Blog Santo Antônio
Notícias

Um dos  galpões do Centro de Abastecimento de Barreiras , ficou destruído após ser atingido pelas chamas de um incêndio na madrugada deste domingo (08). Ainda não há informações sobre o que provocou o incêndio, mas segundo informações de populares aos bombeiros, moradores de rua podem ter acendido fogo no local, ainda não fomos informados se houve vítimas no local.

Fonte: Mais Oeste

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

















A segunda noite da maior feira de negócios do oeste da Bahia – EXPOLEM, realizada em Luís Eduardo Magalhães, atraiu um excelente público. Pessoas de várias idades passaram pelos estandes de roupas, calçados, móveis, instituições de ensino, concessionárias de veículos e artigos diversos.

“Além de comercializar produtos, a EXPOLEM é uma grande oportunidade de prospectar clientes, e claro, verificar as novidades do mercado”, comentou o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira.

Outro setor que marca presença no evento é o de alimentação. Nas barracas ou nos food trucks montados na praça central, há muitas opções distribuídas nos 16 pontos de comercialização. “Conseguimos montar uma estrutura para atender a todos os gostos. Aqui, o visitante pode escolher entre os variados tipos de comidas oferecidos.”, salientou o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Célio Donizete.

Um esquema especial de segurança foi montado para garantir a tranquilidade no interior e nas proximidades do evento. Nas ruas de acesso, agentes da SUTRANS organizam o tráfego para evitar acidentes. Homens da Guarda Civil Municipal e policiais militares também estão presentes dentro e fora da feira. Já a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma Unidade do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) para atender qualquer situação. “Tudo foi muito bem planejado para assegurar conforto e segurança para os visitantes. A presença do público é muito grande e estamos prontos para agir em qualquer circunstância”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.

Além da possibilidade de negócios, a EXPOLEM oferece alternativas de lazer e entretenimento. Ontem, os cantores Henrique Sallys e Maria Eduarda proporcionaram diversão ao som do sertanejo universitário. A grande expectativa da segunda noite da feira foi a apresentação do Concurso Miss Lem 2017. Desde cedo, torcedores, simpatizantes, familiares e visitantes estavam aglomerados à espera do desfile, que foi aberto pela Miss Lem 2016, Tainy Gisely J. Lacerda. 18 candidatas participaram da categoria juvenil e a vitória foi para Sara Beatriz Evangelista de Souza, sendo o 2º lugar conquistado por Jeniffer da Silva Cândido, ficando em 3º, Maria Eduarda Araújo. Já, Jully Anne da Silva Carvalho obteve o título de Miss Simpatia. Na categoria adulto, 14 candidatas concorreram ao título de Miss Lem 2017. Ovacionada pelo público, Isabela Marques foi anunciada como a grande vencedora do concurso. Ester Calmo Barros Ferreira e Keila das Virgens Cordeiro alcançaram o 2ª e 3º lugares, respectivamente, logrando o posto de Miss Simpatia, Michaella Kértrin Urnauer Meregla.

A EXPOLEM é uma realização da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães com o apoio da Associação Comercial e Empresarial do Município (ACELEM). Todos os 96 estandes disponibilizados para comercialização foram vendidos, bem como os pontos da praça de alimentação. O evento continua até o próximo domingo, dia 8 de outubro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Estão em pleno andamento os trabalhos da Comissão de Organização dos Espaços Públicos, em Barreiras. Em reunião na tarde desta quarta-feira, 04, foram discutidas as ações que serão executadas nos próximos dias para requalificação do entorno do Estádio Municipal Geraldão e praças centrais.

Batizada pelo poder executivo como Operação “A Praça é Nossa”, a primeira etapa, nas proximidades do estádio, inclui a criação de uma área de embarque e desembarque e estacionamento de vans, micro-ônibus e caminhões de frete durante o dia. No turno da noite, a comunidade ganhará um novo espaço de lazer com a ocupação do local por food trucks e parque infantil.

“A Prefeitura realizará o cadastramento dos ambulantes, profissionais do transporte intermunicipal e caminhões de frete para que todos possam trabalhar de modo organizado com local certo de parada. Estamos estudando as melhores alternativas de ordenamento do trânsito nas ruas da área”, disse Cristiano Rans diretor de trânsito.

No dia 10 de outubro, a comissão volta a se reunir para tratar da readequação dos espaços das Praças Castro Alves e 24 horas. A ideia é organizar as atividades comerciais dentro das normas de uso e ocupação do solo e da vigilância sanitária, com incentivo à visitação da população nesses espaços.

“No dia 16, nos reuniremos com os comerciantes da Praça Castro Alves com objetivo de apresentar as medidas que serão tomadas e ouvir as demandas. O Governo Municipal está finalizando também o projeto da nova praça de alimentação 24 horas que será em breve divulgado à comunidade”, disse Luzeni dos Santos integrante da comissão.

A expectativa da Prefeitura de Barreiras é concluir as obras na área do Geraldão até dezembro. As ações devem chegar ainda às praças dos bairros Vila Regina e Renato Gonçalves.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Câmara de Vereadores recebeu na Tribuna Popular desta quarta-feira, 04, o coronel Paulo Salomão Portugal, comandante do CPRO -Comando de Policiamento Regional do Oeste, e a tenente Nina Marques de Oliveira, que vai coordenar o grupamento Ronda Maria da Penha, em Barreiras. Eles falaram sobre o andamento dos trabalhos para a implantação do projeto.

A Ronda Maria da Penha consiste em uma tropa especializada na prevenção e enfrentamento a violência contra mulher. A atividade principal está na realização de visitas diárias de acompanhamento às mulheres que tiverem a medida protetiva de urgência deferida pela Justiça.



Em Barreiras a Ronda Maria da Penha está subordinada ao Comando de Policiamento Regional do Oeste e o grupamento já está apto a trabalhar. Quatorze policiais participaram de curso de treinamento, além de integrantes do CPRO, 83ª CIPM, 84ª CIPM, assim como membros de instituições de ensino, Defensoria Pública, Ministério Público, CRAM, CRAS, Judiciário, Polícia Civil, e CICOM de Barreiras. A previsão da Polícia Militar é que o projeto seja colocado em prática em novembro.



De acordo com a tenente Nina Marques de Oliveira, hoje, já são feitos alguns atendimentos de acompanhamento de medida protetiva de urgência, por solicitação da justiça. O projeto visa diminuir a violência contra a mulher, uma vez que a Delegacia da Mulher, registra aumento nas estatísticas. Em 2016 foram registrados 435 boletins de violência doméstica contra a mulher. Uma média de 36,25 Boletins de ocorrência por mês. Já em 2017, até o dia 03 deste mês de outubro foram registrados 342 boletins. Uma média de 38 boletins de ocorrência por mês.



Foi uma Tribuna Popular bem participativa onde os vereadores tiraram dúvidas sobre o projeto Ronda Maria da Penha, e parabenizaram a polícia militar pelo trabalho que vai beneficiar muitas pessoas. “A Câmara de Barreiras reconhece a importância desta ação para a comunidade, e por isso, estaremos à disposição para colaborarmos com o que for necessário. Este é um grande passo para a promoção da paz e a felicidade de dezenas de famílias”, afirmou o presidente Gilson Rodrigues.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores em Barreiras

Fonte: Publicidade
05
Out / 2017

Comecou a EXPOLEM 2017

Ontem (4), a estrutura montada na Praça dos Três Poderes recebeu um bom público para a primeira noite da EXPOLEM 2017. A feira de negócios é a maior do oeste da Bahia e reúne expositores de diversos segmentos do comércio. Este ano, foram disponibilizados 96 estandes e 16 pontos para o comércio de comidas e bebidas na praça de alimentação.



A cerimônia de abertura teve a presença do Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira; o Vice-Prefeito, Vanir Kolln; o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Joter Arcanjo; o Secretário de Indústria e Comércio, Célio Donizete; empresários; representantes de associações; vereadores; secretários municipais; servidores públicos e visitantes.



Na ocasião, Célio Donizete destacou o empenho de todos os envolvidos para a realização e o sucesso do evento. “Essa união é muito positiva e proporciona grandes benefícios para o nosso município. A partir de agora, a EXPOLEM vai ficar maior e mais forte, promovendo excelentes opções de negócios para expositores e visitantes”, exclamou. Já Joter Arcanjo, comemorou o crescimento do número de participantes, a diversidade dos produtos e serviços oferecidos, ressaltando a fundamental atuação do poder público municipal. “A prefeitura tem um papel decisivo nesta nova fase da EXPOLEM. Tudo foi muito bem organizado e tenho certeza que os resultados vão superar todas as expectativas”, comentou.



O gestor municipal, Oziel Oliveira, demonstrou muito otimismo em relação à EXPOLEM 2017. Durante a solenidade, o chefe do executivo municipal disse que se trata de um evento novo, que movimenta toda a economia da cidade. “A feira estabelece novas perspectivas para o 2º semestre, movimenta o comércio local, onde é possível ver promoções nas lojas e aumento na procura, gerando emprego e renda”, afirmou. O prefeito concluiu esclarecendo que todo o investimento feito pela prefeitura para a realização da feira foi com recursos próprios do município e que a edição 2018 terá uma estrutura ainda maior. “São recursos dos impostos da população que são transformados em oportunidade para todos. Não adianta ficar reclamando da crise, o que temos que fazer é criar maneiras de combatê-la e é isso que estamos fazendo nesse momento. No próximo ano, vamos dobrar o número de estandes. Teremos tempo para planejar melhor o evento e apresentar resultados mais significativos”.  





Além da possibilidade de negócios, a EXPOLEM, que vai até o dia 8 de outubro, conta com bares, restaurantes e também oferece espetáculos musicais com artistas da cidade e manifestações culturais. Na primeira noite houve shows de Kelly Macedo, Sávio Lima, número musical com os alunos da Apae e apresentações da cantora Keissy Oliveira, do Grupo de Capoeira 13 de maio, Grupo de Hip Hop da Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo e teatro com o Palhaço Sorriso e sua trupe.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
Estão abertas as inscrições do projeto "Arte-LEM: encontros de música, teatro, poesia e dança" promovido pela UFOB. As oficinas acontecerão no período de 30/10 a 04/11/17 no Centro Cultural de LEM com turmas nos três turnos. Também será ofertado, para professores da Educação Básica, somente no dia 30/10, o minicurso "Oratória para professores". As inscrições, que são gratuitas e abertas a toda comunidade, podem ser realizadas na UFOB campus de LEM (Bairro Santa Cruz) ou no Centro Cultural de LEM (próximo a Rodoviária). No ato da inscrição, os participantes que não são estudantes ou funcionários da UFOB devem entregar xerox de documento da identidade. Aproveite essa oportunidade! 😉🎶🎭📚📜🕺🏻💃🏻
 
INFORMAÇÕES: UFOB-LEM
UFOB - Luís Eduardo Magalhães  
 
Universidade
Endereço: R. Itabuna, 1278 - Bairro Santa Cruz, Luis Eduardo Magalhães - BA, 47850-000
Telefone:(77) 3639-5600
Fonte: UFOB













Empresários, comerciantes e potenciais empreendedores de Luís Eduardo Magalhães contam agora com um espaço adequado para receberem orientações e até mesmo legalizarem seus empreendimentos com menos burocracia. O município inaugurou na última terça-feira (03), a Sala do Empreendedor, que tem o apoio da unidade regional do Sebrae, localizado em Barreiras. O evento foi feito a um 1 dia do início da maior feira de negócios e entretenimento do oeste da Bahia – EXPOLEM.

“Esse realmente é um momento especial para o nosso comércio. A Sala do Empreendedor vai viabilizar a formalização de muitas atividades, gerando benefícios para o setor e município”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

Além do Chefe do Executivo Municipal, também participaram da cerimônia, o Vice-Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Kolln; o Gerente Regional do Sebrae, Émerson Cardoso; o Secretário de Indústria e Comércio, Célio Donizete; o Presidente da Acelem, Joter Arcanjo; secretários municipais; vereadores; empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Célio Donizete, comentou: “consultores darão orientações sobre compras públicas e participação em licitações, linhas de crédito e financiamento, abertura de empresas de uma forma mais ágil e desburocratizada”. Já o Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Émerson Cardoso, destacou: “o que nós temos hoje é o empreendedorismo muito forte para a sobrevivência, mas o empreendedorismo para a competitividade, visando crescimento e formação de empregos, precisamos de informação e de um espaço que esteja à altura desses empreendedores. Esse foi o primeiro diálogo que tive com o prefeito Oziel Oliveira, e na oportunidade, estamos inaugurando a Sala do Empreendedor”.

De acordo com Oziel, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceiro do município nesta ação e o responsável por capacitar o agente de desenvolvimento local, que realizará o atendimento. “Estimular o desenvolvimento do comércio e da indústria é uma das características de todas as minhas gestões. O Sebrae é um grande apoiador neste processo que impulsiona o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios, dinamizando a economia local, favorecendo a geração de mais emprego, ampliando a renda e melhorando a vida dos munícipes”, enfatizou.

Após a solenidade, foi realizada no auditório do Hotel Saint Louis, a palestra “O Futuro é Digital”, em comemoração aos 45 anos do Sebrae, que mostrou como o apoio a uma pequena iniciativa pode se tornar um caso de sucesso. O palestrante Renato Mendes, criador e coordenador das estratégias de negócios da Netshoes, explicou como a empresa, que começou numa pequena loja, se tornou uma gigante do comércio eletrônico brasileiro. “Este é um grande exemplo a ser seguido e o caminho é formalizar a atividade, buscar capacitação e definir estratégias de atuação”, concluiu o prefeito.

A Sala do Empreendedor funciona na Secretaria de Indústria e Comércio, na Rua José Cardoso de Lima, 415, no centro da cidade. De acordo com dados do Sebrae, Luís Eduardo Magalhães tem hoje 4.500 microempreendedores individuais formalizados.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade


Eduardo Athayde da WWI trouxe valorosas ideias para atração de investidores internacionais

Exauridos de tanto reclamar da deficiência no suprimento de energia, da falta de redes distribuição, das más condições das redes elétricas no campo e da péssima qualidade da eletricidade provida pela concessionária, produtores do oeste baiano, representados pelos Sindicatos dos Produtores Rurais ligados ao sistema da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB/SENAR) e pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), juntamente com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o WorldWatch Institute (WWI), realizaram na tarde do dia 28 de setembro o Workshop sobre Energias Renováveis no Agronegócio.

O evento superou todas as expectativas e reuniu no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) cerca de 250 agricultores, representantes das agroindústrias, técnicos e estudantes, interessados em escrever uma nova história para o futuro da região através da autossuficiência energética e da geração distribuída proporcionada pelas energias renováveis alternativas.


André Barbosa da CTS apresentou as grandes possibilidades da energia solar

Após a abertura realizada pela Presidente do SPRLEM Carminha Missio, que destacou a importância de trazer o  worshop para região, otimizando e levando aos produtores a possibilidade de cada um poder criar sua própria fonte de energia produtiva, o palestrante Eduardo Athayde da WWI deu o tom do que seria o evento: gerenciamento do conhecimento com o olhar do futuro. Ele fez diversas proposições de como a região, que tem um tremendo potencial de solo, água e energia a ser explorado, pode negociar para atrair os investimentos internacionais.

Sandro Yamamoto da ABEEólica colocou a Bahia como destaque nacional na energia eólica

O Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, afirmou o compromisso em implementar uma matriz energética diversificada e limpa para alavancar os empreendimentos agroindustriais e gerar mais empregos na região.

Ao longo do evento foram apresentadas cinco alternativas para a produção de energias renováveis: energia solar, eólica, energia da biomassa, biogás e PCH/GCHs.


O Prefeito Oziel Oliveira confirmou o incentivo às energias renováveis

A energia solar, principalmente a fotovoltaica, foi bastante enfatizada no Workshop, com apresentações de André Barboza do Centro de Consultoria e Treinamento Solar (CTS), André Weber da SunHybrid e Marcos Weirich da Fockink. Ficou evidente que, em virtude da alta radiação na região, seja no sistema on-grid (ligado à rede de transmissão) ou off-grid (sistemas isolados), a energia solar apresenta grande viabilidade para redução dos valores das contas de energia dos consumidores de pequena ou grande escalas, para geração distribuída em fazendas solares, ou bombeamento de água, inclusive para tocar sistemas de irrigação maiores, como pivôs centrais, muito comuns em nossa região.


Dr. Dilcio da EMBRAPA demonstrou as enormes potencialidades da região no campo da energia da biomassa

O Sandro Yamamoto da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) demonstrou como aproveitar os ventos para produzir eletricidade. Segundo Sandro, a região ainda tem seu potencial eólico relativamente desconhecido. Entretanto, há indicativos suficientes para justificar a instalação de medidores mais precisos, que visam justificar economicamente a instalação de parques eólicos para gerar energia de baixo custo que atuam na complementariedade ao sistema convencional, inclusive contribuindo com estabilização da rede. Outro ponto de alta relevância foi a apresentação do mercado livre de compra de energia, que pode resultar em economia de 10 a 20% na conta dos grandes consumidores. 


Cleber Leites da ABRAPCH mostrou as diversas vantagens das CGHs e PCHs

A geração de energia por meio da biomassa foi tema da palestra do Dr. José Dilcio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que evidenciou a conversão do material vegetal que sobra das plantações em eletricidade ou biocombustível. Nesse contexto, o biogás que é gerado na fermentação da matéria orgânica foi bem explorado nas apresentações do Dr. Water Stinner, do Centro Alemão de Biomassa que falou diretamente da Alemanha, do Prof. Danilo Gusmão do Centro de Energias Renováveis da Universidade do Estado da Bahia e de Marcos Weirich da Fockink. Ficou claro que o aproveitamento dos resíduos agrícolas, animais ou vegetais, das agroindústrias, e até mesmo das cidades, é definitivamente uma alternativa a se r trabalhada. Na superação dos desafios de inovação tecnológica da utilização da biomassa, as empresas podem auxiliar as instituições de pesquisa através da Lei do Bem, que criou incentivos fiscais para realização de experimentos aplicados.

As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) foram apresentadas pelo Cleber Leites da ABRAPCH, que ressaltou o baixo impacto ambiental e o baixo custo da energia geradas por esses empreendimentos. Outro ponto evidenciado foi o grande potencial hídrico da região, que pode ter os reservatórios de água para ambos: irrigação e produção de energia. Ao contrário do que se pensa, as PCHs e CGHs não reduzem a vazão dos cursos d’água.

Prof. Danilo Gusmão da UNEB e Carminha Missio do SPRLEM apresentaram os próximos passos para a implantação de mais projetos de energias renováveis no oeste da Bahia

Ao final, Carminha Missio e o Prof. Danilo Gusmão enfatizaram a viabilidade técnica e econômica de projetos de energias renováveis na região, não somente como alternativas, mas como atores principais no fornecimento desse insumo primordial para o desenvolvimento nas fazendas, ou como um novo e atrativo negócio que está surgindo na região com a geração distribuída, promovendo segurança energética, economia e sustentabilidade.

Vídeos das palestras estão disponibilizados no www.facebook.com/cenerauneb

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM













A terça-feira (3) foi especial para os integrantes do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). As celebrações, que marcaram o Dia Nacional do Idoso, reuniram cerca de 120 pessoas na Chácara Parque das Aves, em Luís Eduardo Magalhães. Durante a programação, elas receberam orientações referentes às medidas de prevenção do câncer de próstata e participaram de palestras sobre osteoporose, diabetes e os cuidados necessários com o coração.

"As comemorações seguem durante todo o mês. Os idosos merecem toda atenção da nossa equipe de governo. Amamos, cuidamos e respeitamos estas pessoas que tanto fizeram por nós”, destacou a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson.

Os idosos também participaram de um almoço e se divertiram ao som do autêntico forró pé de serra. Presente no evento, o prefeito Oziel Oliveira fez questão de ressaltar a importância de render homenagens à turma da “Melhor Idade”, que tanto trabalhou e ajudou na construção do nosso município. “Os idosos necessitam de cuidado especial. É importante ter uma rede preparada e com profissionais dispostos a garantir a segurança, o conforto e principalmente o atendimento médico para eles. Tenham certeza de que a “Melhor Idade” sempre teve e continuará contando com nosso apoio”, encerrou o chefe do executivo municipal.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
03
Out / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |