Blog Santo Antônio
Notícias

Um grupo de cerca de 2 mil médicos assinou um manifesto (leia aqui), divulgado na última sexta-feira (12), em que os profissionais defendem o uso do tratamento precoce contra a Covid-19. No documento, também é defendida a autonomia dos profissionais de saúde em ministrar medicamentos que são rechaçados pela imprensa.

Na mensagem, os médicos apontam para a necessidade de minimizar os efeitos provocados pela demora em tratar pacientes infectados com o vírus, e indicam os medicamentos que podem ser utilizados para o enfrentamento da Covid-19.

– Destacamos que a abordagem precoce não se trata apenas do uso de uma destas drogas (cloroquina e hidroxicloroquina), mas de sua combinação com outras medicações, além de monitoramento extensivo do paciente e a recomendação de intervenções não farmacológicas, como a fisioterapia – destaca o documento.

Os profissionais também levam em conta os resultados positivos do tratamento precoce nas cidades e estados que adotaram o uso dos medicamentos e apontam que esses locais viram uma redução em suas redes de saúde.

– Uma das maneiras de se validar o efeito de um tratamento é fazer com que ele seja reprodutível. Os relatos de cidades e estados que adotaram as medidas para intervenção precoce na Covid-19 têm mostrado bons resultados, com a diminuição da carga sobre os sistemas de saúde – afirmam os profissionais.

Além do embasamento científico, os médicos citam também o parecer do Conselho Federal de Medicina e a Declaração de Helsinque que reafirmam a necessidade de que os médicos tomem atitudes em situações graves como a atual, mediante consentimento do paciente.

– Quando métodos profiláticos, terapêuticos comprovados não existirem ou forem ineficazes, o médico, com o consentimento informado ao paciente, deve ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovadas ou inovadoras, se no seu julgamento, esta ofereça esperança de salvar vida – diz a nota.

Por fim, o manifesto enfatiza também que outras notas e cartas assinadas por médicos e sociedades médicas se posicionando contra o tratamento precoce não representam aqueles que endossam o documento publicado na sexta-feira.

Fonte: Pleno News

A enfermeira que ficou conhecida após protagonizar um vídeo em que parecia não ter injetado o líquido da vacina contra a Covid-19 em uma senhora de 88 anos em Goiânia, capital de Goiás, confirmou, na sexta-feira (12), que, de fato, não fez a aplicação da primeira vez, quando as imagens foram registradas.

Ela compareceu ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), onde foi ouvida pela promotora Marlene Nunes Freitas Bueno, que instaurou procedimento de investigação para apurar o caso e os fluxos padrões da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

Além da servidora, foram ouvidas a filha da idosa, a aposentada Luciana Maria Jordão, que foi quem fez o vídeo e questionou a enfermeira na hora do ocorrido, fazendo com que ela aplicasse novamente, e uma outra profissional da saúde, que forneceu informações sobre os fluxos e cuidados de todo o processo de vacinação.

O vídeo feito por Luciana se espalhou, rapidamente, na internet. Nele, é possível ver que a profissional da saúde enfia a agulha da seringa no braço da mãe dela e chega a pedir que ela vire o rosto para não ver o procedimento. Além da rapidez, a filha percebeu que a seringa continuava com líquido dentro, após a suposta aplicação.

Mais pessoas serão ouvidas na próxima semana. A promotora deseja encerrar o inquérito em até 15 dias, pois avalia que o esclarecimento do caso é importante para tranquilizar as pessoas. A investigação tem sido tratada como prioridade pela 87ª Promotoria de Justiça.

Fonte: Pleno News

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comentou, nesta segunda-feira (15), os decretos do presidente Jair Bolsonaro que alteraram algumas regras relacionadas a armas de fogo no Brasil. Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, o parlamentar avalia que a edição do decreto é uma prorrogativa do presidente e que Bolsonaro “não invadiu a competência” do Poder Legislativo.

A declaração ocorre após o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), criticar as mudanças promovidas na questão das armas e afirmar que a medida deveria ser promovida por um projeto de lei.

Para Lira, no entanto, Bolsonaro “não extrapolou limites” e qualquer excesso pode ser corrigido.

– Ele não invadiu competência, não extrapolou limites já que, na minha visão, modificou decretos já existentes. É prerrogativa do presidente. Pode ter superlativado na questão das duas armas para porte, mas isso pode ser corrigido – ressaltou.

O presidente da Câmara também foi questionado sobre qual deveria ser a prioridade do governo no momento atual.

– É de cada um. É pauta dele. A minha prioridade eu já deixei claro que é vacina – destacou.

Fonte: Pleno News

governo federal editou, na sexta-feira (12), um “pacote de mudanças” em decretos de 2019 que regulam a compra de armamento e munição por agentes de segurança, atiradores e colecionadores de armas. De acordo com o Palácio do Planalto, as medidas flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos.

As alterações incluem, de acordo com texto divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o aumento, de quatro para seis, do número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo.

Outra mudança é a possibilidade de substituir o laudo de capacidade técnica – exigido pela legislação para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) – por um “atestado de habitualidade” emitido por clubes ou entidades de tiro.

Atiradores e caçadores registrados agora terão permissão para comprar até 60 e 30 armas, respectivamente, sem necessidade de autorização expressa do Exército. A medida também eleva, de mil para 2 mil, a quantidade de recargas de cartucho de calibre restrito que podem ser adquiridos por “desportistas” por ano.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirma que as medidas são destinadas a “desburocratizar procedimentos”, “reduzir a discricionariedade de autoridades públicas” na concessão de registros e adequar os limites de compra ao “quantitativo necessário ao exercício dos direitos individuais”.

Fonte: Pleno News

Alvo do inquérito que apura o financiamento e a organização de atos supostamente antidemocráticos, o jornalista Oswaldo Eustáquio teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por “sistematicamente, descumprir medidas cautelares”, segundo o ministro. Antes da prisão, o jornalista já havia sido proibido de frequentar as redes sociais, de sair de Brasília sem permissão judicial e teve seu canal no YouTube suspenso.

Após ter sido preso, o jornalista Oswaldo Eustáquio denunciou ter sofrido agressões de agentes penitenciários, ter ficado paraplégico após uma queda na cela e ter sido impedido de se comunicar com sua esposa, Sandra Terena, durante os 40 dias em que esteve no regime fechado.

Sandra tem se manifestado nas redes sociais durante o período em que seu marido está judicialmente impedido de fazê-lo e hoje conta ao Pleno.News as dificuldades que ela e os os filhos têm enfrentado diante do caso de Eustáquio.

O que tem acontecido com sua família e filhos desde o dia 18 de dezembro, quando seu esposo Oswaldo Eustáquio foi preso por ordem do STF?
Na noite do dia 17, fui à igreja, e o culto acabou tarde. Cheguei em casa depois da meia noite do dia 18 de dezembro. O Oswaldo estava dormindo, e eu o acordei para mostrar uma mensagem que uma irmã da igreja enviou em oração, dizendo que passaríamos por um vento muito forte, ou seja, uma situação difícil. Falei para ele: “Espero que a PF não venha aqui em casa”. Percebi no rosto dele um pouco de apreensão. Ele respondeu que Deus estava no controle e dormiu.

Na manhã do dia 18, pedi [a ele] o cartão do banco para que eu fosse ao mercado fazer compras. Ele me deu o cartão e disse que me amava. Já no mercado, por volta das onze da manhã, recebi uma ligação do Oswaldo me dando feliz aniversário e [dizendo] que à noite haveria uma festa surpresa (que ele estava organizando), mas não poderia participar, pois estava sendo levado preso pela terceira vez, de forma imoral, ilegal e inconstitucional pela Polícia Federal, a mando do STF.

Minhas pernas tremeram, fiquei sem reação. Soube depois que os nossos dois filhos menores, o Bernardo e o Oswaldo André, estavam no colo dele. O Bernardo, de sete anos, disse aos policiais que eles não iriam levar o pai dele. A coragem dos meninos de defender o pai constrangeu os agentes que foram gentis e esperaram meu marido falar com as crianças com tranquilidade.

Oswaldo olhou para o Bernardo e pediu para que ele, então, como o homem mais velho da casa, em sua ausência assumisse o comando e cuidasse da mamãe e dos irmãos. Com lágrimas nos olhos, Bernardo prometeu cumprir a missão. Oswaldo deixou a nossa casa com parte da imprensa já presente do lado de fora de casa e mais uma vez ignorando a sua voz, pois queria apenas sua imagem no carro da PF. E, em seguida, ele foi encaminhado para o Presídio da Papuda.

Por volta das onze da manhã, recebi uma ligação do Oswaldo me dando feliz aniversário e dizendo que à noite haveria uma festa surpresa… mas [ele] não poderia participar, pois estava sendo levado preso de forma imoral, ilegal e inconstitucional

Você trabalhava como Secretária Nacional na Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do ministério de Damares Alves, e foi exonerada do cargo. Como avalia a sua saída?
O cargo é de livre nomeação e exoneração por parte da Ministra. Respeito a decisão dela. O motivo da minha exoneração, segundo a Ministra, seria o fato de eu ser casada com o jornalista Oswaldo Eustáquio e que [ela] soube pelas redes sociais que meu marido fez um evento conservador em nossa casa, com a presença do deputado Daniel Silveira e com jovens expoentes conservadores, e que esse teria sido o estopim para minha exoneração.

Participaram desta reunião, o próprio Oswaldo e a Secretária-adjunta de uma outra pasta, além de um assessor especial da Ministra. Foi um momento difícil para a nossa família, pois meu marido já estava sob censura e medidas cautelares, mesmo sem ter cometido crime.

Em dois anos à frente da pasta, tive a oportunidade de reorganizar a estrutura da secretaria, visando à otimização da força de trabalho da pasta, bem como à criação de um ousado banco de dados do público-alvo da secretaria, que é a população afrodescendente, bem como indígenas, quilombolas, ciganos e demais representantes de segmentos de comunidades tradicionais.

Foi um momento difícil para a nossa família, pois meu marido já estava sob censura e medidas cautelares, mesmo sem ter cometido crime

Para se fazer política pública, primeiro precisamos ter informações atualizadas desse público e fazer articulação com as outras pastas do governo. E foi isso que fizemos enquanto estive à frente da Secretaria. De forma inédita, resolvemos conflitos históricos em terras quilombolas que a esquerda não conseguiu resolver; ao contrário, apropriou-se da pauta para subjugar esse público.

Um grande exemplo em que atuamos foi na regularização do Quilombo dos Rios dos Macacos. Também articulamos a elaboração de ações para a comunidade quilombola de Alcântara, bem como, durante a pandemia, destinamos recursos para a aquisição e distribuição centenas de milhares de cestas básicas para indígenas e quilombolas em todo o Brasil, em uma grande ação interministerial.

Sei que dei a minha contribuição. Na época em que saí, a Secretaria estava entre as três primeiras em execução orçamentária. Saí de cabeça erguida porque não tenho do que me envergonhar.

Oswaldo Eustáquio foi preso na frente dos filhos
Oswaldo Eustáquio foi preso na frente dos filhos Foto: Arquivo Pessoal

Eustáquio é investigado no inquérito sobre financiamento de atos antidemocráticos. O que o relatório da Polícia Federal tem apurado sobre isso?
Meu marido está sendo perseguido por meio de um inquérito ilegal por ter denunciado um golpe contra o presidente da República. Em 19 de abril de 2020, em uma live com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, ele denunciou que o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pretendia colocar em pauta uma PEC que permitiria sua reeleição e que, depois de reeleito, acataria um pedido de impeachment contra Bolsonaro e Mourão, tornando-se o primeiro na sucessão para assumir a presidência da República – informação que foi confirmada e chegou ao STF que, por 6 votos a 5, impediu o projeto de poder de Maia. Este golpe, denunciado por Oswaldo Eustáquio e Roberto Jefferson foi sepultado no início deste mês, com a vitória de Arthur Lira na Câmara.

Existem dois documentos que comprovam a inocência de Oswaldo Eustáquio: [O primeiro é] o protocolo do deputado federal Nereu Crispim, que admite ao STF que foi usado pela cúpula do PSL para inventar acusações contra o meu marido e [contra] mais 10 deputados e dois senadores e que ele está arrependido do que fez.

Depois de quase dez meses de investigação, dezenas de buscas e apreensões, sendo cinco contra o meu marido, após quebrarem o sigilo telefônico e bancário de Oswaldo, prendê-lo três vezes, depois de tudo isso, concluiu-se que não há elementos para indiciar nenhum investigado

Além disso, [o segundo documento é] um relatório da PF encaminhado ao STF e a PGR, [que] informou que, depois de quase dez meses de investigação, dezenas de buscas e apreensões, sendo cinco contra o meu marido, após quebrarem o sigilo telefônico e bancário de Oswaldo, prendê-lo três vezes, depois de tudo isso, concluiu-se que não há elementos para indiciar nenhum investigado.

O contraste entre Lula (condenado em três instâncias, estar livre) e meu marido (sem sequer ser indiciado e estar preso) revela uma ditadura da toga, que envergonha o nosso país no âmbito internacional.

Uma ditadura da toga, que envergonha o nosso país no âmbito internacional

O que aconteceu com seu marido é passível de acontecer a outras pessoas pelo Brasil. Como ex-integrante do governo Bolsonaro, como você percebe esta administração do Supremo com poder de ordem de prisão para casos como este?
Infelizmente sim. E já está acontecendo. Veja o exemplo de Sara Winter, mãe de um menino de cinco anos. Temos outros cinco presos políticos. Há a censura imposta ao jornalista Allan dos Santos, que está fora do Brasil, pois presenciou a desagradável cena de ter uma pistola apontada para a cabeça de sua esposa grávida, como se ela oferecesse risco, e nada pôde fazer.

Meu marido está com quadro de paraplegia. Está sob a custódia do Estado, sem estar em uma cela de nível superior, uma vez que ele é jornalista diplomado

O ex-ministro da Educação, por exemplo, teve que deixar o país para não ser mais uma vítima. Por tantas perseguições, sou favorável à PEC contra censura que leva o nome de Allan dos Santos, amigo de Oswaldo, e que também é perseguido por um Sistema que não suporta a verdade.

É verdade que Oswaldo Eustáquio está paraplégico? E isso foi em decorrência de um tombo dentro da cela?
Infelizmente, sim. Meu marido está com quadro de paraplegia. Está sob a custódia do Estado, sem estar em uma cela de nível superior, uma vez que ele é jornalista diplomado.

Ele sofreu uma queda e perdeu o movimento das pernas, permanece preso com tornozeleira eletrônica e segue internado em um Hospital de Reabilitação, fazendo fisioterapia intensiva e ozonioterapia. Os médicos não garantem que ele vai voltar a andar, mas temos fé que, com muito esforço e com Deus na causa, ele possa reverter esse quadro.

Oswaldo Eustáquio e Sandra Terena
Oswaldo Eustáquio está paraplégico após cair na cela Foto: Reprodução

E sobre a dificuldade dele em poder fazer um exame de ressonância magnética? O que aconteceu?
No dia 8 de fevereiro, meu marido foi impedido de fazer o exame de ressonância magnética, fundamental para seu tratamento, por conta da tornozeleira eletrônica. Recorremos, e a juíza Leila Cury se declarou incompetente e oficiou o STF, que até o momento não se manifestou sobre o pedido de remoção da tornozeleira eletrônica, incompatível com a máquina de ressonância.

[como se] Não bastasse isso, além de o meu marido ser privado de realizar exames, a juíza oficiou o STF por uma “falta cometida”, ocasionada por descarga total da bateria da tornozeleira. Todavia, o equipamento se desmagnetizou ao aproximar-se do aparelho de ressonância.

 

Até o momento, o STF não se manifestou sobre o pedido de remoção da tornozeleira eletrônica, incompatível com a máquina de ressonância

Quantos dias exatamente você ficou sem poder ver seu marido e por qual razão?
Foram quarenta dias de prisão em regime fechado entre o presídio da Papuda e as Papudinhas, celas dentro dos hospitais de Base e Paranoá. Hoje, a Papuda tem cerca de 16 mil presos, e Oswaldo era o único que não podia receber visita. Disseram que era por causa da Covid-19 e que me deixariam falar com ele por telefone, por 2 minutos a cada sete dias, o que também não aconteceu.

Oswaldo mandou através do Serviço Social da Papuda uma carta no dia 22 de dezembro, que chegou em minhas mãos quase um mês depois. Foi um total abuso de autoridade.

A Papuda tem cerca de 16 mil presos, e Oswaldo era o único que não podia receber visita

Como cidadã, você tem medo de sofrer retaliações e ameaças por parte do STF?
Vivemos uma vida reta, perante a sociedade e perante Deus. Já sofremos todo o tipo de retaliação. Meu marido foi preso, censurado, agredido, está internado, com quadro de paraplegia e, mesmo sem andar, está de tornozeleira eletrônica.

Eu perdi o trabalho por pressão, pelas verdades ditas por Oswaldo, e nossos filhos tiveram que deixar a escola depois de diversas ameaças de morte contra meu marido. Vivemos um pesadelo.

Nossos filhos tiveram que deixar a escola depois de diversas ameaças de morte contra meu marido

Mesmo assim, temos convicção de que tudo isso vai passar e que nossa geração vai transformar a história do Brasil. Nossos filhos e netos viverão em um país melhor e o sol da justiça vai raiar. Continuamos firmes em apoio ao presidente Bolsonaro, que também tem sofrido.

Oswaldo está numa cadeira de rodas e Bolsonaro foi esfaqueado. Outros amigos nossos estão presos ou em autoexílio. Outros morreram como heróis lutando pelo Brasil como nosso amigo querido Arolde de Oliveira.

Meu marido está impedido de exercer sua profissão e eu estou sem trabalhar, devido à perseguição que sofremos. Mas, até aqui o Senhor tem nos ajudado

Como está Oswaldo Eustáquio hoje e quais são as perspectivas com relação ao caso?
Pela constituição e pelas leis penais, um inquérito com réu preso tem que ser encerrado em dez dias. Este inquérito ilegal já dura quase dez meses.

Com o relatório da PF, apontando que não há motivos para indiciamento e que se esgotaram as possibilidades de novas diligências, dentro do Estado de Direito, o inquérito se encerra no dia 25 de março com o arquivamento de um inquérito que envergonha o Brasil e com a liberdade do meu marido e de demais presos políticos.

De quem você teve mais apoio e do que precisa hoje?
Nessa hora nos sentimos acolhidos por muitos amigos. Os deputados Daniel Silveira, Otoni de Paula, Filipe Barros, Bia Kicis, Carlos Jordy, José Medeiros, Eduardo Bolsonaro foram muito solícitos. Recebi também a solidariedade do ministro das comunicações, Fábio Faria e do ministro do turismo, Gilson Machado.

Também tivemos o apoio de Magno Malta e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Os brasileiros, que vivem aqui e em outros países, abraçaram a nossa família.

O inquérito se encerra no dia 25 de março com o arquivamento de um inquérito que envergonha o Brasil e com a liberdade do meu marido e de demais presos políticos

Cada mensagem que recebo nas minhas redes sociais enche meu coração de alegria e vejo que não estamos sozinhos, pelo contrário, é uma verdadeira corrente do bem. Nessa hora, eu percebo que mesmo diante de todas as dificuldades, Deus nunca saiu do controle. E o propósito que Ele tem em nossas vidas se sobrepõe às circunstâncias.

Hoje meu marido está impedido de exercer sua profissão e eu estou sem trabalhar, devido à perseguição que sofremos. Mas, até aqui o Senhor tem nos ajudado com o maná diário. Deus tem suprido todas as nossas necessidades.

As orações de todo o Brasil têm nos alcançado. Temos experimentado o cuidado de Deus nas nossas vidas em todos os detalhes, e é disso que precisamos: de oração. O nosso socorro tem vindo do alto, do Deus altíssimo.

Fonte: Pleno News

Após ter a conta derrubada pelo Instagram na última quarta-feira (10), a apresentadora Antônia Fontenelle comemorou a recuperação do seu perfil na rede social. Mesmo assim, disse que acionou a Justiça contra o banimento temporário.

– Eu não fiz nada, eu vou fazer a partir de hoje – prometeu em vídeo publicado na rede.

Em entrevista ao Gazeta Brasil, Fontenelle afirmou que a plataforma não deve satisfação somente a ela, mas também aos seus seguidores.

– O Instagram não tem razão para derrubar uma conta verificada de três milhões de seguidores que não desabona as diretrizes da plataforma. O Instagram não deve satisfação só para mim, deve para todas essas pessoas que me seguiam – declarou.

Ela ainda ponderou sobre os desafetos que podem ter levado ao seu banimento.

– Não fico nas redes brigando pelo Bolsonaro. Eu brigo por causas, e nisso a gente arruma desafetos. Mas para derrubar meu Instagram vai ter que derrubar antes meio milhão de contas de gente que vive para fomentar o caos, a erotização infantil e os assassinatos de reputação – disparou.

Em nota no Instagram, sua assessoria jurídica também falou sobre as acusações de parte da imprensa de que ela teria sido denunciada por crimes de homofobia e racismo.

– Comprovado nos processos em curso, através das respectivas certidões públicas, emitidas por órgãos oficiais, Antônia Fontenelle nunca foi denunciada pelo Ministério Público, sobremaneira por tais crimes. Por tais razões, todos os envolvidos em tais acusações já estão sendo acionados judicialmente.

Fonte: Pleno News

A mulher que teve uma reação alérgica grave após pintar o cabelo em Catalão, no estado de Goiás, teve morte cerebral constatada pela Santa Casa da cidade, local onde ela estava internada, na madrugada deste sábado (13). Karine de Oliveira Souza estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após apresentar sintomas graves de alergia.

A auxiliar administrativa foi internada na quarta-feira (10), após passar mal em um salão de beleza. Segundo a cabeleireira que a atendeu e que não quis se identificar, Karine apresentou uma reação alérgica segundos após a tinta ser aplicada.

De acordo com o hospital, ela teve um choque anafilático. O estado de saúde dela, na tarde de sexta-feira (12), era considerado gravíssimo. Ainda segundo a Santa Casa de Catalão, os órgãos de Karine serão doados.

A cabeleireira que atendeu Karine contou que ela era cliente do salão, mas nunca havia pintado o cabelo no local, apenas costumava fazer manicure e depilação. Conforme a profissional, Karine relatou que começou a sentir um formigamento nas mãos e pediu para o produto ser retirado.

Na sequência, a mulher apresentou falta de ar. Foi quando a cabeleireira chamou os bombeiros. De acordo com informações dos agentes, no momento do atendimento, a mulher apresentava parada cardiorrespiratória, estava inconsciente e precisou ser reanimada antes de ser encaminhada para o pronto-socorro.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Um vazamento de gás de cozinha mobilizou equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), na noite desta sexta-feira (12), em Barreiras. A situação aconteceu no bairro Vila Brasil, por volta das 19h20.

Os militares foram acionados por um colega que mora próximo ao local e foi informado da situação. Ao que tudo indica, um rompimento no registro do botijão provocou o vazamento.

Já no local do incidente, uma equipe acessou o imóvel e retirou o botijão de dentro dele. Os bombeiros também abriram portas e janelas para garantir a ventilação, favorecendo a eliminação do GLP.

Em situações do tipo, a orientação é se afastar do local, evitar ligar ou desligar lâmpadas ou quaisquer outros aparelhos que possam gerar centelhas ou fonte de calor e acionar o 193.

Outra recomendação importante é ficar atento ao regulador de gás e a mangueira do botijão. Ambos devem estar dentro do prazo de validade e atender às normas específicas para cada um deles.

Fonte: 17º GBM

Na noite de ontem, sexta-feira, 12, a secretaria de segurança, ordem pública e trânsito coordenou junto as forças de segurança mais uma operação LEM EM PAZ. O objetivo foi fiscalizar os estabelecimentos, para que cumpram as determinações do decreto estadual que estar em vigor que proíbe o funcionamento de boates, casas de shows e similares. Bares e Restaurantes podem exercer suas atividades respeitando as liberações (DOCUMENTOS PERTINENTES PARA EXERCER TAL ATIVIDADE), e mantendo distanciamento social, disponibilizando itens de higiene.

Qualquer local que violar a determinação com a promoção de shows, desencadeará as sanções previstas. Serão realizados, também, patrulhamento, fiscalização de combate à poluição sonora e perturbação do sossego, aos crimes e infrações de trânsito e às infrações contra o ordenamento do município.

Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares com informações da secretaria de segurança, ordem pública e trânsito

Policias Militares da Rondesp realizaram na tarde deste sábado, 13, a prisão em flagrante de dois homens que estavam abordo de um veículo Sendeiro, em frente a uma agencia bancaria ao lado da Câmara de Vereadores de Barreiras. De acordo com relatos dos policias, o veículo estava parado e os ocupantes com atitudes suspeitas. Ao fazer abordagem com ajuda da cadela (Ana), foi encontrado uma mochila, contendo quatro tabletes de substância análogas a Maconha, R$ 596,00 em espécie, duas balanças de precisão e cinco aparelhos de celulares.  Todo material apreendido e os indevidos, foram apresentados na delegacia de polícia para os procedimentos legais. Essa é a segunda apreensão de drogas dentro de veículo, em frente a agencia bancaria essa semana em Barreiras.

Fonte: Redação Sigi Vilares com informações da Rondesp

A 85 CPIM realizou neste domingo, 14, na Avenida Salvador, em LEM, a OPERAÇÃO BLITZ TODO DIA. Com o objetivo de intensificar a fiscalização e coibir motoristas que estivessem dirigindo sobre efeito do álcool, bem como com o licenciamento em atraso. A Operação ocorreu com abordagens e verificações de documentação de porte obrigatório do veículo, CNH além de observar o estado de conservação dos veículos.

Resultado:

✅ 68 Pessoas abordadas;

✅ 39 Veículos quatro rodas abordados;

✅ 42 Veículos duas rodas abordados;

✅ 06 Veículos quatro rodas autuados;

✅ 14 Veículos duas rodas autuados;

✅ 01Veículos  quatro rodas conduzido ao pátio;

✅ 05 Veículos  duas rodas conduzido ao pátio;

✅ 08 Veículos  retidos e liberados após regularização no local.

Etilômetro:

Quantidade de aparelhos: 01

Realizados: 02

Recusas: 01

Positivos: 02

Flagrantes:  01

🛂 02 condutores conduzidos para delegacia e autuados em flagrante por dirigirem sob influência de álcool com base no art. 306.

✔️ 11 (onze) condutores retirados de circulação por não possuírem CNH.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGIILANTE

Inicia amanhã (13), o recapeamento na Rua Piauí, no cruzamento com a Rua Castro Alves e no cruzamento entre as Ruas Rondônia e Ruy Barbosa em Luís Eduardo Magalhães. 


A Superintendência de Transporte e Trânsito do Município (Sutrans), vai realizar a sinalização do local.

Durante o curto período em que serão realizadas as intervenções, o motorista que precisar acessar essa região, deverá utilizar as Ruas Ruy Barbosa, Castro Alves e Rondônia (nos trechos ja concluídos). 

A requalificação faz parte do ‘Programa Novo Centro’, lançado pelo prefeito Júnior Marabá.

Na medida em que o asfaltamento for avançando, os agentes da Sutrans irão fechar outras ruas, seguindo até a Avenida JK.

A programação será atualizada diariamente e poderá sofrer alterações.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Lem

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, promoveu na manhã desta sexta-feira (12), consulta com geriatra para idosos do Município.


Na oportunidade eles passaram por triagem, momento em que foi verificada a pressão arterial e o índice de glicose no sangue.


Foram observadas todas as medidas de segurança para evitar a contaminação da Covid-19.


A Dona de casa Clarice Marchiot, de 67 anos, falou da importância da ação.

"Esse atendimento é muito importante para a gente, porque facilita para os idosos não precisarem pegar fila em posto de saúde, então estamos muito contentes", contou.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Lem

O Centro de Esportes e Artes Unificados (CEUs), localizado no bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães, iniciou nesta quinta-feira (11), as inscrições para as oficinas de Informática, Zumba, Hip Hop, Capoeira, Futsal masculino e Artesanato.

Os interessados devem se dirigir ao CEUs, das 8h às 12h e das 14h às 18h, portando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Crianças e adolescentes apenas acompanhados pelo responsável.

As aulas acontecerão seguindo os protocolos de saúde e com número reduzido de alunos.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Lem

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, advertiu nesta sexta-feira (12), em entrevista coletiva, que algumas pessoas vacinadas contra a Covid-19 ainda podem contrair o vírus e, mesmo que não adoeçam, correm o risco de infectar outras.

– Se você tiver a vacina e contrair a doença, a carga viral é muito menor, portanto as chances de infectar outras pessoas também podem ser menores – explicou a especialista indiana.

Ela também alertou que mesmo as pessoas imunizadas precisam continuar adotando medidas de prevenção do contágio.

– Até sabermos mais, é importante que todos, mesmo que estejam vacinados, continue mantendo medidas de segurança: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e manter um distanciamento seguro – disse a cientista.

A maioria dos ensaios clínicos mostrou que as vacinas protegem contra o desenvolvimento de formas graves da doença, mas não é certo que elas previnam completamente a infecção.

– Nossa compreensão disso está evoluindo à medida que os diferentes estudos surgem – afirmou Swaminathan.

Também estão em andamento estudos sobre imunidade após a infecção pelo vírus. A OMS recebeu relatos de pessoas sendo contagiadas pela segunda vez com uma das novas variantes.

O que é certo, segundo Swaminathan, é que, após ter Covid-19, o paciente desenvolve anticorpos que duram ao menos seis meses. Além disso, é criada uma resistência celular contra células potencialmente afetadas, que, embora mais difícil de medir, pode durar anos.

*Com informações da Agência EFE

Fonte: Pleno News

Um hospital no Reino Unido divulgou nesta terça-feira (9) uma cartilha de mudanças no vocabulário da equipe de obstetrícia, com o objetivo de incluir pessoas trans. Assim, profissionais de saúde são instruídos a evitar termos que façam referência ao sexo do paciente em trabalho de parto.

A expressão “leite materno”, por exemplo, deve ser substituída por “leite humano”. A palavra “mãe” deve evitada e substituída por “pessoa que amamenta”. Até o nome da unidade foi modificado. Em vez de “maternidade” passou a ser chamada de “serviços perinatais”.

– Reconhecemos que atualmente há um essencialismo biológico e transfobia presentes nos discursos do parto. Nós nos esforçamos para proteger nossos pacientes trans e não binários de perseguições por causa de terminologias, reconhecendo o impacto significativo que isso pode ter no bem-estar psicológico e emocional [deles] – diz trecho da cartilha do Hospital Universitário de Brighton e Sussex.

Em publicação no Twitter, a unidade escreveu que deseja que sua nova linguagem seja “inclusiva”, em vez de “neutra”.

– Queremos que todos que usam nossos serviços se vejam refletidos na linguagem que usamos. Isso significa não apenas mulheres grávidas, mas também grávidas trans e não binárias.

Fonte: Pleno News

O Conselho Federal de Química (CFQ) produziu, nesta sexta-feira (12), uma lista de respostas a dúvidas frequentes relacionadas à prevenção da Covid-19 em forma de “verdade ou mito”. A lista aborda temas como a eficácia da água sanitária contra o vírus, a escolha correta de álcool em gel, a higienização de celulares, entre outras coisas.

Confira:

1. Se o álcool em gel for muito pegajoso, a eficácia diminui
MITO
 – O que vai definir se o álcool em gel é mais ou menos pegajoso é a composição química da fórmula, que pode sofrer algumas alterações dependendo dos compostos usados.

2. Qualquer álcool é eficaz contra o coronavírus
MITO
 – O álcool 70% é o mais recomendado. Em soluções de graduação alcoólica muito superiores, a eficácia é menor, pois a evaporação é mais rápida, o que diminui o tempo de contato do álcool com o patógeno.

3. Não devo higienizar meu celular com álcool em gel
VERDADE
 – O mais recomendado para equipamentos eletrônicos seria o álcool isopropílico. Por possuir um carbono a mais que o etanol na cadeia carbônica, é menos miscível em água, dificultando a oxidação das peças.

4. O álcool em gel queima sem que possamos enxergar
VERDADE
 – O álcool em gel é inflamável, porém a sua chama é invisível. Isso traz uma necessidade de maior atenção do álcool junto à fonte de calor. Veja o vídeo:

Pierre Borges - 12/02/2021 16h40 | atualizado em 12/02/2021 17h56

Conselho Federal de Química listou 10 dúvidas frequentes sobre o tema
Conselho Federal de Química listou 10 dúvidas frequentes sobre o tema Foto: Reprodução

O Conselho Federal de Química (CFQ) produziu, nesta sexta-feira (12), uma lista de respostas a dúvidas frequentes relacionadas à prevenção da Covid-19 em forma de “verdade ou mito”. A lista aborda temas como a eficácia da água sanitária contra o vírus, a escolha correta de álcool em gel, a higienização de celulares, entre outras coisas.

 
PUBLICIDADE

Confira:

Leia também1 "Vivemos um pesadelo", afirma esposa de Oswaldo Eustáquio
2 'Carnaval está fadado a acabar', diz ex-mestre-sala da Mangueira
3 "O STF é o único poder que não foi investigado até hoje"

1. Se o álcool em gel for muito pegajoso, a eficácia diminui
MITO
 – O que vai definir se o álcool em gel é mais ou menos pegajoso é a composição química da fórmula, que pode sofrer algumas alterações dependendo dos compostos usados.

Veja o vídeo:

2. Qualquer álcool é eficaz contra o coronavírus
MITO
 – O álcool 70% é o mais recomendado. Em soluções de graduação alcoólica muito superiores, a eficácia é menor, pois a evaporação é mais rápida, o que diminui o tempo de contato do álcool com o patógeno.

3. Não devo higienizar meu celular com álcool em gel
VERDADE
 – O mais recomendado para equipamentos eletrônicos seria o álcool isopropílico. Por possuir um carbono a mais que o etanol na cadeia carbônica, é menos miscível em água, dificultando a oxidação das peças.

4. O álcool em gel queima sem que possamos enxergar
VERDADE
 – O álcool em gel é inflamável, porém a sua chama é invisível. Isso traz uma necessidade de maior atenção do álcool junto à fonte de calor. Veja o vídeo:

5. É possível produzir álcool em gel em casa
MITO
 – Apesar de existirem receitas caseiras circulando na internet, o CFQ não recomenda essa prática tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira.

6. Se não tiver álcool em gel, posso usar etanol de combustível ou de bebidas alcóolicas?
MITO
 – Apesar de o combustível e as bebidas alcoólicas possuírem álcool etílico em suas composições, cada produto apresenta graduação alcoólica própria e é pensado para uma finalidade específica e suas formulações contêm outras substâncias

7. Água sanitária pura não funciona contra o coronavírus
VERDADE
 – A substância que melhor age como germicida não é o hipoclorito de sódio, mas sim o ácido hipocloroso. A água sanitária pura apresenta um pH alto e, por isso, contém apenas hipoclorito. É preciso baixar o pH, o que é feito com a adição de água, que tem pH levemente ácido.

8. É recomendável pulverizar ou borrifar soluções de hipoclorito de sódio sobre pessoas, em áreas públicas de grande circulação
MITO
 – O hipoclorito de sódio é corrosivo e pode causar irritação na pele e nos olhos. O CFQ não recomenda que soluções sejam pulverizadas sobre pessoas, pelo menos até que sejam apresentadas pesquisas científicas que comprovem eficácia.

9. Não se pode usar água sanitária para desinfetar as mãos
MITO
 – A água sanitária pode ser usada para higiene das mãos quando não houver água e sabonete ou álcool, desde que esteja diluída, na concentração de 0,05% – 1 litro de água para 25 ml de água sanitária. Acesse a cartilha do CFQ sobre água sanitária clicando aqui.

10. Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza ou vinagre pode gerar uma explosão
VERDADE
 – A mistura pode gerar substâncias perigosas e que liberem vapores tóxicos, já que muitos produtos contêm substâncias como hipoclorito de sódio, amônia e até mesmo nitrogênio.

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro, ao anunciar que publicará mais decretos relacionados a armas nesta sexta-feira (12), voltou a defender o armamento da população, sob o argumento de que nenhum governante vai querer dar uma de “herói” e “impor uma ditadura” caso o povo esteja armado.

– Devo publicar, quase certo, hoje, três ou quatro decretos sobre armas. Aí vão falar: “[Olha] ele aí falando em arma, em vez de falar de vírus. A vida continua, poxa – disse Bolsonaro.

De acordo com o mandatário, um dos decretos será referente às armas de airsoft. Atualmente o Exército controla todas as atividades referentes a esse tipo de arma, incluindo fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comércio. Segundo o presidente, “a partir do decreto de hoje, amanhã não vai ser mais… Vocês podem não dar valor a isso, mas tem gente que dá”.

Um dos argumentos usados pelo presidente na defesa do armamento foi a de proteção das mulheres. Ao ilustrar um caso no qual uma mulher poderia estar em perigo, o presidente perguntou: “Se chegar um pessoal pra cima de você, você prefere ter uma 380, uma 40, ou puxar da bolsa a lei do feminicídio?”

– Agora, quem não quer ter arma, não tenha. Bota uma faixa na sua casa: “aqui não tem arma, somos da paz”. Pronto, sem problema nenhum! Pessoal fala tem que desarmar o vagabundo. É impossível desarmar esses caras, pô (sic). Agora o pessoal de bem, para ter uma arma, é a maior dificuldade.

Segundo o presidente, a partir de hoje, as questões relacionadas ao tema serão tratadas por decreto: “Eu fiz tudo [o] que a lei permitia.”

*Estadão

Fonte: Pleno News

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o auxílio emergencial de 2021 “está sendo estudado”, mas apontou que a população deve cobrar dos governadores, dizendo que eles “podem dar auxílio emergencial a vocês”.

Bolsonaro afirmou que, em vez de ele ser cobrado, a população tem que pedir auxílio “a quem determinou o ‘Fica em Casa’, fechou comércio e acabou com seu emprego”, em referência ao discurso adotado por alguns governadores, em especial o de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo ele, “o governo está se endividando”.

De acordo o mandatário, mesmo após seu governo ter adotado por cinco meses a parcela de R$ 600 e por quatro meses a parcela de R$ 300, “quando termina (o benefício), dá porrada em mim”. Bolsonaro ainda afirmou que “lamenta” e “sente pena” das pessoas “que têm dificuldade”. No entanto, segundo ele, “se nós não nos desajustarmos fiscalmente, vem inflação galopante”.

O mandatário aponta que é preciso “mudar a situação”, referindo-se à cobrança da população pela retomada do benefício social e ajuda do governo. Ele afirmou que não será “fácil” mudar, “mas é preciso fazer a cabeça do vizinho, conversar, mostrar realidade”.

*Estadão

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |