Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, informa que o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, selecionou no mês de novembro, 255 novas famílias que passarão a receber o benefício.

A lista com os nomes dos beneficiários está disponível nos Postos de Saúde; Serviços de Convivência do Conquista, Residenciais Vista Alegre e Sol do Cerrado; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM









O Governo Municipal finalizou na manhã desta segunda-feira, 13, a liberação da Rua Alberto Coimbra, Princesa Leopoldina e estacionamento do CAB, conforme previsto no Decreto Municipal nº 274 de 10 de novembro de 2017. Os feirantes que estavam alocados nestas áreas já estão instalados e atenderão ao público provisoriamente em uma grande estrutura montada na parte externa do Estádio Municipal Geraldão.

“Nós sabemos da preocupação dos feirantes com a efetividade das vendas no novo espaço, mas esse é um momento de trabalhar duro para reconstruir o que foi destruído pelo fogo e consolidar a área do Geraldão como ponto atrativo de vendas. Por isso, montamos uma estrutura de qualidade que oferece conforto aos feirantes e consumidores”, disse o secretário de agricultura José Marques.

Ainda segundo o secretário, a Prefeitura de Barreiras está concluindo o projeto do novo pavilhão que abrigará hortifrútis, derivados de leite, comidas e sucos, bebidas, temperos e conservas, para que dentro de pouco tempo os feirantes possam retornar ao CAB.

A estrutura instalada na área do Estádio Municipal Geraldão está livre para ocupação dos feirantes e visita da comunidade desde a quarta-feira, 8, quando foi iniciado o processo de assinatura do Termo de Autorização de Uso de Bem Público, que seguirá até o dia 14 de novembro, na antiga sede da prefeitura, na Av. Dr. Clériston Andrade, nº 729.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM








“Direitos Humanos: da Sala de Aula à Convivência na Sociedade.” Este foi o tema da Feira de Conhecimento realizada por professores e estudantes da Escola Municipal Mozart Feliciano. A iniciativa introduziu na vida de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, noções de direitos e deveres dos cidadãos, o que será uma contribuição importante para o desenvolvimento social dos discentes.

“A escola é um espaço ideal para a construção de conceitos e valorização do ser humano, viabilizando nesse sentido, a convivência com todos os tipos de diferença”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

A preparação para as apresentações começou desde o início do ano letivo. Cada turma escolheu um tema distinto, como a necessidade de um trânsito mais consciente, o combate ao racismo, a necessidade da socialização entre as crianças, os avanços da legislação trabalhista e as principais conquistas das mulheres. Além de alunos e educadores, muitos pais compareceram à escola e incentivaram as atividades. “Estou muito feliz com a apresentação de todas as turmas. Não tenho dúvidas de que esse trabalho vai trazer excelentes resultados na formação do caráter dessas crianças”, disse a dona de casa Marta Soares.

“O papel das nossas escolas ultrapassa o ensino de matérias tradicionais, previstas nas grades curriculares. Abordar temas que dizem respeito ao dia a dia da nossa comunidade, como os discutidos nessa feira, estimula a formação de cidadãos conscientes, consequentemente, o fortalecimento de uma sociedade mais justa e tolerante”, encerrou Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

O trabalho intenso das equipes de prevenção da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães a fim de combater o mosquito transmissor da dengue continua, contudo o apoio da comunidade é indispensável para evitar a sua proliferação, cujo risco aumenta significativamente com a iminência do período chuvoso. A água parada é o ambiente ideal para o surgimento do Aedes Aegypti, portanto, ações simples como virar garrafas com a boca para baixo, lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas podem ajudar na redução do número de casos da doença.

Na Rua Xique-Xique, no bairro Santa Cruz, a equipe da Vigilância Epidemiológica recebeu denúncias da população e recolheu uma grande quantidade de pneus expostos em duas borracharias, que favoreciam o aparecimento de focos, por conseguinte, a reprodução do mosquito. Um grande perigo à saúde dos moradores da área eliminado na ação realizada pelo executivo municipal, mas que deve ser aliada à conscientização dos cidadãos para impedir a formação de outros criadouros. “Agora começa o período crítico e as nossas equipes estão atentas para realizar o trabalho preventivo em toda a cidade, no entanto a população precisa colaborar sempre, pois a dengue se combate todo dia.”, salientou o prefeito Oziel Oliveira.

No caso específico dos pneus, quem desejar fazer a entrega ou denunciar o acúmulo indevido desse tipo de material, deverá contatar a Vigilância Epidemiológica por meio do telefone (77) 3628-3099. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30. Quem preferir, pode levar os pneus até o Ecoponto, localizado na Rua Sucupira, 333, no bairro Jardim das Acácias.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sábado (11), na Policlínica Municipal, o Mutirão de Combate ao Câncer de Próstata em razão do Novembro Azul: campanha que visa à conscientização a respeito da saúde masculina, enfatizando a relevância do diagnóstico precoce e o enfrentamento da doença.

A ação, que começou às 8 horas e se encerrou ao meio-dia, teve como público-alvo homens negros acima dos 45 anos com casos de câncer de próstata na família e também aqueles com idade superior a 50 anos, os quais foram submetidos à coleta de sangue e exame de toque retal. Foram realizados aproximadamente 300 atendimentos por três médicos urologistas e uma equipe multidisciplinar composta por 30 profissionais. Os homens que não participaram do Mutirão e se enquadram neste perfil, podem se dirigir aos postos de atenção básica e solicitar a consulta. "Um médico capacitado vai avaliar o paciente e se houver a necessidade de fazer os exames, ele será encaminhado ao especialista da área", explicou o Secretário de Saúde, Felipe Melhem.

Presente no evento, o prefeito Oziel Oliveira comentou: “Essa iniciativa tem por objetivo chamar a atenção da população masculina sobre a importância da prevenção. Sem dúvida, ela é o melhor caminho a ser seguido, pois evita complicações maiores e sofrimentos futuros. Precisamos ultrapassar as barreiras culturais e realizar todos os procedimentos necessários para a manutenção da nossa saúde”.

Sobre o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade. Os fatores de risco incluem idade superior a 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra constitui-se um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

O diagnóstico é feito mediante o toque retal e da dosagem do PSA no sangue. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

 

Um mutirão fomentado na manhã de hoje (10) pelo Projeto de Inclusão Social, Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo e Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, vinculado à Secretaria de Trabalho e Assistência Social, varreu calçadas e conscientizou os moradores do Residencial Vista Alegre acerca da importância da armazenagem correta do lixo. A ação contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, que reforçou a relevância da adoção de algumas práticas a fim de contribuir na manutenção de um espaço sustentável, tendo ainda, o apoio da Secretaria de Infraestrutura, que disponibilizou equipes de limpeza e máquinas para atuarem no local.

Os moradores, que observavam atentos a execução do trabalho, ficaram satisfeitos com a iniciativa. “As coisas vão melhorar para quem mora aqui na comunidade. É muito bom caminhar pelas ruas e observar que está tudo limpo e bem cuidado”, disse a dona de casa Fátima de Souza.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, outros residenciais também serão beneficiados pelo mutirão. “As atividades serão estendidas para o Sol do Cerrado e Solar dos Buritis, onde haverá também o trabalho de arborização”, explicou o gestor municipal.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (PCD)
Exclusiva para pessoas com deficiência
Não exige escolaridade
Não exige experiência
01 VAGA

ATENDENTE DE LANCHONETE
Ensino fundamental completo
Experiência na função
02 VAGAS

OPERADOR DE CAIXA
Ensino fundamental completo
Experiência na função
02 VAGAS

OPERADOR DE PIVÔ
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘C’ e disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

MECÂNICO AGRÍCOLA
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO
Ensino fundamental incompleto
Experiência na função
01 VAGA

ELETRICISTA AUTOMOTIVO
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Ensino fundamental incompleto
Com experiência 
03 VAGAS

TRATORISTA AGRÍCOLA 
Ensino fundamental completo
Sem experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Durante reunião do Conselho Gestor do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), nesta terça-feira (7), foi aprovada a renovação de investimentos nos próximos três anos para o Programa de Monitoramento e Controle de Pragas do Algodoeiro da Bahia. Deverão ser alocados recursos no valor de R$ 925,051 mil para a safra 2017/2018, R$ 3,366,579,35 para a safra 2018/2019, e R$ 3.364.080,78 na safra 2019/2020. Os recursos vão permitir a manutenção do Programa Fi tossanitário do Algodão desenvolvido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) mantendo o suporte aos agricultores na prevenção e combate às doenças e pragas do algodão.

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, o Programa Fitossanitário é um dos principais pilares de atuação da entidade. “Com estes recursos, vamos trabalhar para nos mantermos como referência em monitoramento do bicudo e mobilização direta junto aos agricultores e técnicos que atuam nas fazendas”, explica ele, que também integra o conselho gestor do IBA. Na última safra, os produtores de algodão atingiram uma produtividade média recorde de 310 arrobas/hectare. Além da regularidade das chuvas, os resultados também podem ser creditados ao Programa Fitossanitário.

“Estamos, todos, fazendo o dever de casa e seguindo firmes no combate às pragas, estimulando o envolvimento de produtores, gerentes de fazendas, consultores e dos pesquisadores de defesa agropecuária”, explica Busato, ao mencionar que houve redução da quantidade de inseticidas no campo e dano zero com o bicudo do algodoeiro na maioria das lavouras de algodão na safra 2016/2017. Na década de 80, a praga destruiu cerca de 4 milhões de hectares e, desde então, é uma preocupação constante na cadeia produtiva do algodão.

Para tornar mais eficaz e abrangente esta atuação, o Programa vem funcionando com 18 Núcleos Regionais de Controle, distribuídos nas regiões produtoras de algodão no Oeste e Sudoeste baiano, formados por 13 profissionais que atuam no monitoramento, orientação e mobilização dos produtores para prevenção e combate às doenças e pragas.

Dentre as estratégias determinantes para o sucesso do Programa Fitossanitário, está a destruição das soqueiras e restos de cultura durante o vazio sanitário do algodão, determinado por lei sanitária estadual, e que se estende até o dia 20 de novembro. Por meio deste programa, também é promovido o trabalho na orientação dos condutores das cargas, alertas para formas de acondicionamento do algodão e suporte ao cumprimento da portaria da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab), que dispõe sobre o transporte de capulho, sementes e caroços de algodão.

Fonte: ASCOM ABAPA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
09
Nov / 2017

ABAPA

Durante reunião do Conselho Gestor do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), nesta terça-feira (7), foi aprovada a renovação de investimentos nos próximos três anos para o Programa de Monitoramento e Controle de Pragas do Algodoeiro da Bahia. Deverão ser alocados recursos no valor de R$ 925,051 mil para a safra 2017/2018, R$ 3,366,579,35 para a safra 2018/2019, e R$ 3.364.080,78 na safra 2019/2020. Os recursos vão permitir a manutenção do Programa Fitossanitário do Algodão desenvolvido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) mantendo o suporte aos agricultores na prevenção e combate às doenças e pragas do algodão.

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, o Programa Fitossanitário é um dos principais pilares de atuação da entidade. “Com estes recursos, vamos trabalhar para nos mantermos como referência em monitoramento do bicudo e mobilização direta junto aos agricultores e técnicos que atuam nas fazendas”, explica ele, que também integra o conselho gestor do IBA. Na última safra, os produtores de algodão atingiram uma produtividade média recorde de 310 arrobas/hectare. Além da regularidade das chuvas, os resultados também podem ser creditados ao Programa Fitossanitário.

“Estamos, todos, fazendo o dever de casa e seguindo firmes no combate às pragas, estimulando o envolvimento de produtores, gerentes de fazendas, consultores e dos pesquisadores de defesa agropecuária”, explica Busato, ao mencionar que houve redução da quantidade de inseticidas no campo e dano zero com o bicudo do algodoeiro na maioria das lavouras de algodão na safra 2016/2017. Na década de 80, a praga destruiu cerca de 4 milhões de hectares e, desde então, é uma preocupação constante na cadeia produtiva do algodão.

Para tornar mais eficaz e abrangente esta atuação, o Programa vem funcionando com 18 Núcleos Regionais de Controle, distribuídos nas regiões produtoras de algodão no Oeste e Sudoeste baiano, formados por 13 profissionais que atuam no monitoramento, orientação e mobilização dos produtores para prevenção e combate às doenças e pragas.

Dentre as estratégias determinantes para o sucesso do Programa Fitossanitário, está a destruição das soqueiras e restos de cultura durante o vazio sanitário do algodão, determinado por lei sanitária estadual, e que se estende até o dia 20 de novembro. Por meio deste programa, também é promovido o trabalho na orientação dos condutores das cargas, alertas para formas de acondicionamento do algodão e suporte ao cumprimento da portaria da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab), que dispõe sobre o transporte de capulho, sementes e caroços de algodão.

Fonte: ASCOM ABAPA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade



No próximo sábado, dia 11 de novembro, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizará na Policlínica Municipal, o Mutirão de Combate ao Câncer de Próstata. A iniciativa faz parte da Campanha Novembro Azul, que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce e enfrentamento da doença.

Das 8 horas da manhã ao meio-dia, três médicos urologistas e uma equipe multidisciplinar com 30 profissionais farão o atendimento. Todos os homens com idade superior a 50 anos devem fazer a coleta de sangue para avaliar o nível de PSA (uma enzima que pode indicar a presença da doença), além do exame de toque retal. O mesmo procedimento será adotado para homens negros acima dos 45 anos e que tenham casos de câncer de próstata na família.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, a expectativa é que durante a ação, 300 homens sejam avaliados. No momento do atendimento é necessário apresentar um documento oficial com foto e o cartão do SUS.

“Existe uma barreira cultural em relação a essa temática. A proposta desse mutirão é justamente quebrar os tabus, os preconceitos que permeiam o assunto e incentivar a população masculina a realizar o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura, pois cuidar da saúde é um dever de todos”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |