Blog Santo Antônio
Notícias
Nove pessoas foram presas durante a megaoperação nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), alcançou nove pessoas nas primeiras horas desta quarta-feira (9). Intitulada de “Murus”, a atividade contou com a atuação de mais de 200 policiais civis e militares. Nesse sentido, mandados judiciais têm sido cumpridos contra integrantes de um grupo criminoso.

Em função da operação, oito pessoas foram detidas, responsáveis por homicídios, tráfico de drogas, roubo e extorsão, em alguns pontos da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O líder do grupo, identificado como Cristiano Silva dos Santos, morreu em confronto com as equipes policiais em Salinas das Margaridas. 

Conhecido popularmente como "Cris do Murão" já havia sido preso em abril do ano passado por equipes do DHPP. No entanto, ele havia saído da prisão. Acima de tudo, o homem era acusado de mais de oito homicídios na região do IAPI. Com ele foi apreendido uma pistola turca, calibre 9mm, e um veículo. 



Policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), também realizam as incursões, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP). 

“Essa integração de Departamentos, Coordenações e unidades da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, é indispensável para uma ação precisa e eficiente. A Operação Murus é o resultado de diversas atividades investigativas, com a colaboração do Poder Judiciário”, avalia a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.

Fonte: BNEWS

Fonte: Grupo Santo Antonio


Jogadores e comissão técnica

A Seleção de Luís Eduardo Magalhães conquistou mais um resultado positivo no Campeonato Intermunicipal de Futebol, neste domingo (06), fora de casa, contra Mansidão: 3X1. Com gols de Marcelo, Cocó e Chirllei, a equipe garante mais 03 pontos na primeira fase do Campeonato.

O próximo compromisso da Seleção será no dia 27 de agosto, às 15h, no jogo de volta, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, em Luís Eduardo Magalhães. Os treinos continuam, em busca do melhor resultado na competição.

A participação dos atletas no Campeonato Intermunicipal de Futebol, é resultado de investimento da Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio da Liga Desportiva.

Confira o calendário de jogos da primeira fase do Campeonato:

- 27 de agosto, LEM X Mansidão, às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, em Luís Eduardo Magalhães;
- 03 de setembro, Barreiras X LEM, às 15h, em São Desidério.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

O sábado (5) foi regado pela diversidade, arte e a cultura do hip-hop na Capital do Oeste. O Anfiteatro da Praça da Juventude Esmail Figueirêdo, localizado no bairro Morada da Lua, foi o ponto de encontro dos jovens que participaram da primeira batalha de rimas realizada pelo grupo Batalha Dos Independentes (BDI) com apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.

No total, oito duplas duelaram sobre temas aleatórios com ataques e respostas, cujo principal objetivo era demonstrar a riqueza desse movimento artístico e cultural.  Entre um duelo e outro, apresentações de músicas e poesias também ganharam espaço e a imaginação da juventude presente, como a jovem Lara Furtado que apresentou a poesia “Não dar manchete”, enfatizando o dia a dia da mulher na sociedade, e o grupo de dança The Kens que mostrou em sua apresentação o desempenho no gênero musical hip-hop.

Um dos organizadores do evento, Vitor Carvalho, falou da importância do evento que reúne jovens de 16 a 30 anos, de diversos bairros como Vila Rica, Vila Nova, Santa Luzia, Boa Sorte, Novo Horizonte, Centro, Flamengo, Morada da Lua e outros.

“As batalhas aconteciam de maneira muito aleatória, sempre nos reunimos para fazer essas batalhas de rimas e produções musicais. Completamos neste sábado um ano de existência e resolvemos com o apoio da Prefeitura, organizar esse evento para comemorar e mostrar à população que o hip-hop é uma cultura que precisa de um olhar respeitoso e participativo. Atualmente contamos com 16 MCs, integrantes de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães”, ressaltou Vitor.

Após todo processo da Batalha de Rimas, a dupla de MCs Eduarda Leonardo, moradora do bairro São Paulo e Lucas Lima do bairro Santa Luzia, levaram o troféu de campeão desta primeira competição em Barreiras. Duda, que foi a única mulher a competir, falou da alegria de participar e vencer a competição. “Essa é uma cultura em que a participação dos homens é maioria, e vencer essa primeira competição foi muito emocionante. Esse prêmio representa todas as meninas, que inclusive, faço questão de incentivá-las a participar. Não foi um duelo fácil, temos que fazer improvisos com qualidade, por isso, agradeço a todos pela realização desse evento, foi muito lindo e com certeza entra para a história desse município”, falou Duda emocionada ao lado de Lucas.

O hip hop é um movimento artístico e cultural que mistura música, dança, moda e diversos outros elementos que criam uma estética urbana única. O movimento nasceu na década de 70 em Nova York, e hoje, ganha espaço em todos os territórios. Para o secretário de Esportes, incentivar essa cultura favorece a socialização da juventude, um espaço para respeitar os costumes e a diversidade.

“A gestão municipal incentiva e apoia esses eventos como a Batalha de Rimas, que apresenta jovens talentosos de diversos bairros. Todos os domingos nessa Praça que já é referência para a juventude, uma média de 500 jovens ensaiam batalhas de rimas, e hoje culminando através dessa Batalha, um ano de evento grandioso com a presença de mais de 200 jovens participando ativamente. Esse incentivo à cultura, dança e também atividades físicas é um dos nossos principais objetivos que alcançamos a cada dia através desses espaços públicos, e hoje em especial, na Praça da Juventude”, ressaltou Lucas Quirino que acompanhou os duelos ao lado do vereador Valdimiro José, também do subdiretor Danilo Farias e equipe técnica da Secretaria.

Fonte: DIRCOM PMB

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, visitou na manhã desta segunda-feira (07), o Projeto Vida Nova, localizado no bairro Santa Cruz. Na oportunidade, ele foi acompanhado pelas secretárias da Cidadania, Scheilla Bernardes, da Saúde Maria Gabriela Izoton, e da Cultura e Esportes, Vânia Cenci.

O Centro de Recuperação para dependentes químicos oferece tratamento e internação de seis a nove meses, para homens a partir dos 18 anos de idade, com atendimento psicológico, psiquiátrico e espiritual. Coordenado pelo Pastor Alírio e tendo como idealizador e mantenedor o produtor rural Siegfried Epp, o centro atende atualmente 55 pessoas.

“Foi muito bom conhecer o trabalho desenvolvido pelo Pastor Alírio com esses homens da comunidade que desejam se reerguer e voltar para suas famílias. Ficamos felizes em contribuir nesse processo com assistência especializada na área de saúde, assistência social e bem-estar, além de ampliar esses serviços,”, disse o prefeito Junior.

Os atendimentos médicos especializados são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS III), que conta com equipe multiprofissional composta por psicólogos, farmacêutico, médico psiquiatra, enfermeiros, entre outros. Por meio da Secretaria da Cidadania, os internos têm acesso à atualização e regularização do Programa Bolsa Família e podem receber cesta básica, além de serem encaminhados do POP RUA, que acolhe pessoas em situação de rua.

Os internos do Projeto Vida Nova ainda recebem uma vez na semana aulas de funcional com uma professora de Educação Física da Prefeitura, por meio do Programa de Bem com a Vida, iniciativa da Secretaria de Cultura e Esportes. Essa oferta será ampliada para as modalidades de Futsal e Natação.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

O final de semana foi marcado por um trabalho incansável das equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar no combate a incêndios em vegetação. Entre os dias 05 e 06, foram atendidas 14 ocorrências desse tipo, demonstrando a dedicação dos bombeiros.

As chamadas emergenciais vieram de diversos pontos, incluindo os bairros Santa Cruz, Vereda Tropical e Jardim Acácias, além da rodovia BR242, tanto em Luís Eduardo Magalhães quanto em Barreiras.


Nas ações para proteger a comunidade, os bombeiros também enfrentaram desafios nos bairros Parque da Cidade, Jardim América, Arboreto e na Serra da Bandeira, em Barreiras.

Esse cenário destaca a importância da vigilância constante e da conscientização sobre práticas preventivas. O esforço conjunto das equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar e da comunidade é fundamental para preservar áreas urbanas e naturais.

Fonte: 17º BBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O governador Jerônimo Rodrigues estará, neste domingo (6), às 7h, no município de Bom Jesus da Lapa, onde entrega o aeroporto da cidade, que está apto para operar de dia e de noite. Construído pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o equipamento contou com investimento de R$ 26,1 milhões, em duas etapas: a primeira contemplando a implantação da pista de pouso, e a segunda o terminal de passageiros. Também será entregue a recuperação de trecho da BA-160, que dá acesso ao novo aeroporto. As obras contaram com recursos da ordem de R$ 5,6 milhões.

Na área da Segurança Pública, o governador vai inaugurar o Comando Regional do Meio Oeste da Polícia Militar e entregar seis viaturas para a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT Meio Oeste).

Fortalecimento do turismo religioso

Jerônimo Rodrigues vai entregar o Registro Especial para tornar a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como Patrimônio Imaterial da Bahia, devido à importância da Romaria como uma manifestação de cunho religioso popular, preservada e salvaguardada com traços culturais singulares.

Ainda na ocasião, será lançado o projeto de Turismo Religioso, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Antes da agenda de entregas em Bom Jesus da Lapa, o governador participa da Santa Missa Solene da Romaria 2023.

Orientações à imprensa

O jornalista David Mendes irá acompanhar o governador em Bom Jesus da Lapa, para atendimento à imprensa. Seu contato é (71) 9 9922-0572.

Fonte: SECOM BA

Com aproximadamente 312,5 mil hectares plantados com algodão e cerca de 50% deste total já colhidos, a Bahia, segundo maior produtor da fibra no Brasil, recebeu, no dia 02 de agosto, a visita dos industriais da Missão Compradores 2023. A iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) é parte do programa Cotton Brazil, que congrega, além da entidade dos cotonicultores, a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e tem como objetivo aumentar a participação do algodão brasileiro no mercado internacional.

O grupo é formado por industriais de oito países de destino da commodity de origem Brasil. Na Bahia, eles foram ciceroneados pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e visitaram fazendas, algodoeiras e o laboratório de análise de fibras da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães. Antes de chegar ao estado, os visitantes passaram por Mato Grosso, maior produtor nacional, onde conheceram as estruturas produtivas, de beneficiamento e de classificação.

Sete edições

A Missão Compradores está na sétima edição. A cada ano, participam diferentes integrantes. Para a quase totalidade deles, a iniciativa é a primeira oportunidade de conhecer o modelo brasileiro de produção de algodão, que além de altamente tecnificado, tem como diferenciais a sustentabilidade e a rastreabilidade fardo a fardo. Na Bahia, 87,3% da produção de algodão é certificada pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciada pela Better Cotton Initiative (BCI).

“É muito relevante trazer essas pessoas para cá, para conhecer o que nós fizemos pelo algodão, nosso modo de produzir e de beneficiar. Mostramos a eles a rastreabilidade, falamos sobre a certificação oficial (Programa de qualidade do algodão brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa), que tem a chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária, e as pessoas têm a oportunidade de testemunhar como o algodão brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, de forma responsável e confiável. Para se ter uma ideia, o algodão brasileiro tem o dobro de produtividade do americano, que é o nosso principal concorrente. A dedicação do produtor baiano, neste contexto, é muito grande.

Seis países participam da Missão Compradores 2023: China, Paquistão, Bangladesh, Índia, Vietnam, Turquia, Malásia e Egito. Da Bahia, eles seguiram para Cristalina, em Goiás, e de lá, para Brasília.

Impressionante

A indiana Uma Sekar não disfarçou o encantamento ao visitar, na Bahia, a Fazenda Acalanto e a algodoeira Algopar, do Grupo Horita, e a algodoeira Warpol, do Grupo Busato. O mesmo entusiasmo ela demonstrou ao visitar as instalações do centro de análise de fibras da Abapa, o maior do Brasil, pelo qual, nessa safra, devem passar mais de três milhões de amostras, pelas suas 14 máquinas High Volume Instrument (HVI).

“Antes, eu tinha uma visão um pouco negativa sobre o algodão brasileiro. Após ver estas grandes fazendas, o beneficiamento e os laboratórios de classificação, posso dizer que é, realmente, impressionante. Nunca esperei ver algodão assim. Na índia, nossas fazendas são muito pequenas. Não usamos nenhuma das tecnologias que vi aqui. A partir de agora, tenho que ser bem específica antes de comprar”, diz a empresária. Ela dirige, com a irmã, uma indústria que soma 60 mil fusos e faz parte de um grupo ainda maior, que reúne outros 400 mil. A fiação é parte de um complexo, que produz, também, tecidos e roupas, e exporta para os Estados Unidos, Inglaterra, Argélia e Europa.

“No ano passado, compramos duas mil toneladas de algodão do Brasil, da safra 2020/2021. Agora, pretendemos comprar mais. A Índia produz muito algodão, mas a indústria indiana está crescendo e precisamos de mais pluma para atender a essa demanda”, afirma.

Qualidade e preço

Zekeriya Dogru é executivo de compras da empresa DNM Denin, da Turquia, com fábrica no Egito. No último ano, a indústria comprou 4,5 mil toneladas de algodão brasileiro para o mercado turco e, este ano, 100 toneladas, para o mercado egípcio. “O Brasil é uma das melhores opções para encontrar qualidade com preços bons. Após o que vimos, com certeza, vamos comprar mais e mais. Eu não sabia que os produtores de algodão e as unidades de beneficiamento daqui estavam nesse nível. Fiquei realmente impressionado”, diz.

Mentalidade

Já Shahwaiz Ahmed, que dirige a Indus Dyeing & Manufacturing, no Paquistão, destaca a constância e qualidade do algodão do Brasil. “Usamos o algodão brasileiro na produção de fios de alta qualidade. Duas coisas chamaram minha atenção, na primeira vez que visito o país, a logística massiva por trás das operações e a mentalidade do produtor. Eles são muito avançados e dedicados a melhorar continuamente a cada ano”, afirmou.

 Oportunidade de escuta

Para o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, o compromisso do produtor de algodão com o meio ambiente, o cuidado com o solo e as águas e, principalmente, o respeito com os colaboradores e com o produto que será entregue para o consumidor final, encantam os visitantes. Schenkel também destaca que a missão reforça a comunicação entre produtores e mercado.

“Podemos ouvi-los, pessoalmente, entender seus anseios e trabalhar para atendê-los, de acordo com as suas expectativas. Muito em breve, seremos os maiores exportadores mundiais, mas também queremos ser os melhores”, diz Schenkel, destacando que a parceria com a ApexBrasil e a Anea é fundamental para atingir essa meta.

Safra grande

A iminência de colher uma safra superior a três milhões de toneladas, que traz a reboque o desafio de exportar mais de 2,4 milhões de toneladas de pluma, na safra 2023/2024, na opinião do presidente da Anea, Miguel Faus, torna estratégica a Missão Compradores.

“As missões colaboram para que nossos clientes, lá fora, conheçam o nosso produto, se interessem e incrementem suas compras. Mais que nunca, nos tornamos vendedores de algodão, e precisamos ganhar ainda mais mercado para absorver a nossa produção”, afirma. Faus diz que estes visitantes já tinham consciência que o Brasil irá colher uma grande safra. “Parte desse algodão já está vendido, com, pelo menos, um ano de antecedência e outra terá que ser vendida nos próximos 12 meses, portanto, essas ações são fundamentais”.

Como e por quem

Júlio Busato, ex-presidente da Abrapa e da Abapa, foi um dos produtores da Bahia que receberam os visitantes em suas propriedades. “Nós mostramos como e por quem é produzido o nosso algodão. Com essa missão, a gente traz o comprador e mostra essa realidade ao vivo e em cores. Eles saem impressionados com o que veem. Estar aqui, conversar com os produtores e acompanhar o processo faz toda a diferença. Quando eles voltam para os seus países, contam o que viram. Faz-se uma propaganda boca a boca, que é muito eficaz”, pondera. Busato finaliza dizendo que “como produtor na Bahia, fico especialmente contente de receber essa missão em minha fazenda, e tenho orgulho de ter participado da construção dessa estratégia desde o início”.

Fonte: Imprensa Abrapa

O deputado Zé Raimundo (PT), encaminhou uma indicação ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendendo a insenção do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para motos de baixas cilindradas.

Para justificar a medida que pode retirar a cobrança do IPVA em motocicletas de até 170 cilindradas, o petista apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. No documento, a Bahia possui uma frota de 1.519.731 motocicletas.

“O aumento no número de motocicletas na Bahia se deve, em parte, ao fato de que esse meio de transporte tem sido amplamente utilizado não apenas para fins pessoais, mas também como um importante instrumento de trabalho na prestação de serviços, movimentando a economia local, regional e nacional”, destacou o parlamentar no documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Zé Raimundo ressaltou ainda que grande parte das pessoas que adquirem motocicletas de até 170 cilindradas possuem um poder aquisitivo pequeno e utiliza o veículo por ser mais acessível. Além disso, muitos fazem uso da moto por permitir uma locomoção rápida e prática, o que evita gastos elevados com outros meios de transporte.

“Embora o IPVA seja um tributo de competência dos estados e do Distrito Federal, a Resolução nº. 15 do Senado Federal, publicada em 11 de julho de 2022, determinou alíquota mínima de 0% para veículos de duas rodas com até 170 cilindradas, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2023. Sendo assim, cabe a cada ente federado decidir se vai aplicar a isenção”, detalhou o deputado petista.

Fonte: BNews





Na manhã deste sábado, 5, Tito esteve presente na comunidade de Carlota, no município de Riachão das Neves, onde realizou a entrega de novos investimentos, para a Associação Paulo Freire.

Estiveram presentes também, a presidente do MDB Mulher da Bahia, Karlúcia Macêdo, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), David Schmidt, o Diretor Executivo da AIBA, Alan Malinski, o Gerente Executivo do Distrito de Irrigação dos Perímetros Irrigados Nupeba e Riacho Grande, Aurélio Soares, secretários da Prefeitura Municipal de Riachão das Neves e demais lideranças.

"Diversas vezes presenciamos a comunidade de Carlota se esforçando para ter a oportunidade de crescer. São pessoas que têm garra para trabalhar e com o trator chegando agora, através de Tito, com certeza eles vão conseguir dar um passo adiante e ampliar a produção. Esse trator e equipamentos vão mudar a realidade deles", pontuou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, David Schmidt.



Na oportunidade foram entregues trator Agrícola, roçadeira, grade aradora e carreta agrícola. O objetivo dos investimentos é fortalecer as atividades da agricultura familiar e valorizar o homem do campo.

“Retorno à comunidade de Carlota com muita alegria, pela oportunidade de trazer novos investimentos que vão fortalecer as atividades da agricultura familiar na comunidade, dando mais dignidade para cada trabalhador do campo, que agora poderão contar com a patrulha agrícola mecanizada, nas atividades do dia a dia. Agradeço a Deus, por mais essa conquista”, comentou Tito.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação

No início da manhã deste domingo (6), por volta das 06h20, as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros foram chamadas para atender a um incidente de incêndio em um veículo na Rua Monteiro Lobato, localizada no bairro Vila Regina, em Barreiras.

O chamado foi feito por um vizinho, e os bombeiros responderam prontamente, se dirigindo ao local para controlar a situação. De acordo com informações preliminares, o incêndio começou de forma espontânea no veículo Hilux, que estava estacionado na garagem de uma residência. A causa suspeita é uma possível pane elétrica.

A equipe de bombeiros agiu de forma eficaz, isolando a área e utilizando o LGE (líquido gerador de espuma) para evitar a propagação das chamas. Felizmente, eles conseguiram extinguir o fogo antes que se alastrasse para a residência, evitando danos maiores. Não há registro de feridos.

Fonte: 17º BBM

Na madrugada desse domingo (06), por volta das 02:00 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de drogas no Km 800 da BR 242, em Barreiras, Bahia. Um total de 7 Kg de pasta base de cocaína foi encontrado no interior de um ônibus da linha Goiânia x Teresina.

As equipes da PRF, em uma operação de rotina, abordaram o ônibus durante uma fiscalização de trânsito. Durante a vistoria minuciosa, os agentes descobriram escondidos no interior do veículo os 7 Kg de pasta base de cocaína, uma substância utilizada na fabricação de cocaína refinada.

Até o momento, não foi possível identificar o responsável pela carga ilícita. As investigações estão em curso para rastrear a origem e o destino da droga, bem como para identificar os possíveis envolvidos no transporte. A ocorrência foi encaminhada às autoridades da Polícia Federal em Barreiras, que darão continuidade às investigações e tomarão as medidas cabíveis conforme a legislação vigente.

Fonte: PRF

A gigante dos fertilizantes está fazendo um investimento significativo de R$ 540 milhões na Bahia, com o objetivo de alcançar uma meta surpreendente: aumentar sua produção, que atualmente está em 700 mil toneladas por ano.

A indústria agrícola brasileira está prestes a receber um impulso significativo com o anúncio de investimentos expressivos por parte da Galvani, uma das principais empresas do ramo de fertilizantes no país. A Galvani, empresa de fertilizantes que possui unidades de mineração e beneficiamento em Angico dos Dias, localizada no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), e em Irecê, no Norte do estado, e um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, vai investir R$ 540 milhões na Bahia.

A empresa, uma verdadeira gigante dos fertilizantes, atua no mercado de fertilizantes a mais de cinco décadas, contribuindo para o cuidado do solo e nutrição das plantas na produção de alimentos. “O nosso propósito é Transformar Terra em Vida. Fazemos isso por meio das atividades de mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição de fertilizantes, para que a agricultura brasileira possa produzir cada vez mais alimentos para o mundo”, afirma nota da empresa.

A Galvani tem planos ambiciosos e pretende investir um total de R$ 2,54 bilhões até 2026, visando aumentar sua produção, que atualmente está em 700 mil toneladas por ano. Do montante, R$ 200 milhões vão para dobrar a planta de Luís Eduardo Magalhães (BA) e outros R$ 340 milhões para uma nova unidade de mineração em Irecê (BA). A informação é de Marcelo Silvestre, diretor-presidente da Galvani, na coluna Broadcast do Estadão.

O plano de investimento da Galvani também abrange o estado do Ceará, onde a empresa aplicará cerca de R$ 2 bilhões em uma mina e fábrica de fosfatados em Santa Quitéria. Essa nova unidade de produção tem o potencial de gerar mais de 2,2 milhões de toneladas de insumos agrícolas, impulsionando ainda mais a presença da empresa na região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A Galvani calcula que o mercado desses insumos deve crescer 5% na região em volume, enquanto para o país a previsão é de 3% a 5%. Com isso a Galvani pretende elevar sua participação na região do Matopiba de 24,5% para 32% em 2026.

Aumento na produção é estratégico

Esse aumento na produção é estratégico para a empresa, pois ela visa elevar sua participação na região do Matopiba de 24,5% para 32% até 2026. Com essas iniciativas, a Galvani busca consolidar-se como um importante player no setor de fertilizantes na região Nordeste do Brasil.

Os executivos da Galvani têm boas expectativas para o mercado de insumos agrícolas na região. Eles calculam que o crescimento desse mercado na região do Matopiba será de 5% em volume, enquanto a previsão para o país como um todo é de 3% a 5%. Essas projeções otimistas estão impulsionando os investimentos da empresa e refletem a confiança na demanda crescente por fertilizantes na região Nordeste e no Brasil como um todo.

A decisão da Galvani de investir em expansão e aumento da capacidade de produção é estratégica e pode trazer benefícios significativos para a empresa e para o setor agrícola em geral. O mercado de fertilizantes é essencial para a agricultura, pois esses insumos desempenham um papel fundamental no aumento da produtividade das lavouras e no fornecimento de nutrientes essenciais para as plantas.

Além dos saudáveis, os investimentos da Galvani trazem consigo psicologia socioambiental positiva. Com a extensão de suas operações e a criação de novas unidades de mineração, a empresa visa gerar centenas de empregos diretos e indiretos nas comunidades locais, confiante para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua.

Sustentabilidade é uma palavra-chave na estratégia de crescimento da Galvani. A empresa busca implementar tecnologias e processos mais eficientes, que garantem o uso mais consciente dos recursos naturais e minimizam os impactos ambientais de suas operações. Ao investir em tecnologia e sustentabilidade, a empresa demonstra seu compromisso com práticas empresariais responsáveis, firmados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Com o anúncio dos investimentos, a Galvani reforça sua posição como um dos principais players do mercado de fertilizantes na região e consolida sua contribuição para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. A empresa está empenhada em apoiar o crescimento do setor agrícola do Brasil, impulsionando a produção de alimentos e matérias-primas para o mercado interno e para a exportação.

Galvani Fertilizantes investe bilhões na Bahia e no Nordeste

Por meio desses investimentos estratégicos, a Galvani se coloca na vanguarda do setor, alavancando tecnologia e sustentabilidade para sustentar o crescimento agrícola e contribuir para um futuro mais próspero e sustentável para o Brasil. O compromisso da empresa com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente torna-a um exemplo inspirador para o setor empresarial como um todo.

Galvani Fertilizantes investe bilhões na Bahia e no Nordeste

Por meio desses investimentos estratégicos, a Galvani se coloca na vanguarda do setor, alavancando tecnologia e sustentabilidade para sustentar o crescimento agrícola e contribuir para um futuro mais próspero e sustentável para o Brasil. O compromisso da empresa com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente torna-a um exemplo inspirador para o setor empresarial como um todo.

Esse anúncio coloca a Galvani como um dos principais players do mercado de fertilizantes na região e reforça sua posição como uma empresa comprometida com o crescimento do agronegócio brasileiro e com o desenvolvimento sustentável do país. Ao apoiar a produção agrícola, criar empregos e investir em tecnologias mais limpas, a Galvani contribui para a construção de um futuro mais próspero e fsustentável para o Brasil.

Fonte: Compre Rural
O homem possuía contra si um mandado de prisão em aberto

No último sábado (5/8), a Polícia Federal realizou ação com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa ativa na região oeste da Bahia. Essa organização era responsável por uma série de roubos e outros crimes, não apenas dentro do estado, mas também em outros locais.

Por conta de informações levantadas, a equipe policial conseguiu localizar um indivíduo alvo de um mandado de prisão relacionado a um roubo de carga ocorrido na BR 242.

Com o apoio operacional do PETO da 84ª CIPM, os policiais se dirigiram ao bairro de Barreirinhas, em Barreiras, onde o mandado de prisão em aberto foi cumprido. O indivíduo detido foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Barreiras, em que foram tomadas todas as providências necessárias. Isso incluiu a comunicação ao tribunal competente e sua posterior transferência para uma unidade prisional.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

Estudo elaborado pela Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados pelos municípios, ranqueou 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, na avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida.

Na Bahia, as cinco melhores cidades no ranking foram Barreiras com 5,7, Lauro de Freitas 5,64, Salvador com 5,37, Itabuna com 5,34 e Feira de Santana com 5,32. Apenas Barreiras e Lauro de Freitas ficaram entre as 5 mais bem avaliadas na Região Nordeste. (Veja aqui).

O estudo avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021 e auditou 40 indicadores essenciais. Os 40 indicadores selecionados para compor o Ranking foram divididos em 5 pilares temáticos, de forma a unir os indicadores que remetem e impactam o tema em questão, os pilares que compõem o ranking são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.

No item prosperidade, por exemplo, foram usados indicadores econômicos como, número de novas patentes, emprego em tempo integral, conectividade aérea, população da cidade vivendo abaixo da linha de pobreza, número de acessos à Internet e a celular. Veja o ranking das cidades baianas.

Fonte: Bahia Econômica

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na manhã de hoje quarta-feira, 2, durante PCFtran, na BA-160, saída para Paratinga, foi abordado um veiculo de placa de São Paulo/SP, marca/modelo Fiat Palio Elx.

Foi verificado que o condutor estava transportando 11 caixas de cigarro, totalizando 550 maços da marca TE, de origem Paraguaia, sem notas Fiscais.

O condutor e todo material foi conduzido para a 1ª Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, para que tomassem as medidas cabíveis.

Fonte: ASCOM CIPRv/Barreiras
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |