Blog Santo Antônio
Notícias

Com público limitado e transmissão pela TV Câmara e redes sociais da Prefeitura e Câmara Municipal, Barreiras deu início nesta segunda-feira (30) às discussões que nortearão ações e políticas públicas voltadas à assistência social do Município. A 12ª Conferência de Assistência Social se estende até terça-feira (31) e será o centro dos debates de conselheiros, representantes de equipamentos voltados aos diferentes usuários de políticas específicas na área e sociedade civil.

“A Conferência de Assistência Social é um espaço de mobilização e participação da sociedade na construção de políticas públicas destinadas ao setor. O envolvimento dos usuários e trabalhadores sociais é fundamental neste processo de democracia capaz de garantir os direitos dos diferentes públicos atendidos”, destacou a secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo. Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado, destacou a atuação da gestão de Barreiras no apoio às ações do setor.

“Em nome do Conselho agradeço a atual administração por nos apoiar a consolidarmos as políticas de assistência social garantindo o funcionamento de serviços, programas e ampliando os equipamentos tanto na cidade quanto na zona rural, com recursos próprios, justamente quando os repasses estaduais e federais foram reduzidos, em um momento tão delicado da pandemia”, disse, ao declarar aberta a Conferência.

Presente à solenidade de abertura, o prefeito Zito Barbosa frisou a importância dos debates para avaliar as políticas implementadas na Assistência Social, bem como seus resultados. “Trata-se de um espaço fundamental para o aprimoramento dos equipamentos e programas destinados aos usuários. Enfrentamos sim, muitas dificuldades, mas não abrimos mão de oferecer políticas públicas eficientes e que promovam a melhoria da qualidade de vida. Desejo um excelente e produtivo trabalho a todos”, disse.
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a Conferência está sendo realizada na Câmara de Vereadores e também na Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, onde se concentrarão os grupos de trabalhos em cinco eixos específicos. Na terça-feira o encerramento, pela manhã, no auditório da Câmara Municipal contará com a plenária final e a eleição dos delegados que irão levar as propostas de Barreiras para as conferências Estadual e Nacional.

A palestra de abertura foi realizada pelo psicólogo e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS), Marcelo Tourinho e contou com a presença do vice-prefeito, Emerson Cardoso, a representante dos usuários Edineide Santos de Oliveira, primeira-dama, Marisete Bastos, secretária de educação, Gabriela Nogueira, subsecretária Cátia Alencar e chefe de gabinete, Jéferson Barbosa. A Casa Legislativa foi representada pelo presidente Otoniel Teixeira, vereadores, Rider Castro, Yure Ramon, Hipólito dos Passos, Alcione Rodrigues e Rodrigo do Mucambo.

Fonte: Dicom Barreiras

A semana começou com mais uma ação de solidariedade dos produtores rurais do Oeste baiano, com a assinatura, nesta segunda-feira (30), do termo de doação de diversos aparelhos - purificador, computador completo, ar-condicionado, TV, armário, prateleiras, colchões, geladeira, poltrona hospitalar, plastificadoras e minibicicleta - ao Hospital do Oeste. A maior parte dos dispositivos já está em uso em vários ambientes da unidade hospitalar.

“Estamos entregando, de modo oficial, as doações que conseguimos com o apoio dos nossos associados e da comunidade que adere às nossas ações para ajudar no combate à Covid-19 e na estruturação de múltiplas alas do Hospital do Oeste. Estamos muito felizes por podermos ajudar a essa unidade de saúde que atende a tantos baianos”, afirmou Odacil Ranzi, presidente da Aiba.

Marina Barbizan, diretora geral do HO, falou sobre o alcance do atendimento e comemorou os resultados da cooperação entre o agro e a saúde pública. “Para nós, é um enorme prazer ter essa parceria com os produtores rurais. Por meio do Instituto Aiba, eles sempre nos ajudaram, mesmo antes da pandemia, com várias doações. O mais importante é que essa contribuição vai para a população do oeste e mais além, porque somos referência em saúde para cerca de um milhão de pessoas”, ressalta. 

Junto com a equipe do Hospital, participaram, também, do ato de assinatura do termo, o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt, o diretor financeiro, Hélio Hopp, e o diretor executivo, Alan Malinski.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AIBA

Seguindo com o esquema vacinal contra a Covid-19, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, deu prosseguimento na vacinação nesta segunda-feira (30), em pessoas com 20 anos acima. A aplicação da primeira dose teve início às 16h e segue até às 21h no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

Primeira da fila, Aline Batista, de 30 anos, conta que não conseguiu ir até o Posto de Vacinação na data que contemplava sua idade, mas que agora se sente protegida. “Moro na zona rural de Barreiras, infelizmente não consegui vim na data certa, mas cheguei bem cedo hoje para receber a primeira dose e graças a Deus fui vacinada com a primeira, agora é ficar atenta para a data do reforço”, disse satisfeita.

Vanessa dos Santos, de 20 anos, também conta da alegria de receber a primeira dose contra o coronavírus. “Estou muito contente, chegou a minha idade e fiz questão de vim receber a primeira dose, assim todos que moram comigo podem ficar também protegidos”, frisou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves, o município de Barreiras já vacinou 94.213 pessoas com a primeira dose e mais de 35 mil pessoas com a segunda dose. No ato da vacinação, é necessário a apresentação dos documentos pessoais, comprovante de residência, cartão do SUS e de vacina. “Estamos avançando conforme novas doses são destinadas ao município, no último sábado (28), recebemos do Núcleo Regional de Saúde, 624 doses da Pfizer/Biontech e 1.850 doses da Coronavac/Butantan e demos sequência na vacinação já nesta segunda-feira (30)”, pontuou o secretário.

Nesta terça-feira (31), as equipes de imunização da Secretaria de Saúde darão sequência na vacinação de segunda dose,  desta vez, o reforço será para os trabalhadores da educação de 25 anos acima que estão na ativa, pessoas com comorbidades (doenças crônicas) de 18 anos acima e profissionais que atuam nas forças de segurança, salvamento e forças armadas com 18 anos acima, que receberam a primeira dose de Oxford/AstraZeneca em 08 de junho.

Fonte: DIRCOM/PMB


À primeira vista, elas podem parecer inofensivas, afinal, são apenas plantinhas que surgem em lavouras de outras culturas ou à beira das estradas. Mas as tigueras são uma dor de cabeça, pois podem se tornar verdadeiros criatórios de pragas e doenças. Seu manejo, além de trabalhoso, é caro, pois, além do custo direto com aplicações de herbicidas, inclui os investimentos no combate às pragas e doenças oriundas dessas plantas. No caso do algodão, as tigueras são a morada perfeita do bicudo-do-algodoeiro, que sobrevive nas áreas de rotação de culturas como a soja.  Além da pressão do inseto na safra futura de algodão, a ocorrência de tigueras pode representar até dez aplicações de defensivos para combater o bicudo, numa lavoura de soja.

Segundo explica o conselheiro da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e consultor do Programa Fitossanitário da Abapa, Celito Breda, tigueras são espécimes voluntários de soja, milho, algodão, dentre outras, que estão fora da área de produção, assim como da época de plantio adequada. “Essas plantas se tornam potencialmente doentes ou vetores de pragas e doenças que pressionam toda numa região. Por isso, quanto menos tigueras e, no caso do algodão, soqueiras, permanecerem numa área, menos problemas se tem”, argumenta Breda.

“As plantas tiguera são extremamente difíceis de ser controladas, pois existe variação no fluxo de germinação em relação às outras culturas, como a soja, o que dificulta acertar o ponto ideal de aplicação dos herbicidas”, explica Victor Porto, pesquisador da Fundação Bahia (FBA), que, em convênio com a Abapa, tem enfatizado os estudos no manejo de destruição de tigueras nas áreas de rotação. Segundo Porto, hoje existe uma pequena gama de herbicidas no mercado, eficientes para este manejo. “Na última safra, inclusive, tivemos uma escassez de produtos por fatores diversos de mercado e distribuição, muito em função da pandemia”, diz.

Associação de produtos

A pesquisa encampada por Victor Porto trabalha com o controle químico nas plantas voluntárias, na pré-emergência da soja e do algodão, nas áreas de soja, e na pós- emergência. “temos alternativas interessantes. Nada ainda com 100% de eficácia, mas estamos obtendo respostas satisfatórias, acima de 90%. O que dispomos de melhor hoje são as associações de certos pré-emergentes com outros pós-emergentes”, afirma Porto. Ele relata, ainda, que os tratamentos com os principais produtos para a destruição de tigueras em áreas de rotação com soja não prejudicaram a produtividade da soja.

Não é possível, segundo o pesquisador, quantificar a população de tigueras na região Oeste da Bahia, assim como um percentual que impactaria na reprodução do bicudo-do-algodoeiro ou na disseminação de doenças. “Este é um dado que ainda é carente na pesquisa, seja brasileira ou internacional”, revela.

Melhor prevenir

Nas áreas de rotação de cultura com soja, a canseira e os gastos no combate às tigueras podem ser menores quando se tem um manejo bem-feito, já na colheita do algodão, explica o pesquisador. “Isso passa pela boa regulagem das máquinas, evitando ao máximo as perdas nesta etapa, o que vai assegurar que, na próxima safra, a quantidade de sementes que podem virar plantas tigueras seja menor”, ensina.

No preparo do solo para o plantio da soja, já se podem fazer aplicações para a dessecação de plantas daninhas. “Em áreas de pivô, pode-se, inclusive, fazer uma irrigação para que as eventuais sementes de algodão germinem, executando um manejo químico anterior ao plantio da soja. Além disso, o produtor pode rotacionar com uma cultura de inverno, que já possua em sua na matriz produtiva. Com um bom trabalho de dessecação, vai acabar pegando as plantas que já estão germinando”, ensina.

Estradas

Combater e controlar as tigueras também é mandatório à beira das estradas, explica Celito Breda. “É preciso evitar o derramamento de caroços de algodão das cargas, durante o transporte, e destruir as plantas que eventualmente nasceram, com o manejo químico e mecânico. Em alguns trechos nas margens das rodovias, a própria Abapa tem trabalhado para eliminar. Já nas estradas vicinais, a responsabilidade é do produtor”, afirma.

Segundo Breda, a maior parte dos agricultores realiza, por conta própria, esse manejo, tanto nas estradas vicinais quanto nas vias internas das fazendas. “Isso é resultado de um trabalho de conscientização, que começamos em 2005, e envolve outros elos e agentes da cadeia produtiva, como os caminhoneiros. Temos de ser cada vez mais assertivos no manejo de tigueras, porque isso vai gerar mais lucro para o produtor e menos dor de cabeça”, conclui Celito Breda. 

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio
Lula aglomera e sai da Bahia com costuras regionais boas para ele e para Wagner
Foto: João Ramos/ Divulgação

A passagem por Salvador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o lançamento informal da candidatura do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia em 2022. Ainda que os petistas tenham negado qualquer interesse eleitoral na passagem de Lula por aqui, ficou claro que as alianças para figurar nas urnas eram algo prioritário nas conversas. Em especial com o esforço para manter composições regionais ainda que nacionalmente os partidos estejam em lados opostos - leia-se PP e PSD.

 

Publicamente, apenas o senador Otto Alencar, do PSD, figurou ao lado de Lula. Aliado do PT na Bahia desde 2010, Otto também exaltou o ex-presidente quando foi instado a falar. O tom mostra que, no plano federal, ele estará entre aqueles que defendem a coalizão entre PT e PSD, mesmo que os socialdemocratas – via Gilberto Kassab – invistam na virtual candidatura de Rodrigo Pacheco (que sequer deixou o DEM). A única hecatombe possível para essa relação seria uma reivindicação da cadeira de senador, pela qual Otto deverá ser candidato à reeleição, algo improvável ainda que o atual governador Rui Costa queira requisitar a vaga.

 

Mais discreto, o vice-governador João Leão esteve com Lula, posou para fotos publicadas nas redes sociais, porém não participou de nenhum dos atos políticos (eleitorais, ainda que neguem) em que o ex-presidente esteve. Em meio à pandemia, até consideraria evitar aglomeração como uma justificativa plausível para a ausência de Leão dos eventos. Porém, se essa foi a razão para a discrição, não veio a público. De um jeito ou de outro, o flerte e a aproximação com o cacique progressista na Bahia se mantiveram, ainda que no plano nacional seja o PP o partido mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro, principal adversário de Lula na corrida para 2022.

 

Em resumo: se depender do ex-presidente, o tripé formado por PT, PSD e PP será mantido na Bahia, com direito a endosso e articulações próprias. Isso serve para consolidar o nome de Wagner, que pelo recall eleitoral e pela musculatura política já estaria colocado como uma figura forte para retornar ao Palácio de Ondina. Outros fatores, como o desgaste natural do ciclo de 16 anos do PT na Bahia e a existência de uma candidatura competitiva como a do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, são calos a serem considerados na construção da campanha de 2022.

 

Enquanto o entorno petista celebrava a vinda de Lula - com direito a hipocrisia de criticar a realização de eventos ao tempo em que aglomerava sem cumprir protocolos -, o lado adversário percorria o Extremo Sul e colocava dedos em duas feridas para a era do PT na Bahia: educação e segurança pública. Para conter a onda vermelha em 2022, ACM Neto terá que expor com ainda mais frequência esses problemas. E torcer para que Lula não embale Wagner como no passado.

Fonte: Bahia Notícias

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2ºSGBM) debelaram um incêndio que atingiu uma área de vegetação no bairro Jardim Imperial, em Luís Eduardo Magalhães, na madrugada deste domingo (29).

Por conta da dimensão da linha do fogo, os bombeiros precisaram utilizar mochilas costais carregadas com água e percorrer toda a extensão do terreno para conseguir controlar as chamas. Não há informações sobre causas.

Fonte: 17º GBM

Ontem, domingo, 29, por volta do meio dia, o PETO da 84ª CIPM prendeu um suspeito de uma tentativa de homicídio na Rua Talento, no bairro Vila Amorim, em Barreiras.

Segundo informações policiais, a tentativa de homicídio ocorreu na última sexta-feira, 27. Ontem, os policiais militares sairam em diligências em busca do acusado, um indivíduo de 46 anos, que acabou preso com oito munições de revolver calibre 38, além de dois aparelhos de celulares.

O indivíduo confessou que foi o autor da tentativa de homicídio, sendo apresentado na delegacia de polícia para adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Com informações e foto da 84ª CIPM

 Propõe antecipação da 3ª dose em 281 municípios

 
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios.
 
De acordo com a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, "281 municípios se enquadram nesta característica, sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca", afirma. A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.
 
Como medida de contenção, a Sesab fará ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes. Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. "É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara", ressalta Tereza Paim.
 
A secretária explica ainda que apesar da detecção dessas variantes, a Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. “Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, porém, neste caso, a embarcação estava em isolamento, impossibilitando contactantes. Já as duas outras amostras foram detectadas em pacientes residentes nos municípios de Feira de Santana e Vereda”, afirma Tereza Paim.
 
Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. Em onze meses, o Lacen-BA já realizou 520 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Fonte: SECOM/BA

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 25 (vinte e cinco) resultados, sendo que 21 (vinte e um) testaram negativos e 04 (quatro) testaram positivos. Os 21 (vinte e um) casos que testaram negativos trata-se de 12 (doze) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 82 anos. E 09 (nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 15 e 66 anos.

Já os 04 (quatro) casos que testaram positivos, trata-se de 03 (três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 40 e 70 anos. Destas, todas preencheram requisitos para coleta. E 01 (uma) pessoa do sexo masculino, com idade de 22 anos, sendo sintomática.

Todos os 04 (quatro) casos que testaram positivos foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 21 (vinte e um) que testaram negativos, totalizando 25 (vinte e cinco) que não foram diminuídos dos 37 (trinta e sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.653 (dezenove mil seiscentos e cinquenta e três) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 19.270 (dezenove mil duzentos e setenta) estão recuperados, 58 (cinquenta e oito) estão em isolamento domiciliar, 05 (cinco) pacientes estão internados e o município registra 320 (trezentos e vinte) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 37 (trinta e sete).

Barreiras contabiliza 49.989 (quarenta e nove mil novecentos e oitenta e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.178 (vinte e nove mil cento e setenta e oito) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dicom Barreiras

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que espera  a chegada de mais 198.830 doses de vacinas contra a Covid-19, nesta segunda-feira (30). A Sesab detalhou que o novo carregamento será composto por 112.250 de imunizantes da AstraZeneca e 86.580 da Pfizer.

O último lote recebido pelo estado foi na quinta-feira (26), quando chegaram 200.070 doses da Pfizer. Até o momento a Bahia já recebeu 15.397.538 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 5.428.838 da Sinovac/Coronavac; 6.567.830 da Oxford/AstraZeneca; 3.139.770 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

Fonte: Bahia Noticias

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas por policiais civis da Delegacia Territorial (DT) de Irecê prenderam, no sábado (28) . As equipes da unidade receberam denúncias e, ao apurarem as informações 'in loco', conseguiram constatar o flagrante.

De acordo com as investigações da DT, o suspeito é um dos traficantes que abastecem o comércio de entorpecentes no bairro Loteamento Félix, conhecido como Morro do Urubu, naquela cidade. Ele já foi condenado a pena de reclusão por tráfico em 2015, em decisão da Vara Criminal de Xique-Xique.

No local, as equipes encontraram duas balanças de precisão, um tablete de 900g de cocaína, outras 34 porções da mesma droga e mais 15 trouxinhas de maconha. A droga apreendida é avaliada em torno de R$ 35 mil.

O homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e o material apreendido deverá ser encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: Bahia Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 55 (cinquenta e cinco) resultados, sendo que 50 (cinquenta) testaram negativos e 05 (cinco) testaram positivos. Os 50 (cinquenta) casos que testaram negativos trata-se de 24 pessoas do sexo feminino com idades entre 07 e 82 anos. E 26 pessoas do sexo masculino com idades entre 04 meses e 77 anos.

Já os 05 (cinco) casos que testaram positivos, trata-se de 02 (duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 46 e 58 anos. Destas, 01 (uma) foi sintomática e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 03 (três) pessoas do sexo masculino, com idades entre 03 e 58 anos. Destes, todos foram sintomáticos.

Todos os 05 (cinco) casos que testaram positivos foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 32 (trinta e dois) dos 50 (cinquenta) que testaram negativos, totalizando 37 (trinta e sete) que não foram diminuídos dos 55 (cinquenta e cinco) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.649 (dezenove mil seiscentos e quarenta e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 19.270 (dezenove mil duzentos e setenta) estão recuperados, 54 (cinquenta e quatro) estão em isolamento domiciliar, 05 (cinco) pacientes estão internados e o município registra 320 (trezentos e vinte) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 37 (trinta e sete).

Barreiras contabiliza 49.964 (quarenta e nove mil novecentos e sessenta e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.157 (vinte e nove mil cento e cinquenta e sete) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dicom Barreiras

Cumpre cronograma de monitoramento da qualidade da água oferecida à população

Garantir que a água oferecida à população de Barreiras chega com qualidade e em condições ideais para o consumo é uma das atribuições da Vigilância em Saúde Ambiental de Barreiras, órgão que integra a Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, um cronograma de coleta de amostras da água para análise compõe a rotina de trabalho das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental.  Nessa sexta-feira (27), foi mais um dia de trabalho de campo, iniciado na Estação de Tratamento de Água do Mucambo, mantida pela Embasa, há cerca de 15 km da sede.

Desta vez as amostras coletadas têm por objetivo detectar se há incidência de defensivos agrícolas. “Realizamos as coletas sistematicamente, as de hoje são justificáveis pelo fato de Barreiras estar inserida em uma região agrícola”, explica o inspetor de saneamento, Cláudio Pereira da Silva. Segundo ele, até agora, não houve nenhuma amostra em que os resíduos se encontraram fora dos parâmetros aceitáveis.   A orientação do Ministério da Saúde é que esta coleta específica ocorra a cada três meses, porém a análise dos parâmetros microbiológicos e físico-químicos específica para residências, unidades de saúde, creches, entre outros logradouros, deve ser realizada mensalmente, com o envio de até 26 amostras por município/mês.

Após recolher o material na primeira estação, a equipe partiu para o segundo ponto de coleta, na estação de Tratamento de Água de Barreiras, na BR 020, responsável pelo abastecimento da sede e do cinturão verde. Devidamente acondicionados em recipiente refrigerado, os frascos seguiram então para o Núcleo Regional de Saúde Oeste para serem enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, e de lá, para Minas Gerais, onde a água é analisada em laboratório especializado. “Na Bahia não é feita esta análise específica para agrotóxicos, mas, as demais amostras mensais dos parâmetros microbiológicos e físico-químicos são analisadas no laboratório da UFOB, aqui em Barreiras”, explica o inspetor de saneamento Antônio Lins Bezerra.

O trabalho integra o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, Vigiagua do Governo Federal, com ações adotadas pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e com qualidade. A população pode acompanhar o resultado das análises que ficam disponíveis na Vigilância em Saúde Ambiental de Barreiras, no Centro de Controle de Zoonoses. “É importante que as pessoas acompanhem os resultados para saber como está a água oferecida pela prestadora. Caso queiram, podem ligar para o (77) 3613-6700 que estaremos à disposição para orientar e falar sobre os resultados”, diz a fiscal Maria Socorro dos Santos.

Fonte: Dicom Barreiras
Apostas vão até às 19h; sorteio acontece às 20h

Como ninguém acertou os seis números da Mega-Sena da última quarta-feira (25), a Caixa Econômica Federal realizará, neste sábado (28), o concurso 2.404 da Mega, que tem prêmio estimado de R$ 6,5 milhões.

O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, que fica no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas são permitidas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa do país. Também é possível apostar pela internet. O bilhete simples da Mega-Sena, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

No último jogo, o resultado foi:

10 - 12 - 14 - 32 - 33 - 34.

Fonte: TERRA

Fonte: Grupo Santo Antonio
EUA fazem ataque no Afeganistão após atentado e matam membro do Estado Islâmico
Foto: Reprodução / SBT News

Em resposta ao atentado terrorista cometido pelo Estado Islâmico em Cabul, os Estados Unidos realizaram um ataque com drones contra o EI na província de Nangahar nesta sexta-feira (27), anunciou o Comando Central americano em nota.
 

O ataque aéreo cumpre promessa feita pelo presidente democrata Joe Biden logo após o atentado de quinta (26), que vitimou mais de 170 afegãos e cerca de 13 militares americanos.
 

"As indicações iniciais são de que matamos o alvo. Não temos conhecimento de vítimas civis", disse o capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central.
 

Segundo o governo, acredita-se que o membro do EI mosto esteja envolvido no atentado, organizado pela célula afegã do grupo terrorista, denominada EI-Khorasan.
 

Pouco antes do anúncio do ataque, a embaixada dos Estados Unidos em Cabul, capital afegã, orientou novamente os cidadãos americanos a evitarem o Aeroporto Internacional Hamid Karzai. O receio é de que o local seja palco de novos ataques do Estado Islâmico em meio aos esforços para retirada de pessoas.
 

No comunicado emitido, a embaixada diz que ainda há ameaças de segurança e pede que os cidadãos saiam imediatamente dos portões Norte, Leste e Abbey Gate. Mesmo após o ataque, multidões seguem tentando acessar o aeroporto, e, segundo o Pentágono, 5.400 pessoas permanecem dentro do local esperando vagas em voos humanitários.
 

Mais cedo nesta sexta, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que outro ataque terrorista em Cabul é provável. "A ameaça está em curso. Nossas tropas ainda estão em perigo", declarou.
 

Num início de aliança que parecia improvável até então, o governo americano diz esperar a colaboração do Talibã para a retirada de cidadãos com segurança. "A realidade é que o Talibã controla grandes áreas no Afeganistão, incluindo algumas ao redor do perímetro do aeroporto [de Cabul]", disse Psaki a repórteres.

Fonte: Folhapress
Primeiro show-teste em Salvador tem trio elétrico, chuva e pouca gente
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Era 19h15 desta sexta-feira (27) quando o cantor Gerônimo subiu no palco e começou a tocar para um público diminuto, enquanto a chuva castigava a área externa do Centro de Convenções de Salvador.
 

O primeiro show-teste realizado pela prefeitura de Salvador após o início da pandemia foi marcado por chuvas e por um público que não chegou nem a metade das 500 pessoas convidadas.
 

"É claro que a chuva atrapalhou. Mas foi um primeiro passo para avaliarmos a retomada dos eventos em nossa cidade", afirmou o prefeito Bruno Reis (DEM).
 

Os protocolos que deveriam incluir inspetores nos corredores e pedidos por aplicativo até para ir ao banheiro acabaram sendo flexibilizados diante da baixa adesão do público. Outros, como o pedido de bebida e comidas via aplicativo, funcionaram a contento.
 

Com previsão inicial de um público máximo de 500 pessoas, o espaço foi dividido em 125 baias de 16 m2 cada uma, batizadas de lounges, separadas por grades metálicas. Cada uma tinha uma mesa para o público apoiar comidas e bebidas.
 

Os shows começaram às 18h com previsão de encerramento às 22h com apresentações de Márcia Castro, Gerônimo, Afrofunksoul e Afoxé Darajú de Odé. Dois shows aconteceram em cima de um trio elétrico e os outros dois em um palco.
 

Dentro do evento, o uso de máscaras foi obrigatório para todos, exceto para os artistas que se apresentaram. Não houve exigência quanto ao tipo de proteção e parte do público usou modelos de tecido, consideradas menos seguras.
 

A retirada da máscara era permitida durante o consumo de comidas e bebidas -o que representou quase todo o tempo da festa no caso de alguns convidados, que mantinham o equipamento no queixo.
 

O protocolo de quatro pessoas em cada baia também foi quebrado. Em algumas delas, haviam até seis que bebiam sem máscaras em torno de uma mesa de metal.
 

Os pedidos de comida e bebida eram feitos por meio de um aplicativo. Só foram permitidas comidas industrializadas e previamente embaladas -havia opção de bolinho de aipim com carne do sol, hambúrguer e coxinha.
 

O público foi convidado pelos patrocinadores do evento. Foram exigidas apresentação da carteira de vacinação com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 tomado até 27 de julho.
 

Também houve exigência de testes de Covid do tipo PCR negativos realizados na véspera do evento. As pessoas que participaram da festa terão que realizar outro teste PCR dentro de 15 dias.
 

Nesta sexta, 1,8 milhão de pessoas em Salvador haviam recebido a primeira dose da vacina e 840 mil receberam as duas doses ou dose única -equivalente a 43% do público alvo.
 

A partir desse evento-teste é que a prefeitura vai estabelecer os protocolos sanitários para a realização de shows e festas na cidade. O atual decreto da pandemia do governo estadual permite eventos com até 500 pessoas.
 

O prefeito Bruno Reis disse que o show-teste servirá para definir protocolos e que não significa uma liberação imediata de eventos na cidade. Mas afirmou estar otimista e afirmou acreditar na realização de shows ainda em 2021.
 

"Sempre deixei claro que fazer um evento para testar protocolos não significava a liberação de eventos. Vamos monitorar as pessoas [que participaram da festa], ver se alguém foi contaminado, e quais foram as consequências", disse.
 

O show-teste acontece um dia depois do estado da Bahia registrar os primeiros casos das variantes delta e beta da Covid-19. Os três casos foram identificados nesta quinta (26) nas cidades de Feira de Santana e Vereda.
 

A festa aconteceria incialmente em 29 de julho, mas foi adiada justamente pelo temor da disseminação da variante delta na capital baiana. Mesmo com o registro dos primeiros casos, o evento foi mantido pela prefeitura.
 

Bruno Reis afirmou que o cenário da pandemia na capital baiana, com ocupação de 26% dos leitos de terapia intensiva e uma quantidade de leitos em funcionamento que é metade do que havia em maio, deu um maior segurança e tranquilidade para a realização do evento.
 

Disse ainda que, caso o número de casos de coronavírus volte a crescer na capital baiana, poderá rever medidas de flexibilização de eventos.
 

A prefeitura já iniciou o planejamento para a festa de Réveillon e para o Carnaval e trabalha com diferentes cenários, tanto em relação a formato quanto de tamanho do público.
 

Mesmo sem decreto permitindo a realização de festas, Salvador tem registrado eventos clandestinos e cenas de aglomeração nos últimos meses. No último fim de semana, dezenas de pessoas se aglomeraram nas proximidades da praia do Porto da Barra em um clima de festa de largo.

Fonte: Folhapress
CNJ abre reclamação contra desembargadora do TJ-BA por após inspeção em gabinete
Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de uma reclamação disciplinar contra a desembargadora Maria do Socorro, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por supostamente ter recebido um cheque emitido por um ex-gerente do Bradesco. Essa e outras medidas foram determinadas pelo órgão após uma inspeção ocorrida em janeiro deste ano nos gabinetes dos magistrados investigados na Operação Faroeste (veja aqui).  

 

O referido gerente teria sido beneficiado pela desembargadora com um habeas corpus relatado por ela. Ele era gerente da agência do Bradesco localizada na sede do TJ-BA. A reclamação deverá apurar se a desembargadora infringiu o Código de Ética da Magistratura nacional, além de ter cometido eventual crime de recebimento de valores indevidos de parte em processos sob sua condução.

 

Fonte: Bahia Notícias
Demora para tratar perda de olfato por Covid pode dificultar recuperação, diz fonoaudióloga
Foto: iStock

Você já deve ter ouvido falar de alguém que teve o olfato atingido após ter contraído Covid-19. Afinal, é um dos sintomas comuns da doença. É possível acontecer um desaparecimento do sentido até mesmo junto com a perda do paladar ou uma distorção na identificação dos cheiros. Esses sintomas podem continuar mesmo após a cura da doença. E nesses casos, a falta de tratamento pode dificultar a recuperação e até mesmo fazer com que o olfato continue afetado a vida inteira.

 

Uma pesquisa do Journal of Internal Medicine publicada em janeiro desse ano, aponta que 86% dos pacientes com Covid-19 apresentaram alguma disfunção olfatória que, inclusive, pode demorar meses até ser recuperada. Já um estudo feito pelo grupo de Rinologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) em cerca de 20 cidades brasileiras, aponta que em um período de dois meses, 44% dos pacientes recuperaram totalmente o olfato; 23% estão com baixa sensibilidade olfativa (hisposmia); 15% com hiposmia moderada; e 13% com hiposmia severa. Além disso, 3% não recuperou totalmente o olfato.

 

Ao Bahia Notícias, a fonoaudióloga Rafaella Góes, diretora da Clínica Bahiana de Fonoaudiologia, conta que a demora pela busca de tratamento também pode ser prejudicial. "Quanto mais tempo o paciente fica sem, mais difícil é recuperar. Por exemplo, se uma pessoa machucar o pé e ficar acamada durante um mês, o nervo que recebe a informação do pé no chão vai atrofiar e a percepção de equilíbrio vai ser alterada. Isso também acontece com o paladar e o olfato".

 

A perda do olfato (anosmia) pode ser parcial ou total. Já a alteração desse sentido (parosmia) pode acontecer com um cheiro específico, como o doce, ou em vários. Esses sintomas também podem acontecer ao mesmo tempo com o paladar.

 

A fonoaudióloga, que também trabalha com recuperação de sequelas da Covid-19, diz que esses danos podem afetar a qualidade de vida ou até mesmo causar uma deficiência nutricional. “Tive um paciente que sentia cheiro de lixo em todas as comidas e não conseguia comer. O café, para ele, tinha gosto de lixo. E outro sentia gosto de metal o tempo inteiro".

 

Assim que percebida, a perda ou alteração do olfato ainda não é um indicador de que é preciso tratamento, porque é possível que esse sentido seja recuperado com o fim da doença. São os chamados casos periféricos, quando o vírus afeta as células olfativas que, por sua vez, se renovam. "O que os estudos trazem é que as células do olfato e gustativas se renovam em até quatro semanas. Então, se o acometimento foi celular, é possível retomar o olfato", revela Rafaela.

 

Mas nem sempre isso acontece. Nos casos em que o vírus afeta os nervos ou o córtex cerebral, é preciso tratamento. Além disso, o tempo de recuperação é maior. Na imunoterapia, é avaliado o tipo de comprometimento do olfato. “Aí a gente tem duas coisas importantes: tem pessoas que conseguem perceber o cheiro, com o nariz sentindo algo diferente, mas não conseguem identificar qual é. Essa é uma indicação de alteração central”, detalha a fonoaudióloga.

 

O tratamento é feito com estímulo olfatório. “Cada um recebe um estímulo específico com cheiros comuns na vida da pessoa. Daí é feito um mapeamento de que tipo de cheiro ou gosto ele sente e qual está alterado”, conta Rafaella. Descobertas essas informações, esse estímulo pode ser potencializado com laser para ativar as células da papila gustativa e do bulbo olfatório ou com comprimento de onda para ativar os nervos periféricos. Segundo a especialista, cada caso precisa ser estudado para que seja tratado da melhor forma.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |