Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A Feira também contou com mais uma apresentação do Projeto Banda na Praça, com os músicos da Banda 26 de Maio

Tudo num único espaço e com a presença de famílias inteiras. Esse foi o resultado da Feira Zé Buriti que já passou pelo terceiro bairro da cidade, desta vez chamando atenção dos moradores do bairro Novo Horizonte que lotaram a Praça Sustentável Diego Dourado, da Igreja Santa Catarina nesta sexta-feira, 01. Com a proposta de fortalecer a agricultura familiar, bem como incentivar o empreendedorismo local, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia montou uma grande estrutura com barracas, área de gastronomia, entretenimento infantil e valorização dos pequenos produtores do Vale.

Quem compareceu, pode conferir que o número de barracas dobrou desde a primeira edição. Aproximadamente 40 expositores levaram frutas, hortaliças e verduras fresquinhas para venda, além de produtos orgânicos, mel, produtos da mandioca, bazar beneficente, produtos de beleza, decoração, artesanato e o projeto social Espelho Mágico, que ensina estudantes do EJA da Escola Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira a trabalhar com restos de espelho. Uma praça de alimentação também chamou atenção dos visitantes, com doces, churros, pastel, bolos, tapiocas e acarajé. Isso tudo, sem contar no espaço kids, com brinquedos infláveis e pula-pula que divertiram as crianças.



A empresária e moradora do Loteamento São Paulo, Neiva Jakulski, salientou que o sucesso da feira tem chamado atenção dos barreirenses. “Eu saí de casa com o propósito de conhecer a Feirinha Zé Buriti, visitar a barraca do projeto social Espelho Mágico e sentar na praça de alimentação. Essa é uma excelente opção para as famílias, e estamos torcendo para chegar logo em nosso bairro”, afirmou Neiva.

A feirante Maria Divina, que reside no povoado de Barrocão comemorou o resultado da venda dos subprodutos da mandioca e garantiu participação na próxima edição. “Sinceramente estou muito feliz e satisfeita, porque já vendi quase tudo em quase uma hora de feira. Agora na próxima edição venho preparada, quero trazer puba, gergelim, bastante farinha e mandioca para vender”, salientou. A produtora de melancia do projeto Barreiras Norte, Norma da Melancia, também vendeu toda produção. “Foi muito rápido, as pessoas compareceram e compraram as melancias. Tô feliz, volto para casa já pensando na próxima oportunidade”, disse.

Banda na Praça

A Feira Zé Buriti também foi animada com a participação do projeto Banda na Praça. Os 40 componentes da Banda Municipal 26 de Maio apresentaram composições musicais na área de show, marcando o momento cultural. A assistente social, Joyce Silva que reside na Morada da Lua filmou a apresentação. “Resido na Morada da Lua e estou aqui com minha família, curtindo esse momento de cultura, confraternização, vou filmar tudo para guardar e mostrar aos familiares”, disse.



O prefeito Zito Barbosa esteve no local acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe e o vereador Eugênio Fernandes. O secretário municipal de agricultura, José Marques e subsecretário Rider Castro, conversaram com os expositores, recebendo aprovação total do projeto. Compareceram ainda ao evento os secretários Gislaine Barbosa (administração), Cátia Alencar (educação), Demósthenes Júnior (meio ambiente), a chefe de gabinete Marileide Carvalho.



O secretário José Marques explicou que a Feira Itinerante integra o Projeto Vale Produtivo, reunindo produtores da agricultura familiar e empreendedores do bairro. “Barreiras abraçou a Feirinha Zé Buriti e por onde passa tem sido sucesso. Com essa parceria dos moradores, empreendedores e produtores do Vale, estamos conseguindo transformar essa feira itinerante em uma vitrine de oportunidades e negócios, que pode ser conferida com a quantidade de pessoas que compareceram nesta noite. Já estamos preparando a 4ª Feira, que em breve será divulgada, lembrando que os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Agricultura dentro do Parque de Exposição Dr. Engenheiro Geraldo Rocha, tirar as dúvidas e fazer a inscrição, que é gratuita”, esclareceu José Marques.

Encerrando a programação da noite, o cantor Jefferson Fernandes animou o público com músicas da MPB e repertório baiano.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Acontece neste sábado (09), na Policlínica Municipal, um grande mutirão para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. A ação acontece das 8h às 12h e é voltada para homens com mais de 50 anos.

De acordo com a secretário de Saúde, Felipe Melhem, para participar é necessário que o paciente leve um documento oficial com foto e o cartão do SUS. “Todos os homens com mais de 50 anos estão convidados a participarem do nosso mutirão. É necessário deixar o preconceito de lado e entender que o mais importante é cuidar da sua saúde”, comentou Melhem.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Obesidade, histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, sofrem maior incidência deste tipo de câncer” concluiu o secretário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA



Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
02
Nov / 2019

COMUNICADO

INFORMANOS QUE NESTE SÁBADO 02/11/2019, ESTAREMOS FUNCIONANDO NORMALMENTE ATÉ ÁS 22HS.

BOAS COMPRAS! 

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está executando a obra do prédio próprio da sede do Poder Executivo Municipal, na Praça dos Três Poderes. O prédio contará com 2.890,39 m² de área construída em um terreno de 7.819,27 m², totalizando R$ 11.469.566,40 (Onze milhões quatrocentos e sessenta e nove mil e quinhentos e sessenta e seis reais e quarenta centavos) em investimentos.

A edificação da sede administrativa municipal terá três pavimentos, com escadas, rampas de acesso e elevador. O pavimento térreo contará com: recepção, Espaço Cultural, lanchonete, auditório, sanitários masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, Recursos Humanos, secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, secretaria de Cultura e Turismo, secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Centro de Controle de Operações (CCO), copa, arquivos e estacionamento privativo.

O primeiro pavimento abrigará o Protocolo Geral e Informações, Posto de Atendimento Bancário, Ouvidoria, Setor de Tributos e Auditoria Fiscal, secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, secretaria de Agricultura, secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, SEBRAE, banheiros e copa.

Por fim, no segundo pavimento, gabinete do Prefeito, secretaria de Governo, secretaria de Administração e Finanças, Controle, Compras e Licitação, secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, Assessoria de Comunicação (ASCOM), gabinete do Vice-prefeito e Procuradoria.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Vanderlino Cândido Rodrigues, a realização da obra faz parte do planejamento sério que a gestão vem realizando.

“A cidade de Luís Eduardo Magalhães está vivenciando um novo momento, com uma gestão que vem investindo os recursos para atender o cidadão luiseduardense na área da educação, mobilidade urbana, saúde, infraestrutura e patrimônio público, que dão aos servidores municipais condições dignas de trabalho, que antes não tinham, além de oferecer a população melhor atendimento”, afirmou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio









Na manhã desta quinta-feira (31), o Comando da RONDESP OESTE realizou uma reunião com todo o efetivo visando alinhar procedimentos para bem melhor servir a sociedade.

Durante a reunião foram tratados assuntos operacionais e administrativos, dentre eles a importância da legalidade e da técnica nas ações desencadeadas pela tropa de policiamento tático, além da confecção do plano de férias dos integrantes da UOPM.

No âmbito do reconhecimento e da valorização pessoal e profissional, foram entregues certificados aos policiais militares que se destacaram na operacionalidade nos meses de setembro e outubro e realizadas congratulações aos aniversariantes do mês de outubro.

No intuito de melhorar ainda mais o espírito de equipe que já está arraigado no íntimo dos rondespianos, a Soldado da RONDESP OESTE e Psicóloga Idionara Garcia juntamente com a Psicóloga Iasmim Barreto, ministraram uma palestra que teve como tema “A importância da relação interpessoal no ambiente de trabalho”, com ênfase na comunicação, liderança, trabalho em equipe e motivação.

Por fim, o Comandante da RONDESP OESTE, Major PM Araken, fez o lançamento de um periódico denominado “Informativo RONDESP” que traz em seu bojo as principais ações e ocorrências desenvolvidas pela RONDESP OESTE, ao tempo que agradeceu a cada um dos integrantes da tropa pelo grau de empenho e profissionalismo demonstrados nos últimos meses.

Fonte: RONDESP OESTE “Braço forte do Oeste baiano”



Seguindo uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, buscando facilitar e dar qualidade no atendimento à população barreirense, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde setembro, o recadastramento do Cartão SUS - Sistema Único de Saúde (SUS) de todos os munícipes.

O município de Barreiras é referência regional de saúde no interior da Bahia, ofertando serviços na área a mais de 35 municípios por meio de Pactuação Intermunicipal com realização de procedimentos médicos. Dessa forma, analisando dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério Público considerou que as informações apresentavam disparidades no quantitativo de cartões do SUS, indicando assim, uma desproporção entre a quantidade de cartões do SUS e o número de habitantes no município de Barreiras.

A importância dos dados disponíveis no Sistema do Cartão SUS e também a relevância desses dados na ação estratégica para a formulação de políticas públicas de saúde também foram levadas em consideração. De acordo com o secretário Anderson Vian, além da Central Integrada de Regulação (CIR) localizada na Avenida José Bonifácio, a população deve procurar as diversas unidades de saúde nos bairros para deixar a documentação solicitada, que posteriormente será recolhida pela equipe volante da Secretaria de Saúde para processar o recadastramento.

“Foi constatado desde 2017, a existência de mais de 44 mil cartões do SUS cadastrados acima do número de habitantes do município, assim, levando em consideração a recomendação do Ministério Público da Bahia, planejamos esse recadastramento do cartão SUS dentro do prazo estipulado. É um trabalho criterioso e que demanda tempo, mas que irá somar na oferta com qualidade dos serviços à população. Os agentes comunitários de saúde dentro da rotina de visitas domiciliares também contribuirão nesse recadastramento, constatando a moradia dos munícipes e em seguida direcionando às unidades para a conclusão dos procedimentos de atualização”, destacou Anderson Vian.

O Sistema Único de Saúde - SUS é um Programa do Governo Federal com a participação dos municípios, que garante atendimento e acesso à saúde para todos os cidadãos brasileiros gratuitamente. Com o cartão do SUS é possível realizar diversos procedimentos como consultas, exames, cirurgias, tratamentos de câncer, dentre outros serviços públicos.

Fonte: DIRCOM/PMB



A Prefeitura de Barreiras por meio do Procon, dentro do Projeto Facilitando, reuniu nesta quinta-feira (31), empresários, lojistas e bancos interessados em participar da segunda edição da Semana de Renegociação de Dívidas. A ação será realizada de 25 a 29 de novembro, dando a oportunidade ao consumidor de negociar seus débitos em condições especiais como descontos de juros ou parcelamentos maiores.

Empresas, lojas e instituições, que desejam participar ou colaborar com o evento, devem procurar a sede do Procon Barreiras, de 04 a 08 de novembro, e efetuar o cadastro. Segundo Renata Alves, a ação ajuda os consumidores a começar 2020 sem dívidas e ainda resgatar o crédito na praça. “A primeira edição foi um sucesso, mais de 300 pessoas procuraram os prepostos para renegociar suas dívidas, desde valores pequenos até quantias maiores em torno de 80 mil reais. Hoje, realizamos esta reunião para realizar o planejamento e definir as melhores estratégias de mobilização junto aos envolvidos”, destacou Renata Alves, coordenadora do Procon Barreiras.

Segundo o gerente de plataforma de recuperação de crédito da Caixa Econômica Federal, em Barreiras, Rogério Costa, os clientes do banco recebem a proposta deste tipo de evento. “Quando nós oferecemos condições diferenciadas, procurando atender a expectativa do cliente, com oportunidade de voltar a ter crédito e entrar novamente no mercado financeiro, ele fica mais satisfeito e nós achamos isso muito importante”, disse Rogério.

Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL, os dados mostram que no ano passado mais de 23 mil pessoas buscaram a regularização de dívidas e a consequente retirada do nome do cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, o que confirma a potencialidade do evento. A edição 2019 traz como novidade a participação de agências bancárias da cidade.

O PROCON funciona na Rua Capitão Manoel Miranda, nº 1004, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 14h. Demais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 3613-9559 / 3613-9576 ou pelo e-mail: procon@barreiras.ba.gov.br.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Publicidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães segue com as obras na avenida Tancredo Neves. A pavimentação com o concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), já foi realizada no trecho entre as ruas Ibitiara e Itacaré, no bairro Florais Léa.

Essa importante obra vai ligar os bairros Santa Cruz, Florais Léa e Jardim Paraíso, beneficiando milhares de moradores. Além da avenida Tancredo Neves, também será realizada a pavimentação da avenida Paraíso e da rua Getúlio Vargas, resultando em aproximadamente 6 km de vias pavimentadas.

Além do asfalto, a obra também contempla drenagem pluvial para o escoamento da água da chuva, meio fio, calçadas e sinalização horizontal e vertical das vias, totalizando um investimento de mais de R$ 7,4 milhões.

Para o secretário de Infraestrutura do município, Marciano Paulleti, essa obra garantirá que a população tenha mais mobilidade urbana, além de resolver o problema de alagamentos que acontecia no período das chuvas, na divisa entre os bairros Florais Léa e Jardim Paraíso.

“A obra segue em ritmo intenso para que os moradores da avenida Tancredo Neves e regiões circunvizinhas tenham um período chuvoso sem transtornos, promovendo a qualidade de vida para essas famílias e desafogando o tráfego de veículos na BR 242.”, comentou o secretário da pasta.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A cidade de Luís Eduardo Magalhães é uma das 12 vencedoras da 2ª edição do Edital Cidade+Recicleiros e vai receber, gratuitamente, assessoria técnica especializada para aprimorar o programa Coleta Seletiva Solidária, que realiza a coleta de materiais recicláveis no município, com o objetivo de que o mesmo funcione de forma qualificada, independente, sustentável e economicamente viável a longo prazo.

O processo pelo qual Luís Eduardo Magalhães passou contou com três fases. Na primeira, 522 prefeitos ou gestores de municípios com mais de 20 mil habitantes se inscreveram virtualmente no Edital; 262 se qualificaram para a segunda etapa e 91 chegaram à última, com entrevistas entre a equipe Recicleiros e o grupo de trabalho dos municípios. A seleção das contempladas foi baseada em critérios técnicos, conduzida por um comitê de avaliação composto por especialistas do Instituto Recicleiros e pelos parceiros do Edital.

As cidades não terão custo para receber o projeto, que consiste em diagnóstico e desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Porém as que, de acordo com a avaliação do Instituto Recicleiros, tiverem boa performance no desenvolvimento dos Planos, poderão receber investimentos alocados diretamente em: implementação da UPMR (obras e equipamentos); 60 meses de assessoria técnica e apoio à gestão do Programa (prefeitura e cooperativa); formação e capacitação de cooperativa de trabalho para executar os serviços de separação, beneficiamento e destinação do material reciclável; e ações de comunicação para engajar e orientar a população sobre o descarte seletivo.

Como contrapartida, os municípios deverão assumir o compromisso com a regulamentação da coleta seletiva por meio do plano que será desenvolvido pela Recicleiros em parceria com a administração municipal e a realização da coleta e transporte dos resíduos descartados pelos munícipes até a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR). O capital necessário para realização do Programa Cidade+Recicleiros vem de um fundo formado pelo Instituto Recicleiros com recursos captados em diversas fontes, como empresas que investem para cumprir metas de Logística Reversa das embalagens que colocam no mercado.

Para o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães, Alcides Meira, receber esse apoio será de fundamental importância para que a Coleta Seletiva Solidária desenvolva ainda melhor as suas atividades e também um incentivo, para que mais pessoas contribuam doando seus materiais para o programa, que hoje conta com 27 colaboradores.

“Somos vitoriosos, pois dos 522 municípios concorrentes de todo o Brasil, Luís Eduardo foi um dos vencedores, sendo a única cidade selecionada na Bahia. É um investimento que receberemos para elaborar o Plano Municipal da Coleta Seletiva e melhoria do Projeto Coleta Seletiva Solidária proveniente da Ong Recicleiros, que possui um fundo com recursos de empresas de várias marcas de produtos que consumimos. Tenho a certeza, que a partir de agora, nossos colaboradores ficarão ainda mais animados em participar desse lindo programa, que cresce mais a cada ano, e que proporciona o sustento de suas famílias”, comentou o secretário.

De acordo com Erich Burger, sócio fundador do Instituto Recicleiros, todos ganham com a implantação do Programa. “Municípios, recebem o apoio necessário para efetivar a política pública da coleta seletiva que gera diversos benefícios e atrai visibilidade para a cidade; empresas, precisam cumprir com a obrigação legal da logística reversa; população, terá uma cidade menos dependente de aterros sanitários e mais sustentáveis; pessoas em situação de vulnerabilidade social, ao tornarem-se membros das cooperativas que operam as UPMR passam a ter trabalho e renda dignos”, disse Erich Burger.

Responsáveis pelo projeto – A Recicleiros (www.recicleiros.org.br) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, que desde 2007 desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva inteligente e a reciclagem de resíduos sólidos em todo país. Já a empresa suíça SIG Combibloc (www.sig.biz), presente em mais de 65 países – no Brasil desde 2011 – é uma das líderes no fornecimento de sistemas e soluções para embalagem asséptica. As duas organizações são parceiras desde 2018 na idealização e realização do Edital Cidade+Recicleiros, que agora chega a 17 cidades brasileiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Luís Eduardo Magalhães/BA Com informações do Instituto Recicleiros

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Saúde realiza no próximo sábado (02), mais uma edição do “Mutirão Saúde do Bem”. Desta vez a iniciativa acontecerá no Luar do Oeste, das 8h às 12h, na praça Central do bairro.

O mutirão contará com consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, realização do Papanicolau (exame preventivo de colo de útero), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família e atendimento especial da equipe do Programa Borboleta.

“Convidamos todos os moradores do bairro Luar do Oeste e das localidades circunvizinhas para participar. O Mutirão Saúde do Bem é ação que visa levar os serviços da saúde para mais perto da população. Principalmente para aquelas pessoas que residem nas comunidades e nos bairros mais distantes do Centro”, comentou o secretário de Saúde, Felipe Melhem.

Até o momento, mais de 2 mil pessoas já participaram nos mutirões Saúde do Bem que aconteceram nos bairros Sol do Cerrado, Vista Alegre e Jardim Alvorada e nas comunidades Bela Vista, Galinhos, Muriçoca e Vila IV do Assentamento Rio de Ondas. As próximas ações acontecem no dia 09 de novembro com o Novembro Azul para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata na Policlínica Municipal; 30 de novembro na Vila Buriti e 1º de dezembro com o Dezembro Vermelho para a prevenção e o tratamento contra o HIV, com o local ainda a definir.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |