Blog Santo Antônio
Notícias
A Caixa explica que o pagamento abrange benefícios que foram objeto de revisão ou que não foram retirados de 2016 a 2020

A Caixa explica que o pagamento abrange benefícios que foram objeto de revisão ou que não foram retirados de 2016 a 2020

Segundo a instituição, o pagamento abrange benefícios que foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados dos exercícios de 2016 a 2020.

O abono é de, no máximo, um salário mínimo — R$ 1.212 — e dado de acordo com o número de meses trabalhados no período.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências.

As parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro.

Para receber o benefício, o trabalhador precisa:

• Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

• Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante
o ano-base;

• Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos
30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

• Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente
na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Onde consultar

Os trabalhadores podem acompanhar o pagamento do benefício pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, além do Portal Cidadão e Atendimento Caixa ao Cidadão nos telefones 111 ou 0800 726 0207.

Dúvidas relacionadas ao processamento das informações sociais do trabalhador (Rais/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos podem ser esclarecidas nos canais do Ministério do Trabalho e Previdência: Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Portal www.gov.br e telefone 158.

Mais informações sobre o abono salarial estão disponíveis no site da Caixa.

Fonte: R7

O crime aconteceu no dia 02/10/2022, na Rua Luís Augusto Borges, no povoado Novo Paraná, município de Luís Eduardo Magalhães. Natalio Gutoski, 75 anos e sua esposa Domicília Ostrowski sofreram brutal espancamento e uma filha do casal foi violentada sexualmente.

A polícia conta que, na ocasião, por volta das 06 horas da manhã, encontrou às vítimas ensanguentadas e o casal de idosos com rostos desfigurados pelos atos de violência. Imediatamente, eles foram levados para a UPA, após receberem os primeiros-socorros do SAMU. Mesmo debilitado, Natálio recebeu alta dois dias após internamento, mas, por agravamento do seu quadro clínico, voltou a ser internado no dia 11/10/2022, na mesma unidade de saúde, onde faleceu na madrugada de sábado (16), por volta de 03 horas.

Prisão do suposto autor

A filha do casal relatou que foi violentada por várias horas e que o criminoso entrou na residência por uma janela que estava entreaberta. Uma guarnição policial foi ao local, de onde seguiu rastros até a residência do suposto autor do crime, que dentre várias pessoas que se encontravam no endereço, chamou atenção dos policiais por estar com vários arranhões no rosto e no tórax, provavelmente provocados pelas vítimas.

Ao fazer acareação, a mulher estuprada o reconheceu como sendo o autor dos crimes. Diante das evidências, o suspeito foi conduzido e apresentado na delegacia de polícia para outras providências.

Fonte: Alô Alô Alô Salomão
Apropriação indébita ocorre quando o criminoso recebe um bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no final da tarde de sábado (15), por volta das 17h, veículo não devolvido a locadora. Um homem de 50 anos que circulava com o carro de forma irregular foi detido.

A ocorrência foi registrada na altura do quilômetro 182 da BR 135, em trecho do município de Barreiras (BA). Na oportunidade, a equipe da PRF abordou o veículo Chevrolet/Onix para uma fiscalização detalhada e descobriu que o carro possuía registro de apropriação indébita.

A equipe analisou um Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia 41° Distrito Policial de Vila Rica (SP) na data de 09/09/2021. Segundo a locadora, o veículo foi alugado em 10/06/2021, porém, o veículo nunca foi devolvido.

O passageiro do automóvel se identificou como proprietário do Onix. Ele relatou que comprou o carro por R$ 60 mil há cerca de 4 meses. Disse também que o negócio foi realizado na cidade de São Desidério (BA).

Diante das informações obtidas o homem foi detido e conduzido para Delegacia de Polícia Civil para continuidade dos procedimentos legais, pelos crimes de apropriação indébita (art. 168) e receptação de veículo (art. 180), ambos do Código Penal.

Fonte: PRF

Fonte: Grupo Santo Antonio
Municípios de Riachão das Neves e São Desidério, ambos no oeste, lideram número de ocorrências no estado.

A Bahia registra, nesta quinta-feira (13), 191 focos de incêndios florestais. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que aponta que a maioria das situações ocorre no oeste do estado. Do total, 149 queimadas afetam áreas em 19 municípios da região.

De acordo com o Inpe, os municípios de Riachão das Neves e São Desidério lideram o número de casos, com 19 focos cada.

Confira lista de focos em municípios do oeste baiano:

Riachão das Neves - 19 focos
São Desidério - 19 focos
Barreiras - 16 focos
Luís Eduardo Magalhães- 16 focos
Cocos - 14 focos
Barra - 12 focos
Correntina - 10 focos
Formosa do Rio Preto - 8 focos
Jaborandi - 6 focos
Santana - 6 focos
Santa Rita de Cássia - 5 focos
Catolândia - 4 focos
Mansidão - 4 focos
Paratinga - 3 focos
Cristópolis - 2 focos
Morpará - 2 focos
Angical - 1 foco
Cotegipe - 1 foco
Tabocas do Brejo Velho - 1 foco

Em São Desidério, dos 19 focos existentes nesta quinta, pelo menos dois são de grandes proporções. Desde quarta-feira (12), brigadistas e bombeiros atuam no combate às chamas no povoado de Sisnandes, a cerca de 60 km da sede do município.

Ainda não há informações de quando o fogo começou, no entanto, o grupo estima que uma área de quase mil metros já foi destruída. As chamas se espalharam rapidamente até as margens do rio Cacheado, porque a vegetação está muito seca, e ainda não foram controladas.

O segundo caso ocorre em uma extensa área rural. De acordo com a Brigada Municipal, o fogo começou há mais de uma semana e já invadiu propriedades privadas. Ainda não se sabe o que causou o problema, nem o tamanho da área queimada. Também não há detalhes de quantas fazendas foram atingidas, nem se animais foram mortos.

Outros dois casos menos impactantes também foram registrados na quarta-feira (12) em São Desidério. De acordo com a Brigada de Incêndios do município, o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação e atingiu parte de uma casa, mas ninguém se feriu.

O segundo foco de incêndio foi registrado no bairro de Porto Rico. O fogo também se aproximou de moradias, mas foi controlado à noite.

Fonte: G1
Vantagem do petista varia de 3,4 a 3,8 pontos, de acordo com o cenário



Levantamento nacional realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã desta quinta-feira (13) aponta empate técnico entre os candidatos a presidente da República, no segundo turno.

De acordo com a pesquisa, o empate técnico se estabelece nos votos válidos e nos cenários espontâneo e estimulado.

Considerando apenas os votos válidos, Lula (PT) tem 51,9% e Bolsonaro (PL) 48,1%.

Desse modo, no cenário espontâneo, o ex-presidente Lula (PT) aparece 3,4 pontos à frente do adversário Jair Bolsonaro (PL): o petista soma 42,6% e o atual presidente da República tem 39,2%, configurando empate técnico. Nesse cenário, os indecisos são 12,8% e 5,4% não querem qualquer dos candidatos.

O Paraná Pesquisas informou que o grau de confiança do levantamento chega a 95,0% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 866 entrevistas; 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 544 entrevistas; 5,7 pontos percentuais para o estrato da regiões Norte e Centro-Oeste onde foram realizadas 311 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, com 299 entrevistas.

O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2020 eleitores em todos os Estados e no Distrito Federal, entre os dias 8 e 12 de outubro, e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral sob o nº BR-08438/2022.

No cenário estimulado, quando o eleitor é confrontado com os nomes dos candidatos escritos em um cartão, o empate técnico se confirma: Lula se mantém 3,5% pontos à frente, com 47,6%, contra 44,1% de Bolsonaro.

Fonte: Diário do Poder
Eleições suplementares ocorrerão simultaneamente ao 2º turno das Eleições 2022

No próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022, as eleitoras e os eleitores de oito municípios brasileiros também vão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. O pleito municipal ocorrerá nas seguintes cidades: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral. Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos. Consulte os candidatos no DivulgaCandContas.

No mesmo dia, 156 milhões de brasileiros aptos a votar retornarão às urnas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), o próximo presidente da República. Em 12 estados, ainda haverá segundo turno para governador.

A ordem de votação na urna será: governador (onde houver segundo turno), presidente (em todo o país) e prefeito (onde houver eleição suplementar).

Horário unificado também no 2º turno

Uma das novidades para as Eleições Gerais de 2022 é a unificação da hora de votação em todo o país. Assim como já ocorreu no primeiro turno, no dia 30 de outubro, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

Confira os prazos e saiba como justificar

As eleitoras e os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, no dia 2 de outubro, podem e devem votar no segundo turno, caso estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral. Mas atenção: quem não comparecer às urnas deve justificar a ausência.

Os prazos para a apresentação da justificativa vão até 1º de dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno) e até 9 de janeiro de 2023 (ausência no segundo turno), podendo ser feita pelo e-Títulono Sistema Justifica ou no formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Fonte: TSE

Brincadeiras, pintura no rosto, personagens infantis e uma decoração especial fizeram parte das comemorações do Dia das Crianças, nesta quarta-feira (12), no Centro de Atendimento Pediátrico do Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras. A iniciativa faz parte de uma programação especial realizada pela Secretaria de Saúde, em todas as unidades dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora.

Fantasiada de palhaços e de outras personagens, a equipe médica recepcionou as crianças que procuraram por atendimento, uma estratégia diferente para levar alegria mesmo diante de um possível desconforto na hora da consulta ou de outro procedimento. “Buscamos, com essa iniciativa, proporcionar além do atendimento específico aqui, com oferta de assistência médica especializada para cada faixa etária e com foco no atendimento integral de pacientes de 0 até 14 anos de idade, também um momento de alegria e descontração neste dia especial”, pontuou o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Até essa próxima sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde segue com essa programação especial nas demais unidades de saúde recepcionando com temas coloridos e lúdicos as crianças e suas famílias, com oferta de atendimento médico, de enfermagem, atualização do cartão de vacina, orientações sobre a correta maneira de escovar os dentes, além de dinâmicas integrativas, brincadeiras coletivas e muita descontração.

Fonte: Dircom PMB
Candidato ainda afirmou que, se for eleito, vai coordenar ações entre diversas instituições relacionadas à área da segurança pública

O candidato ACM Neto (União Brasil) afirmou que, se for eleito governador, vai convocar todas as instituições públicas para coordenar ações de combate ao crime organizado e reduzir os índices de violência na Bahia. Durante sabatina realizada pela TV Aratu nesta quinta-feira (13) no lugar do debate, que não aconteceu devido à ausência de Jerônimo Rodrigues (PT), Neto criticou o grupo petista que governa o estado há 16 anos e que sempre transfere a responsabilidade no tema da segurança pública.

Enquanto isso, o estado lidera o ranking de homicídios do país e tem mais que o dobro de mortes violentas do que estados mais populosos, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neto destacou que é papel do governador reunir prefeituras, Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria num esforço contra a violência. No entanto, essa iniciativa não ocorre no governo liderado pelo PT.

“Se eu tiver a oportunidade de ser governador, vou chamar para mim a responsabilidade. A grande novidade será o envolvimento do governador. É papel do governador coordenar uma grande ação, colocando na mesma mesa o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria, porque não adianta a polícia prender e a Justiça logo depois soltar. O governador deve coordenar isso, ele deve ter o mapa estadual da violência nas mãos”, disse.

O candidato lembrou que nesta semana foram divulgados os dados do DataSus, e a Bahia aparece pelo quarto ano consecutivo em primeiro lugar no número de homicídios do Brasil, com quase o dobro de Pernambuco, segundo colocado. O país registrou a maior queda no número de homicídios dos últimos 30 anos, mas a Bahia foi na contramão dessa tendência.

“O que a gente não pode é achar normal o que está acontecendo. Às vezes, as pessoas, de tanto acompanhar os episódios de violência, começam a acreditar que aquilo é assim mesmo, que faz parte da vida. Mas não é. Não vamos perder a nossa capacidade de indignação, por favor. Porque não estamos falando de número, não estamos falando de um índice, não estamos falando nem mesmo de eleições. Nós estamos falando da vida das pessoas”, comentou.

Ele lembrou também que é dever do governador dialogar com o presidente eleito pelos brasileiros. “Passou a eleição, governador e presidente têm que sentar juntos, esquecer a disputa, desarmar o palanque. Eu garanto: aquele presidente que for escolhido pelos brasileiros terá em mim um governador do diálogo, que vai saber procurar o Governo Federal para trabalharmos em conjunto contra um problema como o da violência”, disse.

“Tenham certeza que não vou ser um governador que vai transferir ao outro aquilo que é dever do governador. Porque quem vai estar aqui comandado a Polícia Militar e a Polícia Civil, cuidando dos presídios, não será o presidente. Ele vai ter que olhar para o Brasil todo. Quem vai estar aqui é o governador. E eu estarei aqui para fazer isso, pela Bahia e pelos baianos”, completou.

Neto destacou que, nos últimos 16 anos, enquanto outros estados conseguiram reduzir os índices de violência, a Bahia viu o seu governador procurar culpados e desculpas, tratando a segurança como um problema nacional. O candidato afirmou que também é papel do governador convocar para este esforço as prefeituras de todo o estado.

“Precisamos trabalhar compartilhando informações com a Guarda Municipal das cidades. As prefeituras têm um trabalho de ação social, de prevenção, que é importantíssimo. Em Salvador, fizemos um programa que é reconhecido pela população, o Iluminando Nosso Bairro. Hoje, a cidade está 100% iluminada em LED. A gente precisa levar essa iluminação para o interior, para a zona rural”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Fonte: JOVEM PAN

Alexandre de Moraes barra investigações contra institutos de pesquisa - Presidente do TSE afirma que PF e Cade ultrapassaram suas competências para "satisfazer a vontade eleitoral" de Bolsonaro. Os dois órgãos enviaram ofícios para apurar divergências entre pesquisas e o resultado nas urnas.O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decidiu impedir a abertura de investigações do Ministério da Justiça – por meio da Polícia Federal (PF) – e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra institutos de pesquisa de opinião.

Moraes justificou sua decisão alegando ausência de justa causa e "incompetência absoluta" dos órgãos para uma investigação deste calibre num período eleitoral, e que estes órgãos simplesmente buscavam "satisfazer a vontade eleitoral" do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. 

"Ambas as determinações [do Ministério da Justiça e do Cade] são baseadas, unicamente, em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas com o desempenho de candidatos retratados nas pesquisas, sem que exista menção a indicativos mínimos de formação de vínculo subjetivo entre os institutos apontados ou mesmo práticas de procedimentos ilícitos", disse o presidente do TSE em comunicado.

"Tais medidas açodadas, além da incompetência dos órgãos que as proferiram e da flagrante usurpação das funções constitucionais da Justiça Eleitoral, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo e candidato a reeleição, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder por parte de seus subscritores", concluiu Moraes.

Cade e PF fora de suas competências

Os dois ofícios – do Cade e da PF – foram enviados na quinta-feira (13/10). Em seu pedido, o Cade argumenta que os institutos de pesquisa erraram de forma parecida as previsões de resultados do primeiro turno, em 2 de outubro. Já a PF recebeu da campanha de Bolsonaro um ofício falando na divergência entre o resultado no primeiro turno e as pesquisas publicadas antes da votação.

O presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, que é ligado ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que a ação adotada pelo Cade visava investigar se os institutos de pesquisa teriam atuado como um cartel para "manipular" as eleições. Os institutos citados no ofício do Cade foram Ipec, Datafolha e Ipespe.

Em resumo, Moraes afirmou que o Ministério da Justiça e a presidência do Cade ultrapassaram as competências de seus órgãos e do TSE e que cabe à Justiça Eleitoral a fiscalização dos institutos de pesquisa.

Segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo, técnicos do próprio Cade não viram materialidade no ofício enviado por Cordeiro. Segundo eles, mesmo que tenha havido um conluio entre os institutos para uma suposta manipulação nas pesquisas de opinião, os institutos não teriam cometido infração à ordem econômica, que é o campo de ação do Cade.

Bolsonaristas alegam crime nas pesquisas

As investigações contra os institutos de pesquisa fazem parte de uma estratégia de aliados de Bolsonaro. Segundo bolsonaristas, há indícios de crimes cometidos pelos institutos devido a divergências entre as apurações de opinião realizadas pelos institutos e os resultados das urnas – eles argumentam que os institutos erraram de maneira semelhante o resultado da votação.

A discrepância gerou críticas e incredulidade, inclusive na imprensa internacional. O diário americano The New York Times publicou no dia após o pleito que "os primeiros resultados foram uma grande vitória para Bolsonaro, que havia dito há semanas que as pesquisas subestimavam severamente seu apoio. Até agora, os resultados sugeriram que ele estava certo". 

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecia com 50% dos votos válidos no Datafolha. O Ipec mostrava 51% para o petista. Nas urnas, Lula conquistou 48,43% dos votos, próximo dos dois pontos percentuais abaixo na margem de erro do Datafolha.

Os dois institutos justificaram as discrepâncias com a mudança de voto dos eleitores. Segundo Datafolha e Ipec, como os levantamentos indicavam a vitória de Lula no primeiro turno, e eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet, que votariam em Bolsonaro no segundo turno, decidiram votar em Bolsonaro para possibilitar a realização do segundo turno.

Fonte: UOL

No mês dedicado à Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero, a Secretaria de Saúde de Barreiras realiza vários procedimentos nas Unidades de Saúde com objetivo de incentivar o autocuidado das mulheres e a coleta de exames preventivos. Além do atendimento realizado ao longo do ano na rede de Atenção Primária à Saúde, a Secretaria intensificou o atendimento noturno nas Unidades de Saúde Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, e nas demais unidades de saúde pela manhã e tarde.

A proposta do atendimento noturno, conforme o secretário, é garantir maior número possível de mulheres com a rotina preventiva em dia. “Muitas mulheres trabalham durante a semana o dia todo, por isso, além do atendimento semanal pela manhã e tarde, disponibilizamos essas duas unidades de saúde para a realização de exame preventivo do colo do útero especialmente à noite, dando essa oportunidade para realizar esse exame que é fundamental para a saúde da mulher”, explica Melchisedec Neves, que ainda esclarece que para esse atendimento basta procurar uma unidade de saúde e fazer o agendamento.

Até o próximo dia 20 de outubro, quinta-feira, a coleta do exame preventivo do colo de útero acontece em todas as 48 unidades pela manhã de 7h30min às 11h30min, à tarde de 13h30min às 17h30min, e à noite 18h às 21h. No dia 21, sexta-feira, será realizado o Dia D de prevenção pela manhã e à tarde em todas as unidades. Dentro do Projeto Cuidando de quem cuida, a Secretaria de Saúde realizará também das 18 às 21h, no dia 21 de outubro, o Dia D nas Unidades de Saúde Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, exclusivamente para todas as profissionais de saúde de todos os equipamentos.

PCCU – A fim de analisar a natureza das células, e eventualmente, detectar a presença de alterações, o exame Papanicolau conhecido popularmente como PCCU é realizado para coleta de amostra do material do colo do útero. A coleta é rápida, simples e indolor. Para a realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois pode atrapalhar na análise celular, e as mulheres grávidas também podem fazer o preventivo sem danos ao bebê.

Fonte: Dircom PMB

O novo projeto de iluminação pública em LED de Barreiras já é realidade em alguns trechos da cidade, como no perímetro central, na Avenida Benedita Silveira e no trecho entre a rotatória do Galego Lanches até a Loja Havan. Agora, a frente de trabalho que está realizando a substituição dos antigos postes por novos, com iluminação em LED, está concentrada no trecho entre a ponte sobre o Rio Grande até o Terminal Rodoviário.

Nesta etapa estão sendo colocados 76 postes em estrutura galvanizada, com duas luminárias cada um, totalizando 152 lâmpadas em LED. “Este sistema, além de assegurar maior economia e eficiência de energia, contribui para a preservação do planeta e ainda, garante mais modernidade e segurança para a cidade”, destaca a subsecretária de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Luzeni Santos.

Fonte: Dircom PMB
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral alegou que a fiscalização dos institutos é uma função da Justiça Eleitoral e proibiu a continuidade das investigações

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu a investigação sobre os institutos de pesquisa. A decisão de Moraes saiu no fim da noite, sendo tomada através de ofício, ou seja, sem que a Justiça tenha sido acionada. O presidente do TSE proibiu o Cade e a Polícia Federal (PF) de investigarem as empresas responsáveis pela realização de levantamentos de intenção de votos.

A determinação veio poucas horas após o Cade e a PF terem determinado as apurações contra os institutos. Ao vetar as investigações, Moraes disse que compete à Justiça Eleitoral a fiscalização do órgãos. O ministro argumenta que as deliberações do Ministério da Justiça e do Cade por “supostas infrações alusivas aos institutos de pesquisa constituem evidente usurpação da competência o TSE de vela pela higidez do processo eleitoral”.

Fonte: JOVEM PAN

Nessa quarta-feira, 12,  o 4º Pelotão de Baianópolis, representado pelo guarnição de serviço do dia, e a ASCOM da 83ª CIPM, representando o comandante da unidade, Maj PM Araken, participou de uma ação social que aconteceu no povoado de Cercado, no município de Baianópolis.

O evento começou com a missa votiva de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo coordenador do povoado, o sr. Denizar. Em seguida, a palavra foi dada ao pastor Sgt PM Félix, que pregou o Evangelho ao exaltar a beleza e sacralidade da relação pais e filhos.

Após o término da adoração, todas as crianças foram presenteadas com diversos brinquedos, caridade feita pelo Cb PM Salvador, morador do povoado.

Por fim, foi servido um almoço a toda a comunidade.

Fonte: 83ª CIPM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio
Os mesmos estavam assaltando comércio

Na tarde de ontem, terça-feira, 11, por volta das 17h35, a 83ª CIPM prendeu uma dupla por porte de simulacro de arma de fogo, em Barreiras. 

Informados pelo Cicom via rádio de assalto em andamento num mercado, no bairro Jardim Vitória, a guarnição foi até o local, procedendo com busca pessoal de dois indivíduos, cada um deles portando um simulacro de arma de fogo. 

Diante dos fatos, ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia para as devidas medidas legais.

Fonte: 83ª CIPM

Apenas 28 (5,4%) dos 513 deputados eleitos para o período 2023-2027 se elegeram só com os próprios votos, de acordo com levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

A eleição para a Câmara dos Deputados é proporcional — nesse sistema, o voto do eleitor vai para o partido, porque ele foi feito exatamente para que a legenda tenha mais força do que o candidato em si.

No sistema proporcional, o número de vagas do partido será igual ao número de votos que ele recebeu. Quem ocupa as vagas que a sigla conquistou são exatamente os candidatos mais votados dentro do partido. É como se fosse uma fila, mas apenas algumas vagas podem ser ocupadas — e ocupam essas vagas os que mais receberam votos.

No Distrito Federal, por exemplo, que tem oito cadeiras na Câmara dos Deputados, foram 1.607.519 votos válidos. Por isso, o quociente eleitoral foi de 200.940 votos (número total de votos válidos divido pelo número de vagas disponíveis para o cargo). Esse é o número que um candidato precisava para, sem a ajuda dos votos do partido, eleger-se deputado federal.

Esse cálculo justifica, por exemplo, o fato de que, quando um deputado troca de partido fora da janela permitida pela lei, ele perca o mandato. Isso porque a maioria não seria eleita sem os votos recebidos pelo conjunto de candidatos da legenda.

Deputados que se elegeram só com os proprios votos
Entre os parlamentares, nove são do PL, partido do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Há também quatro do PP e três do PSOL. PT, PSD e União Brasil tiveram, cada, dois nomes. Já PSB, Novo, Republicanos, Cidadania, Avante e Podemos, um cada.

Veja, abaixo, a lista com os 28 parlamentares que se elegeram somente com os próprios votos:

Esses 28 parlamentares ultrapassaram sozinhos o quociente eleitoral, ou seja, não dependeram dos votos obtidos por seu partido ou federação.

Fonte: R7
Os mesmos estavam assaltando comércio

Na tarde de ontem, terça-feira, 11, por volta das 17h35, a 83ª CIPM prendeu uma dupla por porte de simulacro de arma de fogo, em Barreiras. 

Informados pelo Cicom via rádio de assalto em andamento num mercado, no bairro Jardim Vitória, a guarnição foi até o local, procedendo com busca pessoal de dois indivíduos, cada um deles portando um simulacro de arma de fogo. 

Diante dos fatos, ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia para as devidas medidas legais.

Fonte: 83ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |