral também avisou ao Hotel Sofitel, cujo orçamento para reforçar a segurança teria sido recusado pelos organizadores, e acionou o Departamento de Polícia.

Sem recusa

Doria nega recusa de orçamento e disse ter contratado 6 seguranças para ministros e demais convidados, e ainda que contactou autoridades.

NYPD na proteção

O Departamento de Polícia, célebre NYPD, destacou policiais fardados e a paisana à porta do hotel. Eles coordenaram o esquema de proteção.

Policiais surpresos

Os policiais já estavam posicionados quando os ministros chegaram ao hotel, mas pareceram surpreendidos com o número de manifestantes.

A maior segurança

O hotel acionou sua segurança para hóspedes ilustres, mas era limitado. Nos EUA, é plena a liberdade de expressão, mas sem contato físico.


Dados do INPE mostram que foram 72,2 mil km² desmatados nos primeiros três anos do governo Lula e 34 mil km² no mesmo período do governo Bolsonaro

Recordistas de desmatamento no Brasil na COP 27

Governadores de estados líderes do desmatamento no Brasil viajaram em comitiva para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito. Helder Barbalho, governador do Pará, e Mauro Mendes, do Mato Grosso, ocupam, respectivamente, a primeira e a terceira posição do ranking de estados que mais desmataram, segundo o Relatório Anual do Desmatamento. Só o Pará registrou 24,3% de toda a área desmatada no Brasil em 2021, com perda de 402.492 hectares.

Espeto de pau

Helder Barbalho irá assumir a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazónia Legal no Brasil em 2023.

Segue o ranking

O Mato Grosso desmatou 189.880 hectares, ou 11,9% do total nacional. Ficou em terceiro, atrás do Amazonas, que desmatou 194.485 hectares.

Para inglês ver

Mesmo com este histórico, nesta quarta (16) os governadores encontraram o presidente eleito Lula no evento “Carta da Amazônia”.

As redes são outras

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o feriado da Proclamação da República para lembrar em seu perfil do Gettr que, sob sua gestão, “as estatais triplicaram lucro e alcançaram desempenho recorde”.

Voo suspeito

O deputado Sanderson (PL-RS) pediu ao Ministério Público Federal que investigue a carona ao presidente eleito Lula no jato do bilionário José Seripieri Jr, para a COP 27, no Egito. Cada uma das 20 horas do voo do empresário preso na Lava Jato tem o custo estimado de US$10 mil.

Negócio da China

José Seripieri Júnior, que ficou bilionário com uma empresa de planos de saúde, estaria empenhado em viabilizar mais um “negócio da China”: o fornecimento de tecnologia para implantar telemedicina no SUS.

Aliás,

Até hoje ninguém explicou o tipo de relacionamento de Seripieri com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, cujo filho mais velho morreu num acidente de helicóptero pertencente ao ricaço, em 2015.

Gasolina no fogo

Após três dias ouvindo impropérios de brasileiros nas ruas de Nova York, Alexandre de Moraes enviou pedido de afastamento do ministro da Defesa à PGR a 45 dias do fim do mandato. Acham isso provocação.

Farra copeira

O Senado vai liberar servidores para assistir aos jogos da Seleção na Copa do Mundo do Catar. Jogo às 16h, o expediente é até 13h, se for às 13h, trabalho é até 11h e quando a partida for 12h, é 100% de folga.

Do mesmo saco

O deputado Luiz Lima criticou presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por garantir a PEC fura-teto. Derrotado na tentativa de reeleição, agora por São Paulo, ele não sabe se culpa o Centrão ou o PT.

Polêmica besta

A polêmica sobre a “entrada” do craque Daniel Alves em Pedro, no treino da Seleção, é tão infantil quanto imaginar que o goleador irá enfrentar apenas zagueiros gentis, durante a Copa.

Pensando bem...

...Barroso é Barroso e mané é mané

Fonte: Coluna do Cláudio Humberto/Diário do Poder
Redução expressiva em todos os índices de acidentalidade; óbitos caíram 40%

Destaca-se também que a intensificação na fiscalização de trânsito durante o feriado prolongado fez com que a PRF BA obtivesse bons números no combate à criminalidade que causaram um prejuízo superior a R$ 20 milhões para as organizações criminosas.
 

Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, às 23h59 desta terça-feira (15/11), a Operação Proclamação da República 2022 realizada nas rodovias federais que cortam a Bahia. Iniciada na última sexta-feira (11), as atividades de fiscalização e policiamento tiveram como foco principal: ações preventivas para redução da violência no trânsito e o enfrentamento a criminalidade.

Durante os cinco dias da operação, a PRF na Bahia contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo ao longo dos principais pontos de acidentalidade e incidência de práticas criminosas.

Para o combate, especialmente, de crimes como o tráfico de drogas, o contrabando de cigarros e crimes violentos, a Operação Proclamação da República foi pautada, além de informações qualificadas de inteligências, por dados estatísticos consolidados. Além disso, a operação também contou com policiais capacitados e especializados, emprego de técnicas avançadas de policiamento, tecnologia e a expertise dos PRFs, conscientes da missão institucional de proteger a sociedade.

Queda acentuada de acidentes, feridos e óbitos

A queda no número de acidentalidade reflete os esforços das ações da PRF de educação para o trânsito e de combate às infrações que mais causam acidentes graves ou potencializam a gravidade de lesões, como ultrapassagens indevidas, condução sob efeito de bebida alcoólica e o não uso dos equipamentos de segurança.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRF na Bahia registrou uma redução de 28% no número de acidentes totais, 65 em 2021 contra 47 este ano. Destes, 7 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente, o que representa uma redução de 70 %. Em 2021 foram registrados 24 acidentes deste tipo, Do total de acidentes registrados, 27 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 68% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, 09 pessoas morreram durante o feriado nas rodovias baianas, redução de 40% com relação ao ano anterior, quando 15 pessoas vieram a óbito.

Enfrentamento a criminalidade

Apesar de concentrar suas forças na segurança viária e nos trabalhos de prevenção no trânsito, o enfrentamento ao crime não foi deixado de lado. As duas vertentes não estão dissociadas. Longe disso. A intensificação na fiscalização de trânsito durante o feriado fez com que a PRF obtivesse bons números no combate à criminalidade.

Na tarde de segunda-feira (14), foram apreendidos 110 quilos de cocaína. A ação foi desencadeada na BR 030, trecho de Brumado, quando uma equipe da PRF abordou um caminhão que aparentemente transportava caixas de frutas vazias. Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais fizeram uma vistoria na carroceria do veículo e acabaram encontrando 110 tabletes da droga prontos para comercialização. Aos policiais, o motorista relatou que ganharia 10.000 reais para transportar o material ilícito de São Paulo até a cidade de Juazeiro, na Bahia.

Esta apreensão representa uma vitória para toda a sociedade. São cerca de R$ 20 milhões que deixaram de financiar as atividades do crime organizado.

Durante os cinco dias de atividades, a PRF na Bahia recuperou 10 veículos com registro de roubo ou furto. As abordagens resultaram ainda na apreensão de 03 armas de fogo, 44 munições de diversos calibres e no resgate de 7 pássaros silvestres.

Destacam-se também que 32 pessoas foram detidas por diversos crimes e 43 comprimidos de ‘rebite’ foram retirados de circulação.

Segurança Viária

Durante as abordagens, os policiais buscaram conscientizar motoristas e passageiros a respeito de condutas prudentes no trânsito, como por exemplo, a importância do uso do cinto de segurança, da acomodação correta das bagagens, do bom estado de conservação e regularização do veículo e, claro, da obediência às leis de trânsito.

Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Nestes cinco dias de atividades a PRF BA emitiu 3.287 notificações referentes a infrações diversas.

Foram fiscalizados um total de 6.176 veículos e 7.403 pessoas no período da operação, nos cerca de dez mil quilômetros de rodovias federais da circunscrição da PRF na Bahia.

A pressa também fez muita gente ultrapassar de forma proibida. De 11/11 a 15/11 foram 765 autos extraídos desse tipo de infração, representando mais de seis flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.

Para evitar a violência no trânsito, os policiais intensificaram a fiscalização preventiva e no que se refere aos testes de alcoolemia, foram realizados 4.667 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), totalizando 52 condutores autuados por alcoolemia ao volante nas modalidades constatação e recusa.

Nas fiscalizações, a PRF também emitiu 25 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou mais de 222 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 43 autos foram emitidos. Perigo também geraram os 12 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam.

Foram também retiradas de circulação mais de 133.291 quilos de excesso de peso das rodovias. O peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

Fonte: PRF
O responsável pelo veículo afirmou que adquiriu o carro em uma troca pelo equivalente a R$ 20.000,00 reais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na manhã desta quarta-feira (16), um veículo roubado. A ação ocorreu no quilômetro 790 da BR 242, município de Barreiras, oeste baiano.

Durante fiscalização com foco no combate à criminalidade, a equipe abordou um Fiat/Argo de cor branca. No decorrer da abordagem, os policiais constataram que os elementos identificadores do veículo haviam sido adulterados. Após uma análise detalhada foi possível identificar o veículo original, que tinha restrição de roubo registrada na cidade de Hortolândia (SP). 

Questionado, o responsável pelo veículo informou que o adquiriu através de uma troca pelo equivalente a R$ 20.000,00 reais.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: PRF
Retorno do horário de verão em 2023 não deve fazer uma diferença muito grande em relação a diminuir o consumo de energia

Diferentes setores da economia dizem que o possível retorno do horário de verão em 2023 não deve fazer uma diferença muito grande para diminuir o consumo de energia. As associações se manifestaram em entrevista ao Estadão.

Bares e Restaurantes

A Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo é favorável à volta do horário de verão, já que para esse estabelecimento a medida traz uma resposta positiva, uma vez que há mais tempo de claridade, facilitando a maior circulação de pessoas, trazendo a ideia de segurança por mais tempo.

“A cidade fica mais alegre, iluminada, o que dá sensação de segurança, e permite maior circulação de pessoas. Assim, podemos incentivar a cultura do happy hour, que é menos valorizada aqui do que na Europa”, afirma Percival Maricato, diretor institucional da associação.

Já quando é abordado sobre economia de energia, Maricato explica que para esses estabelecimentos o impacto é mínimo. “Esses locais normalmente abrem às 18h, e, por isso, já possuem o gasto de energia com as geladeiras, ar-condicionado e outros equipamentos.”

Toda a economia de energia é importante na situação atual, principalmente em relação ao meio ambiente, mas de acordo com o diretor da instituição, é preciso avaliar, com pesquisas, os benefícios para a sociedade.

Comércio

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) não chegou a discutir sobre o assunto. Mas em entrevista concedida ao Estadão, Marcel Solimeo, economista-chefe do Instituto Gastão Vidigal da ACSP, o horário de verão dá um retorno mais positivo às atividades voltadas ao lazer, turismo, restaurantes e eventos em geral. Para demais atividades, o economista acredita que a mudança no horário não faz uma diferença muito grande.

“Se a cidade é turística, isso deve beneficiar mais, atrair mais pessoas. Já há uma boa parte do comércio que já abre até mais tarde, como os shoppings”, afirma. Solimeo diz ainda que o que pode aumentar são as compras por impulso. “É a compra que você faz quando está passando por uma loja, você não saiu para comprar. Isso pode acontecer no comércio de rua, que talvez se beneficie com a circulação. Essa atração deve acontecer apenas em ruas com muita movimentação e comércio.”

Indústria

Para Paulo Pedrosa, diretor da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o retorno do horário de verão não impacta na economia de energia das indústrias.

“A mudança do horário de verão, sob o ponto de vista industrial, não afeta muito o comportamento das grandes indústrias, que já mudam o consumo de energia ao longo do dia e organizam a produção para diminuir esse gasto no horário de ponta, uma vez que para elas a energia já é muito cara”, afirma Pedrosa.

Horário de verão

A última vez em que o horário de verão esteve em prática no Brasil foi entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. Recentemente, a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma enquete no Twitter questionando sobre a volta da medida.

A medida foi adotada no Brasil durante 34 anos consecutivos com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro encerrou a medida. O governo argumentou que a mudança nos hábitos de consumo e avanços na tecnologia reduzem a relevância da economia de energia.

Na enquete proposta por Lula em seu Twitter, 66% das respostas foram favoráveis ao retorno do horário de verão; 34% das respostas foram contra. No entanto, é importante destacar que a enquete não tem metodologia científica.

Novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que a volta do horário de verão não trará benefícios para a operação do sistema elétrico nacional em 2022.

Fonte: Bahia.ba

Fonte: Grupo Santo Antonio

As apostas da Mega da Virada, concurso especial da Mega-Sena de número 2.550, com um prêmio estimado em R$ 450 milhões, começam a ser feitas a partir desta quarta-feira (16).

De acordo com Caixa, o valor é o maior da história das Loterias Caixa; e o sorteio das seis dezenas será realizado no dia 31 de dezembro.

As apostas devem ser feitas em volante específico da Mega da Virada em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país ou pela internet.Mega-Sena da virada

Como nos demais concursos especiais, o prêmio principal da Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de cinco números) e assim por diante.

Para jogar na Mega da Virada, é só marcar de seis a 20 números dentre os 60 disponíveis no volante. O apostador ainda pode deixar que o sistema escolha os números por meio da Surpresinha. O valor da aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Bolão

O apostador também pode aumentar as chances de ganhar realizando apostas em grupo por meio do Bolão Caixa. Basta preencher o campo próprio no volante ou solicitar ao atendente da lotérica.

Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 5. É possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas. Também é possível adquirir cotas de bolões organizados pelas unidades lotéricas. Neste caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da Mega da Virada e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 2,7 milhões no primeiro mês.

Fonte: Agência Brasil


O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que tem disparado ataques implacáveis ​​à integridade da votação no país desde sua derrota nas eleições de 2020, anunciou nessa terça-feira (15) que vai tentar reconquistar a Presidência em 2024.Ele busca se antecipar a possíveis rivais republicanos.

Buscando revanche com o presidente democrata Joe Biden, Trump fez o anúncio em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, uma semana após as eleições de meio de mandato, nas quais os republicanos não conseguiram conquistar tantos assentos no Congresso quanto esperavam.

Em discurso que durou pouco mais de uma hora, Trump falou a centenas de apoiadores, em um salão decorado com bandeiras norte-americanas.Presidente dos EUA, Donald Trump, chega de Camp David à Casa Branca em Washington

"Para tornar a América grande novamente, estou anunciando esta noite minha candidatura à Presidência dos Estados Unidos", disse Trump à multidão que incluía familiares, doadores e ex-autoridades.

Ele evitou os xingamentos que marcaram outras aparições públicas, optando por uma crítica à Presidência de Biden e uma revisão do que disse serem as conquistas políticas de seu próprio período no cargo.

"Dois anos atrás, éramos uma grande nação e logo seremos novamente", afirmou.

Trump expôs temas sombrios que normalmente aborda, criticando imigrantes - "estamos sendo envenenados" - e retratando as cidades norte-americanas como "fossas de sangue" dominadas pelo crime.

Ele disse que pressionaria pela pena de morte para traficantes de drogas e recontrataria militares que foram demitidos por se recusarem a tomar a vacina contra covid-19.

Embora tenha atacado o processo eleitoral dos EUA, Trump não usou o discurso para retomar suas falsas alegações de fraude eleitoral em massa em 2020 e não mencionou a tentativa violenta de seus apoiadores, em 6 de janeiro de 2021, de impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden.

Em viagem à Indonésia, Biden disse: "na verdade não", quando questionado se reagiria ao anúncio de Trump. No Twitter, ele postou um vídeo criticando o histórico de Trump no cargo.

Há um longo caminho pela frente antes que o candidato republicano seja formalmente selecionado no verão de 2024.

O anúncio de Trump chega mais cedo do que o normal, mesmo em um país conhecido por campanhas presidenciais prolongadas, e sinaliza seu interesse em desencorajar outros possíveis candidatos, como o governador da Flórida, Ron DeSantis, ou seu próprio ex-vice-presidente, Mike Pence, de tentar a indicação do Partido Republicano.

Fonte: Agência Brasil

 

 

A Bahia recebeu, nesta quinta-feira (10), a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19, da Pfizer BioNTech, para crianças de seis meses a menores de três anos. O avião trazendo a carga com as 70 mil doses pousou no aeroporto de Salvador por volta das 12h30. Este é o primeiro envio deste tipo de imunizante destinado ao estado. Até o momento, o Ministério da Saúde indicava a vacinação somente para crianças acima de três anos.

Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro destaca que as doses serão distribuídas nos próximos dias, conforme definição da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde dos 417 municípios e do Estado. “Essas vacinas serão destinadas, prioritariamente, para crianças com comorbidades, mas não exclusivamente. Elas serão distribuídas a partir da próxima quarta-feira (16), após o início das atividades de capacitação das equipes de saúde responsáveis pela aplicação das doses. Trago essa boa notícia destacando que é dessa forma que o Governo do Estado da Bahia cuida mais e melhor da nossa população”, explica.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, a logística de distribuição tem sido muito importante para dar celeridade ao processo de vacinação na Bahia. “Conseguimos fazer com que o imunizante seja entregue em todas regiões em tempo hábil. Essas doses da Pfizer serão destinadas aos 417 municípios do estado”, explicou.

Panorama

Na Semana Epidemiológica 44 (de 30/10/2022 até 05/11/2022) foram registrados 1.019 novos casos de Covid no estado, uma média de 896 casos ativos e 8 óbitos. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde. As informações de imunização contra a Covid-19 são disponibilizadas no Painel de Vacinação, no site https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Fonte: Blog Braga/Sesab

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir em uma agência, um caixa eletrônico ou aplicativo dos bancos que recebem a quitação desse tipo de produto.

Os prazos para o pagamento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos com placas de finais 9 e 0 encerram neste mês de novembro, nos dias 29 e 30 respectivamente.

O pagamento deverá ser feito em uma agência bancária, caixa eletrônico, por aplicativo ou pelo site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os veículos com placas de finais 1, 2, 3 e 4 que não efetuaram o pagamento do imposto já foram notificados.

Neste caso, para quitar o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado e, só após a quitação, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), emitido pelo SAC Digital.

O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site da Sefaz-BA, no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato com o número 0800 071 0071 ou enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

Fonte: G1
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |