Blog Santo Antônio
Notícias
Médicos defendem eficácia de todas as vacinas disponíveis

A morte do ator Tarcísio Meira na última quinta-feira (12), por complicações da covid-19, reacendeu o debate sobre a eficácia da vacinação para controlar a pandemia. Aos 85 anos, o ator estava completamente imunizado desde abril, quando tomou a segunda dose da CoronaVac. O episódio gerou nova onda de desinformação nas redes sociais, com falsas narrativas de que "não adianta tomar vacina". A Agência Brasil conversou com especialistas que foram taxativas na defesa da imunização em massa como a principal estratégia para que o país saia da crise sanitária.

"Nenhuma vacina disponível no Brasil, a da Pfizer, a Janssen, AstraZeneca ou a CoronaVac asseguram 100% de proteção. As pessoas continuam precisando de cuidados, como uso de máscara e distanciamento social. Mas a efetividade das vacinas é indiscutível. Basta ver que nos países com vacinação avançada, como Israel e Inglaterra, mesmo com aumento de casos por causa da variante Delta, o número de internações e mortes são proporcionalmente muito menores, resultado direto da imunização", diz a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) avaliou o efeito das vacinas contra o novo coronavírus na população brasileira e concluiu que 91,49% das pessoas que morreram pela infecção, entre maio e julho deste ano, não tinham tomado vacina ou não estavam totalmente vacinadas com as duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen.

A mesma pesquisa demonstrou que 84,9% das pessoas imunizadas que morreram no país tinham algum fator de risco para a covid-19 e 87,6% tinham 70 anos ou mais. A incidência de agravamento de quadros em pessoas idosas, mesmo que vacinadas, tem uma explicação biológica. A imunossenescência é o processo de envelhecimento e desregulação da função imunológica no organismos de idosos, o que contribui para o aumento da suscetibilidade a infecções por vírus e bactérias, além do desenvolvimento de doenças como o câncer e a redução da resposta vacinal imunológica.

"Nos idosos a partir dos 60 anos, há o que a gente chama de imunossenescência. O nosso organismo, fisiologicamente, perde a capacidade, ante a exposição de um antígeno, seja a doença ou a vacina, de gerar resposta imunológica adequada", explica a médica Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). "Além da imunossenescência, é muito raro um idoso acima dos 60 anos não ter uma comorbidade, como cardiopatia ou diabetes. Então, com esses dois aspectos, aumentam as chances de evoluir gravemente frente ao vírus da covid", acrescenta.

Mesmo com maior suscetibilidade à eficácia das vacinas, a imunização de idosos é crucial para protegê-los. Lorena Diniz faz uma analogia com a guerra para explicar como as vacinas colaboram nessa estratégia. "Se a gente estiver numa guerra, com homens treinados, a chance de a gente ganhar é muito maior do que chamar pessoas da reserva que não foram treinadas para vencer o combate". 

Para ganhar essa guerra, no entanto, a cobertura vacinal na maior parte da população é fundamental. "A vacina em si é somente um produto. A estratégia mesmo é a vacinação. Vacina sem vacinação não adianta nada. Não adianta apenas você se vacinar, as outras pessoas também precisam disso para gerar proteção coletiva", ressalta Isabella Ballalai.

A médica lembra, por exemplo, o caso do vírus do sarampo. A doença que foi considerada erradicada no Brasil em 2016, com direito a certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltou a atingir a população em 2019, revertendo esse status. O motivo foi a vacinação abaixo do esperado. 

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé

A prefeitura de Ibotirama, por meio das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, esteve promovendo hoje a ação SAÚDE NA FEIRA com atendimento médico e de enfermagem, realização de eletrocardiograma, vacinação, coleta de exames laboratoriais, teste de hanseníase, auriculoterapia, massoterapia, orientação psicológica e nutricional, além da distribuição de mudas e orientações sobre preservação do meio ambiente.

Fonte: ASCOM

Uma nova remessa com 2.918 novas doses de vacinas contra a Covid-19 foi entregue à equipe de imunização da Secretaria de Saúde de Barreiras nesse sábado, (14). Com foco na imunização da população, a Prefeitura de Barreiras dará prosseguimento na vacinação já nesta próxima segunda-feira (16), dessa vez foram disponibilizadas pela SESAB 950 doses da CoronaVac/Butantan e 1.968 doses da imunizante Pfizer/Biontech, que serão utilizadas para aplicação da primeira dose em pessoas com 28 anos acima.

Até o momento, mais de 67% da população de Barreiras já foram vacinados com a primeira dose e mais de 24% com a segunda dose. Conforme o secretário de saúde de Barreiras, Melchisedec Neves, o objetivo é vacinar 100% do público apto para a vacinação contra o novo Coronavírus, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“De maneira permanente, conforme a chegada de nova remessa de vacinas, iremos dar prosseguimento ao processo de imunização da nossa população. A nossa luta contra o vírus continua, assim, pedimos a todos que mesmo imunizados continuem com os cuidados individuais, ainda é necessário o uso de máscara, fazer higienização das mãos e evitar locais com aglomerações”, disse.

A imunização com a primeira dose acontecerá no Posto de Vacinação Covid-19, localizado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, das 08 às 16h, ou até encerrarem as doses disponíveis. Durante a vacinação também é possível praticar a solidariedade através da Campanha Drive-Thru Solidário, cuja proposta é de arrecadar doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza ou higiene pessoal no Parque. Toda a arrecadação será doada posteriormente à população em situação de vulnerabilidade que mais sofre com os impactos da pandemia. A ação é voluntária e independe da vacinação.

No ato da vacinação, deverão ser apresentados documentos pessoais com foto, cartão do SUS e de vacinas, e ainda o comprovante de residência.

Fonte: Dicom Barreiras

Pelo menos quatro marcas de câmeras para serem utilizadas em fardas de policiais começarão a ser testadas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, nesta semana. A medida acontece após estudo e visita técnica realizados pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO).A

Os equipamentos filmarão abordagens, flagrantes e situações de confrontos envolvendo guarnições. Alguns estados, entre eles São Paulo, já utilizam a ferramenta.

"Durante a reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública, em Goiânia, defendi o uso do equipamento. Ele vai proteger os policiais, mostrando as dificuldades enfrentadas", destacou o secretário Ricardo Mandarino. 

O chefe da SSP da Bahia acrescentou que as câmeras protegerão também os cidadãos que sofrem com abuso de poder, racismo, homofobia, entre outros delitos praticados por uma parcela mínima de servidores públicos. "Temos sempre que evoluir. Os resultados alcançados por outros estados mostram que esse é um caminho. Queremos tornar a polícia baiana ainda mais cidadã", completou o secretário.

Após os testes com as câmeras, as empresas que comercializam esse tipo de equipamento serão convidadas para uma audiência pública, onde detalhes poderão ser esclarecidos, como conta o superintendente da SGTO, coronel Marcos Oliveira.

"Depois da audiência pública e com as autorizações do governador e do secretário, daremos início ao processo de licitação", completou o oficial.

Fonte: Bahia Notícias


O SAMU no local do acidente


Edimaria da Conceição morreu no local e o esposo a caminho do HO


A caminhonete que atingiu a moto do casal


A moto que o casal estava

Um casal morreu na noite de ontem, sábado, 14, pouco depois das 19h, na BR 020, próximo do povoado do Novo Paraná, zona rural de LEM, após ter a moto em que estava atingida por uma caminhonete VW Amarok.

De acordo com informações policiais, Admilton de Souza Barreto, de 31 anos, e sua esposa Edimaria da Conceição Silva, de 24 anos, trafegavam a bordo de uma moto Honda CG, sentido Roda Velha, quando foram atingidos na traseira pela caminhonete.

A esposa do motociclista, Edimaria da Conceição, morreu na hora. Já Admilton de Souza morreu dentro de uma ambulância do SAMU a caminho do Hospital do Oeste, em Barreiras.

O motorista da caminhonete não foi encontrado no local do acidente.

Edimaria e o esposo moravam na Vila II, do Assentamento Rio de Ondas, e voltavam para casa.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com o recebimento de 1.572 vacinas para primeira dose no início da tarde de (14), o município de Luís Eduardo Magalhães, baixou a faixa etária do público-alvo.

Desta vez, serão vacinadas neste domingo (15), pessoas a partir dos 31 anos de idade.

A equipe de vacinadoras da Secretaria de Saúde irá trabalhar das 8h às 16h ou até acabarem as doses, no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz.

Para comprovar que faz parte do público-alvo, o munícipe deverá apresentar um documento de identificação com foto, CPF/CNS e comprovante de residência.

Segunda dose
A Segunda dose para Coronavac e Oxford continua sendo aplicada. Luís Eduardo recebeu um reforço de 1.320 doses neste sábado. Confira a data no seu cartão de vacina.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A Bahia registrou 1.082 novos casos e 21óbitos por covid-19, doença causada pelo coronavírus, neste sábado (14), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os dados deste sábado fizeram com que a Bahia atingisse 26.118 mortes e 1.208.878 casos desde o início da pandemia.

De acordo com a Sesab, 4.272 casos da doença são tidos como ativos. A secretaria indica ainda que 1.178.488 pessoas se recuperaram da doença no estado. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.469.423 casos descartados e 229.210 em investigação. 

Fonte: BNEWS

O delegatário Davidson Dias de Araújo, titular do Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos e Registro Civil de Formosa do Rio Preto perdeu a delegação. A decisão partiu da Corregedoria das Comarcas do Interior e foi assinada pelo desembargador e corregedor Osvaldo de Almeida Bomfim.

O corregedor acatou o relatório da juíza Liz Rezende de Andrade que recomendou a perda da delegação considerando os antecedentes disciplinares e o que classificou como “graves infrações praticadas pelo delegatário processado”.

Como exemplo das infrações, a decisão cita o cancelamento de 58 matrículas de propriedade, sem ordem válida para tanto e também por carência documental e por inobservância do procedimento legal próprio; e também por receber pedido formulado por Joilson Gonçalves Dias, representando, em tese, José Valter Dias e Ildenir Gonçalves Dias, sem as informações do instrumento de procuração com a finalidade de representação.

Conforme a decisão, Davidson deve se manter afastado da serventia até o trânsito em julgado.

A decisão destaca os antecedentes disciplinares de Davidson, que inclui o registro de quatro penalidades já aplicadas pela Corregedoria (penas de suspensão e multa) e ainda quatro outros processos administrativos disciplinares em curso.

O desembargador sinaliza que a medida se justifica para a garantia da segurança jurídica dos futuros atos notariais.

Fonte: Bahia Notícias

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama com sede em Barreiras, abre as inscrições para processo seletivo público simplificado para provimento de cargos, visando o preenchimento temporário de vagas de médico de diversas especialidades, do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde de Saúde do Oeste da Bahia, sediada em Barreiras, com quantitativos, especificações, requisitos, normas e condições estabelecidas em Edital e seus anexos. A seleção simplificada a que se refere o presente Edital será executada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama, correio eletrônico consorcio@policlinicabarreiras.ba.gov.br, e destina-se ao provimento temporário de vagas existentes, no quadro de empregados públicos do Consórcio.

O Edital e tem prazo de validade de 1 (um) ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama, por meio de ato expresso. A seleção para os empregos públicos de que trata este Edital compreenderá análise curricular para aferir conhecimentos e habilidades, conforme Barema disponível neste Edital. A convocação para as vagas informadas será feita de acordo com a necessidade e a conveniência do Consórcio, dentro do prazo de validade da seleção. Os requisitos e as atribuições dos empregos estão relacionados no Edital.

A ficha de inscrição deste processo seletivo simplificado consta no anexo I deste Edital e deverá ser impressa e entregue junto ao currículo e seus documentos comprobatórios de títulos, autenticados ou com fé pública, no endereço físico descrito no artigo 7.1 do Edital.

O Processo Seletivo Simplificado constituirá em análise curricular de caráter classificatório e eliminatório. Os profissionais médicos, conforme disposição legal do Consórcio Público, poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8 (oito), 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte), com remuneração proporcional. Os contratos de Trabalho estão sujeitos a alterações, nos termos e condições do Art. 468, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Os profissionais da categoria médica poderão ter, condicionado a orçamento e indicadores de avaliação, gratificação por desempenho no patamar de até 100% em relação ao salário base.

Fonte: SECOM/BA
Apostas podem ser feitas até as 19h

O concurso 2.400 da Mega-Sena pode pagar R$ 26 milhões neste sábado (14). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. É o terceiro e último sorteio da Mega-Semana dos Pais, que oferece uma chance extra ao apostador, ao realizar três sorteios da Mega-Sena.

Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio da semana recebe ainda um adicional, conforme regra da modalidade.

As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa, no app Loterias Caixa, além do Internet Banking Caixa para clientes do banco.

Caso apenas um apostador leve o prêmio da Mega e aplique todo o valor na poupança da Caixa, receberá no primeiro mês R$ 63,6 mil de rendimento. Se preferir investir em imóveis, o prêmio seria suficiente para comprar 40 casas de R$ 650 mil cada.

O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Fonte: Agência Brasil

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2ºSGBM) debelaram um incêndio que atingiu uma área de vegetação às margens da BR-020, na Fazenda Orvalho, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (13).

O fogo atingiu uma área de preservação ambiental, por volta das 14h30, sendo controlado depois de muito esforço e quase duas horas de trabalho. Ninguém ficou ferido.

Os bombeiros alertam que o tempo seco e a baixa umidade podem favorecer a ocorrência de queimadas, especialmente próximo a rodovias.

Por conta disso, evitar lançar bitucas de cigarro da janela de veículos, não utilizar fogo para limpeza de lotes e descartar o lixo de maneira correta, sem atear fogo, estão entre as principais recomendações.

Fonte: 17º GBM

Alagoinhas: Polícia apreende cinco armas e 359 munições; suspeito fogeFoto: Divulgação / SSP-BA

O 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreendeu, na noite deste sábado (14) em Alagoinhas, pistolas, espingardas e munições de diversos calibres. A apreensão foi realizada após denúncias anônimas.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os policiais chegaram na rua Chico Mendes, localizada no bairro de Kennedy, para averiguar a informação de um homem armado. Segundo o comandante da unidade, major Antônio Roque Ávila dos Anjos, o suspeito conseguiu fugir, abandonando os armamentos e munições.

No local foram encontrados duas pistolas, três espingardas, 359 munições, quatro carregadores, 333 buchas, 95 estojos, uma caixa de espoleta, quatro rádios comunicadores, dois coldres, uma gandola e uma calça camufladas, dois cintos porta-munições e um case de pistola. Os materiais foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Alagoinhas.

Fonte: Bahia Notícias

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama com sede em Barreiras, abre as inscrições para processo seletivo público simplificado para provimento de cargos, visando o preenchimento temporário de vagas de médico de diversas especialidades, do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde de Saúde do Oeste da Bahia, sediada em Barreiras, com quantitativos, especificações, requisitos, normas e condições estabelecidas em Edital e seus anexos. A seleção simplificada a que se refere o presente Edital será executada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama, correio eletrônico consorcio@policlinicabarreiras.ba.gov.br, e destina-se ao provimento temporário de vagas existentes, no quadro de empregados públicos do Consórcio.

O Edital e tem prazo de validade de 1 (um) ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama, por meio de ato expresso. A seleção para os empregos públicos de que trata este Edital compreenderá análise curricular para aferir conhecimentos e habilidades, conforme Barema disponível neste Edital. A convocação para as vagas informadas será feita de acordo com a necessidade e a conveniência do Consórcio, dentro do prazo de validade da seleção. Os requisitos e as atribuições dos empregos estão relacionados no Edital.

A ficha de inscrição deste processo seletivo simplificado consta no anexo I deste Edital e deverá ser impressa e entregue junto ao currículo e seus documentos comprobatórios de títulos, autenticados ou com fé pública, no endereço físico descrito no artigo 7.1 do Edital.

O Processo Seletivo Simplificado constituirá em análise curricular de caráter classificatório e eliminatório. Os profissionais médicos, conforme disposição legal do Consórcio Público, poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8 (oito), 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte), com remuneração proporcional. Os contratos de Trabalho estão sujeitos a alterações, nos termos e condições do Art. 468, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Os profissionais da categoria médica poderão ter, condicionado a orçamento e indicadores de avaliação, gratificação por desempenho no patamar de até 100% em relação ao salário base.

Fonte: SECOM/BA
Apostas podem ser feitas até as 19h

O concurso 2.400 da Mega-Sena pode pagar R$ 26 milhões neste sábado (14). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. É o terceiro e último sorteio da Mega-Semana dos Pais, que oferece uma chance extra ao apostador, ao realizar três sorteios da Mega-Sena.

Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio da semana recebe ainda um adicional, conforme regra da modalidade.

As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa, no app Loterias Caixa, além do Internet Banking Caixa para clientes do banco.

Caso apenas um apostador leve o prêmio da Mega e aplique todo o valor na poupança da Caixa, receberá no primeiro mês R$ 63,6 mil de rendimento. Se preferir investir em imóveis, o prêmio seria suficiente para comprar 40 casas de R$ 650 mil cada.

O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Fonte: Agência Brasil

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2ºSGBM) debelaram um incêndio que atingiu uma área de vegetação às margens da BR-020, na Fazenda Orvalho, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (13).

O fogo atingiu uma área de preservação ambiental, por volta das 14h30, sendo controlado depois de muito esforço e quase duas horas de trabalho. Ninguém ficou ferido.

Os bombeiros alertam que o tempo seco e a baixa umidade podem favorecer a ocorrência de queimadas, especialmente próximo a rodovias.

Por conta disso, evitar lançar bitucas de cigarro da janela de veículos, não utilizar fogo para limpeza de lotes e descartar o lixo de maneira correta, sem atear fogo, estão entre as principais recomendações.

Fonte: 17º GBM

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) foram acionados em Barreiras, nesta sexta-feira (13), para debelar um incêndio que atingiu uma área de vegetação nas proximidades do Conjunto Penal de Barreiras.

A guarnição de serviço foi acionada por volta das 20h e levou cerca de 40 minutos para controlar e impedir que as chamas avançassem e destruíssem a área de reserva.

Na ocorrência, os bombeiros utilizaram um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), além de equipamentos próprios para incêndios do tipo. Não há informações sobre o que causou a queimada nem registro de feridos.

Fonte: 17º GBM

 

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |