Blog Santo Antônio
Notícias

O presidente Jair Bolsonaro foi considerado a personalidade mais popular do mundo digital, se comparado a outros 12 nomes da política brasileira. A conclusão é da consultoria Quaest, que avaliou o desempenho de líderes nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

A pesquisa levou em consideração nomes de destaque no cenário político nacional, incluindo aqueles que ainda não se manifestaram sobre uma possível candidatura em 2022, como o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro Sergio Moro.

Atrás de Bolsonaro, diante de uma ampla vantagem, aparece Luciano Huck, em segundo lugar. Em uma avaliação mensal, Huck ficou atrás de Bolsonaro todos os meses. Fevereiro foi o mês em que a popularidade digital de Huck mais se aproximou da de Bolsonaro; a diferença entre ele e o presidente foi de 4,6 pontos. Nos demais meses, a diferença variou entre 20 e 30 pontos.

Ranking Quaest de popularidade digital Foto: Reprodução

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem em terceiro lugar, tendo melhor desempenho no primeiro semestre. Ainda assim, ele manteve uma distância média de mais de 30 pontos de Huck.

O governador do Maranhão Flávio Dino aparece em quarto lugar, com destaques para os meses de abril, maio e junho, quando houve o crescimento desenfreado da pandemia no Brasil. Na ocasião, Dino antagonizou o discurso de Bolsonaro, defendendo medidas rígidas de isolamento social.

O governador de São Paulo, João Doria, embora viva sob polêmicas com Bolsonaro, conquistou apenas o oitavo lugar no ranking de popularidade digital. Ele ficou atrás até mesmo de Guilherme Boulos, Fernando Haddad e Ciro Gomes, lideranças famosas da esquerda.

O ranking termina com Alessandro Molon, João Amoêdo, Rodrigo Maia, Alvaro Dias e Marina Silva, respectivamente.

Fonte: Pleno News

As nove cidades da região da Baixada Santista, no litoral sul do estado de São Paulo, decidiram que vão fechar suas praias na virada do ano, entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 1° de janeiro de 2021, mas optaram por não seguir o decreto de restrição de serviços imposto pelo governo estadual e que coloca todo o estado na fase vermelha do Plano São Paulo entre os dias 1° e 3 de janeiro.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), afirmou que a decisão das cidades da região são mais restritivas até do que as impostas pelo governo do estado e destacou que não poderia acatar o retorno para a fase vermelha, pois os indicadores da Baixada Santista estão positivos.

– A decisão de retroceder para a fase vermelha não pareceu adequada à situação da Baixada. Indicadores colocam a região na fase amarela, outros números poderiam até nos colocar na fase verde, então não faria sentido ir para a fase vermelha – disse o prefeito de Santos.

O gestor público ainda destacou que a decisão de fechar os locais de praia é até mais dura do que o estabelecido pela administração estadual que, por exemplo, não estabeleceu critérios para o uso da orla da praia, algo que está sendo definido pelas prefeituras.

– A decisão de fechar as praias tem como objetivo evitar aglomeração, já que o Plano São Paulo não estabeleceu regras para uso da orla da praia. Estamos sendo até mais restritivos no período do que prevê a decisão do governo do estado – completou.

Fonte: Pleno News

A farmacêutica americana Pfizer informou, na segunda-feira (28), que não irá submeter sua vacina, feita em parceria com a BioNTech, para uso emergencial no Brasil e que deve apoiar-se na chamada submissão contínua. Segundo o laboratório, a decisão, na prática, deve agilizar o protocolo de aprovação do imunizante.

A Pfizer afirmou que teve uma reunião com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 de dezembro, para esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão, mas que acabou esbarrando em dificuldades do Guia de Submissão para Uso Emergencial, elaborado pela própria agência brasileira.

– Um exemplo é a solicitação de uma análise dos dados levantados exclusivamente na população brasileira, o que demanda tempo e avaliações estatísticas específicas. Outras agências regulatórias que possuem o processo de uso emergencial analisam os dados dos estudos em sua totalidade, sem pedir um recorte para avaliação de populações específicas – explicou a empresa.

A chamada submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina, e sim uma forma de acelerar a análise dos dados por parte da Anvisa. Neste procedimento, os resultados das fases dos testes clínicos vão sendo apresentados à medida que ficam prontos, e não somente ao final da pesquisa.

Em um comunicado, a Pfizer informou que já submeteu à Anvisa, justamente por meio do processo de submissão contínua, os resultados dos estudos da Fase 3 de seu imunizante e ressaltou que o ato “significa mais um passo rumo à aprovação” da vacina desenvolvida pelo laboratório.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antônio

Fonte: Grupo Santo Antônio

Os beneficiários que ainda não fizeram a atualização cadastral em Salvador terão até 30 de abril de 2021 para efetuar o recadastramento do cartão SUS. Até o momento, de acordo com a prefeitura, mais de 2,5 milhões de moradores da capital já realizaram o procedimento, que é obrigatório. 

 

Na última semana a prefeitura da capital já havia anunciado que a cidade ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o recadastramento, fixada em pelo menos 70% da população. Cerca de 84% dos moradores de Salvador já fizeram o recadastramento. 

 

O titular da SMS, Leo Prates, destacou a importância de toda a população ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades municipais. A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras. 

 

“É importante que todos os moradores de Salvador realizem a atualização cadastral, uma vez que o governo federal irá estabelecer o repasse dos recursos públicos da saúde com base no número de pessoas cadastradas em nosso sistema. Isso vai possibilitar que a gente continue de maneira intensa a expansão da oferta dos serviços na cidade, além de definir políticas mais eficazes baseadas na compilação dos dados levantados durante o recadastramento”, explicou. 

 

Além do site da Secretaria Municipal de Saúde, o usuário pode realizar o recadastramento de forma presencial em uma das 153 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde. Os moradores da capital baiana deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. 

 

É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. Neste caso, a validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.

Fonte: Bahia Notícias

Após semanas de incertezas e discussões entre bancadas (reveja), o recesso parlamentar de janeiro na Assembleia Legislativa começa a vislumbrar possibilidade de concretude. Com a pauta já desobstruída, os deputados podem finalizar, já nesta quarta-feira (30), a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), iniciando automaticamente a parada das atividades. 

 

Nos bastidores, a realização de sessão por meio do Plenário Virtual nesta quarta é dada como certa, mas o horário ainda não foi definido. Assim como tem ocorrido nos últimos dias, não será incomum a convocação sair no Diário Oficial no mesmo dia da discussão em plenário.  

 

Conforme publicação na edição desta terça-feira (29), “o Legislativo precisa votar ainda duas matérias relevantes para entrar no recesso de janeiro. O 2º turno do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a proposta orçamentária para o próximo exercício – em duas discussões e duas divisões”. A saber, a LDO tramita em regime de prioridade, com os prazos regimentais reduzidos em 50%. 

 

No que tange a apreciação do Orçamento para 2021, o presidente da Casa, Nelson Leal (PP), e os líderes Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM), situação e oposição, respectivamente, “estudam mecanismos para um acordo capaz de facilitar a votação", diz o texto. 

 

Ao Bahia Notícias, o líder oposicionista afirmou que “não tem confirmação” interna para a votação que poderá finalizar apreciação das matérias na pretensa sessão.  

 

Caso haja acordo entre as bancadas, os dois turnos da LOA podem ser votados nesta quarta. Neste caso, uma sessão extraordinária imediatamente após a finalização da primeira pode ser convocada. 

 

Desde as retomada das sessões virtuais em um modelo que se pretendia seguir o modelo regimental, período que coincide com o pós-eleições municipais, a bancada de oposição tem sido firme em relação a não celebração de acordos. A ideia é “não facilitar a vida” do governo. 

 

Com o recesso, a retomada dos trabalhos acontece em fevereiro de 2021, já iniciando com o processo eleitoral para a nova Mesa Diretora.  

Fonte: Bahia Notícias

Com mais de 108 mil casos confirmados de contaminação e 3.163 mortes provocadas pela Covid-19, a prefeitura de Salvador viu a pandemia impactar diversos dos seus projetos de atendimento à população. Ao mesmo tempo, a crise que se instalou no planeta em 2020 não atrasou o andamento da grande maioria das obras na cidade, que cumpriram o cronograma previsto.

 

 

Programas de moradia, como o “Morar Melhor”; culturais, como o “Boca de Brasa” e o “Arte em Toda Parte”; de qualificação profissional, como “Qualifica Salvador”; e de atendimento a crianças e adolescentes afastados de seus pais por medidas protetivas, como o “Família Acolhedora”, sofreram com a pandemia, por demandarem um contato físico entre as pessoas.

 

O Boca de Brasa, criado pela prefeitura de Salvador em 1986, visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Através de um espaço cultural criado em Vista Alere, no Subúrbio Ferroviário, o projeto oferecia oficinas a jovens da comunidade local. Durante a pandemia, o trabalho teve que ser interrompido, para o cumprimento do isolamento social.

 

A gestão municipal buscou meios de diminuir o impacto da pandemia, levando alguns serviços para plataformas online. Um exemplo disso é o Qualifica Salvador, que também teve seus trabalhos interrompidos em março, com a chegada do novo coronavírus na cidade. O projeto só voltou em setembro, com inscrições para cursos no modelo “Ensino à Distância” (EAD).

 

Por outro lado, as obras tocadas pela prefeitura de Salvador tiveram seus cronogramas cumpridos, sendo pouco afetadas pela pandemia. Especialmente as de grande porte, como o BRT, os trechos de Amaralina, Pituba, Ondina e Boa Viagem do “Projeto Orla”, o Parque Jardim Botânico, a nova Praça Visconde de Cayru, os Arcos da Montanha e o Caminho da Fé.

 

A prefeitura conseguiu entregar também, em um ano de aulas presenciais paralisadas e unidades médicas movimentadas, reformas de escolas e novos postos de saúde, alguns em parceria com o governo estadual.

 

Em nota encaminhada ao Bahia Notícias, a Casa Civil do município, chefiada por Luiz Antônio Vasconcellos Carreira, avaliou positivamente o cumprimento do planejamento estratégico no ano, com o alcance de 74,4% das metas estabelecidas para 2020. O número é semelhante ao realizado em 2019, quando, sem pandemia, a prefeitura concluiu 78,7% dos objetivos. A atual gestão, sob comando do prefeito ACM Neto, encerra as atividades nesta quinta-feira (31).

Fonte: Bahia Notícias

Um dia após a farmacêutica Pfizer apontar dificuldades para pedir uso emergencial da vacina contra Covid-19 no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou na noite desta terça-feira (29) alterações em parte dos requisitos que devem ser apresentados pelos laboratórios para essa autorização.

A mudança ocorreu em dois pontos. Um deles foi no trecho que exigia que empresas apresentassem "informações sobre a quantidade de produto acabado disponível e cronograma de disponibilização ao país" --um dos pontos tidos como impeditivos pela Pfizer para fazer a solicitação.

Agora, a agência passa a exigir "informações sobre a previsão da quantidade de produto acabado disponível para importação e/ou disponibilização", sem que haja cobrança explícita de cronograma.

A medida ocorre um dia após a farmacêutica, que já recebeu aval para uso emergencial da sua vacina contra Covid-19 em outros países , divulgar uma nota em que afirmava que não pretende solicitar o uso emergencial da vacina no Brasil devido a condições estabelecidas pela Anvisa nesse processo, "o que leva mais tempo de preparação."

Com isso, a opção adotada para obter autorização para oferta da vacina seria seguir outro modelo, chamado de submissão contínua --o qual prevê o envio escalonado de documentos à Anvisa até que haja o pedido de registro. A justificativa da empresa é que essa opção seria "mais célere".

Entre os pontos apontados como dificuldade, estava justamente o trecho alterado nesta terça, e que apontava o cronograma de utilização.

A farmacêutica, no entanto, também reclamava da cobrança de outros requisitos que não foram alterados pela Anvisa.

"Um exemplo é a solicitação de uma análise dos dados levantados exclusivamente na população brasileira, o que demanda tempo e avaliações estatísticas específicas. Outras agências regulatórias que possuem o processo de uso emergencial analisam os dados dos estudos em sua totalidade", informava.

Uma reunião da empresa com a Anvisa está agendada para as 10h desta quarta (30). A expectativa é que novos pontos sejam discutidos pelo grupo. A agência, porém, nega que a reunião tenha sido agendada devido ao posicionamento da empresa.

Além do trecho citado pela Pfizer, a Anvisa fez outra mudança nos requisitos de uso emergencial para deixar claro como deve ser o termo de consentimento assinado pelos pacientes que receberem a vacina.

A ideia é usar como modelo para o documento usado no Reino Unido ou "outro feito pela empresa", informa.

Em nota, a agência diz que o guia é "convergente" com os requisitos dos Estados Unidos, Reino Unido e da Organização Mundial da Saúde.

Mais cedo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, rebateu críticas de que haja demora do governo em fechar acordos com laboratórios para obter vacinas e disse que "não pode pegar a Pfizer pelo braço" e pedir que a empresa entre com pedido na Anvisa.

"Não posso pegar a Pfizer pelo braço e falar 'Pfizer, entregue o seu relatório à Anvisa', e pedir que Anvisa aprecie no menor tempo. Ela tem que seguir seus passos", disse.

Franco disse ainda que causou surpresa à pasta posicionamento apresentado pela empresa nesta segunda (28).

"Nos causou espécie um pronunciamento que ocorreu ontem de determinado laboratório de que estava com dificuldade pelas solicitações da Anvisa, uma vez que os aspectos solicitados são os mesmos solicitados pelo FDA, dos Estados Unidos", afirmou Franco.

Segundo ele, a pasta vai tentar conversar com o laboratório sobre eventuais dificuldades.

Fonte: Bahia Notícias

Serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021 as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, para pessoas acometidas pela Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais. 

Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep aplicará as provas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, versão impressa e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 versão digital.

É importante destacar que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e a saúde coletiva.

Fonte: redenacionalderadio

Militares da Marinha abordaram e apreenderam na última sexta-feira, 25, dois comboios na foz do Rio Arapiuns, em Santarém-PA , que transportavam irregularmente toras de madeiras extraídas na região.

Os comboios, compostos por duas balsas cada um, foram detidos e escoltados para a Ponta Maria José, para a realização da avaliação pelos órgãos ambientais.

Em Itaituba-PA, militares do Exército ocuparam uma madeireira com aproximadamente 42 mil m³ de madeiras apreendidas nesta semana.

A presença da tropa tem por objetivo evitar o escoamento desse material.

A missão, ainda sem previsão de término, contou com o apoio logístico da Aviação do Exército no transporte dos militares.

Fonte: redenacionalderadio

Mais uma ação de fiscalização e acompanhamento do último voo proveniente do Reino Unido antes do início das restrições previstas em Portaria, foi realizada pela Anvisa, na madrugada da última sexta-feira, 25. O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A ação faz parte das medidas de prevenção diante da informação de que uma variante do vírus da Covid-19 está em circulação naquele país.

Os procedimentos de desembarque foram acompanhados por fiscais da Anvisa e delegados da Receita Federal e Polícia Federal.

De acordo com a portaria, a partir do dia 30 deste mês a entrada de viajantes por via aérea no país só será permitida com a apresentação de teste laboratorial do tipo RT-PCR negativo ou não-reagente, para rastreio da infeção por Sars-CoV-2

Fonte: redenacionalderadio

Todos os estados brasileiros receberão a vacina contra a Covid-19 simultaneamente. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello durante entrevista ao programa Brasil em Pauta,da TV Brasil.

De acordo com o ministro , independentemente da quantidade da vacina, ela será distribuída igualitariamente dentro da proporcionalidade dos estados.

A previsão do Ministério da Saúde é que mais de 24 milhões de doses de vacinas estejam disponíveis em janeiro.

Fonte: redenacionalderadio

O projeto de Lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi sancionada, na última quinta-feira, 25, pelo presidente Jair Bolsonaro.

O novo Fundo, agora permanente, foi inserido na Constituição por meio de Emenda Constitucional e necessitava de regulamentação para ser implementado.

O Fundeb é o principal instrumento de financiamento da Educação Básica pública no país, responsável por, aproximadamente, 60% das receitas vinculadas à Educação no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Até o próximo dia 31 de dezembro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, assinará, juntamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ato que divulgará os critérios de distribuição do Fundeb nos três primeiros meses do próximo ano.

Foi aberta na última quinta-feira, 24, mais 40 mil vagas no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) dobrando a oferta. A decisão é do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) devido à grande procura.

A capacitação é gratuita e destinada a profissionais da educação, que atuam na alfabetização de crianças, e estudantes de licenciaturas.

As 40 mil vagas iniciais, abertas no dia 8 de dezembro, foram preenchidas em 10 dias.

Com carga horária de 160 horas, o curso terá início em 11 de janeiro de 2021. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), por meio de vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.

Quem acertar as seis dezenas da Mega da Virada em 2020 pode levar uma bolada de, pelo menos, 300 milhões de reais. O sorteio será realizado no dia 31,a partir das 8 horas da noite.

Fonte: redenacionalderadio

Uma jornalista chinesa que cobriu a pandemia de Covid-19 em Wuhan, epicentro da doença na China, foi condenada nesta segunda-feira (28) a quatro anos de prisão por divulgar a situação dos hospitais da cidade em suas redes sociais. Na época mais crítica da doença no país asiático, Zhang Zhan mostrou o estado caótico vivido nos hospitais de Wuhan.

Segundo a agência de notícias France Presse, Zhang Zhan aparentava estar “muito abatida quando a sentença foi anunciada”, segundo um de seus advogados, Ren Quanniu, que disse estar com “muita preocupação” com o estado psicológico da jornalista.

Jornalistas e diplomatas estrangeiros que compareceram ao tribunal de Xangai, onde Zhan foi julgada, foram impedidos de entrar na sala de audiências. Além da proibição dos profissionais de imprensa, alguns simpatizantes de Zhan também foram afastados pelas forças de segurança.

Natural de Xangai, Zhang Zhan foi a Wuhan em fevereiro, quando a cidade chinesa ainda era o epicentro da pandemia, e divulgou reportagens nas redes sociais; a maioria delas foi sobre a crítica situação nos hospitais.

A detenção da profissional aconteceu em maio, após ela ser acusada de “provocar distúrbios”, uma terminologia frequentemente utilizada contra os opositores do regime do presidente Xi Jinping. O tribunal a acusou de ter divulgado informações falsas pela internet, informou à AFP outro advogado de defesa, Zhang Keke.

Em junho, Zhang iniciou uma greve de fome para protestar contra sua detenção, mas foi alimentada à força por uma sonda, segundo os advogados. Nos textos que divulgava na internet, Zhang denunciava o confinamento imposto em Wuhan e mencionou uma “grave violação dos direitos humanos”.

– Quando a vi na semana passada, ela afirmou: “Se receber uma sentença pesada, vou recusar qualquer alimento até o fim”. Ela acredita que vai morrer na prisão – explicou Zhang Keke.

Além de Zhang, outros três jornalistas cidadãos, Chen Qiushi, Fang Bin e Li Zehua, foram detidos após a cobertura dos eventos.

Fonte: Pleno News

Fonte: Bahia Notícias

O homem que foi preso após tentar estuprar uma corretora de imóveis em Marília (SP) estava usando roupa íntima feminina no momento em que foi detido. Segundo o portal G1, a informação foi confirmada pelos policiais que prenderam o homem, na última quinta-feira (24).

Imagens mostram que o homem, identificado como Luís Henrique Caetano da Costa, de 42 anos, estava com uma calcinha fio-dental vermelha no momento em que foi imobilizado. Embora a tentativa de estupro tenha acontecido em Marília, o criminoso só foi preso em Pompeia (SP).

Luís Henrique tinha sido condenado a mais de 34 anos de prisão por crimes de estupro, roubo e furto. Até o último dia 22, ele cumpria pena na ala de semiaberto da penitenciária de Iperó (SP), mas deixou a unidade ao ser beneficiado pela saída temporária de Natal e Ano Novo.

Dois dias após a liberação, ele tentou estuprar a corretora de imóveis, de 32 anos. A mulher reagiu e conseguiu desarmar o criminoso, além de golpeá-lo nas costas. Luís Henrique fugiu, mas acabou rendido por policiais da cidade vizinha.

O homem acabou sendo levado para uma cadeia da região. Por ter cometido um novo crime, o regime de cumprimento da sua pena deverá regredir ao sistema fechado.

Fonte: Pleno News

Na Bélgica, pelo menos 18 moradores de um lar de idosos morreram devido à infecção por coronavírus. Segundo informações do portal G1, eles foram infectados após a visita de um Papai Noel, que estava doente e não sabia.

O asilo fica na Antuérpia. Ao todo, 121 moradores e 36 funcionários foram infectados.

A visita do Papai Noel aconteceu no início de dezembro. O homem, que tinha se fantasiado para divertir os idosos, só sentiu os sintomas da covid 19 três dias depois de ter ido ao asilo e testou positivo para a doença.

A respeito do caso, um principais virologistas da Bélgica, Marc Van Ranst, da universidade KU Leuven, disse não acreditar que apenas uma pessoa tenha sido capaz de causar tantas infecções no local.

 

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antônio

O presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais nesta segunda-feira (28) para, mais uma vez, esclarecer uma polêmica levantada por diversos veículos de imprensa acerca de uma declaração dele. O episódio da vez se refere a uma frase dita pelo líder, no último sábado (26), em que ele afirmou que não dava “bola” para a pressão sofrida para iniciar logo a vacinação da Covid-19.

Após o chefe do Executivo dizer “eu não dou bola para isso”, diversos veículos de mídia, entre eles a Folha de São Paulo, citada por Bolsonaro, trataram a fala como se fosse uma manifestação de desprezo pela vida ou pela vacina, sem contextualizar completamente a declaração dada e em que momento ela aconteceu.

O contexto da fala, na verdade, foi de resposta a uma pergunta feita ao chefe de Estado sobre se ele achava que sofreria pressão por conta de a vacinação já ter começado em outros países. Na ocasião, Bolsonaro respondeu que não se importava com qualquer tentativa de apressá-lo, mas que iria resolver a situação com razoabilidade e responsabilidade.

– Ninguém me pressiona para nada; não dou bola para isso. É razão. Razoabilidade é responsabilidade com o povo. Você não pode aplicar qualquer coisa no povo. Agora, aproveitar que você está aí, de tudo o que eu li até agora de vacinas que poderão ser disponíveis, tem uma cláusula que diz o seguinte: eles não se responsabilizam por qualquer efeito colateral – respondeu ele ao ouvir de um jornalista da CNN Brasil a seguinte pergunta: “O senhor acha que pode ter pressão por começar [a] vacinação em outros lugares, presidente?”

Nas redes, o presidente lembrou que foi duramente atacado por veículos de imprensa por conta da sua declaração; por isso, publicou um vídeo completo com a pergunta e a resposta dadas por ele durante os questionamentos.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |