Blog Santo Antônio
Notícias
O prefeito de São Desidério, Zé Carlos anunciou que em breve os povoados de Tucanos, Braço Grande, Poldas e Manoelzinho serão as próximas comunidades rurais que receberão pavimentação asfáltica, obras que serão custeadas com recursos próprios do município.

“Desde quando assumimos já são mais 30 povoados que receberam pavimentação asfáltica ou em bloquete e com planejamento, organização e compromisso vamos continuar levando melhorias para outras comunidades. Agora chegou a vez dos moradores de Tucanos, Braço Grande, Poldas e de Manoelzinho esperarem por essas obras de pavimentação que em breve terão início” disse o prefeito.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério
Pessoas de 30 anos acima também receberão a segunda dose

A Prefeitura de Barreiras dará início nesta próxima quinta-feira (9) a vacinação contra a Covid-19 para o público a partir de 18 anos de idade. 1.690 doses do imunizante Coronavac/Butantan foram disponibilizadas pelo Núcleo de Saúde do Estado e as equipes de imunização da Secretaria de Saúde estarão de prontidão no Posto de Vacinação, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, com aplicação da primeira dose das 16h às 21h, ou até encerrarem as doses disponíveis.

Nesta quinta-feira também acontecerá a aplicação da segunda dose para as pessoas de 30 anos acima que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan em 12 de agosto.  A coordenadora de imunização de Barreiras, Renata Queiroz, enfatiza a necessidade de levar a documentação necessária, sendo o Cartão do SUS, de vacina, documentos pessoais e comprovante de residência.

“Em Barreiras, já alcançamos com a primeira dose contra o novo Coronavírus mais de 98 mil pessoas e mais de 38 mil pessoas já receberam o reforço com a segunda dose. Estaremos novamente nesta quinta-feira vacinando os jovens a partir de 18 anos, e conforme novas doses chegam ao município damos celeridade na imunização, cumprindo com o objetivo da Secretaria de Saúde que é vacinar toda população contra a Covid-19 seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e o Plano Municipal de Imunização”, destacou.

Durante a vacinação também é possível praticar a solidariedade através da Campanha Drive-Thru Solidário, cuja proposta é de arrecadar doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza ou higiene pessoal no Parque. Toda a arrecadação será doada posteriormente à população em situação de vulnerabilidade que mais sofre com os impactos da pandemia. A ação é voluntária e independe da vacinação.

Fonte: DIRCOM/PMB

Após um ano e meio sem aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, retornou nesta quarta-feira (8), com as aulas presenciais da rede municipal de maneira híbrida. Todas as 74 escolas municipais foram preparadas de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos, respeitando o distanciamento social, aferição de temperatura, uso de máscaras e outras medidas protetivas.

A secretária de educação Gabriela Nogueira, acompanhada do vice-prefeito Emerson Cardoso, da subsecretária Cátia Alencar e da diretora pedagógica Aldeci Queiroz, visitou algumas unidades escolares dando boas-vindas aos estudantes dessa primeira etapa que contempla estudantes do Ensino Fundamental I. Na próxima segunda-feira (13), será a vez dos estudantes que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já no dia 20 de setembro todos os matriculados na Educação Infantil.

De acordo com Gabriela Nogueira, para esse primeiro retorno é esperado cerca de 9.960 estudantes da cidade e da zona rural. Para o retorno das aulas do Ensino Fundamental II é esperado aproximadamente 9.060 estudantes e 1.080 estudantes da EJA. Já para a Educação Infantil a estimativa é que mais de 4 mil alunos retornem às aulas presenciais.

“Hoje é um dia de alegria para todos, essa rotina do vai e vem dos estudantes nas escolas era o desejo da gestão municipal e estamos retomando seguindo criteriosamente as normas sanitárias. Iremos trabalhar com o sistema híbrido escalonado, ou seja, a turma será dividida em 50% em dias alternados, quando os alunos não estiverem presencialmente na escola receberão as atividades remotas e organizadas pelo professor”, enfatizou a secretária.

Reforçando a orientação desse retorno das aulas no sistema híbrido escalonado, a Secretaria de Educação disponibilizou cartilhas orientativas para os alunos e pais com exemplos de medidas protetivas de combate à Covid-19 que devem ser seguidas nos dias de aula. A diretora da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, localizada em Barreirinhas, destacou a importância desse retorno e da atenção ainda na recepção com cada turma.

“A nossa expectativa é a melhor para esse momento, a alegria desse retorno contagia a todos. Ao chegar à escola é feita a aferição de temperatura de cada estudante e a orientação do uso obrigatório da máscara. A partir da próxima segunda-feira estaremos também recebendo de braços abertos os estudantes do Ensino Fundamental II seguindo todos os protocolos estabelecidos, tanto na sala de aula, quanto no pátio e no refeitório”, destacou Neuraci Rosalina.

Fonte: DIRCOM/PMB

No final da tarde de ontem, quarta-feira, 8, policiais militares do 4º Pelotão de Mansidão apreenderam um simulacro de arma de fogo em posse de um adolescente de 17 anos.

Os militares chegaram até a imitação da arma depois de tomar conhecimento de que o estudante havia postado em uma rede social uma foto em que aparecia segurando uma "pistola”.

Os policiais localizaram o adolescente e o rapaz mostrou-lhes onde estava escondido o simulacro de pistola mostrado na imagem.

O simulacro apreendido foi encaminhado à delegacia da polícia.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

 

Fonte: JOVEM PAN

Na noite de ontem, 8, por volta das 19h, um motorista de aplicativo perdeu o controle da direção de seu veículo e caiu dentro de um canal em frente ao bairro Vila Rica, na cidade de Barreiras.

O Motorista ficou preso às ferragens. Populares ficaram conversando com ele até a chegada do SAMU e do corpo de bombeiros. Após ser retirado do veículo, o motorista foi levado para o Hospital do Oeste.

Fonte: Cebolinha Notícias, parceiro do Blog do Sigi Vilares em Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
Léo Santana sobre Carnaval: 'Tenho meus receios, creio que seja muito arriscado ainda'
Foto: Reprodução / Instagram / Bloco do Nana

A expectativa é de festa para 2022 com o avanço da vacinação no país. Alguns foliões mais ousados já visualizam Barra-Ondina cheia de gente e de glitter no final de fevereiro, e até empresários do ramo acreditam na possibilidade do Carnaval para o próximo ano.

 

No entanto, alguns artistas preferiram colocar o pé no freio do trio elétrico e segurar o caminhão na garagem ao analisar o cenário atual da pandemia no país.

 

Seguindo os passos de Margareth Menezes (leia aqui), Léo Santana está receoso com a confirmação da folia momesca para o ano que vem.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o pagodeiro, que já tem bloco à venda (saiba qual), acredita que é arriscado confirmar a festa, por se tratar de algo maior do que um evento fechado.

 

"Ainda tenho meus receios, porque é um evento muito além, envolve gente do mundo inteiro. Então eu creio que seja muito arriscado ainda, mas acredito que venha a ter eventos privados, fechados, em pontos específicos de Salvador. E eu estou contato com esses eventos aí para poder não ficar mais um Carnaval sem trabalhar e sem fazer o que eu amo", contou.

 

Uma das propostas que vem sendo estudada pelos empresários baianos é justamente a sugestão falada por Léo. 

 

Em recente entrevista ao Bahia Notícias, Marcelo Britto, da Salvador Produções, confirmou a organização de um evento de 5 dias no Wet n' Wild como plano B para o Carnaval de rua (veja aqui).

 

Questionado pelo BN sobre a possibilidade de um Baile da Santinha em 2022, o artista afirmou que acredita ser mais fácil a realização da festa pelo seu tamanho.

 

"Há sim aquela expectativa, muitas pessoas perguntam, tanto pessoalmente, quanto nas redes sociais. Queremos muito mesmo, mas depende tudo da Covid-19 e de como a gente vai estar até o período de janeiro. Espero que esteja tudo avançado e que as coisas possam acontecer".

 

Com data fechada para o Réveillon em Praia do Forte (confira aqui), Léo diz que só vai realmente acreditar no retorno dos eventos quando já estiver no palco cantando para aos fãs.

 

"Só vou saber realmente que estarei participando desse show quando eu estiver em cima do palco, aí eu digo 'ói, agora sim a coisa aconteceu'. Tem algumas datas sendo divulgadas, em especial essa de Praia do Forte. O prefeito Bruno Reis também comentou que com o avanço da vacina pode haver o Réveillon da cidade, mas a gente está nessa expectativa gigantesca para que isso aconteça de fato. Eu sinceramente não aguento mais ficar sem trabalhar, sem fazer o que eu amo, me entristece muito, a minha família, a minha equipe".

Fonte: Bahia Notícias
El Salvador se torna primeiro país a adotar bitcoin como moeda legal
Foto: Pixabay/Free

El Salvador se tornou nesta terça-feira (7) o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal, embora tenha sofrido problemas iniciais quando o governo teve que desconectar uma carteira digital para lidar com a demanda.

 

A mudança significa que as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar americano, que tem sido a moeda oficial de El Salvador desde 2001 e permanecerá com curso legal.

 

Ainda não está claro se as empresas serão penalizadas se não aceitarem o bitcoin, de acordo com reportagem da Agência Brasil. 

 

O presidente Nayib Bukele, que pressionou pela adoção da criptomoeda, pediu ajuda aos usuários que já haviam baixado o aplicativo apoiado pelo governo, para testar se ele estava então funcionando corretamente.

 

"Você poderia por favor tentar se registrar e postar nos comentários se há algum erro ou se todo o processo funciona bem?" o presidente escreveu no Twitter.

 

Bukele disse que o uso do bitcoin ajudará os salvadorenhos a economizar 400 milhões de dólares por ano em comissões para remessas, ao mesmo tempo que dará acesso a serviços financeiros para quem não tem conta bancária.

 

No entanto, os mais pobres podem ter dificuldade em acessar a tecnologia necessária para fazer o bitcoin funcionar em El Salvador, onde quase metade da população não tem internet e muitos mais têm acesso esporádico.

 

Outros dizem que a mudança pode alimentar a lavagem de dinheiro e a instabilidade financeira. Isso já turvou as perspectivas de mais de 1 bilhão de dólares em financiamento que El Salvador está buscando do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

No início da terça-feira, os salvadorenhos que tentavam baixar a carteira digital Chivo, que o governo promoveu, prometendo 30 dólares em bitcoin para cada usuário, descobriram que ela não estava disponível em lojas de aplicativos populares. Em seguida, Bukele tuitou que o governo o havia desconectado temporariamente para lidar com a demanda.

 

Pesquisas indicam que os salvadorenhos estão preocupados com a volatilidade da criptomoeda, que pode perder centenas de dólares em valor por dia.

 

Antes do lançamento, El Salvador comprou 400 bitcoins no valor de cerca de 20 milhões de dólares, disse Bukele, ajudando a elevar o preço da moeda para acima de 52.000 dólares pela primeira vez desde maio. Horas depois, no entanto, havia enfraquecido cerca de 4%, para 50.516 dólares.

Fonte: Bahia Notícias
Após atos, partidos do Centrão decidem consultar bancadas sobre impeachment de Bolsonaro
Foto: Marcos Corrêa/PR

Partidos do Centrão decidiram consultar suas bancadas sobre a adesão a um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo apuração da CNN Brasil.

 

A reação ocorre após discurso do presidente em São Paulo neste 7 de setembro. Bolsonaro ameaçou não acatar as decisões judiciais de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e que só aceita eleições com contagem pública dos votos.

 

De acordo com reportagem da emissora, o presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, diz que vai reunir sua bancada na semana que vem para deliberar sobre a posição do partido. A expectativa é a de que a sigla passe a pedir o afastamento de Bolsonaro.

 

Já presidente do MDB, Baleia Rossi, também afirmou à CNN que vai consultar os principais líderes de sua bancada. Foi no governo de Michel Temer que Alexandre de Moraes foi indicado ao Supremo.

 

A sigla tem quadros na liderança do governo no Congresso. Essa posição também será discutida. Mais cedo, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, anunciou que a sigla vai se reunir amanhã para debater o apoio ao impeachment.

Fonte: Bahia Notícias
Covid-19: Número de recuperados supera o de novos casos em 24h na Bahia
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Nas últimas 24 horas a Bahia registrou 324 casos de Covid-19, a uma taxa de crescimento de +0,03%. O número é inferior ao de recuperados no mesmo período, que alcançou 449 (+0,04%). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (7) também registra 6 óbitos. 

 

O total de casos já registrados no estado alcança o patamar de 1.224.498. O total de recuperados é de 1.195.409. Outros 2.506 encontram-se ativos e 26.583 tiveram óbito confirmado.
Vacinação

 

Com 9.138.408 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,42% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas. 

Fonte: Bahia Notícias
 Caetano diz que esquerda vai às ruas para 'tirar louco da Presidência'
Foto: Lula Bonfim/Bahia Notícias

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, o ex-deputado Caetano (PT) afirmou, durante ato realizado nesta manhã por no Campo Grande, em Salvador, que a esquerda ocupa as ruas neste 7 de Setembro como forma de defesa da democracia, da soberania e, principalmente, “para retirar esse louco da Presidência”. 

 

O petista também comentou as conversas que devem culminar em uma reaproximação entre o PT e o MDB, visando 2022. “O PT está construindo aliança para ganhar e recuperar o Brasil e trazer de volta as políticas afirmativas, o desenvolvimento que Lula fez nesse país, o combate ao desemprego e trazer o pleno emprego. O PT vai buscar unir o Brasil para poder derrotar esse genocida que se chama Bolsonaro”, disse ao Bahia Notícias durante participação no movimento Grito dos Excluídos. 

 

A manifestação reuniu partidos de esquerda, movimentos sociais e grupos contrários ao presidente Jair Bolsonaro. Nesta manhã, a capital baiana também foi sede de manifestações favoráveis ao presidente e às pautas por ele fomentadas, as quais contrariam a Constituição brasileira. Os grupos pró-Bolsonaro se reuniram no Farol da Barra. 

Fonte: Bahia Notícias
Fux, Pacheco e Lira dizem desconhecer reunião citada por Bolsonaro em ato na Esplanada
Fotos: Marcos Corrêa/PR

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, da Câmara, Arthur Lira (PP) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), desconhecem a reunião citada por Jair Bolsonaro em discurso nesta terça (7) na Esplanada dos Ministérios. 

 

A apoiadores, durante uma fala com ameaças golpistas ao STF, Bolsonaro disse que haverá um encontro entre os chefes de Poderes nesta quarta (8) por meio do Conselho da República (reveja).

 

"Amanhã estarei no conselho da República juntamente com ministros para nós, juntamente com presidente da Câmara, Senado e do Supremo Tribunal Federal, com esta fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir". Bolsonaro não deu mais detalhes.

 

Procuradas pela Folha, as assessorias dos dirigentes das instituições que compõem o Conselho da República disseram que não há previsão de reunião com Bolsonaro. Desconhecem qualquer convite neste sentido até agora.

Fonte: Bahia Notícias
Na Paulista, Bolsonaro dobra ameaça contra Moraes: 'Ou se enquadra ou pede para sair'
Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou, na tarde deste 7 de Setembro, para seus apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo. Ao iniciar sua fala, Bolsonaro relembrou o processo até sua eleição e posse, exaltando os cerca de 60 milhões de eleitores que o conduziram  ao maior cargo da política brasileira. Fazendo referência ao que chama de “conscientização do que era um governo ditatorial”, Bolsonaro atacou as medidas restritivas impostas por governadores para combate a pandemia. 

 

“Tinha que esperar um pouco mais para que a população fosse se conscientizando do que é governo ditatorial. Vocês passaram pela pandemia, mas pior foi a atuação de governadores. Tolheram a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, proibiram vocês  de trabalhar e frequentar templos”, disse. 

 

Como feito em Brasília durante a manhã, e reverberado pelo presidente já há alguns meses, o presidente dobrou os ataques ao Poder Judiciário, concentrando críticas ao ministro Alexandre de Moraes. “Temos um ministro dentro do Supremo. Ou esse ministro enquadra ou ele pede para sair”, enfatizou. Ele também desferiu críticas ao processo eleitoral e ao ministro Barroso, reativando a pauta do voto impresso. “Nós queremos eleições limpas, auditáveis e com contagem pública de votos”. 

 

“Hoje temos uma fotografia para mostrar ao Brasil e para o mundo. Para mostrar que as cores da nossa bandeira são verde e amarela. Cada vez mais nós respeitamos as leis não vamos admitir que pessoas como Alexandre deMoraes continue a açoitar nossa democracia. Enquanto vocês estiverem ao meu lado eu estarei sendo porta-voz de vocês. Essa missão é digna, essa missão é espinhosa, mas também  é muito gratificante.”

 

Ao final o presidente disparou que, de Brasília, so Deus o tira. "Preso, morto ou com vitória. Dizer aos canalhas que eu nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus, mas a vitporia é de todos nós", finalizou, sendo ovacionado pelos apoiadores. 

 


Foto: Reprodução/CNN Brasil 

Fonte: Bahia Notícias

Trabalhadores protestam contra privatização dos Correios durante Grito dos Excluídos
Lula Bonfim / Bahia Notícias

Trabalhadores dos Correios marcaram presença no Grito dos Excluídos durante as manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste 7 de Setembro.

 

Segundo a vice-presidente da sindicato da categoria na Bahia (Sincotelba), Shirlene Souza, pode haver um “apagão postal no Brasil” se a desestatização sair do papel.

 

“Esse governo está tentando privatizar a única empresa publica que é presente nos 5.570 municípios. O povo brasileiro será prejudicado porque vai ficar sem entrega no seus municípios. Dos 5.570, somente 324 dão lucro, o restante vai ficar sem entrega. Vai ter um apagão postal no Brasil. É por isso que os Correios estão nas ruas de todo o Braisl dizendo não à privatização”, disse a sindicalista.

 

Os atos contra Bolsonaro em Salvador aconteceram no Centro da capital, com concentração no Campo Grande e fim na Praça Castro Alves.

Fonte: Lula Bonfim / Anderson Ramos

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |