Blog Santo Antônio
Notícias
Léo Santana sobre Carnaval: 'Tenho meus receios, creio que seja muito arriscado ainda'
Foto: Reprodução / Instagram / Bloco do Nana

A expectativa é de festa para 2022 com o avanço da vacinação no país. Alguns foliões mais ousados já visualizam Barra-Ondina cheia de gente e de glitter no final de fevereiro, e até empresários do ramo acreditam na possibilidade do Carnaval para o próximo ano.

 

No entanto, alguns artistas preferiram colocar o pé no freio do trio elétrico e segurar o caminhão na garagem ao analisar o cenário atual da pandemia no país.

 

Seguindo os passos de Margareth Menezes (leia aqui), Léo Santana está receoso com a confirmação da folia momesca para o ano que vem.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o pagodeiro, que já tem bloco à venda (saiba qual), acredita que é arriscado confirmar a festa, por se tratar de algo maior do que um evento fechado.

 

"Ainda tenho meus receios, porque é um evento muito além, envolve gente do mundo inteiro. Então eu creio que seja muito arriscado ainda, mas acredito que venha a ter eventos privados, fechados, em pontos específicos de Salvador. E eu estou contato com esses eventos aí para poder não ficar mais um Carnaval sem trabalhar e sem fazer o que eu amo", contou.

 

Uma das propostas que vem sendo estudada pelos empresários baianos é justamente a sugestão falada por Léo. 

 

Em recente entrevista ao Bahia Notícias, Marcelo Britto, da Salvador Produções, confirmou a organização de um evento de 5 dias no Wet n' Wild como plano B para o Carnaval de rua (veja aqui).

 

Questionado pelo BN sobre a possibilidade de um Baile da Santinha em 2022, o artista afirmou que acredita ser mais fácil a realização da festa pelo seu tamanho.

 

"Há sim aquela expectativa, muitas pessoas perguntam, tanto pessoalmente, quanto nas redes sociais. Queremos muito mesmo, mas depende tudo da Covid-19 e de como a gente vai estar até o período de janeiro. Espero que esteja tudo avançado e que as coisas possam acontecer".

 

Com data fechada para o Réveillon em Praia do Forte (confira aqui), Léo diz que só vai realmente acreditar no retorno dos eventos quando já estiver no palco cantando para aos fãs.

 

"Só vou saber realmente que estarei participando desse show quando eu estiver em cima do palco, aí eu digo 'ói, agora sim a coisa aconteceu'. Tem algumas datas sendo divulgadas, em especial essa de Praia do Forte. O prefeito Bruno Reis também comentou que com o avanço da vacina pode haver o Réveillon da cidade, mas a gente está nessa expectativa gigantesca para que isso aconteça de fato. Eu sinceramente não aguento mais ficar sem trabalhar, sem fazer o que eu amo, me entristece muito, a minha família, a minha equipe".

Fonte: Bahia Notícias
El Salvador se torna primeiro país a adotar bitcoin como moeda legal
Foto: Pixabay/Free

El Salvador se tornou nesta terça-feira (7) o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal, embora tenha sofrido problemas iniciais quando o governo teve que desconectar uma carteira digital para lidar com a demanda.

 

A mudança significa que as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar americano, que tem sido a moeda oficial de El Salvador desde 2001 e permanecerá com curso legal.

 

Ainda não está claro se as empresas serão penalizadas se não aceitarem o bitcoin, de acordo com reportagem da Agência Brasil. 

 

O presidente Nayib Bukele, que pressionou pela adoção da criptomoeda, pediu ajuda aos usuários que já haviam baixado o aplicativo apoiado pelo governo, para testar se ele estava então funcionando corretamente.

 

"Você poderia por favor tentar se registrar e postar nos comentários se há algum erro ou se todo o processo funciona bem?" o presidente escreveu no Twitter.

 

Bukele disse que o uso do bitcoin ajudará os salvadorenhos a economizar 400 milhões de dólares por ano em comissões para remessas, ao mesmo tempo que dará acesso a serviços financeiros para quem não tem conta bancária.

 

No entanto, os mais pobres podem ter dificuldade em acessar a tecnologia necessária para fazer o bitcoin funcionar em El Salvador, onde quase metade da população não tem internet e muitos mais têm acesso esporádico.

 

Outros dizem que a mudança pode alimentar a lavagem de dinheiro e a instabilidade financeira. Isso já turvou as perspectivas de mais de 1 bilhão de dólares em financiamento que El Salvador está buscando do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

No início da terça-feira, os salvadorenhos que tentavam baixar a carteira digital Chivo, que o governo promoveu, prometendo 30 dólares em bitcoin para cada usuário, descobriram que ela não estava disponível em lojas de aplicativos populares. Em seguida, Bukele tuitou que o governo o havia desconectado temporariamente para lidar com a demanda.

 

Pesquisas indicam que os salvadorenhos estão preocupados com a volatilidade da criptomoeda, que pode perder centenas de dólares em valor por dia.

 

Antes do lançamento, El Salvador comprou 400 bitcoins no valor de cerca de 20 milhões de dólares, disse Bukele, ajudando a elevar o preço da moeda para acima de 52.000 dólares pela primeira vez desde maio. Horas depois, no entanto, havia enfraquecido cerca de 4%, para 50.516 dólares.

Fonte: Bahia Notícias
Após atos, partidos do Centrão decidem consultar bancadas sobre impeachment de Bolsonaro
Foto: Marcos Corrêa/PR

Partidos do Centrão decidiram consultar suas bancadas sobre a adesão a um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo apuração da CNN Brasil.

 

A reação ocorre após discurso do presidente em São Paulo neste 7 de setembro. Bolsonaro ameaçou não acatar as decisões judiciais de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e que só aceita eleições com contagem pública dos votos.

 

De acordo com reportagem da emissora, o presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, diz que vai reunir sua bancada na semana que vem para deliberar sobre a posição do partido. A expectativa é a de que a sigla passe a pedir o afastamento de Bolsonaro.

 

Já presidente do MDB, Baleia Rossi, também afirmou à CNN que vai consultar os principais líderes de sua bancada. Foi no governo de Michel Temer que Alexandre de Moraes foi indicado ao Supremo.

 

A sigla tem quadros na liderança do governo no Congresso. Essa posição também será discutida. Mais cedo, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, anunciou que a sigla vai se reunir amanhã para debater o apoio ao impeachment.

Fonte: Bahia Notícias
Covid-19: Número de recuperados supera o de novos casos em 24h na Bahia
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Nas últimas 24 horas a Bahia registrou 324 casos de Covid-19, a uma taxa de crescimento de +0,03%. O número é inferior ao de recuperados no mesmo período, que alcançou 449 (+0,04%). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (7) também registra 6 óbitos. 

 

O total de casos já registrados no estado alcança o patamar de 1.224.498. O total de recuperados é de 1.195.409. Outros 2.506 encontram-se ativos e 26.583 tiveram óbito confirmado.
Vacinação

 

Com 9.138.408 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,42% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas. 

Fonte: Bahia Notícias
 Caetano diz que esquerda vai às ruas para 'tirar louco da Presidência'
Foto: Lula Bonfim/Bahia Notícias

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, o ex-deputado Caetano (PT) afirmou, durante ato realizado nesta manhã por no Campo Grande, em Salvador, que a esquerda ocupa as ruas neste 7 de Setembro como forma de defesa da democracia, da soberania e, principalmente, “para retirar esse louco da Presidência”. 

 

O petista também comentou as conversas que devem culminar em uma reaproximação entre o PT e o MDB, visando 2022. “O PT está construindo aliança para ganhar e recuperar o Brasil e trazer de volta as políticas afirmativas, o desenvolvimento que Lula fez nesse país, o combate ao desemprego e trazer o pleno emprego. O PT vai buscar unir o Brasil para poder derrotar esse genocida que se chama Bolsonaro”, disse ao Bahia Notícias durante participação no movimento Grito dos Excluídos. 

 

A manifestação reuniu partidos de esquerda, movimentos sociais e grupos contrários ao presidente Jair Bolsonaro. Nesta manhã, a capital baiana também foi sede de manifestações favoráveis ao presidente e às pautas por ele fomentadas, as quais contrariam a Constituição brasileira. Os grupos pró-Bolsonaro se reuniram no Farol da Barra. 

Fonte: Bahia Notícias
Fux, Pacheco e Lira dizem desconhecer reunião citada por Bolsonaro em ato na Esplanada
Fotos: Marcos Corrêa/PR

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, da Câmara, Arthur Lira (PP) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), desconhecem a reunião citada por Jair Bolsonaro em discurso nesta terça (7) na Esplanada dos Ministérios. 

 

A apoiadores, durante uma fala com ameaças golpistas ao STF, Bolsonaro disse que haverá um encontro entre os chefes de Poderes nesta quarta (8) por meio do Conselho da República (reveja).

 

"Amanhã estarei no conselho da República juntamente com ministros para nós, juntamente com presidente da Câmara, Senado e do Supremo Tribunal Federal, com esta fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir". Bolsonaro não deu mais detalhes.

 

Procuradas pela Folha, as assessorias dos dirigentes das instituições que compõem o Conselho da República disseram que não há previsão de reunião com Bolsonaro. Desconhecem qualquer convite neste sentido até agora.

Fonte: Bahia Notícias
Na Paulista, Bolsonaro dobra ameaça contra Moraes: 'Ou se enquadra ou pede para sair'
Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou, na tarde deste 7 de Setembro, para seus apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo. Ao iniciar sua fala, Bolsonaro relembrou o processo até sua eleição e posse, exaltando os cerca de 60 milhões de eleitores que o conduziram  ao maior cargo da política brasileira. Fazendo referência ao que chama de “conscientização do que era um governo ditatorial”, Bolsonaro atacou as medidas restritivas impostas por governadores para combate a pandemia. 

 

“Tinha que esperar um pouco mais para que a população fosse se conscientizando do que é governo ditatorial. Vocês passaram pela pandemia, mas pior foi a atuação de governadores. Tolheram a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, proibiram vocês  de trabalhar e frequentar templos”, disse. 

 

Como feito em Brasília durante a manhã, e reverberado pelo presidente já há alguns meses, o presidente dobrou os ataques ao Poder Judiciário, concentrando críticas ao ministro Alexandre de Moraes. “Temos um ministro dentro do Supremo. Ou esse ministro enquadra ou ele pede para sair”, enfatizou. Ele também desferiu críticas ao processo eleitoral e ao ministro Barroso, reativando a pauta do voto impresso. “Nós queremos eleições limpas, auditáveis e com contagem pública de votos”. 

 

“Hoje temos uma fotografia para mostrar ao Brasil e para o mundo. Para mostrar que as cores da nossa bandeira são verde e amarela. Cada vez mais nós respeitamos as leis não vamos admitir que pessoas como Alexandre deMoraes continue a açoitar nossa democracia. Enquanto vocês estiverem ao meu lado eu estarei sendo porta-voz de vocês. Essa missão é digna, essa missão é espinhosa, mas também  é muito gratificante.”

 

Ao final o presidente disparou que, de Brasília, so Deus o tira. "Preso, morto ou com vitória. Dizer aos canalhas que eu nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus, mas a vitporia é de todos nós", finalizou, sendo ovacionado pelos apoiadores. 

 


Foto: Reprodução/CNN Brasil 

Fonte: Bahia Notícias

Trabalhadores protestam contra privatização dos Correios durante Grito dos Excluídos
Lula Bonfim / Bahia Notícias

Trabalhadores dos Correios marcaram presença no Grito dos Excluídos durante as manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste 7 de Setembro.

 

Segundo a vice-presidente da sindicato da categoria na Bahia (Sincotelba), Shirlene Souza, pode haver um “apagão postal no Brasil” se a desestatização sair do papel.

 

“Esse governo está tentando privatizar a única empresa publica que é presente nos 5.570 municípios. O povo brasileiro será prejudicado porque vai ficar sem entrega no seus municípios. Dos 5.570, somente 324 dão lucro, o restante vai ficar sem entrega. Vai ter um apagão postal no Brasil. É por isso que os Correios estão nas ruas de todo o Braisl dizendo não à privatização”, disse a sindicalista.

 

Os atos contra Bolsonaro em Salvador aconteceram no Centro da capital, com concentração no Campo Grande e fim na Praça Castro Alves.

Fonte: Lula Bonfim / Anderson Ramos

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Bolsonaro veta federação partidária que daria sobrevida a siglas pequenas
Foto: Alan Santos / PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou nesta segunda-feira (6) o projeto de lei que institui federações de partidos políticos e daria sobrevida a legendas pequenas.
 

Em sua justificativa, conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Bolsonaro alega que o projeto vai na contramão do aprimoramento do sistema representativo e "inaugura um novo formato com características análogas às das coligações".
 

"O veto presidencial objetiva salvaguardar o eleitor comum, uma vez que, como apresentada a proposição poderia afetar, inclusive, a própria legitimidade da representação", diz o texto.
 

A proposta permite a partidos políticos se organizarem em federação por ao menos quatro anos, driblando a cláusula de barreira (ou de desempenho), instituída em 2018.
 

O PC do B, por exemplo, foi um dos principais articuladores da medida no Congresso. O veto presidencial era esperado, como a Folha antecipou, mas enfrentará resistência de legendas de oposição, especialmente.
 

Está sendo costurado um acordo que prevê que o Congresso mantenha o veto. A aprovação do projeto das federações ocorreu após a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma eleitoral, que derrubou o distritão e retomou as coligações partidárias.
 

A expectativa é que o Senado barre a volta das coligações, a principal mudança do texto.
 

O projeto de federação partidária busca dar sobrevida a partidos nanicos que podem ser afetados pela cláusula de barreira (ou cláusula de desempenho), que entrou em vigor em 2018.
 

O dispositivo retira dos partidos com baixíssima votação mecanismos essenciais à sua sobrevivência, como os recursos do fundo partidário, acesso a propaganda gratuita na TV e no rádio, além de acesso a estruturas nos Legislativos.
 

Em 2018, 14 partidos não conseguiram atingir a cláusula, que vai crescer em 2022. Alguns só mantiveram seus recursos porque incorporaram outras legendas, como foi o caso do PC do B, que se fundiu ao antigo PPL.
 

Naquele ano, os partidos teriam que obter ao menos 1,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, entre outras regras, para cumprir a cláusula e não perder recursos.
 

Em 2022 esse índice sobe para 2%. Na eleição de 2026, aumenta para 2,5% dos votos válidos, até chegar a 3% em 2030, distribuídos em pelo menos um terço dos estados -há ainda regras envolvendo uma exigência de número de deputados eleitos.
 

Das 33 legendas do país, 15 tiveram menos de 2% dos votos totais nas eleições para vereador no pleito de 2020, de acordo com levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
 

Se repetirem esse desempenho em 2022 na eleição para a Câmara dos Deputados -que contará para os efeitos da cláusula-, agremiações como PC do B, Rede, PV, PSOL, PROS, PTC e Novo podem entrar em uma situação delicada, abrindo caminho até para a extinção.
 

Dessas sete, nenhuma diz cogitar fusão. O discurso em geral repetido pelos dirigentes é de otimismo, na linha de que os candidatos ao Parlamento trarão resultado suficiente para superar a linha de corte.

Fonte: Folhapress
Bolsonaristas invadem Esplanada com gritos contra STF
Foto: Leitor

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro furaram o bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal e ingressaram na Esplanada dos Ministérios na noite desta segunda-feira (6).
 

O trânsito na região estava fechado para carros desde a noite de domingo (5), mas após pressão dos manifestantes a PM liberou o bloqueio, permitindo que carros descessem em direção ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal).
 

"Os veículos seriam autorizados a entrar à 0h, mas alguns manifestantes tentaram forçar uma entrada com veículos num dos pontos de bloqueio. A situação foi contornada", informou a PM, em nota.
 

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ouvir um homem gritando: "Acabamos de invadir, a polícia não deu conta de segurar o povo". Ele ainda completa: "E nós vamos invadir o STF amanhã".
 

Após romperem o bloqueio, caminhões e centenas de manifestantes avançaram até a frente do Palácio do Itamaraty, parando em um bloqueio a poucos metros do Congresso Nacional.
 

As forças de segurança montaram um cordão de isolamento, com cerca de 30 policiais, enquanto na retaguarda havia unidades da tropa de choque.
 

Motoristas de caminhões buzinam e aceleram, sem sair do lugar, para estimular os manifestantes a seguirem adiante. A todo momento, há gritos de "libera, libera" em direção aos policiais. Muitos manifestantes consomem bebidas alcoólicas.
 

Um princípio de confusão teve início entre os próprios manifestantes, que queriam retirar um líder caminhoneiro que estava mais exaltado e estimulava romper o bloqueio.
 

Os gramados da Esplanada ficaram cheios de carros e caminhões estacionados. Alguns manifestantes montaram barracas bem próximas ao Congresso.
 

Os presentes mesclavam ofensas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, com o hino nacional e da Independência. Também havia faixas com os dizeres "supremo é o povo" e críticas a personalidades políticas, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), até então poupado pelos bolsonaristas.
 

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Wagner Rosário, publicou um tuíte exaltando a invasão dos manifestantes na Esplanada.
 

"Lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem. Pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático. Tá bonito de ver!!! Viva o 07 de setembro!!", escreveu.
 

Uma fonte da Secretaria de Segurança Pública do DF disse à reportagem que o episódio está sendo tratado pelo governo local como invasão de dois bloqueios na Esplanada dos Ministérios. De acordo com o relato, não houve nenhuma negociação com a PM.
 

O esquema de segurança divulgado pelo Governo do Distrito Federal previa a revista de manifestantes, para coibir armas brancas ou de fogo, e o fechamento do trânsito na Esplanada a partir da 0h desta terça-feira (7).
 

No entanto, na noite de domingo, a Secretaria de Segurança Pública resolveu antecipar o fechamento.
 

"Em razão da presença expressiva do número de manifestantes na Esplanada dos Ministérios e para garantir a segurança e melhor mobilidade, o trânsito de veículos estará restrito a partir da noite deste domingo (5) na região. A decisão foi tomada após avaliação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) e das forças de segurança", disse a pasta, em nota.

Fonte: Bahia Notícias
Europa avalia terceira dose de vacina contra Covid a partir dos 16 anos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) começou nesta segunda-feira (6) uma avaliação acelerada sobre a aplicação de uma dose de reforço de vacina contra Covid para pessoas com 16 anos ou mais.
 

O esquema em estudo é uma terceira dose de vacina produzida pela Pfizer, administrada seis meses após a imunização completa. A EMA chama esse procedimento de reforço de vacinação, porque seu objetivo é restaurar, em pessoas saudáveis, os níveis de imunidade que podem ter baixado ao longo do tempo.
 

A agência também está avaliando a recomendação de uma terceira dose de vacina m-RNA (Pfizer ou Moderna) como parte do programa básico de imunização de pessoas com baixa imunidade, que não alcançam um nível adequado de proteção com o esquema padrão.
 

Doses extras de vacina são aplicadas em cerca de 30 países -inclusive no Brasil-, para diferentes grupos populacionais, mas cientistas e entidades como a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que ainda faltam evidências sobre sua segurança e eficácia.
 

O comitê de medicamentos humanos da EMA vai avaliar resultados de um ensaio clínico em curso, no qual cerca de 300 adultos com sistema imunológico saudável receberam uma dose de reforço aproximadamente 6 meses após o segunda dose.
 

De acordo com a agência, o resultado deve sair "nas próximas semanas".
 

A EMA também comunicará os resultados dessas avaliações em devido tempo. Por enquanto, a agência endossa o relatório técnico divulgado na semana passada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), segundo o qual uma dose extra para pessoas saudáveis não é urgente.
 

As entidades ressalvam porém que a decisão deve ser tomada pelos grupos de aconselhamento de cada país, com base em dados específicos sobre a epidemiologia da doença, a capacidade do sistema de saúde, o avanço da vacinação básica e a disponibilidade de imunizantes.
 

A agência europeia autoriza, em caráter emergencial, o uso do fármaco da Pfizer em pessoas com 12 anos ou mais. Um processo de recomendação definitiva está em curso.
 

O governo italiano afirmou na semana passada que, após essa decisão, pode tornar obrigatória a imunização contra Covid de todos os habitantes adultos do país.

Fonte: Folhapress
Estado arrecada R$ 1,6 milhão com leilão de bens públicos
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Secretaria da Administração (Saeb) arrecadou R$ 1,62 milhão com a realização de um leilão de bens públicos. Promovido na última sexta-feira (03), o Leilão eletrônico 004/2021 atraiu cerca de 130 participantes, viabilizando a venda de 120 lotes com itens diversos como veículos, materiais de escritório, informática e equipamentos eletrônicos avaliados inicialmente em cerca de RS 718 mil.

 

De acordo com a pasta, o item do leilão vendido pelo maior valor foi um conjunto de materiais de escritório, incluindo condicionadores de ar e condensadoras (Lote 05/2ª Parte), avaliado em R$ 14,9 mil e arrematado por R$ 67,4 mil. Já o lote com maior ágio foi o de número 26 (parte 2), composto por sucatas de veículos diversos. Leiloado por R$ 10,5 mil, o lote obteve uma valorização de 1.400% em relação à estimativa prevista no lance inicial, que era de R$ 700.

 

O leilão foi do tipo maior oferta ou lance, ou seja, o comprador que ofereceu o valor mais alto arrematou o lote. O comando do certame ficou à cargo do leiloeiro Rudival Almeida Gomes Junior. Toda a transação foi realizada eletronicamente, por meio do site www.rjleiloes.com.br. Para participar, os interessados realizaram seus cadastros no website em até 48 horas antes do início do leilão.

 

Os licitantes vencedores devem realizar pagamento dos bens arrematados à vista, por transferência ou depósito bancário, conforme orientações do leiloeiro. Os arrematantes também pagam, ao leiloeiro, a comissão de 5% sobre o valor da arrematação.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |