Blog Santo Antônio
Notícias

O Programa Despertar tem o compromisso de formar cidadãos rurais conscientes, aptos a exercer a cidadania e a participar do processo de desenvolvimento mais próximo da sustentabilidade, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

Com este propósito, o Sistema FAEB/SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Educação, oferecem as escolas do campo do município, o Programa Despertar que atende aos alunos da Rede de Ensino da Zona Rural, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

Com a culminância do programa Despertar foi realizado no período de 16 a 19 de outubro, apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das cinco da Rede de Ensino da Zona Rural do município: Escola São Francisco (Vila Buriti), Escola Ivanilde Cedro (Povoado Muriçoca), Escola São Paulo (Povoado Novo Paraná), Escola Henrique de Freitas (Assentamento Rio de Ondas – Vila 02) e Escola Fábio Johner (Povoado da Bela Vista).


Escola Ivanilde Cedro (Povoado Muriçoca)

O evento foi prestigiado pela comunidade escolar, estudantes, professores e membros da comunidade do entorno da escola, onde todos puderam conhecer as atividades desenvolvidas pelos alunos de acordo com a realidade de cada lugar, seguindo as temáticas: Reaproveitamento de resíduos sólidos, culinária, alimentação saudável, destacando no programa as hortas escolares que tem o formato de canteiros circulares que é chamado de mandala e ao centro, um galinheiro. A horta em formato de mandala, economiza água, trabalha com a diversidade de mudas, aproveita melhor o espaço, usa fertilizantes apenas orgânicos e poupa o solo, esse trabalho tem sua produção agroecológica Integrada e Sustentável, e está sendo desenvolvido nas cinco escolas rurais do município.

Durante a culminância, os alunos expuseram seus projetos em estandes, apresentaram coreografia, poemas, cordel voltado para a sustentabilidade.


Escola São Paulo (Povoado Novo Paraná)

Para a coordenadora municipal do Programa Despertar, Edineia Soares, o projeto para as escolas do campo foi desenvolvido com base na realidade escolar de cada comunidade, e durante este período foram trabalhados, o reaproveitamento de resíduos sólidos, culinária, alimentação saudável. “O Programa Despertar teve grande importância, e todos trabalhavam em cima da proposta apresentada, contamos com o apoio das secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, trabalhamos cada dia em uma escola, oferecendo palestras, oficinas, encontros com os professores e coordenadores, tudo para que tenhamos um trabalho eficiente, de qualidade, que acrescente e contribua para o aprendizados de nossos alunos. Fiquei encantada com os resultados vistos durante estes dias de culminância do programa”, falou Edineia.

Para o Vice-Presidente do SPRLEM, Aristeu Pellenz, que visitou a Escola Henrique de Freitas no Assentamento Rio de Ondas (Vila 2), o Projeto Despertar destaca um ponto muito importante, a alimentação, dando destaque a origem dos alimentos, desde o seu cultivo até chegar a mesa.


Escola Henrique de Freitas (Assentamento Rio de Ondas – Vila 02)

“O programa é excelente, esta educação, seja ela ambiental, social ou qualquer educação que se inicia com a criança é muito importante. No Programa Despertar vimos a importância da reciclagem e dos alimentos, de onde eles surgem, o tempo que leva para produção, hoje em dia, muitas crianças, mesmo morando na zona rural, acreditam que muitas coisas surgem do supermercado, e através do programa começaram a entender a importância do campo para alimentação. O projeto da horta escolar, é muito interessante, ver a professora explicar sobre a horta, o ciclo completo desde a caixa de compostagem, até os alimentos chegarem as nossas mesas, e retornando da mesa novamente para caixa de compostagem como resíduos, fazendo o ciclo completo, é um processo muito importante para o aprendizado das crianças, que vivenciam na prática o processo.


Escola Fábio Johner (Povoado da Bela Vista)

Representando também o SPRLEM, o membro da Diretoria Executiva, Cícero Teixeira que esteve na Escola Fábio Johner no povoado da Bela Vista, falou da dedicação das pessoas em ralação ao Programa Despertar. “É maravilhoso ver todo este pessoal dedicado a este trabalho, vejo a escola, a secretaria de educação, as pessoas da comunidade bem envolvidas neste trabalho, tudo que vimos hoje aqui correspondeu nossas expectativas, um trabalho bem feito, com apoio total dos moradores. Nós do sindicato também não medimos esforços para visitar, e participar de eventos como esses, que só tem a agregar mais sobre o nosso trabalho, pois enxergamos nas comunidades a participação das pessoas, que estão preocupadas com o meio ambiente, e principalmente com o futuro das crianças, isso é muito bom, pois nosso futuro está nas mãos de cada um deles. O trabalho muito bonito desenvolvido aqui, a comunidade da Bela Vista está de parabéns.


Escola São Francisco (Vila Buriti)

Depoimentos:

“Esse projeto é desenvolvido pela comunidade e equipe escolar, foi um projeto novo para nossa equipe, desenvolvido a partir deste ano de 2017, foi um grande desafio, mas está sendo cumprido. Aqui na escola, dentro do Programa Despertar trabalhamos a arte com pneus, as artes indígenas, e as comidas típicas. Através do Programa Despertar, houve uma interação entre escola e comunidade, é um trabalho feito em conjunto, e estamos bastante felizes com o resultado”, falou Diretora da Escola Ivanilde Cedro (Povoado Muriçoca), Rejane Paiva.

“O Programa Despertar mudou a realidade de nossa comunidade, desenvolvemos o programa aqui desde 2014 e percebemos que depois deste trabalho muitas pessoas se conscientizaram e foram incentivados a produzir aqui na comunidade. Tivemos uma mudança perceptível também em relação ao lixo, pois se via o lixo espalhado, e hoje em dia, diminuiu muito. Através do programa, já realizamos muitas ações de conscientização na comunidade, com caminhadas, catando lixo, reuniões e palestras. Além do trabalho com o lixo, e reciclagem, trabalhamos na escola, o tema: “Viver bem no campo, educação ambiental, saúde e qualidade de vida”, com o cultivo do alimento e o solo”, destacou a Diretora da Escola Henrique de Freitas Moreira (Assentamento Rio de Ondas – Vila 2), Marlúcia Dos Santos.

“Este Programa é muito importante para nossa escola, é muito importante para nós que vivemos na zona rural, que precisamos da terra, dos leitos dos rios, do uso da água que é uma necessidade básica. Estamos recebendo o Despertar com toda atenção, trabalhamos na horta escolar e produzimos para nossa escola.  Hoje, este evento nos dá a oportunidade da interação dos alunos, desde os mais velhos até os mais jovens, e o Programa Despertar é importante, tanto para a nossa geração, quanto para as gerações futuras”, falou a aluna da Educação de Jovens e Adultos Maria de Fátima de 53 anos.

“O Programa Despertar é muito bom, e bastante trabalhoso, mas é um trabalho gostoso de se fazer, ainda mais quando se colhe os frutos dos resultados de tudo que é desenvolvido pelas crianças, e professores. Todo trabalho é realizado com muita dedicação e amor, que só enriquece o nosso conhecimento.  As disciplinas curriculares trabalham interligadas com o programa, com isso realizamos na escola o trabalho pedagógico de leitura, escrita, além de construção de brinquedos, questões do lixo, a importância da reciclagem, culinária, alimentação saudável, e desenvolvemos também o trabalho principal do programa que é a horta escolar, que aproxima os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos”, enfatizou a Diretora da Escola Fábio Johner (Povoado Bela Vista), Ana Maria dos Santos Souza.

Fonte: ASCOM - Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães - SPRLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Bahia sem Fogo oeste
Reis: "Esforço para transformar o Programa Bahia Sem Fogo em uma política  cada vez mais robusta"

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entregaram a nove brigadas de sete municípios da região oeste 141 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de combate a incêndios florestais, totalizando 1.615 itens. O material beneficia Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Angical, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Mansidão e Baianópolis. 

O secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis realizou a entrega no domingo (29), na Unidade Regional do Inema de Barreiras, em encontro de articulação do Programa Bahia Sem Fogo, com a presença de brigadistas, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), prefeitos, secretários municipais, produtores rurais, ambientalistas e representantes de comunidades tradicionais e de Comitês de Bacias.

“Esse é mais um esforço para transformar o Programa Bahia Sem Fogo em uma política permanente e cada vez mais robusta. Dinamizamos a contratação e liberação de aeronaves, sendo que duas estão atuando aqui no oeste, também investimos em ações educativas de prevenção e realizamos agora essa entrega. Esperamos que seja um suporte para o trabalho dos brigadistas e que represente nosso reconhecimento. Nosso objetivo é somar forças, criar um clima sinérgico para atuarmos em conjunto”, disse o Reis.

O gestor reforçou a necessidade de fortalecer ações permanentes de convívio com o potencial que várias regiões da Bahia têm de ocorrência de incêndios florestais. Sinalizou ainda o investimento de R$ 1,6 milhão em equipamentos para as brigadas voluntárias do estado, sendo que os municípios do oeste e da Chapada Diamantina já foram contemplados.

Os kits doados pela Sema/Inema são compostos por fardamentos individuais (gorros, máscaras, capacetes, botas, cantis, mochilas, óculos, luvas de bombeiros, isolantes térmicos, balaclavas e luvas vaquetas), além de ferramentas para combate e prevenção das chamas, como facões, foices, abafadores, pás, rastelos, enxadas, lanternas e bombas costais. 

Bahia sem Fogo oeste
Kits doados são compostos por fardamentos e ferramentas para combate e prevenção das chamas

Participaram do encontro, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Julio Busato, o comandante do 17 Grupamento do CBMBA, major Lusquinhas, o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, a chefe de gabinete da Sema, Iara Icó, o coordenador da UR do Inema de Barreiras, Saul Reis, entre outras autoridades e representações.

Os brigadistas presentes reforçaram a importância da educação ambiental para a prevenção. “Trabalho há sete anos com isso, e vejo que nossa arma maior é a conscientização. Sabemos que todo ano tem incêndios, algumas vezes provocado, mas também ocorre do próprio do bioma. Então, na nossa cidade fizemos um viveiro para fazer o reflorestamento, e temos cercado as nascentes para dar maior proteção”, disse o chefe da brigada de São Desidério, Celso Arlan. Para Maria Jacinta Cunha, responsável pela brigada voluntária de Formosa do Rio Preto, “os equipamentos dão maior condição de trabalho aos brigadistas e são um incentivo inicial para este trabalho que tem muitos desafios”.

Fonte: ASCOM SEMA

Em Luís Eduardo Magalhães, 70 famílias recebem o auxílio do aluguel social através da Prefeitura da cidade. A maioria foi vítima da enchente do início do ano, após o canal do Rio dos Cachorros transbordar com as fortes chuvas.

Uma portaria publicada no último dia 16 de outubro (veja aqui) dá prioridade a essas famílias em programas habitacionais do município.

Em entrevista ao jornal Direto ao Assunto da última semana, o prefeito Oziel Oliveira falou sobre essas medidas. “Estamos finalizando 176 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Vamos entregar os apartamentos”.

Além das famílias que recebem o aluguel social, quem ficou na beira do canal do bairro Santa Cruz também será priorizado: “identificamos essas famílias e colocamos dentro do projeto”, afirmou.

Ainda de acordo com Oziel, ele se reuniu com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e pediu que alguns critérios fossem incluídos para evitar que pessoas que não necessitam ganhem as casas. “Famílias em abandono familiar, doenças físicas. Solicitei a Caixa Econômica social que essas pessoas fossem incluídas”, disse.

Fonte: Douglas Batista







A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está realizando a limpeza do canal da Rua Ilhéus, no bairro Santa Cruz. Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão retirando mato, lixo e objetos que foram descartados pelos proprietários e jogados no local.

Seu Raimundo Santos, proprietário de um pequeno comércio nas proximidades, demonstrou satisfação com a iniciativa do poder público. “A Prefeitura está fazendo a parte dela. Agora, os moradores precisam colaborar e deixar de jogar lixo e outros objetos dentro do canal”, disse. E acrescentou: “o caminhão que recolhe o lixo passa toda noite, mas algumas pessoas não querem esperar e colocam aqui. Sem a chuva, isso atrai mosquitos, ratos e doenças e quando chove, o risco de alagar tudo é bem maior. É preciso ter mais educação”. O aposentado de 65 anos, Edson Soares, morador do bairro, também aprovou a ação do executivo municipal. “Estou aqui há mais de 5 anos e uma limpeza como esta é a primeira vez que vejo. Estava abandonado”, observou.

Desde o começo do ano, o governo tem dado atenção aos canais existentes no município. Ainda no Santa Cruz, o maior canal da comunidade também passa por uma reconstrução que beneficiará centenas de famílias residentes nas redondezas. No canal do Rio dos Cachorros, as obras estão adiantadas. O alargamento e a implantação de manilhas evitarão óbices causados pelas águas pluviais. As atividades estão sendo executadas desde o Jardim Alvorada, se estendo por diversos bairros até a Bunge Alimentos.

“A limpeza dos canais é muito importante para a nossa cidade. Já tivemos muitos impasses gerados pelo descaso com essas áreas, o que, a partir de agora, não voltará a acontecer. Além de evitar problemas com a água das chuvas, o trabalho que estamos desenvolvendo também é uma questão de saúde pública, porque a manutenção evita o aparecimento de animas e insetos que podem prejudicar a saúde dos moradores”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM









No último sábado 21, os alunos da segunda turma do curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo SENAR através do polo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, participaram da primeira aula presencial externa, dando início as disciplinas técnicas, com a Unidade Curricular de Introdução ao Agronegócio. A aula prática foi realizada na Fazenda Nova Bahia do produtor rural, Jaime Cappellesso, localizada na BR 020 km 185, no povoado Novo Paraná.

Durante a visita, os alunos participaram da “Aula de Campo da UC Introdução ao Agronegócio”, com o tema “Um empreendimento de sucesso” que tem como objetivo, mostrar aos alunos a história de um produtor rural desde a sua chegada na região até os dias atuais.

Os alunos foram recepcionados pelo proprietário da Fazenda, Jaime Cappellesso onde juntos visitaram a propriedade falando um pouco sobre a produção, e planejamento estratégico da propriedade. Em seguida, houve uma conversa do produtor com os futuros técnicos em agronegócio sobre sua história de vida como produtor.

A coordenadora do Polo do SPRLEM, Thalita Sampaio falou da importância das visitas técnicas durante o curso. “Essas visitas são de grande aprendizado para os alunos, cada visita que eles irão fazer ao longo do curso, serão relacionadas ao que eles estudaram em sala de aula. Hoje, os alunos puderam conhecer um pouco mais de um produtor rural com uma história de sucesso, e entender que as coisas são adquiridas através do esforço particular de cada um. Além da parte técnica vista, eles tiveram a oportunidade de conhecer também, um pouco da a história de superação e dedicação de toda sua família. Conhecendo histórias como esta, com certeza cada aluno se sentirá mais motivado a aprender e a trabalhar para, quem sabe um dia, ser um deles a contar a sua própria história de empreendedorismo de sucesso”, destacou Thalita.

Para o estudante do curso técnico em agronegócio, Ildemar Santana, as visitas no decorrer do curso serão de grande importância. “Há alunos que não tem contato e nem conhecimento com o campo, e são nessas visitas que aproveitarão para sanar suas dúvidas e adquirir experiência com o meio rural. Para os que já tem um certo contato, as visitas, irão acrescentar mais conhecimento, que no futuro quando nos formarmos, com certeza tornará o nosso trabalho mais fácil e eficiente”, falou.

Fonte: ASCOM/Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM











No último sábado (28), a Policlínica recebeu pacientes, secretários municipais, servidores públicos e vereadores para acompanhar o balanço de atendimentos da saúde apresentados pelo prefeito Oziel Oliveira. "Quando assumimos a gestão, a nossa prioridade era reestruturar a rede municipal de saúde para garantir um atendimento digno, humanizado, com ações de promoção, prevenção e assistência", explicou o gestor.

Os números mostrados ratificam que o trabalho realizado está obtendo excelentes resultados. Desde o início do ano, 796 pacientes foram atendidos pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), acolhidos pela casa de apoio em Salvador e fornecidas 1.334 passagens para tratamento médico em outras cidades. Outra ação importante foi o mutirão de cirurgias, que atendeu 90 pacientes, sendo oferecida gratuitamente a equipe médica e toda a estrutura necessária para o procedimento cirúrgico, além do acompanhamento do paciente após a execução. Quem precisava se submeter à cirurgia de catarata também recebeu atendimento: a Secretaria de Saúde enviou 40 pacientes para o mutirão na cidade de Barra, custeando as despesas com hospedagem e transporte. Ademais, o Sistema Vida, realizado em parceria com o Governo do Estado, viabilizou 86 procedimentos de cintilografias, cateterismo e litotripsia.

Dona Rosalina Ferreira foi uma das beneficiadas. Ela saiu da fila da cirurgia para viver uma nova fase de vida em Luís Eduardo Magalhães. "Hoje não sinto mais dor e estou pronta para trabalhar. Tudo isso graças à prefeitura do nosso município", celebrou.

Seu Antônio Sobrinho fez questão de participar do encontro e demonstrou toda a satisfação em ter resolvido o problema de saúde que o incomodava há anos. "Só tenho a agradecer todo o apoio que recebi da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães", ressaltou.

Ao final do evento, o prefeito Oziel Oliveira comemorou os avanços e falou sobre o intenso trabalho que vem sendo feito junto ao Governo da Bahia para a construção do Hospital Municipal. “Estamos avançando e acredito que em pouco tempo começaremos a concretizar o sonho desta obra tão esperada pela nossa população", concluiu.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM











O fim de semana foi especial para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães. Reunidos no último sábado (28), no Centro Cultural, os 107 profissionais lembraram a passagem do Dia Nacional dedicado a eles, ocorrido no dia 4 de outubro.

"O trabalho realizado por esses profissionais é de extrema importância para o fortalecimento da rede de saúde do município", comentou o prefeito Oziel Oliveira. E ele tem razão. Uma das atribuições do agente comunitário de saúde é diagnosticar, por meio das visitas domiciliares, possíveis problemas que comprometam o bem-estar individual e coletivo. Entre as tarefas do agente de combate às endemias, está o desenvolvimento de ações referentes ao controle de doenças, orientando a população sobre sintomas, riscos e medidas preventivas.

Para melhorar ainda mais as condições laborais dos agentes, na ocasião, o prefeito Oziel Oliveira fez a entrega de 107 bicicletas, 107 kits de trabalho e 321 uniformes. “Esses equipamentos darão maior segurança e agilidade aos nossos servidores, resultando na melhoria dos serviços prestados à comunidade", disse o gestor. Em seguida, as agentes comunitárias de saúde Maria Araújo de Oliveira Carvalho e Leila Maria Lemos Brotas, bem como a agente de combate às endemias Telma Souza Pontes Gama foram homenageadas pela trajetória de ética, dedicação e comprometimento. O evento foi encerrado com um café da manhã ao som da cantora Karol Oliveira.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Embasa está intensificando no final de outubro as ações para suspender o fornecimento daqueles imóveis com débito em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Com as equipes em campo, a empresa recomenda que os usuários com débito providenciem o pagamento das contas em aberto para evitar os transtornos com a suspensão do serviço.

Somente o titular da conta poderá solicitar a religação do fornecimento de água por meio da apresentação dos comprovantes de pagamento na loja de atendimento da Embasa. A iniciativa visa alertar a população e evitar as ações de suspensão de fornecimento por falta de pagamento superior a 30 dias. Para informações das contas de água/esgoto ou renegociação dos débitos, a população pode entrar em contato por meio do 0800 0555 195, site www.embasa.ba.gov.br ou loja de atendimento.

Fonte: Ascom Embasa

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Paróquia Santa Rita

Fonte: Publicidade


A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está disponibilizando o cadastramento de imóveis rurais, com até quatro módulos fiscais, para os agricultores familiares dos municípios de Correntina e Barreiras, ambos do Oeste da Bahia.

Através do Programa Cerrado, foram disponibilizados 2 mil Cadastros Estaduais Florestais de Imóveis Rurais (Cefir) para pequenas propriedades da cidade de Correntina, e mais 2 mil para o município de Barreiras. O cadastramento segue até o dia 05 de dezembro e está sendo realizado pelos técnicos da empresa Meyer Engenharia e Consultoria Ambiental, nos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios.

O Cefir corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal, criado pelo Código Florestal Brasileiro. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

Com o cadastro, o proprietário fica livre de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas, tais como falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que os compromissos assumidos sejam cumpridos. A partir de dezembro de 2017, a lei condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

Fonte: ASCOM Secretaria do Meio Ambiente - SEMA
27
Out / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM


Encontro com o Clero da Região Pastoral do Oeste, aconteceu no Centro de Eventos Santo Antonio e teve a participação dos Bispos, Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Josafá Menezes, da Diocese de Barreiras e Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além da participação de 45 Padres da Região Pastoral do Oeste que compõem a região Nordeste 3 (NE3) região formada pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe.

 

Fonte: Centro de Eventos Santo Antonio

Grande Missa, realizada na noite de ontem, 25, às 19h30, na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Luís Eduardo Magalhães, reuniu o Clero da Região Pastoral do Oeste, com a participação dos Bispos, Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Josafá Menezes, da Diocese de Barreiras e Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além da participação de 45 Padres da Região Pastoral do Oeste que compõem a região Nordeste 3 (NE3) região formada pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe.

Na celebração, presidida por Dom João Cardoso (Diocese de Bom Jesus da Lapa), o Evangelho de “Lucas 12, 39-49, Vós também ficai atentos” convida-nos a viver sob o regime da graça, e assumir as atitudes de serviço, que nos fazem merecedores da confiança do senhor, afirmando que a vida nova em Cristo Jesus é a graça, mas também é exigência.

Na homilia Dom João fala, que a Vigilância é introduzido por São Lucas na parábola, como a chegada inesperada do ladrão e do comportamento do servo que aguarda a chegada do senhor. “Devemos ser constantes vigilantes de nossas casas, de nossas vidas, Jesus nos mostra que nós cristão devemos viver constantemente na presença do Senhor, pois não sabemos o dia e a hora, que seremos chamados de fato para prestarmos conta de nossas vidas, e de nossa própria missão diante de Deus, assim devemos viver com compromisso, nas missões que Deus nos confiou, as missões que ele confiou a cada um de nós, esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã permanece atenta, concretizando a busca do Reino através da prontidão, vigilância e serviço”, falou.

A missa celebrada com a participação do Clero regional levou a Matriz centenas de fiéis católicos, atentos, e felizes em participar de uma celebração inédita para nossa cidade.

A Grande Missa fez parte do 6º Encontro de Estudo e Lazer da Região Pastoral do Oeste, realizado em Luís Eduardo Magalhães de 23 a 26 de outubro, que reúne padres e bispos das Dioceses de Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa, e conta com a assessoria de Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Fonte: Paróquia Santa Rita
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |