Blog Santo Antônio
Notícias



A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, comunica os primeiros resultados de casos suspeitos de Coronavírus (COVID – 19) no Município. Dos dez casos suspeitos identificados e enviados para análise em Salvador, um caso testou positivo para Coronavírus (COVID-19); um caso testou negativo e oito casos aguardam resultados.

O caso positivo considerado como leve, trata-se de uma mulher de 35 anos, que esteve em São Paulo em contato com casos confirmados, a pessoa encontra-se em isolamento domiciliar e passa bem.

Informa ainda que em face das mudanças nos critérios de coleta de material para análise segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Ministério da Saúde, poderá haver uma ampliação no rastreamento de casos suspeitos.

A Secretaria de Saúde segue no aguardo dos demais resultado dos exames dos outros casos suspeitos já enviados para Salvador, bem como manterá a publicação de boletins diários para informar a população devidamente sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Começou a funcionar nesta sexta-feira (20), em Barreiras, a Central de Informações sobre a Covid-19. Trata-se um uma ferramenta de apoio aos cidadãos, criada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde para fornecer dados, orientações e esclarecer dúvidas sobre o Coronavírus. A Central está disponível de forma ininterrupta, 24 horas por dia, de domingo a domingo, com equipes preparadas para apoiar e auxiliar a população, por telefone.

“Vamos trabalhar com revezamento de equipes três vezes ao dia, coordenadas por uma enfermeira responsável e devidamente treinadas para passar as informações às pessoas que tenham dúvidas sobre a doença e os procedimentos de controle. Ainda, em caso de pessoas que apresentem sintomas, vamos conduzir, via atendimento remoto as condutas e procedimentos necessários”, explica a coordenadora da Central de informações, Ana Paula Miranda.

A Central de Informações está interligada às unidades de Atenção Básica e com as Unidades de Pronto Atendimento, assim, trabalha com informações e atualizações em tempo real sobre a situação da pandemia em Barreiras. “Estamos buscando todas as formas para minimizar os efeitos da Covid-19 em nosso Município, é um momento de união e de trabalho incessante. Esta Central visa dar mais conforto e segurança aos cidadãos e, principalmente, evitar condutas incorretas e notícias falsas”, esclarece o secretário de Saúde, Anderson Vian.

As pessoas podem acessar a Central de Informações pelo telefone (77) 3613-9250 e ainda podem ligar ou enviar mensagens pelo WhatsApp (77) 99956-9834.

Fonte: DIRCOM/PMB

Com o intuito de orientar e capacitar os profissionais da saúde que atuam na Bacia do Rio Grande, o Laboratório Central de Luís Eduardo Magalhães (Lacen) realizou, na manhã desta quinta-feira (19) em Barreiras, um treinamento sobre o novo coronavírus.

O treinamento abordou todo o cronograma de coleta do Covid-19 ao receber um paciente com sintomas. Os profissionais que participaram do treinamento obtiveram orientação completa para a realização do exame, desde a forma de realizar a coleta no paciente até o acondicionamento da amostra coletada, bem como o posterior envio da amostra para laboratório especializado e os cuidados que devem ser tomados pelos profissionais envolvidos.

A ação aconteceu durante toda esta manhã no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA do Hospital Leonídia Aires e foi ministrada pelo analista do Lacen/LEM Marcus Vinícius de França Cirilo e o técnico de laboratório Fabricio dos Santos Soares, também do Lacen/LEM, além da participação da equipe de coordenadores desta unidade laboratorial.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Eleitores que tiveram títulos cancelados terão de 27 de fevereiro até 6 de maio para regularizar situação e participar das eleições municipais deste ano.

O prazo de regularização do título de eleitor, que iria até 18 de Fevereiro, foi prorrogado para depois do carnaval, pela Justiça Eleitoral. O novo período foi estabelecido entre os dias 27 de fevereiro e 6 de maio, data determinada para o fechamento do cadastro.

Os eleitores dos 242 municípios selecionados, que não comparecerem aos seus cartórios eleitorais, não poderão participar das eleições municipais deste ano. A lista completa de cidades está disponível no site do TRE-BA.

Quem teve o tútulo cancelado deve levar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado (emitido há no máximo três meses). O eleitor que teve seu título cancelado deve comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento do município onde pretende votar e solicitar a regularização.

Para isso, o eleitor deverá apresentar documento oficial (com foto) e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses); além de pagar as multas devidas, se houver.

Além da regularização de título, a Justiça Eleitoral oferecerá os seguintes serviços até o dia 6 de marco: alistamento eleitoral (emissão do 1º título), alteração de dados e transferência de domicílio eleitoral.

Fonte: G1-BA

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, assinou na tarde desta terça-feira (17), os Decretos 126 e 127/2020, com orientações para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional devido ao COVID-19 (novo coronavírus). Os decretos estão disponíveis em: https://www.io.org.br/…/l…/diarioOficial/download/469/1724/0

Os documentos, publicados no Diário Oficial do Município, reafirmam as ações de prevenção e combate à doença. Entre as determinações estão a suspensão das aulas das redes pública e privada, entre os dias 18 de março a 08 de abril de 2020.

Os eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, tais como eventos esportivos, religiosos, shows, feiras e afins, estão suspensos por um período de 15 dias.

Também estão suspensas por tempo indeterminado, as férias e licenças dos funcionários públicos municipais que atuam nos serviços públicos de saúde, guarda e defesa civil, que estarão de prontidão para atender quaisquer eventualidades.

Os bares deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. De acordo com o Decreto 126, também estão suspensas as viagens de rotina dos pacientes do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), com exceção dos pacientes oncológicos e casos crônicos.

O transporte público coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e as prestadoras de transporte escolar, público ou privado, deverão adotar procedimentos com o propósito de garantir a higienização adequada dos equipamentos de uso comum.

Segundo o prefeito a decisão foi tomada a partir de evidências e recomendações do Ministério da Saúde.

Fonte: ASCOM – PMLEM

Levando em consideração o avanço do novo Coronavírus (Covid-19) em todo o mundo e no Brasil, a Prefeitura de Barreiras, publicou nessa terça-feira (17), no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 52, de 17 de março de 2020, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio do vírus as quais deverão ser cumpridas integralmente por todos os órgãos públicos e privados do município.

O decreto estabelece que ficam suspensos pelo prazo de 60 dias, todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso ou comemorativos, cuja previsão de aglomeração seja superior a 40 pessoas. Também ficam suspensos pelo prazo de 15 dias as atividades coletivas de cinema e casas de espetáculos, bem como atividades em academias de ginásticas e em parques infantis privados.

As aulas da rede pública e particulares também foram suspensas até 08/04, devendo ser compreendida na rede pública como recesso ou férias escolares e poderá ser prorrogável conforme comportamento epidemiológico da pandemia. Os bares e restaurantes, com capacidade superior a 40 pessoas, deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro entre elas.

Para os empregados públicos, o decreto estabelece que todas as viagens oficiais de servidores para cidades onde haja casos comunitários do Covid-19 serão canceladas, exceto para casos excepcionais. Aos servidores com idade superior a 60 anos que sejam portadores de doenças crônicas que implica em maior risco relacionada ao Covid-19, poderão exercer suas atividades remotamente, podendo tirar férias antecipadas.

Já os servidores lotados no Gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Assistência Social, não poderão ter concessão de férias e demais licenças pelos próximos 60 dias. O atendimento nas repartições municipais ficará suspenso pelo prazo de 30 dias. O decreto recomenda ainda à população de Barreiras, que realizou viagens internacionais ou para regiões com casos confirmados de transmissão do COVID-19, o cumprimento do isolamento domiciliar de pelo menos, 7 dias em casos assintomáticos. Os casos sintomáticos deverão ligar para 192 e informar a gravidade, e todos os passageiros de ônibus oriundos de regiões com casos confirmados de transmissão deverão fornecer dados à equipe de Vigilância Sanitária com a finalidade de serem cadastrados para garantir monitoramento e prevenção.

Seguindo com o objetivo de garantir o monitoramento de ações de prevenção, foi instituto o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), formado pelo Secretário de Saúde, pela Secretária de Administração e Planejamento, Secretária de Assistência Social e Trabalho, pela Secretária de Educação, Cultura e Esporte e Lazer, pelo Procurador-Geral do Município, pela Chefe de Gabinete, pelo Diretor de Comunicação, pelos Coordenadores Municipais da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, e por mais 02 (dois) representantes que poderão ser indicados pelo Hospital do Oeste.

O decreto ainda informa que o não cumprimento das medidas estabelecidas será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará ao infrator às penalidades e sanções aplicáveis, inclusive, no que couber cassação de licença de funcionamento.

Fonte: DIRCOM/PMB

Declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde – OMS, o novo Coronavírus (Covid-19) tem preocupado a todos, e dentre as recomendações para evitar a proliferação do vírus estão os cuidados de higiene, limpeza pessoal e de ambientes, onde é comum fazer uso do álcool gel, bem como das máscaras de proteção. Com o aumento das vendas desses produtos, alguns estabelecimentos comerciais aumentaram de forma abusiva o valor desses itens, o que levou o Procon de Barreiras a agir, realizando investigação preliminar nos estabelecimentos comerciais com objetivo de coibir os abusos contra o consumidor.

A equipe de fiscalização está nas ruas comparando os valores por meio de conferência de notas fiscais para verificar os aumentos de preços nestes últimos dias. De acordo com a coordenadora Renata Alves, a fiscalização se pauta pelo cumprimento do Código de Defesa do Consumidor que visa a proteção aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relações de consumo.

“Recebemos diversas denúncias relacionadas ao preço do álcool gel, produto que atualmente está sendo muito procurado em nosso município. Nesse sentido, os estabelecimentos estão sendo notificados e terão o prazo de cinco dias para responder ao Procon e apresentar a nota de compra desses produtos, justificando o porquê do aumento. Sendo caracterizado como ação abusiva, a empresa poderá ser autuada e multada”, explica Renata Alves.

Na fila para adquirir um frasco do álcool gel, a advogada Carla Zution, parabenizou a ação. “Essa é uma ação necessária em respeito ao consumidor, infelizmente, alguns estabelecimentos tentam se dar bem com essa situação. A participação da população deve ser atuante, deve sim denunciar. Essa falta de fraternidade que sentimos nesse momento é terrível, porque essa é a hora de ajudar na prevenção, facilitar inclusive para aqueles que não têm acesso à esses produtos”, disse Carla.

A coordenação do Procon informa ainda que está sendo realizado fiscalizações em torno dos cancelamentos de pacotes de viagens, passagens áreas e terrestres. O atendimento nessa semana está sendo direcionado aos problemas relacionados ao Covid-19, e os demais atendimentos estarão sendo realizados por telefone, através do número 3613-9559. Os consumidores que se sentirem lesados também podem fazer denúncias através do e-mail: procon@barreiras.ba.gov.br.

Fonte: DIRCOM/PMB

 

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está adotando medidas preventivas para evitar o aparecimento de casos da Covid-19 no município - doença provocada pelo novo coronavírus.

No terminal rodoviário, equipes da vigilância epidemiológica avaliam a temperatura dos passageiros que desembarcam, utilizando um medidor de temperatura por infravermelho. De acordo com o secretário de Saúde, a medida será contínua e não tem data para terminar.

“Esta é uma iniciativa que permite identificar pessoas suspeitas que apresentem temperaturas acima do normal, o que pode indicar a possibilidade da doença”, explicou Felipe Melhem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia Farm Show confirma, a cada edição, o protagonismo de feira internacional marcado pela presença efetiva de expositores de outros países que desembarcam com a oferta de produtos e serviços. Outra característica que faz da BFS um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina é o crescente número de novos expositores. Na edição 2020 que acontece de 26 a 30 de maio, dos expositores já confirmados, 20% são estreantes, de acordo com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora.

A empresa Latina Seeds, focada no desenvolvimento genético e na produção de sementes de milho e sorgo une as duas características. Com sede em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, além de vir de outro país, participa pela primeira vez. Na cartela de produtos trará o sorgo Agri 002E, mais conhecido como o sorgo gigante boliviano, com a promessa de atrair bons negócios. “Estamos na Bahia Farm Show pela importância da feira. Além disso, o portfólio da AgricomSeeds é estratégico para o oeste da Bahia e todo o Matopiba, onde muitos produtores sofreram bastante com a estiagem nas últimas safras. Pelo fato das nossas sementes serem voltadas para a agricultura tropical, os híbridos de sorgo e de milho possuem alta resistência ao estresse hídrico. Portanto, são ideais para agricultores e pecuaristas da região”, destaca Willian Sawa, diretor da Latina Sementes.

Mais próxima de Luís Eduardo Magalhães, cidade sede da Bahia Farm, a estreante no evento EF Solar chega da vizinha Bom Jesus da Lapa, oeste do Estado,  para divulgar o negócio que possui filiais em São Carlos e Campinas, São Paulo e Pindaí (BA). O estande interativo será um dos atrativos que o público poderá conferir, já a participação do biólogo, apresentador brasileiro e embaixador do ecoturismo pela Embratur, Richard Rasmussen, é outra estratégia que a empresa prepara para agregar aos produtos que serão mostrados aos presentes.

“ Como trabalhamos com sustentabilidade, vamos contar com a presença do Richards que já faz um trabalho de divulgação de nossos produtos, todos, pensados em uma economia crescente que pede energia renovável para acompanhar esse crescimento. Acreditamos na Bahia Farm porque o agronegócio do Oeste da Bahia é o que mais cresce no Brasil e a feira, é a segunda maior do País. Quem não gostaria de estar nessa feira? ” Destaca o proprietário, Jarlan Soares da Silva.

Com 90% dos espaços já comercializados a Bahia Farm Show contará com a participação de mais de 210 expositores nos segmentos de maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, aviação, veículos, software, tecnologia de irrigação, entre outros produtos e serviços.   “A feira está muito alinhada com os produtos que temos interesse em colocar no mercado da região”, destaca o gerente comercial do Grupo AIZ, pela primeira vez no evento, direto de São José dos Pinhais (PR), Mário de Moura.

Empresa do segmento de implementos rodoviários e equipamentos para indústria florestal e de mineração, a AIZ quer atrair o público também pela interação ao expor uma escavadeira anfíbia, operada por rádio controle local visual ou remotamente por mesa de controle a distância máxima de 800 metros. “O público poderá subir no equipamento para tirar selfies e ainda participar de sorteio de prêmios ao curtir nossa página. Estamos chegando e queremos chamar a atenção”, alerta Moura.

Fonte: Blog Douglas Batista/Ascom AIBA
Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger estão passando por monitoramento de temperatura com termômetro digital

Um dos principais espaços de entrada de passageiros em Barreiras está sendo monitorado com auxílio de medidores de temperatura por infravermelho desde sábado (14). O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger está passando por uma inspeção preventiva que faz parte das ações de enfrentamento ao Coronavírus-COVID19 realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica-VIEP.

Todos os passageiros que desembarcarem na cidade vão passar por uma inspeção capaz de detectar sintomas febris relacionados à infecção pelo novo Coronavírus. As equipes técnicas da Vigilância Sanitária e Epidemiológica estão usando o termômetro digital que realiza a aferição da temperatura apenas apontando para a pessoa. No Terminal Rodoviário, os desembarques passarão a serem monitorados a partir dessa terça-feira, 17.

“Nosso objetivo é monitorar esses espaços que recebem diariamente visitantes e turistas, precisamos identificar o maior número de pessoas, principalmente as que estiveram fora do país nos últimos dias”, disse a enfermeira da VIEP, Liana Sobreira, lembrando que qualquer caso suspeito os pacientes devem procurar as Unidades de Saúde e os profissionais devem imediatamente notificar a VIEP para orientações e início das ações de controle e investigação.

O diretor da Vigilância Sanitária, Canuto Júnior, salienta que não existe motivo para pânico, mas é preciso seriedade e responsabilidade da população diante medidas preventivas. “Estamos trabalhando dentro do fluxograma de enfrentamento ao vírus, tomando todas as medidas preventivas necessárias, com monitoramento no aeroporto e rodoviária, agindo dentro do cronograma de bloqueio do Coronavírus-COVID19 e seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde”, ressaltou. De acordo com secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, todas as medidas já foram tomadas na rede de saúde, desde a abordagem e monitoramento nas entradas viárias, bem como a preparação das equipes e unidades de saúde.



“Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus-COVID19 no Brasil já iniciamos os procedimentos preventivos e informativos com toda nossa equipe médica, de enfermagem e atendimento na Atenção Básica e Unidade de Pronto Atendimento. Todos os servidores da rede municipal de saúde e também da rede particular que integram o atendimento SUS no município, receberam informações por um infectologista sobre manejo clínico e montamos um fluxograma que prevê o atendimento de pacientes leves, moderados e graves nos serviços de atendimento. Estamos orientando ainda a população sobre a sintomatologia e não tivemos nenhum caso suspeito em Barreiras, vamos seguir com as orientações à população e monitoramento no aeroporto e rodoviária, reforçando as disponibilidades de materiais de limpeza (assepsia e antissepsia) para todas as Unidades de Saúde, inclusive estamos disponibilizando o álcool em gel nas recepções para que os pacientes possam higienizar as mãos, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde”, finalizou o secretário.

Fonte: DIRCOM/PMB
Ação vem orientando os moradores ao longo da semana para o uso correto da rede de esgotamento sanitário

Com o tema “Água e Saneamento: Essa agenda é de todos”, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vai promover até a sexta-feira (20) uma mobilização com foco no uso correto da rede de esgotamento sanitário. Os técnicos das instituições começaram a visitar na manhã desta segunda-feira (16) os imóveis dos bairros Sandra Regina e Jardim Ouro Branco para orientar a população que evitem jogar esgoto na rede de água de chuva ou diretamente nas ruas.

Um dos primeiros a participarem da ação, o casal Manoel Brito dos Santos, 80, e Ana Maria dos Santos, 82, já tem o imóvel ligado de forma correta à rede. “Esta ação é importante para que as pessoas possam fazer o que é certo e não jogar esgoto na rua”, afirmam eles, que mostraram as intervenções dentro do imóvel para levar o esgoto, de forma correta, até a caixa de inspeção na calçada. A moradora Amália Machinho, 72, só vê vantagem na adesão da população à rede de esgoto. “Tinha um mau cheiro no canal e muito esgoto na rua, que hoje praticamente tem pouco”, afirma ela.

O coordenador de educação ambiental da Sematur, Ronaldo Ursulino, acredita que a Semana da Água é uma oportunidade de mobilizar toda a população a refletir sobre o seu papel para cuidar da água, seja com o uso racional, ou evitando despejar esgoto fora da rede, provocando transtorno como mau cheiro e poluição do meio ambiente. O gerente operacional de esgoto da Embasa, Vagner Pereira, explica que, “neste primeiro momento de orientação, percebemos casos de imóveis que continuam despejando esgoto na rede de água de chuva, por exemplo. Essa parceria com o órgão ambiental é fundamental para fiscalizar os casos mais graves de crime ambiental relacionado ao despejo de esgoto na rua ou dentro da rede de água de chuva”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (13), no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, a abertura das capacitações 2020 do Programa de Estágio Supervisionado – uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Prestigiaram o evento o gestor do município e os secretários de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos; Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha e Governo, Katerine Rios.

Com o tema Lei do Estágio 11.788/08, o analista de processos e negócios do IEL, Sebastião Fagner Siqueira Carvalho e a assistente de processos e negócios, Larissa dos Santos Novaes, ministraram uma palestra que tirou as principais dúvidas dos mais de 80 estagiários que hoje trabalham em vários órgãos públicos do município.

Para a estudante de Direito, Michelle Silva dos Santos, o estágio no Cartório Eleitoral foi de extrema importância para a sua formação profissional. “Aprendi a ter mais controle emocional, a importância de ser proativa no ambiente de trabalho e adquiri experiência em direito eleitoral. Ainda não cursei essa matéria no meu curso, mas quando chegar nela já estarei preparada, pois o meu estágio no Cartório me capacitou e proporcionou experiência na área”, comentou Michelle.

Para o chefe do poder executivo, as capacitações ampliam o potencial dos estagiários e os qualificam profissionalmente para o mercado de trabalho. “Ter a oportunidade do primeiro emprego é muito importante para o futuro e a vida profissional dos estudantes. Tenho a certeza que daqui sairão profissionais de sucesso, que serão o futuro da nossa cidade”, comentou Oziel Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |