Blog Santo Antônio
Notícias

Famosos e amigos do ator Eduardo Galvão usaram as redes sociais, desde a madrugada desta terça-feira (8), para lamentar a morte do artista. Galvão morreu na segunda-feira (7), aos 58 anos, vítima da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, após ficar 11 dias internado por conta de complicações da doença.

O Flamengo, time de coração do ator, se manifestou publicamente através de uma homenagem publicada nas redes sociais. Na postagem, o clube lembrou que Galvão era um “grande rubro-negro e sempre participativo” e publicou um vídeo onde o ator fez uma homenagem ao clube pelos 125 anos de fundação, comemorados no último dia 15 de novembro.

– O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do ator Eduardo Galvão, vítima da Covid-19. Grande rubro-negro e sempre participativo nos eventos do clube. Eduardo deixará muitas saudades – diz a mensagem.

O diretor Boninho, que trabalhou com Eduardo em Caça Talentos, também publicou uma homenagem e fez questão de ressaltar a importância de se proteger contra a doença. Boninho afirmou que Galvão era “uma doce e divertida pessoa”.

– Acabo de receber a notícia que um querido amigo perdeu a luta para a Covid. Eduardo Galvão era uma doce e divertida pessoa. Meu parceiro no Caça Talentos, programa da Angélica. Ator talentoso, divertido parceiro. Pra muitos é só uma gripe, para quem perde parceiros é uma peste grave. Eu sigo com medo e com todos os cuidados. Covid mata sim – desabafou.

A atriz Juliana Knust, que trabalhou com Galvão, fez uma homenagem emocionante ao amigo em seu perfil. Na mensagem, a artista afirmou que encontrará o colega nas “orações” e “meditações”. Juliana também escreveu que “não quis acreditar na notícia” quando a recebeu.

– Meu amigo amado… o que me conforta é saber que você não sentiu absolutamente nada! Estava dormindo, sereno, tranquilo. Sei que sua passagem vai ser de pura luz! Sei que você está num lugar especial…e daí de cima vai nos acompanhar! – completou.

Fonte: Pleno News

Uma mulher de 90 anos tornou-se, nesta terça-feira (8), a primeira pessoa no Reino Unido e no mundo a receber a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica americana Pfizer e seu parceiro alemão BioNTech. Margaret Keenan, de 90 anos, foi filmada e fotografada enquanto era vacinada no Coventry University Hospital, no centro da Inglaterra.

Os reguladores britânicos deram sinal verde na semana passada para esta vacina, que a partir de hoje começará a ser fornecida aos grupos mais vulneráveis do Reino Unido. Margaret, que é chamada de “Maggie” por amigos e familiares, recebeu a primeira das duas doses da vacina da enfermeira filipina May Parsons.

A idosa, que fará 91 anos na próxima semana e é natural da cidade de Enniskillen, na Irlanda do Norte, é uma antiga funcionária de uma joalheria, com um dois filhos e quatro netos.

– Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19. É o melhor presente de aniversário, desde o início, e porque significa que finalmente poderei passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo depois de ter ficado praticamente sozinha o ano – disse Keenan, à imprensa local.

O diretor do NHS, equivalente ao SUS no Reino Unido, Simon Stevens, agradeceu a todas as pessoas que participaram da implantação e execução desse importante novo programa de vacinação.

– Menos de um ano após o primeiro caso desta nova doença ter sido diagnosticado, o NHS está agora fornecendo a primeira vacina contra a Covid-19 clinicamente aprovada – acrescentou.

Margaret Keenan, que vive em Coventry há mais de 60 anos, receberá a segunda dose em 21 dias. Já enfermeira May Parsons trabalha para o NHS há 24 anos e ingressou no Coventry University Hospital em 2003.

Cerca de 50 hospitais na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte começarão hoje a vacinar pessoas com mais de 80 anos e funcionários do setor de saúde e lares de idosos, embora os próprios residentes tenham que esperar pela logística para permitir a transferência da vacina nos próximos dias.

De acordo com os reguladores, a vacina será eficaz sete dias após a pessoa receber a segunda dose, embora haja alguma proteção 12 dias após a primeira. O Reino Unido tem garantido 40 milhões de doses, que vão permitirá a vacinação de 20 milhões de pessoas.

*EFE

Fonte: Pleno News

O ator Eduardo Galvão, de 58 anos, morreu na noite desta segunda-feira (7). O artista estava internado há uma semana no Hospital Unimed Rio, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, por conta da Covid-19. Eduardo Galvão deu entrada no hospital com 50% dos pulmões comprometidos e foi intubado na última terça-feira (1º).

Há dois dias, Mariana Galvão, única filha do ator, chegou a afirmar que ele tinha apresentado melhora. Além de Mariana, Eduardo deixa uma neta, Lara, de apenas um ano.

Eduardo Galvão participou de muitas novelas ao longo da carreira, uma das últimas foi Apocalipse, da Record. Na trama ele deu vida a Alan Gudman. O último trabalho dele na televisão foi em Bom Sucesso, da TV Globo.

Fonte: Pleno News

O procurador-geral da República Augusto Aras prorrogou os trabalhos da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, que agora será integrada por procuradores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal. Com isso, sobe de 13 para 19 integrantes da equipe em Curitiba.

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná corria o risco de deixar de existir no final de janeiro de 2020, mas agora foi prorrogada até outubro de 2021. A data levou em consideração o fim do mandato de Aras à frente da PGR, que se encerra em outubro do ano que vem. Os nove integrantes do Gaeco que passam a auxiliar a Lava Jato Curitiba continuarão por dois anos.

No Rio de Janeiro, os trabalhos da força-tarefa fluminense que venceriam nesta terça-feira (8) também foram estendidos e agora vão até 31 de janeiro de 2021. O prazo engloba as designações de dez procuradores que continuarão a auxiliar o coordenador do Rio, Eduardo El Hage.

A PGR informa ainda que planeja concluir tratativas para que a Procuradoria fluminense também passe a contar com um Gaeco e sanar ‘algumas incorreções de ordem burocrática’. De acordo com a Procuradoria-Geral, as prorrogações ‘resultam de diálogos entre a administração superior, os procuradores naturais dos casos e as chefias das respectivas unidades do MPF’.

O vice-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros também pontuou que a medida foi adotada até a PGR adotar soluções institucionais para as forças-tarefa, cujo modelo está sendo repensado no Conselho Superior do Ministério Público Federal. Entre as propostas em discussão está a criação de novos ofícios para funcionar de forma permanente nas unidades, absolvendo as forças-tarefas, e a inclusão de Gaecos para auxiliar os trabalhos.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (7), membros da diretoria da Organização Mundial de Saúde (OMS) se posicionaram contra a obrigatoriedade de vacinação para Covid-19. Segundo a médica brasileira Mariângela Simão, que é diretora-assistente da entidade, a melhor decisão é conversar com a sociedade.

– Precisamos trazer as pessoas nessa jornada, conversar, convencer e dialogar – explica Simão.

Já a diretora de vacinas da OMS, Kate O’Brien, destacou que não é viável que as pessoas acabem por não se interessar pelo uso do imunizante e que ele fique “preso na geladeira”. Assim como a colega de entidade, O’Brien pediu que os governos informem as pessoas sobre as evidências das vacinas.

– Uma vacina presa na geladeira não tem benefício. As questões são legítimas e queremos que as pessoas estejam bem informadas sobre a ciência e as evidências. Uma das ações para isso é que a fonte da notícia seja confiável – completou.

O posicionamento adotado pela entidade nesta segunda se aproxima da postura que vem sendo adotada pelo presidente Jair Bolsonaro que, desde o início do desenvolvimento das vacinas, defende a desobrigação da aplicação da vacina no país e destaca que os imunizantes precisarão ter a eficácia comprovada antes da aprovação.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

X

Fonte: Grupo Santo Antonio

O motorista Luiz Viana de Lima, que conduzia o ônibus que caiu de um viaduto em João Monlevade-MG na última sexta-feira (4), se apresentou à Polícia Civil de Minas Gerais no início da tarde desta segunda (7), para prestar depoimento sobre o acidente que deixou 19 pessoas mortas.

 

Segundo o portal G1, o condutor conseguiu pular antes que o veículo caísse do viaduto e fugiu logo após o acidente. Entretanto, Luiz Viana não foi considerado foragido, pois não havia mandado de prisão contra ele.

 

Uma representante da empresa Localima, responsável pelo ônibus que caiu do viaduto, também está na delegacia de João Monlevade-MG para prestar esclarecimentos para a Polícia Civil.

Fonte: Bahia Notícias

Em nota encaminhada ao Bahia Notícias, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador informou que mantém diálogo com Ministério Público da Bahia (MP-BA) para assegurar a contínua melhoria dos serviços do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Maria Célia da Rocha, no Subúrbio Ferroviário. A manifestação da pasta ocorre após o próprio MP emitir uma série de recomendações ao prefeito da capital, ACM Neto (DEM), por conta da oferta de serviços com a “eficiência comprometida” na unidade (reveja). 

 

“Vale destacar que os esforços da prefeitura para contratação de profissionais através da abertura de chamamentos públicos e lançamento de processos seletivos garantiu que a unidade funcione hoje com uma equipe multiprofissional completa com assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogos. A gestão também tem a expectativa da expansão da equipe médica no local com a apresentação dos novos psiquiatras para recomposição da rede”, diz a pasta por meio de mensagem.

 

A secretaria afirmou ainda que “uma equipe de engenharia também realiza a busca ativa de outros prédios na localidade para transferência do serviço e a medida visa assegurar uma melhor infraestrutura para pacientes e melhoria das condições de trabalho aos servidores”. 

 

Ao final, acrescenta que a gestão municipal “também oferta cuidado especializado em saúde mental através do CAPS Nzinga que também fica localizado na região do Subúrbio Ferroviário”.

Fonte: Bahia Notícias

Em condições normais de temperatura e pressão, o verão baiano é um dos mais badalados do país, com pelo menos um grande ensaio por dia e um carnaval que atrai 2 milhões de pessoas todo fevereiro. Mas, em 2021, tudo será diferente. Com a folia momesca adiada e diversas festas canceladas em todo o estado por causa da pandemia, o governo estadual e a administração municipal têm buscado alternativas para manter Salvador e a Bahia na rota do turismo brasileiro, sem abdicar de cuidados necessários à prevenção da Covid-19.

 

 

A TV Globo exibiria ao vivo o Festival da Virada Salvador, que aconteceria exclusivamente na noite de Réveillon, diretamente do Forte São Marcelo, na Baía de Todos-os-Santos. Entretanto, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no estado, a emissora carioca recuou e desistiu da transmissão, alegando receio de que seus colaboradores fossem contaminados. Na tarde desta segunda-feira (7), a prefeitura soteropolitana anunciou o cancelamento do evento. Mesmo assim, nem a gestão municipal nem o governo do estado desistiram de vender a imagem local para possíveis visitantes.

 

Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) afirmou que “tem trabalhado no sentido de mostrar os atrativos  turísticos que atendem às recomendações dos organismos de saúde, que vão desde praias, turismo ao ar livre, passando por cachoeiras, rios, até vinícolas, além de todo seu patrimônio histórico, que poderá ser visitado sem aglomerações”.

 

A Setur disse ainda que tem participado de eventos, feiras e capacitações on-line, onde os técnicos da pasta estadual mostram para agentes e operadores de viagens todo o potencial turístico da Bahia e os protocolos que estão sendo utilizados para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus. Nas redes sociais, a secretaria trabalha a campanha “Meu Destino é a Bahia”, visando que o estado continue “vivo” na memória das pessoas.

 

Já a estratégia da prefeitura de Salvador para o verão de 2021, segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), também procurada pelo BN, está fundamentada no “turismo de curta distância”. O foco da gestão soteropolitana seria nos visitantes do interior da Bahia, que já representam 57% do total, e das capitais mais próximas, como Aracaju, Maceió e Recife. A pasta, entretanto, não deu mais detalhes sobre as ações.

 

INICIATIVAS

O governo estadual, em parceria com o Movimento Supera Turismo, trouxe influenciadores digitais para a Bahia na última semana. Durante sete dias, as celebridades das redes sociais foram apresentadas a diversos destinos turísticos baianos, com a realização de apresentações ao vivo com gestores municipais, cantores, chefs de cozinha e técnicos da Setur, que falaram sobre as 13 zonas turísticas do estado.

 

Na última quinta-feira (3), foi lançada também a primeira fase do Hub Tele-Empreendedor, para prestar apoio aos empresários do setor turístico da Chapada Diamantina, através de uma coleta de informações para levantar as fragilidades do segmento. A iniciativa foi da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em parceria com a Setur e com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).

Fonte: Bahia Notícias

A primeira apreensão de 43 quilos de maconha aconteceu na madrugada desta segunda-feira (7) no bairro George Américo, localizado em Feira de Santana, no Portal do Sertão. De acordo com as informações da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar, a droga estava em posse de uma quadrilha que além de atuar com tráfico de drogas também realizava roubo de carros e motos na cidade. Ao total, foram apreendidos pouco mais de 55 quilos de maconha na ação. 

 

Após dois integrantes da quadrilha serem detidos pilotando uma moto  roubada na Avenida Maria Quitéria, os agentes tiveram a informação de onde estaria parte da droga. 

 

Foi em uma casa no bairro George Américo que a polícia encontrou  três armas, munições e 43 tabletes de maconha. No local, outros dois homens também foram presos e encaminhados para o complexo de delegacias de Sobradinho. 

 

Em outra ação no fim da manhã desta segunda-feira (7), um outro homem ao avistar policiais fazendo uma ronda no bairro Renascer, fugiu deixando para trás outros 12 tabletes de maconha e mais 35 porções menores da droga, além de 13 pedras de crack, 13 pinos de cocaína, diversas embalagens plásticas e a quantia de R$ 1.150.

Fonte: Bahia Notícias

Como forma de intensificar o enfrentamento ao coronavírus, o Governo da Bahia vai abrir 130 leitos de UTI Covid em hospitais de Salvador e mais 40 no interior baiano. A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta segunda-feira (7).

 

 

“O governador Rui Costa autorizou a Sesab a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente em unidades da capital e do interior, assim como a ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” disse Vilas-Boas, em texto enviado à imprensa.

 

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) para atender pacientes da capital e do interior através do sistema de regulação. A Sesab também abriu leitos em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20).

 

Outra medida também anunciada por Vilas-Boas é a testagem em massa da população por meio do exame RT PCR, considerado o "padrão ouro" para diagnosticar a Covid. O governo estado vai ampliar a testagem, com a distribuição de kits de coleta para todos os municípios terem condições de fazer busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

 

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) até recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados a partir de terça-feira (8), a fim de ampliar a capacidade de processamento de amostras, passando de 4,5 mil testes por dia para 6 mil.

 

Além disso, a Sesab divulga seu Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes) de protocolos sanitários para o verão. Por considerar que a estação gera um número elevado de turismo na Bahia e que há potencial risco de piora no cenário epidemiológico, recomendações de segurança e adesão a medidas preventivas são necessárias. Algumas das ações são a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.

Fonte: Bahia Notícias

Como forma de intensificar o enfrentamento ao coronavírus, o Governo da Bahia vai abrir 130 leitos de UTI Covid em hospitais de Salvador e mais 40 no interior baiano. A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta segunda-feira (7).

 

 

“O governador Rui Costa autorizou a Sesab a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente em unidades da capital e do interior, assim como a ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” disse Vilas-Boas, em texto enviado à imprensa.

 

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) para atender pacientes da capital e do interior através do sistema de regulação. A Sesab também abriu leitos em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20).

 

Outra medida também anunciada por Vilas-Boas é a testagem em massa da população por meio do exame RT PCR, considerado o "padrão ouro" para diagnosticar a Covid. O governo estado vai ampliar a testagem, com a distribuição de kits de coleta para todos os municípios terem condições de fazer busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

 

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) até recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados a partir de terça-feira (8), a fim de ampliar a capacidade de processamento de amostras, passando de 4,5 mil testes por dia para 6 mil.

 

Além disso, a Sesab divulga seu Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes) de protocolos sanitários para o verão. Por considerar que a estação gera um número elevado de turismo na Bahia e que há potencial risco de piora no cenário epidemiológico, recomendações de segurança e adesão a medidas preventivas são necessárias. Algumas das ações são a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.

Fonte: Bahia Notícias
Fonte: Grupo Santo Antonio

Como forma de intensificar o enfrentamento ao coronavírus, o Governo da Bahia vai abrir 130 leitos de UTI Covid em hospitais de Salvador e mais 40 no interior baiano. A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta segunda-feira (7).

 

 

“O governador Rui Costa autorizou a Sesab a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente em unidades da capital e do interior, assim como a ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” disse Vilas-Boas, em texto enviado à imprensa.

 

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) para atender pacientes da capital e do interior através do sistema de regulação. A Sesab também abriu leitos em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20).

 

Outra medida também anunciada por Vilas-Boas é a testagem em massa da população por meio do exame RT PCR, considerado o "padrão ouro" para diagnosticar a Covid. O governo estado vai ampliar a testagem, com a distribuição de kits de coleta para todos os municípios terem condições de fazer busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

 

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) até recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados a partir de terça-feira (8), a fim de ampliar a capacidade de processamento de amostras, passando de 4,5 mil testes por dia para 6 mil.

 

Além disso, a Sesab divulga seu Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes) de protocolos sanitários para o verão. Por considerar que a estação gera um número elevado de turismo na Bahia e que há potencial risco de piora no cenário epidemiológico, recomendações de segurança e adesão a medidas preventivas são necessárias. Algumas das ações são a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.

Fonte: Bahia Notícias

Os soteropolitanos e visitantes de Salvador neste primeiro fim de semana de dezembro (5 e 6) terão que adaptar a programação por causa de pancadas de chuva. Essa é a previsão da Defesa Civil da cidade (Codesal) para este sábado, principalmente no início da manhã.  

 

A entidade descarta o risco para alagamento e deslizamento de terra e explica que essas chuvas estão associadas ao calor e a umidade que vem do oceano Atlântico.

 

As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 30ºC (máxima).

 

Já no domingo (6), o tempo será de sol entre poucas nuvens com poucas chances chuvas isoladas. As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 31ºC (máxima).

Fonte: Bahia Notícias

Os soteropolitanos e visitantes de Salvador neste primeiro fim de semana de dezembro (5 e 6) terão que adaptar a programação por causa de pancadas de chuva. Essa é a previsão da Defesa Civil da cidade (Codesal) para este sábado, principalmente no início da manhã.  

 

A entidade descarta o risco para alagamento e deslizamento de terra e explica que essas chuvas estão associadas ao calor e a umidade que vem do oceano Atlântico.

 

As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 30ºC (máxima).

 

Já no domingo (6), o tempo será de sol entre poucas nuvens com poucas chances chuvas isoladas. As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 31ºC (máxima).

Fonte: Bahia Notícias

A diretoria executiva do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) das Nações Unidas aprovou um financiamento para combate à seca no Nordeste. Até 250 mil famílias de pequenos agricultores da Região Nordeste poderão contrair US$ 217,8 milhões (R$ 1,2 bilhão) em empréstimos para combater os efeitos da seca e da fome, traz reportagem da Agência Brasil. 

 

O financiamento foi aprovado por unanimidade na quinta-feira (3), mas só foi divulgada nesta sexta (4) pelo Ministério da Economia.

 

O projeto se chama "Plantando Resiliência Climática em Comunidades do Semiárido Nordestino". A partir dele serão financiadas ações de manejo sustentável da água e de enfrentamento da seca e das mudanças climáticas. 

 

De acordo com a reportagem, entre as principais ações, estão a introdução de tecnologias de coleta, armazenamento e reciclagem da água e a adoção de estratégias de diversificação produtiva no sertão.

 

O Ministério da Economia destacou que o financiamento ainda depende de negociações internas para entrar em vigor. A pasta informou que a aprovação envolveu a articulação da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do ministério com as diretorias executivas do Fida e do Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund, em inglês).

Fonte: Bahia Notícias

O Vitória vinha liderando o jogo, mas um apagão durante o segundo tempo destruiu os planos do Leão conquistar o terceiro triunfo seguido na Série B do Brasileirão. No placar, 3 a 2 para o Confiança em pleno Barradão. Questionado sobre o resultado, o experiente zagueiro Maurício Ramos disse não ter explicação para o que ocorreu.

 

"Não tem explicação. Agora é levantar a cabeça, corrigir os erros e buscar a vitória no próximo jogo", disse, em entrevista ao Canal Premiere.

 

A derrota manteve o Vitória com 32 pontos conquistados, na 14ª posição. Agora, o Rubro-negro vai tentar a recuperação diante do Cuiabá na próxima terça-feira (8), às 21h30, na Arena Pantanal. 

Fonte: Bahia Notícias

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna mostrou imunidade com duração de pelo menos três meses após a segunda dose. A conclusão foi do Instituto Nacional de Saúde (NIH, em inglês), da Inglaterra, em um estudo independente sobre a duração dos anticorpos. As percepções dos cientistas foram publicadas no "New England Journal of Medicine", nesta quinta-feira (3).

 

Para chegar às conclusões, o nível de dois articorpos foram analisados pelos pesquisadores. As informações são de reportagem do portal Bem Estar, do G1. 

 

O comportamento dos anticorpos contra a Covid-19 foi observado após os voluntários terem tomado as duas doses da vacina. O estudo contou com 34 voluntários. Este é o primeiro estudo independente sobre a vacina da Moderna, que é uma farmacêutica americana. 

 

Os pesquisadores observaram uma queda leve e prevista na imunidade. E ainda assim os vacinados apresentaram imunidade maior que aqueles que não se vacinaram e tiveram a infecção pelo coronavírus.

 

De acordo com a reportagem, os voluntários continuarão sendo acompanhados por mais 13 meses. O objetivo é observar como a imunidade gerada pela vacina da Moderna se comportará a longo prazo.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |