Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

A candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) tem recebido uma enxurrada de apoios. O Patriota, que estava com o deputado federal João Roma (PL), e o PSC, que estava com ACM Neto (União), se juntaram às fileiras governistas nesta semana. Mas o grande rival do PT no segundo turno minimizou os abandonos à sua campanha e afirmou que também terá adesões nos próximos dias.

"Alguns estão indo, outros estão vindo. Vamos ter muito mais adesões, com muito mais peso eleitoral do que eventualmente estão anunciando apoio ao candidato do PT. Estamos tranquilos com isso. Vamos ter uma sequência de anúncios durante esses dias", afirmou ACM Neto.

Ao ser perguntado se mantém conversas com seu ex-aliado João Roma, Neto respondeu que não fez contato direto com o deputado, mas que interlocutores têm conversado sobre o tema. Além disso, segundo o ex-prefeito de Salvador, as pautas em comum entre os dois devem fazer com que o eleitorado do parlamentar se junte ao dele no segundo turno.

"Não tivemos ainda um contato direto, mas nossos aliados vêm conversando. Entendo que o eleitor de João tem uma identidade, uma aproximação, afinidade, muito maior conosco. Por nossas pautas: agenda da familia; cristãos; o apoio macico dos evangélicos; de toda parte do agro; dos policiais; pautas como a defesa da vida, ser contra a legalização do aborto, a menos em casos previstos em lei; contra legalização das drogas. Nosso desejo é gerar essa sinergia, para poder ter esses eleitores do nosso lado no segundo turno", disse Neto.

Uma possível fusão entre o União Brasil e o PP também foi abordada por ACM Neto. Ele disse ainda não ter sentado para conversar sobre o tema com os dirigentes das legendas, mas não descartou a possibilidade para o futuro.

"Só consigo ter olhos para a Bahia e foco para eleição de governador. Eu não deixaria de conversar e avaliar as condições. Não sentei para tratar desse assunto nem com dirigentes do União Brasil e nem com o do Progressistas", concluiu.

Fonte: Bahia Notícias

Após o PSC anunciar a saída da base do candidato ao governo do Estado ACM Neto (União Brasil), o deputado federal Abílio Santana (PSC) rechaçou a possibilidade de “mudar de lado”. O parlamentar que é filiado ao PSC confirmou que permanece ao lado do ex-prefeito de Salvador.

“Não aprendi a beber da fonte da traição. Eu digo sempre que sou ACM Neto até debaixo d’água e não me furtarei a ajudá-lo a ser o próximo governador do estado da Bahia. Para mim, um homem sem palavra tem que ser enterrado vivo, e eu tenho palavra. Repito: estou ao lado de ACM Neto na disputa ao Governo da Bahia”, disse Abílio Santana, na tarde desta quinta-feira (6).

Ele participou do evento em apoio a Neto, no Centro de Convenções. Ele demonstrou total confiança na vitória neste segundo turno. “Não tenho a menor dúvida que Neto vai ganhar essa eleição, pois é o mais preparado e merece governar a Bahia. A virada vai ser com força total”.

Fonte: BNEWS
O menino reside no município de Santo Antônio do Tauá, no interior do estado do Pará

Uma criança de três anos com paralisia testou positivo para o poliovírus, vírus que causa a poliomielite. A ocorrência está sendo investigada pela Secretária de Estado da Saúde do Pará (Sespa). De acordo com um relatório de Comunicação de Risco divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a criança teve o vírus identificado por análise de isolamento viral de fezes.

O documento, porém, informou que o caso segue em investigação já que “outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré”.

O menino reside no município de Santo Antônio do Tauá, no interior do estado do Pará. Ele começou a apresentar os primeiros sintomas como febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA) no dia 21 de agosto, até não conseguir mais se manter em pé, algumas semanas depois.

O exame de fezes foi feito em 16 de setembro e enviado ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. Na terça-feira (04), saiu o resultado positivo para o vírus da poliomielite. Vale lembrar, que o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, também na Paraíba.

Fonte: informações do BNews

A manhã de quinta-feira (6), foi momento de reforçar o aprendizado adquirido em sala de aula para 20 crianças da Escola Sonho de Talita, em Barreiras. Os estudantes entre seis e oito anos foram recepcionados pelo subdiretor da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), Carlos Reis para aprenderem na prática, as noções sobre prioridades e preferências no trânsito, já trabalhadas na escola. A pista de treinamento do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), foi palco das atividades.

A ação educativa contou com orientações prévias realizadas antes da parte prática, onde foram sanadas dúvidas das crianças e reforçadas as noções aprendidas em sala de aula. “Eles chegam com vários exemplos, positivos e negativos, trazidos de casa, então, incentivamos as boas práticas e ao mesmo tempo, buscamos corrigir comportamentos equivocados assumidos em algum momento, no trânsito, por pessoas próximas a eles ”, destaca Carlos Reis.

Depois da conversa e troca de experiências, os pequenos assumiram papéis de motoristas e de pedestres, colocando em prática o aprendizado. Na pista de treinamento, passaram por simulações reais sobre prioridades e preferências no trânsito, tudo orientado pela equipe da Cootrans. A ação durou cerca de uma hora e os estudantes puderam entender regras importantes como por exemplo, quais veículos têm prioridade e precisam ultrapassar com urgência e como transeuntes e condutores devem se comportar junto às faixas de pedestres.

De acordo com o diretor de Trânsito, Rondinele Carvalho, esta ação é contínua, porém nos meses de maio e setembro é reforçada, por se tratar de meses que incentivam e chamam atenção para o combate aos acidentes no trânsito. “Nós temos o Maio Amarelo e em setembro, a Semana Nacional de Trânsito, momentos em que damos mais visibilidade para ações educativas, porém, estamos sempre prontos para contribuir com o aprendizado realizado nas escolas. Sempre que houver interesse em oferecer esta prática, as escolas podem fazer a solicitação junto à Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito”, finaliza.

Fonte: Dircom PMB

O deputado estadual eleito Eures Ribeiro (PSD), ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), se colocou à disposição nesta semana para disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2023. De acordo com ele, sua votação nas eleições deste ano o credencia para o cargo.

"Eu coloco o meu nome a disposição do meu partido para disputar a presidência da Assembleia”, afirmou Eures. "Com mais de 80 mil votos, me permite lutar por qualquer coisa", completou o deputado eleito.

Eures é o terceiro quadro do PSD a demonstrar interesse no mais alto posto do parlamento baiano. O atual presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, e a deputada estadual Ivana Bastos – a mais votada nestas eleições – também declararam possuir intenções de disputarem a presidência da Casa. 

Fonte: Bahia Notícias
A infração é grave, no valor de R$195,23 e gera cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entre 1° de janeiro e 30 de setembro de 2022 foram emitidas 10.481 autuações pelo não uso do cinto de segurança nas rodovias federais da Bahia, sendo flagrados 5.221 motoristas e 5.260 passageiros sem o dispositivo de segurança que salva vidas.

O uso do cinto de segurança é obrigatório no Brasil há mais de 20 anos. Mesmo assim, muitos motoristas e passageiros ignoram a importância dele, inclusive no banco de trás.

Para se ter uma ideia, quando contabilizados os flagrantes de passageiros que não utilizavam o dispositivo de segurança, houve um acréscimo de quase 30% em relação ao mesmo período de 2021. Já as notificações desse tipo de infração para os motoristas flagrados, oscilou de 8.364 em 2021, para 5.221 nos primeiros nove meses de 2022.

Em caso de acidente, o cinto, quando utilizado corretamente, evita que o ocupante seja arremessado contra partes internas do automóvel (volante, painel, parabrisa), contra outros passageiros ou mesmo que seja projetado para fora do veículo.

Estudos indicam que esse equipamento se utilizado da forma correta pode reduzir em mais de 40% o risco de morte em acidentes de trânsito.

O fato de o motorista ou o passageiro não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.

Para se ter ideia, numa velocidade normal, de 80 quilômetros por hora, ao ocorrer uma colisão ou uma frenagem brusca, o passageiro solto vira uma ‘arma’ dentro do veículo. O corpo vai ser projetado de uma forma tão violenta que ele pode também matar quem está usando o cinto.

É comum também os policiais flagrarem situações inusitadas e perigosas durante às abordagens. Já teve ocorrência em que foi visualizado que o cinto de segurança do motorista estava apenas com ponteiras (também conhecidas como linguetas) colocadas no dispositivo para silenciar o alarme sonoro de alerta do cinto de segurança. Essa conduta é passível de autuação por constituir equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante.

Outra situação comum é a utilização do equipamento de proteção por trás do corpo.

No caso de transporte coletivo de passageiros, uma resolução da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) obriga que, antes de cada viagem, os motoristas de linhas interestaduais e internacionais informem os passageiros sobre a obrigatoriedade do uso do cinto.

O cinto de segurança é dispositivo essencial de segurança passiva e seu uso é obrigatório. Ele foi desenvolvido durante a Segunda Guerra mundial para evitar que pilotos fossem projetados para fora da cabine. Estudos indicam que esse equipamento pode reduzir em mais de 40% o risco de morte em acidentes de trânsito.

A instituição alerta que evitar condutas perigosas no trânsito, acima de tudo, é uma responsabilidade individual de cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre, bem como dos passageiros.

Fonte: PRF

 

 

No início da tarde de ontem, quinta-feira, 5, a 86ª CIPM, prende indivíduo por tráfico de drogas na localidade de Altamira, zona rural do município de Santa Rita de Cássia.

 

A equipe encontrava-se em rondas, quando visualizou um indivíduo contumaz na prática de tráfico de entorpecentes conduzindo uma motocicleta Honda FAN 150.

 

Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem. Feita a busca pessoal, foram encontradas em suas vestes 22 duas trouxinhas de maconha, sendo feita a condução para a DP local.

 

Após vistoria no veículo, foram encontrados embaixo do banco 37 microtubos de substância análoga a cocaína; 34 pedras de crack; 1 balança de precisão e dinheiro supostamente proveniente do tráfico.

 

Diante disso, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, o qual já possui três passagens distintas por crime de tráfico de drogas nos anos de 2018, 2019 e 2020.

 

Fonte: 86ª CIPM

Na tarde de hoje, quinta-feira, 6, por volta das 15h30, a Sematur, com apoio da Polícia Militar, prenderam um indivíduo, acusado por atear fogo em locais proibidos, no Parque da Cidade, próximo do DISEP, na cidade de Barreiras.

Segundo informações, um homem de 45 anos, estaria ateando fogo e atingindo as propriedades e área de proteção permanente. A informação chegou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do whatsapp e foi encontrado o acusado que estava em posse de uma sacola e na mesma encontrado fósforos.

O acusado, foi encaminhado para a delegacia de polícia, para medidas cabíveis.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
Magistrado integra a Corte Eleitoral pela segunda vez

Foi empossado nesta terça-feira (4), no cargo de integrante substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Dias Toffoli. Ele assumirá uma das vagas destinadas a membros do Supremo Tribunal Federal (STF) na Corte Eleitoral, aberta com a posse da ministra Cármen Lúcia como titular da Casa.

Durante a solenidade, o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou a “satisfação” por ter a presença, na Justiça Eleitoral, pela segunda vez, de um colega e magistrado que já integrou a Corte, inclusive atuando na Presidência do TSE nas Eleições Gerais de 2014.

“Queria dizer da minha alegria do retorno do ministro Toffoli ao TSE. Tenho certeza e convicção de que o regresso dele vem em ótima hora. No momento em que ocorrem as Eleições Gerais, o ministro vai poder contribuir com sua experiência. É sabido da sua paixão pela Justiça Eleitoral, e quem ganha é o Tribunal, especialmente esta Presidência, que pode contar com a contribuição de três ex-presidentes desta Corte”, afirmou Moraes.

Composição

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.

Hoje, compõem o TSE, nas vagas destinadas ao STF, os ministros Alexandre de Moraes (presidente), Ricardo Lewandowski (vice-presidente) e Cármen Lúcia, nos cargos efetivos. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça ocupam duas das vagas de substitutos.

Sobre o ministro

José Antônio Dias Toffoli atuou como ministro do TSE entre 2009 e 2014. Nascido em Marília (SP), tem 54 anos e se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990. Fez especialização em Direito Eleitoral e lecionou por dez anos a disciplina de Direito Constitucional e de Família. Ele assumiu a Advocacia-Geral da União (AGU) no dia 12 de março de 2007, após ter atuado na subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, de 2003 a 2005. Tomou posse no STF no dia 23 de outubro de 2009.

Fonte: TSE



Um dos partidos da coligação do João Roma (PL) no primeiro turno das eleições, o Patriota oficializou apoio a Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno do pleito contra ACM Neto (UB). A aliança foi sacramentada nesta quarta-feira (05).

Presidente estadual da sigla, Josafá Marinho disse acreditar no trabalho do petista, que passou perto de ser eleito ainda no primeiro turno, com mais de 49%. “Estamos acreditando muito no trabalho de Jerônimo”, pontuou Josafá, que ainda afirmou que a decisão de apoiar Jerônimo foi unânime.

O Patriota chegou a anunciar apoio a Jerônimo, mas logo em seguida aderiu ao ex-ministro João Roma. Nos últimos dias, a candidatura do petista tem recebido novos apoios, incluindo prefeitos que apoiaram ACM Neto (UB) no primeiro turno.

Fonte: Política Ao Vivo

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

O projeto de lei que libera recursos aos estados e municípios para o pagamento do piso nacional da enfermagem deve entrar na pauta de votações da Câmara na próxima semana. Nesta terça (4), o Senado aprovou texto que destrava a verba dentro dos R$ 34 bilhões destinados ao combate à Covid.

A proposta só cobre hospitais públicos e, segundo o setor, não resolve os gargalos criados pela lei, que foi sancionada por Bolsonaro em agosto e suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no mês passado.

Hospitais privados, filantrópicos e santas casas, os mais afetados pelo aumento no piso do salário dos profissionais, seguem sem uma indicação de custeio.

O rombo gerado com o novo piso de R$ 4.750 ultrapassa R$ 17 bilhões, conforme os cálculos do setor.

Há expectativa na Câmara de que a relatoria do projeto ficará com a base governista. Como Bolsonaro busca apoio para virar a eleição contra Lula, a leitura é a de que o governo vai se empenhar para acelerar a votação.

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que é enfermeira, diz que é fundamental definir uma ajuda aos hospitais privados e filantrópicos, principalmente os que atendem pacientes do SUS, como é o caso das clínicas de diálise. Ela afirma que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai definir um relator após reunião com os líderes das bancadas, o que deve acontecer na segunda-feira (10).

Fonte: Folha

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) medida provisória que prorroga até 31 de dezembro deste ano a lei que cria barreiras sanitárias para proteger áreas indígenas contra o fluxo de pessoas e mercadorias que poderiam disseminar a Covid-19.
 

O texto, aprovado em votação simbólica, segue para o Senado, onde precisa ser votado até 17 de outubro para não perder validade.
 

A MP determina a instalação de barreiras sanitárias de proteção em áreas indígenas para controlar o trânsito de pessoas e de mercadorias nesses locais. Nessas barreiras haverá servidores públicos federais, prioritariamente, ou militares. Se o prefeito ou governador local concordar, também será possível utilizar servidores públicos e militares de estados e municípios.
 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, será responsável por fazer a solicitação para o uso de servidores públicos e militares de estados e municípios.

O texto autoriza a Funai (Fundação Nacional do Índio), de forma excepcional e temporária, a pagar diárias a servidores públicos e militares que integrem órgãos de segurança pública estaduais que atuarão na proteção das barreiras sanitárias.

Os servidores públicos e os militares que integrem órgãos de segurança pública estaduais receberão as diárias na condição de colaboradores eventuais.

Os custos com as diárias ficarão a cargo do orçamento da Funai, que será responsável pelo planejamento e pela operacionalização das ações de controle das barreiras sanitárias.

O ministro da Justiça poderá editar atos complementares para o cumprimento da medida provisória.

Em seu parecer, o relator, Airton Faleiro (PT-PA), afirma que o fim da vigência da lei atual inviabiliza a atuação de forças policiais estaduais no apoio aos trabalhos da Funai na operacionalização das bases de proteção e barreiras sanitárias que controlam o acesso às terras indígenas com presença de povos isolados e de recente contato.

"Sem o devido amparo de um efetivo poder de polícia, algumas unidades poderão ser desmobilizadas,

impossibilitando as atividades de mitigação da propagação de enfermidades virais junto a populações altamente vulneráveis", escreveu.

Segundo o relator, a MP dá segurança jurídica à questão ao regulamentar integralmente o pagamento de diárias a agentes de segurança estaduais e distritais que atuarão nos locais.

Fonte: Bahia Notícias
Reduções variam de 2,89% a 3,68%

Os transportadores de carga pagarão menos pelo frete rodoviário. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a nova tabela de preços mínimos dos fretes rodoviários, que considera a queda recente no diesel.

Os fretes terão reduções médias de 2,89% a 3,68%, dependendo do tipo de carregamento. Em nota, a ANTT informou que cumpriu a Lei 14.445/2022, que determina a correção da tabela sempre que o valor do diesel oscilar mais de 5% para baixo ou para cima.

“Para o reajuste, a ANTT analisou a tabela de índice de preços divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre o período de 28 de setembro a 1 de outubro, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$ 6,73 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado, desde a publicação da Portaria Suroc nº 214, de 22 de agosto, de -5,61% – quando ocorreu o último reajuste na tabela frete”, informou a ANTT em nota.

Categorias

Cada tabela teve um tipo de redução. Na tabela A, de transporte rodoviário de carga lotação, o frete ficou 2,89% mais barato, em média. Na tabela B, de operações com a contratação apenas do veículo de cargas, a retração média chegou a 3,21%.

Para a tabela C, de transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho, o valor do frete caiu 3,37% em média. Para a Tabela D, que engloba operações apenas com veículo de cargas de alto desempenho, a redução média chegou a 3,68%.

Fonte: Agência Brasil

O Banco Mundial projeta que a economia brasileira deverá terminar o ano com crescimento de 2,5%, A projeção anterior estava em 1,5%. Para 2023, o organismo internacional manteve em 0,8% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). As estimativas estão mais em linha com as previsões do governo. No fim de setembro, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia elevou de 2% para 2,7% a projeção de crescimento do PIB em 2022.

Para 2023, as projeções divergem. A proposta de Orçamento Geral da União prevê crescimento de 2,5%, enquanto as estimativas do Banco Mundial apontam expansão bem menor. As novas estimativas foram divulgadas como adiantamento do encontro anual de outono (no Hemisfério Norte) do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. As reuniões ocorrem na próxima semana, entre os dias 10 e 16, em Washington.

Fonte: BNews

Os sojicultores do oeste baiano deram início à semeadura do grão na safra 2022/2023. A janela de plantio, foi alterada excepcionalmente para o dia 1º de outubro, somente para os produtores rurais de áreas de irrigação, que solicitaram a antecipação da semeadura. Dessa forma, os produtores que cultivam a oleaginosa na região que seguiram a Instrução Normativa puderam antecipar em uma semana.

A medida, prevista na Portaria nº 057 de 25 de julho de 2022, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia. De acordo com o documento, o início da semeadura definido, em caráter excepcional, mantém a data de 31 de dezembro, deste ano, para a conclusão da etapa. De acordo com o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, “que em comparação aos anos anteriores, houve um acréscimo de 42% de áreas antecipadas, que corresponde a uma área de mais de 35 mil hectares”.

Júnior ressalta também, que o período do Vazio Sanitário, que ainda está em vigor, não sofrerá alteração, completando o intervalo mínimo de 90 dias.  “A portaria não altera o calendário do Vazio Sanitário, que começou no dia 1º de julho e vai até o dia 7 de outubro. Neste período, o agricultor que não solicitou a antecipação do plantio, deve ficar atento e manter o terreno livre de plantas vivas, com o intuito de garantir a eficiência do vazio da cultura”, explica.

O produtor rural, Marcelino Flores, fala da importância dessa antecipação para a safra. “O investimento é sempre alto para podermos tirar o máximo que puder. E com isso, temos que ter muito otimismo, fé, e muito amor no que estamos fazendo. Aqui na nossa área irrigada fazemos questão de antecipar o plantio, porque conseguimos fazer três safras ao ano. O aproveitamento nas áreas irrigadas é bem racional”, finaliza.

Fonte: Aiba
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |