Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Agrosul Máquinas – John Deere, realizou na manhã desta sexta-feira (08), um mutirão de desinfecção contra o novo coronavírus no bairro Vereda Tropical e nos Residenciais Sol do Cerrado e Solar dos Buritis.

De acordo com o departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a solução utilizada na desinfecção foi a amônia quaternária, que é um desinfetante altamente efetivo contra bactérias, fungos, vírus, algas, apresentando ainda propriedades detergentes, sendo eficaz contra a Covid-19.

A ação continua esta noite no Centro da cidade, com ênfase nas agências bancárias e em locais de grande movimento e fluxo de pessoas e amanhã (09), a partir das 7h, na área comercial do bairro Santa Cruz.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, destacou o apoio da Agrosul e solicitou que os moradores permaneçam em casa para a sua segurança e a da sua família. 

“Agradeço a empresa Agrosul pela doação do trator para a aplicação do produto, fortalecendo mais uma vez as ações que visam amenizar os impactos da pandemia. E reforço que a população permaneça em casa. O isolamento social é muito importante para evitar a circulação do vírus e que o sistema de saúde sobrecarregue, colocando em risco o atendimento das pessoas”, comentou o secretário.

Na tarde da última quarta-feira (06), a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães entregou a UCC – Unidade de Controle Covid-19, localizada próximo à UPA 24h, para o tratamento de pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus. Até o momento, o município tem três casos confirmados da doença, sendo que dois já tiveram alta, e outros cinco casos suspeitos notificados aguardam o resultado da amostra por parte do LACEN/BA de Salvador.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

CORONAVÍRUS – NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar o terceiro caso positivo de #COVID19 (novo #coronavírus) no município. Trata-se de uma pessoa do gênero feminino, de 41 anos, que chegou de viagem ao Piauí, onde manteve contato com uma pessoa infectada.

Todos os familiares de contato intradomiciliar foram testados e nenhum apresentou resultado positivo. A paciente está sem sintomas que indiquem necessidade de internação hospitalar, permanecendo em isolamento domiciliar, seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A família também permanece isolada e sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica. Os familiares de contato extradomiciliar, também permanecem isolados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Até o momento Luís Eduardo Magalhães não possui casos de transmissão comunitária. Ressaltamos a importância do distanciamento social para que continuemos mantendo o controle da Covid-19 no município.
Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde entregou nesta quarta-feira (06), a UCC – Unidade de Controle Covid-19, para o tratamento dos pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus.

O rito rápido seguiu os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Participaram, além do gestor municipal e do secretário de Saúde, Felipe Melhem; a deputada Jusmari Oliveira; vereadores; o diretor da UCC, Dhiogo Melo; representantes da equipe que vai trabalhar na unidade e representantes das empresas e entidades parceiras.

Entre os parceiros da UCC estão a Agrosul, ASSOMIBA, Bahia Port , BUNGE, Casa de Dormir, COOPROESTE, Coringa, Galvani, Mauricéa, SLC e Governo da Bahia. Durante a solenidade, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que também apoia a iniciativa, doou 1.000 metros de tecido para a confecção de máscaras de proteção.

O Hospital de Campanha foi montado em tempo recorde na sede do CAPS AD III, localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Com grandes adequações para atender as normas técnicas de saúde para o enfrentamento do vírus, bem como, investimentos em equipamentos e instalações, a UCC conta com 21 leitos, sendo 06 com respiradores mecânicos e outros 15 para pacientes moderados que precisem de internamento; e mais um respirador mecânico portátil, que pode ser adaptado a outro leito. Lembrando que a rede municipal de saúde possui 16 respiradores e destes, 07 estão na UCC.

A equipe que trabalhará no Hospital de Campanha é composta por 14 médicos plantonistas, 01 infectologista, 32 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 04 fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 farmacêutico, 04 técnicos de farmácia, 07 técnicos de radiologia, 10 auxiliares de limpeza, 04 copeiras e 08 vigias.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, explicou que os pacientes serão atendidos na unidade através de encaminhamentos da Central de Regulação.

“Estamos preparados para o enfrentamento ao coronavírus no nosso município com a UCC. Esperamos não precisar usar os leitos, mas caso seja necessário, aqui os moradores terão todo o suporte de saúde. Os atendimentos acontecerão por meio de encaminhamentos da nossa Central de Regulação.” comentou Melhem.

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães conta com dois números de telemedicina, cujo objetivo é realizar atendimentos médicos via telefone. São eles: (77) 9 9835 7147 e 9 9835 4235. Assim, os moradores que apresentarem sintomas do novo coronavírus, não precisam se deslocar de suas casas até uma unidade de saúde, colocando em risco a sua saúde e a saúde de toda a comunidade.

Mais informações sobre o funcionamento da UCC podem ser sanadas através do 0800 010 2330.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje, dia 07 de maio, foram notificados 02 (dois) novos casos com sintomatologia que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).

Tratam-se de duas pessoas do sexo masculino, de 41 e 40 anos. Um testou positivo através de teste rápido realizado na rede particular e outro procurou a rede pública apresentando sintomas característicos da Covid-19.

Ambos tiveram amostras coletadas pela Vigilância em Saúde, que foram encaminhadas ao LACEN, para realização do exame RT-PCR.

A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos exames dos casos suspeitos notificados enviados para o LACEN/BA, e informa que manterá a publicação de um boletim diário devidamente atualizado para que a população fique informada sobre o cenário epidemiológico do município.

Lembrando que apenas com o retorno do RT-PCR positivo, os números de notificação são alterados. Enquanto isso, todos os casos citados permanecem nos boletins como suspeitos notificados.

Luís Eduardo Magalhães/BA, 07 de maio de 2020.

Felipe Morgan Melhem
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Ontem, segunda-feira foi realizada a reativação do PPM do Sítio do Rio Grande. Um anseio da comunidade local que já aguardava por esse evento por mais de 12 anos.

A realização foi feita em parceria com a prefeitura municipal que disponibilizou toda a estrutura logística para que essa inauguração fosse possível, disponibilizando uma viatura além de ter feito a reforma completa e alocado a mobília no imóvel onde agora funciona o PPM.

O evento contou com a participação dos policiais militares que serão responsáveis por oferecer segurança para os moradores do distrito, bem como com a presença do Comandante de Policiamento da Região Oeste, o Cel PM Osival, do Comandante da 85ª CIPM, Cap PM Giovanni, do Prefeito Municipal José Carlos, além de alguns vereadores, secretários municipais e autoridades locais que prestigiaram o descerramento da placa de inauguração.

A ação está alinhada aos objetivos estratégicos da corporação e visa principalmente fortalecer a imagem da Polícia Militar e intensificar as ações de policiamento comunitário aproximando cada vez mais a polícia da comunidade, fazendo valer o slogan do Comandante Geral da Polícia Militar – “PM e Comunidade na Corrente do Bem”

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGIILANTE

Num momento em que as atenções de todos estão voltadas à pandemia de coronavírus, a Região Oeste da Bahia celebra um marco histórico na área de saúde nesta segunda-feira (4): a formatura da primeira turma de médicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Os 29 novos profissionais tiveram sua colação de grau antecipada devido às ações de combate à Covid-19.

A cerimônia, ocorrida no Campus Reitor Edgard Santos, da UFOB, em Barreiras, contou apenas com a participação de autoridades acadêmicas e dos estudantes. A medida foi para evitar aglomerações. Criado sem setembro de 2014, o curso de medicina numa instituição pública em Barreiras era um desejo antigo da população e possibilitou que muitos estudantes da Região não precisassem mais buscar essa formação em outros locais.

Deyse Câmara é uma delas. Natural de Cotegipe, a jovem de 24 anos, realizou dois sonhos: o de ingressar no curso e retornar para perto da família, após uma temporada de estudos no estado de Goiás. Agora formada, ela pretende retribuir a chance dada e seguir o trabalho já desenvolvido nas unidades de saúde. “O sentimento que prevalece, sem dúvidas, é o de gratidão. Por isso, pretendo trabalhar aqui, não apenas por ser filha da região e ter a oportunidade de conviver com todas as pessoas que eu amo, mas porque realmente precisamos de mais profissionais médicos, principalmente especialistas”, pontua a médica, que já planeja a residência em 2020.

A ibotiramense Ludnna Baraúna, de 26 anos, está feliz por escrever seu nome na história da saúde do Oeste da Bahia e cumprido seu dever. Segundo ela, apesar das dificuldades comuns em primeiras turmas de Medicina, a UFOB possibilitou uma maior proximidade com professores e servidores gabaritados, o que nem sempre acontece em instituições maiores. “Poder aprender e estar ativa em projetos nos bairros de Barreiras me possibilitou experiências que marcaram minha formação ”.

O médico Rhamon Lacerda, 31 anos, também ressalta o papel dos estudantes na construção do curso. “Não foi fácil ser a primeira turma de Medicina no Oeste da Bahia e também numa universidade nova. Todos tinham o dever de ajudar a construir o curso. Sempre fazíamos reuniões, participávamos de conselhos, estudava como funcionava o curso e a grade das outras instituições. A UFOB sempre nos ouvia e, mesmo com as burocracias, a gente conseguia adequar as disciplinas, professores, estágios, dentre outras coisas”.

Para o coordenador do curso, o médico e professor Lancaster Diniz, os novos médicos contribuirão para a melhoria da saúde regional. “Para o Oeste da Bahia, contar com profissionais médicos formados aqui é uma coisa muito importante. Esses ex-estudantes, agora médicos, têm uma noção boa das dificuldades e limitações enfrentadas no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles terão um papel importante e ocuparão espaços em Barreiras e municípios do entorno”, destaca.

A formatura da primeira turma do curso de medicina da UFOB é ainda um marco para a consolidação do processo de interiorização do ensino superior público federal no oeste baiano. De acordo com o reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, “baseado em todo o conhecimento e experiências adquiridos em quase 6 anos de vivência universitária, esses novos médicos estão preparados para reafirmar nossas esperanças, salvar vidas e contribuir para o fortalecimento do sistema brasileiro de saúde.”

O curso de Medicina da UFOB conta atualmente com 384 estudantes. O ingresso ocorre por meio do Enem/Sisu, com 80 vagas anuais. Desde o começo da graduação, os estudantes desenvolvem atividades em bairros de Barreiras e em alguns municípios do Oeste.

Formandos primeira turma de Medicina da UFOB:

Alexandre Lacerda; Alex Mendes, Bruna Gontijo; Bruno Clécio; Camille Lavigne; Deyse Camara; Denise Oliveira; Eduardo Soares; Fabrício Ataídes; Iana Kátia; Ingridy Caroline; Jaisa Leite; Jessica Guache; Júlia Lima; Lara Fonseca; Kaio Santana; Lorrany Franco; Luanna Pimenta; Lucas Guimarães; Ludnna Baraúna; Maria Luiza Rigo; Mariana Dias; Mariana Montalvão; Milena Mendonça; Rhamon Lacerda; Sissi Borges; Thales Rodrigues; Thayze Brito e Wallace Dantas.

Fonte: ASCOM – UFOB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |