Blog Santo Antônio
Notícias
26
Fev / 2016

Pegadinha:)

Fonte: YouTube

Um Convênio de Cooperação Técnica e Parceria Administrativa celebrado, nesta semana, entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Prefeitura Municipal de Barreiras vai permitir a conservação dos recursos naturais da lavoura de fibra, escoamento da produção e manutenção da malha viária da Estrada do Café, localizada no Anel da Soja, em Barreiras. A iniciativa integra o Projeto Patrulha Mecanizada, desenvolvido pela Abapa e viabilizado através de uma parceria com os produtores e algumas prefeituras.

A ação conjunta prevê a manutenção de 58 km do trecho. Para execução dos serviços, a Abapa será responsável pela aquisição de máquinas, equipamentos, implementos e veículos, bem como pela logística e manutenção da frota, além do quadro de funcionários, como operadores de máquinas, motoristas e encarregado para a obra. Em contrapartida, a Prefeitura de Barreiras abastecerá os veículos. Já os produtores rurais beneficiados pela recuperação da linha vão arcar com as despesas referentes à alimentação dos trabalhadores, alojamento e o fornecimento de água para a execução da obra.

Segundo o presidente da Abapa, Celestino Zanella, o projeto Patrulha, além de ter a sustentabilidade como grande diferencial, com atuação na conservação dos recursos naturais, tem garantido aos produtores estradas em boas condições para a entrada de insumos, escoamento da produção e outras atividades relacionadas ao campo.

“Logística sempre foi um dos principais problemas enfrentados pelos produtores. Com a recuperação das estradas vicinais, estamos minimizando mais um gargalo e promovendo a preservação do meio ambiente. Em relação à parceria entre prefeitura e produtores, acreditamos que esse é o caminho para grandes resultados”, ressaltou Zanella.

O prefeito Antônio Henrique ressaltou que o município e a Associação são velhos parceiros, já tendo celebrado outros convênios exitosos. “Essa é mais uma parceria com a Abapa para a recuperação de estrada vicinal que, sem dúvida, é de muita importância para o desenvolvimento econômico e social do município”, disse o chefe do executivo de Barreiras.

Estrada do Café – Em 2014, a Abapa, através do Patrulha Mecanizada, em parceria com a Prefeitura de Barreiras e produtores da linha, realizou um trabalho de recuperação na Estrada do Café. Nessa obra, foi recuperado um trecho de 58 km, o mesmo trecho que passará por manutenção.
Em 2015, a Patrulha Mecanizada recuperou cerca de 300 km. Para 2016, a meta é recuperar outros de 300 km. Além das parcerias firmadas com produtores e prefeituras municipais, o projeto conta com os recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Fonte: ASCOM ABAPA

Dr. Tiago Ripol fala da importância da saúde bucal para as crianças do projeto Skate em Ação

Palestra orientou alunos do projeto Skate em Ação sobre higiene bucal

 O Projeto Skate em Ação, em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Saúde, Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Secretaria de Juventude Esporte e Lazer, realizou na manhã desta sexta-feira, 26, o primeiro Dia de Higienização Bucal com os alunos do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU´s) Patrícia Regina Lauck, no bairro Santa Cruz.

 Após assistirem palestra sobre higiene bucal, ministrada pela equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, os alunos realizaram escovação e avaliação na Unidade Móvel de Saúde. “Achamos essa iniciativa de extrema importância, já que muitos dos nossos alunos não têm a oportunidade de receber esse atendimento,  sabemos da realidade deles, e pensando nisso, tivemos essa idéia de proporcionar essa ação, ensinando a escovação correta, aplicação de flúor, e palestras com dentistas especializados, pensando sempre na saúde dos nossos alunos”, destacou o idealizador do Projeto Skate em Ação, o professor Henderson Aires.

 

Também participaram do Dia de Higienização Bucal noPprojeto Skate em Ação, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz e o Dr. Tiago Ripol, Diretor de Promoção à Saúde Bucal.

Ação na Praça – E no próximo domingo, 28, tem início o Projeto Ação na Praça, que ao longo do mês de março, mês de aniversário de Luís Eduardo Magalhães, levará para as praça da cidade muito esporte, lazer e atividade física. “Vamos ter skate, dança, patins, zumba e muito mais”, explica Henderson. “Nosso objetivo é levar para todos os bairros a oportunidade da prática da atividade física, esportiva e lazer em família”, completa.

O Projeto Ação na Praça começa no próximo domingo 28 de fevereiro, na Praça da Bíblia. Depois acontecerá nos dias 06 de março, na Praça Gerson Hoffmann; 13 de março, na Praça Elenir da Silva Vargas, no Jardim das Acácias; 20 de março, na Praça Albano Pedro Lauck, no bairro Jardim Paraíso e no feriado de 30 de março, na Praça dos Três Poderes, sempre das 16h às 20h.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O prefeito Humberto Santa Cruz e o vice-prefeito e secretário da Juventude, Esporte e Lazer confirmaram na manhã desta sexta-feira, 26, a realização de um jogo amistoso de futebol entre a Seleção Master de Luís Eduardo Magalhães e a Seleção Brasileira de Futebol Master, que terá a participação de vários ex-jogadores como Viola e Edilson, campeões do mundo em 1994 e 2002, respectivamente.

O amistoso está marcado para o dia 30 de março, data em que Luís Eduardo Magalhães comemora seu 16º aniversário de emancipação política, as 16h, no Estádio Coronel Aroldo. A entrada será 5 kg de alimentos não perecíveis revertidos para instituições de caridade do município através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

O secretário de Infraestrutura, Fábio Lauck e o diretor, Waldemar Lobo, também participaram da reunião. Atendendo a um pedido do prefeito Humberto Santa Cruz, a Secretaria de Infraestrutura realizará as melhorias necessárias no estádio para a realização do jogo e posterior início da temporada 2016 do Campeonato Municipal de Futebol

Estiveram presentes ainda o Técnico da Seleção Master de Luís Eduardo, Rosimar Machado, o presidente da Liga Desportiva, Régis Santos, o diretor, Márcio Zarpelon, e o Gerente de Lazer da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, Weder Nogueira. 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu no início da tarde desta sexta-feira, 26, em seu gabinete, os estudantes Marcelo Oliveira, Eduardo Silveira e Paulo Gustavo, alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Monteiro Lobato, para um trabalho escolar sobre o atual cenário de crise do país e que também tem  oferecido implicações ao município. 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 409/15, que reduz a zero as alíquotas de contribuição para os Programas de Integração Social de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o financiamentode Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a venda de óleo Diesel para produtores rurais e prestadores de serviços de transportes de passageiros e de cargas.

De autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), a proposta também isenta o produto da icidência da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide).

O objetivo do parlamentar é criar um mecanismo legal que incentive a diminuição do preço do óleo diesel.

"Como a utilização de motores movidos a diesel é grande no Brasil, a redução da tributação sobre o combustível pode resultar em queda expressiva nos custos da produção agrícola, no preço do frete dos alimentos e nas tarifas do transporte coletivo, o que beneficiará diretamente milhares de cidadãos brasileiros", disse.

Heinze cita dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), segundo os quais, na composição do preço do óleo diesel na refinaria, quase 40% são relativos ao imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), à Cide, ao PIS/Pasep e à Cofins.

Fonte: Blog do Caminhoneiro
26
Fev / 2016

Farmácia Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Ontem, 25, foi realizado uma palestra de prevenção e combate a Incêndio, no Restaurante do Hipr Santo Antonio.

Onde participaram um grupo de colaboradores do Grupo Santo Antonio, para serem instruídos em casos de emergência.

A palestra terá duração de três dias e no último dia, todos terão uma prova prática em campo aberto, para aplicarem o que foi passado na palestra.

A Palestra de Prevenção e Combate a Incêndio visa orientar aos participantes quanto aos cuidados que devemos ter no dia-a-dia, bem como ensinar as pessoas noções básicas de prevenção, combate a incêndio e primeiros socorros.

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Petrobras receberá nos próximos dias a primeira carga de gás natural liquefeito (GNL) produzida no Golfo do México, nos Estados Unidos. O navio metaneiro Asia Vision foi carregado na quarta-feira (24) no terminal de Sabine Pass, no estado da Louisiana (EUA), com 160 mil metros cúbicos (m³) de GNL, equivalente a 96 milhões de m³ de gás natural. O combustível será transportado até o terminal de regaseificação da Petrobras situado na Baía de Todos os Santos, na Bahia.

A operação comercial foi feita com a Cheniere, empresa que está construindo sete instalações de liquefação de gás natural no Golfo do México. Esta é a primeira carga de gás natural liquefeito produzida pela empresa norte-americana e a primeira carga de GNL produzida nos Estados Unidos continental. Após regaseificado no terminal da Bahia, o combustível será injetado na malha de gasodutos da Petrobras para atender ao mercado interno brasileiro, suprindo principalmente a demanda termelétrica.

O processamento e a liquefação do gás natural para embarque são feitos pela Cheniere em uma unidade industrial construída para aproveitar a abundância de gás existente no mercado norte-americano, após a chamada revolução do Shale Gas. Com essa aquisição, a Petrobras diversifica seu portfólio de fornecedores, conferindo maior flexibilidade e segurança ao suprimento de gás natural no Brasil e estabelece uma parceria comercial importante na Bacia do Atlântico.

Fonte: Agência Petrobras

Fonte: Grupo Santo Antonio

A fruticultura no Chile é o carro chefe das exportações agrícolas do país, movimentando US$ 4 bilhões anuais apenas com frutas frescas e, por isso, centraliza os esforços para ter uma produção cada vez melhor. Para isso, a apicultura do país sul-americano virou uma grande aliada da produtividade e qualidade das frutas e mudou o perfil da criação. Hoje , o foco é alugar colmeias lotadas de insetos da espécie apis mellifera ligustica, popularmente conhecida como italiana ou europeia, deixando a produção de mel em segundo plano. É o que diz o pesquisador uruguaio Vincent Toledo Puntigliano, durante palestra no 3° Encontro da Prodapys.

Para atender à necessidade dos produtores de frutas, os apicultores profissionais alugam colmeias, que serão dispostas em hortas e pomares de frutas como maçã e kiwi, tipos altamente dependentes do trabalho das abelhas. Para isso, pagam caro pelo serviço, com preços variando entre US$ 14 e US$ 22 cada colmeia. "Na Nova Zelândia é bem mais caro, custando cerca de US$ 120 cada", conta Puntigliano.

Mas não é só colocar as abelhas em campo. Os apicultores voltam às plantações para conferir se suas operárias estão fazendo o serviço direitinho. Por lá fazem também uma estimativa de quantas abelhas foram alugadas, contando quantos insetos deixam a caixa durante um minuto cronometrado. "Isso é importante para garantir que levou a quantidade ideal de abelhas, não lesando o cliente que contratou o serviço".

Com tudo certo, as abelhas ficam em campo pelo tempo necessário para a fecundação das flores, trabalho que o pesquisador garante ser insubstituível. "Uma vez, por ter uma quantidade reduzida de abelhas, começaram a colocar hormônio nas frutas para que ficassem maiores. Ao chegarem na Europa, elas estragaram rapidamente".

Fonte: Globo Rural

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta quinta (25) no Senado, a transferência ao Ministério de Desenvolvimento Social de R$ 300 milhões para a compra de repelentes, que serão distribuídos para gestantes atendidas pelo Bolsa Família. A estratégia tem como objetivo reduzir o risco de casos de zika entre grávidas e, consequentemente, de nascimento de bebês com microcefalia. Embora não haja uma afirmação categórica de organismos internacionais de saúde, para o governo brasileiro está certa a relação entre o aumento de casos da má-formação com a transmissão vertical do vírus.

O anúncio foi feito durante uma sessão realizada no Plenário do Senado Federal para discutir a microcefalia e o zika no País. Castro se referiu ao momento pelo qual o País passa como um dos mais difíceis da saúde pública brasileira e mundial. "Não é à toa que a última vez que o Brasil havia declarado emergência pública foi em 1917, com a gripe espanhola", disse o ministro. Castro voltou a afirmar que a tarefa de se combater o mosquito não cabe apenas ao governo federal.

"O mosquito não tem filiação partidária. A responsabilidade é de todos brasileiros e de toda humanidade", completou. Ele ressaltou a necessidade do trabalho do poder municipal, da sociedade civil e chegou a sugerir que pessoas "inspecionem seus vizinhos" em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Questionado sobre os gastos com vigilância, Castro fez uma comparação com o que foi investido na área durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. De acordo com ele, entre 1995 e 2002, foram aplicados R$ 20,63 bilhões. Durante o governo Lula, foram investidos R$ 44,1 bilhões e nos 5 anos da presidente Dilma, R$ 53 bilhões.

"Todos reconhecemos que não é suficiente. Precisamos de mais", concluiu. Mais uma vez, o ministro praticamente descartou a possibilidade da incorporação da vacina contra dengue, produzida pela Sanofi Pasteur na rede pública de saúde. Ele observou que o imunizante, que já recebeu aval da Anvisa para comercialização no Brasil, é caro, tem de ser aplicado em três doses e, sobretudo, não é indicado para um público alvo considerado essencial pelo governo: crianças e idosos.

"Na vacina da dengue, as crianças abaixo de 10 anos e os mais idosos são prioridade. E essa vacina não presta para isso", completou. Castro apontou ainda o problema de a vacina ter eficácia distinta, de acordo com o subtipo do vírus da dengue. O único ponto positivo citado pelo ministro foi a possibilidade de a vacina reduzir o porcentual de casos graves e de internação de pacientes. Apesar de tantas restrições, o ministro afirmou que a decisão sobre a incorporação da vacina da dengue no SUS ainda não está tomada. "Isso precisa de uma análise mais detalhada", completou. Não há prazo para essa decisão ser tomada.

Fonte: Bahia Notícias
26
Fev / 2016

Motive-se constantemente

Fonte: YouTube

A  Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, acolheu, por unanimidade, o voto do Relator no sentido de opinar pelo DEFERIMENTO do pedido de Renovação de Reconhecimento do  Curso de Graduação em Direito interposto pela  Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF, para o Município de Luís Eduardo Magalhães.

O relatório, divulgado em 28 de janeiro destaca diversas potencialidades do curso, confirmando a avaliação in loco, realizada pelo Ministério da Educação - MEC, em agosto de 2015, a qual atribuiu conceito quatro (4, muito bom) ao curso, em um índice que vai de 01 a 05, predominantemente, o percentual de aprovação no Exame Unificado da Ordem dos Advogados e os excelentes resultados nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (ENADE 5; CPC 4, CC 4)”; segundo os padrões estabelecidos pelo  INEP; o Núcleo de Prática Jurídica da FAAHF  presta serviços de relevância social junto à comunidade acadêmica.

No mesmo sentido foi a OAB-BA que também se manifestou FAVORÁVEL após visita presencial às instalações físicas da Instituição, no mês de Novembro de 2015, destacando a qualidade de ensino e as notas altas dos exames oficiais do MEC.

A Direção da FAAHF agradece imensamente a Deus por ter sido possível implantar um curso de graduação em Direito com altíssima qualidade de ensino e a todos da equipe, Coordenação Pedagógica, Coordenação do curso, Professores, Equipe Técnica Administrativa, Discentes e, de forma especial, à nossa Mestre na escola da vida e Mantenedora da FAAHF, Dona Lilia, que não mede esforços para que possamos manter a qualidade e escrever mais um capítulo histórico de resultados acima da média Nacional, inserindo o Curso de Direito da FAAHF  no seleto grupo de Instituições de Ensino Superior que são referência em nosso País.

Fonte: Ascom FAAHF

Fonte: Live Produções
25
Fev / 2016

O Presente

Fonte: YouTube
25
Fev / 2016

Projeto Ação na Praça

Aconteceu na noite do último sábado, 20, no Centro Cultural, o lançamento oficial do Projeto Ação na Praça, o evento contou com a presença do Prefeito Humberto Santa Cruz, da Secretária de Trabalho e Assistência Social Maíra Andrada, e dos Secretários de Infraestrutura Fábio Lauck, Secretário de Juventude Esporte e Lazer Marcos Alecrim, Secretária de Cultura Jane Scholesser, Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito Agnaldo, Secretária de Educação, Marly Sensi e o representante da Câmera de Vereadores, Jarbas Rocha onde assistiram apresentações de do núcleo de Street Dance do Projeto Skate em Ação e a Apresentação do Projeto Ação na Praça e o lançamento do vídeo do Projeto.

OProjeto Ação na Praça foi idealizado pelo Professor Henderson Aires, do Skate em Ação em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, com o intuito de levar para todos os bairros, a oportunidade de praticar atividades Físicas, Esportivas, Culturais em Família nas Praças de nossa cidade, através do Skate, Patins, do Street Dance, Zumba, e teatro, dentre outras atividades, incentivando cada vez mais a prática de uma vida mais saudável e com mais cultura. O projeto tem como objetivo movimentar as praças da cidade com práticas de atividades físicas, e levar ainda mais Esporte, Cultura e Lazer aos moradores, proporcionando um momento de integração e diversão entre as famílias Luís Eduardense.

Contaremos com diversas ações (atividades) onde monitores estarão disponíveis para auxiliar todos os interessados e professores estarão presentes para ministrar aulas e apresentações em diversos seguimentos, como:

*Skate e Patins- Aulas de Skate para as crianças e adolescentes e também para os pais que tiverem interesse em dar os primeiros passos e aperfeiçoar o conhecimento nesse esporte com segurança e da forma correta para todas as idades sendo homem ou mulher.

*Street Dance e Zumba -As aulas de Dança sempre são bastante requisitadas nas academias, e nem todos tem acesso a essa prática, por isso colocamos dois estilos musicais de grande movimentação do corpo e que traz benefícios enormes na forma física e saudável.

*Atividade Física – As atividades físicas geralmente são as mais praticadas nas praças da cidade e queremos levar mais conhecimento a esses praticantes nas partes de alongamentos e condicionamento, com profissionais da área que irão ministrar aulas e tirar as dúvidas de todos.

Locais – Passando por cinco praças da cidade, o Ação na Praça tem a intenção de atingir o maior número de pessoas possíveis, dando oportunidade a todos da cidade de participarem, o projeto é itinerante, estando sempre em movimento e atingindo locais diferentes.

Nesta primeira edição o Projeto passa por:

Bairros:

*Dia 28 de Fevereiro - Santa Cruz (Praça da Bíblia)

*Dia 06 de Março - Mimoso (Praça Gerson Roffman ao lado do Ottomar)

*Dia 13 de Março - Jardim das Acácias (Praça Elenir da Silva Vargas)

*Dia 20 de Março - Jardim Paraíso (Praça Albano Pedro Lauck)

*Dia 30 de Março – Praça dos Três Poderes

Horário das 16h às 20h nas suas respectivas datas

Maiores InformaçõesHenderson Aires - 77 98877-5082 / 99813-1322

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM



O prefeito Antonio Henrique anunciou ontem à tarde, 23, na sala de reuniões, a aprovação do projeto de videomonitoramento de Barreiras. Durante seu pronunciamento, conclamou o empresariado local para a parceria público privada na instalação do sistema integrado nas vias públicas.

Estiveram presentes, o comando da Policia Militar, a coordenação geral da Policia Civil, presidente e diretoria da CDL, presidente do Sindilojas, presidente da Associação Comercial de Barreiras, presidente e membros da Comissão Voluntária pela Segurança e Paz de Barreiras e representante da Loja Maçônica Estrela de David.

O projeto foi entregue ao prefeito Antonio Henrique em Salvador, em sua última audiência na Segurança Pública do Estado, e garantiu que tem pressa, para agilizar a implantação do videomonitoramento. “Estamos correndo contra o tempo, temos pressa na instalação desse sistema de videomonitoramento. Por isso, precisamos de uma resposta dos empresários nos próximos 30 dias, para que possamos firmar a parceria pública privada”, disse o prefeito.  

Durante seu pronunciamento, o prefeito apresentou dados específicos do projeto e como funcionará o sistema, que será interligado ao CICOM- Centro Integrado de Comunicação.  

“Teremos em nossa cidade, uma central de comunicação e 34 pontos estratégicos com câmeras, captando imagens 24 horas por dia. Um projeto que inicialmente instalará câmeras nas principais vias e bairros, e que poderá ser estendido. Com certeza, com essa central, a Polícia poderá monitorar os lugares mais movimentados, coibir a violência e reduzir o tempo de resposta na resolução de problemas. Teremos mais segurança e qualidade de vida”, garantiu o prefeito.

Fonte: Dircom Barreiras

O prefeito Humberto Santa Cruz e o secretário interino de Ciência e Tecnologia de Luís Eduardo Magalhães, Werther Brandão, reuniram-se na tarde desta terça-feira, 23, no Centro de Controle e Operações (CCO) com representantes das polícias civil, Delegado Leonardo Menezes e militar, Major Pessoa, Comandante da 85º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Major PM Jailson Santos Amâncio, Comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (CIPE-Cerrado). Também participaram da reunião, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt e o Tenente Arlindo da 85º CIPM.

A reunião serviu para o prefeito e secretário apresentarem as funcionalidades do CCO e como o centro pode auxiliar as polícias na questão da segurança pública no município. “Mostramos como o CCO pode ser útil no combate à criminalidade e ainda aproveitamos para discutir estratégias para que as polícias passem a utilizar o centro como ferramenta efetiva de trabalho”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz. A ideia é no próximo mês de março apresentar o projeto do CCO também para a cúpula da Segurança Pública no Estado da Bahia.

Outro ponto abordado na reunião foram as aplicações da tecnologia 4G na segurança pública. “A chegada da tecnologia 4G no CCO representa uma mudança em todos os sentidos. Passaremos a ter a possibilidade de mais mobilidade das imagens, por exemplo, com câmeras dentro das viaturas recebendo as imagens em tempo real do que acontece na cidade diretamente da base do CCO”, explica Werther.

Em linhas gerais, espera-se que a partir da união de forças do Poder Público e das Polícias Civil e Militar no CCO, o policiamento se torne mais ativo, com possibilidade, inclusive de prever ações, realizando segundo o Major Pessoa da 85ª CIPM um “policiamento remoto preventivo”.

Atualmente o Centro de Controle e Operações de Luís Eduardo Magalhães capta imagens de 45 câmeras speed dome de monitoramento urbano, além de mais de 700 instaladas em escolas e unidades básicas de saúde. A previsão é que até o final de março mais 20 câmerasspeed dome estejam em funcionamento no perímetro urbano do município, totalmente monitoradas pelo CCO.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
24
Fev / 2016

Para descontrair :)

Fonte: YouTube
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |