Blog Santo Antônio
Notícias
Cavalo Marinho I: Julgamento no Tribunal Marítimo será importante para ação, diz Defensoria
Foto: Alberto Maraux / SSP

Passados quatro anos da tragédia entre Mar Grande - Salvador que matou 19 pessoas e deixou 54 feridos, os processos indenizatórios podem ter um novo rumo. Segundo o defensor público Gil Braga, que é porta-voz no caso do naufrágio Cavalo Marinho, a decisão no Tribunal Marítimo pode dar novo rumo ao julgamento. A empresa, o dono e o engenheiro foram condenados pelo naufrágio (relembre aqui)

 

Com a demora para o andamento das ações, a Cavalo Marinho I, através do sócio Lívio Garcia, tinha pedido a suspensão das ações na Justiça até uma definição do Tribunal Marítimo sobre o caso.  "Eu acredito que sim [Na solução do caso]. Houve um entendimento de aguardar o julgamento do Tribunal Marítimo, ele não é determinante, mas um elemento importante. O Tribunal está informando os processos, os acórdãos dos processos. Reconheceu a responsabilidade da empresa", pontuou Gil, que é defensor público estadual e coordenador do Núcleo de Integração da Defensoria na área cível ao Bahia Notícias.

 

O defensor comentou que, após o ocorrido, a Defensoria entrou no caso e levou uma unidade móvel para Itaparica. "Fizemos o atendimento de quem teve interesse. Algumas pessoas residiam em Itaparica, essas tiveram sua ação ajuizada lá. Quem reside em Salvador teve ação aqui. Por coincidência, houve a instalação da comarca de Itaparica. Fizemos um atendimento a pessoas, ajuizamos e estamos acompanhando as ações indenizatórias. A maior parte preferiu ficar com a defensoria", explicou. 

 

Para o defensor nos próximos quatro anos, as ações devem ter alguma definição. "Tem uma decisão em Salvador que determina o bloqueio dos bens e um percentual do rendimento líquido da empresa. Eles vinham apresentando balancetes mensais. A defensora que atua nesta vara pediu uma perícia contábil. A perícia foi determinada e vamos aguardar", disse. 

 

"Todos que estiveram envolvidos no acidente tem o direito de acionar. Quem sofreu alguma escoriação ou marca, acrescentando um dano estético. Além do dano moral tem o dano estético. Não só quem perdeu entes familiares. É direito de cada um se defender do que se acha justo. A empresa apresenta suas alegações, mas estamos acompanhando. Cabe a nós, e temos sido firmes em buscar os direitos de nossos assistidos", finalizou. 

 

Segundo a assessoria do MP-BA, o promotor Ubirajara Fadigas, da 2ª Promotoria de Itaparica, responsável pelo processo criminal, já apresentou a denúncia e aguarda decisão judicial para se manifestar.

Fonte: Bahia Notícias
Nº de adultos internados com Covid cai 51% na BA, mas não cede entre pacientes pediátricos
Foto: Manu Dias/GOVBA

No último mês a Bahia assistiu a duas tendências diferentes dentro das enfermarias e UTIs Covid-19. Entre os adultos com a infecção, o número de hospitalizados caiu pela metade ao comparar os dados de 22 de julho e os desse domingo (22). Só que um movimento diferente aconteceu em relação aos pacientes pediátricos. Nesse público os números praticamente não tiveram variação.

 

No mês passado, o estado somava 1.524 pacientes hospitalizados com a infecção em leitos clínicos e de Tratamento Intensivo. Eram 637 adultos nas enfermarias e 827 nas UTIs. Já neste domingo, o dado registrado no boletim da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) era 53% menor nas enfermarias e 46,9% em relação às UTIs.

 

Em relação aos internados pediátricos, eram 35 pacientes em leitos clínicos Covid-19 e 25 em UTI em julho e, um mês depois, o boletim mostrou 34 em enfermarias (uma redução de 2%) e 22 em vagas de UTI (12%).

 

SITUAÇÃO NA CAPITAL

Salvador segue a tendência identificada no estado, mas registra reduções ainda maiores em relação aos adultos hospitalizados.

 

Em 22 de julho a capital baiana tinha 581 internados com Covid. Eram 222 adultos em leitos de enfermaria e 317 em UTIs, além de 24 pacientes pediátricos em leitos clínicos e 18 em Tratamento Intensivo.

 

Passado um mês, o número geral de internados caiu 51% e chegou a 284 pacientes. A redução nos adultos nas enfermarias foi de 59%, maior que a taxa identificada no estado. Nas UTIs a queda foi de 51%. Já nos leitos pediátricos, o número registrado neste domingo foi de 23 nas enfermarias e 17 no Tratamento Intensivo.

 

Além da tendência em relação à hospitalização, há uma outra diferença entre os dois grupos: a vacinação. Enquanto para os adultos com 18 anos ou mais a aplicação de doses de imunizantes que protegem contra a Covid tem avançado e já foi concluída em parcela dos 417 municípios, a vacinação das crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos foi aprovada pela CIB apenas para aquelas com comorbidades, e só aconteceu na semana passada (leia mais aqui).

 

Salvador aguarda o aval da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado, para iniciar a estratégia de vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

 

No público dessa faixa etária e com doenças crônicas a cidade iniciou a imunização segunda-feira (23), mas o prefeito Bruno Reis (DEM) sinalizou nesta segunda-feira (23) que quer avançar e iniciar também a aplicação das doses contra a Covid nas pessoas dessa faixa etária sem doenças crônicas. De acordo com o gestor, a expectativa é de que o assunto seja discutido e haja uma definição sobre a liberação ainda nesta semana. O prefeito aproveitou a oportunidade para fazer um apelo para que a deliberação seja positiva (entenda melhor aqui).

Fonte: Bahia Notícias

Na noite desta segunda-feira, 23, por volta das 19h15, uma guarnição do PETO da 85ª CIPM recebeu uma denúncia anônima de que um homem fazia delivery de drogas na proximidade da praça do Jardim Paraíso, em LEM, a bordo de uma motocicleta. A guarnição se deslocou até a praça do daquele bairro para averiguar a veracidade da informação.

Ao realizar rondas na Avenida Paraíso, foi avistada uma motocicleta com as mesmas características passadas. De imediato, foi dada voz de abordagem e feito busca pessoal, sendo encontradas várias porções de substância análoga à maconha e uma certa quantidade de dinheiro.

O indivíduo informou à Guarnição que estava há 5 meses fazendo serviço de distribuição de drogas e falou que tinha recebido há uma semana uma mala cheia de substâncias entorpecentes.

Colaborando assim com a equipe, o suspeito nos levou até um mato no Bairro Florais Léa ll, onde nos mostrou a referida maleta, escondida dentro de uns galhos de árvores contendo tabletes de substâncias análoga à cocaína.

O indivíduo e os materiais foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Policia para adoção das medidas legais cabíveis.

Materiais apresentados:

✅ R$ 3.112,00 em espécie;

✅ 5 porções pequenas de maconha pesando 24 kg;

✅22 tabletes de substância análoga à cocaína pesando 22,634 kg;

✅ Meio tablete de Crack, 485 kg;

✅3 porções de haxixe, 6 kg;

✅ 01 Moto Fan 125 na cor preta;

✅ 12 Tabletes de maconha pesando, 6,788 kg;

✅ 01 Balança de precisão;

✅ 02 Celulares Samsung 01 Celular Xiomi

Local da apresentação: Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: 85ª CIPM/ ASCOM - PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

O sábado (21) foi dedicado ao conhecimento na Base do SAMU de Barreiras. A equipe composta por Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Condutores Socorristas e Coordenação, participaram de mais um treinamento, dessa vez, abordando os temas: ABCDE das Queimadas e Cuidados com pacientes psiquiátricos.



De acordo com a coordenadora da Base-Barreiras, Samara Barbosa, os treinamentos com as equipes acontecem rotineiramente, cujo objetivo é compartilhar informações adequadas e condizentes ao atendimento ao público em condições de média e/ou alta complexidade. “O SAMU 192, atende a região, tendo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como referência para o atendimento de pacientes com problemas psiquiátricos e para atendimentos de alta complexidade como as vítimas de queimaduras, o Hospital do Oeste (H.O), tema referência abordado nesse encontro. Nossa missão é salvar e preservar vidas, assim, buscamos sempre nos qualificar para os imprevistos encontrados quando estamos em serviço”, destacou.



Os cuidados da vítima com problemas psiquiátricos ou vítima de acidente provocado por queimaduras, envolvem abordagens coerentes, sempre levando os valores éticos e o atendimento humanizado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência presta socorro em qualquer lugar, de maneira gratuita, estando o paciente na residência, no local de trabalho ou em vias públicas.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 350 casos de Covid-19, o que representa uma taxa de crescimento de 0,3%, além disso, 573 (0,5%) pessoas conseguiram vencer a doença.

De acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta segunda (23), foram contabilizados 11 óbitos que ocorram devido às complicações causadas pelo vírus "apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje", informa o órgão. 

Dos 884.044 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.215.040 já são considerados recuperados, 3.274 encontram-se ativos e 26.287 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.483.572 casos descartados e 231.215 em investigação.

Fonte: BNEWS
24 haitianos são encontrados vivos entre escombros uma semana após terremoto
Foto: Reprodução / TV Globo

 Uma semana após um terremoto de magnitude 7,2 atingir a parte sudoeste do Haiti, 24 pessoas foram encontradas vivas na região montanhosa do Pic de Macaya, localizada entre as cidades de Les Cayes e Jérémie, duas das mais afetadas pelo sismo. Dos sobreviventes, quatro são crianças.
 

Segundo informou a Proteção Civil haitiana neste domingo (22), o grupo foi transportado de helicóptero para a cidade de Camp-Perrin, a noroeste de Les Cayes, para receber assistência médica e alimentar.
 

A contagem oficial de mortos após o abalo que atingiu o país em 14 de agosto subiu para 2.207 no último fim de semana. Ao menos 344 pessoas estão desaparecidas e outras 12.268, feridas.
 

Mais danos materiais também são observados à medida que as autoridades locais conseguem avançar, lentamente, nos territórios afetados. Cerca de 130 mil casas tiveram a estrutura comprometida pelo tremor, e 600 mil haitianos foram diretamente afetados --o país tem pouco mais de 11 milhões de habitantes.
 

Na noite de domingo, um tremor secundário, de magnitude 4,5, foi registrado pelo centro sismológico haitiano na cidade de Barradères, no departamento de Nipples. As autoridades não confirmaram novos estragos, mas a Proteção Civil pediu que os cidadãos tomem cuidado com prédios que já estejam rachados.
 

De acordo com informações do jornal haitiano Le Nouvelliste, 266 escolas das redes pública e privada foram destruídas ou parcialmente danificadas durante o terremoto, sendo que muitas ainda estavam sendo reconstruídas após a passagem do furacão Matthew, que há cinco anos deixou mais de 800 mortos no país caribenho. Três estudantes morreram.
 

Autoridades haitianas têm encontrado dificuldade para distribuir água e alimentos em lugares remotos devido à presença de gangues locais, que têm intensa atuação comunitária desde a década de 1990 e vêm bloqueando algumas vias. "Temos um problema de segurança que está cada vez mais evidente", disse à agência de notícias AFP o diretor da Proteção Civil, Jerry Chandler.
 

Na sexta-feira (20), comboios humanitários da organização cristã Food for the Poor que rumavam para as cidades mais afetadas foram saqueados nas cidades de Camp-Perrin, Duchity e Riviere Glace.
 

Outro desafio é o de não repetir as estratégias adotadas no terremoto de 2010 --que deixou mais de 220 mil vítimas-- e que, hoje, são consideradas malsucedidas. Uma delas culminou na concentração de pessoas em grandes acampamentos informais, os chamados campos de deslocados, que tomaram conta do país após a tragédia e a letárgica ajuda internacional.
 

À AFP, a coordenadora da OIM (Organização Internacional para as Migrações), Federica Cecchet, disse que essa é uma prioridade. "Não haverá distribuição de barracas, nem criação de acampamentos", afirmou. "Vamos adotar estratégias que permitam às pessoas reparar e reconstruir suas casas."
 

A destruição em larga escala de 2010 danificou 300 mil casas, deslocando mais de 1,6 milhão de haitianos. A situação agravou a insegurança alimentar no país --algo que, projeta-se, deve se repetir após o terremoto de 14 de agosto.
 

A precariedade da infraestrutura urbana foi um dos fatores que agravaram os impactos do sismo. Somou-se a isso a passagem da tempestade tropical Grace um dia após o tremor, dificultando o resgate das vítimas do terremoto.
 

A ajuda humanitária internacional continua a chegar no país. No domingo, chegaram as doações brasileiras: aproximadamente sete toneladas de equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos. O Brasil também enviou 32 bombeiros para ajudar no trabalho de resgate das vítimas.
 

A Suiça doou 1 milhão de francos (R$ 5,9 milhões) para a Cruz Vermelha, que atua no país. Também enviou na quinta (19) uma equipe com dois especialistas em saneamento, dois engenheiros e um especialista em desastres naturais para ajudar na reconstrução das áreas destruídas.
 

A União Europeia (UE), que mobilizou 3 milhões de euros (R$ 18,9 milhões) para o país, anunciou o envio de uma equipe de 12 especialistas e dois oficiais do Centro de Coordenação de Respostas a Emergência europeu.

Fonte: Folhapress
STF derruba condenação dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima por associação criminosa
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, na tarde desta segunda-feira (23), a condenação por associação criminosa do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e do seu irmão, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB), no caso das malas com R$ 51 milhões, encontradas em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, em 2017 (relembre aqui). Ambos, entretanto, seguem condenados por lavagem de dinheiro no mesmo processo.

 

 

A decisão diminuiu as penas de prisão, tanto de Geddel quanto de Lúcio, em um ano e meio. Agora, o ex-ministro dos governos Lula e Temer passará a cumprir 13 anos e quatro meses de prisão, enquanto o ex-deputado federal teve a pena reduzida para nove anos.

 

Derrotado por 3 a 1 na turma, o ministro Edson Fachin foi o único que votou pela manutenção da condenação por associação criminosa. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques formaram maioria pela derrubada.

 

Os ministros do STF também definiram pela exclusão da condenação em danos morais, pois consideraram que o Ministério Público Federal não indicou fundamentos legais capazes de justificar o valor estabelecido.

Fonte: Bahia Notícias



No último sábado, a Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia realizou a primeira entrega de uniformes e faixas aos alunos assistidos pelo Projeto Na Base da Luta. O soldado Nascimento, instrutor faixa preta de Kung Fu e professor voluntário lotado na unidade, entregou ao todo nove kits aos alunos.



O Projeto Na Base da Luta, oferece aulas de Artes Marcais voltado às crianças e adolescentes carentes dos bairros atendidos pela BCS. O projeto é fruto da parceria da BCS com os produtores rurais associados à AIBA, o Fundesis e o Banco Nordeste.

Fonte: ASCOM/83ª CIPM

Cotado para disputar o senado em 2022, o governador Rui Costa (PT) reforçou, nesta segunda-feira (23), que “as coisas não estão definidas”, mas que pretende concluir seu mandato no Palácio da Ondina.

“Estou focado no trabalho. Faço parte de um grupo e vamos conversar. A minha vontade é de continuar até o fim do mandato”, disse Rui, em entrevista à rádios de Guanambi. O governador ainda pontuou que a votação expressiva que alcançou quando eleito lhe tra ainda mais responsabilidade de para cumprir o mandato até o final.

“Nunca em nenhum momento tivemos a votação percentual que tive. Isso me enche de orgulho, de responsabilidade e de vontade de continuar até o final, mas isso só irei consolidar uma posição quando a gente conversar com todo o grupo”, ccompletou Rui, que para disputar o Senado, teria que renunciar ao governo em março do ano que vem.

Fonte: Política Ao Vivo

O apoio e incentivo aos pequenos negócios foi pauta da reunião realizada na última sexta-feira (20), entre o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho e equipe junto à gerente regional do Sebrae, Adriana Morais e o consultor Sândalo Paim. As potencialidades do município especialmente no segmento do turismo e as ações do Programa Cidade Empreendedora foram abordadas, como forma de, em parceria, as duas instituições buscarem estratégias que garantam novas frentes de trabalho e oportunidades para a população.

“O Sebrae tem várias soluções voltadas para os empresários do setor turístico, além de ações de políticas públicas para apoio aos municípios. Também estamos retomando os eventos presenciais, além da oferta de orientação e consultoria gratuita aos microempresários através do Programa Negócio a Negócios”, destacou a gerente Adriana Morais.  Ela explicou ainda que os interessados podem solicitar o atendimento através do 0800 570 0800 ou pelo site https://meelink.bio/sebraeur02.

De acordo com dados do Simples Nacional, em 2020 Barreiras foi o município com maior número de Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE) cadastradas, totalizando 11.156 empresas, o que representa 24,5% do total de MEI e MPE da região Oeste da Bahia. A adesão da Prefeitura, pelo segundo ano, ao Programa Cidade Empreendedora, através do Sebrae, garante a implantação de novas políticas públicas e contribui na transformação da economia local.

“Estamos buscando o fortalecimento dos pequenos negócios com ações coordenadas pelo Sebrae, que, com todo o suporte técnico e expertise nos dará o reforço necessário e fundamental para garantir que isso ocorra. Queremos ver as pessoas trabalhando na legalidade, gerando empregos e renda familiar. O setor do turismo ainda pode ser muito explorado em nossa cidade, então, vamos buscar estratégias para impulsionar ações voltadas ao segmento”, destacou o secretário Roberto de Carvalho.

Fonte: DIRCOM/PMB

Demonstrando o seu compromisso em oferecer um atendimento em saúde de excelência a todo o Oeste baiano, o Novo Hospital Silvestre vem implementando ainda mais mudanças em sua estrutura e equipe. Desta vez, o Centro Cirúrgico da unidade, que passou por uma reforma e foi equipado com a mais alta tecnologia, é o grande destaque.

“Preparado para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, o nosso Centro Cirúrgico agora conta com os equipamentos mais modernos  de Luís Eduardo Magalhães, o que vai garantir maior segurança, confiabilidade e conforto para os nossos pacientes”, afirma Luciano Passos, diretor do Silvestre.

Alta tecnologia em qualquer procedimento

Médicos, anestesiologistas, equipe completa e qualificada agregam ainda mais ao Centro Cirúrgico da unidade, que conta com  novos aparelhos como carrinho de anestesia, foco cirúrgico, BIS, bombas de infusão e muitos outros, que facilitam o trabalho dos profissionais, oferecem conforto ao paciente e possibilitam maior segurança para qualquer procedimento.

Toda esta inovação, unida à integração de novas especialidades e novos serviços que já vem acontecendo no Hospital, tem a proposta de revolucionar o atendimento em saúde de toda a região.

Pronto atendimento

O Centro Cirúrgico do Hospital Silvestre é agregado aos serviços oferecidos no Pronto-Socorro da unidade, uma de suas maiores novidades. Além das cirurgias, o atendimento 24h conta com médicos, consultas, exames, procedimentos para fraturas e suturas e internação. Tudo para oferecer aos pacientes uma estrutura equipada e integrada a qualquer hora do dia ou da noite.

Fonte: Informe Publicitário

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) debelaram um incêndio que atingiu uma das áreas de vegetação às margens da BA-460, na Fazenda Bananal, na região de Placas, próximo a divisa com o estado do Tocantins, no último sábado (21).

O fogo atingiu uma área de preservação ambiental, sendo controlado depois de muito esforço e quase cinco horas de trabalho. Ninguém ficou ferido.

Na manhã deste domingo (22), equipes de Bombeiros Militares especialistas que reforçam o oeste durante esse período foram deslocados para a região de Placas para combater o outro foco de incêndio ainda existente no local.

O 17° GBM alerta que todo cuidado é pouco em incêndios e apresenta algumas orientações. A melhor dica é a prevenção. Os bombeiros recomendam que os proprietários e responsáveis a manterem os terrenos limpos.

Em área rural o aviso é para não lançar bitucas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou às margens das rodovias. Aos proprietários rurais, é pedido ainda para realizarem a construção e manutenção de aceiros que auxiliam no combate aos incêndios.

Fonte: 17º GBM

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) debelaram um incêndio que atingiu uma área de vegetação no Loteamento Antônio Geraldo, em Barreiras, na noite do sábado (21).

A situação aconteceu por volta da 20h, na área de um terreno que abriga um orfanato. Nenhum dos prédios foi atingido e não houve vítimas.

Por conta da dimensão da linha do fogo, os bombeiros precisaram utilizar mochilas costais carregadas com água e percorrer toda a extensão do lote para conseguir controlar as chamas. Não há informações sobre causas.

Fonte: 17º GBM

Na tarde deste sábado (21), a Prefeitura de Barreiras avançou com a campanha de vacinação contra Covid-19 no Parque Engenheiro Geraldo Rocha. Dessa vez foram contemplados com a primeira dose dos imunizantes da Pfizer/Biontech e da Coronavac/Butantan, pessoas com 24 anos acima. O Posto de Vacinação Covid-19 segue recepcionando as pessoas até às 21h.

Emocionada, Erivânia da Silva, de 24 anos, contou da alegria de receber a primeira dose contra o novo Coronavírus. “Hoje estou extremamente feliz e emocionada, quantas famílias foram destruídas por causa dessa doença. Em casa, meus pais já foram imunizados e hoje foi a minha vez, a sensação é de alívio e esperança”, disse.

Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3.190 doses da Coronavac/Butantan e 6.630 da Pfizer/Biontech.  Para receber a primeira dose, é necessário a apresentação do documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS, Cartão de Vacina e comprovante de residência. O secretário de saúde Melchisedec Neves também convida a população a participar da Campanha Drive-Thru Solidário, a ação voluntária é uma parceria com a Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, Centro Universitário UNIPLAN, 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com cunho voluntário e acontece sempre nos dias de vacinação dentro do Parque.

“Esse é mais um sábado de esperança e luta contra a Covid-19, como em outros dias de vacinação, nossa equipe recebe com muita satisfação as pessoas para a aplicação da primeira dose, seguiremos nesse ritmo na próxima semana. Aqui no Parque também temos o espaço da solidariedade através do Drive-Thru Solidário. A proposta é receber doações de alimentos não perecíveis ou material de higiene e de limpeza que serão doados para famílias do município em situação de vulnerabilidade que mais sofreram com os impactos provocados pela pandemia”, pontuou o secretário.

Fonte: Dicom Barreiras
Festas e shows, independente da quantidade do público, continuam proibidos

Um novo decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (21), estabelece novas normas de flexibilização. Entre as mudanças, está a quantidade de pessoas permitidas em eventos na Bahia. O número saltou de 300 para 500. De acordo com o governo, a flexibilização acontece à medida em que a ocupação de leitos de UTI diminuem.

Esse público liberado para  cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. A realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue suspensa em todo território do Estado da Bahia, até 31 de agosto de 2021, data de validade do decreto. 

O decreto mantém a orientação relacionada à realização de atividades esportivas, que devem permanecer sem a presença de público. Espaços culturais como cinemas e teatros devem obedecer a limitação de 50% da capacidade de pessoas no local. Em museus, parques de exposições e afins deve ser garantido o distanciamento mínimo de um metro e meio entre os visitantes e a realização de excursões para visitações está proibida. 

Fonte: METRO1
Puxados por tendência de domingos, casos de Covid na Bahia caem mais de 50%
Maracás tem maior incidência / Foto: Marcos Frahm

O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 na Bahia registrou novos 366 casos da doença neste domingo (22). O número representa queda de 63% em relação ao informado neste sábado (21), que foi de 1.006. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

 

Como há tendência de queda nos registros da doença nos fins de semana, sobretudo aos domingos, os casos de óbitos também tiveram redução. Neste domingo foram relatados 16 ante 20 do dia anterior.

 

Em relação aos casos ativos – aqueles em condição de transmitir a doença – a Bahia tem 3.508, um pouco menos que os 3.666 do sábado.

 

Conforme a secretaria, os municípios com maior incidência [risco de adoecer] por 100 mil habitantes foram Maracás (17.869,83), São Felipe (16.109,90), Itabuna (15.914,79), Itororó (15.754,10) e Ibirataia (15.484,59).

 

Ao longo da pandemia, o estado já acumula  1.214.690 infectados pelo novo coronavírus com 26.276 vítimas causadas.

Fonte: Bahia Notícias
Prefeitura de BH volta atrás e vai proibir torcida em jogos de futebol
Foto: Pedro Souza / Atlético Mineiro

A Prefeitura de Belo Horizonte deverá publicar portaria no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (23) proibindo a presença de torcidas em jogos de futebol e outros eventos esportivos.
 

A prefeitura cancelou a reunião que aconteceria nesta segunda, com representantes do governo municipal, clubes de futebol mineiros e do Mineirão. O encontro iria analisar a decisão que foi antecipada e comunicada neste domingo (22).
 

"Após análise dos dois eventos teste realizados na última semana, a decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 diante do descumprimento das regras e dos protocolos estabelecidos para a realização das partidas", diz a prefeitura.
 

EVENTOS-TESTE REPROVADOS
 

Na quarta-feira (18), torcedores do Atlético-MG se aglomeraram dentro e fora do Mineirão, enquanto assistiam à vitória do time contra o River Plate, pela Libertadores.
 

O prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil, repudiou as imagens, que chamou de "horrorosas", e disse que o evento "não passou no teste".
 

Cenas parecidas se repetiram na sexta (20), na partida em que o Cruzeiro venceu o Confiança por 1 a 0, na 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
 

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA
 

"A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a reunião desta segunda-feira, com representantes do Mineirão e dos clubes de futebol, foi cancelada.
 

Será publicada na próxima edição do Diário Oficial do Município portaria que proíbe torcida nos estádios da capital.
 

Após análise dos dois eventos teste realizados na última semana, a decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 diante do descumprimento das regras e dos protocolos estabelecidos para a realização das partidas."

Fonte: Folhapress
Barreiras: Incêndio atinge área de vegetação que abriga orfanato
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Um incêndio atingiu uma área de vegetação em Barreiras, na Bacia do Rio Grande, Extremo Oeste baiano. Este foi o segundo incêndio no mesmo local em pouco mais de um mês. Segundo o G1, o espaço abriga o Loteamento Antônio Geraldo, onde há um orfanato. Não houve feridos.

 

Conforme o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 20h deste sábado (21), o que fez uma equipe do 17° Grupamento de Bombeiros Militares de Barreiras se dirigir ao local.

 

O fogo só foi controlado na madrugada deste domingo (22). Para debelar o incêndio, os bombeiros usaram mochilas costais carregadas com água enquanto percorreram a extensão do fogo. 

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |