Blog Santo Antônio
Notícias

Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Cidadania publicou regras que definem a fiscalização de beneficiários do Bolsa Família que tenham cometido alguma irregularidade nas eleições de 2020. A partir de fevereiro, o governo irá bloquear e pode até mesmo cancelar o benefício de pessoas com alguma atuação irregular durante o pleito.

A instrução normativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e “estabelece os procedimentos a serem adotados pelas gestões municipais para a verificação e o tratamento dos casos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que apresentem em sua composição doadores de recursos financeiros, prestadores de serviços a campanhas eleitorais, candidatos a cargos eletivos com patrimônio incompatível com as regras do programa ou candidatos eleitos”.

Um relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado no primeiro turno das eleições do ano passado apontou que 1.227 pessoas inscritas em programas sociais haviam doado R$ 573 mil a candidatos. Além disso, a Corte também identificou 1.289 fornecedores de campanhas eleitorais que possuíam funcionários que recebiam o Bolsa Família.

Com a medida, o governo irá cancelar, ainda em janeiro, o benefício pago a famílias que tenham algum membro eleito nas eleições municipais ou que tenha sido candidato e declarado patrimônio maior que R$ 300 mil.

Já em fevereiro, serão cancelados os pagamentos a famílias em que um integrante tenha doado para alguma campanha eleitoral valores mensais (por pessoa) iguais ou superiores a dois salários mínimos e também os pagamentos a famílias em que um integrante tenha sido prestar de serviço de campanha e recebido um valor mensal por pessoa superior a dois salários mínimos.

Já o bloqueio dos benefícios será feito a famílias nas mesmas condições, mas em que os valores doados a campanhas ou recebidos das mesmas tenha ficado entre meio e 2 dois salários mínimos.

Fonte: Pleno News

A apresentadora Fátima Bernardes está de volta ao programa Encontro, da emissora Globo. O retorno aconteceu nesta segunda-feira (4), após um mês de licença médica e férias para tratamento de câncer de colo de útero e cirurgia de remoção do tumor. Por meio das redes sociais, a jornalista publicou fotos com os familiares, agradeceu o apoio de todos e celebrou a nova fase.

– Chegou a hora de voltar! Muita coisa aconteceu em um mês. Nem sempre o céu esteve azul, mas em todos os dias recebi de perto o carinho dos meus amores, da minha equipe, de amigos; a atenção do meu médico; e, de longe, a energia de todos vocês que me acompanham por aqui. Obrigada do fundo do meu coração. Vamos junto fazer um 2021 melhor, mais leve! – desejou.

No início de dezembro, Fátima Bernardes revelou estar com câncer de colo de útero em estágio inicial, descoberto após uma série de exames de rotina. Ela foi afastada dos estúdios Globo, mas prometeu que logo estaria de volta para os encontros. Durante o período, Fátima recebeu o apoio dos fãs e recuperou-se bem.

 

Fonte: Pleno News

O arcebispo de Belém, capital do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa, está sendo acusado de praticar abusos sexuais contra ao menos quatro ex-estudantes do Seminário São Pio X, em Ananindeua, cidade vizinha da capital paraense. Os relatos foram exibidos pelo Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo (3).

Segundo os relatos dos ex-seminaristas, o líder religioso utilizava o mesmo modus operandi para ficar próximo deles e, em seguida, praticar os abusos. Os jovens afirmam que inicialmente Taveira conversava sobre sexualidade para, em seguida, aproveitar o momento para praticar o ato sexual.

– Era uma conversa que ia fluindo. Ele perguntava muito sobre masturbação. Até que ele pedia para que mostrasse [o pênis]. No meu caso, em um momento ele abaixou as minhas calças. Depois, ele me tocou e rezou. Ele ia encostando e me abraçando – disse uma das vítimas.

Uma segunda vítima chegou a relatar que Dom Alberto dizia, ao tocá-lo, que aquele ato era “coisa de homem” e que, por isso, não via maldade em tal prática. O rapaz relatou que os abusos contra ele duraram cerca de dois anos.

– Quando ele me tocou, disse que era normal, coisa de homem. Eu não via maldade porque confiava muito, mas aquilo foi se tornando permanente. Comigo foram dois anos – falou.

Um dos jovens também destacou que o religioso fazia ameaças para que os jovens não contassem o que estava acontecendo. Os autores das acusações contra o arcebispo não tiveram os nomes revelados pelo programa, por questão de segurança.

– Ele pediu para baixar as minhas calças, aí eu abaixei até o joelho. Ele ficou apalpando. Depois, ele fazia ameaças: “Não fale nada porque vai ser muito pior para você” – relatou.

Durante uma missa, Dom Alberto se defendeu das acusações e disse que sequer foi ouvido antes de ser investigado.

– Se alguém, porventura, pensasse, por ação do demônio, em acabar com a Igreja Católica, enganou-se. Deus vai fazer mais do que possamos imaginar – declarou o arcebispo.

As investigações sobre o caso correm em segredo de Justiça. O inquérito aponta que os crimes teriam ocorrido há pelo menos seis anos, em 2014, quando os jovens tinham entre 15 e 20 anos de idade e estudavam para se tornarem padres ou durante o processo de desligamento do seminário.

O Vaticano enviou a Belém uma comissão de investigação, prevista dentro do Direito Canônico, para ouvir todos os envolvidos na história, mas, até o momento, nenhuma conclusão foi tornada pública.

Fonte: Pleno News

Globo desmentiu no domingo (3) uma notícia falsa envolvendo a jornalista Maju Coutinho, âncora do Jornal Hoje, sobre uma foto dela na praia com o marido Agostinho Moura. Segundo diversas postagens compartilhadas nas redes, Maju estaria aglomerada e sem máscara. Entretanto, segundo a emissora, a imagem publicada é de 2019, quando a pandemia ainda não existia.

– Maju não esteve recentemente no Rio. Ela passou o Ano Novo na casa dos pais, no litoral de São Paulo, e já voltou à capital. Durante a estada no litoral, usou máscara e seguiu todos os protocolos das autoridades de saúde – justificou a emissora em seu site.

Globo noticiou que publicação sobre Maju na praia durante o fim de ano é falsa Foto: Reprodução

As fotos em questão foram feitas pelo fotógrafo JC Pereira, da AgNews, no bairro do Leblon, na orla do Rio de Janeiro. Naquela ocasião, Maju tirou fotos com fãs e passeou com o marido. A mesma imagem já havia sido usada para propagar uma outra notícia falsa em março de 2020, logo no início da quarentena do Brasil.

– Na época, Maju estava em São Paulo e não havia nem sequer viajado para o Rio após ser confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil – completou a Globo.

Fonte: Pleno News

Nesta segunda-feira (4), o cantor Justin Bieber usou as redes sociais para revelar que não está estudando para se tornar ministro na igreja Hillsong. Ele disse que as informações divulgadas na semana passada, com base na OK! Magazine, tratam-se de fake news.

– Não estou estudando para ser ministro – destacou o artista.

Em outro storie do Instagram, ele disse ainda que não faz parte da Hillsong.

– A propósito, a Hillsong não é minha igreja. Para esclarecer, faço parte da Churchhome – declarou.

O cantor aproveitou para falar sobre o que acredita.

– A igreja não é um lugar. Nós somos a Igreja. Não precisamos de um prédio para nos conectarmos com Deus. Deus está onde quer que estejamos.

A Churchhome é liderada pelos pastores Judah e Chelsea Smith, com que Justin também interage bastante nas redes.

Fonte: Pleno News

Na manhã desta segunda-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para dizer que a vacina emergencial contra a Covid-19 está “a caminho” e para enaltecer o tratamento precoce. Na publicação, ele reafirmou que o imunizante não será obrigatório e anexou um vídeo que defende o uso de medicamentos para a diminuição da carga viral.

– O tratamento precoce salva vidas. A vacina emergencial (depois de certificada pela Anvisa) e não obrigatória está a caminho – escreveu. 

No vídeo compartilhado pelo presidente, o pediatra e toxicologista Anthony Wono cita o uso de medicamentos como o vermífugo Annita, a Ivermectina, Hidroxicoloquina e Azitromicina, no início da infecção por Covid-19, e afirma que países que seguiram o protocolo tiveram mortalidade de 50 a 80% menor.

VACINAS NO BRASIL
Esta semana é de grandes expectativas acerca dos avanços na corrida pela vacina contra a Covid-19 no Brasil. O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a CoronaVac deve solicitar o uso emergencial e registro definitivo à Anvisa até terça-feira (5).

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve pedir a autorização emergencial para o imunizante de Oxford em parceria com a AstraZeneca também essa semana. Há ainda a possibilidade de que a Pfizer faça o mesmo. A farmacêutica recuou de afirmação de que pediria apenas o registro definitivo, depois que a Anvisa alterou trechos das regras para o pedido emergencial.

 

Fonte: Pleno News

Após sofrer um grave acidente de carro na cidade de Barreiros, em Pernambuco, a cantora Amanda Wanessa, artista da MK Music, passou por duas cirurgias no Real Hospital Português, no Recife, onde segue internada. Segundo informações divulgadas pela família de Amanda, os procedimentos, realizados na cabeça e nos braços dela, foram bem-sucedidos.

– Amanda fez duas cirurgias, da cabeça e dos braços, e correu tudo bem. É preciso aguardar 24 horas para ver como ela reage. Continuamos em oração por ela – disse Denilson Santos, produtor e cunhado de Amanda Wanessa.

Odilon, pai de Amanda Wanessa Foto: Reprodução

Denilson informou ao Pleno.News que as três pessoas que estavam com a cantora estão bem, incluindo o pai, que já recebeu alta. Mel, filha de Amanda, sofreu uma fratura no ombro e passou por cirurgia, com boa evolução.

Já o pai de Wanessa, Odilon, sofreu uma lesão na perna, mas já recebeu alta e está em casa. Santos ainda informou que um novo boletim sobre o estado de saúde da cunhada, que está sedada, deve ser divulgado nesta terça-feira (5), às 17h.

Fonte: Pleno News

Nesta segunda-feira (4), a cantora Amanda Wanessa sofreu um acidente grave de carro, em Barreiros (PE). De acordo com informações iniciais, compartilhadas em uma rede social, Amanda teve que ser levada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e está intubada. Ela está no Real Hospital Português, em Recife.

O automóvel no qual Amanda estava se envolveu em uma batida com um caminhão. O acidente aconteceu na rodovia PE-60.

Amanda Wanessa estava desacordada quando foi retirada das ferragens do veículo. Ela estava no banco do motorista, uma vez que conduzia o carro.

Outras pessoas, incluindo Odilon, pai de Amanda, e a filha da cantora, Mel, estavam no automóvel. Dobson, esposo da cantora, não estava no veículo.

Amanda Wanessa e sua filha, Mel Foto: Reprodução

 

Mel quebrou o braço, e Odilon teve escoriações leves. Apesar do acidente, eles passam bem. Já Amanda sofreu fraturas múltiplas.

Nas redes sociais, a cantora Cláudia Canção e outros amigos de Amanda estão pedindo oração por ela.

Fonte: Pleno News

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) quer “retirar” o senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) de seu cargo. Em um ofício enviado ao Senado, o deputado pediu a instauração de um processo disciplinar contra o filho do presidente Jair Bolsonaro.

Frota quer que Flavio perca o mandato caso se confirmem os crimes dos quais é suspeito. O documento foi enviado à Casa na semana passada.

O deputado citou que o senador é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e apontou que Flavio Bolsonaro “vem buscando interferir nas investigações”.

A peça foi encaminhada ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), mas já foi enviada ao Conselho de Ética, presidido pelo senador Jayme Campos (DEM-MT).

Fonte: Pleno News

 

Fonte: Grupo Santo Antônio

 

Fonte: Grupo Santo Antônio

Destruído por um incêndio em dezembro de 2019, o “Monumento à Cidade de Salvador” ou “Monumento Fonte da Rampa do Mercado”, de autoria do artista plástico baiano Mário Cravo Júnior, deve ser reinaugurado no segundo semestre de 2021, no bairro do Comércio, desta vez com material anti-chamas. 

 

“Todo o termo de referência está pronto e agora já estamos partindo para a licitação. Então, uma vez licitada e a empresa ganhando essa licitação, a gente começa a execução da obra. Eu acho que em setembro ou outubro a gente está com isso aí para inaugurar”, revelou Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias. 

 

“A gente contratou o professor Mário Mendonça, que é um excelente arquiteto, para fazer todo o termo técnico da licitação, porque uma licitação não embasada para um projeto desses poderia gerar um monumento que não fosse fiel”, explicou o gestor. “Eu acho que é por aí, já com material anti-chamas, mas com fidelidade total ao projeto original. Aquele projeto não é simples, são formas côncavas, que pra se manter em pé não é brincadeira. Inclusive, um dos filhos de Mário vai acompanhar, vai estar lá colado junto”, acrescentou.

 

Guerreiro falou ainda do “choque” sentido ao ver a obra consumida pelo fogo e afirmou sempre ter sido favorável à reconstrução, do dia em que o monumento foi destruído, até durante o processo conturbado envolvendo os herdeiros do artista e a Justiça. 

 

“Desde o primeiro momento eu briguei para que ele fosse reconstruído exatamente igual. E aí nós conseguimos. Era apenas uma pessoa da família que estava 'empombando', todo o resto da família tinha concordado com isso, e a gente conseguiu correr”, declarou o presidente da FGM, acrescentando que a decisão se deu independente de gosto pessoal.

 

“Eu fui o maior defensor o tempo todo com o prefeito. As pessoas dizem ‘ah, o monumento é feio’, ‘o monumento é bonito’, mas, gente, é um ícone e eu não vou discutir ícone, se é feio ou bonito, porque cada pessoa tem sua visão pessoal”, salientou, lembrando que independente de gosto, a obra é, indiscutivelmente, “um cartão postal” importante na paisagem de Salvador.

Fonte: Bahia Notícias

Após obter fornecedores para apenas 2,3% de seringas e agulhas em uma primeira tentativa de compra, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma requisição administrativa dos estoques de fabricantes nacionais desses produtos.

Na prática, isso indica que essas empresas só poderão vender o material excedente à pasta. O objetivo é garantir material para iniciar o plano de vacinação contra a Covid-19.

A informação foi confirmada por representantes do ministério na noite desta segunda-feira (4).

Segundo a pasta, a medida atinge fabricantes representados pela Abimo e ocorre "enquanto não se conclui o processo licitatório normal, que será realizado o mais breve possível".

Antes das seringas, o Ministério da Saúde já adotou modelo semelhante de requisição para compra de medicamentos usados na intubação de pacientes com Covid-19, por exemplo.

Em nota, a pasta diz que a nova requisição "visa a atender às necessidades mais prementes para iniciar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19".

Diz ainda que aguarda confirmação das quantidades disponíveis no estoque das empresas e que deve iniciar um novo pregão "o mais rápido possível".

A iniciativa ocorre após um pregão realizado pelo Ministério da Saúde no dia 29 de dezembro obter fornecedor para apenas 7,9 milhões de seringas e agulhas -a pasta previa obter 331 milhões de unidades desses produtos.

Na ocasião, o preço cobrado pelas empresas ficou acima do valor estimado pelos técnicos do governo, o que frustrou a negociação.

Como deixou a compra de insumos para última hora, a pasta se viu diante de uma escassez de produtos, de uma disputa mundial pelos insumos e de preços impraticáveis dada a grande procura.

Após o fracasso do primeiro pregão, técnicos do ministério têm conversando com empresas que apareceram para a disputa. Os dois lados tentam adequar propostas, e o mais provável é que a pasta aceite pagar mais por seringas e agulhas.

Fonte: Bahia Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antônio

Na tarde de ontem, domingo, 3, por volta das 16h30, uma forte colisão frontal entre um veículo de passeio e uma caminhonete, deixou três pessoas mortas na BR 242, na altura da Serra da Piragiba, no município de Muquém do São Francisco.
 
Segundo informações, o carro de passeio pegou fogo, já a caminhonete ficou parcialmente destruída, totalizando três óbitos.
 
Uma das vítimas ainda chegou a ser socorrida para um hospital em Cristópolis, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A Polícia Rodoviária Federal de Ibotirama registrou o acidente.
Fonte: Sigi Vilares

No quadro Correspondente Médico desta segunda-feira (4), o neurocirurgião Fernando Gomes explica como organizar um bom planejamento para colocar em prática em 2021.

"É importante prestar atenção em cinco pontos básicos: cuidar da nossa saúde física, ter metas e planejamento, encontrar formas de lazer para distrair a cabeça, atenção à família e relacionamentos e a saúde financeira", conta.

"Você pega um papel, anota pelo menos uma meta, objetivo ou desejo, algo que você queira alcançar ou deseja continuar desenvolvendo ao longo do ano e vai seguindo. A cada mês, você dá uma olhadinha como foi, se deseja mudar o objetivo e com isso vai convidando nosso cérebro a elaborar estratégias mentais para brilhar nossa estrela em todo o seu esplendor", ensina.

Fonte: CNN Brasil

Quantos diamantes cabem em um único anel? A resposta, de acordo com o “Guinness World Records”, o “Livro dos Recordes”, é 12.638.

Harshit Bansal, fundador da Renani Jewels em Meerut, Índia, estabeleceu o recorde com o design impressionante de um anel lançado em 21 de dezembro de 2020.

O anel, denominado Calêndula, ou "O Anel da Prosperidade", tem uma faixa circular com um desenho floral ornamentado, completo com milhares de diamantes naturais de 38,08 quilates, de acordo com a Guinness. O anel pesa pouco mais de 165 gramas.

O recorde anterior - 7.801 diamantes em um anel - também foi estabelecido na Índia pela joalheria Hallmark Jewelers, de Hyderabad.

Bansal disse ao Guinness que se inspirou a quebrar o recorde anterior, de 2018, enquanto estudava design de joias em Surat, na Índia. Dois anos depois, sua empresa concluiu o design do anel em 30 de novembro de 2020.

Fonte: CNN Brasil

Os hospitais dos Estados Unidos correm para lidar com o aumento de pacientes com Covid-19 a um número nunca antes visto em momento algum da pandemia.

Ao menos 123.639 pessoas em todo o país foram hospitalizadas com a doença nesse sábado (2), marcando 32 dias consecutivos em que esse número ficou acima de 100 mil, de acordo com informações do Covid Tracking Project, que acompanha esses dados.

A temporada de festas no fim do ano continua tendo consequências. Os diagnósticos positivos para o novo coronavírus dispararam nos EUA após o feriado de Ação de Graças, e os impactos das celebrações de Natal e Ano-Novo ainda estão em desdobramento.

Até sábado, mais de 20,4 milhões de pessoas foram infectadas no país e ao menos 350.186 morreram, segundo dados da Universidade de Medicina Johns Hopkins. Especialistas em saúde temem o que vai acontecer com esses números se as infecções continuarem a se espalhar.

"Se tivermos outro pico, será o colapso total do sistema de saúde", disse Brad Spellberg, médico chefe no Centro Médico da Universidade do Sul da Califórnia

"E nós, no hospital, não podemos frear isso. Só podemos reagir a isso. É a população que tem o poder de parar a disseminação desse vírus ao seguir as orientações de saúde pública", afirmou ele.

Nos últimos três dias de 2020, ao menos 10.901 mortes por Covid-19 foram registradas nos EUA. Trata-se de cerca de 3.633 óbitos por dia – mais do que o número de vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Em menos de 11 meses, a doença matou mais de 349 mil pessoas no EUA, e outros 115 mil norte-americanos podem morrer no próximo mês, conforme projeções do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington.

Fonte: CNN Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão disse à CNN ter melhorado dos sintomas da Covid-19 e informou que fará um novo exame nesta terça-feira (5) para saber se ainda está infectado pelo vírus.

“Estou quase zerado. Faço novo teste na terça”, afirmou à coluna o general, que é do grupo de risco – ele tem 67 anos de idade – e chegou a sentir sintomas como febre e dor no corpo.

Até receber o resultado do novo teste, o general seguirá isolado no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência. Mourão disse que, por orientação médica, usou hidroxicloroquina e azitromicina, medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada para a doença.

Quem também diz estar bem de saúde é o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, almirante Flávio Rocha, um dos assessores mais próximos do presidente Jair Bolsonaro.

À CNN, Rocha afirmou estar com “zero sintomas”. O almirante deve fazer um novo teste para o coronavírus nesta segunda-feira (4), para definir quando retornará ao trabalho no Palácio do Planalto.

Fonte: CNN Brasil

O deputado federal Célio Moura (PT-TO) sofreu um acidente de carro nesse sábado (2) na BR 153, entre as cidades de Araguaína e Nova Olinda, em Tocantins. O irmão de Célio, Marcilon Moura, que estava ao volante, morreu.

Célio foi encaminhado com ferimentos, mas consciente, ao Hospital Regional de Araguaína. Neste momento, ele está em coma induzido na unidade de terapia intensiva (UTI).

"Estamos viabilizando sua transferência para Brasília, que ainda não ocorreu pois não houve a liberação pela equipe médica de Araguaína. A situação é delicada e requer cuidados, mas ele está estável", informou a assessoria de imprensa do deputado neste domingo (3).

Fonte: CNN Brasil
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |