Blog Santo Antônio
Notícias

Durante patrulhamento ostensivo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia deu cumprimento a mais um mandado de prisão e prendeu um homem por crime de estupro praticado na cidade de Cotegipe (BA).

O flagrante foi registrado durante fiscalizações realizadas na manhã de ontem (24), na BR 242, em Barreiras (BA).

Ao abordarem o veículo VW/CROSSFOX para verificação detalhada, os policiais constataram, após a conferência de documentação e consultas aos sistemas disponíveis, que o condutor, homem de 47 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro, expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Cotegipe (BA) e que seu veículo encontrava-se também com licenciamento atrasado.

Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Barreiras para a adoção das medidas cabíveis e seu veículo conduzido até o pátio conveniado da PRF.

Fonte: PRF







Ocorreu durante toda a manhã desta sexta-feira, 25, ocorreu uma revista prisional no Conjunto Penal de Barreiras, como parte da Operação Força Total II da PMBA. A ação contou com o apoio policial de um pelotão de choque da CIPE/Cerrado e buscou objetos que possam infrigir o regimento disciplicar da casa, a lei de execuções penais ou mesmo ilícitos penais.







Durante a operação os agentes socioeducativos realizaram busca pessoal nos reeducandos e revista nas celas a partir da segurança prestada pelo pelotão de choque da CIPE/Cerrado. A revista ocorreu em duas galerias que contam com cerca de trezentos internos e ao final da operação nenhum objeto que possa configuara ilícito criminal foi localizado. O Conjunto Penal de Barreiras é considerado um dos mais seguros e disciplinados da Bahia.

Fonte: CIPE/CERRADO


Nesse mesmo período foram contabilizadas 40 mortes em decorrência de complicações com a Covid-19

2.566 novos casos de Covid-19 foram registrados na Bahia, nas últimas 24 horas. Ao todo, são 10.372 casos ativos no estado, segundo o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (25). Nesse mesmo período também foram registradas mais 40 mortes em decorrência da doença.

Desde o início da pandemia já foram contabilizados 1.498.735 casos de pessoas infectadas com o novo Coronavírus, sendo que 29.096 tiveram óbito confirmado.

Vacinação

Ainda de acordo com a Sesasb, já são 11.389.433 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.344.839 com a segunda dose ou dose única e 3.650.308 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 559.786 crianças já foram imunizadas.

Fonte: BNEWS

Fonte: JOVEM PAN
Mulher se cortava com estilete e ameaçava tirar sua própria vida


O Blog do Sigi Vilares teve acesso nesta sexta-feira, 27, a um vídeo de uma ação da 83ª CIPM, ocorrida no último dia 18, em uma residência no bairro Boa Sorte, em Barreiras.

No vídeo aparece uma mulher transtornada se cortando toda com um estilete, ameaçando tirar sua própria vida.

O policial militar tenta convencer a mulher a parar e num descuido dela, ele corre pra cima dela, a imobilizando e assim salvando-lhe a vida.

Em seguida, os policiais acionaram o SAMU que a encaminhou para uma unidade de saúde.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares
Diminuição nos casos já se reflete no número de internações e apenas duas unidades federativas seguem em situação crítica, segundo levantamento da Fiocruz



Após quase 15 dias de queda na média no número de casos de Covid-19, os hospitais começam a refletir a melhora. Levantamento feito pela Fiocruz nesta semana mostra redução consistente nas internações pela doença em praticamente todo o país: a maior durante a onda provocada pela Ômicron.  

As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS obtidos pelos pesquisadores da Fiocruz na noite de 21 de fevereiro confirmam a tendência de melhora no indicador, que já havia sido verificada na semana anterior, dessa vez de forma mais acentuada.  

Agora, apenas duas unidades federativas, Mato Grosso do Sul (82%) e Distrito Federal (100%), estão na faixa considerada crítica, ou seja, acima de 80%. 

Do dia 14 para cá, Pernambuco, que estava em situação crítica, passou à taxa de 68%, e o Rio Grande do Norte despencou para 49%. Na maior parte do país, as internações caíram de forma bem acentuada. Segundo o levantamento, foram pelo menos cinco pontos percentuais em 17 estados. 

Segundo o boletim da Fiocruz, “é possível afirmar que o quadro atual aponta para melhora da situação, embora algumas taxas de ocupação de leitos ainda estejam muito elevadas, tendo havido inclusive aumento em Sergipe e estagnação em Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Aos poucos a tendência de redução de internações e da ocupação de leitos de UTI vai se confirmando”. 

Para o pesquisador Raphael Guimarães, as taxas de ocupação de leitos remetem ao cenário da pandemia visto em outubro e novembro do ano passado, antes da chegada da variante.  

"O pico da Ômicron aparentemente ficou para trás. O conjunto de indicadores, com a redução da quantidade de casos novos, estabilização da mortalidade já que há defasagem de 3 a 4 semanas entre a queda nos casos e nos óbitos, a diminuição na ocupação de leitos e o aumento na cobertura vacinal, mostra que a tendência é que nesse semestre a pandemia se torne mais endêmica", afirma Guimarães.  

Fonte: IG

Fonte: Grupo Santo Antonio

O corpo do pequeno Gael Henrique, de oito meses, que morreu depois de ser arremessado de uma motocicleta em um acidente de trânsito, foi sepultado na manhã desta quinta-feira (24). A cerimônia foi realizada no povoado de Lagoa da Porta, onde morava a família, na zona rural de Barra, no oeste da Bahia.

Na noite de quarta-feira (23), o corpo do bebê foi velado na casa de um familiar e provocou comoção entre os presentes. A mãe do garoto, que também foi vítima do acidente, havia recebido alta médica pouco antes do velório e estava em choque.

Na manhã desta quinta (24), a Polícia Civil iniciou as investigações do caso. O pai de Gael, que conduzia a motocicleta, e o motorista do carro que atingiu o veículo, devem prestar depoimento na delegacia da cidade nas próximas horas.

Testemunhas também serão ouvidas pela polícia. Os veículos foram apreendidos e encaminhados à perícia logo após o acidente.

Um vídeo registrado por câmera de segurança mostrou o momento exato do acidente, que aconteceu na tarde de terça-feira (22). A moto atravessava um cruzamento em baixa velocidade quando foi atingida por um carro.

Na moto, Gael estava acompanhado da mãe e do pai. Nas imagens, é possível ver o bebê sendo arremessado por causa do impacto da batida. O casal também caiu do veículo e teve ferimentos, recebeu atendimento médico e teve alta médica horas depois.

Fonte: G1

Hoje, quinta-feira, 24, a 30ª CIPM, realizou ações em diferentes municípios de sua atuação, sendo a primeira, uma operação conjunta com a Polícia Civil, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão de uma quantia de drogas na cidade de Santana.

A outra operação, foi realizado pelo PETO, uma apreensão de 36 porções de drogas, sendo maconha e cocaína na cidade de Santa Maria da Vitória. Na mesma cidade, foi recuperado pela Motopatrulha da PM, mais um veículo, suspeito de furto ou roubo.

Fonte: 30ª CIPM

Ontem, quarta-feira, 23, finalizou o Ciclo de Instruções 2022 CIPRV/Barreiras, evento que ocorreu no auditório da AIBA, para que houvesse uma atualização e reciclagem de conhecimento para todo efetivo, vislumbrando as Operações que rotineiramente ocorrem no período de Carnaval.

As instruções que foram realizados por dois dias e na oportunidade, foram ministradas atualizações do Código de Trânsito Brasileiro. Ao final do evento, se fez presente o PRF Augusto Lira que contribuiu com seus conhecimentos.

O Ciclo de instruções terá continuidade durante todo o ano de 2022, para que os policiais militares desta Unidade Operacional Especializada, possam cada vez mais oferecer um trabalho pautado na técnica, compromisso e eficácia para a sociedade.

Fonte: CIPRv Barreiras

Nesta quinta-feira, 24, em pronunciamento de primeira mão, o prefeito Zito Barbosa, anuncia que enviará na próxima semana para a Câmara Muncipal, o  projeto para reajuste a todos os servidores públicos municipais de Barreiras para 2022.

Será 33,24% para professores contratados e 36,83% para os professores concursados e 10,06% para as demais categorias, de todas as secretarias, assista.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

“Habemus candidatus”. A fumaça branca foi lançada no Palácio de Ondina e o grupo político que comanda a Bahia chegou a um consenso sobre a chapa majoritária para a corrida eleitoral de 2022: Otto Alencar (PSD) será apresentado como candidato a governador e Rui Costa (PT) tentará uma vaga no Senado. A decisão inclui a retirada da candidatura posta de Jaques Wagner (PT) ao governo, com o senador assumindo a coordenação de campanha a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio não será formalizado ao longo dos próximos dias - ou até que aconteçam as conversas com lideranças nacionais e locais dos partidos aliados. As informações foram confirmadas por pessoas que participam das negociações ao Bahia Notícias, desde que em condição de anonimato.

A operação para a mudança de posições da composição envolveu o processo de convencimento de Otto para abandonar a campanha de reeleição ao Senado, após Rui decidir ser candidato ao posto e pressionar Wagner contra a parede. O ex-governador, ainda que não tivesse como prioridade voltar ao cargo, havia embarcado no projeto para garantir a manutenção da aliança política. Na metade do mandato como senador, Wagner tinha o conforto do apoio das legendas aliadas, endossado pela própria cúpula petista e pelos deputados federais e estaduais. Todavia, Rui “bagunçou” os planos do grupo.

Até aqui, Otto tem reiterado a candidatura a senador. Todavia, com a articulação do colega de Casa e de partido, Angelo Coronel, houve o entendimento de que era viável a tentativa dele ser candidato ao governo. Durante toda a quinta-feira (24), os envolvidos - com exceção de Rui, que cumpre agenda no interior - intensificaram as conversas para aparar as últimas arestas. O caminho é tratado como definitivo, mas ainda depende do aval de dois caciques nacionais: o próprio Lula e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que publicamente tratou a candidatura de Otto como uma “punição”. É esperada uma "foto" do apertar de mãos entre Kassab e Lula, algo que não perpassa por um apoio dos socialdemocratas ao ex-presidente ainda no primeiro turno, como chegou a circular nos bastidores.

A posição de Wagner foi alterada após o ex-governador ficar exposto pela movimentação feita por Rui ao longo dos últimos dias. O petista não admitirá o desconforto, mas, ao migrar para a campanha de Lula, encontra uma “saída honrosa” para a cama de gato criada pela candidatura de Rui a senador. Ele, inclusive, participa de uma reunião em São Paulo, nesta sexta (25), onde fará a comunicação oficial aos membros do PT nacional.

Fonte: Bahia Notícias

Ontem, 23, foi realizada a Solenidade de Posse da Diretoria da OAB Luís Eduardo Magalhães, para o triênio 2022-2024, composta pelo Presidente, Arthur Granich, pela vice-presidente, Bruna Gonsiorkiewski, pela secretária-geral, Letícia Lasmar, pelo secretário-adjunto, Rafael Mezzalira e pela tesoureira, Betânia Vasconcelos.

Compuseram a mesa, a Presidente da OAB-BA, Daniela Borges, o Conselheiro Federal, Luiz Viana Queiroz, o Presidente da CAAB/BA, Maurício Leahy, o Tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, o Secretário-adj. da OAB-BA, Ubirajara Ávila e o Juiz Diretor do Fórum, Dr. Claudemir Pereira.

Presentes à solenidade, os juízes de Direito, Dra. Renata Firme e Dr. Rafael Reis, Major Giovanni da Cipe, vereadores da Casa, Sandra da ONG, Zezilia Martins e Daiana Faedo, Dr. Joaquim Rodrigues, Delegado Tit. da Policia Civil, Bárbara Mariani, Presidente da OAB Barreiras, Antônio Lisboa, Presidente da OAB Santa Maria, Sandra Dourado, Presidente da OAB Bom Jesus da Lapa, os ex-presidentes da OAB Luís Eduardo, Carlos César Cabrini e Gilvan Antunes, o ex-presidente da OAB Barreiras e Conselheiro Estadual, Alessandro Brandão, a Conselheira Estadual da Oab Luís Eduardo, Mariane Coneglian, a delegada da CAAB Lem, Glaucia Cechet, e o ex-conselheiro federal, Antônio Adonias, demais autoridades e advogados e advogadas.

No discurso de posse, o Presidente reeleito, Arthur Granich, traçou uma retrospectiva das conquistas da gestão e das expectativas para o triênio 2022-2024, reforçando a necessidade urgente de o TJ/BA reconhecer que Luís Eduardo não é mais Mimoso do Oeste. Assim destacou: "a emancipação política ocorreu em 2000. É preciso que o TJ reconheça a pujança econômica do município, o seu crescimento constante e a representatividade que Luís Eduardo empresta ao Estado.



Para tanto, + servidores, + oficiais de just. e mais juízes, são providências inadiáveis. É causa comum a todos nós e afeta sobremaneira a sociedade luiseduardense."

Por fim, salientou a importância de se preservar a unidade da OAB como mecanismo de fortalecimento da profissão, ao passo que "a advocacia não pode, jamais, ser passiva às ameaças de torná-la dispensável à sociedade."

Fonte: Da Assessoria de Comunicação

O acidente ocorreu no início da noite desta quinta-feira, 24, por volta das 19h, na Avenida JK, na altura do Loteamento Jardim Europa, em Luís Eduardo Magalhães. Segundo informações, sete pessoas estavam a bordo de um veículo Fiat/Doblô que seguia pela avenida sentido Jardim das Acácias, quando o motorista tentou fazer uma manobra para desviar de uma pessoa, ocasionando a perda da direção e posteriormente o capotamento. Um dos ocupantes, de 15 anos, foi lançado para fora do veículo, vindo a óbito ainda no local.

O Samu foi acionado e prestou socorro às três vítimas que foram socorridas para a UPA. A SUTRANS também esteve no local, isolou a área e registrou o acidente.

Fonte: Da redação do Blog do Sigi Vilares com informações do nosso parceiro JB Notícias

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Bacia do Rio Corrente, que vai realizar a gestão da Policlínica Regional de Saúde, localizada na cidade de Santa Maria da Vitória, iniciou processo seletivo para contratação de médicos e técnicos em radiologia que vão atuar na unidade. O certame também será voltado para a criação de cadastro de reserva com duração de 02 anos.

As vagas são para técnico em radiologia com habilidades em operar Ressonância Magnética e médicos nas especialidades de Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia Clínica, Cirurgia Geral, Especialista em Diagnóstico por Imagem – Ultrassonografia Geral, Radiologia e Diagnóstico por Imagem -, Anestesiologia, Neurologia, Gastroenterologia Clínico, Especialista em Endoscopia Digestiva, Angiologia, Urologia, Mastologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Hematologia e Hemoterapia, Dermatologia e Infectologia.

De acordo com o edital nº 001/2022, para as vagas de nível superior, os salários podem chegar a R$ 11 mil com carga horária de 20h semanais e gratificações. Já para o nível médio com carga horária de 20h semanais, o valor chega a R$ 3,4 mil, também incluindo as gratificações. O processo seletivo será composto de análise curricular, além da avaliação de títulos. As inscrições devem ser feitas através do email cisbarc@hotmail.com. Para concluir o processo, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no anexo I deste edital, declarando estar ciente das condições exigidas para admissão no emprego público e submetendo-se às normas descritas no edital. Também serão aceitas de forma presencial, por intermédio de procurador munido de procuração pública, com entrega na sede do consórcio de saúde, localizada na Praça da Bandeira, 339 , Centro, município de Santana.

As contratações serão efetuadas por prazo indeterminado, regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e obedecerão à ordem de classificação dos candidatos aprovados. O candidato selecionado será convocado através de edital específico publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Santana, município do Presidente do Consórcio no endereço eletrônico sai.io.org.br/ba/santana/site/diariooficial. Através do WhatsApp (77) 99912-0737, o candidato pode ter acesso a mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo.

Fonte: Sesab

Dando sequência a mais uma etapa do Projeto Carroceiro Amigo da Natureza, onde a principal meta é acabar com a prática do despejo irregular de resíduos, na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Barreiras, por meio das equipes das Secretarias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Secretaria de Saúde, realizou a sinalização com placas educativas do local reservado para descarte temporário de alguns resíduos, a aplicação da identificação com placas refletivas nas carroças, bem como, a coleta de sangue dos animais, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A reunião de ação do Projeto Carroceiro Amigo da Natureza aconteceu na Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos (Gordo), no bairro Santa Luzia, contou com a participação do secretário e subsecretária de infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, do educador ambiental, Ronaldo Ursulino, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras, Dorimar Almeida, dos veterinários, Nelson Cunha e Antônio Luiz e a equipe técnica da Adab.

O veterinário da Adab, Giovani Mani, destacou o papel da instituição dentro do Projeto. “Com essa parceria da Prefeitura de Barreiras e Adab, estamos realizando a coleta das amostras de sangue dos animais para realização de exames laboratoriais, gratuitos, para ter a certeza que todos eles estão com a sanindade em dias e não oferecem nenhum risco de doenças”, disse.

Essa ação está inserida dentro do Projeto de Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitização iniciado em 31 de janeiro, em todo perímetro urbano. O espaço destinado para o descarte será monitorado pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e, além disso, as carroças que agora possuem a identificação, os animais serão avaliados constantemente pelo Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras. O carroceiro Paulo Francisco ficou muito feliz com essa iniciativa, para ele, um local adequado para o descarte, a identificação das carroças e os animais terem esse acompanhamento com profissionais capacitados, só traz benefícios para as pessoas que trabalham nessa atividade.

De acordo com o educador ambiental Ronaldo Ursulino, “hoje é mais uma etapa do Projeto Amigo da Natureza, estamos implantando um local de descarte temporário de resíduos. Nós sabemos que os carroceiros têm também essa atividade de coleta de resíduos e esse material era descartado de qualquer forma em locais irregulares, então, estamos sinalizando esse local com placas educativas e de orientação para o descarte ideal. Vale destacar que esse projeto se estenderá para toda a cidade, e já estamos realizando o mapeamento de outros dois pontos, para que possamos eliminar de vez todos esses descartes irregulares”, destacou.

Fonte: Dircom PMB

 

Operação apura suposto esquema de venda de sentenças, envolvendo grilagem de terras no oeste da Bahia. Celulares com mensagens foram apreendidos em Brasília, no apartamento vinculado à Ediene Lousado.

 

Conversas encontradas em celular mostram que a ex-chefe do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ediene Lousado, compartilhou informações sigilosas com a mãe e a tia de dois de investigados na Operação Faroeste.

A operação apura um suposto esquema de venda de sentenças, envolvendo grilagem de terras no oeste da Bahia. Os aparelhos celulares com as mensagens foram apreendidos em Brasília, em um apartamento vinculado à ex-chefe do MP-BA.

Os mandados foram cumpridos pela Polícia Federal em dezembro de 2020, e fazem parte da 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste.

A TV Bahia teve acesso às informações do relatório da PF sobre o material apreendido, que indica que a ex-chefe do MP baiano vazou informações sigilosas sobre o processo.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Ediene Lousado, como também com a Procuradoria Geral da República, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O advogado que representava a família Rusciolelli disse que não está mais à frente do caso. A TV Bahia ainda não conseguiu contato com a nova defesa.

Entre os indícios no relatório da Polícia Federal estaria uma conversa de Ediene Lousado com a procuradora de Justiça, Sara Mandra Moraes Rusciolelli.Sara Mandra é irmã de Sandra Inês Rusciolelli, desembargadora investigada na Operação Faroeste que, em março de 2020, foi presa com o filho, o bacharel em direito Vasco Rusciolleli, por suspeita de venda de decisões judiciais.

Segundo o relatório da PF, em uma das conversas, Sara Mandra já se mostrava preocupada com a situação da irmã, quase três anos antes da prisão dela.

Em setembro de 2017, Sara Mandra revelou que não sabia exatamente quais eram as investigações contra a irmã, e Ediene Lousado prometeu que ajudaria a descobrir mais coisas, mas pediu sigilo sobre o caso.

Em outra conversa, Sara Mandra perguntou quem passava as informações para Ediene Lousado e a ex-chefe do MP baiano respondeu que era uma pessoa do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, lotado na Procuradoria Geral da República (PGR).

Ediene também revelou, na troca de mensagens, que as investigações estavam relacionadas às interferências de Vasco Rusciollelli nas decisões judiciais da mãe. Por isso, a ex-chefe do MP pediu que Sara Mandra aconselhasse a desembargadora Sandra Inês Rusciolelli a deixar o filho longe das decisões dela, que isso já ajudaria muito.

As mensagens mostram que Sara Mandra respondeu que o sobrinho não pisaria mais no gabinete da irmã e que ela mesmo iria monitorar isso.

Em agosto de 2020, cinco meses após a prisão de mãe e filho, Ediene Lousado voltou a passar informações sigilosas para Sara Mandra.

Dessa vez, sobre a soltura da irmã e do sobrinho dela, a ex-chefe do MP disse que a desembargadora deixaria a prisão até o final de setembro, que estava dependendo apenas da homologação, e que a fonte era segura.

Sobre as conversas, o relatório da PF diante do material apreendido conclui que a ex-chefe do MP baiano tinha informações privilegiadas dentro da PGR, e que com base nisso alertava pessoas do seu círculo de amizade sobre os processos.

Prisões

Sandra Inês e Vasco Rusciolleli foram presos em março de 2020, em uma ação controlada da PF que identificou o pagamento de R$ 250 mil a Vasco Rusciolelli para que mãe dele desse uma decisão favorável a uma empresa.

Em outubro do ano passado, quatro meses depois de terem a delação premiada homologada, a prisão domiciliar foi revogada, mas o uso da tornozeleira eletrônica mantido.


Já a promotora Ediene Lousado foi afastada do cargo de promotora de Justiça em dezembro de 2020. No final de 2021, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu prorrogar a decisão por mais um ano já que as denúncias ainda não foram julgadas pela corte especial.

Em outro momento, Sara Mandra revelou que estava preocupada que as denúncias estivessem relacionadas as decisões da irmã sobre os conflitos no oeste e Ediene disse que não.

De acordo com Ediene Lousado, seriam coisas anteriores e que quando falou com o interlocutor dela na PGR, a última decisão referente à operação ainda não tinha sido divulgada.

 

Fonte: G1

Cerca de dois anos depois do início da pandemia de Covid-19, a Bahia segue apresentando números reduzidos de transplantes de órgãos. Quase todos os procedimentos passaram por quedas de 2019 para 2021, e a fila de espera para quem precisa receber órgãos aumentou consideravelmente.

Um levantamento feito pelo Bahia Notícias, a partir de dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), mostra que, atualmente, 1.244 pessoas estão esperando por um rim no estado. Esse número era de 913 em 2019. Na fila da córnea, há 943 indivíduos, ante 554 em 2019, enquanto 26 pessoas esperam por um fígado, contra 9 antes da pandemia.

“As doações sofreram impacto muito forte com a pandemia, pois o número de doadores com contra indicação cresceu. O número de negativa familiar [quando a doação após o óbito não é autorizada pela família] também se elevou nestes últimos anos. Esses motivos se juntam principalmente ao distanciamento ocasionado pela necessidade do isolamento social, que gera uma restrição de visitas, dificultando a formação de vínculos entre as famílias e os profissionais que atuam no processo”, afirmou América Carolina Brandão de Melo, coordenadora da Central de Transplantes da Bahia.

O procedimento mais afetado pela pandemia foi o transplante de córnea. O número de cirurgias caiu de 743, em 2019, para 281, em 2020. Em 2021, houve uma ligeira recuperação, com 485 registros.

“Por determinação do Ministério da Saúde, nos 7 primeiros meses da pandemia foram suspensas as doações de córneas. Isso gerou uma demanda reprimida, elevando muito o tempo de espera na lista, que hoje está em média de 13 meses. Mesmo depois da retomada, as doações continuam diminutas, pois temos mais restrições para validação dos doadores”, destaca a coordenadora.

Os transplantes de rim seguiram caminho similar. Em 2019, foram 287 procedimentos realizados a partir de doadores-cadáveres - que doam após a morte -, contra 231 em 2020 e 248 em 2021. Já entre doadores vivos, foram 19 transplantes em 2019, nove em 2020 e 16 em 2021.

A espera por um rim costuma ser longa. Em 2020, o Bahia Notícias divulgou o caso de Maria Damiano, que estava há sete anos aguardando pelo órgão. Há cerca de um ano, ela faleceu. Segundo a família, a mulher sofreu um derrame cerebral após sentir fortes dores nos rins.

Aqueles que possuem problemas no funcionamento do rim precisam se submeter à hemodiálise, que é um tratamento para remover os líquidos e substâncias tóxicas do corpo, realizando assim a função do órgão. O procedimento diminui a imunidade do organismo.

ESPERANÇA DE MELHORA

Apesar da queda durante a pandemia, a Bahia foi um dos poucos estados que manteve o programa de doações de órgãos ativo. “[O estado] Não interrompeu nenhum programa de transplante desde o início da pandemia. Nossa taxa de negativa familiar voltou a reduzir, porém ainda é considerada elevada (em torno de 60%)”, afirmou América.

OUTROS ÓRGÃOS

O transplante de pele teve um aumento de 50% em comparação aos anos de 2019 e 2020, porém ainda é o órgão menos doado da lista. De acordo com América, a demanda por transplante de pele com enxerto cadáver é baixa no estado, “mas todas solicitações que chegam são atendidas”.

Os transplantes de medula, tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, caíram quase pela metade nos últimos três anos. Em 2019, a Bahia realizou 80 transplantes, em 2020 o número de pessoas que foram contempladas com a cirurgia desceu para 38, já em 2021, apenas 42 transplantes foram feitos.

Quanto ao número de doações de múltiplos órgãos, o ano de 2021 também apresentou o índice mais baixo dos últimos três anos. Em 2019 foram 158 doadores, enquanto em 2020 apenas 129 passaram pelo procedimento, seguido de 2021, onde 123 receberam mais de um órgão.

Fonte: Bahia Notícias

Nesta quinta-feira, 24, o comandante da RONDESP Oeste, juntamente com a equipe de oficiais e praças, realizaram uma visita à Escola Municipal Santa Luzia, e foi realizado apresentação do canil, na cidade de Barreiras.

Houve o contato com crianças do ensino fundamental, abordando sobre o papel da Polícia Militar da Bahia e a sua importância para a sociedade, bem como, sobre a utilização do cão policial como ferramenta de trabalho no combate à criminalidade.

Durante a visita houve a apresentação do Canil Setorial, demonstrando ações de faro de entorpecente e guarda e proteção.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/CIPE CERRADO

Não há saída para o senador Otto Alencar (PSD). Ou ele aceita a cabeça ou então encara a vice na chapa governista à sucessão estadual.

Não dá mais para Otto negar que a disposição do senador Jaques Wagner (PT) de recuar na decisão de concorrer ao governo, além de ter exposto a responsabilidade do governador Rui Costa (PT) no impasse para a formação da chapa, colocou sobre seus ombros a saída para resolver a crise.

Wagner não tem meios para enfrentar Rui, que o atropelou escalando-se para o Senado, dinamitando o campo onde o senador petista se armava para iniciar o jogo.

O cenário idealizado por Wagner previa ele próprio concorrendo ao governo, Otto ao Senado e o vice-governador João Leão (PP), que não pode mais disputar a reeleição pela legislação eleitoral, indicando um representante para a vice, que também, pela lei, não pode ser seu filho, o deputado federal Cacá (PP).

Tudo pacificado pela disposição de concluir o mandato no comando do governo de Rui, que atuaria como um maestro na campanha. Mas o plano saiu do controle. O governador rebelou-se com o apoio tácito de Leão, que vira na renúncia dele para concorrer ao Senado a chance ímpar de assumir o governo por nove meses.

Portanto, só há uma alternativa para tentar contornar o impasse: forçar Otto a tomar uma decisão que preserve a unidade do grupo. O primeiro passo Wagner já deu. Está disposto a ceder a posição principal da chapa para ele.

Se de fato Otto não a aceitar, vai precisar também fazer algum movimento em prol da até aqui bem sucedida coalizão governista. A saída seria, naturalmente, considerar a vice, diante do bloqueio que Rui fez na passagem para o Senado.

A operação deveria ser simples, porque, se olhar ao redor, a chapa em que Otto pensou em concorrer ao Senado, pelo curso dos acontecimentos, já não existe. Rui decidiu tomar seu lugar e Wagner recolheu-se.

Ainda que Otto queira peitar Rui, no que ninguém acredita, nada adiantará. Bem colocado como origem da crise por Wagner, o governador já deu todos os sinais de que, não importa o que acontecer, vai até o fim.

Há, sim, uma alternativa para Otto se desvencilhar do constrangimento. Admitir que está vendo a manobra, dizer que não se submete a ela e romper com o grupo petista. Nesse caso, ele tanto pode encerrar sua carreira política quanto se aliar ao candidato da oposição ao governo, ACM Neto (União Brasil).

Lá, seria recebido de braços abertos para ocupar exatamente a vaga ao Senado que tanto deseja. Mas teria a ousadia? Por causa da crise no grupo governista, ex-carlistas como Otto passaram a lembrar de uma avaliação que dele fazia o ex-senador ACM.

Ele dizia que o aliado seria imbatível se aliasse à grande coragem física a coragem política.

Fonte: Política Livre
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |