Blog Santo Antônio
Notícias





A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está levando mais qualidade de vida para os moradores do Residencial Vista Alegre, a partir de hoje (22), com a instalação da iluminação pública em LED, da Avenida que proporciona o acesso dos moradores da BR 242 até às unidades habitacionais.

“Esse é um dos principais sonhos desta comunidade, que foi instalada em um local sem o mínimo de condições de vida. Além da falta de iluminação no acesso, que causava transtornos na mobilidade dos moradores no período noturno, as unidades habitacionais também foram instaladas longe de escolas”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

O investimento da iluminação do acesso da comunidade gira em torno de 87 mil reais e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) está realizando a finalização da instalação e ainda esta noite, o acesso já estará completamente iluminado.

“Além do investimento com a iluminação pública, nós já começamos a construir a Escola Municipal do Vista Alegre. Esses foram dois compromissos que firmei junto aos moradores do Residencial, que com muito trabalho e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, nós estamos concretizando”, finalizou o chefe do executivo.

Fonte: ASCOM | Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Começou nesta terça-feira (20) a campanha “Papai Noel existe, e ele pode ser você”, realizada pelo 17º Grupamento de Bombeiros Militar em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Até o dia 15 de dezembro, como aconteceu no ano passado, roupas e brinquedos em boas condições de uso serão arrecadados na sede dos dois grupamentos.

Os pontos de coleta funcionarão em Barreiras, na Rua Capitão Manoel Miranda, no Centro, e em Luís Eduardo Magalhães, na Avenida JK, Loteamento Mimoso I.

Todo o material arrecadado será doado para instituições beneficentes das duas cidades que cuidam de crianças carentes. As doações serão entregues ainda este ano, pelo Papai Noel do Corpo de Bombeiros.

Fonte: 17º Grupamento de Bombeiros Militar
Exposição fotográfica. Foto: José Bomfim

A Universidade do Oeste da Bahia, Ufob campus Luís Eduardo Magalhães realizou nesta terça-feira, (20), uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, com a temática: “As reflexões para a construção de uma consciência crítica”. As ações foram coordenadas pelas professoras Vanessa Magalhães e Maria Felícia.

Houve exposição de fotografias de personalidades e figuras que lutaram e lutam contra o racismo, como Lázaro Ramos, Bob Marley, Martim Luther King, Zumbi dos Palmares e a vereadora carioca, Marielle Franco, entre outras.

Quem foi ao campus da Ufob pode participar também de oficinas sobre estética afro e debates, como a proferida pela coordenadora do curso de história da Ufob, professora Vanessa Magalhães, “Reflexões sobre racismo no Brasil e sua perspectiva histórica”. 

Professoras Vanessa Magalhães e Maria Felicia. Foto: José Bomfim 

“Falei um pouco da morte do Zumbi dos Palmares, o que são os Quilombos, de onde vem esse dia, quem foi  Zumbi e o quilombo dos Palmares, falei da África como berço da civilização, da sua importância enquanto continente que tem diversas culturas, diversas línguas, etnias, costumes. Falei um pouco para a plateia como entender a África não só do em sua história e de como essa África se relacionou com o Brasil na expansão marítima. Povos que tinham conhecimento científico, matemático, conhecimento que conhecemos hoje como medicina (povos que tem, mas falando essencialmente desse momento histórico). Desmistificando esse discurso de que eram povos supersticiosos, animais selvagens, de como foi passado para a gente a ideia dos colonizadores. E a gente falou de todo esse período de escravidão, das leis que foram criadas para pôr fim a essa escravidão, a lei do ventre livre, a lei do sexagenário, depois até a abolição da escravatura, em 1888 pela princesa Izabel. Mas descontruir como essa coisa muito bonita, mas como um movimento de luta. A abolição só chegou a acontecer como um movimento de luta, dos próprios povos escravizados e de ex- escravos. E a gente passa a falar de como surge o racismo nesse momento, são negros libertos, mas que obviamente não tem para onde ir. Não são criadas políticas públicas para que esses negros sejam inseridos na sociedade de forma digna. Daí a gente começa todo um processo de marginalização, de racismo, um processo que a gente vive até hoje, de povos largados, a margem do poder público”.

Fonte: Por Raquel Santana/ Cobertura José Bomfim/ Blog Douglas Batista

Em Luís Eduardo Magalhães, o cuidado com as pessoas da terceira idade também é prioridade! Com ações integradas nas áreas da saúde e da assistência social, a gestão do prefeito Oziel Oliveira possibilita mais qualidade de vida à população idosa do município.

No Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa (PROMATI), os idosos contam com o atendimento especializado de um médico geriatra, que realiza consultas médicas toda quarta-feira, das 8h às 16h, na sede do Programa, localizado na Avenida Ayrton Senna, bairro Santa Cruz, ao lado do Mercado Municipal.

Além de promover terapias preventivas e realizar atendimentos médicos no local, o Dr. Carlos Perkuenny também realiza visitas domiciliares para atender os idosos que estão acamados, com restrição de movimentos ou que apresentam outras vulnerabilidades, objetivando prestar um atendimento humanizado e especializado para aqueles que mais precisam.

O PROMATI também conta mensalmente com a realização de palestras informativas e preventivas, ministradas por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos, sobre temas diversificados, a fim de prestar informações de qualidade voltadas à terceira idade e de sanar eventuais dúvidas que a maioria dos idosos possui nesta etapa de suas vidas.

Os serviços médicos na unidade ainda incluem verificação de pressão arterial, medição de glicose e peso corporal, além do agendamento de exames, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, efetuados pela Coordenação do Programa.

Além dos serviços acima descritos, também são realizados na unidade atividades de capoterapia, artesanato e intervenção com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) toda segunda-feira. Pilates e exercícios para incontinência urinária com acompanhamento de fisioterapeuta nas terças-feiras. Zumba e coral são oferecidos nas quartas-feiras. Nas quintas-feiras, acontecem os exercícios de coordenação e equilíbrio e também pilates. Já nas sextas-feiras, os idosos participam de atividades de zumba, artesanato, intervenção com o CRAS e tarde dançante com música ao vivo, dança, jogos, brincadeiras e dinâmicas socioeducativas.

“Acolher, informar e promover atividades que proporcionem a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da interação social para os idosos como parte de uma política inclusiva e que respeite as peculiaridades deste público. Neste caminho, a nossa gestão desenvolve ações voltadas para as pessoas da melhor idade de Luís Eduardo Magalhães. Além de possibilitar a convivência social, as ações somam para sensibilizar a sociedade no combate às diversas formas de violência contra a pessoa idosa”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

O senador Walter Pinheiro (sem partido) acompanha de perto o texto do projeto de Lei para a revisão do contrato de cessão onerosa da União com a Petrobras, que está na pauta do Senado. Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), Pinheiro alertou que a proposta pode tirar da Bahia cerca de R$ 6 bilhões.

“Uma conta muito rápida que me vem à cabeça no caso da cessão onerosa é que a Bahia deixará de receber seis bilhões [de reais]. Isso, estou compondo em duas parcelas, ou seja, uma parte expressiva dos seis bilhões, quase a metade, coisa de 40%, 60%, vai para os Fundos de Participação dos Municípios, e outra para o Fundo de Participação dos Estados. Então, imagine em uma operação dessa?”, questionou o senador.

Pinheiro deixou temporariamente a Secretaria da Educação da Bahia para reassumir o mandato no final de outubro, sendo destacado pelo governador Rui Costa para outras tarefas de interesse da Bahia, como a articulação das emendas impositivas de bancada nas áreas de Educação, Saúde e Segurança. Hoje ele acompanhou Rui no encontro de governadores do Nordeste.

No encontro, segundo o senador, os governadores destacaram a cobrança de providências do governo federal quanto à distribuição dos royalties do petróleo, do salário-educação e da diferença do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Walter Pinheiro declarou não temer “perseguição” de Jair Bolsonaro a governadores oposicionistas, pois espera que o presidente eleito tenha acumulado um amadurecimento em suas relações e possa trabalhar dentro da lógica do diálogo.

“Eu fiz oposição, ou seja, participei do outro lado da campanha, mas tem um governo e, a partir do dia 1º de janeiro, aí são instituições e instituições que se relacionam. O desejo nosso é o desejo de resolver os problemas, inclusive, da nossa gente”, afirmou.

Fonte: Blogbraga

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quarta-feira (14) uma programação especial com palestras, rodas de conversa e distribuição de folders informativos sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata, em alusão à Campanha Novembro Azul, que este ano conta com o tema: Troque o preconceito pela vida!

A primeira Estratégia de Saúde da Família (ESF) a realizar as atividades preventivas foi a unidade Nair Idite Poganski, localizada no bairro Florais Léa. Durante a ação, a médica Ana Angélica alertou os homens sobre a importância da realização do exame do toque anualmente para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, através de uma palestra informativa. O coordenador do Bolsa Família, Nelton Castro, também participou da ação incentivando os homens a perderem a vergonha e a realizarem o exame que é de extrema importância para a manutenção da saúde.

Além da realização de palestras nas unidades de saúde, na próxima sexta-feira (23), acontecerá das 13h às 17h na Policlínica Municipal, atendimentos de triagem para a realização dos exames de toque e oferta de exames laboratoriais de PSA (antígeno prostático específico) para homens acima de 50 anos e a partir de 45 anos para pacientes com histórico de câncer de próstata na família e homens negros, que são as pessoas que possuem maior predisposição para desenvolver a doença.

“Está na hora dos homens vencerem preconceitos e cuidarem mais da sua saúde! O Novembro Azul é um mês dedicado ao diagnóstico preventivo do câncer de próstata e nós estamos dando todas as condições para que os homens de Luís Eduardo Magalhães realizem os exames para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença”, comentou o prefeito Oziel Oliveira. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo” continuou.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil estima-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

A região oeste da Bahia ganhou destaque nacionalmente pela produtividade de grãos, mas a fruticultura está se destacando consideravelmente, principalmente a banana. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a região produziu cerca de 240 mil toneladas da fruta.

Com o destaque da bananicultura da região, foi idealizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) o Fórum Baiano do Mercado da Banana, realizado nesta terça-feira (20), na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras. O evento debateu sobre desenvolvimento econômico da região em torno da bananicultura, e reuniu agricultores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na atividade.

O presidente da Aiba, Celestino Zanella, destacou a importância de alavancar a produção do Oeste. “Há uns dez anos não tinha essa inovação da produção da região, o que deve ser pensando agora é na organização, união do setor. Dentro da Aiba tem uma cadeira que permite a inscrição de outras associações, e estamos de portas abertas para quem tiver interesse”, declarou.

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) marcou presença no evento através do assessor técnico em fruticultura da CNA, José Eduardo Costa, que declarou a associação da Abrafrutas à Aiba. “Pelo grande número de associados da Aiba e por trabalhar diretamente com irrigação e não existe fruticultura sem irrigação, acreditamos que a melhor forma de desenvolver a fruticultura aqui dentro de Barreiras e da região oeste como um todo é através da parceria com Aiba e com os Sindicatos do Produtores Rurais. Por isso, estamos articulando para, além da parceria com a Aiba, também nos tornamos um dos associados. Como a CNA já atua em outras regiões agora chegou a vez de atuarmos aqui na região Oeste”.

Fonte: AIBA

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade
 

O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), o novo edital do Programa Mais Médicos. Do total de 8.517 vagas disponíveis, 853 são reservadas para a Bahia – atrás apenas de São Paulo, onde devem ocorrer 1.496 contratações.

Na Bahia, serão beneficiados 313 municípios (834 vagas) e nove distritos indígenas (19 vagas).

O novo edital é parte de uma medida emergencial do governo, após a saída de Cuba do Programa Mais Médicos. Em chamadas anteriores, 1,5 mil municípios receberam apenas profissionais cubanos.

Na tentativa de garantir a transferência de médicos para os locais de atuação dos cubanos, haverá um limitador de vagas para cada município.

“Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, explicou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em coletiva realizada nesta segunda.

As inscrições para o novo edital estarão abertas a partir das 8h desta quarta-feira (21) até as 23h59 de domingo (25), no site do programa. Poderão se inscrever médicos brasileiros ou estrangeiros com registro junto a Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil. No ato da inscrição, o profissional deverá escolher o município para atuação.

Os contratos serão feitos diretamente com os médicos, com salário de R$ 11,8 mil. As atividades devem ser iniciadas entre 3 de dezembro e 7 de dezembro.

Em caso de vagas remanescentes, será lançado um segundo edital em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros que não passaram pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Fonte: Blog Douglas Batista


Estudantes do curso de Biomedicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizaram visitas técnicas, orientadas, nas últimas semanas, às instalações do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) em Barreiras. A programação, que teve uma média de sete alunos por vez, foi viabilizada por acordo firmado entre as instituições, vislumbrando a contribuição para a formação do profissional desta área, que tem centros de imagem como possíveis locais de trabalho. A última, de uma série de três visitas, ocorreu na tarde de quarta-feira (14). Os acadêmicos conheceram as salas de ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia e tomografia computadorizada.

O professor Rodrigo Carneiro, da disciplina de Imaginologia, do curso de Biomedicina comentou sobre a atividade e as vantagens decorrentes. “Eles têm toda a parte teórica, toda a parte biofísica da formação de imagem, mas saber como acontece, na prática, tem uma importância muito maior. Por isso é fundamental a gente sair um pouco da sala de aula e mostrar a realidade de um centro de diagnóstico por imagem, não apenas a parte da aparelhagem, mas todo o funcionamento, desde a recepção, até a parte da emissão dos laudos. Essa dinâmica fora da sala de aula acaba sendo muito mais produtiva” afirmou.

Anderson Borges, gestor administrativo do centro de diagnóstico, falou sobre a visão do CDI em relação ao mercado de trabalho e à oportunidade de geração de conhecimento para acadêmicos. “Sempre foi um propósito do CDI abrir as portas para a sociedade, principalmente no campo universitário. Nosso objetivo é dar oportunidade para os estudantes agregarem conhecimentos e despertar o interesse deles em trabalhar conosco, no futuro, após a formação. É uma parceria em que todos saem ganhando”, pontuou.

A estudante Valquíria Ribeiro, fez uma avaliação da atividade, que conta como aula prática. “Nós, como futuros biomédicos tivemos um reforço muito relevante sobre o funcionamento da estrutura, que e grandiosa tanto do ponto de vista físico, quanto tecnológico. Aquilo que a gente vê na sala de aula se materializou nesse encontro, com acompanhamento do professor da disciplina e dos profissionais da CDI, que nos mostraram a rotina de trabalho e os equipamentos que são utilizados nos exames com muita atenção e disposição”, disse a estudante, que enfatizou, ainda, a necessidade de o profissional investir em qualificação, para atender às exigências do trabalho em um centro de diagnóstico por imagem.


B

Fonte: Blogbraga/Araticum Comunicação

Seguem, em ritmo intenso, os preparativos para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019, na Bahia. Gestores e técnicos envolvidos na iniciativa estão cumprindo uma agenda de reuniões e visitas aos locais que irão receber os competidores e todos os ajustes identificados como necessários estão sendo feitos, a fim de ter, no estado baiano, uma das melhores edições já realizadas da competição, reconhecidamente um destaque do calendário esportivo de toda a América Latina.


Em nível estadual, a organização fica por conta da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. “Temos uma excelente estrutura, com quadras, complexos esportivos, praias e uma boa rede hoteleira. Tudo isso foi incluído e facilitou bastante a composição do projeto que foi apresentado à Confederação Brasileira do Desporto Universitário, cujos representantes já estiveram por aqui e, após diversas vistorias, aprovaram as praças esportivas que serão utilizadas no JUBs 2019”, explica o presidente da Fube, Simon Vasconcelos.

Segundo a Federação Baiana, estima-se que a competição conte com 3.500 inscritos, distribuídos nas 14 modalidades, dentre elas as mais clássicas, como a natação, caratê, atletismo e vôlei, e as que são mais modernas, como os e-sports, nos jogos FIFA e League Of Legends. “Trazer para a Bahia os JUBs após 50 anos é motivo de muita satisfação, pois teremos a chance, nessa sequência de Olimpíada e Copa do Mundo, de fazer um belíssimo evento, aproveitando toda essa estrutura que já existe e a mobilização dos estudantes, que, tenho certeza, irá transformar a Bahia em um espaço privilegiado de recepção e ao mesmo tempo de competição”, celebra o titular da Setre, Vicente Neto.


Estímulo ao esporte

Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho recebem as competições em estruturas como a Piscina Olímpica da Bahia, os ginásios de Cajazeiras e do Sesi e o Centro Panamericano de Judô. A realização do evento esportivo na Bahia foi anunciada na semana passada, durante a final do JUBs 2018, que ocorreu em Maringá.

Um dos principais objetivos do JUBs é estimular a prática esportiva nas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, bem como identificar talentos esportivos. Um desses talentos é estudante de Direito e nadador baiano Renan Barbosa, 23 anos, que conquistou duas medalhas de bronze nos jogos desse ano, categorias 400 e 800 metros livres, e é um participante garantido da edição de 2019 do evento. "A participação em Maringá foi muito boa e medalhei em duas das quatro provas que participei, mas pretendo vir mais forte no próximo ano. Espero conseguir mais duas ou três medalhas aqui na minha terra", falou o atleta.

Fonte: Secom -BA

Para a substituição de um registro da rede distribuidora de água tratada, a Embasa informa o abastecimento será interrompido nesta quarta-feira (21), a partir das 13h nos seguintes bairros da sede de Luís Eduardo Magalhães: Centro, Central Park, Cidade Universitária, Jardim Primavera, Mimoso I e II e Setor M3.

O fornecimento de água será retomado, gradualmente, com a conclusão dos serviços previstos para o início da noite, a partir das 19h. 

Durante este período, recomenda-se que os imóveis dos bairros afetados reforcem o uso da água armazenada nos reservatórios de forma racional para as atividades básicas. A normalização, com a regularização do abastecimento em todos os imóveis, deverá acontecer ao longo da manhã da quinta-feira (22)

Fonte: Ascom Embasa

CAPA

DSC_0143

DSC_0155

DSC_0157

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito informa que devido a problemas técnicos no Semáforo localizado no cruzamento da Benedita Silveira com a Avenida Coronel Magno nas proximidades da Praça Castro Alves, a sinalização eletrônica não está funcionando no local.

O subsecretário de segurança cidadã e trânsito, Junior Sampaio, aponta a necessidade de atenção redobrada dos condutores e pedestres nesse percurso, até que retorne o funcionalmente normal. Ainda segundo o subsecretário, as providências já foram tomadas para o reparo do equipamento e os Agentes de Trânsito da Cootrans e Guardas Municipais estarão coordenando o fluxo de veículos.

Fonte: Dircom Prefeitura de Barreiras

Ensaios musicais, desenvoltura dos componentes e últimos detalhes estão sendo preparados pelas fanfarras escolares que se classificaram para a final do Concurso Municipal de Fanfarras 2018. As apresentações acontecerão nesse sábado, 24, às 18h na Praça Landulfo Alves e promete reunir estudantes e torcidas organizadas.

Este ano o concurso apresenta 06 fanfarras, que serão avaliadas pelos jurados nos quesitos: criatividade, corpo musical, efeitos visuais, sincronia de movimentos, percussão, regência e beleza do estandarte. Nessa fase participam por grupo de classificação e reúnem no grupo marcial, as fanfarras do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho e Colégio Municipal Padre Vieira. No grupo musical disputam as fanfarras do Colégio Municipal Cleonice Lopes, Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda, Colégio Municipal Eurides Sant’Anna e Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus. No evento, a fanfarra do Colégio Estadual Antônio Geraldo – FANCEAG, fará uma apresentação especial.

A secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar, apontou o concurso e o estímulo a musicalidade como uma atividade de integração social.

“Sentimos a alegria e estímulo dos estudantes desde o ano passado, quando premiamos as melhores fanfarras. Essa união, animação e expectativa apresenta um panorama muito positivo, com integração e aprimoramento das técnicas musicais. Convidamos toda comunidade escolar e a população para assistirem esse lindo espetáculo, que acontecerá no sábado, na Praça Landulfo Alves”, disse a secretária.

A fanfarra campeã de cada grupo receberá R$ 4 mil reais, que serão revertidos num intercâmbio cultural com os componentes. O segundo e terceiro lugar receberão troféu e certificado de participação.

Fonte: DIRCOM

Estudantes do Colégio Estadual Vitor Soares, localizado na Ribeira, lançaram o aplicativo (app) Aedes Play, resultado da culminância das atividades que têm o objetivo de conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a responsabilidade no combate e na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e o Zika vírus. O app foi lançado nesta quarta-feira (14) e está disponível para acesso no endereço: aedesplay.com

O professor e orientador do projeto, Marcos Pessoa, disse que o aplicativo contribuirá aos órgãos competentes no mapeamento e identificação de locais com focos do mosquito. “A ideia é que por meio do app o usuário possa tirar uma foto do local que possui o foco do Aedes. Por meio da geolocalização, é registrado o endereço onde foi tirada a foto. Aí, por meio do sistema, é possível ter acesso a todas as imagens e locais onde foram detectados os focos. O nosso objetivo é que essa informação também seja enviada para os setores de Saúde para que possam mapear essas situações. Queremos ainda incluir um game que será feito para incentivar ainda mais o combate ao inseto”, afirmou.

O estudante Diego Sousa, da Educação Inclusiva, destacou a importância da atividade para uma formação cidadã dos alunos. “Além deste envolvimento com a tecnologia, que resulta em um aprendizado diferenciado, a iniciativa de nos mobilizarmos para combater o Aedes Aegypti mostra que temos a chance de mudar a realidade ao nosso redor e podemos encontrar soluções para resolver esses problemas”, disse.

Fonte: Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM



A Prefeitura de Barreiras vem investindo continuamente em treinamentos para os 73 profissionais de saúde da UPA. A primeira aula ocorreu nesta segunda-feira (12) e reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas da Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Santa Luzia para aprendizagem sobre os suportes básico e avançado de vida, com carga horária de 60 horas. O curso seguirá até o fim do mês com aulas teóricas e práticas, em parceria com o SAMU Regional.

“Nesse primeiro dia, as aulas trataram conceitos introdutórios sobre o suporte básico e o avançado de vida, diagnóstico e causas de parada cardiorrespiratória, bem como o uso do desfibrilador”, explicou a coordenadora da UPA, Jamile Rodrigues.

O Suporte Básico de Vida - SBV é uma sequência de medidas, aplicadas inicialmente no atendimento às vítimas em Parada Cardiorrespiratória - PCR, e consiste em reconhecer, solicitar ajuda, iniciar suporte ventilatório e circulação mecânica, caracterizando o ABC primário.

Já os suportes avançados à vida são manobras médicas invasivas (procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos, etc) destinado à estabilização clínica de um paciente. Podem ser realizados no Atendimento Pré-hospitalar (APH) ou no atendimento hospitalar.

Desde outubro, médicos, atendentes, enfermeiros e demais profissionais da UPA da Santa Luzia vem participando de cursos e treinamentos para dar mais qualidade ao atendimento prestado na unidade de saúde.

Fonte: DIRCOM

Encontro da Cadeia Produtiva do Leite acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de novembro e reunirá produtores rurais, técnicos, pesquisadores entidades do agronegócio regional, estadual e federal.

Com um setor leiteiro que produz anualmente 858 milhões de litros de leite, dos quais 77,3 milhões são obtidos através da região do oeste da Bahia, o Estado ganha cada vez mais força e representatividade no país e consolida-se como o maior produtor de leite do Nordeste.

Para discutir todo esse crescimento e o potencial de expansão no setor, a cidade de Barreiras (BA) sediará entre os dias 21 e 22 de novembro o 1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO OESTE DA BAHIA, no centro de convenções do Hotel das Mangueiras. O evento é uma realização da ACRIOESTE - Associação dos Criadores Gado do Oeste da Bahia e da CRIO Consultoria em Agronegócios.

O Encontro tem como objetivo unir a cadeia de produção leiteira do oeste da Bahia para mostrar que é possível agregar renda produzindo de forma integrada e sustentável. A ideia é unir os elos da cadeia em todos os níveis, para que em conjunto elaborem propostas para a expansão do segmento no oeste baiano.

Durante os dois dias profissionais como os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Aldo Stock e Duarte Vilela; Humberto Miranda – presidente da FAEB, Francisco Peltier, presidente da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite; Marcelo Matos, superintendente de Agricultura Familiar – SUAF/SDR; Eduardo Marqueze Ribas, gerente de leite na Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, além de prefeitos, indústria de insumos, autoridades, especialistas na atividade e produtores de leite dos 24 municípios do oeste da Bahia, estarão debatendo as questões da atividade, da fazenda até o consumidor, buscando ações estruturantes e que promovam o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira na região.

Além do Encontro, na noite do dia 21 de novembro, a partir das 20h, acontecerá o 1º LEILÃO LEITE OESTE BAHIA, no Tatersal do Parque de Exposições Barreiras. O leilão será transmitido pelo Agro Canal e Web canal Central Leilões e, contará com 50 lotes de matrizes da raça Girolandas e Guzolandas, registradas (bezerras produtos de fecundação In Vitro -FIV, novilhas prenhas e vacas em lactação), como uma mostra da oferta de animais geneticamente superiores disponíveis na região.

Para Ubirajara Zapponi, Diretor da CRIO Consultoria em Agronegócios, organizador do evento, destacou a relevância do evento: “É de conhecimento do setor que o oeste da Bahia é uma das maiores fronteiras agrícolas do pais, desenvolvida a partira da década de 80, e que hoje atende ao pais e ao exterior com uma gama de produtos diversos que vão da soja, ao algodão, incluindo milho, frutas, café e outros grãos”, disse.

Zapponi destacou ainda a união de diferentes setores na construção e desenvolvimento do setor leiteiro no oeste baiano: “ A pecuária leiteira seguindo a capacidade produtiva do setor agrícola, busca nesse encontro reunir as competências de todos os componentes da cadeia produtiva do leite para organizar, estruturar e dinamizar a indústria leiteira regional, sem os riscos de soluções de continuidade e que em futuro próximo atinja a dimensão de estar associada ao setor agrícola, levando o leite do Oeste Baiano a outras regiões do estado e a outros estados brasileiros, a exemplo da indústria neo-zolandesa Leitíssimo, instalada na região, cujo leite é disponibilizado e reconhecido com um dos leites de melhor qualidade nos estados da Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros”, finalizou Zapponi.

 

SERVIÇO

 

1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO OESTE DA BAHIA

Quando: 21 e 22 de novembro Local: Hotel Solar das Mangueiras - Avenida Aylon Macedo, Barreiras, Bahia. Hora: a partir das 8:00 Informações: www.leiteoestebahia.com.br Contatos com a imprensa: Alexandra Alves – (11) 97324.5487

----------------------------------------

1º LEILÃO LEITE OESTE BAHIA

Local: Tatersal do Parque de Exposições Barreiras Hora: a partir das 20:00 Informações: www.leiteoestebahia.com.br Link lotes do leilão: https://www.youtube.com/channel/UCwBnKTanJxZuxFr_4hpYM9w/videos?view_as=subscriber Contatos com a imprensa: Alexandra Alves – (11) 97324.5487 Informações sobre os animais: Ubirajara Zapponi (21) 972201414 & Antonio Balbino (77) 981.027.878.

Fonte: Ascom



O CEREST de Barreiras é um Centro Regional Especializado na área de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde,que tem por função o provimento de retaguarda técnica para o SUS, nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores. Com sede em Barreiras, o CEREST abrange além da Capital do Oeste outros 14 municípios da microrregião de Saúde-Oeste, incluindo Cotegipe.

Neste contexto, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST-Barreiras) em parceria com o Núcleo regional de Saúde Oeste (NRS) e a Secretaria de Saúde do Município de Cotegipe, realizaram um evento para os trabalhadores garis, onde foram ofertado teste de glicemia, HIV, Hepatite B, aferição de pressão arterial e palestras sobre os principais agravos à saúde da categoria.

Os temas abordados abrangeram os principais riscos aos quais estão expostos os garis, como: riscos físicos, químicos,ergonômicos biológicos e de acidentes. Além da importância dos equipamentos de proteção coletiva e individua (EPC e EPI’s).



A técnica de referência em saúde do trabalhador do CEREST Irma Celma ressaltou que o não uso dos Equipamentos de Proteção Individual pode acarretar vários danos á saúde desses trabalhadores e até mesmo a morte em alguns casos mais graves, e que é de obrigação tanto do empregado fornecer estes equipamentos quanto do empregador a utilização dos EPI’S.

Ainda foram abordados as principais doenças e agravos desses trabalhadores, com enfoque nos Acidentes de Trabalho com Material biológico. A coordenadora do CEREST, Janaina Oliveira, enfatizou sobre a importância do trabalhador acidentado procurar a Unidade Básica de Saúde em casos de acidentes com material biológico para manejo clínico adequado, tendo em vista o grande potencial de risco de adoecimento que o trabalhador pode ser acometido com esse tipo de acidente.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |