Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nota de hoje (14), sobre os novos casos da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 18 (DEZOITO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: oito pacientes do gênero masculino, entre 29 e 35 anos; dez pacientes do gênero feminino, entre 13 e 30 anos. Um dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo. 

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.  

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 2.604 (dois mil, seiscentos e quatro) casos confirmados da Covid-19 e 27 (vinte e sete) óbitos. 

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. 

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A equipe do 2° Subgrupamento de Bombeiros Militar (2°SGBM) de Luis Eduardo Magalhães, esteve na manhã desta segunda-feira (14), na empresa LOUIS DREYFUS COMMODITIES BRASIL, onde aconteceu o incêndio de grande proporção na tarde de ontem (13).

A equipe realizou o reconhecimento da área para avaliar as dimensões do incêndio ocorrido durante a tarde, noite e madrugada. 

De acordo com o tenente João Rodrigues, os bombeiros atuaram no incêndio até às 23h e retornaram na manhã desta segunda-feira, após avaliarem a situação, foi constatado que o fogo não atingiu cerca de 20 bones de algodão prensado, material que foi salvo, além do escritório, máquinas e tanques de combustível (óleo diesel e gás).

No local havia algodão que seria transportado em pelo menos 750 carretas, que foi destruído, um prejuízo bilionário. 

Ainda na noite de ontem a empresa Mauricéa Alimentos foi fechada por precaução, onde a mesma corria risco de incêndio, outra empresa de algodão nas imediações também foi atingida, porém a equipe da brigada de incêndio atuou rapidamente e conseguiu combater o princípio de incêndio e realizou o resfriamento adequado no local.

Os Bombeiros Militares realizaram a todo o momento resfriamento utilizando LGE (LIQUIDO GERADOR DE ESPUMAS) para proteger os tanques de combustível e o escritório da empresa. Os tanques foram esvaziados durante a noite.

Fonte: Blogbraga/Reportagem: Marlon

A ação conjunta da 52ª Companhia Independente Polícia Militar (CIPM) e da 23ª Delegacia Territorial (DT), ambas de Lauro de Freitas, resultou na prisão de dois homens e duas mulheres, na manhã desta segunda-feira (14), que fariam parte de uma quadrilha de assaltantes que agia na Região Metropolitana de Salvador (RMS), conforme informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). 

 

O flagrante começou por volta de 7h, durante a Operação Amanhecer. Segundo a SSP-BA, um carro modelo Polo foi visualizado, após cometer roubos, no Loteamento Miragem, em Lauro de Freitas. Guarnições da 52ª CIPM iniciaram o acompanhamento e interceptaram parte do bando na localidade de Catu de Abrantes, na cidade de Camaçari.

 

O restante dos suspeitos foi encontrado na localidade de Jauá, também em Camaçari. Com os criminosos foram apreendidos três veículos (HB20, Polo e Logan), dois revólveres calibre 38, munições, 57 caixas com produtos de beleza, uma cadeira usada em salão de beleza, um lavatório, nove celulares, capas de coletes balísticos e três capuzes. Os presos e materiais apreendidos foram apresentados na 23ª DT.

Fonte: Bahia Notícias

63 munições calibre 9mm e vasta quantidade de recipientes para entorpecentes foram apreendidos em ação da Rondesp Chapada na madrugada desta segunda-feira (14/09), na BA-233 em Itaberaba.

O material estava em poder de uma adolescente, a qual estava em um veículo de transporte coletivo, e que havia sido contratada para entregá-los aqui na Bahia. 

A menor infratora e o material foram apreendidos e apresentados na delegacia local.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA

Fonte: CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Oito milhões. Este é o número aproximado de máscaras artesanais já distribuídas pelo governo da Bahia desde o início da pandemia. O item é essencial para garantir a proteção diante da Covid-19, enquanto cientistas no mundo inteiro buscam a vacina.

 

Contratados por meio de edital divulgado e finalizado no mês de abril, o montante já distribuído corresponde a cerca de 70% do total estimado pela gestão. A proposta é produzir e entregar 12 milhões itens. De acordo com a assessoria de comunicação do governo da Bahia, sob coordenação da Secretaria de Planejamento (Seplan), a produção e distribuição continua sendo feita e atende, sobretudo, ao critério de setorização, além de apoio à prefeituras.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população baiana é de aproximadamente 14,8 milhões de habitantes. Nesses termos, se a distribuição do equipamento de proteção individual fosse feita de maneira individualizada, mais da metade dos cidadãos baianos teriam recebido pelo menos um item.

 

A logística adotada pela gestão estadual, no entanto, concentrou boa parte da ação em grupos específicos, alcançando os beneficiários por meio de associações e entidades representativas.

 

Nesta perspectiva, foram alcançados pela política, por exemplo, Centros Pop e unidades de acolhimento que atendem idosos, crianças, adolescentes, mulheres e pessoas em situação de rua; pescadores, marisqueiras, comunidades das periferias, indígenas, fundos e fechos de pasto, quilombolas, geraizeiros, extrativistas, associações de bairro, lavadeiras, colégios, Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos de mulheres atendidos pela SPM, além de prefeituras do interior. Também foram feitas distribuições em espaços de grande circulação como o sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas, feiras livres; mercados; centros de abastecimento; hospitais e unidades de saúde em geral.

 

Para a produção, um edital especial foi lançado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A proposta habilitou 603 empreendimentos, entre costureiras, microempresa e empresas, nos 27 territórios da Bahia.

 

DISTRIBUIÇÃO POR ÓRGÃOS E ENTIDADES

Em uma planilha de distribuição organizada pela Seplan, a qual o Bahia Notícias teve acesso, é destaque no volume direcionado a Secretaria Estadual de Educação (SEC). Foram 1.239.488 EPIs destinadas à pasta, que realiza a distribuição à comunidade escolar, por exemplo, durante as testagens realizadas em escolas estaduais na capital e no interior.

 

O total de máscaras destinadas à SEC é cinco vezes o recebido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a quem foi destinado o segundo maior número de máscaras (206.700).

 

Já a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHS), responsável, por exemplo, pela coordenação dos centros de acolhimentos, recebeu o equivalente a 128.055 unidades. Segue ainda a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) com 150 mil unidades; a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para a qual foram destinadas 84.784 equipamentos de segurança; e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, pasta para a qual foi destinada 45 mil unidades.

 

ATENÇÃO AOS MUNICÍPIOS

A gestão afirma que os 417 municípios já foram contemplados com distribuição dos EPIs para a população. Alguns enviados diretamente para a gestão municipal, e outras receberam por meio de secretarias estaduais além da Seplan, ou entidades como Corpo de Bombeiros, Bahia Pesca ou Desenbahia.  

 

Entre as prefeituras, Curaçá se destaca com 52 mil máscaras de tecido recebidas. Seguida pelos municípios de Lauro de Freitas (47,8 mil) e Juazeiro (46 mil).

 

“Esses órgãos recebem as máscaras e estabelecem a estratégia de distribuição de acordo com seu público-alvo e as regiões com maior densidade populacional e/ou com maior necessidade da proteção. Há prefeituras, por exemplo, que produziram e distribuíram máscaras para sua população, portanto nessas a quantidade entregue pelo Estado foi menor. Ou seja, nem sempre a quantidade de máscaras distribuídas é diretamente proporcional à população da cidade”, explica por meio de nota.

 

Diferente de algumas gestões municipais, o governo estadual optou pela não impressão da marca nos equipamentos distribuídos. “Orientamos a produção baseada nas recomendações do Ministério da Saúde. Todas com forro duplo (dupla camada de tecido) e capacidade de cobrir toda a região do rosto necessária para assegurar a proteção contra o coronavírus (nariz e boca)”, diz.

Fonte: Bahia Notícias

Cerca de 10 dias após expedir o alvará para autorizar as obras do VLT/Monotrilho em toda a Avenida Sububana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) ainda analisa mais dois trechos que necessitam da liberação: Calçada-Comércio e Calçada-Acesso Norte. 

 

A informação foi divulgada ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (14) pelo titular da Sedur em Salvador, Sergio Guanabara. “Essa parte ainda encontra-se em análise da Sedur. Estou aguardando o projeto chegar aqui com as licenças do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] e da SPU [Secretaria do Patrimônio da União], que ainda não chegaram”, explicou.

 

O secretário também afastou a possibilidade de conflitos entre a prefeitura da capital e o governo do estado, responsável pela obra (leia mais aqui). “Ao longo deste tempo todo, o estado pôde perceber que o município nunca deixou de ser parceiro dele em relação às obras sobre as quais o município tem a responsabilidade de licenciar. Nós entendemos que toda ação é muito importante para a população e é nesse conjunto de raciocínio que a gente trabalha aqui no município”, disse.

 

O PROJETO
O VLT terá duas linhas: a verde e a laranja. A segunda compreende a maior parte do modal, que liga Ilha de São João, localidade situada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, até o Acesso Norte. A linha verde, por sua vez, é uma bifurcação que vai de São Joaquim até o Comércio, na Cidade Baixa.

 

A ordem de serviço para a intervenção foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) no dia 10 de dezembro do ano passado. O valor total estimado para a obra é de R$ 2 bilhões (leia mais aqui). 

 

A primeira fase do projeto consiste na construção de 21 estações em 19,2 km de extensão, com início na Ilha de São João, passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.

 

A segunda fase vai expandir o projeto e levar o VLT até a estação Acesso Norte do Metrô de Salvador, com mais cinco estações em 4,08 km.

 

PREVISÃO DO GOVERNO

Na última semana, o titular da Sedur estadual, Nelson Pelegrino, indicou que as discussões avançam no sentido de encerrar a operação dos trens do Subúrbio entre outubro e novembro (leia mais aqui). O modal, tradicional modelo de transporte da região, vai ser substituído pelo VLT. 

 

A proposta vai ser apresentada ao governador Rui Costa (PT). Após isso, deve ser apresentado à imprensa o cronograma de obras. 

Fonte: Bahia Notícias

O presidente do PL, José Carlos Araújo, foi recebido pelo governador Rui Costa (PT) para anunciar apoio a candidatura de Bruno Reis (DEM) a prefeitura de Salvador. 

 

O divórcio dos aliados estaduais, no entanto, ficou para depois. Após o longo encontro, o governador não informou se irá desligar o PL da gestão. O partido tem na cota a Secretaria de Turismo, algumas autarquias e cargos para familiares de deputados estaduais e federais. 

 

De acordo com interlocutores, o encontro com Rui foi amistoso e sem momentos de tensão. O gestor não sinalizou um caminho definitivo para a relação.

 

CENÁRIO
O PL possui quatro deputados federais: o pastor Abílio Santana, que teve filiação articulada por Bruno Reis; José Rocha, que deve ficar com o governador Rui Costa mesmo com a saída do PL da base estadual; Jonga Bacelar e Raimundo da Pesca. Os dois últimos não se manifestaram publicamente sobre o assunto.

 

Na Assembleia, o deputado Vitor Bonfim não tem relação estreita com o governo, mas pode deixar o PL para embarcar para o PP. Recém filiado ao PL, o deputado estadual Jânio Natal é pré-candidato à prefeitura de Porto Seguro e deve tentar surfar na onda bolsonarista para lograr êxito no pleito. O movimento fez o parlamentar abrir fogo contra o governador Rui Costa.

Fonte: Bahia Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antônio

Na manhã desse sábado (12/09) os Agentes da Sutrans foram informados que uma caçamba havia deixado cair muito aterro e restos de construção na BR 242 nas proximidades da BUNGE ALIMENTOS,de posse da informação eles se dirigiram ao local e fizeram a retirada dos detritos, pois a nossa missão é manter a via em ordem para assim evitar acidentes e preservar as vidas dos que circulam no local.

É importante alertar aos cidadãos dos riscos que jogar ou deixar cair objetos tais como: Latinhas,garrafas ,papel,bituca de cigarro e outros podem causar acidentes e queimar a vegetação em período de seca.

O CTB no artigo 172 versa sobre as penalidades para os condutores que fazem isso, o valor da multa é de R$130,16 e pode gerar 4 pontos na CNH.

Fonte: ASCOM/SUTRANS













A situação aconteceu no bairro Alphaville, na rua Raimundo Cardoso. No local, papelões que estavam empilhados foram atingidos pelas chamas, o que gerou grande quantidade de fumaça.

De acordo com o sargento BM Gerliano, que comandou a operação, foi preciso o emprego simultâneo de três viaturas, que juntas tinham a capacidade de armazenagem de 18 mil litros de água, para combater o incêndio. O trabalho começou às 12h24 e se estendeu até as 16h50.

No local, além de combater os focos dentro do depósito, os bombeiros trabalharam para impedir o avanço do fogo a outros imóveis. Não há informações sobre o que causou o incêndio nem registro de feridos.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

AstraZeneca anunciou retomada dos testes em todo o mundo e Anvisa aprovou continuidade. Protocolo tinha sido interrompido na última terça, após reações em voluntária fora do Brasil.

Os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca, que estão na última fase, serão retomados no Brasil nesta segunda-feira (14), segundo a farmacêutica.

No sábado (12), a AstraZeneca anunciou a retomada geral dos testes, mas não detalhou as conclusões sobre o caso de efeitos adversos em uma voluntária.

A testagem da vacina foi suspensa em todo o mundo na última terça (8), depois que uma participante apresentou um quadro de saúde que poderia estar relacionado com a vacina.

Cientistas informaram que não foi encontrada relação de causa e efeito entre a vacina e os sintomas da paciente.

Fonte: Brasil

Número é superior à quantidade de casos ativos, ou seja, pessoas que estão em acompanhamento médico. Informações foram atualizadas às 18h30 deste sábado (12/09)

O Brasil chegou hoje aos 3.553.421 recuperados de Covid-19. No mundo, estima-se que pelo menos 17 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram. O número de pessoas curadas no Brasil é superior à quantidade de casos ativos (631.056), que são os pacientes em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (82,3%). As informações foram atualizadas às 18h30 e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A doença está presente em 99,5% dos municípios brasileiros. Contudo, mais da metade das cidades (3.785) possuem entre 2 e 100 casos. Em relação aos óbitos, 4.263 municípios tiveram registros (76,5%), sendo que 783 deles apresentaram apenas um óbito confirmado.

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já enviou mais de R$ 83,9 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 25,6 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 20,3 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 255,4 milhões de EPI, mais de 14,5 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde, em apoio a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 10.857 equipamentos para todos os estados brasileiros.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil tem 4.315.687 casos confirmados da doença, sendo 33.523 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h.

Em relação aos óbitos, o Brasil possui 131.210 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 814 mortes nos sistemas oficiais, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Assim, 264 óbitos, de fato, ocorreram nos últimos três dias. Outros 2.375 seguem em investigação.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Até o dia 9 de setembro, o Brasil ocupava a terceira posição em relação ao número de casos (4.147.794) e na segunda posição ao registro de óbitos (126.960). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 10ª posição em relação aos casos (19.513) confirmados e a 10ª em relação aos óbitos (597). A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Na tarde de ontem, 12, por volta das 13h30, policiais militares da RONDESP OESTE realizavam patrulhamento no povoado da Conquista, em Barreiras, quando abordaram um rapaz próximo à beira do rio e sendo encontrado com ele duas trouxinhas de cocaína.

Ao ser questionada a origem da droga, o abordado informou onde havia mais uma determinada quantidade de drogas enterradas no mato, próximo ao local da abordagem.

Em ato contínuo, os policiais, juntamente com o suspeito, foram até o local pra averiguar a informação. O indivíduo cavou até visualizar um pacote com mais drogas, e também próximo ao local foi encontrada três mudas de uma planta semelhante à maconha.

Diante dos fatos, foram informados seus direitos constitucionais, e uma pessoa conduzida a Delegacia de Polícia de Barreiras, onde foi apresentado juntamente com todo material apreendido para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: RONDESP OESTE

 

 

Equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM) e do PrevFogo debelaram um incêndio que atingiu uma extensa área de vegetação, na tarde deste sábado (12), em Barreiras.

A situação aconteceu nas proximidades do bairro Santa Luzia, por volta das 15h. A fumaça provocada pela queima da vegetação seca pôde ser vista a quilômetros de distância.

No local, as equipes empregaram vários equipamentos, entre eles uma motobomba adaptada na caminhonete dos bombeiros, para controlar o fogo. O trabalho se estendeu por horas.

Por volta das 17h, com as chamas controladas, uma equipe permaneceu no local para monitorar o surgimento de novos focos. Não há informações sobre o que causou o incêndio nem registro de feridos.

Fonte: 17º GBM

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 28 (VINTE E OITO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: quinze pacientes do gênero masculino, entre 08 e 71 anos; treze pacientes do gênero feminino, entre 29 e 46 anos. Dois dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 2.578 (dois mil, quinhentos e setenta e oito) casos confirmados da Covid-19 e 27 (vinte e sete) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.

A Caixa abrirá 770 agências hoje (12), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os trabalhadores com data de nascimento entre janeiro e abril poderão fazer o saque em espécie do FGTS e os beneficiários nascidos de janeiro a novembro poderão sacar em dinheiro o auxílio emergencial.

A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida no site do banco: www.caixa.gov.br/atendimento.

A Caixa reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.

Auxílio Emergencial

A partir deste sábado, 7,6 milhões de beneficiários nascidos em outubro e novembro poderão sacar o benefício nas máquinas de autoatendimento, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, além de transferir valores para contas da Caixa ou de outros bancos, de acordo com o Ciclo 1 do calendário de pagamentos.

Os ciclos de crédito em conta e saques em espécie seguem até dezembro para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo Governo Federal para o público do CadÚnico e para quem se cadastrou pelo App Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Ontem (11), a Caixa creditou os valores correspondentes ao Ciclo 2 do auxílio emergencial na conta poupança social digital de 4 milhões de beneficiários nascidos em maio e, na próxima quarta-feira (16), mais 3,9 milhões de pessoas com data de nascimento em junho receberão o crédito. O calendário de crédito em conta digital deste ciclo vai até o fim de setembro.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |