Blog Santo Antônio
Notícias



Na manhã desta segunda-feira, 31, a Prefeitura de Barreiras, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, reuniu no Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP, localizado no Loteamento Parque da Cidade, os comandantes e representantes das forças de segurança, para definir estratégias e integrar as ações de segurança pública na cidade.

A reunião foi coordenada pelo Coronel Luís Vidal, Secretário de Segurança Cidadã e Trânsito e sua equipe e, contou com a presença do Cel. Jonny Ferreira Comandante do 4º BEC, o agente João Dadalt representando a Delegacia 10/10 da PRF, Cel. Paulo Salomão Comandante do CPRO, Cap. Cristiano Gama Comandante da 84ª CIPM, Mj. Fábio Santana Comandante da 83ª CIPM, Cap. Simões Comandante da RONDESP, Cap. Leonardo representando o Comando do 10º BEIC, Cap. Rafael representando o Comando da 3ª CIPRV, Ten. Marcelo Coordenador do CICOM, o Mj. Lusquinhos Comandante do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Dr. Rivaldo Luz Coordenador da 11ª COORPIN, delegados e delegadas de Polícia Civil, o Comandante da Guarda Civil Municipal Gilmar Oliveira e Cristiano Rans diretor da COOTRANS.

O objetivo da reunião foi promover a integração entre os órgãos de segurança pública de Barreiras, para estreitar o diálogo e ouvir as propostas e sugestão levantadas pelos participantes. Também foram discutidas e traçadas estratégias para aprimorar a relação entre os órgãos de segurança, com o propósito de implementar medidas conjuntas de otimização das ações de segurança pública.

Após cumprimentar a prefeitura pela iniciativa, o Cel. Jonny destacou a importância de se montar um plano emergencial para gerir qualquer crise de urgência e emergência na cidade, formada por uma equipe integrada por todas as forças de segurança.

De acordo com Cel. Salomão, “é preciso definir protocolos onde cada entidade possa atuar de forma integrada com as forças de segurança pública, em um caso de emergência que envolva a comunidade”.

O Delegado Regional Dr. Rivaldo Luz, também elogiou a iniciativa da prefeitura dizendo que a Polícia Civil está de prontidão e atuará cada vez mais forte nas ações integradas de segurança.

Várias propostas foram sugeridas e levantadas durante a reunião, dentre elas: criação de espaços comuns de treinamento e capacitação; plano alternativo para o trânsito da cidade na perspectiva do contorno viário sul; conscientização do uso adequado das faixas de pedestres; melhoria na iluminação pública; intensificação de blitz na cidade; plataformas de integração da policia civil, militar e Cootrans; intensificação na fiscalização a poluição sonora; normatização do horário de funcionamento de bares, dentre outras.

Outro ponto citado durante a discussão foi à necessidade de resgatar a confiança da população em relação às forças policiais e fazer chegar até a população mais carente políticas públicas de cidadania, como forma de superação e minimização da violência.

Após registrar a importância da prefeitura como agente coordenador do processo de aprimoramento das ações de segurança, a delegada da DEAM Drª. Claudia Duarte ratificou que é “preciso fortalecer a articulação de políticas públicas para as mulheres, fazendo uso da Ronda Maria da Penha, e fortalecendo toda a rede de proteção que cuida desse público especial”, disse.

“Essa foi a nossa primeira reunião para fazer a integração com todas as forças de segurança pública e mostrar que o governo está aberto ao diálogo e disposto a oferecer uma sólida parceria com todos”, finalizou o Cel. Luís Vidal, titular da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS
Ministro discursando. Foto: ascomlem

Em visita a Luís Eduardo Magalhães, na última sexta-feira, (28), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Lessa disse que vai dar prioridade à inclusão da cidade no Programa de Aviação Regional, na qual já fazem parte 58 cidades, incluindo Barreiras.

“Tenho andado por aí e tenho visto aeroportos em cidades que não têm nem de perto a importância de Luís Eduardo Magalhães. Vou furar essa fila, porque isso é prioridade. Já conversei com o prefeito [Oziel Oliveira], ele vai fazer a requisição, oficializar, e nós vamos incluir o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães”, afirmou.

Em junho Oziel Oliveira contou que já tem tratado com as empresas aéreas Azul e Passaredo, em busca de iniciar os voos comerciais. 

Com essa garantia do ministro, parece que enfim a novela do funcionamento comercial do aeroporto de LEM vai chegar a um desfecho final.

Fonte: Douglas Batista

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) deve ser licitada até o início de 2018, foi o que garantiu o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Lessa.

“Em setembro volto à China para assinar um protocolo de intenções e nós vamos licitar para finalizar toda Fiol, no mais breve espaço de tempo possível, no ano que vem”, contou.

Ainda segundo Lessa, a Fiol já está qualificada e priorizada no programa de concessões do governo e será uma das maiores obras do país.

“Futuramente nós vamos ter a FIOL passando por toda Bahia, passando no Tocantins e chegando até a Ferrovia Norte Sul, que estamos concluindo em 2018”, concluiu.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) destina-se a interligar as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Serão aproximadamente 1.527km de vias, entre Figueirópolis, no Estado de Tocantins, até Ilhéus, no litoral baiano. 

A FIOL atenderá, principalmente, a produção de grãos do Oeste da Bahia e a exploração de minério de ferro, típica da região de Caetité, na área central daquele Estado.

As obras do empreendimento, atualmente a cargo da VALEC, apresentam avanço físico de 70,3%, já tendo recebido cerca de R$ 1,95 bilhão em investimentos. Estima-se que seja necessário mais R$ 1,14 bilhão para a conclusão das obras.

O ministro falou ainda sobre a junção dos ministérios e de como isso vai favorecer a implementação de um transporte multimodal.

“Rodovias se integrando com hidrovias, com ferrovias, com aeroporto e portos. E isso tem sido muito bom”.

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Publicidade

O PEBA'S CLUB, CLube dos Pedaleiros da Bahia, sediado na cidade de Luis Eduardo Magalhães, o qual foi fundado por 5 amigos no dia 19/07/2014 através de um aplicativo de celular, comemorou no último domingo, dia 23/07, o seu 3º ano de existência. E nada melhor para se comemorar o aniversário de um grupo de pedal, fazendo o que o nome sugere "pedalar", sendo assim foi realizado um passeio ciclístico com aproximadamente 20 km onde os participantes passaram por belezas naturais como a Cachoeira do Acaba vida.

Após o passeio os membros dos grupos e convidados, foram recepcionados no Centro de Eventos do Grupo Santo Antônio, aonde foi servido um deliciosos churrasco, com sorteio de vários brindes, onde os participantes cantaram o tradicional *parabéns* com direito a bolo de aniversário. Estiveram presentes no evento mais de 150 pessoas, tendo entre elas membros de váios grupos de ciclismo de LEM e de Barreiras. O PEBA'S CLUB agradece aos seus membros e as empresas que apoiaram esse evento EPIC BIKE STORE e MUNDO FITNES. Um agradecimento mais que especial ao GRUPO SANTO ANTÔNIO o qual cedeu o local e sempre apoia o esporte na região oeste.

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Compre uma cartela do Bingo, além de estar ajudando a APAE, ainda concorrerá a estes lindos prêmios!!! Encontre a Cartela do Bingo nas Lojas do Grupo Santo Antonio e nos Postos da Rede 90.

Fonte: Publicidade
26
Jul / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

O Conjunto Penal de Barreiras, com capacidade para 533 presos, deve ser ocupado até o final de agosto.

Essa é a previsão da defensora Pública Flávia de Menezes Teles de Araújo, que acompanha o processo de transferência dos presos, junto ao diretor do presídio, Major Euclídio.

A informação foi passada com exclusividade em entrevista ao jornal Direto ao Assunto da Moderna FM 92.1 desta quarta-feira, (26).

Transferência

Desde a semana passada, mais de 30 presos da Delegacia de Luís Eduardo Magalhães foram transferidos. O mesmo aconteceu com Barreiras.

Segundo a defensora, existe um escalonamento para essa transferência.

“De início está senda feita a transferência dos presos provisórios, ou seja, daqueles que ainda não foram condenados, e posteriormente vão ser feitas as transferências dos presos condenados, que atualmente cumprem pena em Salvador, já que Barreiras não tinha presídio ainda”, explicou.

Vara de Execuções Penais

A situação dos presos condenados demorou um pouco mais, por causa da ausência de uma Vara de Execuções Penais em Barreiras, mas que já foi inaugurada na última sexta-feira, (21).

“Para que houvesse a transferência dos presos condenados de Salvador para Barreiras, era necessária a criação dessa Vara, que vai passar a analisar e tomar conta dos processos dessas pessoas. Então agora já há um espaço favorável para que haja essa transferência”, disse.

Ainda de acordo com a defensora, por uma questão de cautela, de segurança e até de adaptação dos presos com a nova realidade do presídio, essa transferência está sendo feita de forma escalonada, “de 10 em 10, de 20 em 20”.

Separação e individualização

No início do mês de julho, com o objetivo de que o Conjunto Penal de Barreiras iniciasse dentro das normas, a Defensoria Pública da Bahia recomendou ao corregedor de presídios e ao diretor do presídio de Barreiras a separação dos presos, "considerando o principio da individualização da pena, previsto na Constituição Federal".

“A constituição fala que a pena deve ser cumprida de uma forma individualizada, levando-se em consideração a natureza dos delitos, a idade e o sexo do apenado. No caso do presídio de Barreiras, a questão do sexo é indiferente, porque infelizmente atualmente ele só abriga condenados do sexo masculino”, destacou Flávia Araújo.

“A Defensoria entende que é imprescindível para que o Estado exerça um controle maior e efetivo sobre o presídio, evitando inclusive que venha acontecer um domínio por parte das facções criminosas, como a gente vê em tantos outros presídios em todos os estados, não só da Bahia”.

A separação também pretende prevenir maiores danos a que cometeu crimes mais brandos.

“A gente não pode permitir ou imaginar que uma pessoa que foi presa por um delito menos grave, sem violência, a exemplo de um furto, venha cumprir pena numa mesma cela que alguém que praticou latrocínio (roubo seguido de morte), que é um delito mais grave e cometido por violência”, concluiu.

A defensora disse ainda que o diretor do presídio acolheu a recomendação e tem feito um trabalho consciente.

Fonte: Douglas Batista

Subtítulo: Em atividade inédita no interior do estado, voluntários do MPF dialogam sobre o tema “honestidade” com alunos da Escola Adventista

O Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras (BA) visitará, na manhã de 9 de agosto, a Escola Adventista de Barreiras, momento em que o procurador da República João Paulo Lordelo conversará sobre o tema “Para a Turminha, vantagem é ser honesto” com alunos do primeiro ao quinto anos do Ensino Fundamental.

A visita será realizada como parte do programa “MPF vai às Escolas”, por meio da Turminha do MPF, que conta com material pedagógico distribuído às escolas participantes para orientar professores a debater temas relacionados ao órgão com os alunos, em linguagem didática e acessível. Em Barreiras, os personagens Malu e Rod, o procurador da República e servidores voluntários conversarão com os alunos e devem assistir apresentações sobre o tema “honestidade”, preparadas em sala de aula.

Esta será a primeira visita da Turminha do MPF a uma escola do interior da Bahia, e a terceira este ano no estado. As duas primeiras foram realizadas em maio e junho, em Salvador, a partir de chamamento público realizado pelo órgão no início do ano. A realização do programa para Barreiras tem à frente o servidor José Santos da Silva Filho, que se voluntariou para organizar as atividades no município. O projeto é organizado, desde 2013, pela Assessoria de Comunicação do órgão.

A Turminha – Composta por dez personagens infantis, incluindo um cão-guia, que representam a diversidade da população brasileira, a Turminha veio para mostrar aos pequenos cidadãos a importância do órgão na defesa dos seus direitos, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade participativa e atuante. Saiba mais acessando www.turminha.mpf.mp.br.

Serviço:

O quê: Projeto MPF vai às Escolas 2017: Para a Turminha, vantagem é ser honesto
Onde: Escola Adventista de Barreiras, R. Ibirapuera, 266 - Renato Goncalves, Barreiras.
Quando: 9 de agosto, às 8h

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200
E-mail: [email protected]
www.twitter.com/mpf_ba

Fonte: Ascom MPF/BA





Em visita a Barreiras, investidores da indústria têxtil do estado de Santa Catarina foram recepcionados em reunião no início da noite desta terça-feira, 25, no Gabinete da Prefeitura de Barreiras, pelo subsecretário de Agricultura Rider Castro. De olho nas potencialidades da produção regional de algodão e na localização estratégica do município, os empresários discutiram as possíveis áreas de investimentos no mercado local.

O subsecretário de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, Rider Castro, apresentou dados sobre o cenário econômico barreirense, o papel da cidade como polo de desenvolvimento, comércio e prestação de serviço, além dos esforços do governo municipal em atrair novas empresas geradoras de emprego e renda. “Barreiras é com certeza a capital do oeste e merece esse título porque funciona como polo de serviços para cerca de 31 municípios e 900 mil habitantes de toda região. Temos aqui um grande número de empresas, franquias, instituições de ensino e bancárias que contribuem na expansão dessa economia, que ainda tem espaço para crescer muito”, destacou.

O gerente do Sebrae Emerson Cardoso esteve no encontro e evidenciou as oportunidades de negócio que Barreiras e região oferecem, além das cadeias de investimentos pouco exploradas por falta de empresas bem estabelecidas. “A região aqui é promissora, tem realmente expectativas diferenciadas em vários polos. Além de uma vocação própria, o fato de estarmos distantes cerca de 950 km de Salvador também é um ponto positivo porque precisamos criar um laço de desenvolvimento com autonomia em relação à capital do estado”, disse.

Segundo o empresário catarinense Jonas Groh, conhecer Barreiras proporcionou mais conhecimento sobre o progresso do oeste baiano. Nos hospedamos em Barreiras porque sabemos que o polo é aqui, tanto é que a rede de lojas Havan, que é de lá da nossa cidade, instalou a sua primeira loja do Nordeste aqui”, completou.

Fonte: DIRCOM- BARREIRAS









A Embasa finalizou no último final de semana a reconstrução do trecho da rede que vai possibilitar direcionar os esgotos domésticos do bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, para a estação de tratamento. A tubulação foi danificada há cerca de dois anos pelas fortes chuvas que também destruíram parte do canal de drenagem em construção que ancoraria a estrutura do sistema de esgoto. A Embasa investiu R$ 77,127 mil, com recursos próprios, para implantar este novo trecho de rede, o que vai possibilitar a partir de agora, o início da operação do sistema de esgotamento sanitário no bairro. A previsão é que sejam atendidas com o serviço de coleta e esgoto cerca de dois mil novos imóveis de Luís Eduardo Magalhães.

Com a previsão da conclusão deste serviço, os técnicos da Embasa começaram as vistorias e a limpeza na rede de esgotamento sanitário do Santa Cruz para liberar a coleta dos esgotos domésticos pelos imóveis do bairro.  Além de reconstruir o trecho da rede que passava pelo canal de drenagem, a Embasa também precisou investir mais R$ 700 mil para construir um novo interceptor do coletor da rede de esgoto, cuja obra foi concluída em junho.

Com a expectativa para o início da operação no Santa Cruz, a Embasa vem trabalhando também na execução dos ramais prediais (trecho da rede que liga o imóvel à rede coletora previamente instalada na rua) e das caixas de inspeção localizadas nas calçadas. A obra vai passar ao longo da semana nas ruas Lençóis, Porto Seguro, Santana, Itacaré e na Av. Ayrton Senna, Ibipitanga, Itabuna, Xique-Xique, Yitzhhak Rabin e Paulo Afonso. O trânsito será parcialmente fechado para as intervenções, que acontecem diariamente das 8h às 18h, sendo liberadas ao final do dia.

Investimentos - Para aumentar a cobertura em esgotamento sanitário em Luís Eduardo Magalhães, a Embasa vem investindo, com recursos próprios, R$ 4,3 milhões para interligar mais 4,2 mil imóveis ao sistema de esgotamento sanitário. No ano passado, 5,8 mil imóveis passaram a ter acesso à rede de esgoto depois de investidos R$ 4,6 mil para executar os ramais prediais e as caixas de inspeção, estruturas que possibilitam que os esgotos dos imóveis sejam coletados e levados para tratamento. Atualmente, 8,5 mil imóveis da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães têm acesso à prestação do serviço de coleta e tratamento dos esgotos doméstico.

 

Fonte: Ascom Embasa

Fonte: Publicidade





Antecipando o dia mundial contra a Hepatite, que será celebrado na próxima sexta-feira, 28, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA de Barreiras realizou hoje, 25, o dia D com orientações e prevenção às hepatites virais na Unidade de Saúde Leonídia Ayres.

Foram feito testes rápidos, com resultado em até 15 minutos, durante todo o dia. Conforme a Coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV e Hepatites virais, cerca de 50 pessoas por mês procuram o CTA para realizar os testes, um dado considerado baixo pela equipe.

“Às vezes o medo de se expor e até a falta de conhecimento bloqueia as pessoas de vir realizar esses exames. O CTA funciona o ano todo, de segunda a sexta-feira, e a população precisa entender que essas doenças são silenciosas, é preciso redobrar a atenção, é necessário cuidar da saúde, da vida”, destacou Rosivani Fragoso.

Com um pouco de receio, dona Maria do Socorro, realizou o exame e percebeu que um simples ato pode preservar vidas. “Fiquei com medo de doer, é a primeira vez que faço esse exame e não doeu. O exame foi rápido e resultado deu negativo, o mais importante é saber que estou com saúde”, disse satisfeita.

A Hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, quando não diagnosticada e tratada pode causar cirrose, câncer do fígado e até a morte. O tratamento das Hepatites Virais é garantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, inclusive com vacinação contra a Hepatite B. Além do CTA, as pessoas podem realizar testes rápidos ou exames, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Barreiras.

Fonte: Ascom Prefeitura de Barreiras

















A VII Conferência Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde, com o tema “Saúde Pública com Inclusão Social”, está sendo realizada no Sindicato dos Produtores Rurais.

O evento reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes da gestão municipal, prestadores de serviços e trabalhadores da área, para discutirem ações que serão aplicadas no atendimento da rede municipal de saúde. “Tudo o que vai acontecer no sistema passa por aqui. Por isso, é muito importante debater com diversos setores e atores da nossa sociedade”, afirmou o Secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Felipe Morgan Melhem. Para o coordenador da Conferência, Vonei Ribeiro dos Santos, o número de participantes superou todas as expectativas e demonstra o interesse da população pela saúde básica do município. Ele atribui o sucesso ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual governo neste âmbito. “Eventos como este ajudam a melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado. Nortear as ações aumenta a eficiência e a satisfação de quem precisa do serviço público”, explicou Vonei.

As atividades da Conferência foram distribuídas em 4 eixos temáticos: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Atenção Integral à Saúde e Assistência Farmacêutica; Saúde com Inclusão Social; Planejamento, Gestão de Recursos e Instrumentos de Gestão. Diversas diretrizes estão sendo discutidas para a formação de propostas que serão apresentadas pelas equipes. “O bom desempenho da saúde é um importante fator de inclusão social e a administração do prefeito Oziel Oliveira está muito focada nesse aspecto. Uma prova disso é a luta para a construção do Hospital Municipal de Luís Eduardo Magalhães”, disse o vice-prefeito Vanir Kolln.

As propostas aprovadas na Plenária Final do evento serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
25
Jul / 2017

Marcha para Jesus 2017

Fonte: Publicidade





















Depois de quatro meses de disputa e 10 partidas nas etapas classificatórias e eliminatórias, no último domingo (23), a seleção de Luís Eduardo venceu a Copa Oeste de Seleções. A equipe comandada pelo técnico Tim fez história e levantou a taça no Estádio Municipal de Santa Maria da Vitória.

O jogo de ontem foi, na realidade, uma contagem regressiva até o título. Isso porque, na primeira partida da fase final realizada em Luís Eduardo Magalhães, o time da casa venceu por 3 a 0 e garantiu a vantagem de perder o jogo de volta por uma diferença de até 2 gols. E foi o que aconteceu. Mesmo sendo derrotada por 2 a 0, a seleção luíseduardense sagrou-se campeã da Copa Oeste de Seleções 2017. “Estou muito feliz com o nosso desempenho. Nossos atletas se esforçaram muito e trouxeram o título de forma brilhante para a nossa cidade. Contribuí, investi e apoiei essa equipe e tenham certeza que o esporte do nosso município sempre terá o nosso suporte. Não tenho dúvidas que esse é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada vitoriosa”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

O Secretário de Esporte do município, Elton Almeida, também destacou a importância do resultado obtido na Copa Oeste de Seleções. “A campanha foi muito boa e o resultado foi a conquista desta competição tão importante. Enfrentamos uma grande equipe na final, estádio cheio e muita pressão da torcida contrária. Mesmo com essas adversidades, mostramos a nossa força e a partir de agora, com o apoio incondicional do prefeito Oziel Oliveira, vamos em busca de objetivos ainda maiores para o esporte de nossa cidade”, comentou Elton Almeida.

A Copa Oeste de Seleções 2017 começou no mês de abril. Nas 10 partidas realizadas, a seleção de Luís Eduardo Magalhães teve um excelente aproveitamento. Foram 6 vitórias, 2 empates e duas derrotas. A competição é a quarta maior da Bahia e a expectativa agora é que o título projete a equipe em todo o Estado. “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos: atletas, comissão técnica, funcionários da Secretaria de Esporte e principalmente aos torcedores da nossa cidade, que sempre estiveram ao nosso lado, proporcionando belos espetáculos no Estádio Coronel Aroldo. Quero dedicar essa grande conquista a toda a população do nosso município”, encerrou Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Nesta terça-feira (25), Barreiras sediará o 1º Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A cidade se juntará a centenas de outras espalhadas pelo continente americano para celebrar a luta das mulheres negras.

A importância da data para o Brasil foi registrada em 2014, com a promulgação da Lei Federal 12.987, aprovada em homenagem às mulheres negras e, mais especificamente, à Tereza de Benguela, líder quilombola morta no final do século XVIII pelas forças imperiais portuguesas.

A atividade acontece no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, na praça Landulfo Alves, a partir das 19h, e contará com uma mesa composta pelas professoras Shirley Pimentel, Nilza Martins e Cacilda Ferreira, especialistas nas temáticas de gênero e raça, além de uma apresentação de dança afro. A temática do encontro será "A Intersecção das Relações de Gênero, Classe e Raça"

A ação é organizada pelo Programa de Extensão Re(ex)sistência LGBT, vencedor do Edital MEC-PROEXT 2016/2017 na Linha de Direitos Humanos. Para participar, é necessário realizar uma inscrição gratuita, preenchendo formulário disponível aqui.

Fonte: Ascom UFOB

















Seguindo à risca, a promessa feita no mês de junho à população da cidade de Ibotirama, de entregar a sociedade uma obra por semana até o aniversário da cidade, o Prefeito, Terence Lessa, inaugurou mais uma obra no município.

Na noite de ontem (21), os populares do bairro São Francisco, receberam da mão do Prefeito de Ibotirama, Terence Lessa, a Praça com Parque Infantil, Dérik Seabra Bandeira. Uma singela homenagem a família, que depois de uma dura batalha, perdeu um ente querido tão cedo.

Na próxima semana, dia 29 de julho, a comunidade rural de Lagamar, será a beneficiada com novas inaugurações.

Fonte: CECOM-Ibotirama

Importantes unidades, que também impactarão no setor agrícola da região, foram inauguradas em Barreiras, nesta quarta-feira (20), pelo governador da Bahia, Rui Costa. O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, e o presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, acompanharam as entregas.

Entre as instalações está o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), no Fórum Tarcílio Vieira de Melo. A unidade tem como objetivo realizar a conciliação em feitos que já tramitam nas varas de competência Cível, de Família, de Consumo e Agrária. Para a presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro, o Cejusc é voltado, principalmente, para resolver conflitos agrários.

“Essa região é agrária e precisa de soluções. Qual a melhor forma de resolver isso rapidamente? Promovendo uma grande conciliação para que todos se entendam e resolvam essa situação. A justiça está aqui para ajudar”, reforçou Socorro.

Para Zanella, o Centro vai poupar tempo e garantir mais segurança jurídica aos agricultores da região. “Antes precisávamos ir a Salvador para resolver as questões jurídicas da propriedade. Agora, além de termos mais comodidade, podemos acompanhar mais de perto os processos e cobrar que sejam resolvidos de forma mais ágil”, completou o presidente da Aiba.

Segurança

Além do Cejusc, foram inaugurados o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que abrigará as Polícias Militar, Civil e Técnica, cada uma com um módulo independente de atendimento ao público; e um Centro Integrado de Telecomunicações (Cicom), que irá unificar as chamadas de emergência de 14 municípios da região, por meio do 190, e será responsável também pelo videomonitoramento das cidades da região.

Na ocasião, Rui destacou que o Cicom está ligado ao Centro de Operações e Inteligência, em Salvador. “Queremos fortalecer as parcerias para ampliar o número de câmeras em Barreiras e nas outras cidades atendidas pelo centro. Isso, com certeza, vai aumentar a segurança pública”, afirmou.

Segundo Busato, as unidades vão contribuir ainda mais para reforçar a segurança nas comunidades agrícolas da região. “É muito importante que a polícia se equipe e avance em tecnologia, dessa forma poderá agir com mais rapidez, como nos casos de roubos nas fazendas, contribuindo também com a Operação Safra”, lembrou o presidente da Abapa.

Fonte: Ascom Aiba
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |