Blog Santo Antônio
Notícias

Durante o Alerta Nacional, Sikêra Jr. criticou o beijo dos participantes do Big Brother Brasil 21, Fiuk e Gilberto. O apresentador disse que não acompanha o programa da Globo, mas viu a cena no Instagram.

– De manhã, quando acordei, foi a primeira postagem [que vi]: o filho de Fábio Jr., nu, dando beijo no outro e correndo.

Ele disse que o pai de Fiuk deve chorar no chuveiro.

– Que decepção, que decepção! Gente, a maior decepção do ano. Alguém sabe qual é? Fábio Jr… O filho dele está demais. O pai dele, pegador, “casador”, um homem que pegou as mulheres mais bonitas do mundo. As mais bonitas passaram na mão do Fábio Jr. O que ele viu de calçola não tem lingerie que ganhe. E, de repente, o filho nu dando selinho para pular na água. […] Rapaz! E a bicharada: “Ai, que lindo!”. Tenho certeza: Fábio Jr. chora no chuveiro. Ele está chorando. “Meu filho? Não é não!”. Logo vi que não era filho de Glória Pires. Se fosse filho de Glória Pires… Que coisa mais feia! […] Acaba com isso, rapaz! Acaba com isso” – disse Sikêra.

Fonte: Pleno News

O Tribunal Constitucional do Equador descriminalizou nesta quarta-feira (28) o aborto em casos de estupro, informou o Defensor do Povo, Freddy Carrión, depois que o organismo modificou a lei, permitindo o procedimento no caso de uma gravidez resultante de uma agressão contra uma mulher com deficiência mental.

– A resolução da Corte que descriminaliza o aborto por estupro é possível graças às mulheres e coletivos feministas que vinham lutando permanentemente por ter uma sociedade mais justa e igualitária. Sem elas não seria possível o que hoje #Élei – destacou Carrión em sua conta no Twitter.

No corpo de nove juízes, sete votaram a favor da declaração de inconstitucionalidade dos artigos 149º e 150º do Código Penal e dois votaram contra. Tais disposições estão em vigor desde fevereiro de 2014, com a aprovação do Código Penal Integral.

O primeiro deles afirma que quem fizer o aborto de uma mulher que o tenha consentido será punido com penas de 1 a 3 anos e, de 6 meses a 2 anos, a mulher que o solicitou; e o segundo permite o caso de aborto quando a vida da mulher estiver em risco ou no caso de estupro de uma mulher com deficiência mental.

Um total de sete organizações, de mulheres, feministas e de direitos humanos, apresentou os pedidos perante o tribunal, a instância máxima em questões constitucionais.

Depois da decisão, o Tribunal Constitucional tem duas vias para que a sua decisão seja respeitada: exigir que a Assembleia reformule os dois artigos ou emita uma sentença com prazos e indicações para aplicação.

Nas últimas horas e apesar da ordem de não se realizar reuniões públicas, grupos de organizações que se opuseram a tal pedido, especialmente religiosos, e feministas, que o apoiaram, compareceram ao Tribunal Constitucional com tambores, gritos e faixas.

Antes da decisão, María de Lourdes Alcívar, mulher do presidente eleito Guillermo Lasso, em sua conta no Twitter disse:

– Rezamos a Deus para que o aborto não seja aprovado em nosso país. É um assassinato. Que nossos corações doam só de dizer isso. Todos temos direito à vida. Mães, pais, eduquem seus filhos no valor desde muito novos, suas filhas, desde o nascimento, para que saibam respeitar a vida – disse.

*Estadão com AFP e AP

Fonte: Pleno News

Durante entrevista ao programa Alerta Nacional, de Sikêra Jr., o jornalista Luís Ernesto Lacombe voltou a falar sobre a experiência de ter tido seu apartamento invadido por um casal de assaltantes.

Lacombe contou como imobilizou um dos bandidos. Imagens divulgadas durante o programa de Sikêra mostram a agilidade do jornalista.

Conforme explicado por Lacombe, os dois invasores já tinham passagem pela polícia. Apesar da prisão em flagrante, os dois foram soltos pela polícia.

Fonte: Pleno News

Luís Ernesto Lacombe revelou que seu apartamento foi invadido, no fim de semana, por um casal. O jornalista contou ainda que lutou contra um dos criminosos e o imobilizou até a chegada da polícia.

– Neste sábado, saí para almoçar com minha mulher e voltei [para casa] três horas depois, por volta das 16 horas da tarde. Entramos no apartamento pela porta social e ouvimos barulho na porta de serviço. E havia um casal de adolescentes no meu apartamento: uma menina de 14 anos de idade e um menino de 18 anos. Já tinham revirado o apartamento inteiro, já tinham separado alguns pertences meus e da minha mulher, para levar. Eu, ainda bem, sou lutador e consegui imobilizar o menino. Consegui controlar a situação. Fiquei num mata-leão com o menino por quase meia hora até a chegada da Polícia Militar. Depois, a Polícia Civil chegou. Foi uma situação muito difícil e está sendo investigada pelo 23º DP; um boletim de ocorrência foi feito na Central de Flagrantes. É uma situação muito delicada. Eu estou dando esse depoimento aqui porque, apesar da prisão em flagrante do menino de 18 anos, que já tinha passagem pela polícia, e da menina, que tinha saído da Fundação Casa, três horas depois, a menina foi liberada. E ontem [domingo], chegou o alvará de soltura desse rapaz. Revoltante! – desabafou.

As declarações de Lacombe foram dadas durante o programa Opinião no Ar, desta segunda-feira (26).

O jornalista disse que estará no programa Alerta Nacional desta segunda-feira, com Sikêra Jr., para falar sobre o caso.

Fonte: Pleno News

O youtuber Felipe Neto está recebendo uma série de “respostas atravessadas” de cantores sertanejos após dizer que os músicos “só estão preocupados em fazer livezinhas enchendo a cara”. Na declaração, o produtor de conteúdo questionou quais medidas os sertanejos estariam fazendo em prol dos brasileiros durante a pandemia.

Um dos principais cantores sertanejos do momento, Gusttavo Lima preferiu debochar o youtuber. Conhecido por angariar toneladas de alimentos durante os shows online e doar cilindros e recursos para hospitais, o “embaixador” se limitou a dizer que “não conhece” Felipe.

– Quem é esse cara? Não o conheço. Alguém me ajuda, por favor? Quero me inteirar do assunto – escreveu Gusttavo em uma publicação.

Já o cantor Zé Felipe, filho de Leonardo, subiu o tom com Felipe e chegou a xingá-lo.

– O Felipe Neto disse que esses os sertanejos ficam fazendo livezinha, bebendo cachaça. Primeira coisa: livezinha é a p*** que te pariu. Segunda coisa: a cachaça que nós bebemos na live não pedimos pra você pagar. E terceira: tenho certeza [de] que o artista que canta forró, sertaneja, o que for, ajudou muito mais com álcool em gel nessa pandemia do que você – disse o rapaz.

A cantora Naiara Azevedo, outro nome importante do sertanejo, também afirmou que não sabe quem é Felipe.

– Vou procurar aqui no Google quem é esse Felipe Neto. Perguntei pra galera aqui, em casa, e ninguém nunca ouviu falar – ironizou.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que estão disponíveis no Município apenas vacinas Oxford para aplicação da 2° dose.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A partir desta quinta-feira (29), as pessoas de 58 e 59 anos de idade com deficiência permanente com o cadastro ativo para o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão receber a primeira dose do imunizante contra Covid-19. Para ter acesso à vacina, os indivíduos deverão estar com o nome no site da SMS e no ato da vacina apresentar um documento oficial de identificação com foto, além da cópia impressa do Laudo de Deficiência permanente do INSS ou do médico.

 

Além dos postos fixos e drives que funcionarão no período da manhã, das 08 às 13 horas, esse público também poderá solicitar a vacinação domiciliar através do portal Vacina Express. O serviço da imunização em domicílio deve ser solicitado preferencialmente pelas pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção. 

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 

 

Pontos Fixos Exclusivos: USF Resgate; USF Santa Luzia; Barradão; UBS Nelson Pihaui Dourado; Clube dos Oficiais (Dendezeiros); USF Colinas de Periperi; USF Teotônio Vilela 2.

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA: 08 às 13H

Os trabalhadores da limpeza urbana com 50 anos ou mais que atuam em Salvador seguem na estratégia contra Covid-19 no município. Os profissionais terão que estar com o nome cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde, bem como apresentar um documento de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque. 

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

PACIENTES TRANSPLANTADOS: 08H às 13H

Além das pessoas em tratamento de hemodiálise e com síndrome de Down, a Secretaria Municipal da Saúde segue com a vacinação dos pacientes transplantados cadastrados no site www. saude.salvador. ba. gov. br. As pessoas habilitadas com o nome na lista do portal da Secretaria Municipal da Saúde devem apresentar um documento oficial com foto no momento da vacinação.

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

RODOVIÁRIOS: 08H às 13H

Também seguem sendo imunizados os rodoviários com idade igual ou superior a 50 anos. Para ter acesso ao imunizante, o trabalhador deve conferir o nome na lista disponibilizada no site www.saude.salvador.ba.gov.br e levar obrigatoriamente uma cópia impressa do último contracheque. 

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

PRIMEIRA DOSE IDOSOS: 08H ÀS 16H

Os idosos que completam 60 anos de idade em 2021, nascidos entre 29 de abril e 31 de dezembro de 1961, poderão receber a primeira dose do imunizante.

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 
Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN: 08H às 13H

As pessoas com Síndrome de Down seguem sendo imunizadas na capital. Para terem acesso a dose é preciso estar com o nome cadastrado no site (www.saude.salvador.ba.gov.br.) e apresentar documento oficial de identificação com foto no ato da vacinação. 

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

*PACIENTES EM HEMODIÁLISE: 08H ÀS 13H

Devem estar com os nomes cadastrados no site www. saude. salvador. ba.gov.br e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.

 

Drivers: Arena Fonte Nova; Atakadão Atakarejo; 5º Centro de Saúde; FBDC Cabula; Barradão; Centro de Convenções; PAF Ondina; Shopping Bela Vista; e Vila Militar (Dendezeiros). 

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre; UBS Federação; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; e 5º Centro de Saúde.

 

TRABALHADORES DA SAÚDE E AUTÔNOMOS: 08H ÀS 13H

Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar com os nomes cadastrados no site www. saude. salvador. ba.gov.br e no ato da vacina apresentar os seguintes documentos:

 

Trabalhadores da saúde: documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque ou do contrato social. 

 

Autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e biomédicos): documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia impressa do último Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato de Pessoa Jurídica ativo ou da última nota fiscal.

 

Drivers: FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Parque de Exposições e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu)

 

Pontos Fixos:  FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros) e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu) 

 

DOULAS: 08 ÀS 13H

Devem estar com os nomes cadastrados no site www. saude. salvador. ba.gov.br e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de apresentar cópia impressa do Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.

 

Drivers: FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Parque de Exposições e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu)

 

Pontos Fixos:  FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros) e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu) 

 

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE SALVADOR: 08H ÀS 13H

O trabalhador deve ter 40 anos ou mais, estar em pleno exercício das atividades e com o nome na lista no site da SMS. No ato da vacinação deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque ou do contrato de trabalho PJ.

 

Drivers: FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Parque de Exposições e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu)

 

Pontos Fixos:  FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros) e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu) 

 

POLICIAL FEDERAL, POLICIAL RODIVIÁRIO FEDERAL, POLICIAIS MILITARES E CIVIS; BOMBEIROS, AGENTES DE SALVAMENTO E TRÂNSITO, AGENTES PENITENCIÁRIOS, FISCAIS DE MEDIDAS RESTRITIVAS E GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS: 08H ÀS 13H  

Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, nome cadastrado no site www. saude. salvador. ba.gov.br e ter idade igual ou superior a 40 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

 

Drivers: FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Parque de Exposições e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu)

 

Pontos Fixos:  FBDC Brotas, Unijorge (Campus Paralela), Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros) e Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu) 

 

2ª DOSE – HORA MARCADA 

A vacinação da segunda dose ocorrerá apenas para as pessoas que fizeram agendamento pelo site HORA MARCADA e *SOMENTE aquelas que estão com o aprazamento para o dia 29 de abril, ou seja, com a data de reforço fixada para esta data conforme descrito no cartão de vacina obtido no ato da primeira aplicação ou sinalizado no site da SMS. É importante fazer a conferência dessa informação antes de se dirigir ao ponto de vacinação. 

 

A segunda dose ocorrerá normalmente para os idosos que receberam a primeira aplicação da Coronavac pelo Vacina Express. 

Pontos: 

Drives: Universidade Maurício de Nassau – Campus Pituba; Associação dos Delegados (Rua da Gratidão, 03, Piatã - Próximo ao Cimatec

 

Pontos Fixos:

DISTRITO SANITÁRIO BARRA RIO VERMELHO
- USF DA FEDERAÇÃO

DISTRITO SANITÁRIO DA BOCA DO RIO
- USF PARQUE DE PITUAÇU

DISTRITO SANITÁRIO BROTAS
- UBS MARIO ANDREA
- UBS MANOEL VITORINO

DISTRITO SANITÁRIO CABULA/BEIRU
- UBS CSU PERNAMBUÉS
- UBS EUNISIO COELHO TEIXEIRA
- USF FERNANDO FILGUEIRAS
- USF MATA ESCURA

DISTRITO SANITÁRIO DE CAJAZEIRAS
- USF CAJAZEIRAS V

DISTRITO SANITÁRIO DO CENTRO HISTÓRICO
- UBS PERICLES ESTEVES CARDOSO
- USF DONA IRACI ISABEL DA SILVA - GAMBOA

DISTRITO SANITÁRIO ITAPAGIPE
- JOANES CENTRO OESTE

DISTRITO SANITÁRIO DE ITAPUÃ
- USF PROFESSOR EDUARDO MAMEDE
- USF ALTO DO COQUEIRINHO

DISTRITO SANITÁRIO DA LIBERDADE
- UBS PROFESSOR BEZERRA LOPES

DISTRITO SANITÁRIO DE PAU DA LIMA
- UBS CASTELO BRANCO

DISTRITO SANITÁRIO SÃO CAETANO/VALÉRIA
- UBS MARECHAL RONDOM
- USF ANTONIO LAZZAROTTO

DISTRITO SANITÁRIO SUBURBIO FERROVIÁRIO
- USF TUBARÃO
- USF FAZENDA COUTOS III

VACINA EXPRESS 

 

Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br.), preferencialmente para idosos com acamados ou com dificuldades de locomoção. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente ocamente de acordo com a data de reforço programado no sistema.

Fonte: Bahia Notícias

Sistematizando informações sobre financiamento, produção, distribuição, exibição, formação e trabalho do audiovisual na Bahia, o “Anuário do Audiovisual Baiano 2019/2020” foi lançado nesta quarta-feira (30), no canal do NordesteLab no YouTube. 

 

A publicação virtual é uma produção do Observatório do Audiovisual Baiano e apresenta um panorama do ano anterior à pandemia, 2019, e dados preliminares de 2020, já em contexto pandêmico, apontando impactos e desafios enfrentados na realidade atual. A perspectiva é construir um dispositivo que permita um acompanhamento contínuo do setor, com atualização anual, para identificar as potencialidades de desenvolvimento em paralelo às fragilidades consequentes das crises.

 

O mapeamento de campos profissionais é fator estratégico e essencial para o seu crescimento, tanto para profissionais e pesquisadores quanto para o poder público e a formulação de políticas realistas, adequadas e eficientes. É, também, um diagnóstico para avaliação dos próprios resultados das ações de fomento promovidas. Variadas iniciativas neste sentido vêm sendo implementadas no Brasil, mas ainda anseiam por maior regularidade, aprimoramento e estabilidade, em especial em termos metodológicos e do olhar mais regionalizado para a produção de dados.

 

A proposta de pesquisa do “Anuário do Audiovisual Baiano” é fundamental para o fortalecimento do próprio Observatório do Audiovisual Baiano, que, mais do que uma entrega pontual, se institucionaliza como modelo permanente de geração de produtos que contribuam continuadamente para uma análise mais precisa do setor. O conteúdo do Anuário, que estará acessível inclui seções de emprego e renda; financiamento e produção; distribuição e difusão; e formação. 

 

O “Anuário do Audiovisual Baiano 2019/2020” revela que houve uma diminuição nos valores investidos no audiovisual baiano, somando-se recursos federais, estaduais e municipais. Em 2018, foram R$ 52,7 milhões; em 2019, R$ 36,4 milhões; e, em 2020, R$ 27,5 milhões, incluindo recursos da Lei Aldir Blanc. Por outro lado, houve um aumento no número de projetos apoiados: 99 em 2018; 125 em 2019; e 263 projetos em 2020, apontando uma maior distribuição de recursos entre mais proponentes, porém dividindo um montante menor. 

 

A principal razão dessa queda foi a paralisação do Fundo Setorial do Audiovisual, através do qual foram investidos mais de R$ 50 milhões em 2018, caindo 85% para apenas R$ 7,3 milhões em 2020. Como também se evidencia, o segmento de salas de cinema, certamente, foi um dos que mais sentiram os efeitos da pandemia. Em 2019, foram vendidos mais de 6 milhões de ingressos nos cinemas baianos. Em 2020, esse número foi de pouco mais de 1,3 milhão.

Fonte: Bahia Notícias

Nos Estados Unidos os moradores da Virgínia Ocidental com idade entre 16 e 35 anos vão receber um incentivo em dinheiro para que se vacinem contra a Covid-19. Além da imunização contra a doença, eles vão ganhar um título de poupança de US$ 100, que equivalem a cerca de R$ 500.

 

O benefício foi anunciado pelo governador do estado, Jim Justice, no início dessa semana. A estratégia tem o objetivo de motivar e aumentar a imunização entre esse público, que tem sido baixa.

 

"Nossos filhos provavelmente não percebem o quão importante eles são para pôr fim a essa coisa", disse Justice. "Estou tentando encontrar uma maneira que realmente os motive - e a nós - a superar o obstáculo", acrescentou ele. A informação consta em reportagem do portal Extra.

 

Até mesmo as pessoas dessa faixa etária que já se vacinaram serão beneficiadas. A Virgínia Ocidental  pretende pagar o valor de forma retroativa.

 

A Virgínia Ocidental é caracterizada por ser um estado predominantemente rural. A vacinação para residentes com 16 anos ou mais foi aberta em meados de março, mas a imunização daqueles com 65 anos ou mais segue como prioridade.

 

De acordo com o governador, mais de 78% das pessoas na faixa etária mais velha receberam pelo menos uma dose, enquanto 68,5% foram totalmente vacinados.

Fonte: Bahia Notícias

Condenados no âmbito da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006) podem ficar impedidos de assumir cargos na administração pública direta e indireta, assim como nos Poderes Legislativo e Judiciário na Bahia. A proposta é parte de um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo deputado Angelo Almeida (PSB).

 

De acordo com o PL N° 24.154/2021, a proibição seria destinada a cargos em comissão de livre nomeação e exoneração. A vedação, neste caso, será aplicada após trânsito em julgado da condenação, até o comprovado cumprimento da pena. 

 

Na justificativa, Almeida destaca que “a violência contra a mulher constitui-se em fenômeno sociocultural com relevante impacto na saúde pública, sendo o crime motivado por questões atinentes à desigualdade de gênero o que, por conseguinte, desencadeia em danos físicos, morais, patrimoniais, sexuais e psicológicos para a vítima”.

 

Ao Bahia Notícias, o proponente afirmou que a iniciativa surgiu também da observação do aumento dos casos de violência contra a mulher no período marcado pela pandemia. Ele considera a proposta um avanço no combate à violência contra a mulher. “É um avanço quando se apresenta leis e regras que façam a pessoa refletir antes de agir. É inadmissível essa situação de violência”, diz o deputado. 

 

Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) evidenciados no texto do projeto demonstram que, entre 2017 e 2020, 364 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Deste total, 113 foram registrados em 2020. 

 

“Violência contra a mulher possui vários tipos de manifestações, figurando-se em violência física, moral, sexual, patrimonial e psicológica, podendo ocorrer de forma concomitante e num contínuo de atos violentos, o que pode culminar, em última iminência, no feminicídio”, ratifica o projeto. 

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS 

Na Câmara dos Deputados, o PL 5214/20 também versa sobre restrição ao acesso a cargos públicos. De autoria do deputado Célio Studart (PV-CE), ele busca impedir que condenados por violência contra a mulher assumam cargos e empregos públicos por meio de concursos. Pelo texto, a restrição vale para empresas públicas e para a administração direta e indireta.

 

LEI VIGENTE

A lei que proíbe agressores de mulheres condenados pela Maria da Penha de serem nomeados para cargos comissionados da administração pública está em vigor desde novembro de 2020 no Rio Grande do Norte. A proposta aprovada na Assembleia Legislativa daquele estado é semelhante à apresentada ao Legislativo baiano.

 

Em fevereiro de 2020, a capital, Natal, também deu início a proibição semelhante no âmbito da administração municipal após a sanção da Lei Nº 7.015/2020.  

Fonte: Bahia Notícias

Nesta terça feira, 27 de abril a Agrosul Máquinas realizou a doação de materiais hospitalares para a UCC – Unidade de Controle Covid - 19 em Luís Eduardo Magalhães - BA.

Dentre os materiais doados estão aventais, máscaras e toucas descartáveis para profissionais de saúde, ressuscitador manual, termômetros e o primeiro capacete respirador Elmo do município, uma inovação que oferece oxigênio em alto fluxo durante o tratamento, reduzindo em 60% da necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e demais itens utilizados no atendimento aos pacientes.

Participaram do ato o prefeito Junior Marabá, vice Filipe Fernandes, a secretária de saúde Maria Gabriela Izoton e a diretora da UCC Kênia Guedes; os representantes da Agrosul Rogério Delfim Rodrigues, diretor adjunto; Bruna Lermer Oliveira, gerente de marketing tático, Everton Martins de Oliveira, gerente administrativo e Fernanda Cascão, gerente de marketing corporativo.

Esta ação soma-se às demais iniciativas da empresa no combate ao corona vírus. Em 2020 foram realizados a higienização e dedetização das principais ruas nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, distrito de Rosário, município de Correntina e Uruçuí no Piauí.

Desde maio de 2020 já foram doadas mais de 20 toneladas de alimentos a entidades de assistência, distribuídos 20.000 unidades de álcool gel e produtos de higiene e limpeza a entidades e comunidades rurais, além de máscaras e aventais cirúrgicos para UPA de LEM e Hospital do Oeste em Barreiras.

Em paralelo as ações para a comunidade, medidas internas foram tomadas com o intuito de garantir segurança e bem-estar aos colaboradores e clientes, como orientação de prevenção por meio de lives, assistência médica e investimento de mais de 150 mil reais em testes. Como forma de apoiar as famílias, a empresa aumentou o valor do benefício de alimentação para 100% dos colaboradores.

A Agrosul entende que o crescimento da empresa passa pelo crescimento e sustentabilidade das regiões em que atua e tem como compromisso o apoio à comunidade.

Nestes 30 anos inúmeras ações envolvendo apoio à educação foram realizadas e entendendo a gravidade do momento os esforços estão voltados para a saúde e bem-estar do oeste da Bahia e estado do Piauí.


Em entrevista ao repórter Sigi Vilares, Gabriela Izoton, agradeceu a empresa pela doação

Sobre a Agrosul

A Agrosul Máquinas é concessionária da John Deere na região oeste da Bahia e estado do Piauí. Posiciona-se como parceira dos produtores rurais na oferta de tecnologia e inovação em máquinas agrícolas na busca por maior produtividade.

Com mais de 360 colaboradores está presente nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Formosa do Rio Preto, distrito de Rosário (município de Correntina) e Roda Velha em São Desidério na Bahia e Bom Jesus, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro no Piauí.

Em 2021 a Agrosul completa 30 anos de história no agronegócio.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Apesar de o navio Ever Given ter sido desencalhado do Canal de Suez há quase um mês, a sua a tripulação continua presa na embarcação e poderá seguir assim por anos. Envoltos em um conflito de interesses multimilionário, os 25 marinheiros foram proibidos de deixar o navio pelas autoridades da rota comercial, que exigem o pagamento de quase 1 bilhão de dólares para compensar os danos econômicos do encalhe.

O imbróglio envolve inúmeros países, já que o navio possui bandeira panamenha, é operado por empresa alemã, é composto por equipe indiana e é de propriedade de uma corporação japonesa. Dessa forma, especialistas afirmam que pode ser necessário anos até que a resolução do conflito judicial entre as empresas, seguradoras e agências governamentais seja solucionado.

Atualmente, o navio permanece no Grande Lago Amargo, no sistema do Canal de Suez, e é considerado pela proprietária Evergreen como “confiscado”.

No início, o encalhe foi atribuído a condições meteorológicas desfavoráveis, mas a competência da equipe passou a ser questionada. Até o momento, ninguém foi acusado formalmente pelo ocorrido.

Segundo o sindicato Indian Boaters’ Union, que representa o Ever Given, os marinheiros se sentem “ansiosos com a incerteza da situação”. Mesmo assim, eles se encontram de “bom humor”, segundo a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF), que pôde visitá-los no barco.

O Ever Given encalhou de 23 a 29 de março, bloqueando uma das principais rotas comerciais do mundo e causando grande congestionamento marítimo. Construído em 2015, ele é um dos maiores cargueiros do mundo. Possui 400 metros de comprimento, pesa 219 mil toneladas e é capaz de transportar até 20 mil contêineres de 6 metros.

Fonte: Pleno News

A Marinha da Indonésia publicou um vídeo da tripulação do submarino KRI Nanggala – 402 que naufragou em Bali, cantando a bordo. No vídeo, os tripulantes cantam Sampai Jumpa, uma música popular indonésia cujo nome significa “Adeus”.

Eles se despediam do então comandante das forças submarinas indonésias, Heri Oktavian, que deixou o cargo.

– Não estou pronto para sentir sua falta, não estou pronto para deixá-lo […] Te desejo o melhor – cantam em coro.

Oktavian aparece no vídeo perto do marinheiro que toca o violão.

O submarino, um dos cinco da frota indonésia, desapareceu na quarta-feira (21) quando se preparava para participar de manobras no Bali. No domingo (25), as Forças Armadas indonésias anunciaram que encontraram o submarino fragmentado em três partes, a mais de 800 metros de profundidade, e que toda a sua tripulação, composta por 53 homens, morreu.

 

Fonte: Pleno News

O navio de guerra americano USS Firebolt disparou tiros de advertência após três embarcações da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã chegarem a 62 metros de uma patrulha no Golfo Pérsico, informou a Marinha dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28).

– As tripulações dos EUA emitiram vários avisos via rádio e dispositivos de alto-falante, mas as embarcações (da Guarda do Irã) continuaram suas manobras de curto alcance. A tripulação da Firebolt então disparou tiros de advertência, e as embarcações se afastaram para uma distância segura das embarcações dos EUA – disse Rebecca Rebarich, porta-voz da 5ª Frota do Oriente Médio.

O QUE MOTIVOU OS TIROS DE ADVERTÊNCIA
Um grupo de barcos do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã cercou dois navios da Guarda Costeira dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, segundo oficiais da Marinha americana. Foi a primeira vez, em um ano, que ocorreu um incidente como esse. O fato aconteceu no início de abril, mas a Marinha dos EUA divulgou um vídeo do ocorrido na terça-feira (27).

Segundo as autoridades dos EUA, três barcos de ataque rápido e um outro, conhecido como Harth 55, cercaram os dois navios da Guarda Costeira americana que patrulhavam águas internacionais na porção sul do Golfo Pérsico.

O barco maior cruzou repetidamente na frente da proa dos dois navios dos EUA, o Monomoy e o Wrangell, chegando a cerca de 70 metros de distância, disseram as autoridades. Isso forçou o Wrangell a fazer manobras defensivas para evitar a colisão, segundo os oficiais da Marinha.

*Estadão

Fonte: Pleno News

A Justiça do Trabalho localizou R$ 3 bilhões esquecidos em contas de empresas e trabalhadores, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Os dados são do Projeto Garimpo, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

Os donos da verba ainda precisam ser encontrados. As informações são da folha de S.Paulo.

O Projeto garimpo teve início em fevereiro de 2019, com o objetivo de regulamentar o tratamento dado a depósitos abandonados em processos.

Em fevereiro do ano passado, R$ 2 bilhões tinham sido rastreados, segundo o último levantamento feito pelas corregedorias dos 24 tribunais regionais do Trabalho (TRTs).

Do valor total, R$ 268 milhões estão disponíveis a quem tem direito.

– O dinheiro está parado em contas de depósitos recursais. Para questionar uma decisão na Justiça do Trabalho, a empresa precisa deixar uma garantia em contas judiciais. A quantia localizada trata-se, em sua ampla maioria, de resíduos em contas em razão de correções monetárias após a fase de execução, quando se chega ao cumprimento da sentença. Finalizados, os processos já se encontram em arquivo – reportou a Folha.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, destacou a importância de encontrar os donos dos recursos, em meio à pandemia da Covid-19.

– Em um momento de crise, é caixa que estaria abandonado. Isso pode ter uma repercussão econômica de destaque nesse momento de crise absurda. Muitas vezes são valores significativos para as empresas. É um valor importante. Tudo isso em contas judiciais de empresas e trabalhadores, mas de trabalhadores em número menor, que foi esquecido nas contas mesmo – falou.

Fonte: Pleno News

Em troca de mensagens após a morte de Henry, a avó do menino disse a Monique Medeiros que ela foi a melhor mãe que poderia ter sido e que ele “será sempre grato”.

– Você foi a melhor mãe para o seu filho. […] Tenha a certeza do que você foi e [de que] ele [Henry] será sempre grato. Te amo e rezo sempre – escreveu Rosângela à filha.

A avó disse ainda que há perigos dos quais as mães não conseguem proteger os filhos. Ela também aconselhou a filha a não ter medo de nada.

– Tem coisas que nós, mães, não conseguimos evitar que o filho passe. […] Não tenha medo de nada. O que não foi feito ou da maneira [como] foi feito foi o seu entendimento como mãe. Mãe quer sempre educar mesmo que muitas vezes nos pareça errado. Te amo. Isso tudo vai passar. Entregue a Deus a sua vida e espere a recompensa.

Essas são algumas entre as 226 mensagens trocadas entre Monique e Rosângela após a tragédia. Os textos foram recuperados no celular da mãe de Henry pelos investigadores da 16ª DP (Barra da Tijuca).

Os agentes também colheram a troca de mensagens entre Monique e o pai, a quem ela confessou estar se sentido culpada por suas escolhas.

– Devo merecer o que está acontecendo. Foram escolhas minhas. Agora estou colhendo. Me sinto muito culpada – escreveu ela ao funcionário civil da Aeronáutica Fernando José Fernandes da Costa e Silva.

Monique e seu namorado, o vereador carioca Dr. Jairinho, estão presos, acusados de envolvimento na morte de Henry Borel, de 4 anos, que faleceu em decorrência de 23 lesões. As investigações apontam que o menino vivia uma rotina de agressões em casa por parte do padrasto, sobre as quais Monique sabia desde, pelo menos, o dia 12 de fevereiro.

Fonte: Pleno News

A microempresária Juliane Lacerda, de 36 anos, conseguiu dar os primeiros passos sozinha, após sofrer grave lesão medular, que lhe trouxe a incerteza se poderia andar novamente. No dia 29 de janeiro, ela se jogou de um prédio para escapar de um estupro, em Goiânia.

Juliane conseguiu o feito de andar de novo em 15 de abril, durante uma sessão de fisioterapia no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

– Eu fiquei sem acreditar – disse ela, quase três meses depois do evento traumático.

– Primeiro, eu engatinhei; depois, consegui ficar de pé. É como se eu nunca tivesse andado antes. É reaprender tudo do zero. Agora, eu preciso ganhar força e equilíbrio. É bem difícil ainda. O andador é pesado, mas pelo menos estou saindo da cadeira de rodas, porque, desde que saí do hospital, eu só estava na cadeira de rodas – relatou.

Desde então, Juliane passou a treinar em casa com um andador que acabara de comprar. As sessões de fisioterapia para retomar o equilíbrio e a força das pernas também seguem firmes.

– O foco agora é esse – declarou Juliane.

 

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |